Rússia reivindica ‘superioridade aérea total’ sobre a Ucrânia à medida que as negociações se aproximam

122

O Ministério da Defesa da Rússia disse na segunda-feira que estabeleceu “superioridade aérea total” sobre a Ucrânia no quinto dia da invasão mortal do país vizinho pelo presidente Vladimir Putin.

O último briefing alegando os ganhos militares da Rússia ocorreu enquanto os delegados russos e ucranianos deveriam negociar um cessar-fogo na fronteira Ucrânia-Bielorrússia ao meio-dia de segunda-feira.

O porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, disse que destruiu oito veículos do sistema de defesa aérea Buk M-1, um sistema de mísseis S-300, três radares e cinco aeronaves nas últimas 24 horas.

“Desde o início da operação, as forças russas atingiram 1.114 instalações de infraestrutura militar ucraniana, incluindo 31 postos de comando e centros de comunicações, destruíram 314 tanques e outros veículos blindados, 57 sistemas de foguetes de lançamento múltiplo, 121 peças de artilharia de campo e morteiros”, disse ele.

Moscou e Kiev estão correndo para estabelecer controle sobre as informações no nevoeiro da guerra, com os dois lados fazendo reivindicações amplamente diferentes de danos ao outro lado.

O porta-voz militar russo não especificou o número de baixas de tropas russas desde que reconheceu as baixas pela primeira vez no domingo.

Os militares da Ucrânia estimaram cerca de 5.300 perdas de pessoal russo sem dizer quantos deles foram mortos ou capturados.

“O inimigo está desmoralizado e sofre pesadas perdas”, disse o estado-maior das Forças Armadas da Ucrânia.

Ele disse que 816 veículos blindados, 291 veículos, 191 tanques, 58 aviões de guerra e helicópteros, bem como várias dezenas de sistemas de mísseis, navios e drones foram destruídos desde quinta-feira.

Konashenkov acusou as autoridades de Kiev de usar civis como “escudos humanos” e ofereceu aos moradores uma saída “segura” pela rodovia Kiev-Vasilkiv.

FONTE: The Moscow Times

Vídeos mostram caças russos Su-34 operando sobre Kharkov (via @200_zoka)

Subscribe
Notify of
guest

122 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings

Felizmente a Rússia não está usando armas pesadas, como os soviéticos fizeram em Berlim e obliteraram a cidade e seus defensores
Kiev é uma grande cidade e terá de ser ocupada de casa em casa.
Desalojando as milícias nazistas.
Uma por uma.
A não ser que Zelensky capitule logo.

Donald

Impossível o zelensky capitular o cara virou herói da resistência anti-russa.

Antoniokings

Como eu tinha avisado.
E também pelas fotos e vídeos de civis armados, percebemos grande bagunça em Kiev.
Se os russos resolverem entrar com força total, será um massacre.
E cerca de 15 por cento da população de Kiev são russos.
Portanto, devem aceitar a proposta russa e sair de lá.

Marcos10

Só existe um criminoso nessa história: Putin.

Wellington Jr

Então usar bombas termobaricas é leve? Há ao menos 2 vídeos de uso de bombas desse tipo e artilharia de saturação em áreas residênciais.

Bardini

“Desalojando as milícias nazistas.”
.
AHHHH… Pelo amor de Deus! Nem tu acredita nisso aí!

Last edited 2 anos atrás by Bardini
Paulo

Tem que ser muito estúpido pra acreditar nisso, estupidez a nível bolsonarista…

Cesar

Não se preocupe, tua liderança no quesito estupidez está preservada, ninguém poderá ameaça-la!

Varg

O sujeito é tão cruel que está ardentemente desejando um massacre de ucranianos em Kiev.

carvalho2008

Menos mestre Kings, muito menos… Os Russos não querem entrar com força total, não querem , não desejam, não tem coragem pois é um país dos seus…os militares e jovens de hoje não visualizam um cidadão como inimigo…ainda mais sendo tão proximos… Mas o país é muito grande, inviavel de ser ocupado. A unica chance de Putin era capitular o governo…..este é o alvo….tomar os comandos políticos… Ao mesmo tempo, não vejo Ucranianos dispostos a tudo…pois é uma guerra politica…que não pertence ao pai de familia…nem aos seus filhos… Quem capitula primeiro? não sei…. O que acho que acontecerá: Não… Read more »

pangloss

Putin deve estar sofrendo de alguma doença terminal, e quer levar o máximo de inocentes junto com ele.

