Nas últimas horas o nível das tensões do conflito entre forças russas e ucranianas sofreu uma escalada, após o presidente da Federação Russa, Vladimir V. Putin, anunciar que havia ordenado ao Ministro da Defesa e ao Chefe do Estado Maior das Forças Armadas russas a elevação no nível de prontidão das forças de dissuassão, conforme mencionado aqui.

No contexto das Forças Armadas da Federação Russa tais forças são compostas por bombardeiros estratégicos com armamento nuclear, submarinos de propulsão nuclear armados com mísseis intercontinentais de ogiva atômica e lançadores terrestres de mísseis balísticos. Cada um desses elementos possui procedimentos próprios a serem seguidos em caso de alerta máximo. A seguir, a descrição de tais procedimentos na Força Aeroespacial da Federação Russa, a VKS.

As armas nucleares para os bombardeiros são estocadas não nas suas bases, mas em instalações técnicas designadas como RTB (Raketno-Tekhnicheskiye Bazy, Base Técnica de Mísseis), próximas a tais bases.

A ordem que eleva o nível de prontidão da aviação estratégica é emitida pelo Estado Maior das Forças Armadas, após o que unidades da VKS reforçam o pessoal do centro de comando. A composição exata das unidades que são postas em alerta mais elevado é determinada pelo Estado Maior, que leva em consideração as circunstâncias da situação e seus planos operacionais. Se a crise continua a escalar, mais unidades são postas em alerta e algumas aeronaves podem ser dispersadas para aeródromos de apoio, onde eles continuam a ser preparados para as suas missões.

Quando o grau de prontidão é elevado, tripulações de engenheiros preparam os bombardeiros para o voo. Essa preparação inclui reabastecimento dos mísseis de cruzeiro com combustível, carregá-los nos bombardeiros e preparar as aeronaves para a decolagem. As tripulações então assumem suas posições, em alguns casos os bombardeiros acionam seus motores. O nível mais alto de alerta pode ser sustentado por uma hora.

Uma característica particular da aviação estratégica é que o comando para empregar armas nucleares deve ser precedido pelo comando para carregar os mísseis nos bombardeiros e o comando para a decolagem. O primeiro comando será transmitido junto com a ordem para elevar o grau de prontidão. O comando autoriza as equipes de engenharia a transferirem as armas nucleares do local de estocagem para os bombardeiros e a instalá-las neles. As tripulações então executam as checagens necessárias nos mísseis. Os perfis de voo dessas armas são selecionados nesta fase, de acordo com o cenário de emprego especificado na ordem para carregá-las nos bombardeiros.

A ordem de lançamento, que autoriza o uso de armas nucleares, é transmitida para as tripulações de bombardeiros tanto enquanto elas ainda estão na base quando já estão em voo. Depois que esta ordem tenha sido transmitida, as aeronaves seguem para os alvos especificados na sua ordem particular. Os bombardeiros terão que alcançar os pontos de lançamento designados antes que seus mísseis possam ser lançados. Caso contrário, um sistema de travas os impedem de lançarem suas armas.

Tu-95
Tu-22
Tu-160
Subscribe
Notify of
guest

89 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Barreto84

Que as conversam entre os países tragam frutos positivos. Nada de bombardeiros nucleares pfv.

Chris

É sinal que bateu o desespero… Pois este tipo de anúncio coloca medo ate no povo russo !

Mas por outro lado, com tanto cerco se formando em torno dele, o próprio russo se virando contra, não duvido que aperte o botão !

A pessoa mais perigosa do mundo é a que não tem mais nada a perder !

Chegou notícia agora a pouco que a Russia bombardeou o depósito de lixo nuclear das usinas da Ucrânia !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Thom

Putin tá muito louco. Espero que seja blefe, mesmo achando que não é.

pangloss

Chego a pensar que ele deve ter alguma doença terrível, e quer inscrever o nome dele na História (da pior maneira possível), além de levar MUITA gente junto com ele.

sergio

faz lembrar a historia do homem que queimou o templo de Ártemis, um das 7 maravilhas do mundo antigo, so para que seu nome entra-se na historia, e fosse sempre lembrado.

