Caças F-39 Gripen da FAB devem chegar hoje ao Porto de Navegantes, em Santa Catarina

101

A colunista Dagmara Spautz do Diário Catarinense informou que o navio Marsgracht, de bandeira holandesa, deve atracar no início da tarde desta sexta-feira (1) na Portonave, em Navegantes, trazendo a bordo dois novos caças Gripen F-39 que foram comprados pela Força Aérea Brasileira (FAB).

As aeronaves embarcaram no dia 10 de março no Porto de Norrköping, na Suécia, em direção ao Brasil.

As aeronaves deverão seguir em voo para o Centro de Ensaios em Voo do Gripen, em Gavião Peixoto (SP), onde pilotos de prova FAB, da Embraer e da Saab executarão ensaios em voo até que a aeronave receba o certificado militar.

Mais dois F-39E Gripen deverão ser entregues à FAB pela Saab ainda no primeiro semestre de 2022.

Subscribe
Notify of
guest

101 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Anderson Rodrigues

A data de chegada era para o dia 4, o navio ainda está no meio do atlantico segundo o MarineTraffic.

Last edited 2 anos atrás by Anderson Rodrigues
BK117

Reported ETA: 2022-04-01 06:00 LT (UTC -3)

É dia 1º mesmo. O fato do Marinetraffic indicar a posição do navio no meio do Atlântico se deve a ser esta a ultima localização conhecida do navio (em 2022-03-24 18:22 UTC), pois nesse ponto o AIS costeiro não tinha mais alcance para detectá-lo. Fazendo uns cálculos, ele já deve estar se aproximando do destino, não sei por que não foi detectado ao se aproximar da costa brasileira, talvez desligaram o AIS por segurança? De qualquer forma, esse fim de semana ainda ele chega!

BK117

Atualização: o navio acaba de reaparecer, ao lado de Itajaí.

Silvano

Talvez domingo ou segunda feira eles decolem de Navegantes. Resta saber se vão para Embraer ou direto para Anápolis.

De qualquer forma são dois de série, são completos, o pessoal da FAB agora vai ter idéia das capacidades reais dessa aeronave.

Leandro Costa

Está na matéria:

As aeronaves deverão seguir em voo para o Centro de Ensaios em Voo do Gripen, em Gavião Peixoto (SP), onde pilotos de prova FAB, da Embraer e da Saab executarão ensaios em voo até que a aeronave receba o certificado militar.”

BK117

Talvez seja este o motivo de terem vindo só dois, em vez dos quatro planejados. Segundo o ultimo “Colaboração real”, há dois pilotos da Embraer e um da SAAB por lá. Com o 4100, são 3 Gripen para 3 pilotos.

Rinaldo Nery

Se tiver um só piloto, ele voa todos. Quem disse que precisa um piloto por avião?

Camargoer.

Olá Rinaldo. Ele pode voar em um de cada vez. ,riso.

BK117

Absolutamente ninguém, foi só um palpite. Agora, um só piloto pode voar todos, mas não ao mesmo tempo…

Last edited 2 anos atrás by BK117
Rafael Cordeiro

Duvido muito que já estejam completos, acredito que alguns equipamentos deverão ser instalados em solo tupiniquim, como equipamento de comunicação, por exemplo o Link BR2, que estava em fase de testes e implantação com F-5M, resta saber se esse equipamento já foi integrado ao Gripen. Como tudo que é “made in Brasil” tem o desenvolvimento mais demorado que qualquer outro país, é aguardar para ver!

Chris

Infelizmente não tão completos…

Deram uma capada nos sensores, em relação ao Gripen sueco !

Matheus

Alguma fonte?

Rinaldo Nery

Da cabeça dele. Ou Águas de Lindóia…

Samuca cobre

Águas de Lindóia é uma cidade muito bonita no interior de São Paulo!!!
Fica no circuito das água, muito bom, tem Lindóia, Socorro, Serra Negra e outras, divisa com o sul de Minas !!!

Leandro Costa

O Sul de Minas é um lugarzinho fantástico. Bonito, aconchegante. Qualquer cidadezinha minúscula tem um café fantástico em qualquer padariazinha pequena e o povo é extremamente cordial.

Ivanmc

Eu creio que não, prezado Chris. Os nossos NG’s terão uma eletrônica até mais avançada.

Hugo Vigneron

Por exemplo?