Antoniokings

O que vc diz tem pleno sentido
Estava ouvindo no rádio um correspondente que estava em Kiev e ele disse que essa guerra é muito difícil para os soldados russos, porque ele pode estar matando um soldado inimigo que pode ter laços de parentesco com ele.

Pedro

É impressionante como todo linha que vc escreve é besteira..ainda por cima torce por um ditador

José

O grande problema dos fanáticos serviçais, é que eles não pensam por si mesmo, pois repetem, repetem, tal qual papagaios domesticados, a mentira de seus amos, que no afã de justificar o injustificável e explicar o inexplicável desqualificam os patriotas ucranianos que legitimamente defendem a sua pátria do jugo imperialista russo.
Acorde que ainda dá tempo!

Antoniokings

Em tempo.
Antigo representante da OTAN em Kiev considera que a fraca resposta da OTAN pode ter consequências

oglobo.globo.com/mundo/resposta-fraca-putin-encorajara-china-invadir-taiwan-russia-testar-otan-nos-balcas-diz-pesquisador

Bruno Vinícius

Realidade do xings = fraca resposta da OTAN

Realidade do Putin = ameaça escalar para uma guerra nuclear por causa das sanções e ordena o fechamento da moex para evitar que o mercado e a moeda russas caiam meteoricamente

Antoniokings

Não brigue comigo.
O cara era representante da OTAN em Kiev

pangloss

Cuidado com a leitura do título. O que o cara disse foi que uma resposta fraca da OTAN pode encorajar essa escalada.

Leandro Costa

Procure uma entrevista de ontem com o ex-ministro de relações exteriores da Rússia. Lavrov era inclusive seu vice. Fala que Putin cometeu dois erros de cálculo. E que a ativação deforcas nucleares (que não foram verificadas como tendo sido realmente ativadas) como um blefe antes de baixar o tom.

Leandro Costa

Ah sim, em tempo.

São 11:07am horário de Brasília e 16:07 horário de Kiev. É Kiev ainda resiste…

Antoniokings

Por outro lado, nada entra nem sai sem autorização dos russos
Inclusive o entregador de pizza na Praça Maidan.

pangloss

Saliento que esse título está errado. Não são os Bálcãs, mas sim os países bálticos que são mencionados pelo entrevistado.

Rogério Loureiro Dhiério

Se os números de danos que os ucranianos apresentam forem verdadeiros, podemos dizer que a Rússia não é tudo isso como diz a lenda.

Dada a desproporção de forças, pode-se dizer que a Ucrânia fez um belo estrago. Imagino se não tivessem mais equipamentos e de melhor qualidade, o que não seriam capazes de fazer. Acredito que no mínimo estes números estariam duplicados.

Más. Propaganda de guerra também não deixa de ser uma arma.

Fernando EMB

Para mim quem está perdendo nesta guerra é a Rússia. Pois quais os resultados práticos até agora? 1- a invasão está demorando mais e os indícios são de que as perdas russas estão acima do que esperavam. 2- a OTAN que era uma organização enfraquecida, agora ganha novo alento. Governos que não queriam investir em defesa, agora vai ampliar investimentos. 3- a União Europeia voltou a se unir, e agora com um inimigo comum: Putin. 4- a China, se mostrou pragmática, e somente apoia a Rússia, enquanto isso não os prejudicar. Quando perceber isso, vai ser fingir de morta e… Read more »

Antoniokings

Leia o link do artigo do ex Represente da OTAN que coloquei acima.

cerberosph

A invasão está demorando portanto a Rússia está perdendo a guerra: cantilena da imprensa ocidental. Qual guerra de invasão durou quatro dias?? Nem a guerra dos seis dias kkk. A invasão de Bagda com uma colisão internacional, durou 21 dias e os conflitos 45 dias.

cerberosph

E segundo a própria mídia internacional a Rússia até o momento usou apenas 30% dos meios que ela disponibilizou na fronteira. Infelizmente ainda tem muita coisa para acontecer.

Allan Lemos

Como assim a invasão está demorando? A Ucrânia é um país com 44M habitantes e tem uma área um pouco maior que a de Minas Gerais. Você acha que é fácil e/ou rápido invadir um país assim? A invasão do Iraque durou mais de um mês e é um país menor que a Ucrânia. Isso para não mencionar a grande ajuda que o UK forneceu em termos de homens e materiais.

