Caças F-39 Gripen da FAB receberão o batismo operacional no Dia da Aviação de Caça

62

A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, nesta sexta-feira (22/04), na Base Aérea de Santa Cruz, Rio de Janeiro, a cerimônia militar alusiva ao Dia da Aviação de Caça.

A solenidade marca a imposição da medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura e a incorporação das aeronaves F-39 Gripen, recém-chegadas ao Brasil, à FAB. Está prevista a participação do Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

Durante a cerimônia, os Gripen FAB 4101 e FAB 4102 receberão o batismo operacional, marcando o início da integração das aeronaves à Aviação de Caça brasileira. Os dois aviões multimissão de produção em série chegaram ao Brasil no dia 1º de abril.

No Centro de Ensaios em Voo, localizado em Gavião Peixoto (SP), pilotos de prova da FAB, da Embraer e da Saab executarão testes até que a aeronave receba o certificado militar, licença de operação inicial do avião no País.

A solenidade na Base Aérea de Santa Cruz ainda contará com voo de formação com as aeronaves F-39 Gripen, F-5 Tiger e A-29 Super Tucano. Também deve ser realizada uma demonstração operacional pelos caças da FAB, além de visitação aos F-39 Gripen.

Serviço:

Cerimônia militar alusiva ao Dia da Aviação de Caça
Data: 22 de abril de 2022
Horário: 09:30 h
Local: Base Aérea de Santa Cruz – R. do Império, s/n – Santa Cruz, Rio de Janeiro – RJ

Credenciamento:

Os jornalistas interessados em realizar a cobertura do evento devem fazer o credenciamento até quinta-feira (21/04) pelo Sistema de Credenciamento de Imprensa da Presidência da República, por meio deste link.

Os profissionais de imprensa serão recebidos na Base Aérea de Santa Cruz entre 7h30 e 8h30. O acesso ocorrerá pelo portão principal, onde haverá orientação sobre o deslocamento para o local da cerimônia.

DIVULGAÇÃO: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RenanZ

Sensacional!

PS: valendo no bolão, quanto tempo levará até o primeiro comentário sobre o IRST?

Saldanha da Gama

32a postagem a partir da mais antiga….

Maurício.

Tinha que ser um bolão para saber se os IRST já estarão instalados, afinal de contas o translado de navio já acabou faz uns dias, já deu tempo para instalar né?

Cristiano GR

Tá aí o primeiro comentário.kkkkkk

Nunão

Ouvi dizer que esse batismo é para instalar os IRST, que receberão como benção um banho de água destilada e de santo óleo singer.

Sérgio Luís

Mas que canseira ein!?!?

Denis

Foi o seu! 😀

Matheus

Por que a FAB tem um KC-390 limitado a 10.000ft? Pra quem tem interesse em ver, é o FAB2853. É interessante os jornalistas perguntarem a FAB o que está acontecendo. Tem um vídeo na Internet que mostra o FAB2853 no pátio de Anápolis com o Radome amassado e um aviso no cockpit. “TACTICAL RADAR INOP”. Link do video: https://youtu.be/d-8AN2IBonA

BK117

Este vídeo já é um pouco antigo. Esta unidade sofreu danos no radome e para-brisa devido a granizo em voo em julho do ano passado e ficou vários meses parado até que foi reparado em meados de outubro. (Fonte: Revista Força Aérea – “Esquadrão Zeus coloca em voo KC-390 parado a quase quatro meses” – 16/10/21)

Se ele está com altitude limitada, chuto que ainda farão mais reparos, devem estar aguardando peças. Nada demais.

Matheus

Isso não é normal. Geralmente quando uma aeronave é reparada já faz tudo o que tem que ser feito.

Rinaldo Nery

Deve ser algo limitado à pressurização.

Welington S.

Excelente!

Foragido da KGB

“Batismo operacional”, sem certificado militar e licença operacional ???!!!
Tá me parecendo só mais um convescote…

Leandro Costa

Vai ver ele receberá o certificado e licensa durante a cerimônia….

BK117

Creio que ainda demora alguns meses pra isso, mas quem sabe, né?
“A surprise, to be sure, but a welcome one!”

Foragido da KGB

Não é isso que o texto diz: “pilotos de prova da FAB, da Embraer e da Saab executarão testes até que a aeronave receba o certificado militar, licença de operação inicial do avião no País.”