Alex Barreto Cypriano

Hierostratus (Herostratus ou ainda Erostratus), né? Nada disso, muito ao contrário, os atuais hierostratus (descendentes ideológicos daqueles presumidos incendiários da cruz gamada de mil anos) estão posando de heróis, desafiantes atrás de celebridades midiáticas pés de barro que construíam a guisa de lança, tentando arrastar todos pro seu incêndio de fim de mundo…
Espero que a América não seja feita de boba pra cair nessa.

Last edited 2 anos atrás by Alex Barreto Cypriano
Monarquista

O Putin ou está louco ou desesperado. E digo o mesmo de quem defende a tirania dele.

pangloss

Vou repetir o comentário que fiz acima:
Chego a pensar que ele deve ter alguma doença terrível, e quer inscrever o nome dele na História (da pior maneira possível), além de levar MUITA gente junto com ele.

Alex Barreto Cypriano

A quem interessaria uma conflagração de fim de mundo entre a América (por obrigação autoimposta de defesa da Europa, aquela mesma que nunca se desfez completamente do nazismo/fascismo e antisemitismo) e Rússia? Apenas aqueles que crêem em justiça poética tanto quanto na sua superioridade racial e mental…

Hcosta

Em todo o lado existem neo nazistas e fascistas. Não é só na Europa. O problema é que muitos não o sabem que o são…

Alex Barreto Cypriano

Grato pela compreensão, Hcosta. Imagine o tamanho do infortúnio tê-los por todos os lados.

Saldanha da Gama

Acho que ele quis dizer fim do mundo, seria a devastação humana no hemisfério norte e sobrando alguém, iria estar armado de pau e pedra….
abraços

JOSE DE PADUA VIEIRA

Tão honesto que responde a própria pergunta apontando falhas que o mesmo deve possuir.

Alex Barreto Cypriano

Pô, Roberto, eu preciso colocar entre aspas a expressão fim de mundo pra que o leitor pense em todos os significados da expressão? 100nickElã num outro comentário se referiu sobre esse fim mas muito fora de hora, no aperto de mão entre Xi e Putin, quando devia tê-lo feito no início do fim do mundo que é a batalha pela Ucrânia. Os demônios clamam por um ajuntamento pro armagedom (sob pretexto venerável ao vulgo tolo e impulsivo) mas querem mesmo é um bom ragnarok…

Last edited 2 anos atrás by Alex Barreto Cypriano
Antônio Carlos Molleiro

Já ocupou um bom espaço na minha tela !

MAGNO BARBOSA

E quem disse que a Rússia quer dominar a Europa? Ela não quer uma aliança que já devia ter acabado (junto com a guerra fria) fungando no cangote dele… lembra da crise dos mísseis em 1962? Bem parecido com a atualidade.

Henrique USA

Do que adianta ganhar a Ucrânia e perder seu povo e o mundo? Putin esta com os dias contados e seu fim virá pelas mãos do próprio povo russo, que já definha nas portas dos bancos pra sacar suas economias.
Putin não tem dinheiro pra mais de 10 dias de guerra, e mesmo que o exército ucraniano caia o povo não vai se entregar a vontade desse anão genocida. As sanções vão continuar e a Ucrânia será para Putin o que o Afeganistão foi para a União Soviética.

pangloss

Mas precisa combinar com o sugardaddy Jinping. Se ele parar de estimular sua PUTINha a provocar o conflito, OK. Caso contrário, o conflito vai se prolongar.

Antônio Carlos Molleiro

Com a palavra o filho do TIO SAN

MAGNO BARBOSA

Genocida igual os americanos no Iraque, Afeganistão, Síria.

Rodrigo Maçolla

Muito informativo, eu destaco esta parte: “As armas nucleares para os bombardeiros são estocadas não nas suas bases, mas em instalações técnicas designadas como RTB (Raketno-Tekhnicheskiye Bazy, Base Técnica de Mísseis), próximas a tais bases”.

