A Força Aérea Egípcia recebeu todos os seus aviões de combate MiG-29M/M2 da Rússia e começou a receber o primeiro de duas dúzias de caças Su-35.

A informação é da revista New Defense Order Strategy da Rússia. Citando fontes da indústria russa, afirmou em sua segunda edição de 2021 que cinco Su-35s foram entregues em 2020. De acordo com o analista Mahmoud Gamal, 12 Su-35s egípcios foram vistos em imagens de satélite fora da fábrica de Komsomolks-on-Amur antes de entrega.

De acordo com o banco de dados de transferência de armas do Stockholm International Peace Research Institute (SIPRI), o Egito encomendou 24 caças Su-35S em 2018/19, com entrega em 2023. Eles foram vistos voando pela primeira vez em meados de 2020, meses após o início da produção na aeronave Gagarin Planta em Komsomolsk-on-Amur.

Su-35 do Egito em voo de teste na Rússia
Onze caças Su-35, aparentemente construídos para o Egito, na área aberta da Fábrica de Aviação Komsomolsk-on-Amur batizada de Yuri Gagarin

O Su-35 é uma das últimas evoluções do Su-27 ‘Flanker’ e voou pela primeira vez em fevereiro de 2008, sendo colocado em produção para a Força Aérea Russa em seguida – a entrada em serviço foi em 2014. Em comparação com seus antecessores, o O Su-35 apresenta novos aviônicos, incluindo o radar phased array Irbis com alcance de 400 km e motores AL-41F1S mais potentes (14.500 kg de empuxo) com controle de vetorização de empuxo (eliminando a necessidade de canards).

Os novos jatos irão complementar os caças MiG-29M/M2 que o Egito recebeu e ajudar a substituir os obsoletos MiG-21s e J-7s. De acordo com o SIPRI, o Egito encomendou 50 aeronaves MiG-29M/M2 em 2015, com entregas entre 2017 e 2020.

Um MiG-29 egípcio caiu no Egito em um voo de treinamento em novembro de 2018 e outro caiu durante o que foi descrito como uma missão de treinamento de rotina em dezembro de 2019. Os pilotos sobreviveram a ambos os acidentes após serem ejetados com segurança. Dois novos MiG-29 foram entregues em 2020 como compensação para aqueles que caíram devido a problemas técnicos.

O Egito também recebeu 300 mísseis R-73 e 300 mísseis de emprego além do alcance visual R-77 para os caças MiG-29M/M2.

FONTE: defenceWeb

Subscribe
Notify of
guest

63 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings

Israel não curtiu.
Nem os EUA.

José Estaline Che Guevara

É certo que não curtiram. Mas o foco do Egito é observar até onde vão às pretensões de Iranianos e Turcos, que não são árabes, não são amigos dos egípcios e querem mandar no OM.

José Estaline Che Guevara

As pretensões. Sem crase. Essa porcaria de teclado Samsung corrige a redação e muda o sentido.

Mgtow

que delirio

Bruno

O Egito perde uma guerra contra Israel em seis dias. Curtiu !

Tamandaré

E que bela compra, diga-se de passagem!

Mas e os Mirage 2000? Será se rola alguma atualização, ou serão também substituídos em breve??

Camargoer

Olá Tamandaré. Considero o Mirage2000 o mais lindo caça construído. O segundo mais lindo é o MIg29. Dos aviões antigos, sou fã o bombardeiro Victor e do Electric Lightinig. Será que o Egito pretenderia modernizar os Mirage2000 e Mirage5 considerando que eles estão adquirindo o Rafale?

Palpiteiro

No critério belezas, é uma pena que não existam mais aviões em chapa espelhada

Camargoer

Olá Palpiteiro. Você se refere aos caças das décadas da II Guerra até meados da década de 70 cuja fuselagem era em alumíno polido? Eram mesmo lindos. Lembro de ver o F104 na TV brilhando… recentemente vi um vídeo de um encontro de P51, alguns deles com o metal polido.

Roberto

Além destes 50 MIG 29 e 24 SU 35, o Egito possui 24 Rafales, e comprou agora em 2021 mais 30 Rafales, sem falar que o país possui em torno de 20 F16 Block 52 mais antigos e 15 Mirage 2000.
Está formando uma força aérea de respeito.

Last edited 2 anos atrás by Roberto
Nilo

A Força Aérea Egipcia terá uma frota de 54. Isso deve permitir a retirada dos Mirage 5s restantes e, provavelmene dos Mirage 2000s. É a segunda maior frota depois da França. Airbus também está fornecendo um satélite de reconhecimento e dois Tanques A330MRTT.


Roberto

54 Rafales, fora os 50 MIG 29 e 24 SU 35.
Ficará com 128 caças com a retirada de serviço nos próximos anos dos F16 e Mirage.

Last edited 2 anos atrás by Roberto
Fabio Araujo

o Egito já tinha uma das melhores forças aéreas da região e agora vai reforçar ainda mais sua posição!

ALISON

Uma das melhores forças aereas so no papel… Pq os mísseis de seus caças f-16 são da era da guerra do Vietnã… Muito inferiores aos demais usuários de f-16…

Leandro Costa

Ô aviãozinho lindo o MiG-29!

