Primeiras imagens dos 2 caças Saab F-39E Gripen FAB 4101 e 4102 desembarcando no Porto de Navegantes (SC).

Os aviões foram transportadas da Suécia até o Brasil a bordo do navio de bandeira holandesa Marsgracht.

FOTOS DOS GRIPEN: shipspotting_itajai / DO NAVIO: Luiz Fernando Nardes, via Marcelo “Ostra” Lopes

 

Subscribe
Notify of
guest

116 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Costa

Agora sim! Bem vindos!

V12 aero

Show. É impressão minha ou a pintura parece um pouco mais escura?

PilotoVirtualBR

Também achei, embora possa ser um efeito na luz ao fazer as tomadas de imagens.

Chris

O que me chamou a atenção é esse (possivelmente) drone filmando as aeronaves do alto !

Com a importância e o preço desses brinquedos… Eu teria um pouco mais de cuidado com a segurança !

Last edited 2 anos atrás by Chris
BK117

Fui olhar algumas fotos do 4100 e ele parece mais claro em algumas fotos e mais escuro em outras, então eu diria que é impressão mesmo (também o dia está nublado, o que contribui).
Mas pode ser que esteja mais escuro mesmo, temos de ver lado a lado, lembra da saga do ângulo do nariz dele (distorção de lente vs nariz mais para baixo)?

Leandro Costa

Essa saga foi uma bola curva fazendo duplo twist carpado e deixou a maioria no chão, inclusive eu! Heheheheh

BK117

Eu tava em cima do muro, uma hora achava que mudou, outra hora achava que era distorção rsrs

Luiz Antonio

É a nova camuflagem para voos noturnos.

Rommelqe

Maravilha! Sim, muito benvindos!

MIGUEL

Prontos para defender a pátria

Lucas Souza

F39 gripen 4102 sem irst

Henrique

irst vai ser instalado aqui…..

Trathanius

Espero que não fiquem decepcionados quando finalmente descobrirem que o Gripen capado BR não tem IRST e vários outros “opcionais”.

Rinaldo Nery

Fonte: Águas de Lindóia.

Leandro Costa

Fonte?

Luiz Antonio

Fonte Luminosa da praça de Camanducaia.

BK117

Tem não? E isso aqui no nariz dele, é o que? Espinha? Sirene de ambulância véia?

Leandro Costa

É um farol de neblina! Tá vendo as nuvens ali atrás não?! 😛

BK117

🤣

109F-4

😂

Luiz Antonio

me passe o nome da erva.

Leandro Costa

Provavelmente desmontados para o traslado.

Matheus

IRST plug and play?

Leandro Costa

Matheus, é aparentemente tranquilo. Como tirar o motor de uma aeronave e trocar. É um componente. Afinal de contas se um deles dá defeito, precisaria ser trocado de qualquer forma.

Flanker

E por que não? O equipamento já está testado e integrado aos sistemas da aeronave. Muito provavelmente, foi retirado para o transporte. O equipamento em si, o hardware, tem sua instalação de forma até simples.

Segio

Selex ES SKYWARD-G IRST for Saab GRIPEN E

Segio

Selex ES SKYWARD-G IRST for Saab GRIPEN E

BK117

E aqui temos dois deles, todos com IRST (na foto original dá pra ver que os 4 estão, mas resolvi ampliar um pouco para poder ver melhor). Removido para não danificar no transporte, provavelmente

Barak MX para o Brasil

É um equipamentos sensível e o caça pode voar sem ele.

Nunão

Tiraram o IRST porque o porão do navio é muito escuro e o avião ia ficar com medo de dormir.

Marcos Silva

Tava demorando….

Chris

Afirmar qquer coisa é bem complicado…

Mas está vendo esse bico com uma leve curvatura para baixo ?

Foi publicado que foi uma alteração do projeto proposto pela FAB, exatamente para melhorar a capacidade do IRST !

Ao que consta, essas aeronaves ainda estão em testes, e todas serão dotadas de todos os dispositivos quando entrarem em operação !

O que foi admitido pela FAB… É que houve modificação nos sensores das pontas das asas, em relação ao Gripen sueco, ja que não temos a ameaça de SU-57, por exemplo !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Renato de Mello Machado

Oba! Que venham logo o resto e mais alguns se der.

Matheus

Coisa linda!! Vai algum tempo ainda pra decolagem até GPX. Coisa de um ou dois dias.

Last edited 2 anos atrás by Matheus
Welington S.

Sejam muito bem vindos!

Vitor

Inicio de uma nova era! Brasil!

Cristiano GR

Agora sim, Habemus Caça.

109F-4

😂

Saldanha da Gama

Lindos!!! Espero que estejam no desfile de 7 de setembro !!!!!!!!!!!

GUPPY

Que maravilha!

