Segundo autoridades, os jatos estão sendo usados para ajudar a empurrar as forças russas na região de Mykolaiv e Odesa pois no leste as defesas antiaéreas russas são muito fortes

Os militares ucranianos estão cada vez mais preocupados com o fato de a Rússia estar criando zonas aéreas praticamente inacessíveis na contestada região de Donbas para impedir que aeronaves ucranianas atuem na área, limitando assim a capacidade da Ucrânia de apoiar suas forças terrestres. Embora as autoridades dos EUA acreditem que o progresso da Rússia na região esteja lento e desigual até agora, com tropas cautelosas em lutar além de suas linhas de suprimento, a introdução de mais baterias de defesa aérea S-400 e drones russos, bem como baixa cobertura de nuvens na região, deixou os pilotos ucranianos excepcionalmente vulneráveis.

“Eles criaram no Donbas uma zona antiaérea muito poderosa e, nessas circunstâncias, é realmente perigoso sobrevoá-los”, disse um funcionário ucraniano à Foreign Policy em uma entrevista, falando sob condição de anonimato porque eles não estavam autorizados a falar com a mídia. “A baixa altitude, a defesa aérea russa está esperando por nós.”

As zonas de defesa aérea russas também complicaram os planos militares ucranianos de pedir mais caças, especialmente aeronaves MiG-29 da era soviética. Os militares ucranianos esperam usar novos jatos para forçar os aviões russos a descerem em altitude, onde podem ser alvejados por baterias de mísseis terra-ar ou mísseis Stinger disparados pelo ombro.

Autoridades e especialistas acreditam que o desdobramento mais concentrado das forças russas no Donbas significa que as defesas aéreas são mais densas e melhor coordenadas. Mas um alto funcionário de defesa dos EUA disse na segunda-feira que a Rússia está mantendo a maior parte de suas defesas aéreas para a luta de Donbass na fronteira.

“Isso sempre foi algo a ser considerado”, disse um assessor do Congresso, falando sob condição de anonimato porque eles não estavam autorizados a falar com a mídia. “No Donbas, eles estão protegidos sob o guarda-chuva do Distrito Militar Ocidental [russo]. Você não está apenas lidando com o que eles têm na Ucrânia em território ucraniano e nas repúblicas separatistas, mas você também está lidando com os sistemas que estão na Mãe Rússia. Eles terão defesa aérea muito melhor e negarão o espaço aéreo de forma mais eficiente do que em qualquer outro lugar.”

Mas as aeronaves ucranianas também enfrentaram ameaças de sistemas antiaéreos russos mais novos, exigindo reposição dos jatos. “Não estamos perdendo nossos aviões todos os dias, mas estamos perdendo”, disse a autoridade ucraniana. “É claro que precisamos de novos jatos.”

Os países da Otan forneceram peças de reposição suficientes para os ucranianos colocarem mais 20 MiGs voando novamente, indicaram altos funcionários de defesa dos EUA, mas a Ucrânia está focada em usá-los para ajudar a empurrar as forças russas em Mykolaiv e Odesa, disse a autoridade ucraniana, enquanto o governo Biden alertou sobre o desejo da Rússia de criar uma ponte terrestre que liga a Crimeia ao Donbas.

E no fim de semana, a possibilidade de a Ucrânia obter mais caças parecia cada vez mais provável. O New York Times informou que a Eslováquia e a Polônia chegaram a um acordo para o policiamento aéreo conjunto, permitindo que os F-16 poloneses patrulhassem os céus eslovacos. Assim, a Eslováquia poderia transferir seus caças MiG de fabricação soviética para a Ucrânia.

Com a Rússia ainda sem controle dos céus da Ucrânia quase 70 dias depois de uma guerra que as autoridades de inteligência ocidentais estimaram que poderia terminar em questão de horas, os pilotos russos continuam cautelosos ao entrar no espaço aéreo ucraniano para realizar ataques, temendo mísseis terra-ar ucranianos. Autoridades americanas e britânicas acreditam que a maioria dos ataques russos está sendo realizado do oeste da Rússia ou do Mar Negro. E as defesas aéreas da Ucrânia ainda podem melhorar, com mais baterias de defesa aérea S-300 fabricadas na Rússia vindos da Europa Oriental e blindados antiaéreos alemães “Cheetah” que estão a caminho.

As missões da Ucrânia ajudaram a manter seus jatos MiG em atividade, movendo-os de um lado para o outro para que a Rússia não possa localizá-los e destruí-los. Mas parte de sua estratégia também é tentar forçar os russos a voar em diferentes altitudes, dando aos ucranianos uma chance melhor de atingir jatos russos com mísseis terra-ar. Os militares da Ucrânia disseram em uma atualização na segunda-feira que destruíram 194 aeronaves, 155 helicópteros e 271 drones russos desde o início da guerra.

“Se qualquer um dos lados aumentar materialmente a capacidade de usar o poder aéreo, isso faria uma grande diferença a seu favor e poderia antecipar um ataque terrestre”, disse Phillips O’Brien, professor de estudos estratégicos da Universidade de St. Andrews, na Escócia. “Caso contrário, é provável que ocorra uma luta lenta, se os russos puderem concentrar poder suficiente e não desperdiçá-lo.”

