sábado, maio 28, 2022

Gripen para o Brasil

Esquadrilha da Fumaça faz live para celebrar 70 anos de criação

Destaques

Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

Sábado, 14 de maio, a partir das 14h30, no canal do Youtube da Esquadrilha da Fumaça

A Esquadrilha da Fumaça realizará neste sábado (14/05), a partir das 14h30, a live Fumaça 70, em comemoração ao septuagenário do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), direto da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). O evento será no dia do aniversário da Esquadrilha que, em 14 de maio de 1952, realizou sua primeira demonstração oficial.

Utilizando as aeronaves North American T-6, a Esquadrilha da Fumaça originou-se da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os Cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar.

Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se aos T-6 um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça. Foi assim que os Cadetes e o público, carinhosamente, batizaram a equipe de “Esquadrilha da Fumaça”. A primeira escrita foi a sigla “FAB”, nos céus da praia de Copacabana.

Em 1955, a Esquadrilha passou a ter cinco aviões com distintivo e pintura próprios. Assim, a Esquadrilha da Fumaça foi aumentando o número de manobras e se popularizando cada vez mais no Brasil e no exterior, até que em 1963 foi transformada em “Unidade Oficial de Demonstrações Acrobáticas da Força Aérea Brasileira”, única no mundo a se apresentar com aviões convencionais, até 1969, ano em que recebeu sete jatos Super Fouga Magister (T-24). Por limitações técnicas, os T-24 operaram até 1972 e, como não haviam abandonado o velho T-6, continuaram as apresentações até que, em 1976, após 1.272 demonstrações, o então Ministério da Aeronáutica resolveu não utilizar mais a aeronave. A partir daquela data, a Fumaça cessou suas atividades por um breve período.Clique aqui para baixar a imagem original

Alguns anos mais tarde, já na AFA, houve a reativação da Fumaça com o T-25 Universal – o famoso “Cometa Branco”. Em 8 de dezembro de 1983, foram adquiridos os EMB-312 Tucano – famosos T-27, da Embraer, aeronave utilizada até março de 2013, ano em que se iniciou a implantação dos A-29 Super Tucanos, com a bandeira do Brasil na cauda dos aviões utilizados até então nas demonstrações aéreas da Esquadrilha da Fumaça.

Live Fumaça 70

A transmissão ao vivo da demonstração acontecerá direto da Academia da Força Aérea. Por ser um voo transmitido pelo canal da equipe no Youtube, os portões da AFA não estarão abertos para o público assistir presencialmente.

Na ocasião, o Capitão Aviador Felipe Augusto Kawka, piloto número 5 – Ala Esquerda Externa – o Capitão Aviador Vinícius Moreno, piloto número 6 – Ala Direita Externa e o locutor de eventos aéreos farão a locução e todo o direcionamento da live que terá, ainda, acrobacias de aviões civis e participações especiais de personalidades que já voaram com a Fumaça.

A live terá duração de, aproximadamente, 1h30 e será transmitida pelo canal de Youtube da Esquadrilha da Fumaça:

FONTE: Força Aérea Brasileira

- Advertisement -

3 Comments

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sensato

Parabéns a todos as pessoas que colaboraram para escrever essa história! O EDA, com suas aeronaves Embraer, enche brasileiros de orgulho ao evidenciar todo o profissionalismo, criatividade e capacidades em geral de nosso povo! Faço votos de que estejam sempre em segurança e que continuem inspirando e emocionando tantas pessoas. Obrigado por seu serviço!

pablo

enquanto no mundo as acrobacias são feitas com avioes a jato no Brasil estamos com os turboelices, precisamos nos modernizar, as forças armadas verdadeiros cabides de emprego gerando despesas aos cidadaos. esse projetos como um todo tem que ser melhorado não falo isso com intuito de denegrir o País e sim melhora -lo

Sensato

Nem todos os países que ainda tem esquadrilhas do tipo, voam aeronaves fabricadas no país e, menos ainda, a jato. Fiz essa pequena planilha onde você pode ver que muitos voam aeronaves antigas, que não são fabricadas no país e que nem ao menos são turboélices como nossos A-29. A função de uma esquadrilha como essa é promover produtos da indústria nacional, estimular sentimento patriótico e mostrar o profissionalismo de uma força aérea. Em todos os quesitos, estamos muito bem representados pelo EDA.

Esquadrilhas do Mundo_page-0001.jpg

Últimas Notícias

Ucrânia diz ter derrubado mais um caça Su-35 da Rússia sobre a região de Kherson

“Hoje, 27 de maio, por volta das 14h00, um caça MiG-29 da Força Aérea das Forças Armadas da Ucrânia...
- Advertisement -
- Advertisement -