TU-22M3

TU-22M3

A Rússia empregou bombardeiros de longo alcance Tupolev Tu-22M3 na Ucrânia.

Eles podem transportar uma carga útil de 24.000 kg, incluindo mísseis com capacidade nuclear.

Um representante oficial do Ministério da Defesa ucraniano disse que a Rússia usou bombardeiros de longo alcance Tu-22M3 pela primeira vez desde o início da operação.

A Rússia divulgou um vídeo de um ataque por bombardeiros Tu-22M3 de longo alcance das Forças Aeroespaciais Russas nas posições fortificadas de nacionalistas ucranianos na fábrica Azovstal em Mariupol.

O Tupolev Tu-22M (designação na OTAN: Backfire) é um bombardeiro supersônico, de asa de geometria variável, estratégico e de ataque marítimo de longo alcance desenvolvido pelo Tupolev Design Bureau na década de 1960.

Durante a Guerra Fria, o Tu-22M foi operado pelas Forças Aéreas Soviéticas (VVS) em um papel de bombardeio estratégico lança-mísseis, e pela Aviação Naval Soviética (Aviatsiya Voyenno-Morskogo Flota, AVMF) para ataque marítimo de longo alcance.

Números significativos permanecem em serviço com a Força Aérea Russa e, em 2014, mais de 100 Tu-22Ms estavam em uso.

Subscribe
Notify of
guest

122 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vinicius Momesso

Está aí algo que deveria ter sido feito desde de o primeiro dia da invasão.

PSTx27

Poxa! Por que não falou com Putin e seus generais?

Allan Lemos

Seria temerário fazer isso no primeiro dia sem que antes uma operação de SEAD/DEAD tivesse sido concluída com sucesso, a menos que usassem esses aviões para disparar mísseis de longo alcance de dentro de seu território. Semelhante ao que os EUA fizeram durante a Guerra do Golfo com os B-52. De todo modo, eles preferiram usar os Tu-95 para disparar os mísseis de cruzeiro no começo da campanha.

carcara_br

Perfeito, na campanha da georgia perderam um avião destes.

Renato B.

Verdade, como disse o Allan, até então estavam usando os bombardeios para disparar mísseis de uma distância segura. O que me preocupa é se o Putin resolver “dar uma de Nixon” e autorizar algo como a uma operação Linebacker II, com bombardeios massivos para obrigar os Ucranianos a negociar. Tudo bem que os americanos tinham bala na agulha para bancar isso, me pergunto se os russos também tem.

Agressor's

É que agora a brincadeira acabou pelo visto, e vão começar a passar o rodo geral como fizeram lá na Síria sem dó e misericórdia nenhuma, bem típico deles. Agora sim eles vão começar a massacrar e exterminar de verdade! rs

Heinz Guderian

Escorreu a baba pelo canto da boca falando isso né?
Mds…. e tem gente torcendo para um massacre, cabe salientar que tem civis nesse meio.

Jose Raimundo s Santana

Civis ou militares ,são todos humanos e acredito que essa guerra é por ego dos russos pois sabem que lutam com uma força militar com capacidade belicas inferiores e eles os russos alcançariam seus itentos no campo diplomático ou com sanções económicas.Guerra ao meu ver completamente desnecessária,apenas demonstrações de forças ao ocidente .

Nilton de Oliveira Cartaxo

Meu Deus, como pode esse sujeito falar uma coisa dessa, babando no canto da boca de alegria, tal qual o seu ídolo psicopata, putin, mas não se preocupe, já já a Ucrânia, derruba uns dois destes, para mais vergonha e desepero dos russos, que acham que a força bruta de um golias, podem derrotar a inteligência de um Davi.

Tadeu Mendes

Eu vou têr que notificar a Embaixada da Ucrânia no Brasil. A Trilogia está permitindo que postem comentários exaltando o genocídio e a limpêza étnica na Ucrânia.

Acabou a minha paciência com os tupiniquins soviéticos.

