Acionamento de caças do Japão em 2021 alcança o 2º lugar mais alto em meio à atividade de inteligência da China

22

F-15J da JASDF

TÓQUIO (Kyodo) — O Japão enviou caças contra aeronaves que se aproximavam de seu espaço aéreo 1.004 vezes no ano fiscal de 2021, ante 725 no ano anterior e atingindo o segundo nível mais alto já registrado, em meio ao aumento das atividades de inteligência chinesas, disse o Ministério da Defesa na sexta-feira (15/4).

O número de acionamentos de jatos da Força Aérea de Autodefesa (JASDF) no ano até março seguiu o de 1.168 no ano fiscal de 2016, o recorde desde que o Japão começou a divulgar dados comparáveis ​​no ano fiscal de 1958.

Houve 722 acionamentos em resposta a aeronaves chinesas, contra 458 no ano anterior e também o segundo maior número.

O ministro da Defesa, Nobuo Kishi, citou as “atividades intensificadas de Pequim consideradas como coleta de inteligência” como um fator, acrescentando que esses voos se tornaram “diversificados e sofisticados”.

“Na China, foram vistos movimentos para desenvolver rapidamente aeronaves não tripuladas”, disse Kishi em entrevista coletiva.

Por área, a Força de Defesa Aérea do Sudoeste esteve envolvida em 652 casos, o maior entre as quatro divisões da ASDF. A força está sediada na província de Okinawa, no sul da ilha, e supervisiona áreas como as Ilhas Senkaku, controladas por Tóquio e reivindicadas por Pequim, no Mar da China Oriental.

Navios da Guarda Costeira da China invadiram repetidamente as águas territoriais japonesas ao redor do desabitado Senkakus, que Pequim chama de Diaoyu.

O número de encontros com aviões russos ficou em segundo lugar depois da China, com 266, acima dos 258 no ano fiscal de 2020.

Kishi disse que Moscou manteve atividades intensas “mesmo em um momento em que a comunidade internacional está lidando com a agressão da Rússia na Ucrânia”, que começou no final de fevereiro.

Aviões russos violaram o espaço aéreo japonês em setembro e março, ambas as vezes na principal ilha de Hokkaido, no extremo norte do Japão, de acordo com o ministério.

O ministério disse que também confirmou um voo conjunto de bombardeiros chineses e russos sobre o Mar do Japão, o Mar da China Oriental e o Pacífico em novembro.

Os acionamentos de caças são conduzidos para impedir que aeronaves estrangeiras entrem no espaço aéreo de uma nação.

FONTE: The Mainichi

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilton L Junior

Bem 2022 a Rússia também vai contar no relatório a partir da ADIZ ao norte.

Leandro Costa

E falando em Japão…

**** OFF TOPIC ****

Mas nem tanto…

Hoje fazem 80 anos do ataque de Dootlittle à Tóquio.

LucianoSR71

Bem lembrado, meu amigo.

sub urbano

Historicamente quem levou alguma coisa de civilização para o japão foi a China. Viviam como animais antes de alguns monges budistas os ensinarem a cozinhar a propria comida e vestir roupas. De certa forma o japão faz parte da China tbm.

Wellington Jr

Aiai, a China era desabitada até os nomades vindos da África habitarem lá, de certa forma a China faz parte da África.

Rogerio

Tru cérebro vieram no júpiter

Mensageiro

A loucura do rapaz por sua ideologia o faz dizer que o Japão é da China e a Ucrânia da Rússia.
Ainda bem que não é contagioso

Rogerio

Vc não estudou história da China, ante da construção da muralha o Japão não existia, foram o rei enviam 300 soldados e 300 mulheres para ir buscar remédio imortal, eles nunca voltaram, fundou novas terras se chama o Japão

Donald

Na minha opinião creio que tanto as koreia e o Japão são uma cópia da China. Creio que todos se desenvolveram através da mesma civilização. Até o idioma é parecido. Creio que o isolamento do Japão mudou um pouco os costumes em relação aos outros…

Heinz Guderian

Apaga que dá tempo!

Segio

F-15

Segio
Segio

F-2.

Segio

F-2..

Segio
Segio

F-35

Segio
LucianoSR71

ATENÇÃO: assinado contrato p/ a compra dos 2 A330 e desfeito o mistério de quais seriam as aeronaves fornecidas p/ atender todas as exigências da FAB:
– Número de série MSN 1492 que tinha a matrícula PR-AIS da Azul.
– Número de série MSN 1508 que já voou pela Avianca Brasil e estava estocada.
Ambas foram inicialmente encomendadas pela Avianca Colômbia.
Informações dos sites AERO Magazine e Aeroin.

max

A Zona de Identificação de Defesa Aérea (ADIZ) não é um espaço aéreo territorial. Lembro-me que em 2014 ou 2016, o Japão disse que usaria quatro caças para atingir um caça chinês na sobreposição da Zona de Identificação da Defesa Aérea. Os aviões de combate do Japão estão esgotando rapidamente sua vida útil e é impossível ter quatro caças contra um, mas no máximo dois contra dois. Na melhor das hipóteses, são dois contra dois. Hoje em dia, eles não falam palavras tão grandes. A China, por outro lado, não diz nada, mas simplesmente ensina uma lição durante um longo… Read more »

Last edited 2 anos atrás by max
max

No passado, os porta-vozes do Ministério das Relações Exteriores chinês e do Ministério da Defesa costumavam dizer ao Japão e a seus mestres no Ocidente: “Tudo está em conformidade com o direito internacional e não há violação, mas por que você está fazendo tanto alarido? No passado, a China era fraca, portanto não podia se dar ao luxo de deixar passar navios e aviões de guerra. Agora que a China está mais forte, ela começou a fazer isso. Você se sentirá muito desconfortável, mas depois de muito tempo, você se acostumará”.  Bem, agora parece que os chineses estavam certos. https://www.forbes.com/sites/davidaxe/2021/04/02/japan-is-about-to-waste-its-f-35s-shadowing-chinese-planes/?sh=481aaa1f178e… Read more »

Segio

Japan’s First Female Fighter pilot

https://www.youtube.com/watch?v=ne2rNzcjUtE

Angelo

Nunca subestimem os japoneses…são duros na queda…a China q não se engane..tamanho territorial não é documento…