Fotos divulgadas na Internet mostram um modelo de bombardeiro stealth em forma de asa voadora sendo testado em túnel de vento na China.

A similaridade da aeronave com o B-2 Spirit americano é óbvia, mas ainda não há certeza se o modelo chinês representa a configuração definitiva do futuro bombardeiro H-20 chinês.

A nova geração de bombardeiros H-20 da China está sendo desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa e Design de Aeronaves de Xangai desde 2008. O trabalho de pesquisa e desenvolvimento da aeronave é altamente confidencial e nenhum detalhe havia vazado anteriormente.

Em janeiro de 2019, o site americano The Drive noticiou que um braço da Comunidade de Inteligência dos EUA confirmou publicamente a existência de dois programas de desenvolvimento de bombardeiros furtivos chineses pela primeira vez em um novo relatório.

Além do muito divulgado programa de bombardeiros pesados ​​furtivos H-20, a China também estaria trabalhando em um bombardeiro furtivo menor, com foco regional, comumente chamado de JH-XX.

Subscribe
Notify of
guest

111 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
PilotoVirtualBR

Estas cópias Made In China estão cada fez mais semelhantes aos originais. Será que um dia, alguém conseguirá (e terá força para) deter este hábito chinês?

Ronaldo Bettega

Nao.

francisco Farias

Todos são cópias da Asa voadora Alemã projetada pelo Major da Luftwaffe Walter Horten e seu irmão.
Os norte-americanos levaram o protótipo e copiaram.

Tadeu Mendes

Francisco,

Sim, na geometria existe semelhança, entre o B-2 con a asa voadora alemã, e para por aí.

Os Estados Unidos foram além, mas a China não. Ela só consegue copiar a geometria; coisa que qualquer nação com conhecimentos elementares de aritmética pode fazer.

Hélio

Tadeu, você tem acesso ao projeto chinês para dizer tal coisa, ou só é chororô?

João Augusto

É chororô.

Denis

Brutality!!! Cara, isso aqui está cada vez melhor.

Gustavo

É chororô [2]

Alison Lene

É muito chororô.. so o que ele sabe fazer… acha que se vestindo ridiculo vai ficar inteligente…

paulo cesar

Na verdade as pesquisas com asas voadoras nos EUA foram conduzidas por Jack Northrop, que era um entusiasta do assunto. Isso antes do Horten.
Ele teve alguns protótipos menores (N1M, N9M), mas após a 2GM foram construídos dois modelos, a hélice e a jato. Foram testadas e até concorreram para bombardeiro do Comando de Bombardeio Estratégico.
Mas a tecnologia não estava madura, na época, havendo dificuldade no controle das aeronaves.
O B-2 da Northrop tem a mesma envergadura do XB-35 e do YB-49.

Francisco Herês

paulo cesar, Eu ia falar isso, os americanos não roubaram a idéia dos alemães. E se não me falha a memória, um francês construiu a primeira asa voadora, um bi-plano em forma de triângulo, nos anos 10. Pena q não lembro o nome do avião.

Wilson

O nome do avião é Dunne D.5

Italo Souza

Existe um equívoco aqui, asa voadora no é o mesmo que uma asa voadora furtiva, asa voadora existe a muito tempo, agora o diferencial do projeto alemão era ser algo pouco reconhecido pelos radares e que pudesse penetrar em território inimigo sozinhos sem apoio de escolta e atacar de surpresa.

Roberto Dias

Tadeu, você pode até não ter tido acesso ao projeto chinês, mas com certeza você está correto em afirmar que é uma cópia, pois eles já partiram do desenho externo copiado para iludir as ondas de radar, que a época do projeto do B-2 era inédito. Se eles aperfeiçoaram o restante, não é óbvio, é obrigação, já que tudo evolui muito rápido nesta área, agora no dia que a China apresentar um perfil furtivo totalmente inovador e fora dos padrões existentes, aí sim poderá se dizer que foi desenvolvido localmente. Como os EUA fez com o F-117, B-2, F-22, todos… Read more »

Tadeu Mendes

Roberto Dias,

Deu comentário está correto. Você acertou na môsca.

patriotaRBC

Liga pro Pentágono e tranquilize-os então. Por que ao contrário de você eles estão bem preocupados com os avanços tecnológicos da China. Você não é especialista em nada é só um cara com acesso a internet.

