Na última sexta-feira (17/12) o Esquadrão Pacau encerrou suas atividades definitivamente. Foram 11 anos de história na Amazônia.

Em 2010 o Comando da Aeronáutica bateu o martelo e havia decidido que o Esquadrão seria reequipado com o F-5EM e transferido para a Amazônia. Em 13 de dezembro daquele ano as aeronaves pousaram na Base Aérea de Manaus – então sua nova morada.

Agora, final de 2021, a FAB decide encerrar as atividades do Esquadrão e distribuir as aeronaves entre as Bases que operam a aeronave.

Ficam os registros desta aeronave que fez história na FAB e também na Amazônia ao longo de pouco mais de uma década em serviço. Agora o norte está amparado somente com os A-29 Super Tucano, na sua principal missão na região: o combate ao narcotráfico.

Esquadrão Pacau para sempre “A Sorbonne da Caça”.

FONTE: @aviacaoamazonia no Instagram

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Vitor

Imagino que com a redução de orçamento e que com a Chegada dos F-39 não será mais necessária essa presença.

Maurício.

Vitor, eu discordo, a presença de caças supersonicos na região é de um interesse muito grande, até mesmo para marcar presença na região, mas, estamos no Brasil, onde os reais interesses são sempre outros…

Vitor

O Gripen Terá Autonomia e Super Cruise a partir de Anápolis e melhor Armamento. O F-5 é perna curta e não possui sistema de reabastecimento aéreo na região (Também baseado em Anápolis com a chegada dos KC-390). A “suposta” ameaça Venezuelana está baseada no litoral norte da América do Sul assim como Francesa. A Dimensão territorial está a nosso favor e temos rede de Radar que podem nos dar tempo para reação. Não tenho dúvida que isso foi muito bem pensado. Esses recursos vão poder ser melhor utilizados pra outros fins, como aquisição de Armamento, pagamento de financiamento dos Gripen/KC-390… Read more »

Matheus

Gripen operando em Anápolis NÃO cobre a região amazônica de forma eficaz.

Last edited 2 anos atrás by Matheus
Ivan herrera

Verdade teria que ser reabastecido em vôo para cobrir o extremo norte e nordeste do país

Leandro Costa

Nenhuma aeronave de interceptação, seja um Mustang, seja um F-15, F-22, MiG-31, Su-35 ou o que for, consegue cobrir a região amazônica de forma eficaz estando baseade em Anápolis. Zero. Simplesmente nenhum consegue.

Espero que o Pacau volte à operar.

Jairo Maia

Que alvos vão atacar na Amazônia, aviões civis com pó. Que chegam via Rondônia?

Chris

A posse da Amazônia…

zulu

Seria ótimo esse trabalho. Derrubar a maior quantidade de aeronaves do narcotrafico!

Joao Moita Jr

A unica maneira do Gripen cobrir todo o pais seria com pelo menos dez vezes o numero ordenado.

Marcelo

Pelos números de caças da FAB 50 f-5M e 20 AMX a FAB necessita de 70 Gripen !!!!

Cruvinel

sao 14 amx

Alexandre

14 modernizados.

Flanker

Não serão mais 14. O décimo primeiro modernizado, o A-1AM 5510, foi o último. Vai parar nesses 11. E, desses 11, tem o 5525 que sofreu incêndio durante teste de motor há uns anos. O fogo atingiu, entre outras partes, a longarina da base da deriva. Desde lá, está no hangar de manutenção da BASM. Acho que não volta a voar.

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Flanker

47 F-5M e 11 A-1M.

Rinaldo Nery

Um Gripen vale por três F-5.

Luiz Antonio

Mas ambos necessitam de 1 piloto qualificado

Vitor

Matheus, você está correto. Realmente a distância é grande!

Maurício.