Gurka1975

Cada vez há mais espaço neste site para pensamentos e comentários de culto ao que de bárbaro os russos estão a fazer aos Ucranianos…Que nunca chegue a acontecer no Brasil..porque parece que há imensa gente (por aqui) que apoiaria uma invasão desumana e bárbara da própria pátria..incrivel..é triste mesmo..todos estes Putinetes com passe livre para valorizarem este genocidio…isto não é Liberdade de Expressão..n pode ser isto a Liberdade de Expressão não pode ser isto que os nossos Pais e Avós nos deixaram de legado pelo esforço feito….e muito menos é isto que honra a Ordem e Progresso da Bandeira da… Read more »

rafael

eu odeio os esquerdistas mas essa guerra não tem lado certo e nem santo, civis sempre foram e serao usados como escudo humano, deve existir muita coisa errada encoberta pela ucrania e otan

Gerson

Como diria o poeta, é devagar, é devagar, é devagarzinho…. Por ultimo vem os TU 160 com as nucleares e pronto. Depois a gente começa tudo de novo co pau e pedra, como já disse o cara…

Rogerio Loureiro Dhierio

Praticamente Tudo o que é Russo sobrevoando a Ucrania esta caindo.

Ja ja um destes entra para a lista.

Marcos10

Ao que parece não estão entrando em espaço aéreo da Ucrânia, por motivos óbvios. Só utilizando mísseis de longo alcance.
Se o Ocidente começará fornecer sistemas de defesa aérea mais avançados, se bobear derrubam em espaço aéreo russos.

Sensato

Espero sinceramente que não, pelo bem de todos nós.

Luiz

Porquê o poderoso Israel ataca a Síria pelo Líbano?

Plinio Jr

Israel faz o que quer tanto em espaço aéreo Libanês quanto Sírio entre outros… A farra lá já dura mais de 50 anos…

Erick Barros

O piloto do F-16 derrubado discordaria, se estivesse vivo.
O último ataque, foi através do Líbano com dois mísseis.
Um foi derrubado.

Tadeu Mendes

Porquê a distância entre a base aérea e os alvos é mais curta em muitos casos. Mas também entram na Síria direto, voando na rota em cima do Golan.

Last edited 2 anos atrás by Tadeu Mendes
Jefferson Ferreira

Estão utilizando bombas burras como o vídeo mostra… logo tem que estar no espaço aéreo inimigo…

Nilton L Junior

Não precisa, segundo a midía a Ucrânia esta vencendo o conflito.

Manuel Vieira

Propaganda americana e do comediante Zelensky eu sou português e europeu a Rússia já domina território superior há superfície da Inglaterra ou seja a Ucrânia tem 600 mil km cuadrados.a Inglaterra 220 Km cuadrados agora vê quem está a perder

Nilton L Junior

A propaganda da NATO cabe certinho pra turma do chapéu de alumínio que acredita que é um conflito dos bandidos do bem contra o bandido do mal, a hipocrisia faz o resto.

Tadeu Mendes

Domina? Ou você não entende pôrra nenhuma, ou você vêio aqui só para enchêr o saco.

Nilton L Junior

kkkkk menos batista menos, a previsão é que a ocupação vai acabar em maio, até lá voces podem continuar acreditando que a Ucrânia esta impedindo os Russos de dar aos separatista do Leste uma boa área para criar a Novarussia, depois o choro é livre.

tsung

nem europeu tu é , vai pra pro canto vai

Marcelo M

Um patrício jamais escreveria “há” superfície… Totalmente inverossímil.

Nilton L Junior

Detalha ai qual sistema de defesa que o ocidente deve fornecer e como fariam para derrubar os Tu-23 no espaço aéreo da Russia, estou curioso para saber.

Erick Barros

O último ‘sistema aéreo’ fornecido pelo Ocidente não durou dois dias.
Tudo que chega lá é imediatamente destruído.

Camargoer.