Jadson S. Cabral

Não tem nada mais avançado. Nada a menos, nada a mais. O Gripen Sueco tem equipamentos que a Suécia julga importante para o tot deles e o Gripen brasileiro tem equipamentos que que a FAB julga importante para nosso tot.
Ainda não entendeu que quem escolhe os sistemas que vêm dentro da aeronave é o cliente???

Lucas F

Creio que você quis se referir a TO.

Allan Lemos

O Gripen brasileiro atende as necessidade a brasileiras nesse teatro de operações, o sueco atende as suecas naquele teatro de operações.

O caça não foi “capado”.

Flanker

É completo para a versão que o Brasil pediu! A versão sueca é sueca, a brasileira é brasileira.

Pablo

Segundo o noticiário daqui (Itajaí, vizinha de Navegantes), o navio atracou por volta de 22:30 de ontem, 01/04/22

Ferreras

Há alguns anos atrás essa noticia seria um ótimo primeiro de Abril!

Patriota

Supremacia aérea!

Angelo

A conta gotas….até 2050 chegam todos…para o museu….

Heinz Guderian

Se não chega reclama, se chega reclama. MDS
Quanta dose de viralatismo.

Chris

2050 é exagero obviamente… Mas sabe o que é pior ?

Ele tem certa razão… Ate uma versão de radar mais aprimorado do Gripen ja saiu… Eqto ainda estamos no No 3 !

Heinz Guderian

Radar se troca, mantenha a calma que o caça é novinho em folha e bem avançado tecnologicamente, outro patamar.

Marcelo

A versão com radar aprimorado é do Gripen C ! Este Gripen E já vem com um radar de capacidade superior ao aprimorado do Gripen C.

Henrique

Não é matéria do Gripen se não parecer o Analista de Estrategia de Facebook reclamando e falando que o negocio vai ta obsoleto por conta da entrega kkkkkkkk

Last edited 2 anos atrás by Henrique
André Macedo

Obsoleto não, mas caro sim… O preço só vai compensar se a transferência de tecnologia realmente servir pra desenvolver alguma coisa na indústria nacional.

Pavan

Que sejam bem vindos…

Marcos10

Helicópteros ucranianos atacam depósito de combustível na Rússia.
Putin acusa Ucrânia.
Uai! Não estão em guerra?

SmokingSnake 🐍

1º de abril, além de chegar a cotas gotas vem montado em lesmas.

Last edited 2 anos atrás by SmokingSnake 🐍
Renz

A entrega dos Gripens está concorrendo com o experimento da gota de piche.
Dêem um google..

Paulo Lopes

Eu pergunto se não seria o caso de abandonar logo o programa Gripen e comprar o super poderoso F-35 dos nossos amigos norte americanos.

OJFL

Agora é muito tarde para essa decisão e o poder de compra da FAB também não alcança. Fora a experiência adquirida pela Embraer.

Pugnattor

E quem disse que os nossos amigos norte americanos´´ liberam esse caça pra gente?

Leandro Costa

Já ofereceram e já foram recusados. Se a oferta continua de pé ou não, são outros quinhentos.

Chris

Nunca ofereceram !

E particularmente acho bobagem… Ele é um caça mais pra ataque, do que pra defesa, que é o que nós queremos.

Pra mim o agil Gripen esta de bom tamanho… Mas em boa quantidade… E com armamento e tecnologia top !

Senão vira alvo fácil !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Ivanmc

Se não tivermos defesas antiaéreas condizentes os gripens são alvos fáceis, até mesmo se dobrarem o número. Do contrário, que deve ser o caso, serão apenas para a nossa FA ficar adestrada.

Leandro Costa

Nesse ponto, eu sinceramente acho que a falta de mísseis antiaéreos no Brasil algo completamente surreal. Que se compre algumas baterias do sistema que melhor se adeque aos sistemas Brasileiros, sejam americanas, russas, chinesas, sul-coreanas ou o que for. Mas precisamos de um bom sistema desses, que necessariamente precisa ser integrado aos sistemas Brasileiros de radares, IFF, datalinks, etc.

Ivanmc

É isso mesmo.

