FAB celebra Dia do Especialista e Esquadrão Gordo incorpora duas primeiras aeronaves KC-390 Millennium

35

Evento realizado foi na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta sexta-feira (25/03), na Base Aérea do Galeão (RJ), a cerimônia militar alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica, data que homenageia os Graduados da Instituição.

O evento foi presidido pelo Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, Comandantes, Chefes e Diretores, dentre outras autoridades civis e militares.

O Dia do Especialista foi instituído como comemorativo por coincidir com o dia da criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), instituição de ensino que tem como missão a formação e aperfeiçoamento de pessoal especializado nas mais diversas áreas. Inicialmente sediada no Rio de Janeiro, hoje a EEAR fica localizada na cidade de Guaratinguetá (SP).

“Desde seu início, essa renomada Escola foi muito além de sua missão de formar e de aperfeiçoar sargentos de carreira. Ela foi responsável por suprir a carência de técnicos em número suficiente para atender os objetivos nacional por razão da Segunda Guerra Mundial”, discursou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior na solenidade.

Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior
Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior

Imposição de medalhas

A cerimônia em alusão à data marcou a imposição da medalha Bartolomeu de Gusmão aos graduados que se destacaram nos serviços prestados à FAB. O insigne brasileiro, padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, por meio de seus trabalhos no campo da aerostação, tornou-se um dos precursores da aviação, motivo pelo qual é cultuado como paradigma de dedicação, zelo e amor à Aeronáutica.

“Receber a comenda é o reconhecimento de muito tempo de serviço e empenho. Estar aqui hoje é muito grandioso para nós da Força Aérea. É uma honra muito grande”, disse o Suboficial Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Marco Antonio Baptista, que completou 33 anos de serviço prestado à FAB.

A Suboficial Especialista em Administração Lívia Ribeiro da Silva destacou que a honraria recebida oficializa os 23 anos de serviços prestados à Força Aérea. “É uma emoção muito grande ter esse reconhecimento, pois foram anos dedicados com muito amor, profissionalismo e dedicação”, disse.

Já a Sargento Ana Carolina dos Santos, que é especialista em Administração, também falou sobre a homenagem. “É uma forma de reconhecimento por 16 anos prestados. A gente entra tão jovem, se doa tanto no trabalho, no dia-a-dia e, pra mim, é muito gratificante, especialmente no dia de hoje”, concluiu

Incorporação de aeronaves

A solenidade também marcou o recebimento das duas primeiras aeronaves KC-390 Millennium pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT). O Esquadrão Gordo foi a primeira Unidade Aérea da FAB selecionada para operar a aeronave de transporte logístico, o Lockheed C-130 Hércules. Com a incorporação, o 1º/1º GT se prepara, ainda mais, para cumprir a missão de lançar, suprir e resgatar.

Na oportunidade, o Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, destacou que o recebimento da aeronave pelo 1º/1º GT é uma nova fase da implantação do KC-390. “Esse projeto começou sendo implantado em Anápolis e agora é recebido aqui no Rio de Janeiro, o berço da Aviação de Transporte. Agora, a Unidade pode colocar em prática tudo o que aprendeu nos diversos anos de operação com o C-130, cada vez sendo mais eficiente”, pontuou.

O Comandante da Base Aérea do Galeão, Coronel Aviador Renato Alves de Oliveira, também comentou o recebimento das novas aeronaves. “Hoje é um dia histórico. Eu achei a frase do vídeo que foi exibido hoje perfeita: o legado e o futuro trabalhando juntos, lançando, suprindo, resgatando, dois vetores, uma só missão”, parafraseou.

Por sua vez, o Comandante do Esquadrão Gordo, Tenente-Coronel Aviador Vinicius Iorio Arruzzo, comemorou a chegada dos dois novos cargueiros. “Veio para ampliar as capacidades que a nossa Unidade já tinha com a aeronaves C-130. Com isso, teremos maior capacidade para transporte de carga, para apoiar a população brasileira em calamidades ou repatriando brasileiros que estejam passando dificuldades no exterior”, ressaltou.