Vitor, nem é tanto pela Venezuela, mas sim para marcar presença na região, uma presença fixa é melhor que desdobramentos.
A FAB se considera uma força aérea de verdade? Se ela se considera, deveria conseguir manter meia dúzia de caças na região, independente do tal esforço que você mencionou, mas, os reais interesses no nosso país são sempre outros…

Rodrigo

Olha, até entendo sua opinião eu também gostaria que todas as regiões do Brasil fossem atendidas por caças de última geração etc..
Mas convenhamos, a FAB deve ter Brigadeiros com pelo menos uns 40 anos de estudos no alto comando (mais do que a idade de muitos aqui) se eles optaram por essa opção, talvez seja o melhor para o que temos no momento não é?
Operar esse tabuleiro logístico não deve ser tão simples assim quanto parece.
Esse papinho “os reais interesses no nosso país são sempre outros…” não ajuda em nada.. nada..

Maurício.

Rodrigo, você sabe que não é papinho, se você não quer enxergar a realidade, tudo bem.
Quanto aos brigadeiros com mais de 40 anos de “estudos”, bem, isso não significa muita coisa, teve general do EB com “décadas de estudos”, supostamente “especialista” em logística e mesmo assim conseguiu mandar vacinas para o estado errado, sem contar que se tornou ministro da saúde mesmo não sabendo nem o que era o SUS, portanto, esse seu argumento de “décadas de estudos” não se sustenta.

RENAN

Isso não foi uma decisão extrategico, isso foi política ou mesmo comodismo

Luiz Trindade

Olha ae @Vitor… O Matheus deu uma resposta contundente que o F-39 não cobre a Amazônia. Agora dizer que estão tirando os F-5 daqui para economizar recursos ou o que é mais provável, servir de peças de reposição para outros F-5 é plaúsivel!

Last edited 2 anos atrás by Luiz Trindade
Camargoer.

Caro Luiz. Se a FAB tem uma determinada disponibilidade de F5M operacionais, tanto faz se ele está voado em Manaus ou em Chapecó. O custo é o mesmo. A diferença é manter uma equipe de pilotos e mecânicos em Manaus e outras em Anápolis, Santa Cruz e Canoas. Aliás, com a entrada em operação do F39 no GDA, a tendência será liberar os F5M de lá também para serem redistribuídos para Santa Cruz e Canoas. Acho improvável que a FAB esteja canibalizando F5M. Considerando o gasto em sua modernização, seria mais barato buscas peças no mercado internacional em F5E de… Read more »

Vitor

Os F-5 do Jaguar estão também sendo desmobilizados. Serão todos alocados em Canoas e Santa Cruz.

Luiz Trindade

Acho que os deslikes já dizem tudo sobre a tua opinião

Diego tarses Cardoso

Parece que a lote de iris-t comprado é voará uso nós f5, pelo que li, os Derby estão acabando e a FAB pode ficar sem mísseis.

Marcelo

O Que cobre a amazonia é o S-300 Favorit venezuelano!!!
O Objetivo de posicionar um sistema estratégico de tanta importância como os S-300MV tão próximo da fronteira é uma clara provocação e tem o fim de impactar TODO o tráfego aéreo na região norte do Brasil.

Assim criam uma área de exclusão aérea que atinge até Manaus. Torna inefetivo o aeroporto de Boa Vista. Com os seus potentes radares trabalhando a plena potência, sem necessidade de ações discretas para evitar mísseis anti-radiação ou ações de Interferência Eletrônica, têm um alcance de 300km.

Rodrigo

Se.. Repito: SE.. Fosse realmente preciso, meia dúzia de comandos bem preparados e esse sistema S-300 encostado na fronteira viraria pó de repente..
Nem precisaria de aviões, carros de combate etc…
Posicionamento para propaganda e essas besteiras.. é uma coisa, guerra de verdade é outra bem diferente, o buraco é mais embaixo..
Vocês superestimam demais essas coisas, parecem crianças jogando super trunfo.