Apesar das vantagens aéreas da Rússia no Donbas, incluindo maior liberdade de ação no ar do que em outras partes do país, especialistas disseram que não foi possível pressionar a iniciativa até agora. Autoridades dos EUA observaram que duras sanções ocidentais e controles de exportação limitaram a Rússia de reabastecer os estoques de munições guiadas com precisão, forçando o Kremlin a confiar em “bombas burras”. Justin Bronk, pesquisador sênior do Royal United Services Institute, um think tank com sede em Londres, disse que a falta de casulos de designação de alvos, cobertura de nuvens e limitações na cobertura de sensores e controladores terrestres da Rússia limitaram sua capacidade de atingir alvos militares que estão em o movimento.

Mas a baixa cobertura de nuvens também pode dar aos pilotos ucranianos mais incentivo para enfatizar um plano de jogo baseado em permanecer baixo por curtos períodos de tempo, onde eles podem estar fora do alcance de detecção dos radares russos. Especialistas acreditam que as primeiras imagens do chamado “Fantasma de Kiev”, que supostamente derrubou 40 pilotos russos nos primeiros dias da guerra, provavelmente foram reunidas de diferentes fontes, mas o plano tático ainda é sólido.

“As táticas que eles mostraram nesses pequenos clipes eram exatamente o que os ucranianos precisariam fazer para poder sobreviver, ficar longe da ameaça S-300 e S-400 que os russos têm, onde você está na confusão de radares russos”, disse John Venable, coronel da reserva da Força Aérea dos EUA que agora atua como pesquisador sênior da Heritage Foundation. “Quando você escolhe se envolver e sai desse ambiente, você tem uma chance. E se você for bem sucedido e derrubar um dos caças russos, é uma grande vitória.”

Jack Detsch é repórter de segurança nacional e do Pentágono da Foreign Policy . Twitter: @JackDetsch

Subscribe
Notify of
guest

162 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Donald

Isso é pq Kiyv não têm mais força aérea a russia garantiu isso. Kings Casemiro.

Agressor's

Vejam a quantidade de armas que a otan tem enviado para a Ucrânia, isso é bastante poder bélico! Mas se as coisas estivessem indo tão bem quanto eles divulgam, para que eles iriam enviar quantidades tão grandes de armamento para lá? Eu não sei quanto a vcs, mas se eu estou me defendendo e vejo que a violência do agressor está sendo contida, eu paro de atirar. Eu só “sento o dedo” se for no desespero ao ver que eu corro sério risco de morrer…

Agressor's

E se o Mig-29 não está dando conta, então quando será que enviarão o F-35 “Sukhoi Killer” pra fazer seu batismo de fogo e mostrar sua superioridade, Pato Donald? 😀

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Heitor

Ainda bem que vc não é general…

Plínio Jr

Fique na torcida que não apareçam, se isto acontecer será sob bandeira da Otan e os russos serão varridos dos céus Ucranianos e vão perder uma importante vantagem que possuem hoje naquele cenário

Agnelo

Vc esta equivocado.
Quando vc vê q está vencendo, vc atira mais ainda. Quando vê q tá bem “amaciado”, vc parte para operações ofensivas.
Importante lembrar, q durante as Operações Defensivas, vc deve ser o mais ofensivo possível, com contra-ataques, emboscadas e patrulhas de oportunidade.

Outra coisa importante lembrar, é q um dia de guerra de alta intensidade é munição pra caramba!!!!! Não pense q é pouco.
Dependendo da operação q ocorrer no dia, a munição de um Grupo (batalhão) de Artilharia, é a mesma de treinar uns 6 grupos o ano todo, no mais alto padrão de treinamento.

Rinaldo Nery

Exato. E ainda estamos na ¨névoa clausewitziana¨ da guerra. Só saberemos da verdade daqui a alguns anos. Aqui na trilogia é muita torcida e pouca análise imparcial.

Agnelo

Sem dúvida, Cel.
E ainda ha a “moldagem” da narrativa, que dura décadas.

Junior Souza

Rinaldo, ja existem alguns fatos perfeitamente verificaveis.
1- A segunda maior potencia militar da terra não conseguiu dominar a Ucrânia mesmo depois de mais de 60 dias de guerra
2- A Rússia perdeu mais de 15 mil homens
3- A maior parte do exército Ucraniano ainda segue lutando
4- Russos perderam bilhões em equipamentos, inclusive um de seus maiores navios
5- O impacto na economia russa sera gigantesco

Magno

Fontes?

Heinz Guderian

Mesmo com o ocidente enviando armas para Ucrânia, ainda é um número muito aquém do que os russos possuem em seu arsenal, não tem como usar essa desculpa fraca.

Severiano Ostrich

Pura groselha o seu discurso. Arrumando desculpas para uma possível derrota?

Canarinho

Derrota????? kkkk Pospana manda abraços.

Pablo Maroka

Choro antecipado

Jadson S. Cabral

Que comentário mais burro! O ocidente está enviando armas pq a situação na está boa. Ninguém disse que estava, mas é graças essas armas que a situação não está muito pior. É graças a essas armas que a Rússia está pagando esse vexame

Helio Eduardo

Ok, mas então sua sugestão é deixar o invasor criar raízes, desconsiderar que ele está tomando sua terra, sua pátria, só porque ele parou de atirar ou diminuiu seu ímpeto? Então sua logica é que quando o inimigo aparenta estar num momento de fraqueza, deve me segurar???

Luis

Força Aérea Ucraniana contra ataca e jatos Su-27 atacam Ilha da Serpente
https://www.youtube.com/watch?v=N7mOowuS5rI

Renato de Mello Machado

Não tem mesmo F.A.Mas você não lê as notícias de que os países da Europa estão mandando aviões e outros armamentos que tem da era soviética para os ucranianos?

