Voos de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento sobre o Báltico, Ucrânia, Mar do Norte e Celta – 24/1/22

79

RC-135

Ontem (24/1) cedo, oito aeronaves ISR dos EUA, Reino Unido e Suécia sobrevoaram o Báltico, a Ucrânia e os mares do Norte e Céltico: USN P-8A (PK249); US Army ARTEMIS (BRIO68); USAF RQ-4 (FORTE12); USAF RC-135W (JAKE11) Sueco S102B & S100D (SVF623, C604); RAF P-8As (RFR7041, RFR7040).

Este foi o segundo voo do RQ-4 a fazer este padrão na última semana, utilizando a mesma aeronave. Existe a possibilidade de vermos o retorno dos voos diários do RQ-4 sobre e ao redor da Ucrânia.

Todas as localizações aproximadas de unidades relatadas por @konrad_muzyka são cobertas pelo alcance da linha de visão do RQ-4, nos dando uma ideia melhor do que ela está focando.

Um segundo P-8A, TALON69 (168756 #AE6892), pousou na RAF Lossiemouth, Reino Unido, possivelmente para se preparar para voos mais regulares na área. A mudança de Keflavík para Lossiemouth reduz o tempo gasto para chegar ao local

Via no Twitter.

Subscribe
Notify of
guest

79 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JOSE DE PADUA VIEIRA

Putin é hábil e ardiloso estrategista, Khrushchev deu a crimeia para a Ucrania, Putin tomou de volta. Ele esta reconstruindo o império russo, onde ele mesmo será o czar. Vai anexar a Ucrania até o rio dnepr e a OTAN não vai fazer nada.

Andre

Os países bálticos faziam parte do império soviético. O Putin terá coragem de atacar um país membro da OTAN?

JOSE DE PADUA VIEIRA

Vc entendeu no sentido literal, ele não vai recuperar as antigas fronteiras do império russo, apenas a área de influencia que realmente tenha valor. Os países bálticos…ninguém liga pra eles, duvido que alguém saiba o nome e a ordem deles sem olhar no mapa. Entraram pra OTAN apenas pela posição estratégica, pois não possuem militares nem economia significativa. Ja a Ucrânia, é o celeiro da Europa e domina uma posição estratégica no mar negro. Há outras formas de exercer poder sem que seja pela guerra.

rui mendes

Os países Bálticos são bem mais ricos que a Ucrânia e não só, vê o PIB per capita deles e aproveita e vê a posição que ocupam nos principais indíces de desenvolvimento.

Palpiteiro

Detalhe, pelo visto estes aviões estão botando calor na região de Kalingrado.

Salim

Analisando bem era Putin que esta poder desde 1999. Perdeu papel segunda potencia pra China, deixou OTAN crescer a vontade, perdeu controle de quase todos paises árabes, economicamente esta nas maos europa, esta engolindo sapo de todo lado pra segurar o ultimo porto mediterrâneo na síria e agora ta estrebuchando na Ucrânia que só náo vai pra OTAN porque OTAN náo quer ter obrigação, jogou Suécia e Finlândia colo da OTAN fazendo ameaça descabidas e difíceis de cumprir a estes paises. Onde esta esta maravilha que falam……. Agora ficou posição difícil, pois se náo fizer nada cai discredito. Pode ser… Read more »

JOSE DE PADUA VIEIRA

Interessante sua análise e realmente, jogou a Suecia e a Finlandia no colo da OTAN

Chris

A notícia é que estão debatendo internamente a entrada na OTAN.

PUTIN realmente age como um ditador…

Nas midias russas… A notícia veiculada é que é a OTAN que está ameaçando invadir a Ucrânia, numa tentativa de tomar o controle das fontes energéticas russas.

Deu pra entender pq, assim como a China, ele deseja isolar o pais na internet.

palpiteiro

O império tem um PIB do tamanho do brasileiro.

Denis

Jogou a Suécia no colo da OTAN?! Não! Primeiro que a Rússia nunca teve influência ideológica lá e, segundo, a Suécia sempre foi aliada da OTAN por baixo dos panos.

Flanker

“É verdade esse bilete”….

Last edited 2 anos atrás by Flanker
JOSE DE PADUA VIEIRA

Uma resposta bem estupida, diferente do Salim que trouxe a baila um ponto de vista interessante e fundamentado, vc só veio com sarcasmo, deve ser a unica coisa q sua mente consegue produzir.