Marcelo

O maior pais da América do sul nao possui armamento similar !!!! A Venezuela adquiriu os S-300 durante o governo de Hugo Chávez. Junto incorporou o conceito de defesa aérea desenvolvido pelos russos desde a Guerra Fria. Trata-se de um sistema escalonado, que vai desde o menor nível com canhões até os mísseis para grande altitude: 1 – canhões de 20 a 40mm; 2 – MANPADS IGLA S 3,5km 3 – S-125 Pechora 2M 20km Altitude 4 – BUK-2ME 25 km Altitude 5- S-300VM 30 km Altitude A Venezuela adquiriu não só os sistemas de mísseis e Comando e Controle… Read more »

guest

kkkkkkk Da última vez que “meia dúzia de comandos bem preparados” tentaram alguma coisa na Venezuela foram capturados por pescadores e amarrados na frente de uma pintura enorme de Bolívar. Ufanismo é um negócio triste. A desativação desse esquadrão só demonstra o tamanho da bravata que era essa invasão da Venezuela. Em breve, a política econômica de Paulo Guedes vai fazer com que as FFAA brasileiras não sejam capazes de cumprir com as suas atribuições, mesmo com todo esse poder político que elas conquistaram, mesmo com retirada de dinheiro do fundo do seguro desemprego para pagar por aquisição de equipamento.… Read more »

Renan

Conte mais sobre essa história, eram comandos brasileiros por acaso? Desinformação é um negócio triste..

Last edited 2 anos atrás by Renan
Jodreski

Concordo, não vamos esquecer da importância dos Helis na Guerra do Golfo que voaram abaixo da linha do radar dos radares iraquinanos para poder atacá-los na hora H. Sistemas SAM são muito vulneráveis à mente de um bom estrategista militar! Se ele for bem estudado e os pilotos forem bem adestrados para lidar com eles a chance de eficácia de um SAM tende a cair, se eu estivesse equivocado não seria incomum notícias de caças Israelenses sendo abatidos, a força aérea Israelense é um bom exemplo que ameaças SAM podem ser mitigadas com conhecimento e bom treinamento.

Igor

Caríssimo, boa noite. Sou civil, mas não creio, dentro de minhas limitações, que apenas a FAB atuaria num conflito pontual com a Venezuela. Haveria infiltração de comandos do Exército, ataques com submarinos contra navios, ações de sabotagem, etc. Sempre me vem à mente, quando é mencionado uma superioridade de um país em relação à outro, a estratégia dos israelenses na Guerra dos Seis Dias…. Os problemas do Brasil, e aí é algo que só mexendo na Constituição, são não ter uma arma nuclear para efeito dissuasório e uma maior quantidade de equipamentos para as três forças. Venezuela não é problema… Read more »

RENAN

Veja bem se depender de logística para vencer a guerra nos temos o ex ministro da saúde um general altamente graduado para isso
Não se preocupa ninguém nos vencerá pois já foi mostrado na pandemia a nossa competência militar

Marcelo B.J.

@Marcelo, antes de encaminhar a imagem, você parou para observar onde se encontra o centro da circunferência? Está, em território brasileiro ou na região fronteiriça do Brasil-Guiana, fora que está em ambiente de mata amazônica fechada?. Tenhamos um pouco mais senso. O Maduro é birrento com o Brasil, mas a bronca mesmo ele tem é da Colômbia e dos EUA. Esquece S-300 venezuelano. O Brasil já tá pra receber os caças com as melhores suítes de guerra eletrônica do mundo. Lembre-se também que antes do conflito direto há uma pré-guerra, quando as equipes de opesp dos países envolvidos adentram em… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Marcelo B.J.
Wagner

O f39 nao vai ter essa capacidade ECM toda não…

zulu

Caro colega. Que isso! A venezuela é pífia. Tá falida! Não aguenta um gato pelo rabo! tu acha que ela representa perigo? Não deve ter nem dinheiro para manter o S-300. Se bobear é só pressão. É igual a assaltar com 38 sem balas! ganha na sugestão! Vence a guerra quem tem mais força mental!

MadMax666

Certeza que e canibalizacao

Camargoer.

Caro Vitor. Todos os F5M têm capacidade de ser reabastecido em vôo.

Joao Heber Motta

Mestre Camargoer.!
Creio que o Vitor estava se referindo a nao existencia de um vetor capaz de realizar o reabastecimento dos F5 na Regiao Norte do Brasil.

Vitor

exato!

zulu

Não esqueçam “O gordo” ainda operam algumas células e o KC-390! Podem se complementar para atender a demanda!