KC-390 Millenium

O KC-390 Millennium é o maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul. Ele tem a capacidade de realizar missões de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo (REVO), Evacuação Aeromédica, Busca e Salvamento, Combate a Incêndio em Voo, entre outras. O KC-390 foi projetado para atender aos requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus

Os do esquadrão gordo são os primeiros com a capacidade de fazer REVO. (Apenas receber). Acho que os do esquadrão Zeus não devem ter essa capacidade, então a designação deveria ser apenas C-390.

Last edited 2 anos atrás by Matheus
Neto

Talvez o único com o Kit de Revo no pacote. Imagino que o projeto oportunize a instalação de kits de Revo SE necessário.

Rinaldo Nery

Nada a ver. TODOS terão capacidade REVO. Não teremos UAE dedicada ao REVO.

Neto

Bom. Saber, prezado Nery.

Flanker

Todos os KC-390 tem a capacidade já instalada de receber combustível em REVO. E todos vem com os sistemas para realizar REVO (reabastecer outras aeronaves) – tubulações internas, etc. O que varia é a quantidade de kits, com mangueiras e cestas, que a FAB adquiriu ou vai adquirir. Esses kits podem ser instalados em qualquer uma dessas aeronaves, dependendo da disponibilidade delas. Justamente por isso,
pela capacidade de cada aeronave ser um reabasrecedor, acredito que essa missão não será mais exclusividade do Gordo

Carlos Crispim

Parabéns, bela solenidade.

Marcos10

Parabéns a todos.
A FAB tem feito muito suco com pouco limão.
Apesar da pouca disponibilidade de recursos temos demonstrado grande capacidade operacional.
Esse é um país que ainda terá um futuro brilhante.

Marcílio lemos de Araújo

Bom dia Marcos 10, não sendo pessimista e lembrando que existe interesse entre os países e o boicote constante em áreas de alta tecnologia, falta de investimento em P e D, fica muito complicado, vamos adiante.

Salomon

Afinal, quantos KC-390 irão para a FAB? Alguma coisa das encomendas internacionais, Portugal por exemplo?
Grato

Rafael M. F.

Para a FAB serão 22 aeronaves.

Welington S.

Portugal já fechou 5 KC-390. Se eu não me engano, um já está quase pronto. A Hungria fechou 2, se não me engano e existe outros países com grande capacidade de adquirir o KC-390 futuramente.

Rinaldo Nery

Força Aérea Carioca (FAC). Ainda bem que decidiram pela implantação em Anápolis.

Sergio Cintra

Cel.

Se não pode com eles, junte-se a eles!
Onde está o poder? é para lá que vou!
Sta. Catarina, Paraná e Sampa são lugares para trabalhar / produzir.
Nas áreas planaltinas reina a soberba, o poder, a solicitação de grana.
Na orla, se aposenta!

Rinaldo Nery

Tem que tocar pagode pra ir pro Gordo! rsrsrsrsrsrs
Quem é ou foi da FAB conhece.

Silvano

Tarcísio de Freitas se fosse da FAB provavelmente iria para o Gordo, além de carioca ele toca cavaquinho, seria conhecido como “Thor do Cavaco”

Marcelo Tadeu

Amigo, me desculpe, sou Carioca e trabalho pra caramba!! Não fico na praia o dia todo comomostra as novelas do Globolixo!!! Qual o estado com o segundo PIB do Brasil?

Silvano

No geral, o carioca é um bom povo. Sou de São Paulo, mas o que me impressiona nos cariocas é sua capacidade de comunicação. Deve ser um povo único no mundo que é assim.

O próximo governador de São Paulo é carioca, e também Mengão.

São Paulo dois a zero neste exato momento contra o curintha.

Camargoer.