João Adaime

Caro Ivanmc
Desde já me confesso leigo no assunto força aérea, defesa antiaérea e assemelhados. Por isso minha dúvida. O Brasil possui 23.158 km de fronteiras, sendo 15.791 terrestres e 7.367 marítimas.
Que tipo de sistema de defesa antiaérea daria proteção aos nossos Gripen em todo este perímetro?
Antecipadamente agradeço sua atenção.
Abraço

Ivanmc

Prezado João.
Seria algo como S400, em camadas, fronteiras, Iron Dome como Israel nas principais capitais, sistema de mísseis antiaéreos Buk-M, ou similares Arrow 3, num primeiro momento, pontos estratégicos.
E, num segundo momento, utilizar o IGLA-S, Rbs-70 esses últimos já possuímos, para defesa de ponto, com muitos, milhares de Manpads.

João Adaime

Caro Ivanmc
Obrigado pela resposta.
Li em algum lugar que o Gripen também faz parte da defesa antiaérea, uma vez que enfrenta aviões agressores. Logo, ele não precisaria de defesa, salvo se estiver no solo. Procede?
Abraço

Leandro Costa

João, o Gripen faz parte da Defesa Aérea. Pelo que eu entendo, Defesa Aérea são os meios aéreos (aeronaves) que fazem parte da defesa do espaço aéreo Brasileiro, enquanto meios de Defesa Anti-Aérea são meios baseados em solo que defendem o espaço aéreo Brasileiro, como mísseis e armamento de tubo. Posso estar redondamente enganado nessa definição, mas é como eu me lembro que definem a coisa. Tendo dito isso, meios antiaéreos podem defender não apenas as bases em que os Gripen estão baseados, mas também os centros de manutenção (e porque não de fabricação/montagem) e produção de peças e armamentos… Read more »

João Adaime

Caro Leandro
Realmente eu me confundi. Onde disse defesa antiaérea, entenda defesa aérea.
Abraço

Leandro Costa

João, vira e mexe esse negócio me confunde também hehehehe

Ivanmc

Olha, prezado João Adaime. O Gripen tem condições suficientes para ter uma boa supressão aérea, desde que o inimigo não seja um país poderoso belicamente. Até porque cada Gripen perdido, numa hipotética contenda, seria uma grande perda. Não podemos apostar tudo em 36 Gripens, e, alguns punhados de F-5M e A-1. Imagina, submarinos, cruzadores de mísseis atacando o nosso país, e também, caças como o Checkmate, Su-35, F-35 ou F-18 Super Hornet, J-20, enxames de J-10 nos atacando, centenas de drones saturando as nossas tropas inicialmente, não teríamos muitas chances. Claro seria uma guerrilha por parte do nosso país, vide… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Ivanmc
Nonato

João, não sou especialista.
Mas acredito que defesas antiaéreas (radares em terra e mísseis) podem ajudar a proteger os gripen mesmo no ar, evitando que tenham que se aproximar dos caças inimigos.
Até porque gripens não são a “prova de bala”.
Se antes de decolar de Anápolis, por exemplo, mísseis baseados em terra derrubarem caças vindo da Venezuela ou de um porta aviões, terá poupado os gripens.

João Adaime

Caro Nonato
Realmente, hoje tudo funciona em rede. E os E-99 desempenham um papel importante nisso. Sem falar nos radares em terra. Aos poucos a gente vai se estruturando.
Abraço

Rinaldo Nery

Já ofereceram sim. Há alguns anos….

Flanker

Como assim, avião pra ataque e avião pra defesa? E o F-35 foi oferecido ao Brasil, sim, na época do Jobim, que disse que era muito avião para nós…

Pugnattor

quando os EUA nos ofereceram esses caças?

Leandro Costa

Dá uma pesquisada. Há um bom número de matérias falando isso. Acho que ainda data da época em que haviam os finalistas mas o Gripen ainda não havia sido escolhido.

Rinaldo Nery

Exato.

Douglas Rodrigues

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2103200812.htm https://www.aereo.jor.br/2009/12/01/o-dia-em-que-o-ministro-jobim-descartou-o-f-35/ Foi oferecido ainda em 2008, quando o FX tava na mesa do Lula, em 2009 ele disse ter optado pelo Rafale. O FX se tornou FX-2 e o favorito pela Dilma era o Super Hornet, embora não tivesse garantias de ToT dos americanos, aí teve o episódio de espionagem no gabinete da presidente e a FAB cansada de tanto lero-lero, optou pelo Gripen NG (que acredito que sempre foi o preferido, por justamente não ter saído do papel ainda), como o Brasil não soube negociar, não tivemos os tampões que poderiam ter vindo até a chegada dos NG… Read more »

Ivanmc

No ano de 2009, o Exmo Sr. Brigadeiro Saito demonstrou interesse no F-35, porém o Ministro Jobim vetou o projeto alegando que seria demais para para o Brasil. Lá eles tiveram contato com representantes militares da Lockheed Martin, fabricante do F-35.
O Brigadeiro Juniti Saito disse: “o país teria uma força dissuasória incrível”. O que eu concordo com o Exmo. Sr. Brigadeiro Saito, plenamente, sem dúvidas.