Pedro

Egito vem se armando a uma velocidade impressionante. Um dúvida aos amigos, existe algum indício do Egito em um futuro próximo entrar em guerra por questão de abastecimento de água para com seus vizinhos?

Jacinto

Por água não. O Egito está se armando porque tem a pretensão de se tornar um hub energético, fornecendo gás natural para a Europa por meio do gasoduto EastMed. Inicialmente, o gasoduto sairia do Egito, passa por Israel, chega do Chipre e de lá para a Grécia, Itália e sul da Europa. Mas como os turcos estão criando confusão em Chipre, estão planejando mudar a rota, que sairia de Israel, passaria pelo Egito, chegaria em Creta e daí para a parte continental da Grécia. E se houver um gasoduto ligando o Egito á Grécia, também seria possível escoar o gás… Read more »

100nick-Elã

Os aviões ocidentais não são melhores? por que o Egito então compra aeronave russa?

Peter nine nine

Parece ser uma forma de diversificar a origem dos seus equipamentos, garantindo lhe um mínimo de segurança na hora que, imaginemos, decida agradar um lado desagradando o outro.
Quando a uns serem melhores ou piores, estamos a falar de versões modernas de equipamentos que por si só já conquistaram bons méritos em versões anteriores, todos caças capazes, se bem empregados.

ALISON

Errado. A compra do equipamento russo é pq os EUA proibem a venda de misseis modernos para o Egito desde 1970… O que faz seus caças presas faceis para os adversarios da região.

Andre

Parece que alguém no Egito conhece tanto de história quanto você.

Eles esqueceram as surras que levaram com aquilo que a Rússia tinha de melhor, em três guerras….

André

Eu so queria saber como o Egito consegue comprar e manter isso que nem paises da europa conseguem

Leandro Costa

Priorizando o orçamento de Defesa em detrimento de desenvolvimento interno. Os povos Europeus tem mais voz nesse assunto do que os Egípcios.

Camargoer

Olá Leandro. Exatamente. A taxa de analfabetismo adulto é superior a 20% e o IDH é bastante baixo. Assim como na Índia.

Leonardo Costa da Fonte

Egito tem uma disputa bem séria com a Turquia, sobre a exploração de campos de gás, no Mediterrâneo. Eles não podem se dar ao luxo de dormir no ponto!

Pedro

Nao precisa ficar pagando subsidio a agricultor, para quem compra carro eletrico ou quem planta alface na sacada do predio, subsidio a artista ou pensao para “refugiado e imigrante”. Outro ponto sao os salarios, compare os salarios dos militares do Egito com os da Europa e vc verá onde vai um $$$$$$!

gordo

Europeu não é burro, basta ver como eles vivem. O problema é que aqui empresas de agro e assemelhados falam dos subsídios que se dá na Europa como se fosse uma esmola e não é assim. Um pequeno agricultor que permanece em sua propriedade produz para ele e para quem está na cidade, garante a segurança alimentar do País e não é obrigado a largar tudo para ir viver na cidade grande sub empregado (aqui vira favelado). Na Europa se dá valor para quem produz alimento de qualidade, aqui ainda estamos com a mesma mentalidade lá da colônia que produzia… Read more »

Agressor's

1889 – Golpe, Ditadura, Golpe dentro do golpe, mais ditadura, Oligarquia (República do Café com Leite), Tentativas de golpe, Ditaduras dentro da República do Café com Leite, Golpe, Era Vargas, Golpe falso pra justificar outro golpe, Estado Novo, Tentativas de golpe, Ditadura, Populismo, Tentativa de Golpe, Golpe, “Ditadura”, “Diretas Já”, Populismo de novo, Sarney, Collor, FHC, Lula, Dilma, Temer, Bolsonaro, mais populismo & caudilhismo, mensalão, petrolão, BNDES, Lava-Jato…

Na noite do dia 15 de novembro de 1889 os republicanos disseram a seguinte frase: “O braziu será um país do futuro”…131 anos depois vemos o futuro almejado e alcançado por eles!…

Jagdverband#44

São financiados pela AS.

Newton

Estive este ano no Egito e achei as cidades muito precárias, sucateadas e sujas. as estradas por onde andei até que não estavam ruins. Talvez isto ajude a responder a sua pergunta.

sub urbano

E vc ainda deve ter visitado uma região turistica. Imagine as quebradas perifericas mesmo kkk

Segatto

Priorizando a defesa sobre o resto além do sugar daddy e sugar mommy: EUA e Arábia Saudita.

Tadeu 54

Petrodólares do Golfo Pérsico, simples.

Antoniokings

É porque precisam.
Afinal ele tem um inimigo ao lado que é sustentado por uma super-potência.

GFC_RJ

Isso aí. Além do que, a maior parte do aparelho de Estado e dos serviços públicos estão há décadas sob controle das forças.

Andre

Fala xará

Primeiro, a qual país da Europa você se refere? Todos os principais têm forças aéreas mais caras que isso.

