Paquistão confirma compra de caças J-10 chineses para conter aeronaves Rafale da Índia

141

J-10C

ISLAMABAD – Os militares do Paquistão confirmaram na quarta-feira (5/1) que estão adquirindo jatos de combate J-10 multifuncionais da China em resposta ao aumento da força aérea rival da Índia.

“Este é um passo para atualizar nossa frota da força aérea e obter a melhor tecnologia possível disponível, porque sabemos que tipo de tecnologia está sendo adquirida do outro lado [indiano]”, disse o major-general Babar Iftikhar, porta-voz do Exército, em entrevista coletiva.

O J-10 é um caça a jato monomotor que está em uso pela Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) desde 2005.

Iftikhar falou poucos dias depois que o ministro do Interior, Sheikh Rasheed Ahmad, divulgou a compra dos jatos chineses em um evento público, dizendo que eles serviriam como contrapeso para a implantação da aeronave francesa Dassault Rafale na Índia.

O contrato da Índia para a compra de 36 caças franceses foi anunciado pela primeira vez em 2015. O Ministro de Estado da Defesa da Índia, Ajay Bhatt, disse a repórteres no final de julho que 26 das aeronaves foram entregues, com o restante previsto para o final de 2021.

“Nosso adversário está continuamente adquirindo equipamentos de última geração com um pretexto e outro. Qualquer desequilíbrio convencional nesta região é muito perigoso”, advertiu Iftikhar. “Isso é algo que vai nos levar a uma corrida para adquirir mais equipamentos.”

O porta-voz do Exército não quis dizer quantas aeronaves estão sendo compradas.

Na semana passada, Ahmed disse a repórteres que um esquadrão completo de 25 aviões J-10 chineses participará do desfile militar do Dia do Paquistão em 23 de março. O ministro do Interior disse que a cerimônia de sobrevoo dos jatos J-10 “será realizada pela Força Aérea do Paquistão em resposta ao Rafale. ”

O Paquistão e a Índia travaram três guerras, duas pelo disputado território da Caxemira, desde que conquistaram a independência da Grã-Bretanha em 1947.

A China oficialmente não comentou sobre a venda dos jatos ao Paquistão.

Reportagens recentes da mídia israelense afirmam que os jatos J-10 são baseados em tecnologia desenvolvida pela Israel Aircraft Industries na década de 1980, antes de interromper o projeto alguns anos depois por causa dos custos crescentes.

Os caças F-16 fabricados nos EUA constituem uma parte crucial da frota da Força Aérea do Paquistão e são considerados um contrapeso aos jatos Rafale que a Índia comprou da França.

Mas analistas dizem que os laços frequentemente tensos de Islamabad com Washington nos últimos anos levaram a nação do sul da Ásia a depender cada vez mais da China para aumentar as defesas do Paquistão.

Iftikhar disse na quarta-feira que negociações também estão em andamento com a China para adquirir novos helicópteros de ataque Z-10. “Esperançosamente, receberemos alguns helicópteros de lá”, disse ele.

O general confirmou que o Paquistão estava explorando outras opções em vez de comprar 30 helicópteros de combate T-129 da Turquia sob um contrato que os dois países assinaram em 2018. “No que diz respeito ao acordo com a Turquia, seguimos em frente”, disse Iftikhar quando questionado se o contrato ainda estava intacto.

Os helicópteros T-129 são movidos por um motor feito nos EUA e a recusa dos EUA em conceder licenças de exportação para motores à Turquia levou ao cancelamento do acordo relatado de US$ 1,5 bilhão.

A frota da força aérea do Paquistão também conta com jatos de combate JF-17 monomotores produzidos em conjunto pelo Paquistão e pela China.

FONTE: VOA News

Subscribe
Notify of
guest

141 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Agressor's

O mundo todo se armando até os dentes e o braziu discutindo fundão eleitoral…O mundo caminha para um grande desastre sem precedentes, e nós devemos estar preparados para isso. O Brasil precisa se armar urgentemente e se livrar de uma vez por todas dessas quadrilhas que nos governam….

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Slow

Estamos preparados!

Nilton L Junior

kkkkk ai ai ai

Jefferson

Já viu aposentadoria de militar no Brasil? Os caras vivem no luxo.
50 anos já aposentados. Aqui em SC, o governador é bombeiro militar com aposentadoria aos 48 anos de 34 mil reais.
Pensa em uma instituição falida.

Slow

Exatamente, isso é ridículo ..

M.@.K

Boa tarde Jefferson.. só um complemento. A avalição do “luxo” dos militares deve distinguir as das praças com as dos oficiais, que são bem diferentes… Forte abraço.

pgusmao

Aqui no Brasil, os caras contam Espcex e Aman como tempo de serviço, o que é um absurdo, daí tem sujeito se aposentando como Ten. Coronel ou Coronel com 43/44 anos, abrindo vaga para mais promoções e gastos com pessoal. Depois o pessoal não entende por qual motivo temos 85% do orçamento gasto com ativos e inativos, um excesso de oficiais para um exército que não vê combate real há muitos anos, daí temos aqueles generais velhinhos e de silhueta avantajada que destoam dos generais operacionais do exército americano.