Guilherme Leite

De fato Renato, a própria notícia informa que eles colocaram esses caças em operação após o envio de peças de reposição do ocidente, quer dizer que os mesmos tinham sido colocados fora de combate e estão retornando.

Basicamente a URSS destruiu e a Ucrânia recebeu mais.

Digo URSS pois é assim que eles estão se considerando agora, não é ? O renascimento daquele falido império.

Renato de Mello Machado

A Otan Guilherme está segurando para pelo menos existir a Ucrânia ocidental ou uma mini Ucrânia.Porque se fosse na moral sem ajuda nenhuma,tomada de consciência das situação existente no front os russos já teriam invadido tudo.Nessa parte de política não torço para ninguém.Apenas acho que não se deve chegar para fronteiras dos outros com alianças,pactos militares ou coisas parecidas.Da mesma forma que guardada devida proporção que os vizinhos de um bairro,prédios ou comunidades tenham respeito para não haverem desavenças.

Wellington jr

sua fala final simplesmente prova que a Ucrania estava certa em buscar se integrar a UE e a OTAN, afinal seu vizinho não respeita o muro de divisa e acha que deve mandar na casa alheia só porque possui mais armas.

André Macedo

A OTAN também não respeita kkkkkkk

Wellington Jr

Eu disse que eles respeitam? Estamos falando da Rússia invadindo a Ucrânia.

Erick Barros

Boletim de ontem: Dois MiG-29 nas regiões de Iverskoye e Novodonetskoye da República Popular de Donetsk, bem como um Su-25 na região de Pogonovka da região de Kharkiv. Três veículos aéreos não tripulados ucranianos, incluindo dois
Bayraktar-TB2, foram destruídos na área da Ilha Zmeiny.

Não sei para que a Ucrânia coloca aeronaves em voo.
Se levanta voo, cai.
E olha que a Rússia está usando apenas uma pequeníssima parte dos seus mais de mil aviões e quase não usa seus S-400.
A Ucrânia está apenas jogando dinheiro fora.

Hank Voight

Cada vez mais você se torna caricato e patético Xings! Vir aqui te sacanear chega a ser como bater em cachorro morto…kkkkk

Kornet

“Os militares da Ucrânia disseram em uma atualização na segunda-feira que destruíram 194 aeronaves, 155 helicópteros e 271 drones russos desde o início da guerra.”
Os ucranianos estão seguindo à risca a máxima de que uma mentira contada 100 vezes vira uma verdade.

Chevalier

“seguindo à risca a máxima de que uma mentira contada 100 vezes vira uma verdade.”
Vc deve estar falando dos soviéticos.

Kornet

Se os ucranianos tivessem destruído esse número aí,os russos já estariam correndo para a Rússia.
Que eles destruiram aeronaves russas é fato,mas esse número tá beirando história de pescador de fim de semana.

Renato de Mello Machado

E os13 milhões de refugiados ucranianos não estariam vagando pela Europa e o resto do mundo também.

Canarinho

Nao sao os Russos que estao que estao perdendo territorio a cada dia que passa. Contra fatos nao ha argumentos.

Luiz

Todos estão perdendo equipamentos. E os russos estão sendo abastecidos com armas ocidentais capturadas dos ucranianos.

Leandro Costa

Aprenderam com os Russos.

Nonato

Tem fortes ligações com e doutrina russa.

Casemiro

Sim. Kiev cai em 3 dias.

Nilton L Junior

As natozetes ficam alvoraçada porque a Ucrânia tem 20 aeronaves operacionais e melhor de tudo eles acreditam hehehehe, rapaz olha o malabarismo retórico para dar enfase nos 20, uma hora é canhão, lança míssil, só falta o raio da morte.

da zdravstvuyet velikaya pobeda, uuuraaahhhh, uuuraaahhhh, uuuraaahhhh.

Leandro Costa

Pois é… porque com VINTE aeronaves, a Rússia ainda não tem o domínio do ar sobre toda a Ucrânia e ainda não venceu uma guerra moderna. Quantas aeronaves a Rússia tem disponível mesmo? Por que essa inabilidade tão grande? Qual parte da doutrina Russa falhou miseravelmente em esmagar um inimigo tão absolutamente menos poderoso do que as forças Russas? Foi uma mistura de fatores? Bizarro, né? E ainda assim, vinte aeronaves os caras botam pra voar de novo para efetivamente entrarem em combate. Se vão durar dois dias, duas semanas ou dois meses eu não sei. Só sei que não… Read more »

Cláudio Severino da Silva

A forte resistência ucraniana deve-se a um único fato, por eles não esquecido: Holodomor

Nilton L Junior

E você acredita nessa história, esse conflito vai encerrar e depois desse enxurrada de versões poderemos em fim aos poucos saber efetivamente tudo que aconteceu, na minha opinião, opinião levando em conta esse ingrediente das versões, eu vejo que as aeronaves existentes estão em aeródromo fora da Ucrânia e não chega a 50 entre Su 24, 25, 27 e Mig.

Hank Voight

Só rindo de vc Xings…kkkkk

Severiano Ostrich

Fonte: porta voz do Kremlin o marechal Vladimir Mentirov

Alan23

Segundo o nosso grande especialista militar Casemiro vulgo “Kings” a grandiosa força aérea russa e capaz de aniquilar a força aérea da otan em 24horas imagina da Ucrânia que seus mig e seus drone turco !!!!!

