Imagens da Saab dos caças F-39 Gripen da FAB desembarcando em Navegantes (SC)

88

Imagens cedidas pela Saab dos primeiros caças Gripen E da FAB de produção em série, desembarcando ontem em Navegantes (SC).

Os dois aviões fazem parte de um lote de 36 aviões adquiridos pela Força Aérea Brasileira, sendo 28 do modelo F-39E monoposto e 8 do modelo F-39F biposto.

Após o desembarque, os caças Gripen foram levados por via terrestre do porto para o aeroporto de Navegantes (SC).

De lá, as aeronaves seguirão em voo para o Centro de Ensaios em Voo do Gripen, em Gavião Peixoto (SP), onde pilotos de prova FAB, da Embraer e da Saab executarão ensaios em voo até que a aeronave receba o certificado militar.

Posteriormente, as aeronaves serão incorporadas ao 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), em Anápolis (GO).

FOTOS: Saab do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

88 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos

Assisti ao vivo o deslocamento pelas Ruas de Navegantes até o aeroporto , chegando ao portão, algo aconteceu, Grave ou Não isso não sei dizer pois taparam a visibilidade atravessando um Ônibus na Rua e Proibindo Imagens de todos.
Era quase claro o dia e a coisa toda continuava parada .

Camargoer.

Olá Carlos. Soube o que aconteceu?

BK117

Fiz um comentário mas ficou preso pra aprovação, não sei por que. Enfim, em resumo, o primeiro caça ficou preso logo ao entrar no aeroporto. Tem alguns rumores que fazem sentido, outros nem tanto. Ficou lá por um bom tempo…

Camargoer.

Opa. Quais rumores?

BK117

O rumor factível é que há um desnível entre a rua e o pavimento que leva até a pista, e alguma parte da “rampa” cedeu sob o peso do trem esquerdo. Nada muito grave, nem dava pra notar inclinação, mas evitaram de tentar “forçar a barra” (irônico, pois a força seria exercida na barra que liga o trator à aeronave heheheh) e arriscar causar danos à aeronave.

O rumor descabido era uma galera (os “especialistas” de plantão) nos chats falando que “a roda esquerda estava travada o percurso inteiro e ninguém percebeu”. Sem sentido algum.

Last edited 2 anos atrás by BK117
BK117

Retido pra aprovação denovo…

Last edited 2 anos atrás by BK117
Carlos

Olá. , Camargoer
Não sei saí da cidade cedinho, estou em viagem.
Tinha um Rapaz fazendo Live , dê uma olhada

https://youtu.be/suwqWKEl8U8

Carlos

https://youtu.be/suwqWKEl8U8
No fim dessa Live , dá pra ter uma noção

Carlos

https://youtu.be/suwqWKEl8U8
Sai cedinho da cidade,estou viajando

No link acima dá pra ter uma noção

BK117

Pelo o que entendi há um desnível entre a rua e o pavimento feito para acessar a pista do aeroporto, e a “rampa” cedeu sob o trem esquerdo, fazendo com que ele ficasse preso, e não quiseram arriscar puxar mais. Ficou um bom tempo nisso, não sei se e como resolveram. Contudo não sei se é verdade, é só o que entendi dos rumores. Teve uma galera jurando de pé junto que a roda esquerda estava presa durante o trajeto, o que provavelmente não é verdade, só estavam vendo a parte interior, que não se move, e o pneu molhado… Read more »

Dayton

Nos vídeos postado pelo Carlos ali em cima, aos 30min00 da para ver claramente a roda girando! Vlw

Henrique

Segundo alguns sites teria sido a roda que ficou presa no portão na entrada do aeroporto. Nada sério…

MFB
Antoniokings

Prezado.

Muito cuidado com vídeos ou fotos.
Hoje mesmo, os ucranianos mostraram uma foto de um Su-35 que teria sido abatido.
Só que a foto mostra os restos de um avião como se tivesse sido queimado no chão.
E o vídeo correlato, seria de um avião derrubado.
Todo jeito de se fake.
Ademais, em uma guerra é normal ter um helicóptero abatido.
Os EUA tiveram milhares de helicópteros perdidos em suas guerras..

Antoniokings

Em tempo.