A que se presumir que estas instalações RTB sejam em sua maioria de localização secreta ou pouco conhecidas, Se realmente esse alerta/ prontidão foi elevado pelos russos agora nesse momento devem ter mísseis nucleares já em bases russas prontas para serem carregadas nos bombardeiros.

carcara_br

A Rússia só sai da ucrânia tendo atingido seus objetivos estratégicos, ou seja contendo o avanço da Otan, eu realmente não ficaria surpreso se mesmo com a guerra ganha, se a OTAN mantiver essa postura retórica ainda possam haver detonações nucleares próximo a fronteira com a Polônia…

Hcosta

Só demonstra o que a Rússia pretende da Ucrânia. Impedir o seu desenvolvimento económico e social.
Vão destruir as suas infraestruturas para ser ainda mais difícil a sua recuperação. Serve como exemplo para a Bielorrússia.

carcara_br

São monstros sem coração interesseiros, bonzinho mesmo são os outros europeus, esses aí abrem mão dá própria qualidade de vida pra salvar criancinhas na África.
Esse mês vc doou 90% do seu salário pra Etiópia, somália ou preferiu ajudar a ong que está resgatando os animais desabrigados após mais de 100 pessoas terem morrido num município do rio de janeiro?

Thiago A.

Bonzinhos ou não o sistema deles pelo menos oferece maiores índices de desenvolvimento humano e prosperidade econômica aos países do leste europeu. Os russos ofereceram o quê aos ucranianos ( dá uma olhada no patrimônio do Yanukovitch ) e á Belarus? Mostra
esses fantásticos resultados .

Antônio Carlos Molleiro

São apenas capitalistas goste ou não.

Hcosta

Sim, o que ajuda a desenvolver um país é uma invasão…

Thiago A.

Pois é…e isso depois de ter prometido, em troca do arsenal nuclear, de nunca ameaçar a integridade territorial da Ucrânia.

Donetsk, Lugansk, Criméia e agora uma invasão em larga escala…

Santa inocência

MAGNO BARBOSA

Não prometeram para a Rússia que os países do leste europeu não entrariam na OTAN?

Antônio Carlos Molleiro

Historicamente do invasor.

Antônio Carlos Molleiro

Bateu pesado cara!

Andre

30 anos desde o fim da URSS e está a prova que todas as fantasticas novas armas russas eram apenas propaganda.

Depois de 30 anos a Rússia segue tendo como única opção militar os projetos soviéticos.

Nada de mísseis hipersonicos, nada de armata, nada de su57.

A Rússia isolada, tendo o apoio exclusivo da Bielorrússia está suando para enfrentar a Ucrânia e sua econômica já da sinais de colapso. Se a China não ajudar, nem em Donbass eles vão ficar.

Bosco

Há de se duvidar até da quantidade de armas nucleares que eles alegam ter.
Afinal de contas esse infeliz conflito serviu para mostrar que não passa de lenda essa história da incrível e insuperável inventividade russa que diziam que eles faziam mais com menos.

sub urbano

Verdade bosco. A Ucrania ta vencendo a guerra, logo eles ocupam moscow e check mate.

Bosco

Aí é conclusão sua.

Fabio Jeffer

Sério isso?

Andre

Check mate não é aquela maquete feita com tecnologia iraniana?

Como o Da Lua vem dizendo todo dia: hoje kiev cai.

pangloss

Duvido que a Rússia tenha meios de manter a quantidade de ogivas que eles alegam possuir.
Mas, por menor que seja o número real dessas ogivas, ainda assim é muito mais do que Putin deveria ter ao seu alcance.

Nascimento

Os russos destruíram as DAAes ucranianas de médio-longo alcance em 12 horas de guerra enquanto os EUA demoram semanas de bombardeiro pra fazer a mesma coisa no TO Iraquiano… A Ucrânia não era fraca, tinham 5 S-300V, centenas de Buk, Strela e Osa… Pra uma guerra rápida os russos são ainda muito mais eficientes do que os americanos, entretanto tem mais perdas também. Acho que caso ocorresse uma guerra entre OTAN e Rússia, é evidente que os russos teriam vantagem no início da invasão (principalmente contra os países mais fracos do Leste europeu), uma vez que a própria OTAN diz… Read more »

Bosco

Valeu Nascimento.