Donald

Pessoal eu vi essa notícia em um site militar que frequento sempre, que esse mini-tanque será um drone terrestre controlado a distância e que ninguém sabe ao certo se com inteligência artificial ou remotamente. Foi fragado sendo levado por um caminhão em Israel.

Last edited 1 ano atrás by Donald
SGT MAX WOLF FILHO

Enquanto isso no Brasil, estamos descobrindo a roda rsrsrs

pangloss

Não espalhe, isso pode colocar a segurança nacional em risco.

Silvano

Esse é o famoso blindado “super trunfo”… kkkkkk… canal de molecada fazendo a cabeça de incautos.

Luiz

Chapelada de alumínio sendo empalados kkkk

Heinz Guderian

Me parece que ele tem até defesa ativa, ou é impressão minha?
Caraca….

Heinz Guderian

Sergei Lavrov foi chamar os Judeus de “Nazistas”, está ai…
Agora aguente

Donald

As guerras do futuro serão travados a distância.

Gilberto

Por ser um drone, ou seja, não precisar de um motorista e demais membros da guarnição, poderiam ter feito ele com uma silhueta mais baixa (mesmo que ficasse um pouco mais comprido). Isto torna o veículo mais difícil de ser detectado e atingido. Outra coisa é essa blindagem frontal reta. Ela é muito mais fácil de ser penetrada do que uma blindagem angulada, na qual os projeteis “ricocheteiam” . Esta lógica já foi usada na 2ª GM, baseado nas experiências da 1ª GM, quando simples fuzis antitanque portáteis conseguiam perfurar as blindagens totalmente verticais, como esta frontal. Afinal, a torre… Read more »

Gilberto

A propósito, acho um veículo extremamente útil e veículos desta categoria vão frequentar cada vez mais os campos de batalhas nas próximas décadas.

Guilherme Leite

Altura do chão, rodas pequenas, não me parece que consegue transpor obstáculos médios ou até mesmo improvisados em estradas.

Nick

Próximo passo é colocar soldados controlados a distância.
1º modelo já vem sendo testado, o T-100 criado pela empresa Skynet.

Marcelo Soares

T-800 também….

Nick

Quando chegar no T-600 eles se vão se rebelar e é Game Over. 🙁

Zé bombinha

Isso é aquela mesma torre do EITAN?

Agnelo

Procurem:
Ukrainian Su-27 Low Level Airstrikes On Snake Island

Tá difícil a coordenação russa de suas capacidades….
Inimigo “sem Força Aérea” dando prejuízo…

Filipe Silva

Foi abatido…

Guilherme Leite

Tem fonte ?

Vi o vídeo, os caças utilizaram bombas burras, mas se a missão era a ilha, porque não conseguiram retornar ?

Vinicius Momesso

Se não for para retomar a ilha, esse ataque não serve de muita coisa. Será que os Ucranianos não tentaram desembarcar tropas lá? O lógico seria minar as defesas AA primeiro e os depósitos de armamentos e depois entra com desembarque de tropas e retomar a ilha.

Guilherme Leite

A Ucrânia não tem a capacidade de manter essas ilhas durante a guerra pois a Rússia tem força desproporcional no mar, sendo muito mais fácil atacar a ilha do que defende-la. No mais, acredito que o objetivo russo seja manter em sua posse aquela ilha após o termino da guerra, controlando a entrada e saída da última grande cidade costeira ucraniana (Odessa). Para isso eles precisariam de armas antiaéreas de longo, médio e curto alcance, efetivo para opera-las e estrutura para manter esse efetivo lá. Estavam fazendo isso (instalando AA), diante da sensação de incapacidade da marinha ucraniana de se… Read more »

Eduardo Angelo Pasin

Não faz muito sentido tentar retomar algo que provavelmente vc vai peder, é mais simples os ucraniano garantirem que o russos não vão ter vantagem possuindo aquela ilha.

Guilherme Leite

Vozes da sua cabeça meu caro!

Victor Filipe

Segundo os Russos né… e eles não tem provas nenhuma…

Victor Filipe

Link do acontecimento que o Agnelo está se referindo. Os Russos tentaram posicionar sistemas AA na ilha. Uns dias atrás um TB-2 neutralizou um sistema anti-aéreo e hoje os Su-27 foram neutralizar a ilha por completo.
https://twitter.com/UAWeapons/status/1523027490230444035?t=eshyy0cqBbtk-uHeZ7lUyg&s=19

Last edited 1 ano atrás by Victor Filipe
Rogério
Severiano Ostrich

Ocupar essa ilha não faz nenhum sentido. Ocupa-lá para ser alvo de bombardeio? Certo seria negar a sua ocupação.

Renato de Mello Machado

Correto.Quem fala ao contrário disso é só para distorcer os fatos.

Agnelo

Não sei se querem ocupar, mas bombardearam bonito. Sem reação. Grandes explosões secundárias.

Nonato

Algo que ninguém fala.
Como estão os estoques de armas ocidentais e russos?
A produção foi aumentada ou vai aumentar?
Na Líbia, por volta de 2012, os europeus ficaram sem mísseis.
O ocidente teria que aumentar a produção de que?
Mísseis?
Caças?
Tanques?
Obuseiros?

rui mendes

Então os mísseis que depois dessa data foram usados no Afeganistão, Síria, Iraque, Mali e RCA foram fake news e para não falar nos vendidos pela Europa para vários países do mundo, inclusive Brasil, também não existiram, tudo fake.
Para os que tentam sempre, uma coisa, que não me apetece dizer outra vez, digo só isto, os Europeus fabricam mísseis, de todo o tipo e variedade, alcances e tamanhos, todos os ambientes, não têm que se preocupar com isso, toda a tecnologia é própria e sempre a desenvolver novas tecnologias.