Todos os meus comentário estão sendo retidos, o que diminui a dinâmica do debate.
Estou acompanhando os fatos e ‘posto’ quando for algo interessante.

Antoniokings

Está aí a foto do avião ‘abatido’.
Fake news?

comment image

Leandro Costa

MiG-29 abatido em 1999…

Antoniokings

Exatamente.
Está faltando uma parte do avião, pelo menos.
Aquele de cima parece que foi queimado no chão com uma lata de gasolina.

Leandro Costa

Não. Parece que ele caiu. Vai dar uma olhada em destroços de aeronaves que caíram, seja por acidente, seja por fogo inimigo. Muitas se parecem exatamente como o que você postou…

Flanker

O que tem de errado?? Tu acha que todo avião abatido precisa explodir e virar um monte de cacos? Dependendo de onde é atingido, pode chegar ao silo bastante íntegro e incendiar-se.
O problema é que para vcs, tudo que for contra a rússia é fake.

Alex Barreto Cypriano

O chão em volta não está revolvido e nem calcinado. Por quê?

Leandro Costa

Se assumirmos que o caça foi atingido e caiu em parafuso chato, dá até para ver que a seção logo abaixo do cone do radar bateu no chão primeiro, já que o cone parece meio destacado. Como não havia momento à frente, ele simplesmente não deslizou para frente, para trás ou em qualquer direção lateral. O solo devia estar razoavelmente fofo devido ao aumento das temperaturas na região e deve ter chovido. Apenas os lubrificantes parecem estar em chamas na foto, e talvez ainda algum resquício de combustível, já que provavelmente perdeu boa parte do combustível no caminho do solo.… Read more »

Flanker

Exato. Ele caiu na vertical, em ângulo reto com o solo. E isso é reforçado pelo “achatamento” de toda a fuselagem. Isso resulta desse tipo de impacto. Eu assisti ao vivo, vários e vários anos atrás, a queda de um T-25 da FAB durante uma apresentação na BASM. A aeronave caiu em uma área gramada, entre a pista e o pátio de estacionamento de aeronaves. A queda não foi em ângulo reto, sendo que a aeronave deslizou uns 30 metros antes de parar, incendiando-se imediatamente. E os destroços ficaram achatados também.Lembro muito bem, foi uma perda triste o falecimento do… Read more »

Jose Dasilva

Ontem vendo um piloto americano elogiando o embraer Legacy 600 no canal do Jerry White ” Day in the life of a corporate pilot” me encheu de orgulho. Alias sempre que passo em frente ao Newark Airport e vejo embraer a todo momento me sinto orgulhoso mas ver nos sa defesa chegando de navio nessa altura do campeonato é triste. Ja disse antes que o nosso Gurgel elétrico ainda me faz orgulhoso. No final não teremos caças suficientes nem para defender Minas Gerais.
Tendo dito.

Silvano

KC-390 aterrissando no Chile agora.

Marcos10

Feira no Chile.

Henrique

Não, tem uma parte do lote de E que vai se feito aqui.
.
.
.
mds.. como brasileiro chora por tuto e por coisa sem relevância

Camargoer.

Olá Henrique. SIm. Os “F” serão todos feitos no Brasil e creio cerca de metade dos “E” serão feitos aqui. Muitas peças continuarão vindo da Suécia para serem usadas nos aparelhos que serão fabricados no Brasil, assim como o Brasil continuará fornecendo peças para os “E” da força aérea suéca.

Flanker

Dos 28 F-39E, 15 serão produzidos na Suécia. Os 13 restantes, mais os 8 F, serão produzidos no Brasil.

Flanker

Eu acredito que tudo esteja incluso no valor total divulgado lá no início. Então, ser fabricado lá, ou aqui, nesse caso é indiferente, pois já está dentro do escopo do contrato.

Camargoer.

Caro Teropode. O valor de US$ 4,5~5 bilhões (dependendo do câmbio, porque o contrato foi assinado em moeda sueca) cobre todos os custos, inclusive armamento. O que ficou de fora foi a infraestrutura em Anápolis.

Henrique

choro continua kkkkk

Matheus

Não liga, ele adora o F-16 e Hércules. Fora disso nada é legal.