DFA

– A Rússia ainda não atingiu a superioridade aérea por isso ainda ninguém consegue dizer se os Russos aniquilaram todo a rede de defesa AA ucraniana – A Rússia faz fronteira com a Ucrânia os EUA não faziam fronteira com o Iraque. -Quem está a fazer o grosso do trabalho são os javelins, law, stingers e a mentalidade OTAN e não de pacto de Varsóvia com que os oficiais Ucranianos tem treinado constantemente desde a humilhação da Crimeia. -Os russos fazem tão rápida a guerra que nem a sua própria logística os acompanha daí as constantes fragilidades mostradas pelo exército… Read more »

Nascimento

”– A Rússia ainda não atingiu a superioridade aérea por isso ainda ninguém consegue dizer se os Russos aniquilaram todo a rede de defesa AA ucraniana” Superioridade aérea e supremacia aérea são coisas completamente diferentes, vejo um erro de conceitos e de interpretações feitos por parte da sua pessoa. Na Superioridade Aérea só resta ao inimigo a negação de área, na Supremacia Aérea o inimigo possui incapacidade aérea. Os EUA detinha de supremacia aérea após a invasão do Afeganistão e de Superioridade Aérea durante o início da Guerra do Golfo.  A supremacia aérea é o nível mais alto, onde um… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Nascimento
carcara_br

Que aula, muito bom…

Leandro Costa

O que me parece é que eles investiram muito em meios de armas modernos e caros, que eles não têm condições de implementar em grandes números, mas que ficam bem na propaganda. E esqueceram de fazer o feijão com arroz do grosso das forças.

Andre

Investiram oq tinha, e não era muito…

Thiago A.

Touché.
Confesso que acreditei em algumas bravatas russas, mas agora ficou límpido o poderio bélico russo no campo convencional .

Felipe

A Rússia não utilizou seus meios mais modernos nessa guerra, nem o tanque T-90 foi empregado, talvez porque não precise, ou para guardar para um possível conflito de maior intensidade no futuro.

Putinik da Silva

https://postlmg.cc/ZWDkQqQZ
T-90 destruído

https://postlmg.cc/y3PY5Stn
T-90 praticando mergulho

https://postlmg.cc/k6wgYbks
T-90

Abandonado.

Já existem vídeos de Su34 operando na Ucrania. Enquanto isso os drones ucranianos destroem os sistemas antiaéreos russos que supostamente deveriam detê-los (superioridade aérea?)

Site abaixo tem todas as baixas russas e ucranianas confirmadas em fotos/vídeos. Titio Putin ta pagando muito mais caro militarmente.

https://www.oryxspioenkop.com/2022/02/attack-on-europe-documenting-equipment.html?m=1

Nascimento

Eu também percebi que tanto os ucranianos quanto os russos usaram mais os T-72B3 e B2s nessa guerra do que os M-84 Oplot e o T-90. Provavelmente os custos de operação desses novos CCs sejam mais caros do que os antigos e a operacionalidade bem mais baixa, agora entendo a razão dos EUA aposentar a maioria dos seus Abrams no deserto e da Alemanha ter vendido sua grande maioria de CCs Leopard 2. Na guerra na Síria os russos fizeram uma ampla demonstração de tecnologia numa guerra muito midiática, na atual sobrou muito mais pragmatismo.

Andre

Hoje kiev cai né?

WSilva

Diferente dos EUA, que em muitas ocasiões usaram suas melhores armas e miseravelmente fracassaram, a Russia não tem motivo para usar suas melhores armas, primeiro porque o inimigo não oferece risco a soberania russa e seus cidadãos em território russo, segundo porque há muitos russos em território ucraniano e isso dificulta o uso de armas mais pesadas, é diferente das invasões americanas que aniquilavam povos e infra estrutura de países pois não tinham nenhuma ligação com eles.