Caro Rogerio. Tudo que é sólido se desmana no ar.

Manuel Vieira

Deves estar mal informado talvez só vês a imprensa pró americana

Varg

Eu li em outro site brasileiro dedicado à aviação, ainda antes do início do conflito, que os Tu22 não fazem uso de mísseis de cruzeiro como o Kh-101 e que ainda planejava-se integrar o Kinzhal ao mesmo. Se isso for verdade, os Backfire estão usando bombas “burras” nas incursões em solo ucraniano.

Pablo Maroka

Na espera do primeiro a ser abatido.

Camargoer.

Caro Pablo. Todo avião militar em operação real corre o risco de ser abatido ou sofrer uma queda por problemas de operação da própria aeronave. O único modo de um avião ter risco zero é ficar no aeroporto, ainda assim há o risco de um ataque inimigo sobre o hangar. Quando mais horas de voo em missão, maior o risco de ser abatido ou sofrer uma queda. Estatística simples. Uma coisa importante é que o fato do avião não ter sido abatido em uma missão concluída com sucesso não eleva o risco dele ser abatido na próxima missão. Seria como… Read more »

Luiz

Perfeito!! Essa torcida ocidental as vezes passa uma vergonha. Quem tá no fogo é pra se queimar. Já li outra versão que o Moskva teve um problema no momento do lançamento do míssil vindo a explodir causando explosão e incêndio. Logo mais saberemos mais uma mentira ucraniana.

André Macedo

Sim, como se o Ocidente tivesse um histórico total de sucesso em conflitos irregulares.

Renato de Mello Machado

Eu ri muito dos Talibã com uniformes e armas dos EUA.Trocaram as sandálias,turbantes por coletes,botas e visores de visão noturna.Governo fraco do velho Bidê.

andremacd98@gmail.com

Também, mas era uma pedra cantada há 20 anos, fora que Trump legitimou os Talibã ao sentar pra fazer acordo com eles, inclusive libertando cerca de 5000 prisioneiros, depois falou um monte (como sempre) mas a retirada total americana foi adiada até agosto pelo Biden, se fosse o Trump isso tudo aconteceria já em maio. O fato é que o poder americano está declinando como um todo, principalmente pela ascensão da China.

Lúcio Sátiro

Todo esquerdista é assim, com o Bidê não é diferente.

Sensato

Eu não ri não. Sabe porquê? Por ter pena do sofrimento do povo afegão, que é quem paga essa conta com sangue e lágrimas.

Silvano

Twitter e YT estão desmonetizando, bloqueando e banindo quem comenta sobre essa guerra, e insiste em contar outra versão que não seja a mesma alinhada com o establishment midiático globalista ocidental. A tal da prova que a Ucrânia forneceu ao mundo que os russos estavam incinerando os corpos de seus soldados mortos em fornos crematórios, era na verdade de um forno hospitalar, foto de Google, já antiga. Publicado nos jornais do mundo todo, depois que foi descoberto, alguns simplesmente apagaram suas matérias sem esclarecimento algum, outros nem isso. Bomba termobárica era de uma explosão de uma fábrica na China, bombas… Read more »

Nei

Sim. Eu vou acreditar em você mesmo, o especialista.

Lúcio Sátiro

Se foi uma explosão dos mísseis ou outras munições do próprio navio isso prova a incompetência russa na adequada manutenção do navio. Se foi um míssil ucraniano, isso prova a incompetência russa em usar seus canhões para abater o míssil.

Erick Barros

Se vc visse o local que foi atingido por esses aviões, veria o número ucranianos abatidos.
Parecia uma plantação deles.

Alejandro Pérez

Genial…usando bombas de queda livre. Cada dia pior. Dentro de pouco vemos Mig 19…SU Flagon…

Renato de Mello Machado

Parece que alguém vai dar baixa aí em uns Mig 21.Já sei até para onde vai

Nilton L Junior

Na próxima vez vai de ser balão, vai fazer KABUM e pronto.