Adriano RA

Pelas minhas contas um Gripen E em potência militar tem 30 min de autonomia. Se estiver em Supercrise vai voar 1300 km aproximadamente. O raio de combate apresentado pela SAAB acontece em velocidade de cruzeiro, bem mais baixa e inadequada para interceptar um alvo rápido. Portanto, um esquadrão de caça em Manaus é essencial para interceptações na região. Sem isso, estamos sem defesa aérea na Amazônia. Lembrando que muitas vezes um caça é lançado em apoio a aviões comerciais com problemas.

Last edited 2 anos atrás by Adriano RA
Antonio Palhares

Concordo contigo.Tem que ter uma base nas mesmas condições de Anápolis na Amazônia.

Gustavo

sempre tivemos em mente que precisaríamos de 5 bases com nossos Gripen, não sei quando e porque isso mudou… Mas uma base ao Nordeste (Natal), Norte (Manaus), Centro (Anápolis), Sudeste (Santa Cruz) e Sul (Canoas). O contingente no nordeste não necessariamente precisaria ser grande igual do sul, mas deveria haver uma presença lá. Naquele momento, os 120 caças planejados, se divididos de maneira igual, seriam 24 caças por base… mas hoje, dentro da realidade de 60 a 72 caças totais, estamos falando de 14 a 18 caças por base… o que não é ruim… Mas poderíamos privilegiar algumas bases e… Read more »

Flanker

E fecharia todas as outras bases?? E quais A-1 você modernizaria a mais? No caso deste vetor, o dinheiro é importante, mas não é o determinante. A modernização dos A-1M parou no 11⁰ exemplar, em grande parte pela questão do motor. Não se acha mais sobressalentes para comprar. A FAB faz malabarismo, pois recebeu 55 motores (um em cada A-1 – o 56⁰ foi perdido em acidente antes da entrega) e talvez mais alguns motores reservas. Desses, foram perdidos 5 em acidentes/incidentes. Então, é com esses 50 e poucos motores (tirando peças de um, fazendo revisão em outros, montando outros… Read more »

Gustavo

Você sabe quantas bases operam os caças a reação? Porque pela sua fala você acredita que tenhamos 10 bases de caças a reação… rs
Ainda existem peças no mercado para Spey 807. Mesmo porque a linha comercial usa o motor. O problema é dinheiro, não quantidade de motores.
E uma modernização do A-1, chegando a 20 unidade estaria de ótimo tamanho.

zulu

Eu investiria em desenvolver a indústria e vender o Gripen em parceria para america latina. essas vendas poderiam ser produzidas em Gavião Peixoto. Como ocorreu no passado na construção dos Xavante no Brasil e vendas à america latina em parceria com a industria italiana que participavam do consórcio com Brasil. Mas inteligente e economico.

Wagner

Vender pra quem, cara palida?

Gustavo

A própria usaf está querendo compra-los para agressores e combate assimétricos, outras forças sonham em pagar uma miséria para ter aviões a reação. Informe-se cara pálida.

Wagner

Esquece esse negocio de 120 avioes. Se vierem todos os do primeiro lote ja é milagre.

Alexandre

Não existe isso de um caça decolar de Anápolis para fazer alguma ação na Amazônia, a menos que seja um exercício. Mesmo com autonomia ou REVO.

Paulo

Exato. Se tiver alguma situação, deslocam-se os esquadrões e era isso. Acabou o dinheiro!

Jean Carlos

Vê-se que o sr tem até a boa vontade em aprender. Mas demonstra total desconhecimento sobre o assunto. Estude um pouco mais a respeito da autonomia dos “novos” caças F-39_Gripen_adquiridos pela Força Aérea. Você mudará sua percepção e opinião a respeito. Política e Estratégia não têm espaço para divagações. A operacionalidade das aeronaves do Esquadrão Pacau já havia chegado ao fim há muito tempo. Realmente foi uma pena. Ficamos com as fronteiras desguarnecidas. À mercê das Republiquetas Bolivarianas que, se quiserem, poderão invadir nosso espaço aéreo sem qualquer receio de serem combatidos. Se o nosso poderio aéreo na região Amazônica… Read more »

Evilázio

Ameaça Francesa… Eu, heim…

José de Souza

Num é? Muita cloroquina estragada que esse povo toma!…

Gustavo

pois é… eles ainda não sairam de 70.