Nascimento

Fracassaram aonde? Ganharam todos os TOs de guerras convencionais que lutaram desde o fim da guerra fria. Panamá, Golfo 91, Iraque (2003).

Guerra Assimétrica só Deus pra ganhar.

Last edited 2 anos atrás by Nascimento
WSilva

Uma guerra só é vencida quando você sai melhor dela do que entrou.

Andre

Armas pesadas? O o t80 é mais pesado que o t14.

Não usa prq eram só peças de propaganda, para alimentar a imaginação dos baba Faberge.

O mesmo acontece entre o su35 e o su57. O su35 é mais pesado.

Slow

Até parece que eles tão usando hipersonicos …

Andre

Talves você não tenha prestado atenção, eu estou questionando onde estão as armas que eles alegavam ter desenvolvido nesses últimos anos, como os misseis hipersonicos.

Até agora foram só os veículos soviéticos.

Flanker

Tem alguma coisa que não está fechando nessa história:
A rússia não é invencível? Não tem os aviões e mísseis mais potentes, os blindados mais poderosos, os helicópteros mais resistentes, os soldados mais fod@sticos do mundo, etc??? Por que o ditadorzinho do kremlin não para de falar em armas nucleares?? Se ele continuar com essa conversa, qualquer dia desses ele aoarece morto. E não vai ser por uma ação hollywoodiana de militares dos EUA, como seria em uma ficção. Vai ser pelas mãos dos próprios russos, de dentro do círculo de governo dele.

Inimigo do Estado

Usa a cabeça, pelo menos alguma vez na vida:

Países da OTAN muito mais fortes que a Ucrânia têm ajudado esta última. Contra inimigos mais poderosos você não irá intimidá-los com baladeira, correto?

Last edited 2 anos atrás by Inimigo do Estado
Flanker

Entende uma coisa, colono: o putin ameaça quem também tem armas nucleares e que também podem destruir ele e toda a rússia….não acho que seja uma boa ideia pra nenhum dos lados…

Inimigo do Estado

Não, senhor parasita estatal, é uma ótima idéia, afinal a ameaça nuclear inevitavelmente levará seus detentores à mesa de negociações. Usa a cabeça, não é difícil….

Red Pill - 红色药丸

Se enrola na bandeira vai

Maurício.

Ué, mas o que ele falou é verdade, principalmente esse trecho:

“Mais aviôes, novos modelos, para nós entusiastas vai ser muito bom!”

Tirando o fato que eu considero os americanos exatamente iguais aos russos e chineses no quesito política externa, eu tô louco pra ver o novo bombardeiro o B-21 Raider, e um possível substituto mais barato do que o F-35, também quero ver logo os novos caças europeus, tanto inglês como o francês.

Fabio de Souza

Assim as coisas ficam mais quentes, vai dar merd…. , espero que não, mas é o que está parecendo.

Maurício.

Quanto ao tal alerta nuclear russo, não sejam ingênuos, cada país que possui artefatos nucleares estão em alerta, isso não é exclusividade russa.
Aos países que não tem, além de ficarem com o c* na mão, mostra que em uma guerra o que vale mesmo são as nukes, o resto é resto.

Sergio loureiro pereira

Entusiastas?…

Edu

Se tem uma coisa que ficou explícita nesse conflito é que os novos projetos de aeronaves devem ser totalmente independentes de pistas de pouso: ou devem ter decolagem vertical ou devem pousar e decolar de qualquer rodovia.

Sem isso, uma força aérea pode deixar de existir em minutos.

Maurício.

Edu, eu penso o contrário, uma força aérea deve ser forte o suficiente para evitar que seu país seja atacado/bombardeado, isso de operar em rodovia é mais quando já se chegou no desespero, até porque, se tiver que operar em rodovias, significa que suas bases aéreas já foram destruídas, e se foram destruídas, significa que sua força aérea falhou, é mais fraca que a do adversário, ah mas tem os mísseis de cruzeiro, nesse caso é só destruir os meios lançadores dos mesmos, mas para isso tem que ter uma força aérea poderosa. Resumindo, acho que é válido operar e… Read more »

Inimigo do Estado

Assim?