Chris

PUTIN é esperto…

Agora é so mostrar na TV russa pra confirmar que é a OTAN que esta invadindo a Ucrânia… E que ele ta indo la defender os coitadinhos…

A velha narrativa dos ditadores ! Kkk

Last edited 2 anos atrás by Chris
Sensato

Não. Ele não vai não.

Reinaldo Deprera

Tá ficando estreito pra Rússia. O Putin tá tomando ar de canudinho.

Save Ferris 😡

JOSE DE PADUA VIEIRA

Vc quis dizer Russia ou Ucrânia? To vendo é a Ucrania cercada ali no mapa.

Palpiteiro

O cara só esta esticando a corda para entender qual é o limite e tentar tirar alguma vantagem. O importante é manter o preço de petróleo alto. A Europa trocando suas fontes de energia, irá dar um cheque no fluxo de caixa russo.

JOSE DE PADUA VIEIRA

Até que pode ter razão, tirei esse trecho de uma reportagem que li na BBC

… longe da Ucrânia ser a vítima, na verdade é a própria Rússia que está ameaçada.

Eu entendo que a Russia estava se vendo cercada pela OTAN, e decidiu criar um tampão entre a OTAN e suas fronteiras.

Alex Barreto Cypriano

A Ucrânia é uma nação independente e soberana. Domá-la à força e reduzí-la a estado tampão (que idéia ridícula, coisa do tempo do onça – não tampa nada na época do transporte aéreo e mísseis), uma geleira contra a Europa como o fez Stalin, é um ato condenável. Se alguém da OTAN ameaçasse invadir a Rússia (olhe o improvável dessa hipótese) pra tomar território ou recursos naturais seria igualmente condenado. A Rússia ameaça pra se defender daquilo mesmo que sua ameaça pode lhe trazer: pode algo mais irracional?

Last edited 2 anos atrás by Alex Barreto Cypriano
Cansado

É isso aí. Tomar territórios à força é condenável.
Se alguém ameaçasse tomar o Texas ou a Califórnia à força, seria um absur…não, péra!!!!

JOSE DE PADUA VIEIRA

Como se não houvesse acontecido em 2014 com a criméia….condenável….grandes coisa

Last edited 2 anos atrás by JOSE DE PADUA VIEIRA
Leandro Costa

O que você está dizendo é que a Rússia tem a mentalidade atrasada em quase 200 anos. Ignorar 200 anos de evolução é tapar o sol com uma peneira.

Sensato

Outros tempos, outras circunstâncias. Está comparando laranjas com bananas.

Vinicius Momesso

E esses países também não servem para o mesmo propósito por parte da OTAN?

JOSE DE PADUA VIEIRA

Então, durante a guerra fria a suecia, austria e Iugoslávia eram considerados estados tampões entre a otan e o pacto de varsovia, e ja existia transporte aéreo e misseis…acho q vc devia interagir em outro local pois não sabe conversar ao chamar de ridícula o argumento dos outros.

Alex Barreto Cypriano

Estado tampão é argumento saco de areia: só funciona se empilhado com outros congêneres pra fazer volume. Ora, não convém comprar qualquer argumento como justificativa. Nomear de ridícula qualquer idéia ridícula é um dever de honestidade; nothing personal, pal.

Solskhaer

Acompanhei ontem um RQ-4, esse sobrevoou varias horas. Hoje, o da RAF. Tenso

Luis

Bem que você alertou em outras postagens!
Valeu

Luis

Bem que você alertou em outras postagens!
Agora tô na duvida se foi você mas, de qualquer forma, alguém tambem observou isso ontem.
abs

Solskhaer

Não fui eu. abraços

Luis

Não foram uma, duas ou três aeronaves, foram…. oito!