Silvano

Não é bem assim. Os mísseis Stinger estão no fim, já foi tudo mandado pra Ucrânia. O governo dos EUA pediu a fabricante Raytheon mais mísseis, recebeu como resposta que no curto prazo isso não seria possível, acabou o estoque dos Stinger e não tem como fornecer nem tão cedo, essa versão que foi para a Ucrânia não se fabrica mais e a nova versão está em fase de projeto ainda, outra coisa é que começa a faltar titânio para os fabricantes de armas dos EUA, na própria Raytheon já falta titânio, esse metal era importado da Rússia. O titânio… Read more »

Victor Filipe

Você tá errado em uma coisa. Existe uma diferença entre acabar de vez os mísseis (que é oque vc tá dando a entender) E acabar o estoque disponível para ser enviado sem ameaçar a capacidade de pronto emprego da tropa. Em todas as matérias que anunciaram isso foi bem claro que as encomendas de Stinger/Javelin diminuíram não porque os estoques acabaram de vez mas sim porque enviar mais poderia diminuir os estoques que seriam de pronto uso das forças armadas que doaram. Ou seja eles querem que mais seja fabricado para que ele possam doar sem que ameace as forças… Read more »

Silvano

Dá no mesmo, ou não? se tem e não podem entregar, não tem como fabricar no curto prazo, a Ucrânia não vai receber. 17.000 mísseis anti carro e 1.600 Stinger. Não devem ter disparado nem 15% disso. Já deve ter centenas desses mísseis rodando pelo mundo, muitos caíram nas mãos dos russos. A Ucrânia é um país altamente corrupto, seu exército também é fragmentado e com pouco controle central, aquele Regimento Azov que usa símbolos nazistas tem vida própria. Grupos terroristas, narco guerrilhas, crime organizado..ainda vai aparecer esse tipo de munição por aí. Aproveitando, já leio aqui e ali na… Read more »

Wellington Jr

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Seu texto se baseia em fontes estrangeiras ( que desconheço pois não existe nenhuma citação de tal informação nem mesmo no Sputnik) que sugerem uma vitória moral e os EUA negociando com os Russos.
Me diga como os EUA abriram o bico se é a guerra que mais movimenta a economia americana? Os Europeus estão agora mudando sua dependência energética.
Jesus amado vocês faltam fala que a Rússia tomou o Alasca de volta na negociação com os EUA em troca da Ucrânia…..

Silvano

Na boa cara, sem querer te ofender, tua igonorância da pena. Estão tão bem que tiveram que se humilhar recentemente diante alguém como Nicolás Maduro.

Tu acha que comprar gás mais caro para a Europa é mais negócio que comprar o gás russo muito mais barato? tu acha isso negócio? me explica.

Maior inflação em mais de 40 anos, desemprego recorde, taxa de desocupação aumentando.

Na boa, muda teus canais de informação, urgente.

Escreve o que eu estou te dizendo, se brincar a Alemanha vai voltar a comprar o gás russo.

Nonato

Para quem fala mal de Toinho ele ou está internado num hospital psiquiátrico após 2 meses de intenso sofrimento ou foi para a frente de batalha lutar pela causa em que tanto acredita.

Nonato

Ou está em algum bar enchendo a cara.

MadMax666

Ja que torrou o saco de todo mundo aqui, pelo menos podia ter chamado pra cerveja. Eu tomaria uma gelada com ele tranquilamente.

Agnelo

Ou está no bar do hospital psiquiátrico….

Donald

Já mudou de Nick denovo. Agora é Thiago…

pangloss

Meu palpite: ele está jogando duro com Putin, querendo renovar seu contrato em bases financeiras mais vantajosas. Nada de rublos, pagamento só em dólar.
Esse negócio de trabalhar por idealismo não estava rendendo os frutos merecidos.

Luis

Dizem que o Putin fez uma contra proposta oferecendo um cargo de General.

Nick

Mas tem que comandar no local de batalha: Ucrania

Nonato

Na verdade deve estar num hospital psiquiátrico e não tem nada a ver com guerra.
Sempre foi doente mesmo.
Um maluco sem causa.
Doido varrido.

Antunes 1980

No atual cenário, infelizmente creio que estes MIG-29 logo serão abatidos pelos SU-35 ou pelos sistemas S-400.
Vamos aguardar o desfecho desta nova fase aérea.

Guilherme Leite

Concordo, eles repuseram o que haviam perdido, para perderem mais, a diferença é que os caças são muito escassos, então eles precisam usar com sabedoria para que consigam atingir o objetivo da Ucrânia: Inflingir o máximo de baixa possíveis para que o inimigo aceite uma negociação.

Inimigo do Estado

Ótimo, o S-400 vai voltar a brilhar de novo, igual aquele Kill de mais de 100 km de distância, que fez Bosco tomar uma caixa de clonazepam.

Marcos10

Todos os países malvados do Mundo contra o país do bem.

Vítor

Narrativa fantasiosa desse texto quando insiste e comentar do fantasma de Kiev…fica a conclusão que o camarada não tem o domínio do assunto.

Inimigo do Estado

“Vem tranquilo, não vem afobado não”

Silvano

“Tá manero aí, F-35?”……Receba… kkkkkkkk

Rodrigo Martins Ferreira

Pega tudo… menos os Stealth Hinds

Madmax

Deixa eu ver se entendi. Com muito esforço, raspando o tacho os Ucraniano botaram 20 migs 29 dos anos 80 no céu?
O resto já virou pó? Se a força aérea dos caras for isso aí… Melhor ir rezar que esperar por apóio aéreo.