Last edited 2 anos atrás by pgusmao
Rui

Eu conheço lugar que contavam até os anos da faculdade no caso de OFICIAIS do quadro de saúde..
O camarada passava no concurso e já entrava contando 5 ou 6 anos da faculdade (!!!) para aposentar, vai vendo..
Mas lembrando, é como já disseram: QUADRO DE OFICIAIS é uma coisa, via de regra é MAMATA DA BOA mesmo!
Já o QUADRO DE PRAÇAS (que é maioria) é outra realidade totalmente diferente, sempre só ralaram e merecem nosso respeito.
SEMPRE foi assim em todas as corporações militares.

Last edited 2 anos atrás by Rui
Jefferson

Aqui em SC, o bombeiro militar que é governador, aposentado com 34 mil com 48 anos, mudou as regras e agora aluno do curso de forma ao de oficial em SC ganha 17.400 reais.

Jefferson

Aluno do curso de formação*

Carlos Crispim

Amigo Jefferson, PMs e Bombeiros são militares só no nome, os barrigudos que vivem arrumando encrenca nas ruas, nem de longe levam uma vida de caserna, além do mais, a corrupção nessas instituições é altíssima, não dá pra comparar com os verdadeiros militares. Mas concordo que é um salário absurdo, só que os planos de carreiras desses caras são recheados de privilégios para os oficiais, coisas verdadeiramente inacreditáveis, tem gente ganhando mais de 100mil/mês acumulando vários salários. Ocorre, ainda, que nenhum presidente da república mexeu nesse vespeiro, né? Até aqueles que compraram o congresso, que aprovavam TUDO que queriam, podiam… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Carlos Crispim
João Bosco

O problema é que no Brasil não se enxerga um palmo para fora do nariz , principalmente nas questões externas. Há aquela convicção imbecil e idiota de achar que, por nossa dimensão continental não seremos atacados, digna de pensamento retrogrado da Segunda Guerra Mundial – ou antes – de nossos militares e politicos de plantão. Creio que em menos de 30 anos teremos um novo conflito mundial pelo andar da carruagem, ai veremos o tamanho da asneira que esses governos fizerram ao não ´pensa o nosso país a sério e não se tratou de se equipar e se atualizar, tanto… Read more »

Welington S.

Que desastre sem precedentes é esse?

Jadson S. Cabral

Os téoricos das trombetas do apocalipse não para de profetizar o fim. Ao mínimo movimento, se um país qualquer no fim do mundo compra um equipamento, é porque o mundo inteiro está se armando kkkkkk é impressionate!

DanielJr

Você tem razão, não existe mais desastres sem precedentes por aqui. Tragédias naturais, guerras (paraguai, WW2, lagosta) e outros eventos nos mostraram que sempre que precisamos de algum equipamento ou pessoal treinado e pronto, ele não está lá. Ou não existe ou existe mas está sem condições de uso.

Pablo

Para de jogar vídeo game!

Allan Lemos

O Brasil precisa se armar urgentemente e se livrar de uma vez por todas dessas quadrilhas que nos governam….

Tem gente que ainda não entendeu que a culpa é do povo. Aqueles caras chegaram lá porque tiveram votos.

francisco

Somente 30 deputados federais tiveram votos suficientes para se elegerem. Os outros 483 foram eleitos com votos dos outros. PORTANTO, a culpa não é do povo, é do sistema eleitoral que adotou o sistema proporcional.
O certo, justo e democrático seria eleger os mais votados sem levar em consideração o coeficiente eleitoral. Porem os grandes partidos não querem, porque correriam o risco de se tornarem pequenos.

PARA esconderem esta verdade os partidos e a imprensa passam espalham a mentira de que a culpa é do povo que elege.

Flanker

E os políticos eleitos vem de qual lugar, senão do meio do povo?? A maneira como são eleitos é o que menos importa.

Allan Lemos

Exatamente. Se o povo é corrupto, obviamente os políticos também serão. Essa ideia de que o povo não é o culpado dos males do país é coisa de quem gosta de lavar as mãos e não assumir responsabilidades.

Allan Lemos

Errado, a culpa é do povo sim. Quem votou nos Tiriricas da vida? Quem está colocando um condenado na liderança das pesquisas presidenciais? Quem são os 20% que ainda acham esse governo ótimo ou bom?

Não me venha com esse papinho de que o povo é inocente.

SteelWing

vc também é, apoiando a farsa de um juiz que já foi desmascarada faz tempo.