Reinaldo Deprera

Acho que já deve ser um consenso dentro da OTAN que, para lidar militarmente com a Rússia de forma direta e sem correr o risco de escalar para outras fases (o que aumentaria o risco de uma guerra nuclear) é necessário um assalto a Moscou quando o Putin estivesse lá, e, um trabalho de inteligência preparando o campo entre os comandantes das forças armadas da Rússia. Quanto minutos de voo para um assalto a Moscou partindo de uma das muitas bases avançadas da OTAN? Considerando uma missão com V-22 e helicópteros com cerca de 250km/h de cruzeiro à baixa altitude.… Read more »

Flanker

Aí tu está trocando uma possivel guerra pela Ucrânia por uma guerra certa entre OTAN e Rússia. Não sei nada sobre a influência de Putin sobre os comandantes das FFAA russas, mas não deve ser pouca, visto a mobilização atual.

Adriano madureira

Está vendo filme de Hollywood demais meu caro!

Depor o Putin,certamente seria muito fácil,tentar depor ou sequestrar um líder de uma potência seria o mesmo que começa r uma guerra …

“Será que já não seria o caso de depor o Putin e resolver logo a questão do futuro da Rússia com os comandantes das forças armadas daquele país?”

Pelo jeito você acha que a Rússia é uma ditadura e bastaria trocar o ditador por uma junta militar…

Essa foi boa!

Augusto L

A Rússia é uma ditadura, isso é fato meu caro, e o Putin apesar da sua retorica e ações e melhor para o ocidente do uma junta de militares russos.

Hellen

O problema é que os traíras que tinha na junta militar o Putin mandou matar com polonio-210 para não acontecer isso que vc imaginou !!!!

Adriano Madureira

Está vendo filme de Hollywood demais meu caro! Depor o Putin,certamente seria muito fácil,tentar depor ou sequestrar um líder de uma potência seria o mesmo que começa r uma guerra … “Será que já não seria o caso de depor o Putin e resolver logo a questão do futuro da Rússia com os comandantes das forças armadas daquele país?” Pelo jeito você acha que a Rússia é uma ditadura e bastaria trocar o ditador por uma junta militar… Essa foi boa! Alguns acham que uma expressiva fatia da população russa é contra Putin,certamente aqueles que nasceram quando Putin entrou no… Read more »

Tomcat4,3

Excelente comentário. Muitos criticam Putin com base em suas experiências pessoais com políticos. Quem sabe se o cara é bom ou não pra Rússia são os russos. Sobre suas ações no xadrez geopolítico, continuo o achando o melhor enxadrista entre todos.

Chris

Concordo… Mas la na Rússia… Silenciam a midia que fala a verdade.

E o resto diz que é EUA e OTAN que estão tentando invadir a Ucrânia.

Entre inúmeras outras tentativas de colocar o ocidente como o vilão da história.

Augusto L

Reinaldo o Putin é o sensato no Kremlin não se esqueça isso, essa crise com a Ucrânia não passa de um imposição pela ala de segurança externa do governo Putin, pois as tendências eram de que a Ucrânia ficaria mais próxima ao Ocidente e ao mesmo tempo mais capaz de se defender. Mass isso é só uma tendência e não uma mudança das condições no solo como alguns querem fazer crer. Outras tendências também pesaram para que acontecesse essa crise: 1 – O crescimento da independência energética americana; 2 – O crescimento do isolacionismo americano; 3 – Retirada do OM… Read more »

Vinicius Momesso

Vamos ser sensatos, quais as chances de um V-22 Osprey chegar até Moscou sem passar pelas linhas de identificação e exclusão aérea?
Você assistiu exaustivamente o filme “Salt” e criou Plot hollywoodiano.

Anderson

O último que pousou uma aeronave na Praça Vermelha foi o alemão Mathias Rust em meados de 1987 com um Cessna 172. Passou 14 meses hospedado numa prisão soviética. 🙂 ??

Last edited 2 anos atrás by Anderson
Adriano madureira

Certamente muita coisa mudou de 1987 para cá quanto ao sistema de detecção de aeronaves no tráfego aéreo russo

Adriano Madureira

Nem se fossem uma equipe com Jack Bauer,Jack Ryan e Mike Banning, iriam conseguir sequestrar Putin…

Sem esquecer que caso desse certo,o V-22 Osprey iria descer o presidente russo no convés do USS Nathan James…

comment image

Last edited 2 anos atrás by Adriano Madureira
Sensato

Eu sou e diria quase zero, se é que tem alguma. Se eu fosse piloto e me dessem essa missão, iria curtir um tempo de cadeia.