Olá Sergio. Acho que é uma questão histórica. O Rio de Janeiro era a capital do país até 1960, com a sede dos ministérios da guerra e da marinha. Anápolis foi construída no inicio da década de 70 para receber o GDA. Até é preciso lembrar que o Galeão foi primeiro uma base da FAB e só depois foi construído o aeroporto internacional. Neste contexto, podemos questionar a permanência do PAMA/SP no Campo de Marte e até mesmo a BASP ao lado de Cumbica. Seu comentário é preconceituoso e desconhece o que se passar no Brasil.

Elintoor_

Nossa, deu de lavada !!!
Esse Sergio aí agora aprende…

Grozelha Vitaminada Milani

Haduken!!!

Limpa a marca da ferradura no peito! Vão estudar a história antes das falácias e narrativas sem fundamentos seus brigadeiros fanfarrões dos teclados!

Pede pra sair 02, seu fanfarrão!

Sergio Cintra

Sou paulistano “quartocentão”, Fabiano no Cambuci. Fiz manobras em Cumbica – simulações de operações nos riachos e uso do estande de tiro por onde hoje são as pistas de GRU – no Campo de Marte, somente tinha o Parque e o Hospital, ainda na área do parque, e do outro lado o aeroclube e o hangar do avião do comandante da “Zona Aérea” – quem não é do meio não conhecia, e todo o entorno era por lei de “zoneamento” vedada a construções prediais – de prédios ok! – e muito mato no entorno. As cidades são orgânicas e crescem,… Read more »

Elintoor_

Nossa, bateu pesado…
Nem todos que moram na orla são “Bonne vie” como muitos imaginam…

Gilmar

Tenho dúvidas se o Sr Rinaldo Nery realmente é ou foi Cel da FAB devido a alguns posicionamentos seus aqui. Um militar de carreira que chega ao posto de oficial superior e tem os cursos que senhor diz possuir, não faz certos tipos de comentários, como o supracitado. É comedido quanto a polêmicas envolvendo pessoas que geralmente são leigas em assuntos militares. Verdadeiros militares e ex-militares que estão aqui no grupo, alguns dos quais trabalham na redação deste veículo de comunicação, sejam praças ou oficiais, portam-se com respeito aos pares e civis em geral, ouvem mais que falam, se mantém… Read more »

Rinaldo Nery

Amigo, não te devo NENHUMA satisfação. Vai na matéria do aniversário do 2°/6° e vê minhas fotos lá. Não gosto e nunca gostei do povo da BAGL.

Sensato

Notícias em primeira mão eu leio em outros sites. Aqui, geralmente eu venho contemplar a plantação, cheia de adubo e abobrinhas. Seus comentários (exceto esse) são geralmente honrosa exceção.

Rinaldo Nery

É a mais pura verdade, o meu comentário.

Sagaz

Qual o custo da solenidade? Quanta lagosta e wisky? Quantas diárias de hotel? Qts viagens de jatinhos para “autoridades”?

Segio

Qual o custo da solenidade? 500 contos. Quanta lagosta e wisky?  meia lagosta e uma dose pra cada. Quantas diárias de hotel? não sei, mas conseguiram pelo trivago, então com um bom desconto. Qts viagens de jatinhos para “autoridades”? fizeram uma lotação com um Hercules. Calma Sagaz, pra tudo tem seu custo……rs

Sensato

Solenidades fazem parte da cultura militar em todo o mundo. Povo chato do garai

Nemo

O KC-390 tem capacidade de Busca e Salvamento? Alguém pode explicar isso melhor?

Rinaldo Nery

Devido aos sensores de imageamento que podem ser instalados.

Nemo

Obrigado.

Vitor

Quando esta prevista a entrega do 2852?

Matheus

Talvez nunca. Provavelmente vai ser ser usado como “testbed” e ficar com a Embraer ou IPEV.

tatsch

Um dúvida, quem souber. Quantos Gordos C-130 (incluindo o KC130) estão operativos no Esquadrão atualmente?