Machado

Pois é. Esses caras não tem noção de nada. São zumbis

Sagaz

Putin é marionete de lobistas e de oligarquias. Muitos engordaram os bolsos com essa guerra, mas obviamente não será o povo russo, que já está habituado a ser subjugado pelo tirano do momento.

Brazuca

Putin virou pária!

pangloss

A Rússia só está demonstrando sua fraqueza, decadência e isolamento. Não influencia ninguém, só impõe medo.

Saldanha da Gama

Meu caro, na guerra a primeira vítima é a verdade…

Donald

Vcs já houveram falar do St. javelin? The protector of Ukraine? Diz que os ucranianos invoca ele quando os russos chegam.

Donald

Muito bravateiro. A guerra está só começando. A sputnik Brasil bloqueio os comentários por os caras zuava a porrada que os soldados do putino está pegando.

Antoniokings

Invocam junto com o Piloto Fantasma, né?

RPiletti

Kings, mas o St. Javelin anda aparecendo…

Antoniokings

Não há como saber.
Ademais, como os ATGMs russos, já bastante conhecidos de outras guerras, que desabilitaram as forças ucranianas

HLopes

A internet está cheia de videos dos milagres do St. Javelin e do St. NLAW

pampapoker

Não e um passeio para a Rússia..há vários vídeos no tiktok mostrando isso, já vi vários vídeos de blindados russos destruído e pasmem sem combustível.Só uma observação, quem posta os vídeos e o povo, não os políticos.

Donald

Como eu disse que o regime do putino está ameaçado. Creio que o tirano vai ter o mesmo fim do ditador da Romênia. Os russos têm esse histórico de acabar com seus líderes mesmo o mais poderoso deles. Isso é desde dos prinpados russos. Os inimigos que abciona o poder do putino irão aproveitar esse momento pra se livrar dele.

pangloss

Se a base de apoio do Putin perceber que só perderá com essa loucura do czar, ele cai logo.
Um bando de bilionários criminosos, organizados no esquema mafioso, não vai jurar lealdade ao pária que os causar prejuízo.

Faver

É impossível saber a verdade. A Ucránia afirma que 135 civis morreram, mas afirma que cerca de 5.000 soldados russos também morreram, que danificaram 800 blindados e que eles derrubaram aproximadamente 50 aviões. A conta não bate.

Antoniokings

Claro que não.
Está parecendo Hitler em seus últimos dias no bunker manobrando Divisões que não existiam para enfrentar os soviéticos.

cerberosph

A imprensa ocidental corrobora os tuites do humorista sem usar filtro nenhum. Falam que está havendo um genocídio na Ucrânia e logo depois que morreram 135 civis. Alguma coisa errada não está certa.

genocídio
substantivo masculino1.
extermínio deliberado, parcial ou total, de uma comunidade, grupo étnico, racial ou religioso.
destruição de populações ou povos
Acto ou efeito de exterminar. 2. Assolação; destruição; ruína total

Nascimento

É a guerra de informação. Eu acho que ambos os lados estão mentindo. As perdas devem ser MUITO mais baixas pra ambos os lados, não deve ter tanto tanque T-72 destruído assim (falaram em 100 tanques pra ambos os lados), muito menos esses 3.000 mortos. Se a Ucrânia tivesse abatido isso tudo, teriam diversas fotos e provas disso. O Twitter virou um hospício de desinformação e mentira.

comment image

comment image

HLopes

É apenas um preciosismo, mas a Ucrânia contabiliza 5000 baixas do lado russo (número exagerado). Baixas são mortos e feridos, portanto não são 5000 mortos.

Antoniokings

Como eu disse no post anterior
Como a OTAN vai enviar caças se não tem como voar e ser derrubado?
E pior
Sem ter onde pousar e decolar.
Fica a questão.

Antoniokings

Um convite para o que Putin quer .
Atacar e tirar a OTAN da Europa Oriental.
E agora, com razão.

Bruno Vinícius

O mesmo exército que em 4 dias não tomou UM grande centro urbano sequer vai expulsar a OTAN da Europa Oriental. Pode acreditar.

Antoniokings

Exatamente esse mesmo que a OTAN tem medo de enfrentar.