Madmax

Se for isso, só Deus mesmo na causa

Guilherme Leite

Longe do fronte eles conseguem utiliza-los em operações estratégicas.

Exemplo: Tentaram instalar defesas AA na ilha das cobras afim de mante-las após a guerra, dominar essa ilha seria o equivalente a controlar o tráfico marítimo e aéreo de Odessa após a guerra.

Resultado: Um Bayraktar destruiu um barco de desembarque de armamentos e dois Su-27 destruíram as intalações de suprimentos, sem russos na ilha !

_RR_

Prezado…

O que é mais importante e interessante nessa história é o fato de ainda haverem aeronaves ucranianas operando e impondo perdas aos russos…

Mesmo que essas ações sejam, em sua imensa maioria, pouco relevantes, o fato é que todas elas terminam se constituindo em imensas injeções de moral para os que lutam, e ainda são fonte de inspiração para outros que querem se juntar ao lado ucraniano. É como dizer: “…ainda estamos aqui e estamos lutando…” Pode não parecer, mas é um baita incentivo para quem quer lutar.

Madmax

Mas é só isso mesmo? (Uma dica, verbo haver, no sentindo de existir, não tem plural).

Last edited 1 ano atrás by Madmax
_RR_

Fora o fator motivacional para os ucranianos… há um fator disruptivo para os russos, pois se passa a impressão para o soldado em campo que não há uma verdadeira superioridade aérea quando se tem de fato… Com relação as aeronaves em si.. Ainda há caças Su-27 e Su-24 operando além de Mig-29… Evidente que há ainda uma certa quantidade de caças, muito embora, a essa altura do campeonato, não possam mais operar como grandes unidades. De toda a sorte… Está claro a essa altura dos acontecimentos, que os ucranianos previam desde o inicio ter de operar nessas condições, longe de… Read more »

Madmax

Obrigado pelas informações e paciência, valeu.

Vinicius Momesso

Para os russos a conquista de território parecer ter o mesmo efeito desse ataques pontuais ucranianos para elevar a moral das tropas. Hoje a cidade de Popasnaya foi para o total controle do LPR.

_RR_

É mais ou menos o que respondi para o Madmax mais acima. Conquista-se o território, mas ao se mantê-lo se tem toda a sorte de dificuldade, com resistência pesada dos ucranianos (nem sempre coordenada, mas ainda assim uma imensa dor de cabeça). É um fator disruptivo muito forte. Mas penso que o efeito disso é limitado, e depende do nível da resistência dos ucranianos…

Inimigo do Estado

Ah tah, igual aquele gol do Brasil no 7×1, pelo menos não foi por zero né?

Agnelo

Sugiro q estude a guerra do Vietnã e do Afeganistão russo.

Madmax

Pessoal tá negativando uma pergunta? Caramba, na minha época perguntar não ofendia, gostaria de ter uma resposta direta, é só isso mesmo?

Last edited 1 ano atrás by Madmax
Nascimento

Imagina quando você souber que na nossa Força Aérae serão 36 Gripens…

Rogerio

40

Pablo Maroka

Pela quantidade de destruição que a Ucrania causou quase sem armamentos, com esse 20 migs vão destruir a força area dos anos 70 da russia

Inimigo do Estado

Por que não destruíram quando tinham mais? Até onde eu sei a Ucrânia perdeu metade de sua força aérea no primeiro dia de combate.

Andre

As putinzetes diziam que tinham destruido toda força aérea ucraniana.

Gerdiel

Eu, Acredito que com a ajuda da Otan, a Ucrânia poderá sim. Vencer essa guerra, torço pela Ucrânia…………..

Agnelo

Prezado
A Ucrânia pode dificultar muito a conquista pelos russos.
Depois, terá de ser na guerra de resistência pura e simples.
Essa guerra aí vai durar….

José de Oliveira motta

A Rússia precisa logo ganhar a guerra porque a Rússia está lutando contra 40 países e um deles é os Estados isso é uma covardia e vergonha pra os Estados Unidos que se diz tão poderoso é muita vergonha.

Agnelo

Prezado
Dentre as estratégias de defesa de uma nação, ha a estratégia da aliança.
Nenhuma nação ganha guerra sozinha. Ainda mais contra uma suposta super potência.

Parabenizo a OTAN, por apoiar uma nação descaradamente invadida.

Pablo Maroka

Perfeito, foi uma agressão gratuita dessa ditadura.

Andre

Vergonha é a Rússia, que se dizia tão poderosa, não conseguir avançar 100km além de suas fronteiras, contra sua antiga colônia.

E triste é ver as putinzetes sendo os únicos aliados russos. Cada vez mais isolados sob a liderança do genial enxadrista Putin.

EduardoSP

Rapaz, você devia se perguntar porque 40 países estão ao lado da Ucrânia e apenas um ao lado da Rússia.
Será que é porque ela é a agressora, invadindo um país para incorporar seu território?

Saldanha da Gama

Bom domingo a todos
Por onde anda o Kings? Estou preocupado e com saudades….Espero sinceramente que não tenha ido para frente de batalha….

GFC_RJ

Desse susto você não morre.

leo silva

Os EUA é um câncer para a humanidade, ao invés de acabar com essa guerra ficam colocando lenha na fogueira, eles estão nem ai para a Ucrânia..🤦🏽‍♂🤦🏽‍♂

Agnelo

Realmente, a culpa é dos EUA….
É igual a história do corno… a culpa nunca é dele….

