Guerra na Ucrânia: qual o significado dos símbolos ‘V’ e ‘O’?

41

São raras as imagens de detalhe dos equipamentos em uso no conflito em andamento entre Rússia e Ucrânia. Porém, numa sequência de imagens feitas ao lado de um helicóptero de ataque russo Ka-52 abatido ao norte de Kiev foi possível identificar um símbolo parecido com a letra “V” na carenagem de um dos motores.

Já, outros veículos apresentam símbolos que se assemelham à letra “O” (ver imagem abaixo). Neste último caso um carro de combate cruzando a fronteira foi visto usando esta simbologia. Não são conhecidos ainda outros símbolos, mas acredita-se que eles devam identificar a qual grupo a força invasora pertence. Possivelmente seja uma divisão geográfica que separe as forças que atacaram pelo norte, oeste e sul.

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Costa

Tem um ‘Z’ também. E também acredito que seja uma delimitação geográfica das forças atacantes. O ‘Z’ pode significar forças que partiram de perto de Belgorod, ‘V’ pode ser de forças vindas de território Bielorusso, ‘O’ vindo da Crimeia, etc.

Maurício.

O ‘Z’ eu já vi em blindados e em uma caminhonete preta, essa estava parada ao lado de um caminhão russo onde tinha soldados ucranianos rendidos.

Jefferson Henrique

É possível também que seja para diferenciar visualmente de algum veículo semelhante do lado Ucraniano.

Leandro Costa

Tem esse beneficio adicional sim, com certeza. Mas não pode ser apenas isso, caso contrário seria apenas um símbolo, Jefferson.

Antoniokings

E Putin está enfurecido.
Implacável.

‘Quem tentar interferir deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes experimentado na História’, ameaçou Putin.

Eliakim

Putin tem síndrome do pinto pequeno, isso sim.

A Rússia não tem 1/10 do poder e influência que teve na época da URSS e fica ressentida disso.

Putin tá fazendo isso porque está entediado, já que conseguiu anular a oposição (a ferro e fogo) dentro da Rússia.

Flanker

Ditadorzinho!! Como todos da laia dele, adora palavras de efeito. Ele vai fazer o que??? Vai atacar a OTAN??? Com quais armas??? Só nucleares….mas, ele é louco e sem-vergonha, porém burro não é!!

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Jose Dasilva

Vc ja ouviu falar do inverno nuclear? A tal resposta do Putin chegará tambem na sua casa e todo mundo que você conhece.

Léo Neves

Para Putin é muito necessário que essa guerra termine o quanto antes. Os custos de vidas e financeiro podem ser muito alto .
Protestos começaram na Rússia contra a guerra.
Putin tem que chegar em kiev em poucos dias.

RPiletti

Estão distantes 30km de Kiev. Você quer dizer, “tomar Kiev”?

horatio nelson

15km no aeroporto e 80km apartir do norte e isso é muito interessante, aparentemente os pqd irão manter o aeroporto até a chegada das divisões do norte e do sul…tatica semelhante foi usada em deyr ez zor na siria.

Last edited 2 anos atrás by horatio nelson
Léo Neves

Quem vai manter o aeroporto deve estar muito bem equipado e treinado. Levando em conta que as tropas chegaram lá de helicóptero não tem a disposição nenhum blindado e ainda estão cercadas .
Dizem que alguns il-76md já começaram a chegar por lá para desembarcar mais equipamentos. Tem um vídeo de um voando baixo sobre a Ucrânia.

horatio nelson

penso o mesmo tbm,lá vai ser complicado…e agora(noite la)parou um pouco as informações

Léo Neves

Tem vídeos da noite em sumy o combate a todo vapor. Lá aparentemente é onde os russos estão com maior dificuldade. Combate urbano.
No sul na frente da Criméia os avanços estão mais rápido.

Adriano RA

Cadê os milhares de manpads ucranianos? Estamos vendo os helis russos passearem pela Ucrânia quase sem oposição.

Flanker

E viu o que aconteceu com os protestantes russos? Apanharam da polícia e foram presos…lá, tu pode protestar, desde que não seja contra o governo e o maluco do kremlin!