Adriano Madureira

Exatamente ! Vemos países sendo desestabilizados, tensões entre vizinhos, instabilidade em várias partes do globo e países se armando, mas aqui na república plutocrática de Banânia todos parecem estar alheios ao mundo exterior… Sorte nossa que implantar uma primavera aqui teria efeito nulo, o povo é tão frouxo e castrado que tal iniciativa não daria certo, no Kazaquistão militares estão sendo mortos decapitados e os eurobambis pedem que se respeitem os manifestantes pacíficos. Fuzis, armas antitanque tomadas, aeroportos tomados, estruturas chaves foram ocupadas, isso não foi uma revolta popular autêntica, foi artificial e orquestrada. União Europeia e Estados Unidos pediram… Read more »

Guacamole

Pobre dos pracinhas que forem convocados quando o Brasil finalmente for posto contra a parede pra decidir de qual lado da guerra vai participar ( como aconteceu nas primeiras duas guerras.)
No final das contas, é capas de mandarem os Expedicionários a lutar com equipamento estrangeiro comprado na hora apenas pra tapar buraco (como também aconteceu nas guerras quando usávamos fuzis de segunda mão cedidos pelos Estados Unidos).

É triste, mas por uma gráfica pra criar panfleto partidário dá mais dinheiro do que por uma empresa voltada para a Defesa no Brasil.

rogerio schneider

Nos comentários desse blog, sempre que se fala que o Brasil está capturado pela corrupção, atraso, miséria, e falta de perspectiva história, SEMPRE HÁ OS QUE REPROVAM NOS COMENTÁRIOS. Pelo visto, há muitos que acreditam que o Brasil está muito bem com seus milhões de miseráveis.

Joao Moita Jr

Da última vez que esse “grande desastre” aconteceu, o Brasil foi apanhado não com as calças arriadas, mas completamente nú.
Mas ainda bem que que nos últimos minutos do filme conseguiu ser levado de carona pela US Navy, em uniformes, fuzis e até caças excedentes do US Army para salvar algo da honra na Itália.
Se hoje em dia ocorresse outro grande “pega pra capar”, a situação não seria diferente…

Abs

Last edited 2 anos atrás by Joao Moita Jr
Marcos Silva

Então tá! Se vc tá dizendo….

Andre

A parceria sino-paquistanesa segue rendendo bons frutos aos dois lados, mostrando que existe sim alternativa ao alinhamento com os EUA que não o engodo russo. E sem precisar de choro ou de mimimi.

Mostrando que quem se submete às regras americanas, o faz por achar que estará melhor assim.

Fará uma boa dupla com o jf17 e deverá dar boa briga para a dupla Rafale e Tejas.

Pugnattor

A dupla indiana é Rafale e Su-30

Antoniokings

Quando criança, vc comeu estrogonofe estragado?
Esqueça isso mickeyboy.
A China faz acordo com o Paquistão.
A Rússia com o Irã.
Os EUA vão sair perdendo do mesmo jeito.

Em tempo.
Parece que Putin vai mandar tropas para o Cazaquistão para debelar um protesto contra o aumento da gasolina.
Será que a expansão russa pela Ucrânia, Cazaquistão, Bielorússia e Armênia vão reavivar a gloriosa União Soviética?

Atirador 33

Gloriosa União Soviética kkkkkkk só rindo kkkkkkkkkkkkkkkkk.

Abs

Rogério Loureiro Dhierio

Taba comendo pão quase egasguei quando li Mickey boy e egasguei mesmo quando li “gloriosa URSS”.

Esse António é muito bom nas provocações que ele faz. Eu dou muita risada.

RPiletti

E por qual motivo não foram gloriosos?
Primeiro satélite no espaço, potência olímpica, concorreram com os Yankes em praticamente tudo. Sim, faliram, mas não significa que não tiveram suas glórias…

Flanker

Meu Deus……

Andre

Interessante como o referencial é sempre os EUA….mas disse bem, concorreram em quase tudo e perderam em tudo…

Hoje estão muito atrás até da China.

SteelWing

Nas Olimpiadas sempre venciam.

Marcos R

Na época os testes antidoping eram menos eficientes… Veja a situação da Rússia quando testaram para valer.

Nilton L Junior

Ali vale a máxima amigo, estado tem interesses e não amigos, só a galera da torcida não percebeu.
A coisa esta descambando por la camarada, não sei se os kazakis vão ficar de espectador.

Antoniokings

Prezado Nilton

Apenas mais uma peça de xadrez que a Rússia jogará para amarrar a Ásia Central.

glasquis7

Si tivesse sido gloriosa não teria acabado, né?

André Macedo

Rapaz, acho que seus livros de História (se é que tem) devem estar novinhos em folha e no plástico ainda…

glasquis 7

Putz, então a URSS não acabou???

É, vou ler história pois eu jurava que a união soviética tinha acabado. Como sou burro né?

André Macedo

Não amigão, o problema é que “ser glorioso” e acabar não são conceitos opostos, todos os grandes impérios da humanidade estão ai pra mostrar isso.

glasquis 7

Então amigão, “grandes impérios” não é mesmo que “glorioso império” e todos os grandes impérios foram vencidos, derrubados pelos seus inimigos. A URSS roeu de dentro pra fora. Não foi capaz de se auto sustentar, desmoronou sobre si mesma.

O que tem de glorioso nisso?

