Jaguares sobre Brasília - Reprodução de pintura de Bryan Withams - 1979

Hoje (11/4), o 1º Grupo de Defesa Aérea, Esquadrão Jaguar, completa 43 anos.

Sediado na Base Aérea de Anápolis, o Esquadrão operou, entre outros, o Mirage F-103, o Mirage F-2000 e o F-5M.

Atualmente, os Jaguares são os responsáveis pela implantação da nova aeronave multimissão da FAB, o F-39 Gripen.

Histórico

Original do antigo Núcleo da Primeira Ala de Defesa Aérea (NUALADA), criado em 09 de fevereiro de 1972, que mais tarde passaria a se chamar 1ª Ala de Defesa Aérea (ALADA); o 1º GDA teve como primeira aeronave o F-103 Mirage III, escolha que teve o objetivo de criar a primeira unidade de interceptação da América Latina.

Após a ativação da 1ª ALADA, foi criado o Grupo Planalto composto pelos quatro Esquadrões Operacionais: São Francisco, Amazonas, Paraná e Tocantins. Todos eles batizados com nomes de rios brasileiros, visando proporcionar identidade nacional aos grupos. Para efeito de código rádio, coube a cada grupo uma cor, sendo azul a do Esquadrão São Francisco e “JAGUAR” o código dos pilotos.

A primeira aeronave, já ostentando as cores e as estrelas da FAB, realizou o seu primeiro voo em 06 de março de 1972. A pista de pouso do NUALADA foi inaugurada também em 1972, e no dia 1º de outubro, chegou a primeira aeronave Mirage III brasileira a bordo do C-130 Hércules 2456. Já o primeiro voo de F-103 Mirage no Brasil, foi realizado no dia 27 de março de 1973 pelo piloto de provas francês, Pierre Varraut. No dia 6 de abril, foi realizada a 1ª missão militar com seis aeronaves fazendo um voo comemorativo em Brasília, sob o comando do Coronel Antônio Henrique, primeiro piloto brasileiro a voar o Mirage III operacionalmente.

A essa altura era necessária a criação de um grupo e de uma Base Aérea em Anápolis, o que veio a acontecer no dia 11 de abril de 1979, através de uma portaria ministerial que desativou a Primeira Ala de Defesa Aérea, criando assim a Base Aérea de Anápolis e o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1°GDA).

Em dezembro de 2005, ocorreu o último voo operacional do Mirage III, e a partir de setembro de 2006 chegaram os primeiros Mirage 2000 ao 1º GDA. Entre dezembro de 2005 e setembro de 2006, operaram em Anápolis o AT-26 Xavante, o T-27 Tucano, além de aeronaves F-5 Tiger, que cumpriram escalas de alerta. Em 2008, chegaram as últimas aeronaves Mirage 2000, que fizeram seu último voo em 31 de dezembro de 2013.

Dassault Mirage IIIEBR - F-103E
Dassault Mirage IIIEBR – F-103E
Dassault Mirage 2000  – F-2000
Northrop F-5M Tiger II
Saab F-39E Gripen

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Angelo

Bela historia, só lamento o grande hiato na atualização da força q só agora tentamos zerar…

Silvano

Mirage III era muito fera. Era o Rafale do seu tempo, mas acho que atualizando o contexto histórico, e a era tecnológica temporal, o Gripen E o supera.

Quem não teve aquele Kit de montar do Mirage III?? o decalquinho vermelho era a última parte.

Carlos Crispim

Gente, como é lindo o Mirage!!!!!

Rodrigo v freire

Considerando apenas o aspecto da beleza. Acho que o gripen ficaria bonito com a mesma pintura do mirage 2000. Alguém tem alguma arte com essa pintura nos gripens?

Alexandre Galante

comment image

Burgos

O Grifo que vai lotar no esquadrão do Jaguar !!!
Soa estranho ?! ! Não ?! 👀

Luiz Guilherme Calaç

Quero um Gripen com essa cores:

SANTOS

Deslike, feio demais.

Renz

Para que? Arrasta-lo pelo sambódromo no carnaval?

Luiz Trindade

Tomara que retome sua grandeza com os F-39 que outrora era mantida pelos Mirage III-Br. Parabens GDA. Que muito anos venham para enobrecer mais ainda sua história e missão!

Luiz Trindade

Eu não entendi os deslikes… Falei algo errado?!?

Rinaldo Nery

Orgulho em ser o Jaguar Honorário 126! Parabéns aos Jaguares! A la chasse!

Silvano

Piada de paraquedista:

Paraquedista americano pergunta ao paraquedista brasileiro quantos saltos ele tem:

Resposta: Tenho 745 saltos…e você, pergunta o brasileiro: o americano responde: tenho cinco saltos… kkkkkkk só isso? diz o brasileiro.. você saltou onde paraquedista brasileiro? e ele responde: todos os meus saltos foram no Gericinó.. e você, paraquedista americano, saltou onde??? Resposta do paraquedista americano recém saído de Fort Bragg: Vietnã, Laos, Camboja, Indonésia e Myanmar.

Entendedores entenderão.. A la chasse! para o senhor também.

Rinaldo Nery

Que engraçada…

Henrique

Sinceramente, esses números enormes na deriva do Gripen não ficaram bons.