Zezão

Pela dinâmica da guerra na Ucrânia, parece que os russos contavam com uma vitória rápida, mas que não aconteceu… Com a falha da estratégia inicial, Putin terá que aumentar a intensidade dos ataques, produzindo mais danos e mortes de civis, sob maior condenação mundial. Além disso, crescerá o sentimento anti-russo na Ucrânia, dificultando o domínio do país em caso de vitória. Não é à toa que Putin sentou pra negociar, antes impunha precondições, agora abriu mão disso, por que será? O que seria um passeio para os russos, tudo indica que será um atoleiro, poderá ser o Afeganistão dos russos… Read more »

Welington S.

Li alguns comentários dizendo que Putin está louco e com algum tipo de doença mental. Bom, se ele tem, jamais saberemos, mas, se vocês procurarem por aquele vídeo que ele soltou, lá atrás, falando sobre o envio de uma operação militar na Ucrânia, perceberá, de forma imediata, que ele não estava bem falando aquilo. Perceberá que ele estava tenso; nítido, inclusive. Estamos em uma situação muito complicada e, espero em Deus, que a Rússia, não chegue nesse ponto.

Jefferson Henrique

Me pergunto onde os Submarinos Nucleares das potências Rússia, EUA, França e Inglaterra estariam agora. Suas posições exatas. La no fundo da alma da um medo pensar nisso.

MIGUEL

O mundo ficou louco, as forças nucleares da Rússia são nesse momento as mais poderosas da Europa, apenas os EUA conseguem se equiparar e superar a Rússia, são 7000 ogivas nucleares, a Rússia ainda conta com mais 200 submarinos nucleares, ativos e desativados , o que daria uma grande crise ecológica em caso se ataque, o Senhor Presidente Vladimir Putin deve ter mais calma e ponderar mais para não escalar de um conflito local para uma guerra global… A solução é pacificar a situação, um cessar fogo imediato para não matar mais civis inocentes… Parece que estamos a beira da… Read more »

José de Oliveira Motta

A Rússia está sendo atacada por mais de 20 países cada um manda um tipo de arma vocês querem o que.

Andre

Apenas que ela saia da Ucrânia. Simples assim.

Fabio Jeffer

Eu até entendo as motivações de Putin atacar a Ucrânia, visto que a Otan é sem freio e cara de pau, mas essa é uma situação que me preocupa

Adriano Madureira

Fábio Jeffer, pensei na possibilidade dos russos usarem um míssil tático como aviso para os ucranianos e a aliança… Atingir alguma cidade sem valor estratégico( como fizeram com Dresden na WW2 ) para deixarem eles inertes e atônitos, hoje não duvido mais de nada,a turbulência no mundo está aumentando… No domingo, o ministro da Defesa do Kosovo, Armend Mehaj, pediu adesão acelerada à OTAN e uma base militar permanente dos EUA em seu território após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Os Estados Unidos têm uma base militar no Kosovo em Camp Bondsteel, que está sob o comando da Missão da OTAN no… Read more »

Francisco Santos de Oliveira

Na crise dos mísseis em Cuba a antiga União Soviética queria instalar plataformas de mísseis nucleares a 145 Km dos EUA. O Tio Sam ficou louco, cercou a ilha e ameaçou invadi-la. Agora, o Tio Sam seduziu a Ucrânia para ingressar na OTAN para instalar bases muito mais sofisticadas e poderosas do que seriam instaladas em Cuba NA FRONTEIRA COM A RÚSSIA. Porque tanta surpresa e interpretações subjetivas e melodramaticas sobre as atitudes e intenções de Putin? Pimenta nos olhos dos outros [que não estão alinhados com o “dono do mundo”] é colírio? Não existem anginhos e demônios nessa história.… Read more »