Flanker

Com o povo sendo o óleo pra colocar na máquina do Estado, a “glória” fica bem discutível…e o povo tinha que achar bem bom e ficar quietinho, sem reclamar……

Antoniokings

Nada como um dia após o outro.
Estou alertando aqui, já há algum tempo, que coisas interessantes estão para ocorrer com nossos amigos do Norte.
E as vozes estão cada vez mais altas por lá.
Nuvens negras estão se formando.
Assistiremos de camarote.
Pode aguardar.

marketwatch.com/story/jimmy-carter-pens-op-ed-on-january-6-anniversary-we-are-at-genuine-risk-of-civil-conflict-and-losing-our-precious-democracy-11641476167?mod=home-page

glasquis 7

Eu até poderia concordar com vc mas, seus comentários me parecem carregados de um fanatismo cego. Nada contra mas, perde a objetividade.

Só uma observação se me permite, seu nick não deveria ser Antoniokings. Devido ao seu idealismo, deveria ser Antonioczar.

King é coisa muito ocidental para suas ideologias né?

Chris

A parte engraçada é que ele nem conhece a Russia de hoje…

Se vc for a Moscou… Vai achar McDonald’s em cada esquina e russos fazendo fila pra comprar iPhone !

Antoniokings

Eu até gosto de McDonald’s, mas, tal qual os russos, fico por aí.

Antoniokings

Apenas conecte-se com a realidade que está ocorrendo no Mundo.
Esses conceitos etéreos não fazem mais sucesso em muitos países e a lista só aumenta.
Sugiro que leia os noticiários e acompanhe o que se desenrola aqui e alhures.

glasquis7

Acompanho sim, apenas, não tenho a mesma visão de torcedor que vc tem.

Como disse antes, nada contra, apenas acho que perde objetividade.

Chris

Perdeu a declaração do Conselho de Segurança da ONU..

De que em uma guerra nuclear não haveria vencedores e deve ser evitada a todo custo ?

Assinado por EUA… Russia e China !

Antoniokings

Avise isso aos americanos, eles estão muito ‘ouriçados’ ultimamente.

Antoniokings

Ôxe!
O Império Persa era glorioso e acabou.
O Império Romano idem.
Os EUA, que não são tão gloriosos assim estão se esfarelando.
Como diz o conhecido narrador esportivo: Segue o jogo!

Em tempo.
Começo a sentir cheirinho de ‘mimimi’.

glasquis7

“O Império Persa era glorioso e acabou.” O Imperio Persa não foi aquele que iniciou o seu declínio após ser derrotado pelos gregos em 490 AC. e que acabou sendo derrubado finalmente por Alexandre o Grande que venceu Xerxes em 330 AC? “O Império Romano idem.” Não foi este o império derrubado pelos hérulos depois que Odoacro invadiu Roma em 476 destituindo Augusto? Então, os que vc menciona foram, como eu disse, derrubados pelos seus inimigos, não roeram sobre as suas próprias bases como a antiga União Soviética. Como disse antes, “Eu até poderia concordar com vc mas, seus comentários… Read more »

Antoniokings

Prezado

A queda de um grande Império começa com seus problemas internos.
Se fossem fortes e coesos para sempre, nunca seriam derrubados.
Leia sobre os persas, romanos, mongóis e etc.

Em tempo: Anote o mês de novembro quando o seu querido e amado EUA começarão a ter sérios problemas internos.
Diria que serão seríssimos.
Eu já acertei meu calendário.
Aguardemos, pois.

glasquis 7

“Leia sobre os persas, romanos, mongóis e etc….” Os persas foram derrotados por Alexandre Magno em 331 a.C. Os Romanos já falei que foi derrotado por Odoacro em 476. O Império Mongol foi derrotado em 1.368 depois da invasão a Pequim pela Dinastia Ming. Agora sim, não sinto cheiro de mi, mi, mi, estou lendo o seu mi, mi, mi. A União Soviética ROEU sobre si mesma. Foram os próprios cidadãos que quiseram que assim fosse. Não teve invasão, não teve Alexandre Magno, não teve Odoacro, foi a propria população que decidiu tomar para sim o controle das suas vidas… Read more »

Satyricon

Tonho, me desculpe, mas o Glasquis fez mais sentido.

Plinio Jr

O papo é India x Paquistão e vc tem que desvirtuar o assunto trazendo os EUA… tem que analisar ambos os países dentro do equilibrio de forças e aquisições entre eles…

rui mendes

A gloriosa URSS que só apoia ditador contra o próprio povo.
Nisso a Rússia é uma verdadeira herdeira da URSS, agora ser potência ou super-potência mas em democracia, com eleições verdadeiras, isso sim, têm a minha admiração e apoio.

Adriano Madureira

Acorda para vida Rui Mendes ! Até parece que você nem sabe da existência dos ditadores amigos de Washington e de alguns países eurobambi… Até parece que os eua não são omissos quanto aos direitos e liberdades civis de outros países. Washington a mais de 20 anos é conivente com Theodoro Obiang ,da Guiné Equatorial, mas Maduro da Venezuela é um Tirano-Mor na visão torpe dos americanos, perto de Obiang o Maduro é um escoteiro. Mas como o “presidente” africano é receptivo a Washington e suas empresas, virar a cabeça para o lado não é algo difícil. Certamente você deve… Read more »

Antoniokings

Prezado.