ORLANDO Bolsonaro Melo

Acredito que eles poderiam vim voando, chegando mais rápido , talvez 02 dias com escala , custa menos com certeza

JT8D

Com certeza, é? Quanto custa a hora de voo de um caça? Multiplica por 2 ( vieram 2 no navio). Vai ver que aquele pessoal da Saab não sabe fazer conta como você

Funcionário da Petrobras

Acertô mizeravi.

Camargoer

Caro Orlando. Um voo da Europa ao Brasil custa leva cerca de 12 horas. São 24 horas. Considerando ,10;mil dólares a hora de vôo, só de F39 seria 240;mil dólares. Considerando o translado do KC390 e as diárias dos pilotos e equipe de apoio, o custo seria da ordem de 500 mil dólares, ou cerca de R$ 2,5 milhoes. O frete naval pode ter ficado em torno de 10 mil dólares, considerando o espaço ocupado no navio.

Marcos Silva

Só uma coisa que me intriga: porque aquela matricula tão grande na cauda???
Não interfere em nada,mas não tá legal.

Funcionário da Petrobras

Acho ridículo também estes caracteres em tamanhos garrafais.
Acredito que serão removidos, pois não é padrão da FAB.

Last edited 2 anos atrás by Funcionário da Petrobras
Flanker

Compare com o tamanho dos caracteres do A-1. Seguem o mesmo padrão.

Heinz Guderian

O tempo passa, e eu continuo achando o AMX um belíssima aeronave.

BK117

Também acho, e creio que ainda poderia ter sido modernizado em maior quantidade e conviver com os Gripen por um bom tempo, se não fosse o problema da escassez de peças do motor dele…

Flanker

Conncordo. E além de bonito, ele não perde um ar de atual…moderno…mesmo depois de tantos anos.

Leandro Costa

Sim, Heinz. Acho o biplace ainda mais bonito. É realmente ele sempre parece atual.

Welington S.

Só a nível de comparação.

Henrique

A FAB deveria aprender com os suecos, eles são mais elegantes.

Marcos Silva

Aí sim. Era legal antes,quando tinha o código da base,mas,enfim….

BK117

Olha, também achei estranho, mas minha miopia agradece hehehe

MIGUEL

Espero que venham os 24 F-35B da Marinha, de acordo com a noticia de ontem do Poder Naval, nesse caso 66 Gripens + 24 F-35B , dará a FAB e a MB um poder aereo fabuloso.

Leandro Costa

Miguel, odeio ser um estraga-prazeres, mas a notícia sobre os 24 F-35B foi piada de Primeiro de Abril.

Funcionário da Petrobras

Essa eu perdi.
Entro muito pouco no poder naval e raramente no forças terrestre.
Iria cair que nem patinho.

Last edited 2 anos atrás by Funcionário da Petrobras
Heinz Guderian

Tbm queria que fosse verdade amigo, mas essa notícia dos F35 foi pegadinha de 1° de Abril

Rinaldo Nery

Ele acreditou….

Peter Nine Nine

Não metam “deslike”! Não ah nada de errado em inocência. Its cute ^_ ^.

Tomcat4,2

Só te digo uma coisa;
“Pobre mortal!!!”

Henrique

F35 no Brasil é tão real quanto porta aviões de 100 mil toneladas nuclear pra MB
.
F35 pro Brasil foi delírio de brigadeiro desocupado… pode deletar da cabeça

Last edited 2 anos atrás by Henrique
Heinz Guderian

Eu acho que F35 no Brasil é mais fácil que um porta aviões nuclear.
Mas é claro que os dois são bem difíceis de acontecer, temos que comer muito arroz com feijão ainda.
Saudações.

Edison

E não foi possível identificar dia/hora da decolagem para SP?-

Leandro Costa

Ainda não devem ter decolado em direção à Gavião Peixoto.

Elder Santos Barino

Não foi comprado pelo atual presidente. E sim pelos governos do PT

Sensato

Presidentes não compra caças. O país compra.

JT8D

E o que importa isso? Alguém ia ter que comprar

Leonardo M.

Quem comprou foi o pagador de imposto. No cado 220 milhões de brasileiros

MMerlin

Tem pessoas que não valorizam o valor pago em IRRF e nas tribulações embutidas em tudo que consumimos e/ou compramos mesmo.
Inacreditável! O mérito da compra passa a ser de um partido…

Pablo

Tinha que aparecer um baba ovo desinformado.

Alexandre

Elder Santos Barino, quem comprou foi o dinheiro do meu, do seu, dos nossos impostos. Então não foi governo a ou b, já que isso que dissestes chega até feri o princípio da impessoalidade.

Last edited 2 anos atrás by Alexandre
Jefferson Henrique

Mais um e da pra formar uma esquadrilha e fazer 4×4 com os F5EM rsrs

Tomcat4,2

Agora sim, bem vindos Grifos !!!