Marcos10

Ha, ha, ha, ha….
Putin atacando a OTAN?
Nessa hora, toda a força nuclear do Mundo estará voltada para a Rússia.
Provável que Putin sofra um acidente.

Antoniokings

Prezado
A OTAN medrou em lutar em território da Ucrânia e vai querer levar a guerra para dentro do seu território?
Confia!

JPC3

Sabe muito bem que a OTAN não entrou por medo de uma escalada nuclear. Infelizmente a Rússia não é mais poderosa que a OTAN, principalmente fora do território dela sem o apoio da população….

pangloss

Frases que contenham os termos “Putin” e “razão” exigem advérbio de negação.
Nota zero em português para você.

JPC3

Tá, Kings. Tu acha que o Putin quer atacar a Europa oriental e entrar em guerra com a OTAN???

Allan Lemos

Decola e pousa de qualquer país da OTAN.

Nunca que Putin aceitaria uma coisa dessas e nem a NATO seria tola o bastante para permitir isso.

Allan Lemos

E você acha que a Romênia, Polônia ou qualquer outro país fronteiriço vai “se impor” sobre a maior potência nuclear do planeta?

Permitir que pilotos ucranianos ataquem a Rússia a partir de seus territórios seria o mesmo que pintar um alvo em si mesmo para os Iskanders russos. Não vai acontecer, a menos que a NATO queira escalar o conflito.

Allan Lemos

Respeito a sua opinião. Mas vamos imaginar o cenário: pilotos ucranianos atacam as forças russas a partir da Romênia e da Polônia. A Rússia reage bombardeando as bases militares usadas com mísseis de cruzeiro. A OTAN invoca o Artigo 5 e revida com o envio de militares e o bombardeio de posições russas com Tomahawks. A Rússia revida com armas nucleares táticas, a OTAN responde na mesma moeda. Até que um deles liga o “fod@-se” e lança um ICBM enquanto que o outro retalia alguns minutos depois.

Como exatamente isso pode ser a solução para o problema?

Nascimento

Ou seja
>Acabamos com o mundo.
>Razão: O Putin é malvadu e elu ixta errade.

Vai ficar na proxy war, nada mais. E se ocorrer um ataque direto contra os russos ou contra algum membro da OTAN, ocorrerá um pedido de desculpas e nada mais, similar ao que ocorreu na questão russo-turca na Síria.

Seria a mesma lógica que a Rússia atacar os EUA diretamente após a guerra na Síria, ou atacar os EUA após a Invasão do Iraque. Grandes potências não se atacam.

pangloss

Mas isso não seria mais uma Guerra Fria.

Antoniokings

Putin vai criar desavenças entre os membros da OTAN.
E o primeiro será a Alemanha e alguns europeus que dependem de seu gás.
Tem países como Montenegro que dependem 100 por cento do gás russo
Acredite.
Putin pensou em tudo.

Leandro Costa

Allan, o que eu acho que pode acontecer é o seguinte: pilotos de caça ucranianos cruzam a fronteira para a Polônia ou Romênia. Os MiG e Sukhois vão estar esperando armados e abastecidos. Um rápido check de treinamento é feito para sanar quiser diferenças entre as aeronaves que voavam. São brifados por membros da OTAN, que vão indicar via aeronaves AEW&CC/ELINT/SIGINT acerca de qual a melhor hora para decolar em e se infiltrar em para dentro da Ucrânia. Devem ter estabelecido alguma janela para que isso possa ser feito. Se bobear até atacar alvos selecionados previamente enquanto se infiltram e… Read more »

Allan Lemos

Concordo que seria a abordagem relativamente mais segura.

Antoniokings

Se os russos já destruíram as bases ucranianas, não terá outra possibilidade de não ser da OTAN.
É isso que Putin quero.
No dia seguinte, os países bálticos acabam e depois será a vê da Polônia.

Leandro Costa

Você certamente não entende tchongas do assunto, né? Pistas podem ser reparadas em pouco tempo. E alguém aí gosta de frisar o quanto MiGs e Sukhois podem operar de pistas não preparadas então parece que o reparo nem precisa ser tão bom assim.

Antoniokings

Prezado
Os ucranianos e OTAN foram alertados por dez anos a não se aproximarem de suas fronteiras.
Esticaram a corda e se estreparam.

