O Egito estaria perto de fechar um acordo de US$ 3 bilhões com a Itália para a compra de 24 unidades do caça europeu Eurofighter Typhoon.

A informação foi divulgado pelo jornal italiano Il Fatto Quotidiano, citando uma fonte dentro do governo do país europeu. Os caças estariam inclusos em um pacote mais amplo, que inclui também jatos de treinamento Aermacchi M-346, um satélite, além de quatro fragatas Classe FREMM e navios de patrulha.

O Egito já tem uma das mais variadas forças de caças do mundo. O principal avião de combate é o americano F-16. De acordo com o World Air Forces 2022, são 218 unidades do modelo nas variantes A,B,C e D. Mas a frota inclui ainda os franceses Dassault Mirage (5 e 2000) e Rafale e os russos MiG-29 e Sukhoi Su-35 (encomendados).

Eurofighter Typhoon Large Area Display

FONTE: MSN.com / Tech Break

Subscribe
Notify of
guest

88 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato

Quais países são possíveis adversários do Egito no dia de hoje?
Israel ainda é considerado um alvo para estas aeronaves?

Nelson Junior

Acredito que hoje seria a Etiópia e o Sudão, eles tem disputas a anos por água…
E talvez a Líbia também seja pelas “instabilidades” no país…
Israel e Egito hoje até que se dão “bem”

Carlos Campos

Egito até voa dentro do espaço aéreo israelense para atacar terroristas no deserto

groosp

A Turquia quer ampliar sua influência no norte da África. Egito e França estão de olho.

Carlos Gallani

Não esquecer da Turquia que é onde eu acho que esta bela marinha estara focada, ja houveram rusgas por aguas no mediterrâneo!

JS666
  • Argélia e Sudão (pós-indepedência nunca se deram bem)
  • O governo que eventualmente emergir da Líbia
  • Turquia (que está tentando aumentar sua zona de influência no norte da Áfria e no Oriente médio, inclusive apoia o pretende ao governo da Líbia que o Egito combate)
  • No contexto do Oriente Médio, o Irã (Arábia Saudita e o Egito são best friends atualmente).
Adriano Madureira

Atrá do Egito na África, tem Argélia,Marrocos e Ethiopia…

rui mendes

Turquia.

André Bueno

New India

Pedro

Pois, é. Egito, só perder para a Índia, no quesito compra de material de diversos fornecedores.

737-800RJ

“[…] além de 4 fragatas da Classe FREMM.”
Ô, inveja!

8 Tamandarés
4 FREMM

Não venham estragar meus sonhos! Viajar na maionese é de graça e eu às vezes gosto!

Last edited 1 ano atrás by 737-800RJ
Luís Henrique

Apenas lembrando que o Egito comprou 1 FREMM da França em 2015 junto com o 1o lote de Rafale. E em 2020 o Egito comprou aquelas 2 FREMM italianas que estavam em esstágios avançados de construção. Portanto, o Egito já possui 3 FREMM e agora estão próximos de adquirir + 4. Também compraram 2 Fragatas Meko A200 alemãs, depois o número foi aumentado para 4 e depois para 6. 3 estão em construção na Alemanha e as últimas 3 serão construídas no Egito. Deslocarão entre 3.700 e 4.000 toneladas e terão 1 canhão de 127 mm, 8 Exocet Block 3… Read more »

Carlos Crispim

Caraca, que marinha de respeito!!! Enquanto isso o Brasil não tem dinheiro, é uma vergonha…

rui mendes

Para lá das corvetas Gowind.

JOAQUIM ROCHA

737 também gosto !!!

meu sonho 6 FREEM e 10 Tamandarés.

Waldir

Já que é sonho gostaria de 16 Tamandaré, 8 FREEM, 8 sub convencionais e 4 nuc
Em 2 esquadras

J R

é sonho? então põem 02 PA com F-35B. kkkk

IBZ

Qual o sentido de se ter essa variedade tão grande de aparelhos? Não é mais estratégico uma padronização dos equipamentos?

Almeida

Não tem nada de estratégico em padronizar sua força com aeronaves de um único fornecedor. Pode ser mais econômico, mas estratégico não é.

IBZ

Mais ter tantos fornecedores não acaba sendo um pesadelo logístico?