Rinaldo Nery

Recebi um vídeo de uma entrevista do Putin pruma repórter, creio britânica ou norte americana, e achei os arguentos do Putin válidos, dentro do conceito de segurança russo (direito deles). A Rússia não quer a OTAN nas suas fronteiras, simples assim, como ele argumenta q não colocará mísseis no México ou Canadá. Por que a OTAN pode? Por que a Ucrânia permitirá (país independente)? O mundo ocidental tende a demonizar a Rússia, esquecendo a sua história desde os czares. Sem sentido isso! Alemanha e França já estão dando p trás. Berlin não vai endossar o segundo gasoduto.

Reinaldo Deprera

O que a Rússia fez na Crimeia é injustificável.
Um acordo justo, na minha opinião, seria a desocupação da Crimeia em troca da não entrada da Ucrânia na OTAN nos próximos 6 meses.
Como acho que isso talvez não aconteça, espero que a OTAN seja firme.

Leandro Costa

Acho que poderiam fazer um acordo estilo guerra fria. A OTAN se compromete à não basear armas ofensivas na Ucrânia e Estados Bálticos, sendo que a Rússia poderia enviar delegação para inspecionar bases na Ucrânia e Estados Bálticos acompanhado de uma delegação conjunta de oficiais da OTAN. Em troca, a Rússia se compromete à renovar seu reconhecimento da independência e soberania desses países e à não acumular tropas na fronteira, mesmo se a Ucrânia decidir não entrar na OTAN.

E acho que isso simplesmente não vai rolar.

Heinz Guderian

Na minha opinião um acordo justo, seria a devolução da Criméia e a paralização do apoio russo aos rebeldes em Donbass.
Em contraponto, a Ucrânia não poderia entrar na Otan em nenhuma hipótese, desde que os acordos fossem respeitados por ambos.

Ederson

Com a ascensão de nacionalismo baseado em antigos colaboradores nazistas a população russa da região poderia ser perseguida.

Sensato

Esqueçam justiça. Esse fator não tem peso algum em geopolítica.

Vinicius Momesso

Aí passa os seis meses e a Ucrânia entra para a OTAN e a Rússia ainda fica sem a Criméia.
Um bom acordo seria no mínimo por vinte anos.

Augusto L

O Argumento russo (segurança) é tão valido como o polones, ucraniano e etc…

Rinaldo Nery

Não tenho essa certeza.

Augusto L

Voce não tem que ter certeza de nada….

Os europeus do leste sabem muito bem como é estar sob julgo de outros. O argumento é o mesmo. Além do mais não há e nem houve nenhuma intenção de se colocar misseis na Ucrânia, nem a balança militar foi alterada nos últimos anos.

Rinaldo Nery

Como pode afirmar? Informação privilegiada ?

Tomcat4,3

Interessante e com gancho em seu comentário, que antes do olho grande da Otan/USA em se aproveitar do território ucraniano e etc para seus fins de “ajuda contra o Urso malvadão” , Putin/Rússia estava na dele , vida seguindo seu rumo. Queria ver a opinião dessa turma caso titio Sam na Colômbia e titio Putin na Venezuela, Macron na Guiana Francesa, Boris Johnson nas Falklands e etc ,resolvessem colocar armas nucleares e afins bem do nosso lado .

Rinaldo Nery

Também acho por aí. Há um viés anti russo, apesar de eu também condenar a invasão da Criméia.

Chris

A Russia quer instalar uma base na Venezuela.

Vai desestabilizar toda a segurança na America do Sul. E vc acha que temos o direito de jogar bombas la, so pq não queremos isso ?

Cada pais tem o direito de fazer o que bem entende, ainda mais sobre sua segurança.

Last edited 2 anos atrás by Chris
Rinaldo Nery

Não discordo.

ZEUS

Mais uma cena de teatro.
Se a Rússia entrar e impor uma zona de exclusão aérea estas aeronaves caem fora rapidinho para longe.

Numa guerra de verdade estas aeronaves são alvos prioritarios e presas fáceis para mísseis AA e interceptadores.

Isto de mandar 8 delas para desfilar na frente dos russos é como um desfile de escola de samba. Muito barulho, muita encenação, muitas plumas e paetês.

Adriano Madureira

Imágenes del área de cobertura de los sistemas de defensa aérea rusos S-400 Triumph desplegados en Rusia y Bielorrusia.