Nei

Nilton, você parece ser um apoiador do genocídio (parece), mas tomara que não, pois tenho pena dessas opiniões ditatoriais suas.

Renato de Mello Machado

Cuidado com esses aí.Pelo amor de deus.A Rússia tem umas armas muito legais mas na hora de usar é tão sutil como um elefante numa loja de cristais.Já não basta o finado “Moskva” e seu design magnífico.

Lewandowski

A imagem dos Tu-22 lançando bombas burras – apesar de que pode ser apenas uma ilustração, o que acredito não ser, tento em vista que os Su-34 tbm operam assim na Ucrânia – sintetiza o gigante com pés de barro que são as forças armadas russas. Péssimo pra eles, pois antes da guerra, a propaganda da super potência convencional convencia e impunha medo; no entanto, a realidade, sempre ela, mostrou as reais condições técnicas e tecnológicas russas: uma piada.

Léo Neves

Está guerra não mostrou nenhuma falha grave de sistemas russos aliás a maioria funciona muito bem. De aviões helicópteros mísseis Cruise etc. O problema foi as táticas e o emprego desses meios . Os comandantes e generais russos foram o erro, os equipamentos estão funcionando melhor que a encomenda. Talvez os misses anti radiação e os sistemas de guerra eletrônica não funcionaram muito bem mas de resto tá melhor que eu imaginava.

Inimigo do Estado

A Ucrânia já não oferece mais resistência contra ameaças aéreas, por que gastar com armas mais modernas? Deixa elas para a OTAN.

Nilton L Junior

A Ucrânia esta jogando bomba inteligente aonde??

Arthur

Mas a Ucrânia nunca se pagou de superpotência mundial! A Rússia sim! Essa é a “pequena” diferença.

Nilton L Junior

Ah ta então a Russia se paga de superpotência e por isso tem no seu só bomba burra né, cada vez melhor os argumentos.

Nei

O que mais tem é bombas burras, pois as guiadas precisam guardar, caso alguém invada seu território.

Antonio Palhares

A Russia está atacando azovstal com bombas termobaricas FAB 3000.
Vai aplainar toda região. E tudo que é orgânico vai virar adubo para as plantas crescerem.

Luiz Trindade

Eu vejo com preocupação o emprego destas aeronaves uma vez que os Ucranianos conseguiram afunda um navio importante da Marinha Russa e CIA já esta alertando que há intenção da Rússia em usar armas nucleares táticas na Ucrânia. Espero que não!

Renato B.

Até então os bombardeios estavam sendo usados apenas para disparar mísseis da segurança do território russo. O jornalista David Axe comentou sobre essa mudança de perfil dos ataques e supôs que isso pode ser reflexo da baixa nos estoques de mísseis a ponto de arriscarem os bombardeios. Outra possibilidade é que estejam muito confiantes da baixa disponibilidade da defesa aérea ucraniana.

MIGUEL

A Rússia ficou parada no tempo, agora estamos na era dos Drones, na era da Inteligência Artificial, armas dos anos 80 e 70 em plena Guerra do Seculo 21, parece que essa Guerra será mesmo muito custosa para os Russos, até chegarem no desvaneio de usarem bombas nucleares, acho melhor pararem com essa Guerra, negociarem uma saída menos vergonhosa e devolver a terra aos Ucranianos… A China já sabe como se preparar para atacar Taiwan, não será com impressionantes desfiles militares, paradas de 09 de Maio, na Guerra conta muita coisa, desde a moral da tropa, a logística, a guerra… Read more »

Nilton L Junior

É verdade ficou parada no tempo sua arma mais moderna é o bacamarte e eles vão para estação espacial em balão.

Fabrício Lustosa

Os russos estão utilizando mais drones que os ucranianos, houve até uma notícia esses dias que os ucranianos conseguiram derrubar um drone russo que é o último modelo russo desenvolvido. E a guerra eletrônica está presente amplamente dos dois lados. “Devolver as terras aos ucranianos” é de uma ingenuidade bizonha.