RENAN

Isso me parece uma atitude para possibilitar que os militares desfrutem dos grandes centro e praias
Pois não tem explicação 80 % do nosso poder bélico estar concentrado no sul e sudeste.
Visto que só a amazônia corresponde a 40 % do nosso território.
Deveria ter a presença de 40% do nosso efetivo naquela região espalhadas na sua vastidão.

Chris

É… Essa não entendi não !

Teoricamente a Amazônia é a nossa area mais cobiçada.

E mesmo que caças possam ser deslocados de outras regiões… Ainda ha a questão tempo e desperdício de combustível no deslocamento.

Gustavo

você deslocar pessoas e materiais para uma base já pronta é mais barato que mantê-los lá, quando se faltam meios. Visto que a necessidade seria temporária.

RENAN

Isso me preocupa a ponto de imaginar que algo muito grande está por trás desta decisão.
Não acredito que isso seja uma extrategia militar.
Isso me parece um problema político.
Não é problema de dinheiro pois temos 112 bilhão destinado a defesa.
Acredito que possamos ter surpresa daqui uns 10 anos

André Luís

Perfeito! Facilitou a vida de Macron et caterva rothschild… “parabéns” FAB.

Matheus

Norte do Brasil será Francês.
Muito bom, pelo menos vou ganhar em Euro e finalmente ter qualidade de vida.

Felipe Morais

Aham, a qualidade de vida na esquecida Guiana Francesa é maravilhosa!

André Macedo

Amigão, mesmo que essa história não fosse só um devaneio de um jogador de Call of Duty, se a França invadisse o Brasil nosso menor problema seria esse esquadrão. Se levar em conta a geopolítica e o possível apoio que os franceses teriam nesse cenário absurdo (leia-se: OTAN), eu já pegaria meu dicionário de francês.

Rodrigo

Parabéns aos brasileiros que votam em jogadores de futebol, palhaços, atores porno.. E assim seguimos com nosso sonho de potência.
Mas a culpa é da FAB..

Wagner

Votar em ex militar tambem nao funcionou.

Eduardo

A-29 e os AMX dão conta e sobram contra o tráfico.

J R

os AMX ficam no sul e não no norte do país.

Funcionário da Petrobras

A-1 é caçador?
Haja autonomia hein pra sairem do sul-sudeste, interceptar e voltar para a base.
Os comentários dos “especialistas e conhecedores” são ótimos.

Camargoer.

Caro Eduardo. O AMX é um caça de ataque estratégico. Sua velocidade e custo são inadequados para interceptar aviões lentos usados no tráfico. Essa missão é cumprida com excelência pelo A29. Se a FAB concluiu que os F5M são desnecessários em Manaus é porque a região não exibe ameaça que demande caças de superioridade aérea.

Saldanha da Gama

Boa tarde meu caro, será que o sul exibe mais ameaças que a calha norte? Realmente não entendo… Abraços

Rodrigo

Mas que ameaças imediatas temos? Que eu saiba nem no norte e nem no sul.
Mas já lhe ocorreu que o centro-sul é mais populoso, tem mais infra estruturas, maiores cidades, etc??
Pense nisso que você começa a entender.

Saldanha da Gama

Bom meu caro, então vc respondeu que o sul exibe mais ameaças…. Claro que o centro e sudeste tem mais cidades, infras e a capital federal que precisam ter uma defesa adequada, mas, vejo muito mais perigo na calha norte do que a argentina….abraços

Rodrigo

Prezado, não disse que temos ameaças imediatas, muito pelo contrario, não temos nem no norte e nem no sul.
Qual grande perigo temos na calha norte? Venezuela?
Na minha opinião a maior ameaça para o Brasil (se não a única) se chama OTAN, contra essa a única opção de defesa é desenvolver nossa dissuasão nuclear.

Carlos Gonzaga

Vc só pode estar brincando. O que a OTAN vai querer por aqui? Já não lhes basta ter a Rússia de Putin no quintal? Hoje, a OTAN não pode contar com o EUA que também tem seus problemas no Pacifico. Ninguém tá preocupado com a Amazônia.