Adicional a esto el mando militar ruso está desplegando sistemas alcancé corto-medio como los Pantsir-S, para crear el famoso anillo antiaéreo.

comment image?_nc_cat=103&ccb=1-5&_nc_sid=8bfeb9&_nc_eui2=AeEgamtN87VKlSODQ1A7tTd-v4vySb9dXUy_i_JJv11dTE0Vmoazo3UdUbczfupft2iWI1_8R0BoiHG6m9aRnp-j&_nc_ohc=-iGnjncNMJ4AX__lxo9&_nc_ht=scontent.fnat1-1.fna&oh=00_AT-l62dix0QuxSqpjxFpFbNQch9OEYkeliqeoG3yB4JrMg&oe=61F62C8A

Adriano Madureira

Imágenes del área de cobertura de los sistemas de defensa aérea rusos S-400 Triumph desplegados en Rusia y Bielorrusia.

Adicional a esto el mando militar ruso está desplegando sistemas alcancé corto-medio como los Pantsir-S, para crear el famoso anillo antiaéreo.

comment image

Reinaldo Deprera

Sabe quando um S-400 vai atingir um caça de terceira ou quarta geração no seu alcance máximo? Nunca! Pode dividir pela metade.

Felipe

Mas atinge fácil um E-3, E-2, P-8, RC-135, B-52, C-130, C-17, C-5 em seu alcance máximo.

Palpiteiro

Esqueceu de colocar em Kalingrado

glasquis 7

“…estas aeronaves são alvos prioritarios e presas fáceis para mísseis AA…”

Então, como convencem a essas tripulações a voar?

“vai lá, escaneia tudo o que puder e se der, tenta demorar um pouco em morrer pra ver se dá pra aproveitar um pouco o radar caríssimo que estamos mandando pro sacrifício”

Essas aeronaves voam com escoltas e estão muito bem protegidas. Caso contrário, ninguém investiria nelas.

Chris

E você acha que eles não sabem disso ?

O recado que estão mandando pra Russia, é que eles estão la.

Numa guerra, não vão mandar 3-4 aviões apenas, logicamente !

Wagner

A Rússia não quer mísseis próximo a sua fronteira e isso é compreensível afinal, os USA não quer mísseis em Cuba.

A OTAN precisa parar de se expandir para o leste, só isso.

Marcos R

O problema é que foram as ex repúblicas soviéticas que correram para OTAN na primeira oportunidade justamente para não voltarem ao status quo anterior.

Alex Barreto Cypriano

Mísseis em baterias de defesa anti-míssil! Não são os Iskander em Kaliningrado. Entendeu a diferença? Se alguém reclama que você pode se defender da agressão desse alguém no futuro, deixe que ele reclame até ficar rouco.

Ederson

A Rússia está com a Otan quase arrombando sua porta e teme que vire um quintal, como a América Latina, ou país vassalo dos EUA como os membros da Otan.

FERNANDO SOARES

Pelo visto, breve teremos algum avião/drone “espião” abatido sobre o território russo ( ou em disputa)!
Até avião de passageiros já foi abatido nessa área!

Vilela

Eles estão pressionando o urso, se fosse o urso no México ou Canadá o q aconteceria?

Pablo Maroka

Tem que meter pressão mesmo!

Adriano Madureira

É bom, pois muita pressão pode matar muita gente não é Pablo Maroka?!

Henrique

O pessoal fala muito em caça mas tá aí, avião de reconhecimento é muito importante.

Last edited 2 anos atrás by Henrique
Rinaldo Nery

É quem produz Ordem de Batalha Eletrônica. Sem ela, confeccionada em tempo de paz, não há guerra. Simples assim.

Sensato

Prezados, vamos guardar os tambores. Pode até ser que ocorra uma guerra, não se pode afirmar nem que sim nem que não pois não temos todas as informações que esses líderes tem mas não acho provável que Putin invada nada mais além do que já invadiu. Uma Ucrânia armada e financiada pelo Ocidente arrastaria a Rússia para uma guerra de atrito longa e, principalmente, muito cara. É lógico que a Russia tem hardware pra obter superioridade aérea pra colocar muitas toneladas de aço em solo ucraniano mas quanto isso vai custar? A economia dela aguenta esse tranco? E quando falo… Read more »