Nei

Claro, a Rússia é potência e Ukrania, meros mortais em relação a Rússia, é óbvio que a Rússia tem mais drones, mas nada se compara, com outros países que tem os drones há muito tempo.

Felipe

Poxa, a Rússia tá empregando centenas de drones, até para designar alvos para os ataques de mísseis. Faltou pesquisar aí hein esse vídeo do bombardeio do TU-22 veio de um drone inclusive.

sub urbano

Não é nada absurdo. Os americanos usaram os B-52 com bombas burras contra o exercito iraquiano na guerra do Golfo. os B-52 focavam na guarda republicana que era justamente a reserva iraquiana, as melhores tropas. Dizem que nos mapas americanos as unidades iraquianas tinham 3 cores verde (totalmente operacional) amarelo (50%) e vermelho (baixo ou inoperante). As tropas americanas em terra deveriam atacar as vermelhas e engajar as amarelas caso fossem atacados e evitar as verdes. O poderia aereo russo é inferior ao dos americanos, a forma de lutar também é diferente e a russia quer anexar esse pedaço da… Read more »

Nilton L Junior

Fez um baita estrago.

Leandro Costa

Alguém sabe quantos Tu-22M3, modernizados estão em operação?

Nilton L Junior
Bruno

Baita fonte de informações! Sputniknews….

Last edited 2 anos atrás by Bruno
Nilton L Junior

Eu presumo que você tenha contatos na NATO então posta ai alguma informação que contra ponha a matéria da Sputnick

Felipe

Pois é, a Sputnikinews foi uma das primeiras a noticiar que o Moskva afundou, então deve ser fake. Bom é o NYT e seus satélites tirando fotos de Bucha

Nilton L Junior

Ah mas ai tudo que é pro NATO ai não fake é fato porem fabricado.

Nei

Melhor que as mentiras RUSSAS, não iremos atacar, atacou, não iremos usar armas termo-báricas, usou aos montes. É uma desinformação total de ambos os lados, mas ser mentiroso, é o pior de todos.

Leandro Costa

De qualquer maneira não responde a pergunta.

Nilton L Junior

A matéria diz que seria realizado até 2018 então se essa dada prevista for confirmadas todos foram atualizados.

Leandro Costa

O problema é justamente confirmar isso. Não tem como confirmar, e eu chuto que poucos foram modernizados e provavelmente são esses que estão em operação sobre a Ucrânia.

Nilton L Junior

Sou da mesma opinião, até porque essa informações não é de fácil acesso.

Nei

kkkkk. Agora vi seu nível de inteligência sobre informações kkkkkkkkkkkkkkkkk

Segio

Tupolev Tu-22M3

Carvalho

Só falta a medalhinha de São Cristóvão no retrovisor

Tadeu Mendes

Kkkkkkkk..

Nilton L Junior

As medalhinhas eram pra que bombas e mísseis com fitas Z acertassem o alvo, e olha tem dado certo.

Nei

Isso é a atualização? Tem que ter 10 no cokpit para operar esse jagunço.

Tadeu Mendes

Cockpit totalmente analogico. Bela aeronave, mas muito analogico.

Last edited 2 anos atrás by Tadeu Mendes
Nilton L Junior

Um analógico que mata.

Camargoer.

Caro Tadeu. Um revólver calibre 38 também é um equipamento analógio. A pólvora tem mais de 1000 anos desde sua invenção na China. A questão nem é a tecnologia nem a idade, as o contexto estratégico ou tático no qual determinada arma é empregada.

Bosco

Não acho que é uma boa ideia.

Plinio Jr

Cidades com muitas construções, que iria gerar muitos escombros e facilitar o trabalho de quem está na defensiva , tirando a vantagem de quem está atacando e com vantagem tecnologica …

Antunes 1980

Devido a incompetência da Rússia, ela vai sendo puxada para uma guerra de maiores proporções. E isso não é nada bom.
A cada navio afundado, avião derrubado e operação fracassada, Putin fica mais furioso.