Alison Lene

kkkkkkkkkkkkkk

Wilson

Preconceito localizado com sucesso.

Cláudio

Pensei isso! Os Russos planejam algo parecido!

Claudio Moreno

Isto mesmo, falamos do Horten Ho-229

JPC3

Sério que o B-2 é uma cópia de uma aeronave dos anos 40???

Não viaja, amigo.

Luiz Fernando -

Lembrando que Jack Nortrhop já fazia asas voadores antes da WWII.

Denis

Fatality!! Pena que não posso curtir seu comentário mais de uma vez, Francisco. 😀

Gordo

Isso não é cópia é Engenharia, Física, Matemática e Química. Os EUA teriam obtido a mesma solução sem nunca terem colocado a mão no avião alemão, a unica coisa que fizeram foi enaltecer a ciência alemã. A Boa Engenharia gera soluções que convergem para modelos similares que se diferenciam pela doutrina e outras características da FA que o encomenda. Chineses são tão capazes quanto Alemães ou Estadunidenses, e olhar o modelo dos EUA assim como estes olharam o modelo alemão é apenas sinal de inteligência, competência e humildade. A forma em si é óbvia, a questão ai é o material… Read more »

Anthony

Sem mais!

Clap clap clap!

Antoniokings

Perfeito!

Tadeu Mendes

Gordo,

Você entendeu perfeitamente o meu ponto de vista.

È o conteúdo e não a forma.

Paulo Renner

E um pouco de engenharia reversa.
Veja a história do mig 21.

Francisco Herês

Gordo, desculpe discordar, engenharia, física e etc. convergem para modelos similares num determinado momento, mas as ciências estão sempre evoluindo, conhecimentos novos, novos entendimentos, descoberta de novos efeitos físicos, novas tecnologias e novos materiais, que tornam os desenhos anteriores ultrapassados, tanto que o design dos aviões stealth já mudou consideravelmente, não pararam em asas voadoras. Portanto, quem avança na ciência cria novos desenhos, quem copia fica nos desenhos antigos dos outros. DU-VI-DO que a China tenha plantas industriais da mesma capacidade americana, eles copiam a forma, o interior é outra história, não acredito que a China esteja no mesmo domínio… Read more »

Chris

Mas para quem acha que os EUA estão parados no tempo…

Essa semana… A aeronave FX-37B da USAF bateu recorde e aterrisou após 780 dias em órbita. A Aviation Week publicou uma longa matéria sobre o secreto RQ-180 (Drone stealth)…

Fora mais supostos avistamentos do suposto TR-3B Black Mantra… Que teria a capacidade de voar na atmosfera e no espaço, inclusive podendo parar no ar, por ter um motor “anti-gravity drive”. heheh

Paulo Renner

B2 spilit.

Émerson Gabriel

A hora de deter já passou, há 50 anos que eles fazem isso. Só lembrando que a da cópia foi do Mig-21 resultando no F-, e depois o F-7M Aiguard e pasmem, com eletrônica britânica. Há também o A-5 Q fantan com aviônica italiana e o JH-7A com motores Spey. Ou seja, o ocidente deu uma bela mão aos Chinas. Agora não tem volta. Até reatores nucleares do ocidente eles compararam

Émerson Gabriel

Peço desculpas pelos erros, digitei muito rápido rs

Ricardo Bigliazzi

Essa forma não precisa ser testada… basta ser copiada.