Leandro Costa

Também diz que receberão o batismo operacional, e também diz que marcará o início da incorporação dos aviões à FAB. Então a nota é ambígua, e de propósito. Pode ser uma cerimônia para marcar a entrega oficial da aeronave da SAB/Embraer à FAB, e que os testes continuarão até a outorgado certificado militar. E também porque acho que caso essa cerimônia fosse feita mais adiante, talvez o Presidente não pudesse participar por se tratar de ano de eleições. De fato, eu estava contando que os Gripen estivessem em Santa Cruz no dia 22, e parece que vão estar mesmo. Acho… Read more »

Rinaldo Nery

Como você sabe que não há? Trabalha do IFI?

Foragido da KGB

Com o devido respeito Coronel, não trabalho no IFI, apesar de já ter trabalhado junto as 3 forças no Rio de Janeiro prestando serviços por empresas privadas. A informação está no próprio texto da matéria aqui publicada. Ou como disse sabiamente o Leandro Costa pode se tratar de uma nota ambígua. Cordialmente…

Rinaldo Nery

Até amanhã a certificação poderá estar concluída. Acredito que não há muito a fazer, visto que toda a homologação e certificação foi realizada pela SAAB, na Suécia.

Leandro Costa

Torço MUITO por isso, Coronel. Tenho uma dúvida que você pode tirar. Quando a FAB recebe alguma aeronave nova, ela faz testes de aceitação? Basicamente conferir se tudo está OK, ou existe um maior detalhamento caso esse teste seja feito?

Rinaldo Nery

Sim. É o que está sendo realizado na EMBRAER. Como existe um acordo de cooperação entre os órgãos certificadores sueco e brasileiro (assinado no início do projeto), basta a convalidação da certificação sueca.

Leandro Costa

Então acho que deve ser algo rápido mesmo. Obrigado pela info.

Rinaldo Nery

E vão instalar os IRST! hahahahaha

Jadson S. Cabral

coronel, assistindo agora há pouco uma live que o Felipe Salles (não sei se o senhor o conhece) fez há uns dias, ele disse que, embora não faça muito sentido para ele, uma fonte confiável teria dito que a FAB não usaria o IRST em todos os caças, pois trata-se de um sistema muito caro e que só seria usado pontualmente, quando necessário, em algumas missões.
para o senhor, faz sentido essa informação? Não estou perguntando se o senhor sabe se a FAB fará isso, mas sim, se faz sentido. Faria sentido a FAB tomar uma decisão dessas?

Rinaldo Nery

Não faz NENHUM sentido. Nunca ouvi falar desse senhor.

Jadson S. Cabral

Obrigado pelo esclarecimento. É um jornalista/comentarista de forças armadas e assuntos militares. Ele tem um canal pequeno no YouTube chamado Base Militar Base Magazine. É um sujeito sério. A FAB, o EB e a MB já o convidaram para vários eventos e eu acredito que não o fariam se ele não fosse.
Aliás, ele mesmo disse que não via qualquer sentido nisso, mas que, segundo ele, uma fonte havia passado isso.

Wellington Góes

Então está precisando se informar melhor…

Wellington Góes

E ainda não instalaram por que?!

Leandro Costa

Sabia!! Infelizmente não deve ser aberto ao público. Caso contrário eu iria fácil fácil

Zezonho

Já tinha ouvido falar de “batismo de fogo”.

Henrique

Isso é algo que se espera que o gripen BR não veja

Zezonho

Não cabe ao “Gripen BR” decidir. Ele só tem que estar pronto para vencer o combate.

Angelo

Vamos lá, a conta gotas; mas melhor q nada….avanti….

Rinaldo Nery

Chegada das UAE em SBSC.

Ivan herrera

Bela imagem devem ter pelo menos uns 50 aviões aí dentre A29 e F5m e A1 ✌️

Jefferson Henrique

Na imagem:
18 – F-5E/FM
04 – A-1M
30 – A-29 Super Tucano
01 – KC-390
= 53 aeronaves nesta imagem.

Mais chegarão Sr. Nery?