Ninguém liga mais para isso.
O Mundo está mudando e vc está com um discurso do Século passado.
Atualize-se.

Flanker

Inclusive tu….democracia pra ti é besteira.

Líderes, como os teus, podem fazer o que quiserem…..tem sempre os passadores de pano para justificar.

Antoniokings

Prezado

Infelizmente, não sou eu quem escreve a História.
Apenas a acompanho.
A ascensão de regimes autoritários de todas as matizes é clara.
Indo da Ásia à Europa Central, passando por África e América Latina.
E nove entre dez analistas políticos consideram que os EUA correm o mesmo perigo com a ascensão de ideias políticas de extrema direita com cunho, inclusive, messiânico (já postei aqui alguns artigos de cientistas políticos e autoridades sobre o assunto).
Essa é a nova realidade a que me refiro e, sendo assim, considero que esses ideais ‘etéreos’ não estão mais ‘seduzindo’ as massas.

Flanker

Blábláblá vazio…nada além disso.

Andre

ninguém liga???

Esse site com certeza é uma ponte entre realidades distintas. A você não basta se atualizar, vc precisa é voltar para a realidade e sair desse seu mundinho de fantasias, onde a falida URSS é gloriosa e o EUA está esfarelando.

Psxt27

Gloriosa…percebe-se há anos o quanto…
Tão gloriosa que sucumbiu.

Antoniokings
Satyricon

Toinho, não faz isso.

Seu Gêngis Kahn do Kremlin tá arrumando uma patacoada após a outra, e daqui a pouco vai enfiar a Rússia num buraco sem volta.
Vai conseguir, no fim das contas, transformar sua nação num estado satélite de Pequim.
Escreva aí.

Antoniokings

A união faz a força.
E não se chama AUKUS.

Rui

Quais seriam essas “patacoadas”???

XFF

Revolução colorida do tio Sam+ OTAN acontecendo no Cazaquistão….

Last edited 2 anos atrás by XFF
Antoniokings

Já foi pro saco.
Os russos já chegaram

Chris

Ja estou começando a achar que você deveria ser preso !

Depois de ser favorável a invasão de países à força… Só fica faltando usar uma camiseta com a suastica !

Antoniokings

Estou avisando há bastante tempo.
Prepare-se que tempos interessantes se aproximam.

Flanker

“Parece que Putin vai mandar tropas para o Cazaquistão para debelar um protesto contra o aumento da gasolina.”

E tu acha isso correto e normal???? Se fosse o presidente de algum país desafeto seu que fizesse isso, vc iria arrancar a cueca pela cabeça, de tão indignado.. .

Andre

O sucesso do acordo da China com o Paquistão fica claro a cada noticia de equipamento novo a ser entregue e operado.

O da Russia com o Irã, a cada nova maquete.

Lembre-se que a “gloriosa” URSS afundou em seus próprios erros. Tire o Faberge da boca e esqueça isso. A esfera de influência Russa está do tamanho da esfera que vai na ponta de uma caneta. A China avança rapidamente e sobre à sua amada ex potencia o Czaquistão e a Bielorrússia.

Agarre-se na esperança da China ajudar a Russia, se não, capaz de perder até para a Ucrania.

Antoniokings

Deixe essa ‘sofrência’ de lado e acompanhe os próximos capítulos.
Serão interessantes.

Andre

Essas suas fantasias futuras que nunca chegam. Sempre o algo que vai chegar… só assim para acalmar suas alucinações.

Satyricon

André, vc pegou no ponto nevrálgico: a China A China quer e incentiva ativamente a Rússia em sua cruzada internacional frente a estados menores, diminuindo sua credibilidade perante o ocidente. Ela precisa disso. Veja, o estado Russo é caro. Manter todo esse aparato militar, com seus Sukois, submarinos borei, mísseis balísticos, ogivas nucleares, e uma grande burocracia com ranços de comunismo, custa caro. Muito caro. E como todo estado moderno que se preze, é deficitário. Portanto, a Rússia gasta mais do que arrecada, e banca a diferença com dinheiro captado no mercado internacional, através da emissão de títulos da dívida… Read more »

Augusto

Gloriosa União Soviética?????

glasquis7

Do jeito que o Paquistão está comprando, vai ter que alugar céu de alguém pra voar tudo isso.
kkk

Tutu

Alugar para que?
É só entrar mesmo, não é para isso que servem os caças, kkkk

Adriano RA

Sem condições para os J-10s enfrentarem os Rafales.

Alexandre

Concordo, depois do que ocorreu em 2019, onde 24 caças paquistaneses (18)F16Bk50 e (8) JF17 não deram conta de 8 caças Indianos (2)SU30, (2)Mirage 2000 e (4)Mig 21.
As pessoas ficaram debatendo se o mig 21 abateu ou não um F16, mas o mais importante é que a India, com uma quantidade muito menor de caças (3×1), conseguiu impedir o ataque Paquistanês.
Veja que dos 8 caças da India nesse encontro, 4 eram MIG 21, imagine agora, que estão recebendo os Rafales com radar AESA e outras melhorias!