JuggerBR

Pela lógica meramente econômica, está tudo errado, mas pela estratégia de guerra, quanto mais fontes de armas, menos rabo preso e dependência você tem. Se eles quiserem guerrear com qualquer inimigo, terão sempre alguma fonte fornecendo sem restrições.

Nascimento

Só existe “pesadelo logístico” pra quem gasta 80% do orçamento com salários e pensões.

Enquanto o Exército Egípcio tem mais de 1.000 Abrams e cerca de 500 T-90 encomendados nós ficamos falando em modernizar o Leopard 1A5.

comment image

Andre

Quando se tem Líbia, Sudão e um adversário em 3 guerras nos últimos 70 anos em suas fronteiras, além de estar a poucas horas de voo de muitos países com FAs poderosas, não existe problema de salário, pensão, logístico…

Quando se tem em suas fronteiras FAs de países como Bolívia, Equador, Venezuela, Argentina e um oceano nos protegendo das grandes potências, o Leo 1A5 é suficiente.

Nascimento

A Venezuela tem um CC superior ao nosso, o T-72…

Logo o Leopard 1A5 não seria suficiente nem pro nosso entorno latino-americano…

“Oceano nos protegendo” Piada. O que você quer dizer com isso?
Acha que a MB tem capacidade de se opor a qualquer potencia naval ou membro do CS da ONU? Engana-se, a própria MB escreveu na ESG que precisaria de navios CT Arleigh Burke americanos e de NAe um Nimitz pra isso.

Last edited 1 ano atrás by Nascimento
Allan Lemos

Ele deve ter parado no tempo. Duvido que ele sequer conheça o conceito de marinha de águas azuis.

Andre

E quantos países tem uma marinha capaz de dar suporte a uma invasão em larga escala do Brasil além da usn?

Allan Lemos

Sim, porque todo mundo sabe que uma agressão militar se limita apenas a uma invasão em larga escala. Não existe outras formas de uma marinha de águas azuis agredir o Brasil.

Andre

Talvez vc não tenha conseguido acompanhar toda a conversa, mas o assunto aqui é se precisamos de um substituto para o Leo1.

Fomos muito rápidos para vc acompanhar?

Jadson S. Cabral

Eu concordo com o resto, mas afirmar que o T-72 é superior ao leo 1A5BR… eu duvido que a torre do leo fosse sair voando tão facilmente assim. Também duvido que todos aqueles tijolos de blindagem ira que a Venezuela adora exibir em desfiles ainda funcionem. Isso se aquilo não estiver vazio

Nascimento

Cara eu gostaria muito de saber de onde vocês tiram essas conclusões que de o Leopard 1A5 é isso tudo ai, quem te falou isso, foi o Pujol? Concordo que o T-72 é uma porcaria, mas é esse o T-72 venezuelano? NÃO! E mesmo o T-72A ainda é melhor que o nosso Leopard 1A5 em termos de capacidades gerais. Aliás TODOS os T-72 e Leopard 2A4 são superiores aos Leopard 1A5 do EB. O melhor CC da América do Sul é o T-72 venezuelano e o Leopard 2A4 chileno. Mesmo com nossa melhor munição flecha, não conseguimos penetrar no T-72… Read more »

Jadson S. Cabral

Eu não estou dizendo que o Leopard 1A5 é uma maravilha não. Estou dizendo apenas que o T-72 é um lixo, independente da versão. Portanto, acho loucura dizer que ele é o melhor MBT da América Latina. O Leopard 2 do Chile sim, mas T-72? Pelo amor de deus

Nascimento

Eu disse claramente que o Leo 2A4 e o T-72 são os melhores CC da América Latina. O T-72 Venezuelano é um tanque completamente novo, modernizado em 2010 e cuja modernização trocou desde o chassi até o motor. O Leopard 1A5BR teria um desempenho MUITO PIOR que o T-72 em guerra, o desempenho dele seria igual as porcarias do T-62/M60 da Turquia, tanto é que TODOS os países da OTAN aposentaram o Leopard 1A5, e aqueles que o usam como a Grécia, possuem o Leopard 2A4/2A5 como linha de frente. E pergunto de novo: Tem algum argumento ou é só… Read more »

J R

Os generais que compraram esse tanque tinham estar na cadeia, junto com os bandidos do mensalão, quando compraram já sabiam que a KWM não teria estoques de peças por longo prazo (como já não tem hoje). Os Leo 2A4 estavam sendo vendidos em baciada, na época a Europa achava que não precisaria mais de tanques. E o que os imbecis fizeram, compraram o que tinha de mais porcaria na Alemanha, nosso exército paga pela total falta de planejamento…

Andre

E onde a venezuela vai chegar com os t72 dela? Vai cortar a floresta e ir até Brasília?