Pelo visto você deve ter esquecido que o Egito é o segundo país no mundo que mais recebe grana dos EUA, atrás apenas de Israel.

Pedro

Assinaram o contrato bem depois do Brasil e irao receber muito mais rapido um aviao maior e melhor!
BRAZIL ZIL ZIL ZIL!!!!

Matheus

Compra de prateleira né.
Parece que vocês gostam de se mostrar de burro.

Camargoer

Olá Matheus. De fato, o Rafale já estava desenvolvido quando foi proposto no FX2, enquanto que o F39E/F ainda seria desenvolvido. Segundo, que o Egito está adquirindo os aviões da linha de produção dos slots que seriam destinados para a França, que abriu mão da prioridade para privilegiar as exportações, assim como a FAB fez diversas vezes com o A29.

Andre

Imagino que vc esteja falando do rafale, né?

Prq o mig29 tem um desempenho tão ruim na vida real quanto no simulador.

Kaiserlev

Nao da para comparar os contratos. Eles compram de prateleitas, nos estamos comprando tecnologia.

JuggerBR

Tirando Israel, ninguém na região tem força comparável. Impõe respeito aos vizinhos.

Segatto

E a Arábia Saudita? não estão nadando em F-15 e typhoons?

DSC

Jugger,

A Arábia Saudita tem.

Segundo a Flight Global/International, a AS tem um total de 360 aeronaves de combate (que incluem 207 F-15C/D/S/SA e 72 Eurofighter Typhoon…), enquanto o Egito tem um total de 338 aeronaves.

Last edited 2 anos atrás by DSC
DSC
Guilherme Gabriel Lins

é o velho mig-29 provando que tem lenha no mercado ainda, bom caça!

Camargoer

Olá Guilherme. Às vezes eu fico na dúvida porque a Rússia tem privilegiado a oferta do Su35 ao invés do Mig29. Seu desenho continua excelente e os russos teriam condições de implementar uma versão atualizada de sua eletrônica.

Guilherme Lins

acho que no final das contas foi falta de verba mesmo, quando a coisa melhorou apresentaram o Mig-35, na minha opinião um pouco tarde.

Camargoer

Olá Guilherme. O Mig35 seria a versão atualizada do Mig29?

Carlos Campos

acertou mizeravi kkkk

Leandro Costa

Camargo, à grosso modo, o MiG-35 está para o MiG-29 como o Su-35 está para o Su-27. O que torna o MiG-35 automaticamente lindo hehehehehe

Camargoer

Olá Leandro, Lembro do impacto causado pelo Mig29 quando começou a ser conhecido no ocidente (acho que o primeiro diagrama que vi dele foi em uma revista Tecnologia e Defesa ao lado de uma foto preto-e-branco borrada. Sempre foi fã do Mig29, principalmente com aquela estrela vermelha no estabilizador e aqueles números enormes na frente.

Leandro Costa

Eu tinha um livro grande aqui (em relação à dimensões mesmo), de uma série de livros chamada ‘Modern Fighting Aircraft’ que salvo engano foi publicado em 1983 ou algo assim, que era um fascículo exclusivamente sobre os MiGs. Desde os primeiros de pouco antes da Segunda Guerra Mundial até o MiG-31. Só que ainda não haviam fotos disponíveis dos MiG-29 e MiG-31, então fizeram impressões artísticas à partir do que era conhecido sobre eles. Eram desenhos bem interessantes, e chegaram um pouquinho perto, mas não o suficiente hehehehe

Guilherme Lins

é sim, as versões modernizadas do su-27 e mig-29. Eu até admiro o mig-35, para países que utilizam as versões anteriores do Fulcrum, teoricamente, seria uma boa opção.

Andre

Talvez porque o desempenho dele em combate sempre foi muito ruim?

Rodrigo LD

Esse padrão de camuflagem, em tons de cinza, ficaria ótima nos nossos F-39.

Gabriel BR

A pintura ficou top!

Luiz Trindade

Bom negócio para Rússia heim… Apesar das sanções econômicas impostas pelos EUA e seus aliados a Rússia ainda continua se saindo bem com essas vendas…

Carlos Alberto Soares
IBIZ

A força aérea egípcia compete com a indiana na categoria “salada fornecedores” em seus aviões de combate. Imagino a dor de cabeça logística que deve ser organizar e operar todos esses modelos tão diferentes!

jonas123

O Egipto é um País enorme, com vizinhos muito instáveis o que leva a terem de investir imenso na defesa.
Contudo, é também um País com imenso desemprego e uma população que aumenta continuamente e sem controlo algum. Quando leio que compram 300 mísseis R-73 e 300 R-77 só para os Mig-29 (quantos mais serão para os Su-35), pergunto-me quais as reais prioridades desses governos. Ajudar o povo ou manter os militares felizes.

Gabriel BR

A Prioridade primeira de todo Estado é garantir a segurança e defender seu povo.
O líder que negligencia a Arte da guerra não é digno de seu povo

João Pedro

Só uma pergunta esses caças MiG-29M/M2, são novos ou antigos da própria Força Aérea do Egito que foram modernizados.