Luiz

Quem financiou o EuroMaidan??
Quem foi la levar comida para os manifestantes na praça Maidam?
Ela esteve aqui no Brasil dias atrás. Será que a Ucrânia não teve suporte externo pra sair de um governo pro-russo pra um governo pro ocidente? Ah os ucranianos estão lutando com suas armas de origem Sovietica e do próprio país?

Andre

O EuroMaidan é ótimo. Tem aquela música Medo do Escuro que é ótima.

Andre

Pois é, convenceram o Putin a invadir a Ucrânia e agora não conseguem convencer o Putin a sair. Malditos americanos…

Reginaldo

Só a Rússia que não viu ainda que a verdadeira guerra é contra o Estados Unidos, por outro lado o tão “poderoso” Estados Unidos que se julga ser o dono do mundo se acovarda usando a pobre Ucrânia pra faze seu servido surjo, não tem peito pra encara a Rússia ,mais injeta milhões de dólares na guerra com uma “bondade” inesplicavél que ninguém entende, …”a mais tá ajudando a Ucrânia se defende”…essa é uma retórica fajuta usada pelo próprio desde o começo da guerra,a grande verdade é que o Estado Unidos usa a pobre Ucrânia como bode espiatório com promessas… Read more »

Severiano Ostrich

E eu que pensei que quem começou a guerra foi a Rússia. Vejam só, que tolinho sou… foi os Estados Unidos… que barbaridade…

Andre

Esses americanos são realmente muito bons. Convenceram o Putin a invadir a Ucrânia e entregar milhares de veiculos para os pobres agricultores ucranianos e ainda de quebra conseguiram acabar com a aura de força do exército russos.

E os corajosos russos, com sua retórica anti-otan em suas fronteiras não jogam uma bolinha de papel na Letônia e na Lituânia, membros da Otan que fazem fronteira com a Rússia.

EduardoSP

Deve estar cheio de americanos escondidos na Ucrânia, apontando armas para a cabeça dos ucranianos, forçando-os a lutar contra os russos.
Esses americanos são muito maus mesmo.
O pior é que além de obrigarem a Ucrânia a se defender vão quebrar economicamente a Rússia. Com o decisivo apoio da Europa, a economia russa vai para o buraco. Não vai ficar pedra sobre pedra.

Eduardo Tadeu

20 alvos voadores. 🤭

Andre

Isso é verdade. Em todo combate que participou, o mig29 foi muito mal. 20 alvos voadores.

Pablo Maroka

é o destino dessa sucata russa voadora

ROBERVALFERREIRANUNES

Se numa guerra tem 300 avioes de caça em combate voando em defesa aérea defendendo o espaço aéreo, e qual tecnologia os caças possuem contra contra os ataques eles possuem

Segurança de aeronaves de caça, o principal

Renato de Mello Machado

Pelas notícias já devem ter pouco voando desses vinte Mig-29 garibados as pressas para participarem do combate.Ou também pousando em outros países para evitar serem destruídos.

Erick Barros

Agora tem dezoito.
Um foi derrubando em Izyum e outro na Ilha da Cobra, ontem.
Aliás, nesse ataque ucraniano frustrado, dois barcos de assalto foram afundados, um Mi-8 com soldados abatidos e mais um Su-24 foi derrubado.
Desastre total.
Os russos estão anunciando que os aviões remanescentes da Ucrânia estão saindo da Romênia e Bulgária.

Wellington Jr

Os únicos barcos de assalto e helicópteros destruídos com prova de vídeo é Russo. Essa narrativa não faz sentido porque para os Ucranianos é mais fácil negar a ocupação do que manter a ilha, pois a ilha em si é um grande alvo! Necessitaria de navios e defesas AA pesadas para proteger além de mísseis antinavio. Na atual conjuntura a Ucrânia não consegue manter a ilha. Então julgo essa narrativa de que houve uma tentativa de retomada uma propaganda de falsa batalha. Não há sentido, repito, manter a ilha na atual conjuntura da guerra, é mobilizar uma força que vai… Read more »

Erick Barros

Retificando.
Foram dois Su-27 que foram derrubados pelos russos.

Wellington Jr

Fonte vozes da minha cabeça.

Nick

Se os F-35 são “invisíveis”, não custava nada a USAF desdobrar alguns para a Polõnia e neutralizar a FA russa e os SAM’s. Opera a noite, e qualquer coisa fala que foram os MIG-29 ucranianos que fizeram o estrago.

Fabio_bsb

Não se gasta chumbo com caça morta.

Boitatá

Oo problema seria algum cair, por qualquer motivo que seja, em território ucraniano.

Inimigo do Estado

O F-35 vai cair por problemas técnicos antes mesmo de chegar na Ucrânia.

Niemand

 blindados antiaéreos alemães “Cheetah” . Achei que a Alemanha ia mandar Gepards.

Canarinho

Hora de dar um banho de realidade na galera que apoia o eixo atlantista.

Pospana caiu, ou seja, a primeira linha de defesa (e principal) Ucraniana no Donbass colapsou .O que se viu apos isso, nas ultimas 48 horas, foi um efeito em cascata que ja estao colocando as forcas aliadas (RAF+LDPR) as porta de Bahmut. O cerco a Severodonetsk esta quase se fechando. Dizem que há no bolsao uma unidade independente dos Ucranianos (mais de 1000 homens) praticamente encurralada

https://southfront.org/military-situation-in-eastern-ukraine-on-may-8-2022-map-update/

Bardini

Hora de dar um banho de realidade na galera que apoia o eixo atlantista.
.
Os malucos ainda estão falando em “banho de realidade”, depois de 74 dias?