Creio que se até o dia 9 de maio (dia da vitória soviética contra os nazistas na segunda guerra mundial), a vitória na região de Donbass, Lugansk e Mariupol não ocorrer, o apoio interno a Putin começará a diminuir significativamente. Podendo até ter um golpe de estado por parte da turma do Medvedev.

Last edited 2 anos atrás by Antunes 1980
Nilton L Junior

Pela sua lógica a competência seria que?? devastar a Ucrânia sem ter tido perda?
A Russia teve perdas, sem dúvida porém a Ucrânia teve e ainda esta tendo muito mais, quanto ao fracasso depende de quem quer ver o conflito, do ponto de vista dos Russos os objetivos foram alcançado do ponto de vista de Ucrânia, não perderam nada.

Antunes 1980

Seria atacar apenas a região separatista e não outros 3 fronts simultaneamente. Utilizar mais drones e munições guiadas. Dominar o espaço aéreo etc.

Destróier afundado, mais de 70 aeronaves e 290 MBT destruídos e quase 15.000 baixas na região de Kiev.

A desorganização e estratégia equivocada, baseada na soberba russa contra os “inferiores” ucranianos deixaram o fracasso russo evidente para o mundo todo.

Inúmeros militares de alta patentes mortos além de vários generais presos em território russo por atitudes de sabotagem.

Gigante dos pés de barro.

Last edited 2 anos atrás by Antunes 1980
Nei

Agora ele não responde, sem argumento para jumentismo. Nilton é daqueles que não respeitam a opinião dos outros, até o Kings as vezes, explicava sua posição, mas esse aqui não tem jeito, se afoga se Putin entrar na água. Seja imparcial cidadão.

Marcelo Danton

Russo não é burro! Como eu disse 15 dias antes de começar a guerra…errei a data por 5 dias…a OTAN estava ansiosa, mas NÃO esperançosa, em ver e auferir as doutrinas/equipamentos e táticas RUSSAS. Esse conflito é diferente, MUITO diferente em guerras travadas com beduínos do deserto. Diferente também da Servia/Hezergovina. Mas como disse RUSSO não é BOCO! Mas como estão tendo dificuldades…VÃO TER DE MOSTRAR MAIS DO QUE ISSO …agora sim vão vir “coisas” mais elaboradas tecnologicamente e doutrinas “especiais”. AGUARDEM! e se isso não der certo….. aguardem também a explosão de artefato nuclear TÁTICO. e junto com ele…uma… Read more »

Pablo Maroka

Calma Putin!

Luis

.

Neto

Esse texto possui esta mesma energia:

Nei

Prefiro olhar para meus filhos e também dar o direito da Ucrânia fazer o que quiser, pois é um país SOBERANO, como o nosso. Trata-se de uma Guerra travada por poder, ego e maldade de certos líderes que se dizem santos.

Denis

Esse é um dos mais lindos aviões militares da história. Ver esse bicho dá uma mistura de encantamento e medo.

Augusto

Também acho essa aeronave muito bonita. Pra falar verdade esses bombardeios de geometria variável são muito elegantes tais como o B-1 e TU-160.

Rodrigo Martins Ferreira

Quando derrubarem um, vocês vão falar tb que um tripulante estava fumando no lugar errado ?

Nilton L Junior

É possível se for o cigarro que alguns aqui do site fuma.

Nei

Agora você está acusando pessoas sem provas, isso trata-se de crime. Que os ADMINISTRADORES, façam algo.

O Chato

Honestamente, por se tratarem de aeronaves relativamente antigas, acho plenamente possível ocorrerem acidentes por falhas mecânicas, se os russos começarem a utilizar unidades não atualizadas. Considerando as deficiências evidenciadas na manutenção dos veículos das forças terrestres, não estranharia se algo semelhante também ocorresse na força aeroespacial russa. Ainda mais por se tratarem de equipamentos de uso limitado, provavelmente com muito menos horas de voo por ano que caças e aeronaves de transporte.