Tiago Félix

Vai nessa que é tão simples assim

Salim

Por isto mandaram foto túnel vento, fazer voar, seguro e em ambiente hostil são quilômetros de tecnologia, mais do mesmo, propaganda. Acredita quem quiser.

francisco Farias

Forma desenvolvida projetada pelo Major da Luftwaffe Walter Horten e seu irmão.
Os norte-americanos, ao final da guerra, levaram o projeto e copiaram.

SmokingSnake ?

O formato do B-2 não é exatamente igual ao do HO 229 e os EUA já tinham protótipos de asa voadora antes da 2ª guerra acabar como o Northrop N-1M

JPC3

Que copiaram, cara?

Só o conceito que é parecido.

Carlos Campos

sério isso que vc está escrevendo, tá comparando o B2 com o projeto alemão?

Tadeu Mendes

Ricardo, A forma não corresponde ao conteúdo.

Ricardo Bigliazzi

Concordo contigo, nesse ponto os Americanos continuam a liderar o processo, a bem da verdade lideram na forma, conteúdo, aplicação, eficiência, etc, etc, etc.

Tadeu Mendes

Ricardo ,

A grande notícia da semana passada foi um teste com o primeiro computador quântico do mundo.

ConseguiI resolver um problema matemático, que segundo os cientistas (físicos)envolvidos no projeto, fizeram a mesma simulação em um supercomputador Crey.

O problema foi resolvido pelo computador quantico em quase 72 horas de processamento contínuo.

Se fôsse resolvido pêlo supercomputador, estima-se que demoraria quase 10 mil anos para solucionar o mesmo problema.

Essa tecnologia vai trazer consequências imprevisíveis.

Estamos chegando cada vêz mais pertos de produzir uma máquina capaz de emular AGI
(Artificial General Intelligence).

Skynet será uma realidade no futuro.

Antoniokings

A China está avançando muito.
Já desenvolve e produza rodas as classes de armamentos possíveis.
Estão de parabéns pelo enorme progresso.

Rui Chapéu

Eles diminuiram absurdamente o GAP tecnológico que tinham com os americanos.

E investem cada vez mais em engenheiros.

JBS

Comentário sensato do Antonio!

Antoniokings

Valeu!
Vamos que vamos!

Cristiano de Aquino Campos

Aeronaves furtivas e meio dificil de sair do escopo geral. Se e para ter longo alcance e levar muitas armas, é obrigatório ser uma asa voadora. Isso desde do primeiro projeto dos alemães na 2 guerra.
Tente imafinar uma forma econômica e eficiente de asa voadora muito duferente do B-2 só para não ser igual para ver como e dificil.

Edson Parro

“Nós escolhemos ir à Lua, não porque é fácil, mas porque é difícil”. John F. Kennedy Logo, quem copia sempre vai estar na dependência de quem realmente desenvolve. https://youtu.be/TuW4oGKzVKc “We choose to go to the moon. We choose to go to the moon in this decade and do the other things, not because they are easy, but because they are hard, because that goal will serve to organize and measure the best of our energies and skills, because that challenge is one that we are willing to accept, one we are unwilling to postpone, and one which we intend to… Read more »

francisco Farias

Projeto do Major da Luftwaffe Walter Horten e seu irmão, copiados pelos norte-americanos.

Fernando "Nunão" De Martini

Francisco, basta dizer uma vez, não precisa publicar três vezes o comentário.

kaleu

E o pior é que se trata de um comentário raso, porque uma coisa é imitar a “forma” outra é o conteúdo, aliás a forma é apenas parte da furtividade que é o objetivo central do projeto, além de um sistema extremamente avançado de FBW para o vôo controlado sem estabilizador vertical, desculpe, mais colocar uma maquete do B2 em um túnel de vento até minha avó faz …

Salim

Vários comentaristas alertaram que Já havia projetos anteriores aos nazistas. O que viabiliza este tipo avião e o avanço tecnológico. Ideia todo mundo teve, quem fez produto confiável foram americanos. Da Vinci teve ideia de helicóptero e Ícaro do avião que só náo foram viáveis pela falta tecnologia. Tem que esperar pra ver asa chinesa fique operacional.