Qual pais tem capacidade de atravessar o atlântico e realizar uma invasão, transportando MBTs? EUA…talvez RU e China e só.

A vida real é bem diferente do video game. Piada é vc escrever que o atlântico não nos trás uma bela proteção.

Nascimento

Ninguém falou em TOMAR Brasília, foi você quem começou a usar o argumento de balizar com os equipamentos dos países a nossa volta, eu só fiz isso, mas vendo a inferioridade do Brasil ATÉ NISSO ai você partiu pra “capacidade de cortar a floresta e ir até Brasília”. Primeiro vem com uma mentira, usando X pra balizar, depois vem com Y pra balizar, é de uma limitação… Não esta vendo a Guerra da Ucrânia? Não viu a Guerra do Golfo? O ataque da OTAN contra a Sérvia e a independência do Kosovo? Quem disse que precisaria tomar todo o território?… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nascimento
Andre

Não estou usando nem X nem Y para balizar nada. Apenas que nossos Leo1 são suficientes para as ameaças que temos (se é que temos alguma). O problema é que vocês jogam muito video game e ficam imaginando cenários que só existem em sua imaginação. Em um ataque real venezuelano, em que vão usar os T-72 contra nós? Guerra do Golfo – pois é, foi o que eu disse, o único país com capacidade é os EUA, e contra eles, nem que tivéssemos 1000 T-14. Sobre a da Ucrânia, quem não deve ter acompanhado é você. Não viu o cacete… Read more »

Nascimento

Se o Leopard 1A5 é inferior a ameaça do T-72 então ele não é suficiente, FIM DA HISTÓRIA. É inferior ao T-72, aceite isso, logo nem pro TO latino americano ele serve. Não disse que MBTs novos fariam diferença contra um Strike Group, AONDE EU DISSE ISSO? Misericórdia, falácia do espantalho. Falei que o Mar não é defesa nenhuma exatamente devido a deficiência da MB, foi você quem começou a falar de MAR COMO DEFESA. É impressionante, você esta literalmente afirmando algo que eu disse! Sobre a Ucrânia: Pra você a Sérvia também ganhou já que os EUA não conseguiu… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nascimento
Allan Lemos

um oceano nos protegendo das grandes potências

Kkkkkkkk esse ainda deve achar que estamos na época de Napoleão.

É cada asneira que a gente lê por aqui.

Andre

Está jogando muito video game e esquecendo da logística de uma invasão. Qual potência alem dos EUA tem capacidade logística de suportar uma invasão em larga escala do Brasil?

Nascimento

“Invasão em larga escala”

Isso não é necessário. Fim.

Willber Rodrigues

Beleza.
Usando essa sua “lógica” então, cancela o subnuc e o Gripen.
Os IKL e os F-5M são mais do que o suficiente pra dar conta de nossos vizinhos.

Andre

Faltou usar a lógica, já que os subs e caças têm usos diferentes.

Last edited 1 ano atrás by Andre
Caio

Um Oceano não serviu de barreira nem para as tentativas holandesas e francesas de tomarem as terras Brasilis, há mais de 400 anos imagina hoje.

Andre

E prq vc acha que eles não estão mais aqui? Invadiram e não tiveram capacidade logística de manter, principalmente os franceses.

Caio

Sério isso! Os argentinos com certeza seguiam um pensamento igual ao seu, quando na aventura das Malvinas.

Andre

E o fato da Argentina não ter um MBT moderno fez alguma diferença? Ou a conversa foi muito rápida e você não conseguiu acompanhar que era esse o assunto?

Allan Lemos

Pois é, e eu ainda adiciono o fato das nossas forças armadas serem subservientes aos interesses dos EUA, por isso nem mesmo consideram outras opções de fornecedores que não estejam ao menos dentro da esfera de influência daquele país, com raríssimas exceções.

Andre

Os únicos fornecedor mundiais que não estão na esfera de influência dos americanos são os russos e chineses. Por isso raras excessões.

Assim somos “subservientes” aos americanos e sua esfera de influência composta por todos os países com industria militar de ponta além da China e Rússia.