MARCO ANTONIO DEMUNER PASSAMANI

São coisas bem distintas. A Ucrânia ser membro da OTAN e a Ucrânia, membro da OTAN e ter mísseis nucleares instalados em seu território. Duvido que a Russia aceitaria a instalação de mísseis nucleares na Polônia. E estaria certo em não aceitar.

seuzénétiuôrqui

Não adianta essa demonização e gigantescas quantidades de mentiras acusando a Rússia. Os grandes causadores dessa guerra são os eua e otan. Infelizmente milhões de analfabetos políticos espalhados pelo mundo são covarde e facilmente manipulados pela gigantesca mídia pertencente à essa pequena elite bilionária européia, principalmente, que sempre dominou e saqueou as riquezas de vastas colônias espalhadas pelo mundo e acreditam piamente que os eua/europa ou otan são os “mocinhos” da estória. Mais recentemente, os eua se tornaram os grandes dominadores/saqueadores de países pobres, porém detentores de vastos recursos naturais. Hoje, na europa, depois de centenas de anos, essas riquezas… Read more »

Rafael

Provavelmente a misteriosa emissora UVB-76 deve estar “bombando” agora…Alguns dizem que a função dela é disseminar mensagens codificadas sobre os níveis de prontidão das unidades mais importantes da Rússia.

OLIVETTI DA SILVA

Ecooooooooooo….a Biblia tem razão…o homem destruirá a terra…Deus falou isso quando acabou o diluvio……ele fará isto com fogo….estejamos preparados….o dia de amanha …só a Deus pertence….e gira o globo….

Rogério Ricardi

Olivetti, deixe Deus fora desta situação, ele não vai resolver nada pois está neutral.

Olímpio Gama

As armas atômica foram feitas para ser usadas., então não é blefe de Putin…
Se ele se sentir acuado ele vai usar as armas ou todo que ele tem em mãos.
E os únicos culpado seria a OTAN e EUA que só pesam em venderam armas, eles sim são uma desgraça para o leste europeu.
Quer acabar com a guerra é só a OTAN se afastar do leste europeu o resto e balela.

Taynar Barreto

Tem toda razão meu caro, a guerra para estas grandes potencias é lucro não é atoa que estão mandando armas para o louco Ucraniano.
toda guerra é triste mas o Putin defende seu pais contra o inimigo chamado OTAN.
(Organização do tratado atlântico Norte) hoje esta tal OTAN se expandiu que a sigla não faz mas sentido.

Salomon

Pois nós não ficaremos parados nesse momento de transe intenso. Urge uma decisão corajosa e destemida. Vamos colocar em alerta nossos alistados dentistas, protéticos, laboratoristas, garçons, motoristas, pintores, músicos, jardineiros e escriturários, para qualquer eventualidade nessa guerra que está escalando cada dia mais.

Francisco Vieira

SENHORES, a Rússia está enrolada e, brevemente, quebrada. Tudo indica que poderá dar adeus às armas hipersonicas, avião invisivel, drone submarino, Marte, … Etc
A menos que ela mostre que não está para brincadeira e use logo uma bomba nuclear tática contra um comboio de reforço da OTAN que irá levar armas para a Ucrânia ou derrube um cargueiro de transporte.
E tem que ser rápido para que o atual “alerta” não fique banalizado.
Afinal, o que é sujar as calças para quem já está em um atoleiro?
Pelo menos vai lambrecar todo mundo

Raimundo

DESEJO QUE A PAZ SEJA REINADA NESTE MOMENTO DE TEMOR DE UM ATAQUE ATOMICO NA UCRÂNIA, que todos NÓS sentiriamos a dor das familias daquele PAÍS,
MINHA SOLIDARIEDADE AO POVO UCRANIANO..

Raimundo

PUTIN recebeu apoio do presidente do Brasil,??
bolsonaro NÃO ME REPRESENTA MAIS.

O MUNDO PRECISA DE PAZ…..

Aldo

No fundo, não sei quem são melhores. Russos ou americanos com sua OTAN. Uma coisa é certa: Putin não arriou as calças pra Boris ou Biden.