Bosco

Francisco,
Quando os americanos copiaram esse projeto alemão? Foi antes do fim da SGM? Digo isso porque já em 1940 e 1942 as aeronaves N-1M e N-9M de Jack Northrop já voavam nos EUA. comment image

Bosco

E vale salientar que os irmãos Horten copiaram o conceito de avião dos irmãos Wright .
Parece que os irmãos americanos chegaram na frente de qualquer maneira.

Munhoz

Engano seu, foram os egípcios
comment image

Munhoz

comment image

E os EUA copiaram daqui o resto ??

Até que daria uma boa matéria para a banda abduzidos

Bosco

Os mais sentimentais devem ter ficado tristinhos de eu não ter citado o Santos Dumont. É porque queria fazer uma relação com os EUA e fazer uma comparação com “irmãos” em contraposição aos desconhecidos “Irmãos Horten”, da Alemanha. Vale salientar que a “briga” entre as torcidas de Santos Dumont e dos Irmãos Wright é no sentido de definir quem foi o “pioneiro” da aviação. Ou seja, qual dos dois primeiro colocou pra voar uma máquina mais pesada que o ar, e não, definir quem foi o inventor do avião. O avião não foi inventado e sim , desenvolvido. O conceito… Read more »

Oiseau de Proie

“When americans reach the moon…They would have to pass at the russian imigration.

Quando os americanos chegarem na lua. Eles terão que passar pela imigração russa”

Werner Von Braun, Diretor do programa Apollo, Antes de conseguir o primeiro vôo.

Rafael

Concordo, mas mesmo assim dá pra fazer melhor, pois já foram mais de 20 anos de avanços tecnológicos. Isso, contudo, não significa que os chineses estão atrás. Esse modelo pode ser apenas um estudo dos engenheiros para conhecer melhor as características aerodinâmicas e stealth do melhor bombardeiro stealth que existe. Com essas informações em mãos eles podem verificar onde o avião se sai bem e quais são os pontos fracos daquele projeto. Assim, quando chegar a hora de realmente construir o modelo deles, o novo avião poderá ser ainda melhor. Se bem que apenas contar com uma capacidade igual à… Read more »

Maurício Siqueira

30 anos depois do Voo inaugural do B-2 Spirit, a China testa a cópia no túnel de vento. O investimento chines é pesado, mas o custo de manutenção de todos esses brinquedos depois é muito alto tb… Brincadeira pra gente grande.. muito grande.

francisco Farias

Os norte-americanos copiaram do projeto do Major da Luftwaffe Walter Horten e seu irmão.

Salim

Francisco VC esta dizendo varias vezes mesmo coisa pra ver se alguem acredita, aqui pessoal meio esclarecido diferente facebook kkk

leonidas

Putz mas tem umas “tiazinhas de condomínio” que gostam de dar dislikes desnecessários né?
O comentário do Maurício apenas constatou um fato… kkk

Cristiano de Aquino Campos

O custo no geral e relativo. O que se faz com 100 dolares no Brasil, na China ou nos EUA?

pgusmao

kkkk, esses chineses não têm limites, tudo cópia descarada!!!!

francisco Farias

Os norte-americanos tambem copiam, só o Brasil que por pura burrice não copia.
A Asa Voadore foi projetado pelo Major da Luftwaffe Walter Horten e seu irmão. No final da guerra os norte-americanos levaram o projeto e copiaram.

Corcel

Minha nossa mas que cara chato.

Kemen

O problema que pode surgir é se a cópia sair melhor que o original… porque eles até podem introduzir pequenas alterações não previstas no projeto original e que poderiam melhorar a furtividade, ou ao contrario até, não ter os materiais necessarios para fabricar as extruturas necessarias do projeto original resultando em péssimas adaptações. Logo logo, não vão nem se publicar mais fotos dos projetos originais para evitar ou retardar possiveis cópias.