Agora entendi, segunda-feira dia 18/04 estava me deslocando pela manhã de Canoas para Cachoeirinha (RS) para ir ao dentista e presenciei a decolagem de (pelas minhas contas) 10 F-5. Imaginei qual missão de treinamento poderia ser essa, mas agora está claro que é possível que estavam iniciando deslocamento para Santa Cruz.

Aproveitando só para descontrair, com a frota dessa imagem aí + os E/R-99 dá pra repelir um ataque Russo, não? rsrs

Rinaldo Nery

Acho que serão só esses aí. Era a decolagem pro deslocamento. Recebi um vídeo, pelo Whats, deles na ala do C-130.

Jefferson Henrique

Bacana. Uma pena esses vídeos não “vazarem” para nós reles mortais rsrs Sr. Nery, na Revista Força Aérea n° 45, na página 36, há um relato datado do ano de 2006 na CRUZEX, onde a combinação dos R-99A (na época) + F-5EM modernizado obtiveram vitórias e vantagens táticas no TO sobre o E-3F e Mirage Franceses, depois de alguns anos de supremacia deste país em CRUZEX anteriores. Essa história procede, o senhor estava lá? Tem algumas outras informações que gostaria de compartilhar conosco? Este artigo fala um pouco sobre o BVR na FAB e também sobre essa passagem que citei:… Read more »

Rinaldo Nery

Eu era o A-2 Deputy da Força Aérea Componente. Foi o início da implantação da doutrina BVR na FAB, que foi concluída em 2008. Houve sim, alguns resultados vantajosos, porque o Derby é “fire and forget”, enquanto que o Matra necessita da iluminação do radar do Mirage 2000.

Leandro Costa

É incrível. Estive lá em 2003 e os Xavantes ainda estavam em operação. Foi absolutamente fantástico.

Rinaldo Nery

Chegada das UAE em SBSC.

Rinaldo Nery

Chegada das UAE em SBSC.

Cristiano GR

Muito boas as fotos coronel!
Obrigado por compartilhar!

Jadson S. Cabral

Estranho esse “batismo operacional” sem que a aeronave esteja completa e tenha recebido o certificado militar, não? Afinal, vai estar operacional como? E se não vai estar operacional ainda, por que batizar antes disso? Só para aproveitar a data?

Rinaldo Nery

Expliquei acima.

Matheus

Targo HMD?

dretor

nao vou perder essas….. serio que vão batizar algo incompleto ? e o IRIST?

Jaja vão ta emplacando e cobrando imposto de carro ainda na fabrica

Sergio Cintra

Os da A-4 da Marinha deveriam estar no evento, afinal são caças também e se a data comemorativa é o “Dia da Aviação de Caça”, uma justa homenagem aos também filhotes de Moura. Mantém um cordão umbilical!

Rinaldo Nery

Já participaram. Talvez não possam neste ano.

Gustavo

Será aberto de fato ao publico em geral ??

Guizmo

A FAB tem canal no YT? Podiam transmitir ao vivo

Rinaldo Nery

Será transmitido.

Nunes-Neto

One question, já temos os capacetes HMS/HMD para uso nos gripens ou precisam ser comprados?

Reginaldo Galdino Da Silva

Ola .. bom dia a todos… será vai ser aberto ao público !?
Seria um prazer poder acompanhar !

Wellington Góes

Batismo operacional é?! Putz… 🤦‍♂️
O pessoal do oba-oba ufanista adora isso… Falta senso crítico independente e imparcial.

Jadson S. Cabral

Nós somos brasileiros. Há pouco aqui para se orgulhar, há pouco motivo para ser feliz. Logo, deixe-nos aproveitar os pequenos momentos, pois eles são raros e duram pouco.

Rinaldo Nery

Wellington não passou na prova da EPCAR, ou da AFA. Deixa ele…

Wellington Góes

Xi… Furou o disco foi?! Melhore o argumento, fica a dica. 😉

Wellington Góes

Te entendo perfeitamente, mas lamento, não se pode tapar o sol com peneira.

Jonathan

Vão estar librado para o público ?

Fernando "Nunão" De Martini

A FAB só deu informações para presença da imprensa.

Confirmou apenas transmissão do evento no YouTube da TV Brasil.

https://m.facebook.com/photo.php?fbid=362571639241832&id=100064669960324&set=a.351523357013327&source=48