Nilton L Junior

Com a parceria que eles tem com a China deveria comprar o J-11.

J-20

China é proibida de exportar qualquer variante nacional do Flanker.

Plinio Jr

Há muito tempo os paquistaneses queriam adquirir o J-10 e os chineses não liberavam não creio que isto ocorra somente agora devido a aquisição do Rafale pela Índia e sim pela disputa regional entre India e China.

Ronilson Nogueira costa

Apostaria meu dinheiro no rafale kkkk

Luiz Trindade

Para mim é novidade pois esse caça até então era exclusivo da Força Aérea do Exército de Libertação Popular. Agora pode ver se teremos se esse caça realmente é bom como a China propagandeia.

André Macedo

Melhor que os F-16 paquistaneses que se duvidar devem ligar pros EUA pra pedir autorização até pra lançar um míssil.

XFF

KKKKK
Essa foi boa, André Machado!

Cristiano de Aquino Campos

Andre você esta mal informo, eles precisam pedir permissão para ligar os motores e antes de se preparar para decolar, tem que dizer para onde vai e fazer o que.

ZEUS

Verdade. Inclusive creio que muitos aqui se lembram que naquele ultimo confronto aéreo com a Índia onde o MiG-21 indiano foi abatido, e estes dizem ter derrubado um F-16, os EUA ficaram fulos pelo fato do Paquistão ter utilizado os F-16 e também lançado AIM-120 sem a autorização deles. Comprar caças e misseis dos estadunidenses significa se tornar automaticamente e por contrato lacaio deles. Só pode usar os equipamentos se eles permitirem. Imagine numa situação de emergência, o inimigo avança sobre sua fronteira e você simplesmente não pode lançar seus interceptadores antes de ligar para os estadunidenses pedindo permissão. E… Read more »

Last edited 2 anos atrás by ZEUS
glasquis7

Não, o problema não foi usar os F 16, o problema foi, a base desde a qual operaram os mesmos.

André Macedo

Então o Paquistão comprou os caças mas não pode escolher onde vai desdobrá-los dentro do seu próprio território? Kkkkkkkkkkk

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
glasquis7

Isso mesmo. Devido à necessidade de manter alguns segredos militares protegidos (como por exemplo, tecnologias empregadas nos F 16), a venda esteve supeditada à alocação dos caças em bases onde os caças de procedência americana estivessem seguros e seus “segredos” não caiam em mãos de terceiros. Por exemplo, os F 16 Paquistaneses não podem estar baseados perto da fronteira com a Índia pra evitar expor as suas tecnologias a espionagens. Isso não quer dizer que o Paquistão não possa usar os caças ou que tenha que pedir permissão, apenas que no momento da negociação, EEUU deixou claro que só venderia… Read more »

André Macedo

Os EUA mantêm equipes lá com o único propósito de monitorar o que os paquistaneses estão fazendo com o caça, essa parte das bases e só um dos pontos do acordo.
A questão da fronteira é apenas um detalhe, os EUA não confiam no Paquistão e monitoram o uso dos caças, consequentemente sabem tudo que os paquistaneses fazem com ele.

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
glasquis 7

Justamente. É muito fácil vazar informações sensíveis naquela região.

Montenegro

Vc está correto André Macedo, os EUA mantém sim um controle de uso sobre os usuários de suas armas, observamos isso ao longo do tempo em diversos Países. Não tem o menor sentido dizer que os EUA querem fiscalizar o Paquistão para que as tecnologias do F16 BK50, que já é obsoleto, não caia nas mãos da India. Até porque os EUA estão nesse momento oferecendo a India um modelo de F16 muito mais moderno que batizaram de F20, com RADAR AESA e outras tecnologias até mesmo superiores ao F16 BK60, e isso com fabricação local! Com toda certeza, devido… Read more »

Marcos R

Dentro de seu território ok, o problema e que eles usaram em território indiano, para defesa não há necessidade de qq autorização, o contrato veda o uso em agressão.

Machado

EUA nunca quiseram aliados. Eles só querem vassalos.

glasquis7

Não conheço nenhuma potência que procure aliados. Isso desde que existe algo de história. Antigamente eram escravos, depois vassalos hoje chamam de “aliados” mas, é a mesma coisa só que com um nome mais “politicamente correto”.

Adriano Madureira

aeronave para se usar em desfile militar…

Funcionário da Petrobras

E tem gente na outra matéria, sobre o F-35, dizendo que o MD fez errado em não tê-lo comprado.

Cristiano de Aquino Campos

Que eu saiba ele nem nos foi oferecido. Alias ao que consta, ele só seria vendido para os lacaios de baixo da linha do equador, só se alguem comprar um caça de 5 geração de outro país pois eles acham que nós não precisamos.