Heitor

Já vi isso em algum lugar…

francisco Farias

Basta pesquisar e verá que a asa voadora foi projetado pelo Major da Luftwaffe Walter Horten e seu irmão

Fernando "Nunão" De Martini

Francisco, você já escreveu a mesma coisa meia dúzia de vezes. Relaxa, se alguém se dipuser a debater contigo esse assunto, basta escrever uma vez.

Sérgio Luís

Rsrsrs

Space Jockey

kkk

Hermes

Ele deve ser chinês, só sabe “copiar” e colar. “Desenvolver” comentário tá fora do escopo.

JPC3

kkkkkkkkkkkk

Acho que os chineses tem suas próprias qualidades, mas sua resposta foi boa.

Além de copiar e colar ele ainda está equivocado.

Mauro Peixoto Silveira

Uma coisa é copiar uma ideia, outra coisa é fazer uma xerox em tamanho real. Se for assim, todos copiaram o inventor do avião, ou inventores. No mundo das invenções projetos foram copiados e aprimorados, não propriamente por seus inventores.

Pedro

Nessas de ctrl+C e ctrl+V, a tal da reengenharia reversa, o avião embarcado no NAE deles, que é uma cópia de uma avião russo, é todo “torto”, instabilidade altíssima, cheio de problemas… é a típica coisa né, fácil copiar, queria ver criarem algo novo, do zero, aí que diferenciamos meninos de homens!

Pangloss

Se a stealthability é algo tão próximo da obsolescência, o que levaria os sábios chineses a investir nela?
Outra dúvida: a Revell produz na China? As cópias estão ficando bem parecidas com as originais…

Rommelqe

Por falar em stealthability, tanto o B2 quanto o H20 diferem muito do conceito do F22 e sucessores em relação às superfícies aerodinâmicamente ativas. Portanto, os principais parâmetros deste ponto de vista são a eletronica de bordo, revestimentos especiais, etc…No caso do modelo reduzido cuja foto foi publicada notar que os bocais de admissão de ar para as turbinas são fechados porque assim melhor representam o comportamento geral no prototipo mas é um ponto a ser melhorado.

Defensor da liberdade

Como se todo buraco neste mundo pudesse ter armas stealths.

Sérgio Luís

Se os EUA ñ segurarem a China econômicamente perderão a supremacia militar inexorávelmente!

Valgo

Abram os olhos com os chineses,eles vão engolir os Yankees e o mundo.Mesmo cópia.Funciona e bem!!!!

α Tau

É tarde demais…O embate entre estas superpotências será inevitável…Uma terceira guerra mundial é uma certeza absoluta….

kaleu

Quando se vê aquele Helicóptero em forma de disco é que notamos o quáo “avançada” está a engenharia chinesa

Salim

Helicóptelo ledondo, kkkk vai que eles acertam, vou ficar na minha.

Saldanha da Gama

E o trem ed pouso então????

sub urbano

Beleza.

Marcos10

Segundo a Aviation Week a USAF já testa tem bastante tempo uma aeronave não tripulada, furtiva, do tamanho do B-2.

Fernando

copyright? who cares?

Carlos Campos

O design está descaradamente igual ao B2, B2 que vai se aposentar na próxima década dando lugar a um bombardeiro mais furtivo, acho que os Chineses não deviam clonar o design do B2 ele foi feito numa época em que os computadores eram menos potentes e hj dá para fazer mais com o design de asa voadora.

Luiz Fernando -

Sempre que a China lança uma “novidade” a palavra “similaridade” (vulgo cópia) vem junto !!!

FERNANDO

Eita, bela cola.

Filipe

Para quê por a cabeça a fumegar se podemos cupiar,estes chineses, saô muito espertos!!