Last edited 2 anos atrás by O Chato
Matheus

Este avião é muito lindo, que velocidade ele pode atingir?

Felipe

Mach 2

Adriano Madureira

E qual seria o diferencial caso os russos implementassem o Backfire na Ucrânia?

Rocha

As Putinetes estão alvoroçadas! Só torcida de teclado, colocar na reta pra ajudar a madrasta Rússia nem pensar!

Nilton L Junior

E as natozetes estão excitadas reproduzindo a retórica do bem contra mal, depois 9K720 nos fuços vazaram para Polônia e nem se despediram.

Nei

Olha seus deslikes e fecha a matraca.

Marcelo Danton

ORAS!!! MAS ELE (putin) AVISOU NÃO AVISOU?!?! SE o ocidente quer pagar pra ver…verá! Eu enfiaria um NUKE onde esta escondido o tal presidente ucraniano. O Brasil tem de chamar, às falas. os EUA Inglaterra, França e Alemanha…estão esticando a corda e EU não concordo com isso…Aliais boa parte do povo ocidental não deve concordar com essas provocações do tal “ocidente” que não me representa. A china e a URSS apoiavam e enviam armas nas guerras passadas Coreia Vietnã.etc..etc. Mas não ficavam alardeando! Parece que os EUA QUEREM que a Russia lance um NUKE… E nós?!?! A maioria dos povos… Read more »

Nei

Que eu não quero Guerra é verdade, mas porque o Ocidente provoca, a Rússia não é santa não, se quisesse paz não teria atacado um país deficiente militarmente. Dois pesos e duas medidas. Ambos estão errados e todos vamos pagar, aliás, estamos pagando.

serguei

Penso da seguinte maneira: se a Russia pensa em usar armamentos nucleares, isso é a confirmação de que suas forças militares convencionais não correspondem e não apresentam resultados desejados, ou seja suas forças convencionais não conseguem vencer o país mais pobre da Europa, e pensar que desejam influenciar o mundo. Com uma economia do tamanho do Brasil, a Russia deve cair na realidade e aprender que países como os EUA e a China conseguem criar e desenvolver forças militares capazes de amedrontar o mundo deve-se ao fato de terem ecomias fortes, como pode o país que apresenta uma economia menor… Read more »

Nei

Bem observado, potência é sim, pois tem muitos soldados, tanques, aviões, mas financeiramente não seu como será o custo de vida na Rússia após essa Guerra e na Ukrânia também.

Jagdverband#44

Where´s Kings?

Nilton L Junior

Esta bem, jah tomou as 3 doses e agora foi curtir a vida ao ar livre, assim como muitos estão fazendo.

Chris

Temos um novo Kings no site…

Nem cansa de levar toneladas de dislikes !

Augusto

Deixa o rapaz quieto, vai por mim e melhor assim. Já temos o Tadeu que virou o Kings do outro lado da força, dois ai e demais.

Rocha

E esse monte de bots , vc acha quem é? Muda o avatar continua o mantra…a Rússia é legal o Ocidente é lixo…a Rússia……..regada a muita vodka!

Marcelo M

Realmente, muitos nomes novos em comentários aqui lisergicamente russófilos. Parece que esse site está sendo mesmo invadido pelo exército digital do Putin, o qual, pelos erros gramaticais, parece ter o mesmo treinamento do exército em campo. Inacreditável.

Rocha

Tudo fruto da Pátria educadora!

Rocha

Pergunta: qual o critério que os moderadores adotam para censurar alguma publicação? Vejo aqui groselhas as mais cabeludas, com alguns espalhando livremente seu ódio por tudo que seja contra a Rússia, delirando com mortes, ataques e crimes cometidos pela mesma, sem freios, e quando se abaixa ao seu nível para responder ou retrucar, moderação em ação! Dois pesos e duas medidas ?