Carlos Gallani

Deu alguma coisa a negociação para comprar MBTS da Coreia do Sul?

Jefferson Ferreira

Se a logística não consegue lidar com fornecedores diferentes, então o problema está na logística que tá mais para ajudante de almoxarife!!

Só aqui no huezil que se haver 2 ou mais fornecedores vira um pesado, qualquer país do mundo com LOGÍSTICA, consegue…

Willber Rodrigues

Se é pra usar essa desculpa de “pesadelo logístico”…
A MB operava, ao mesmo tempo:
Greenhalg britânico.
São Paulo, britânico.
Bahia, francês.
Mattoso Maia, americano.
IKL, brasileiro/alemão.
Niterói, brasileiro.
Isso não dificultava o “almoxarifado” não?

Caio

Pazzuelo não gosta dessas palavras.

Carlos Gallani

Esse negocio de pesadelo logístico é desculpa de quem não pode e/ou não consegue, são inúmeros países no mundo que fazem mix nos seus meios em todas as forcas!

Guilherme Leite

Não tem nada estratégico no sentido militar da palavra, a questão é política. Eles são coagidos a comprarem produtos ocidentais, sabendo que nunca terão nada mais tecnológico do que Israel e em caso de guerra com este, os seus aviões ocidentais são impedidos de participarem, suspeito até que sejam dadas informações a Israel sobre a situação desses aviões caso o Egito queira contrariar o contrato e peitar as sanções. O que eles tem de força aérea, se resume aos Mig-29. O resto é comprar para ser refém. O Egito até tenta se aproximar do ocidente, mas os interesses são conflitantes,… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Guilherme Leite
Rui

Não vou me surpreender se receberem todos antes da FAB receber seus Gripens.

Ah.. Mas eu já ia me esquecendo e para economizar mimimi.. Temos a ToT.. Vamos produzir.. Estamos a frente de todos.. Etc.. blá..bá..

Hellen

Agora vc entendeu que preferem comprar com tranferencia de tecnologia e poucas unidades do que comprar varias unidades para operar e cumprir suas atribuições contitucionais com louvor !!!
O Brasil nao é para amadores !!!

Luis Carlos

O Egito está formando (ou já tem) a Força Aérea mais poderosa do Oriente Médio.
Os Su-35 já estão chegando e agora os Typhoon.
Israel não curtiu.

Lima70

Tem dois Su-35 prontos e acho que a Rússia não liberar não, tem compensar as perdas. Fico muito cético de encomendas russas agora.

Varg

Santa boçalidade, Israel e Egito estão em paz desde os anos 70.

Luís Henrique

A força aérea israelense é muito, mas muiiitoooo superior à força aérea do Egito. Os 218 F-16 egípcios são capados, são os piores F-16 do mundo, operam os piores aviônicos e os obsoletos mísseis AIM-7 Sparrow. Eles foram proibidos de adquirir qualquer versão do AIM-120. Também não operam nenhum míssil stand-off, nem para ataque ao solo, nem anti-navio, operam bombas. Por isso o Egito se voltou para a Rússia e adquiriu 46 MiG-29 com mísseis R-77-1 de radar ativo e cerca de 110 km de alcance, muito melhores que os Sparrow que possuem cerca de 70 km de alcance e… Read more »

Carlos Campos

força mais poderosa do Oriente Médio é israel com F35, F15 e F16, depois a Saudita seguida turca

rui mendes

A Turca????
Só com F16 blq50/52 e o obsoleto F4???
No futuro sim, acredito que terão das melhores forças de caças e maioritariamente Turcos.

Gavião

A Força Aérea mais poderosa do Oriente Médio continua sendo a de Israel. O problema é que todos os países desta região são extremamente armados, e convenhamos com razão.

Luís Henrique

Sem desmerecer o Rafale, e sem querer engrandecer o Su-35, mas eu acho muito mais fácil acreditar que o Egito pausou a compra dos Su-35 e pode cancelar por causa do CAATSA e pressão americana.
Acho muito difícil acreditar que o Egito adquiriu os Su-35 sem fazer nenhum tipo de avaliação e só depois descobriu que não presta.

rui mendes

E ainda os Rafale, já numa divisão inferior contam também com F16 blq50/52, Mirage 2000 e Mig 29.
Hélis de ataque têm Apache e Ka-52.