Heinz Guderian

Jobim era muito despreparado

Ivanmc

Com certeza, Heinz. Eu nunca desprezaria o Lightning. Politiqueiros e defesa não combinam.

Camargoer.

Caro Ivan. Acho que é história é diferente. O Brig.Saito foi perguntado o que ele achava do F35 e ele respondeu que era um excelente avião e que a FAB teria um enorme poder dissuasório (dois fatos), mas nunca afirmou que a FAB preferia o F35 ao invés de um dos finalistas do FX2. È preciso lembrar que a FAB sempre exigiu o acesso ao código fonte do caça e que houvesse participação da indústria brasileira na produção no modelo que fosse escolhido no FX2 e a proposta dos EUA era de fornecer o F35A como um compra de prateleira,… Read more »

Chris

Eu duvido !

Eles ja nos consideram um pais possível de ter um governo de esquerda aliado a Russia ou China…

Imagine depois da visitinha do Bolso ao Putin…

EduardoSP

O Brasil sempre foi aliado dos EUA.
E creio que sempre será, pelo menos até aonde a vista alcança.

Nonato

E se um governo bolivariano não tomar o poder como pretendem…

Flanker

Liberam, sim, inclusive já liberaram há alguns anos, na época do Jobim. O Brasil que não quis. Nas palavras do Jobim, era muito avião para o Brasil. Só não tem ToT, no que eles estão certos. Só receberam ToT desse avião os países que investiram e participam do projeto.

André Macedo

Já não temos dinheiro e tu ainda quer tacar fogo comprando trambolho assim, quero só ver como países como a Finlândia vão manter 64 desses.

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
Leandro Costa

Para eles pode ser questão de sobrevivência. Quando é assim, as prioridades mudam e o dinheiro aparece.

Ivanmc

A pois é…
Sobre isso, eu concordo com você.
Dinheiro tem.

Nonato

É mais caro manter o F 35?

Henrique

Claro.. agora é a hora perfeita pra sair do barco que já esta 1/4 do caminho, voltar pra origem pra planeja TODA a viagem com um barco 10x mais caro de manter que o atual.. sem contar que você sé obrigado a usa todas as cartas náuticas e instrumentos do fabricante e você nem vai poder ajustar ou usar suas próprias velas pq o fabricante diz que não pode… e se quiser vc tem que abri uma fabrica de velas no país do fabricante pra dai, talvez, você ter a permissão ajustar ela… (além disso o fabricante não quer te… Read more »

Chris

Nao temos dinheiro pra mante-lo…

E pra usar todas as suas capacidades… É necessário uma boa infraestrutura (Que tbem não temos).

Fora que… Ainda mais depois desta visitinha do Presidente a Russia… Duvido que os americanos o venderiam pra gente.

Aos olhos deles… Somos um pais com risco de ter um governo de esquerda pareado com China ou Russia…

Antonio Palhares

Amigo, amigo.
Mui amigo.
Ou amigo para Inglês ver ?

Wellington

Verdade ou mentira?

OJFL

Não vale o risco mas seria muito interessante ver um entregue em vôo acompanhado de um KC-390. Que a FAB faça bom proveito. Vamos filhos altivos dos ares, seu vôo ousado alçar.

Solskhaer

Queria está no cais!!!

Rinaldo Nery

Está ou estar?

Ivanmc

Gostei dos infográficos!

Danilo José

Saab Gripen NG é o estado da arte quando se fala em aeronave de caça de 4,5 geração !

Parabéns aos envolvidos, que se comprem novos lotes e que seja rapido pois são tempos sombrios.

Salim

Tecnicamente , comparando a um automovel, seria o melhor com carburador antes injecao. Brasil deve entrar quinta geracao como caca principal e com mais gripens HI/LOW 80 gripens e 24 F35. O mundo esta procedendo assim. Quem precisa esta indo 100% F35.

Joao

Lindo!