Willian

Mas esses Made in China não tem motor de qualidade igual os aviões americanos, la em Itacarambi norte de Minas tem um cara fera nascido no mato esta construindo um mais avançado com motor de corcel 2 invisível a radar, a China e Estados esta de olho nele para trabalhar em suas fabricas. E comprar o seu projeto e ele só tem terceira série de grupo, mas formou em engenharia pelo Instituto universal brasileiro…

Nilton L Junior

Parabéns os Chineses que continuam suas pesquisas, sempre com inovação e criatividade, não precisaram pegar emprestado dos alemães.

Carlindo

Interessante a China. Só sabe fazer cópia … Acho que falta criatividade lá…

Rogerio Schneider

O avanço tecnológico chinês é fabuloso. A China foi devastada pela Segunda Grande Guerra e ao fim desta, a guerra civil perdurou por mais alguns anos. A China se reergueu é uma potência. O Brasil permanece uma república banana capturada pelo lobby dos políticos e servidores públicos. Nossas Forças Armadas se contentam em comprar sucata dos ingleses, alemães e norte-americanos. Nossas elites são medíocres e não se incomodam com o subdesenvolvimento social e atraso tecnológico. Depois do 7 x 1 para a Alemanha, nem para o futebol serve mais.

Gabriel BR

A distância tecnológica entre a China e o Ocidente é cada dia menor…em poucas décadas os chineses estarão liderando em diversas áreas do conhecimento e da engenharia.

gabriel

Nada se cria, tudo se copia kkkk nunca esse ditado fez tão sentindo!

Brummbär

No que se refere a asas voadoras,
quem teve a ideia inicial foi um alemão chamado Hugo Junkers, que patenteou o conceito em 1910. Mas isso só se tornou em realidade em 1933 com o francês Charles Fauvel que desenvolveu o planador AV3, nesse mesmo ano voou o Horten H1 com sucesso parcial e o subsequente H2.O primeiro planador norte-americano, usando o conceito de asa voadora voou somente em 1937.
O B2 não é cópia de ninguém, mas o mérito do conceito de asas voadoras continua sendo dos alemães.

Foxtrot

B2 ?
KKKKKKKKK

25 de Março

É leplica, mas é plimeira linha.

Carlos

Admiro o crescimento tecnológico e industrial da China em todas as áreas. Contudo, o roubo das tecnologias e cópias similares dos produtos ocidentais limitam sobremaneira a criação de produtos originais e ?% chineses diferentes de outras nações.

Rogerio Schneider

Chineses não estão preocupados com o conceito de ética ocidental que herdamos dos gregos. Chineses estão focados apenas em vencer a próxima guerra.

Jeff

comment image

Nem imagino como seria controlar esse troço….

Aerococus

Pelo que estão falando aí, “qualquer nação com conhecimentos básicos de aritmética” pode copiar geometrias como a do B2.

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcQEXXC5GOncCYxV2Hff3Jw8UblW55YAvpnlk-EfE7YN_amkho8g

Bom, se os Chineses estão testando no túnel de vento, certamente terão dados para modelarem a aerodinâmica desta forma “simples” e desenvolverem um sistema FBW capaz de controlar ela. Diga-se de passagem, eles dominam a tecnologia FBW: basta ver a enormidade de papers e teses de doutorado emitidos por chineses egressos de universidades americanas.

Admiro esses caras neste aspecto. Eles vão lá e fazem acontecer – do jeito deles, mas fazem.

Antunes 1980

Quem em uma guerra, prefere estar dentro de uma cópia duvidosa chinesa do B-2 da um like!

XFF

Não é cópia, é conhecimento. Alguns países ocidentais achavam que só eles que podiam ter essas tecnologias. Não é a toa que estão tentando prejudicar a China economicamente e limitar o crescimentos deles por medo. Porém, as sanções não está surtindo efeito.

Ozawa

China testa cópia americana de bombardeiro stealth em túnel de descaramento …