Saldanha da Gama

“Permitir que pilotos ucranianos ataquem a Rússia a partir de seus territórios”….
Seria declaração de guerra aberta….

Antoniokings

Sinto
Hoje ele é.
E se preparou dez anos para isso.
Vem mais chumbo por aí.

pampapoker

Como eu te falei antes os Mig não precisam de pistas. E só fechar as portas de admissão do motor.

Simioni

Não tenho duvidas, que a Russia esteja com a superioridade aerea total.

porem isso nao é um passeio. os Ucranianos tem equipamentos para fazer um belo estrago ainda..

Faver

Eu não vi um video ou foto de destroços de aviões russos e videos de aviões ucraniandos destroçados. Isto é um problema para países que usam o mesmo tipo de equipamentos. Será que o Brasil poderia comprar alguns javelins?

Vinicius Momesso

Só o Telegram para salvar agora, por que a mídia especializada mostra só o que quer.

Edu

O Telegram é russo. Uma das maiores armas deles no momento. Além do controle, devem estar manipulando mensagens pra armar emboscadas. Telegram deveria ser banido do ocidente.

Heinz Guderian

Se não me engano o Brasil adquiriu mísseis SPIKE, que são tão bons quanto o Javelin.

seuzénétiuôrqui

Adquiriu….12! Que serão dividos em dois lotes, com o segundo lote programado para chegar em finais de 2050. Já foi até montado um “pequeno” grupo de estudos, composto por 30 generais, 20 almirantes e 18 brigadeiros, que terem a finalidade de estudar e decidir a data que será formado o grupo de mais 50 generais, 30 almirantes e 29 brigadeiros que irá decidir as datas à serem marcadas para a aquisição desse “grande” segundo lote.?

Faver

Vamos ter uma nova corrida armamentista no mundo. Neste cenário, a Russia não vai conseguir vender seus produtos, os EUA não estão muito alinhados com nós atualmente, e sobra qual fonte? Chinês?

Bruno Vinícius

Detalhe que ontem nosso presidente deu uma coletiva claramente simpatizando com a causa russa. A foto dele com a frase “o povo Ucrâniano escolheu um comediante para guia-los” saiu na capa de um dos principais jornais russos.

Bruno Vinícius

.

Augusto

E ele não está errado? Era o que o cara era antes de ser presidente.

Bruno Vinícius

Prezado, algumas verdades, quando ditas, tem claro tom vexatório, essa foi uma delas. Pelo contexto ficou claro que eles quis colocar a culpa da invasão nos ucranianos. Especialmente considerando que ele também repetiu a narrativa russa de que Putin está fazendo isso para defender Luhansk e Donetsk.

Bardini

Um comediante que fez todo o mundo rir de Putin, diga-se de passagem…

Marcos10

Bozonaro confunde omissão com neutralidade.

pangloss

O comediante daqui é especialista em humor involuntário – sem graça nenhuma, diga-se.

Rinaldo Nery

Por que sempre tem alguém querendo colocar o Bolsonaro no conflito? Parece uma fixação.

Bruno Vinícius

Talvez por que o que o presidente do Brasil faz e fala afeta diretamente o país que moramos?

Felipe Morais

O Sr. Concorda com a última entrevista dele? Ofendendo o presidente Ucraniano e, como base na informação errada de que a situação está só em Donbass, falando que isso tem aprovação de mais de 90% da população?

Por favor. Não inclua outros assuntos na questão. Responda diretamente essa questão. Você concorda com, mesmo a postura da neutralidade e com a posição na ONU, ele ter feito essa manifestação??

Antoniokings

Não só Brasil, como China, Índia, Paquistão, creio que a Indonésia, Irã e etc.
O Mundo acabou de se fraturar
Uma minoria rica e raivosa de um lado e colossal plebe do outro.

Antoniokings

Rússia e China atuarão no lado de cá da Força que é justamente os maiores países do Terceiro Mundo e da Ásia.
Percebeu que maioria deles não condenou a atuação russa e só mandou notas pedindo diálogo?

DFA

Olha aí, vídeos da suposta superioridade aérea russa.

https://youtu.be/TdTGT1dLSKA

https://youtu.be/T9_zTNYyp3E

Alexandre

Pq voam baixo…não entendo

Marcos10

Uma hora aparece algum vídeo dos russos fazendo alguma bobagem, o vídeo viraliza, e haverá justificativa para uma interdição aérea dis europeus sobre a Ucrânia.