Slow

Só faltou a bandeirinha dos EUA nesses protesto revolução colorida lá não funciona …

MAB

Ainda não tomou sua mamadeira de leite de boi para se acalmar. Espera quando começarem a aparecerem os sacos com corpos de soldados das “forças de paz”. Será um arco íris de alegria para os familiares.
Não existe guerra sem baixas!

Flanker

Nao seja mais ignorante que já demonstra ser! Na Rússia de putin, nada pode ser dito e feito contra ele. O Estado controla a imprensa. Reprime quem se opõe. Se tu não acredit nisso é porque é mais limitado do que parece…ou é mal intencionado!

Hélio

Nem parece nos EUA onde você protesta e é preso por terrorismo, claro, dependendo do lado político, se for do pessoal cor de rosa pode saquear, matar, queimar cidades que a polícia se ajoelha pra você.
E no Canadá então? Baita liberdade essa do ocidente, ainda bem que desse lado do mundo os governantes são sãos.
Nem vou falar do Brasil onde se você ousar falar mal de juíz é preso por crime que não existe.

Flanker

“Inteligente”…vai na rússia e escreve a mesma coisa que tu escreve aqui contra o bolso ou contra o molusco, só que contra o putin….vai lá e vê quanto tempo tu vai conseguir fazer isso impunemente. …

Hélio

Muito tempo, se você soubesse algo sobre a Rússia saberia que o pessoal desce o pau em político por lá, mas o gado criado com o capim da CNN não vê que está na prisão e acha que quem está livre é que está preso.
Prove que vive numa democracia e fale mal do excelentíssimo ministro Alexandre de Moraes, vamos ver até onde dura esse “Estado de direito”.

Flanker

Tô esperando tu ir falar mal do putin lá na rússia….e essa de gado é coisa de macaquinho de político. Um cara que está há 23 anos no poder é um baita exemplo de democracia…ahãm…

Plinio Carvalho

A Rússia esta parecendo com o Canada, acabando com a vida dos manifestantes, a diferença é que com o Canada a galera passa pano.

Last edited 2 anos atrás by Plinio Carvalho
Hélio

Quais protestos? Só vi meia dúzia de mulheres de menos de vinte anos e uns homens de aparência andrógena.

Leandro Costa

Dados apontam para coisa de uns 1500 presos no total por enquanto.

Hélio

100% de mulheres com menos de 20 anos e homens afetados. O tamanho desses protestos é ridículo. 1500 presos sendo que tinha 1500 participantes.

Leandro Costa

Ou você não viu as imagens de São Petersburgo, ou você é cego, ou você é mentiroso. Tinha bem mais do que 1500 pessoas ali. Eu chutaria coisa de 2000 a 3000 pelo menos.

Flanker

Tu é bolsonarista, né?

Ivanmc

Para não ser atingido por fogo amigo. Tanto visual como por instrumentos, se utiliza tinta especial captada por radares previamente programados.

Last edited 2 anos atrás by Ivanmc
Johnny

Já nos equipamentos ucranianos fica visível sempre a mesma letra “F” de f*deu!!!

Slow

KKKKKKKKKKK tem que rir pra não chorar

Hélio

Acho que fica bem nos ucranianos uma letra “O” bem grande atrás.

Antoniokings

kkkkkkk

E disseram que botaram um ‘V’ também para confundir os russos.
Aí ficou ‘FV’. ‘F*deu véio’

Jadson Cabral

Quero ver mais fotos de equipamento russo destruído

Johnny

Ô Jadson, fala isso não porquê o tonhokings fica doido.

Matheus Augusto

Vai lá pra você destruir alguns

Jadson S. Cabral

Eu não. Não é o meu país que tá sendo invadido… se eu fosse ucraniano pode ter certeza que eu estaria fazendo isso

Claudio QUADROS

Agorá nosso caça ,não vim mesmo Suécia perigo .demora escolher caça fx2 foi muito longa agora estamos nada .viu ukrania pequena força aeria destroçada poucas horas por que não tem quantidade . Defesa coisa séria!

Flanker

QUADROS escrevendo igual caricatura índio na televisão. Dureza entender. Nem branco consegue….kkkkkkk

Glaucus Lima

https://www.youtube.com/watch?v=0YQsMV_BDi0
Este vídeo explica o motivo destas marcações.