Adriano Madureira

só seria vendido para os lacaios de longa data e fiéis…

André Macedo

Perdeu a linha? Ad hominem é muleta intelectual de QI negativo, nada fora do esperado.

Mal sabe escrever e ainda enche de carinha, e eu sou a criança.

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
OSEIAS

Fico me indagando como pode o ser-humano odiar tanto outro ser humano a ponto de permanecer em estado constante de conflito? Usamos como exemplo os dois aqui citados, e o que mais me impressiona é o fato de que os dois pregam o culto a Deus e a Deuses, esse mesmo que em sua essência prega amor e perdão. Porque não sentam e resolvem isso de forma diplomática e amigável? É mais fácil odiar a ponto de desejar a eliminação de outro povo e cultura. Precisamos muito evoluir como seres humanos!

Marcio

Concordo plenamente contigo. Temos muito a evoluir. A violência que, quando muito, deveria ser a última opção, se torna a primeira. Triste realidade desta distopia.

JuggerBR

Vamos invadir sua terra, dizer que na verdade ela nunca foi sua, matar, pilhar e destruir o que estivesse lá antes, você vai dizer obrigado, ou vai revidar? Você é um ser humano, aja como um e responda…

OSEIAS

Ok, você está falando da vitima, a que foi atacada. Mas vamos falar do agressor, porque esse ódio? Porque invadir, pilar, matar? Não é mais fácil produzir, desenvolver e progredir? Porque esse pensamento pequeno de que para ter alguma coisa tenho que roubar e matar? É disso que estou falando! E mais, que são duas nações de seguem e acreditam em Deus, por premissa não deveriam usar o diálogo antes das armas? Somos criaturas dessa terra, assim somos humanos, para se tornar um “ser-humano”, você precisa de Deus!

Thiago A.

Números 31 1 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: 2 Vinga os filhos de Israel dos midianitas; depois recolhido serás ao teu povo. 3 Falou, pois, Moisés ao povo, dizendo: Armem-se alguns de vós para a guerra, e saiam contra os midianitas, para fazerem a vingança do Senhor contra eles. 4 Mil de cada tribo, entre todas as tribos de Israel, enviareis à guerra. 5 Assim foram dados, dos milhares de Israel, mil de cada tribo; doze mil armados para a peleja. 6 E Moisés os mandou à guerra, mil de cada tribo, e com eles Finéias, filho de… Read more »

OSEIAS

Jesus é a nova aliança. Jesus disse pra Pedro: “guarda a tua espada porque quem vive pela espada, morrerá pela espada”.

Para quem é cristão, sabe muito bem que na aflição procura o senhor teu Deus.

Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar.

Mateus 18:6

Maurício.

Dos caças chineses, é o que eu mais gosto, não é uma cópia de algum Sukhoi, nem é supostamente de quinta geração, é “apenas” um caça aparentemente bem feito, simples, com bons sistemas e armas, mas, na minha opinião, não está no nível de um Rafale, mas, isso não significa que não possa abater um Rafale, até pode, só não será fácil.

Antunes 1980

Esse vetor é interessante para países africanos, do Sudeste Asiático e da América do Sul.

Mas o Gripen NG ainda é a escolha mais sensata.

Jadson S. Cabral

Não é a escolha mais sensata. É a única escolha sensata. Caça não ocidental aqui não, muito menos chinês. Sai pra lá. Deixa isso pra país que tá acostumando a operar caixa preta, sem integração alguma com seus outros sistemas.

Jad Bal Ja

Tô quase torcendo pra pipocar uma guerra só pra ver esse confronto de deltas aí, aí gzuis será se vou pro inferno?

JuggerBR

Esse Super Trunfo aí é todo indiano… Vai saber qual a qualidade dos treinamentos e táticas de lado a lado, mas no 1×1, daria Índia sempre…

Wellington Góes

Será um confronto interessante…

Sérgio Luís

Muito aquém do rafale!
Outra coisa os paquistaneses fizeram a escolha errada em “bandear” totalmente para o lado dos chineses.

Inimigo do Estado

Sinceramente eu teria ido de Checkmate.

OSEIAS

Desculpa, mas checkmate, não existe, não voa, não é homologado, não está em serviço, ele é uma maquete e powerpoint. Os caras querem avião para ontem.

Luís Henrique

A Rússia é aliada preferencial da Índia. O Paquistão so tem a China para recorrer.

Vendéen

Bonjour le Brésil, Pessoalmente, não vejo uma “razão sólida” que me permita criticar o J-10 chinês de forma gratuita e arbitrária porque nada de concreto no momento permite fazê-lo (nenhum combate factual J-10 vs Rafale). Por outro lado e como sou um pouco chauvinista lol. Na altamente disputada região de Ladakh, no Himalaia, gostaria de saber se os chineses implantaram J-10Cs para lidar com os Rafales indianos que foram implantados recentemente. Em suma, é dito em certos círculos secretos que os chineses implantaram nesta região do J-20 a fim de enfrentar o Rafale. Para se divertir: Se essa for a… Read more »

Reinaldo Deprera

Não tenho dúvida de que o Rafale é melhor que o J-10 e certemente é melhor também do que o J-20 istelfffí

Na China as restrições éticas para experimentos genéticos de fato não existem. Pegaram um X-31 e coloram para cruzar com o SU-27 e nasceu o J-10.
No campo da clonagem a China é líder de verdade.