Satyricon

Excelente notícia.

Alguma notícia quanto à vinda dos outros 2 já entregues?

Sequim

Que venha pelo menos outro lote de 36.

Heinz Guderian

Deixa terminar esse lote, que aí pode ser que venham mais.

Henrique

Alguém sabe a razão de apenas o trem de pouso do nariz ter roda enquanto os outros dois estão sem?

Douglas

Sim. A FAB optou por não equipar os seus Gripen com rodas no tem de pouso principal.

109F-4

😆

Henrique

essa é pra rivalizar com a discursão do “vem ou não vem com IRST” kkkkk

JT8D

Vem ou não vem com rodas? Kkkkkk

Rodrigo

Logística de transporte, mandinga pra dar sorte, pneu furou e não tinha estepe em alto mar, etc.
Putz..
Que grande importância isso tem heim..

Leandro Costa

Henrique eu não sei os motivos reais, mas estou assumindo que foi uma ação que facilitou o transporte. Sendo que o trem de pouso do nariz é o único que ‘se move’ pode ser que a ação do balanço do mar seja ‘mais gentil’ com o trem do nariz do que com o trem de pouso principal. Mas é apenas especulação minha, realmente não sei o por que disso.

BK117

Os dois trens traseiros são substituídos por um suporte que se prende ao navio, já o dianteiro não é, sendo a aeronave afixada na parte dianteira por um poste de metal. Como o colega Leandro disse, o trem dianteiro é o único que se move, então isso talvez ocorra devido à presença de mecanismos de esterçamento no trem dianteiro, que pode ou não prover uma fixação adequada, ou ser mais complexo de mexer. Não sabemos.

Last edited 2 anos atrás by BK117
Pablo Maroka

Os Sukhois tremem ao ouvir o nome Gripen.

Jose Dasilva

Nossa, o equilíbrio militar foi totalmente alterado a nosso favor na ameríca do Sul, quiçá no hemisféri sul.

Henrique

Os Australianos e Malasianos estão melhores do que nós.

Leandro Costa

Vamos ter que vigiar nossa fronteira com eles com muito afinco…

Henrique

Hora que tiver os 36 Gripen com Meteor voando aqui Brasil vai trigar outra corrida armamentista tipo com foi a febre de Dreadnought la em ~1910 kkkkk

Silvano

Não há dúvida que é um belíssimo avião. Agora dá para escoltar o KC-390 em eventos especiais de forma mais decente.

Henrique

Existe alguma previsão de quando os Gripen F serão produzidos?

Renz

Ihhhh… Se o parto do “E” já está complicado, imagine do “F” que a mãe nem engravidou ainda..
Esse aí, só algum dia próximo ao juízo final quem sabe.
Melhor nem lembrar dessa promessa.

Rommelqe

Caro Henrique: o primeiro F será (está?) sendo montado na Suécia. Também gostaria de saber qual é o cronograma atualizado dos exemplares “brasileiros”, sejam os Es ou os Fs. Entendo que em função dos tempos despendidos na fabricação/montagem de cada exemplar já concluído, os vetores brasileiros já devem (deveriam) estar em ordem de produção; notar que vários componentes certamente já estão em fase final de fabricação e
devem estar prestes a ser conduzidos ao gabarito de montagem final.

Heinz Guderian

OFF: O prefeito de Bucha, Anatoly Federu,disse que desde a libertação pelo exército Ucraniano , “280 mortos foram encontrados em balas comuns” na cidade.
Muitos deles foram baleados na nuca e com as mãos amarradas. Invasores russos mataram homens e mulheres de diversas idades .
Assassinatos em massa de civis na região de Kiev.

Heinz Guderian

Valas*

Camargoer.

Caro HG (88). Eu abomino estes crimes de guerra, contudo o mais apropriado seria esperar uma investigação apropriada para saber quem promoveu estes assassinatos. O cenário do conflito recomenda bastante cuidado porque a guerra midiática está intensa. É possível que tenham sido executados por tropas russas, mas também é possível que tenham sido executados por milícias locais ou até por tropas ucranianas. Neste momento, seria tão importante saber “quem eram as vítimas” (separatistas? civis pró-rússia? autoridades do governo local? colaboracionistas? resistentes?) quanto saber “quem foram os algozes”. O cessar fogo é urgente.

Fernando

Os vídeos, imagens e testemunhas falam por si. Você é um retardado.

Camargoer.

Olá Fernando. Sua agressividade é indesculpável. Ofensas são intoleráveis.

Heinz Guderian

Caro Camargoer, as mortes ocorreram em locais sobre ocupação russa, e em sua maioria eram civis, e não forças de defesa territoriais, são fotos e vídeos de pessoas mortas amarradas, ou seja foram executadas, fora os sinais de torturas. Eu vi no telegram, fotos e vídeos, por motivos óbvios não posso postar aqui no blog, mas se você procurar você acha.
Saudações.