Last edited 1 ano atrás by Bardini
Silvano

Prezado, quem está perdendo território é a Ucrânia, e não a Rússia. Isso é apenas um fato, não é juízo de valor ou opinião. Quem está implorando desesperado por ajuda externa – tornou-se patético, já – é o pianista, e não Putin, isso é apenas um fato também. Até quando vocês vão continuar se auto enganando achando que a Rússia vai sair de onde já está aferrada? esquece isso. Viu lá o cara da Alemanha?? ele disse que a Alemanha vai suspender todas as sanções depois que um acordo de paz for assinado, ou seja, ele não quer saber o… Read more »

Wellington Jr

Mas é a questão mais lógica! Sua afirmação é apenas uma falsa convicção de que a Rússia está vencendo a disputa diplomática e que o Ocidente está saindo perdendo com as Sanções. Para Zelensky perder Donbass é ter estabilidade pós guerra ou acha que o resultado seria o que depois da guerra se manter o Donbass com a Ucrânia seria a paz? A Alemanha suspender as Sanções pós acordo de paz é uma resposta de diplomacia para facilitar a negociação e não um ato de covardia. Para que eu vou assinar um acordo de paz se as Sanções contra mim… Read more »

Silvano

Safo, entenda, a Rússia não vai entregar NADA na Ucrânia, a Rússia vai ficar com o que ela quiser da Ucrânia, o que ela achar que é necessário para sua segurança, provavelmente toda a faixa de fronteira até a Moldávia, esse será o “acordo de paz”… entende??? A Alemanha está desesperada, então no tal “acordo” estará se lixando para o Zelenski e para os ucranianos, a Alemanha busca seu bem estar. Ponto. Sabe quanto custa um refugiado por dia? sabe quantos milhões deles estão agora na Polônia e na Alemanha? seria algo como se do dia para noite, o Brasil… Read more »

EduardoSP

A Rússia pode ocupar todo o território da Ucrânia. Mesmo assim ela já perdeu essa guerra. Território não é tudo. Guerra entre estados se dá em múltiplas dimensões.
Lembre-se que França foi ocupada pelos nazistas em 1940, mas em 1945 estava sentada à mesa dividindo a Alemanha.

Nilton L Junior

Uma relação totalmente descontextualizada, a ocupação Russa do território do Donbas foi a resposta ao imperialismo atlanticista que contrariou os interesses Russos quando da entrada da operação do nord stream 2, o resto é papo furado, e essa história de a Russia estar perdendo é conversa para bot ficar contente.

Wellington Jr

Espera os russos queriam a OTAN longe, longo invadem um país e anexam suas terras para fazer mais fronteira com 3 países da OTAN e ainda de lambuja conseguem que a Finlandia decida entrar na OTAN, me explica essa lógica suas. Afastar a OTAN aumentando a fronteira com ela.
Parece até o discurso de Hitler antes de invadir a Polônia.

Luiz Trindade

O que eu quero entender é o seguinte: Os MIG-29 já estão voando?!? Os que estão voando estão com pilotos realmente treinados e habilitados para dar couro nos aviões e helicópteros russos?!? Ou só é o que eu desconfio que seja… Marketing!!!

Super Tucano

Nessa guerra, a Ucrânia só precisa não perder.

Wilson Ribeiro

A OTAN é uma desgraça, está tentando apagar o incêndio jogando gasolina no 🔥 fogo.

Wellington Jr

É chamado de fogo contra fogo, em incêndios descontrolados se deve queimar a linha a frente do incêndio assim se acaba com o avanço do fogo.

Mgtow

Esse conflito ja era pra ter terminado. O ocidente insiste irresponsavelmente em jogar armas por cima do muro para prolongar o sofrimento ucraniano.
Nada como um dia após outro dia. Quando tudo isso acabar vão pagar um preço altissimo

César

Melhor seria vc dizer:
Esse conflito nem era pra ter começado. A Russia  insiste irresponsavelmente em jogar misseis e bombas para prolongar o sofrimento ucraniano. Nada como um dia após outro dia. Quando tudo isso acabar a Russia vai pagar um preço altíssimo isolada, falida e numa crise econômica monstruosa que não vai compensar nunca essa aventura na Ucrania.

Mgtow

Assistir de bracos cruzados a OTAN emparedar a Rússia e ficar por isso mesmo? Vai sonhando. Ta pensando que a russia é habitada por viralatas igual aqui?

Agnelo

É isso mesmo….. a culpa é de quem apoia quem foi atacado……
Parabéns…..

Wellington Jr

A guerra nunca deveria ter começado, quem começou é o culpado e não a vítima. Os Russos tinham a opção de não entrar em guerra, mas preferiram entrar, logo o Ocidente está ajudando quem está sendo agredido.

francisco

O apoio dos USA não é grátis, eles estão mantendo essa guerra em benefício próprio, pensando somente em quebrar a Rússia, mesmo que para isso seja necessário exterminar os ucranianos.
A Rússia não quebrará e, ao final da guerra, não existirá mais Ucrânia. A Rússia vai ficar com a melhor parte e o restante vai estar escravizados pelos USA e devendo até os cabelos da cabeça.

Angelo

Esses bichos são belos nessa camuflagem…bela foto.

Luiz Trindade