Save Ferris!

Last edited 2 anos atrás by Reinaldo Deprera
Vendéen

Bonjour Reinaldo Deprera,

Diz-se que os israelenses ajudaram os chineses no desenvolvimento de uma aeronave.
em suma, o J-10 é frequentemente considerado uma espécie de cópia aprimorada do Lavi israelense.
No momento, exceto no papel e nos vários anúncios comparativos, não sabemos qual é o melhor avião (J-10 vs Rafale vs J-20). Portanto, quando chegar o dia, não devemos nos esquecer que a formação e o treinamento dos pilotos farão com que uma aeronave apresentada como “a melhor” seja realmente a melhor.
Claro que na realidade não é desejável saber disso.

Reinaldo Deprera

Essa eu não sabia. O que os israelenses ganharam ajudando os chineses a fabricar um caça? Isso carece de referências (fontes). Não que eu não acredite, mas acho improvável que os israelenses tenham sido tão inocentes, ou gananciosos, ao ponto de ajudar um país que certamente poderia ajudar um adversário do ocidente ou deles, como o governo iraniano, por exemplo.

Alexandre Galante

O que os israelenses ganharam ajudando os chineses a fabricar um caça? $$$

Leandro Costa

Não se esqueça dos mísseis.

Thiago A.

Na década de 1980, os Estados Unidos e a Europa Ocidental também exportavam tecnologia militar para a China, que enxergavam como contrapeso da União Soviética ( assim como hoje India vs China ) . As relações azedaram e terminou após o massacre da Praça Tiananmen .
No entanto, em meados da década de 1990, os jornais americanos começaram a noticiar que as agências de inteligência estavam preocupadas com as contínuas transferências de tecnologia israelense para a China – incluindo alguns componentes dados a Israel pelos Estados Unidos.

Thiago A.

Não é uma prova definitiva, mas existem indícios.
Não significa que o Dragão Vigoroso seja uma mera cópia, mas que houve uma forte colaboração e os chineses tiveram a oportunidade de observar e aproveitar soluções e “métodologia'” diferentes. Um desenho e configuração mais ocidental assim como todo gerenciamento de projeto distante da abordagem sovietica.

Nessa foto o ” Kovacs ” do J-10 com um Lavi israelense.

Reinaldo Deprera

Não conhecia o Kovacs Ling.
Essa foto fala por si só.

Vendéen

Bonjour Reinaldo Deprera, Desculpe não ter tido oportunidade de te responder por falta de tempo e além da impossibilidade de abrir o “Poder aero” (?). Hoje não há problema. De fato, pode ser uma surpresa, mas a cooperação sino-israelense foi uma realidade. Na época, os industriais, fabricantes de aeronaves chineses sem muita experiência, procuravam ansiosamente por “fabricantes simpáticos” para ajudá-los. Até o míssil chinês PL-8 CP é uma cópia do míssil israelense python-3. https://aviationsmilitaires.net/v3/kb/externalload/show/377/pl-8 A menos que eu esteja enganado na década de 80, China e Israel estavam sob um embargo seletivo ou não. Esta é uma das razões pelas… Read more »

Nostra

In the big picture, India has invested and is investing in large variety of tactical ballistic missiles with area effect warheads

Previously Prithvi variants were armed with different types of area effect warheads to disable airbases , 5-6 such BMs had high probability to disable an entire airbase in one salvo

Newer ballistic missiles like Pralay Pranaash etc are being developed to do the same with even higher probability

Pic below is of a Prithvi warhead releasing its penetration submunitions over a large area to disable runways, comms, hangers, ammo pens in a airbase

Nostra

Similarly DRDO has developed and is developing multiple types of precision guided munitions for preemptive targetting of airbases

Eg smart anti airfield weapon ( SAAW ) PGM with PCB and MBDA BROACH type warheads

A single su30mki can carry 24 SAAW PGMs in quad launchers and deploy them from 100 km against a airbase

Two su30mki with 48 SAAW PGMs fired against a single airbase should cripple it with high probability

Alessandro

Eu sei que não é supertrunfo, mas comparar a tecnologia do Rafale vs J10 não dá né!? O primeiro é bem superior.

O problema é se os pilotos paquistaneses derrubar um Rafale com um mig-21, ae eu desisto da Índia de vez rsrs…

Montenegro

Eu tenho visto exatemente o contrário, são caças Mirage 2000 e MIG 21 da India, botando caças F16 BK50 e JF 17 da india para correr, mesmo estando em inferioridade numérica!

glasquis7

Baixa autoestima é triste.

Carlos Crispim

Excelente aquisição, de todos os caças chineses este eu tenho o maior respeito, pois foi derivado dos planos do caça israelense Lavi e os chineses aprimoraram, é um estupendo caça.