Equilibrium

Até Super Tucano atravessa o mar voando pra ser entregue do outro lado do mundo kkk

Henrique

A29 está homologado pra isso a quanto tempo? conta ai pra gente kkkk

Equilibrium

O primeiro Gripen E voou há 6 anos. E esses ai não são protótipos, são aeronaves de série. É OBVIO que deveria estar homologado pra um voo.

Flanker

Eu não entendo qual o problema com o meio de vinda desses aviões para o Brasil! Poderiam vir voando? Sim. Mas, escolheram o navio. A SAAB escolheu, porque o transporte é responsabilidade dela. Se eles vão entregar voando, de navio ou uma cegonha vai trazer cada um no bico, pouco importa! Interessa para o Brasil, para a FAB e para nós, que os aviões vão estar em perfeitas condições quando chegarem aos esquadrões operacionais. Isso é o que importa…o resto, é o resto.

Henrique

é como eu disse… BR tem tara por chorar e arrumar problema com coisas banais e sem relevância kkkkkkkk

JT8D

Sim, o vitimimimismo é o esporte nacional. Trabalhar que é bom…

Equilibrium

Num domingo? Trabalhar?

Leandro Costa

Zero bala? Melhor entregar mesmo. E com o plástico no banco hehehehehe

Leandro Costa

😱

Flanker

Hehehehe…isso não pode faltar, Leandro!

Leandro Costa

Não falei que viriam capados? Vieram nem com banco!!!!1!!

Leandro Costa

Aposto que não tem cafeteira espresso para vôos longos! Mas também, não tem alcance para voarem do SDU para a BASC 😜

Flanker

Hehehehe

Equilibrium

Simples. As aeronaves são de série, podem voar mas não vieram voando O Próprio projeto do Gripen atrasou ANOS. Até a chegada deles atrasou. Contratamos uma empresa que sempre presou pela INCOMPETÊNCIA. Os projetos mais antigos TODOS atrasaram, No Viggen por exemplo, a Saab colocou a culpa na Honeywel. Não digo que são projetos ruins mas a empresa em si sempre faz isso. Gripen C da África do Sul IDEM. Não adianta passar pano pra SAAB Não.

JT8D

Ah, deve ser por isso que a Boeing contratou a Saab para desenvolver o treinador da USAF, porque eles são incompetentes e não cumprem prazos

Equilibrium

A mesma Boeing que você queria que tivesse dado takeover na Embraer e quase deu pau pelo 737 MAX? Mas quem entra na concorrência é a Boeing a Saab é coadjuvante, promovendo peças. Quem desenhou isso tudo foi a própria Boeing com “auxilio” do que ela já sabia fazer.

Pablo

Os caças estão sendo entregues, não estão? Então para de chororô.
É muita enchecao de saco!!
Daqui a pouco tu vai enche o saco ate da calibragem dos pneus do trem de pouso.

Equilibrium

Aquele Pneu que caiu num buraco na entrada do aeroporto e quase estraga uma m**** de 150 milhões de dólares?

Pablo

Qual o proximo mimimi? A cor?

Camargoer.

Olá Pablo.. sei lá, o emblema da FAB deveria ser cinza pare reduzir a visibilidade… que tal? Essa ninguém ainda tinha reclamado,

Flanker

Cara, eu não estou passando pano para ninguém! Eu mesmo já falei em outro tópico que as entregas já estão fora do cronograma….inclusive do cronograma espichado que dilatou as entregas até 2026, ao invés de 2024. Mas, reclamar porque veio de navio ao invés de voando, já é demais…não faz a menor diferença! Em pouco dias vão voar de Navegantes para Gavião Peixoto e em pouco tempo mais, para Anápolis. Aí estarão entregues, de fato. Isso é o que importa.

Equilibrium

Kkk super tucanos dão deslike nisso. Vão voando e muito bem. E Gasta menos

Flanker

Tá bem…fique com tua opinião e os outros, incluindo eu, com as suas. E quanto à gastar menos, ou mais, não faz diferença agora, pois quem está pagando é a SAAB.

Marcelo Tadeu

Perfeito Flanker!!! Mas se não tiver BBB e Anitta, o brasileiro reclama de tudo!!!