Nick

OTAN mandando sucatas para a Força Aérea Ucraniana quando deveriam estar negando o espaço aéreo ucraniano com F-35 e Eurofighters.

Bruno Vinícius

Estão mandando o que os ucranianos sabem pilotar.

Nick

Deveriam mandar os pilotos da OTAN tb. Não concordo com essa passividade frente ao Putin. Tivessem sido enérgicos desde o começo Putin não iria iniciar essa empreitada sabendo que não teria chances de vencer.

seuzénétiuôrqui

Impressionante a quantidade de comentários hilários que se vê por aqui! Comentários sem “pé nem cabeça”, totalmente desprovidos de qualquer razoabilidade, baseados em propaganda de guerra. Agora falando sério! A luta em 4 dias já levou os russos até Kiev. Difícil entrar em Kiev sem destruída-la. O problema é que a população é quase toda russa. Como bombardear a cidade? Os nacionalistas ucranianos estão distribuindo armas à vários grupos de pessoas, minando as cidades e posicionando armas pesadas em bairros residênciais, numa clara atitude criminosa de usarem civis como escudos humanos. Os russos só atacam alvos militares. Os EUA planejaram… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira

A população é quase toda russa….Piada né velho ?

Não está parecendo ou eles não querem ser russos..

Russos querem ser vocês da <- brasileira, quem ja viveu debaixo da asa dos russos e depois experimentou liberdade, nem de longe quer voltar.

pangloss

A Rússia precisa asfixiara Ucrânia, porque se os ucranianos tiverem liberdade e prosperidade, a população russa vai imigrar toda para a Ucrânia.

Rodrigo Martins Ferreira

É o que eu sempre digo e tem gente que n compreende…

Quem sempre viveu amarrado, quando experimenta um tico de liberdade não quer mais voltar ao passado.

Por isto derrubaram o presidente Pro Putin e por isto que lutam pelo de comediante.

Simples assim

Sincero Brasileiro da Silva

Ontem eram 4500 russos mortos, e hoje já são 5300! E amanhã esse número sobe para 6000, tudo de acordo com as fontes do comediante! Enquanto isso do lado ucraniano só tem imortais… Levam tiros e bombas na cabeça, mas ninguém morre! Faz parte da propaganda…

HLopes

a Ucrânia contabiliza 5000 baixas do lado russo (número exagerado). Baixas são mortos e feridos, portanto não são 5000 mortos.

Yuri Dogkove

Ou seja, nessas 1114 instalações destruídas não existia uma alma ucraniana sequer, portanto ninguém morreu! Nos 31 postos de comando destruídos também não havia ucranianos, e ninguém morreu lá também! Os 314 tanques destruídos estavam vazios, e mais uma vez ninguém morreu, os 57 sistemas de foguetes não tinha ninguém operando, assim como as 121 peças de artilharia destruídas… Conclusão: Os ucranianos foram abduzidos!

DFA

Há uma tática usada com “Decoys”, chamarizes ou engodos… A OTAN aprendeu essa lição com os sérvios na guerra do Kosovo e agora os Ucranianos usam essa mesma tática contra russos, ao que parece com grande sucesso. A maior parte das aeronaves Ucranianas operam apartir do Ocidente junto aos Cárpatos, zona montanhosa e florestada de difícil acesso aonde é fácil esconder aeronaves e os abastecimentos da OTAN estão perto. Utilizam a tática do bate e foge, voando a baixa altitude, lançando os seus mísseis contra as aeronaves russas que lhes apareça na frente e regressam aos seus lares na montanha.… Read more »

seuzénétiuôrqui

Onde eu “baixo” esse joguinho?

Rodrigo Martins Ferreira

Se tá na internet é verdade…

Yuri Dogkove

O pessoal ao menos não se dá o trabalho de “pensar”, e logo sai acreditando em qualquer coisa! E estamos em pleno século 21 hein, onde qualquer foto ou vídeo poderia mostrar tanto uma verdade, quanto desmascarar uma mentira!

Rodrigo Martins Ferreira

Se tem uma narrativa que morreu neste conflito é o papo que os ucranianos querem ser russos….

Varg

Expectativa: Rússia anuncia superioridade aérea total sobre a Ucrânia.