Camargoer.

Caro HG (88). Como disse, são crimes horríveis, mas é preciso cautela para dizer o que aconteceu. As tropas alemãs na I Guerra também cometeram inúmeros atos criminosos contra a população civil da Bélgica, assim como as tropas nazistas cometeram crimes na invasão da Polônia e da URSS. Os soviéticos cometeram crimes contra a população civil alemã (recomendo o livro “Uma mulher em Berlin”, também tem o filme). O EB cometeu atrocidades em Canudos e no Paraguai. Na Polônia, durante a II Guerra, foram encontradas valas comuns com corpos de civis assassinados. Alguns foram executados por tropas soviéticas, outros foram… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Não vai dar em nada. Quem vai investigar algo em pleno conflito sob supervisão de um dos lados? E se foi encenado, cadáveres de militares russos rendidos e executados vestidos à paisana e depositados no caminho das câmeras; e se tratou de uma vendeta das forças ucranianas contra aqueles que, em idade de lutar conforme decreto presidencial, consideraram colaboracionistas ou simplesmente desertores? Relatos de tortura podem recair bem sobre qualquer um dos lados: lembremos daquele soldadinho nosso que crivou de balas um músico e seu veículo (militar brasileiro não liga pra civil, todos potencialmente inimigos internos ou contrários à sua… Read more »

Leandro Costa

Por sorte, devo ter encontrado poucos militares Brasileiros que não ligam para civis por sermos algum tipo doido de ameaça. Em compensação encontrei vários militares Brasileiros que não acham uma boa idéia serem utilizados como força policial.

Last edited 2 anos atrás by Leandro Costa
Camargoer.

Olá Alex. Eu não sei. O ponto fundamental é que existem suficiente incerteza para que qualquer versão parece verossímil, inclusive que os tropas russas cometeram crimes de guerra.

Paulo

Por que eles são desembarcados no porto de Navegantes e não no porto de Santos?

Camargoer.

Olá Paulo. Provavelmente pela presença de uma pista em condições de uso ao lado do porto e a logística para levar os dois aviões do porto até o aeroporto seja melhor em Navegantes do que em Santos

Heinz Guderian

Neste dia 03/04 em 1940 a União Soviética, a mando de Stalin, iniciou o que ficaria conhecido como o Massacre de Katyn. 22 mil poloneses, na sua maioria militares mas também políticos, advogados, juízes e professores, foram executados pelos soviéticos e enterrados em valas comuns. As execuções se estenderam por cerca de 1 mês e ocorreram principalmente na floresta de Katyn, no distrito russo de Smolensk, mas também foram realizadas execuções em Kharkiv, na Ucrânia. As valas comuns foram encontradas pelos alemães que mostraram ao mundo a atrocidade cometida pelos soviéticos, mas Stalin disse que era propaganda nazista e que… Read more »

Domingos

Em 2023 serao todos doados pra cuba e venezuela , u basil nu prissiza di arma

Luiz Antonio

Nossa..vi uma mariposa pousada no leme….é cada comentário que a preguiça toma conta.

Ariel Blanco

Com relação ao suposto “abate” de um SU-35 Super Flanker. O que me chamou a atenção é que não há marcas no solo próximo ao “crash”. Parece que o caça pousou como um VTOL. Nessa guerra da Ucrânia tem acontecido demais “fake news”, inversão de informações, etc.

Flanker

Te informa melhor….tem até vídeo do avião caindo em ângulo reto em direção ao solo. Assim, não existir nenhuma marca no solo ao redor dele, é compreensível .

Ariel Blanco

Quanto aos Gripens E recebidos neste final de semana. Li aqui comentários sobre porque as rodas dos trens principais não estavam na aeronave. Para o transporte de aeronaves em qualquer modal de transporte, a aeronave tem que estar fixa, para evitar o seu deslocamento durante o seu transporte, e normalmente o equipamento adaptado ao trem de pouso possui um sistema de amortecimento a fim de evitar danos ao trem de pouso e a própria aeronave. Já imaginou se a aeronave estivesse apoiada em seu próprio trem de pouso, com os deslocamentos do navio em um mar agitado, poderia causar danos… Read more »

Leandro Costa

Existe um bom contra-argumento para isso, Ariel.

Flanker

Leandro, o porão do navio talvez não tenha os locais onde afixar as correntes ou tirantes, bem como o próprio avião provavelmente não tenha locais onde fixar esses dispositivos em seus trens de pouso ou fuselagem.

Leandro Costa

Eu acredito que seja boa parte do motivo sim, Flanker. Bem como em um navio-aeródromo as aeronaves não ficam paradas por muito tempo.