Marcelo Lobo da Silva

Boa noite, acabei de chegar de Itajaí. O navio ainda não atracou, encontra-se no momento parado próximo a entrada do canal que leva ao porto. Talvez atraque durante a noite ou madrugada ou amanhã bem cedo.

Marcelo Lobo da Silva

Passei o dia lá na esperança de registrar a entrada do navio pelo canal rumo ao porto, mas não foi dessa vez. Por volta das 15h ele parou na posição atual e não saiu mais de lá.

Marcelo Lobo da Silva

Para quem tiver interesse, publiquei lá no blog uma nota sobre a chegada dos aviões. Basta clicar no meu nome para acessar.

Leandro Costa

Obrigado, Marcelo!

Nonato

Que blog?

Marcelo Lobo da Silva
Rommelqe

Parabéns pelo blog!

Nonato

Demora a fabricar um caça desses..
A Tesla fabrica um carro em 10 horas..
Mas um avião demora.
Se fosse fabricava tudo rápido e entregava logo.
Há alguns anos, a GM fabricava mil onix por dia.
Não entendo a demora para fabricar um caça…

Camargoer.

Caro Nonato. Primeiro tem a ver com a complexidade da aeronave em relação á complexidade de um automóvel. Depois, tem a ver com o tipo de material usado e com a tecnologia de construção. De um lado, os carros usam peças estampadas em aço enquanto um caça tem peças usinadas usando ligas especiais ou são peças feitas em material compósito. Por fim, cada caça é feito manualmente, enquanto que automóveis são feitos em séria usando linhas de montagem automatizadas. Não dá para comparar a fabricação de um automóvel com o de um caça. Até mesmo um F35 leva mais de… Read more »

Salim

A demora se deve ao processo de fabricação ser manual com pouca automacao, na industria os custos de automacao se justificam pela grande quantidade produzida. O F35 ou F16 venderam ou serao vendidos em torno 3 mil unidadez em 30 anos producao, um carro vende esta quantidade em uma semana. O custo tambem se deve a esta baixa quantidade produzida, o F35 esta reduzindo preço em virtude do volume de vendas , enquanto gripen mantem ou ate pode aumentar preço, veja caso F22 que para reativar linha ficou inviavel. Se nao aparecer outros pedidos gripen e com manutencoes de ferramental… Read more »

Flanker

O F-35 talvez gire em torno de 3000 unidades produzidas, mas o F-16, em 2018, já tinha mais de 4600 unidades fabricadas.

Flanker

Se tu acha que fabricar uma aeronave com essa complexidade é minimamente comparável com a construção de um carro, por mais tecnológico que este seja, você precisa procurar se informar sobre o assunto.

José Carlos Menescal Alves

Como parte da confiança do caça deveriam vir voando escoltados por um kc 390 em seu abastecimento com isso Brasil e Suécia mataria 2 coelhos com uma única cajadada etária assim fazendo uma gigante propaganda para o mundo dos seus produtos em vôo Real e poderia entrar como parte dá Certificação aonde centenas de países estariam de olho perderam a oportunidade quem sabe na próxima o excesso de segurança deixa as aeronaves fazerem o que elas sabem..

Batalhão do Aço

Tem que acelerar as vindas dos demais ….Não podemos ficar enrolando …

Saldanha da Gama

1o DE ABRIL??????????????

Jean Jardino

Eh tao Jaca voadora, que o translado nem eh feito em voo, como normalmente se faz. risssssssssss

Salim

Para mim tambem e estranho, Tucano e F35 sao entregues com translado em voo. Porque o gripen nao?!?!!!!!!?!. Custo nao e, pois mandaram kc390 buscar 40 refugiados na Ucrania, e ficaria muito mais barato trazer eles em voo de carreira. Misterio……..

Camargoer.

Caro Salim. Pode ser uma exigência do seguro, pode ser uma questões associadas á formação dos pilotos e sua homologação para REVO, pode ser questões relacionadas com a homologação da aeronave.. ou pode ser simplesmente a solução mais simples e barata. Sobre a operação de resgate dos brasileiros, não faz sentido comparar o translado de duas ou quatro aeronaves com o risco de vida de 40 brasileiros em territírio conflagrado.

Flanker

Acredito que seja isso, pois penso que as aeronaves, até a entrega aqui, são responsabilidade da SAAB. Então, ela quer o meio mais seguro. E eu não entendo a celeuma por conta disso!! O pessoal tem que reclamar de alguma coisa, sempre!!