Realidade: Drones Bayraktar TB2 fustigando colunas russas.

Até postei o link da notícia em um comentário, mas os m0derad0res “garfaram” ele…

Last edited 2 anos atrás by Varg
Vinicius Momesso

Tem vários videos em grupos no Telegram mostrando Bayraktars sendo abatidos pelas defesa anti aéreas russas, como o Buk-M1 por exempo. O que mais me intriga é que a até agora ao que parece a Rússia ainda não está utilizando drones para realizar ataques.

Heinz Guderian

claro que está, eles apenas não divulgam, assim como não vão divulgar suas baixas.

Marcelo

Duas coisas certas: uma) perdendo ou ganhando, acabou o mito de superpotência militar russa; b) o material militar russo é realmente inferior ao ocidental, sendo suficiente apenas para aqueles que não podem comprar dos EUA, Reino Unido, França, Suécia ou Alemanha, por exemplo.

Joanderson Carlos Dos Santos

Serio isdo ?
Em menos de uma semana a Ucrânia ja foi invadida e suas forças armadas toda destruida, a unica resistência da ucrania são a população civil que são praticamente o msm povo da Rússia oq oq obriga a Rússia a não e com td pois precisa da opinião publica do país para poder eleger um governo aliado a moscou.
Se a Rússia joga td seu poder militar de uma vez toma td leste europeu em 10 dias.

DFA

Rrrssssss
Você acredita mesmo nisso? Ou é torcida? 10 Dias a Rússia tomar o Leste da Europa?
Rrrrrsssss
Mal conseguem lidar com a Ucrânia quanto mais com o restante leste da Europa…

XFF

A imprensa só fala nas baixas da Rússia, mas nunca da Ucrânia. Eles escondem os número de baixas da Ucrânia.
Se já morreram mil soldados russos por exemplo, isso quer dizer que devem ter morrido 10 mil soldados Ucranianos.

Jodreski

Balela isso! Os Ucranianos receberam lote de mísseis ar ar, ou seja, ainda há caças em operação! Outro ponto, os drones ucranianos tem tido êxito em atacar colunas russas, isso mostra total incapacidade dos Russos em controlarem o espaço aéreo da Ucrânia, e tb incapacidade dos Russos Jammearem os drones, sempre pensei que talvez o uso de Drones fossem efetivos apenas contra países que não fossem uma potência militar, na prática temos a prova que eles são sim muito letais. Na minha opinião no quesito militar a Rússia está errando feio: não tem controle do espaço aéreo não consegue impedir… Read more »

Jodreski

Outro ponto que me chama atenção: como os Russos insistem em usar caças a baixa altura enquanto poderiam estar fazendo ataques com uso de armas de precisão voando muito mais alto e evitando serem derrubados por Manpads (por exemplo). O que está ocorrendo? Acabou os estoques de armas de precisão? Agora só sobrou bombas burras? A doutrina militar americana é operar justamente ao contrário da Russa, voando alto a fazendo ataques cirúrgicos se baseando em informações colhidas por aviões de inteligência, satélites e pessoal em solo. Claro que cada país pode adotar a doutrina que quiser mas eu acho que… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Jodreski
Reinaldo Deprera

ofereceu aos moradores uma saída “segura” pela rodovia Kiev-Vasilkiv.

Alguma dúvida que o imperio da rússia vai utilizar artilharia e munição burra em áreas urbanas?

Anselmo da Costa Andrad

Essa guerra está se transformando em um atoleiro para a Rússia (Putin). A Rússia talvez ganhe a Ucrânia, mas com certeza perderá o mundo!

fulcrum

Algumas analistas dizem que a estratégia adotada é recuar quando houver resistências e evitar escaramuças e ir formando cerco. Putin quer capturar o exercito e não fazer “estratégia americana” de terra arrasada.

Antunes 1980

Como é possível, com o domínio total do espaço aéreo, vemos
Inúmeros vídeos de drones Bayraktar destruindo várias colunas russas, pode isso Arnaldo?

Rússia não consegue defender suas fileiras ?

francisco

“O inimigo está desmoralizado e sofre pesadas perdas”,

ISTO é uma piada de mal gosto, o povo morrendo e fugindo de casa e o palhaço que ocupa a Presidência mentindo. Se a Russia tivesse realmente todas essas baixa eles estariam monstrando como trofeu.

Fabio

Humano sendo humano