Henrique

OBVIO da onde… explica de onde tu tirou tanta certeza pra isso.

Equilibrium

“Banais e sem relevância” a desgrama do caça ficou entalado na porta do aeroporto, sem contar quase um mês de translado que poderia ser utilizado em qualificação, e sem contar ainda o atraso, e sem contar ainda a modificação do “nariz” aos 45 do segundo tempo.. me poupe.

Flanker

Sim…ficou entalado….tá lá até agora…estão esperando uma carga de vaselina pra besuntar o avião e ver se desentala. Ora, por favor!
Tu torcia por qual concorrente que perdeu no F-X2? Rafale ou Super Hornet?

FernandoEMB

Nem todos. Alguns foram de navio…

Equilibrium

Os que são “fabricados” nos EUA sim.

André Macedo

Quando você for comprar um carro eu espero que ele percorra 4000 km usando o próprio motor antes de chegar até você kkkkkkkk

cuiudo

Tando mais ou meno, ta loco de bom. Ó! https://www.youtube.com/watch?v=khD_C2QIB-I

Equilibrium

Bela comparação, algo que pode voar reto e algo que tem que pegar rodovias kkkkkkkkkkkkkk

Flanker

Ué, cada um está sendo usado e gasto/desgastado no local e no ambiente que foi construído para ser usado. Então, se um carro vir rodando da fábrica até o cliente é ruim, o avião vir voando também não é o mais adequado, do ponto de vista do desgaste e, principalmente do risco.

Flanker

Sei que você tá brincando, mas se observar as imagens da chegada do primeiro Gripen, vai ver que ele tb veio sem o assento INSTALADO. Se tu e o Roberto que eu tô pensando, sabe muito sobre aviação, logo entende o quão fácil é retirar e reinstalar um assento ejetável.

Allan Lemos

Kkkk boa.

Burgos

Vieram com pintura monocromática ou é impressão minha ?!
Talvez receba os últimos retoques em Gavião Peixoto ?!
Vai saber agora !!!🤷‍♂️

Carlos
Luiz Blower

Pintura final. Já está com número de série, bolacha da FAB e tudo. É só impressão. Lembra que a gente já viu foto dessas aeronaves voando.

Nunão

É impressão, Burgos.
Metade inferior, avançando ao nariz e cobrindo boa parte dele, é cinza claro. O resto é um tom de cinza um pouco mais escuro.

Renz

Olha, o que me incomoda é apenas o ritmo demorado dessas entregas.

Viessem pelo menos 6 por vez, por mim poderiam vir de navio, voando, no lombo de burros ou de teletransporte tanto faz.

Mas um pessoalzinho resolveu eleger esse assunto do navio como um mantra..
Já ficou infantil isso.

Last edited 2 anos atrás by Renz
Mauro S

Tem o lance do IRST também.

Carlos

Que Lance ,⁉️

Mauro S

Galera dizendo que os Gripen brasileiros não terão a bagaça.

Carlos

Não Faça isso não Mauro , isso já não tem mais Dúvida Nenhuma , já Ficou muito Claro que serão colocados aqui no Brasil , por serem Frágeis, Caros e sujeito a acidente,
Diga isso pra Galera Mauro

Joelson Almeida

Esclarecedor, Carlos.

Flanker

De falarem, a cada vez que as aeronaves aparecem, que eles tem IRST, depois que não tem, depois que não serão equipados com esse equipamento na versão brasileira….e por aí vai…

Lael

Deus abençoes esses guindastes.

Ivanmc

Bacana os Gripens. Novíssimos, o que é mais importante.

Last edited 2 anos atrás by Ivanmc
Pablo Maroka

Emocionante! Ver o brasil voltar ter F.As capazes e de primeiro mundo.

Bremelhada treme de medo!

Pablo Maroka

Faltou bandinnha!

Salomon

Prendeu a roda?

Sérgio Luís

Ficou com nariz de F-4!

Bueno

OOF TOPIC

A Suécia Contribuindo com a OTAN
Força Aérea Sueca com um Gulfstream ELINT na Polonia

https://www.radarbox.com/data/registration/102002

Anders

Been there done that!

Rewarding to see our efforts when we visited Brazil year 2000 paying off.