Atirador 33

Eles não tinham encomendado Rafales, ou estou enganado? O fato é que os F-16 deles devem estar beirando ao fim da vida útil, não me lembro também como anda a relação com os EUA para modernizações desses meios.

Régis

Sim, eles encomendaram Rafales! Se os F-16 estão no fim da vida útil não seria mais lógico trocá-lo por um monomotor, que é mais econômico de comprar e manter? Assim poderíamos ter a chance de ver mais compras para o Gripen.

Luís Henrique

Eles encomendaram 24 Rafale em 2015 mas os EUA pressionaram a França para não vender mísseis Meteor. No final de 2021 o Egito comprou +30 Rafale e parece que finalmente conseguiram incluir mísseis Meteor. O total de Rafale saltou para 54 unidades, mas parece que ainda não receberam nenhum míssil Meteor. O Egito contratou 24 caças Su-35 pois os EUA estavam sempre segurando vendas de mísseis BVR mais modernos e de caças pesados de superioridade aérea. Mas o CAATSA está sendo um problema, o Egito ficou com medo de sofrer sanções dos americanos e colocou o contrato com a Rússia… Read more »

Diogo de araujo

Cara que coisa mais insana, até onde sei pelo que li aqui no blog esse caça é um dos mais caros de manter por ser bimotor e ter poucas unidades fabricadas.

JuggerBR

Os europeus que operam ele estão largando, muito caro e ainda nem entregaram todas as capacidades prometidas…

EduardoSP

Sim, estão abandonando. Inclusive a Espanha aprovou a compra de mais 20 unidades no ano passado e a Alemanha mais 38 em 2020. Todas as 58 unidades da Tranche 4.

rui mendes

Segundo os Norte-Americanos, é o caça mais perigoso, para o F35 e F22,.

Carlos Campos

quando você gasta demais o orçamento em defesa o Typhoon é pechincha, mas sim, ele é mais caro de manter do que o Rafale, os da Alemanha na maior parte do tempo ficam no chão, uma vez a Austria só tinha 5 em pleno funcionamento,

EduardoSP

Sim, teve poucas unidades fabricadas.
Só 9 países utilizam: Inglaterra (160), Espanha (93), Itália (96), Alemanha (181), Áustria (15), Arábia Saudita (72), Omã (12), Kwait (28) e Catar (24), tendo sido encomendados 681 unidades.

Fábio

Bom é o Gripen, o Brasil é esperto e o resto do mundo não.

rui mendes

Pouquíssimas, 600 ou 700 caças, muito poucos.

Mercenario

Diogo,

Deveria ter pesquisado melhor antes do comentário.

Não são poucas unidades fabricadas. E está ainda em fabricação.

Emmanuel

Índia é você?

Gabriel BR

Maluquice

Andre

Sukhoi Su-35 (encomendados)

Os egípcios ainda não começaram a receber o Su-35?

https://www.aereo.jor.br/2021/06/29/com-todos-os-cacas-mig-29-ja-entregues-egito-comeca-a-receber-os-su-35/

A informação é da revista New Defense Order Strategy da Rússia. Citando fontes da indústria russa, afirmou em sua segunda edição de 2021 que cinco Su-35s foram entregues em 2020.

Será que a revista russa “se” enganou?

Marcelo

Alguém saberia informar o porque de tanta variedade de aeronaves.

Antunes 1980

F-16, Mirage 2000, MIG-29, SU-35 e agora Eurofighter.
Impossível manter a disponibilidade de todas estas aeronaves sem um custo exorbitante.

Segatto

A Itália está vendendo bem nos últimos tempos e emplacando pacotes aeronavais. O Egito é a nova Índia, financiamento saudita é o limite!

Jadson S. Cabral

Podem abrir a carteira, que levem centenas de MTC-300 e várias baterias de ASTROS, podem levar radares M60 e M200 vigilante, C-390 e um punhado de bombas de penetração e kit dagger da Mac Jee… chega mais pra liquidação, que o brasileirinho quer vender. Inshallah!

Super Tucano

Será que a compra dos Su35 será comprometida por esta aquisição?

Heinz

Haja grana, qual é o orçamento militar do Egito?
Se for comparar Egito x Brasil, em termos militares a surra ia ser grande.

André Bueno
Leonardo

Incrível Egito pib menor que do Brasil comprar tudo .