Renato

 O que a OTAN vai querer por aqui? ”
Pergunte para o Bidê quando disse que vai mandar uma graninha para seguirmos a cartilha que eles querem, caso contrário teremos problemas..
Ou então ao Lacrôn que afirma que a Amazônia é a casa deles..
Ou quem sabe outras personalidades estrangeiras que defendem a internacionalização da Amazônia..
Talvez eles saibam te responder.

Agressor's

A História quando não se repete, rima bastante: 1500 “Oia, índio! Toma aqui estes pentes e espelhinhos, agora dê-nos esse metal brilhante que vós tendes sobrando!” 2000 “Fique com esses papéis, queremos os minérios.” 2500 ???? Papel é promessa. Papéis se rasgam, promessas se quebram. Diferente dos metais. Papel é cultivado e produzido, metal é apenas extraído. A Serra do Navio no Amapá foi explorada 40 anos e todo o minério Manganês e outros estão estocados nos EUA como reserva estratégica deles. Há a cidade e 200km de ferrovias abandonadas. Muitos brasileiros não sabem mas o nosso país é o… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Wagner

Se nao vender soja pra China, vai vender pra quem?

Carlos Gonzaga

Perigo de que? Quem oferece algum perigo? Venezuela? Guiana? Qual é alvo estratégico para um ataque? Ah, podem invadir! Vc tem idéia do esforço logístico para avançar por terra naquela região? E se tropa invasora for aero transportada? Pior ainda. Estará isolada sem reforço logístico algum.

fewoz

Saldanha, nem aviões de narcotraficantes nem a Venezuela são grandes ameaças. Felizmente não há nenhuma e nosso cenário geopolítico é muito favorável. O real inimigo vem do mar, mais especificamente da terceira força naval chinesa, ou seja, seus “barcos de pesca”, que chegam aos montes na América do Sul… Lembra dos episódios nas Ilhas Galápagos ou também com a Armada Argentina? Por isso insisto que deveria ser dada prioridade máxima à MB. A ZEE brasileira faz juz à primeira palavra da sigla… Quem não se lembra do episódio onde um navio pesqueiro brasileiro foi abalroado por um “navio de pesca”… Read more »

Agressor's

“Ao contrário do que os brasileiros pensam, a Amazônia não é deles, mas de todos nós. Oferecemos o perdão da dívida externa em troca da floresta”. Al Gore (Vice-Presidente dos EUA, 1989)   “O Brasil precisa aceitar uma soberania relativa sobre a Amazônia”. François Mitterrand (Presidente da França, 1989)   “Caso o Brasil resolva fazer uso da Amazônia, pondo em risco o meio ambiente nos Estados Unidos, temos que estar prontos para interromper este processo imediatamente”. General Patrick Hugles (Diretor da Agência de Inteligência de Defesa dos EUA, 1998)   “A floresta amazônica e as demais florestas tropicais do planeta deveriam… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
fewoz

O que você postou são apenas frases aleatórias que pouco dizem sobre o assunto. Só faltou adicionar o famigerado “mapa do Brasil onde mostra a Amazônia como estado americano”…

Não entendo toda esta neura dos brasileiros com relação à Amazônia. Como se não existissem problemas muito mais graves, como a fome, por exemplo.

Se quisessem invadir, já teriam feito há muito tempo. Há de se ter cuidado, mas não de forma paranóica. Nem mesmo as Forças Armadas são tão paranóicas assim.

Last edited 2 anos atrás by fewoz
Agressor's

Já há mais de vinte anos os estadunidenses começaram a se mostrar muito preocupados com o mico-leão-dourado, com o macaco-prego, com o jacaré-do-papo-amarelo e outras espécies animais que vivem no território brasileiro…também se mostraram preocupados com as populações indígenas brasileiras…mas nunca responderam com clareza onde foram parar os descendentes de Touro-Sentado e outros povos indígenas de suas terras…quando começaram essas preocupações bem como a tal balela do aquecimento global!?…precisamente quando o Brasil passou a ingressar no mercado da soja, do milho e da laranja fazendo-lhe concorrência…e então a expressão “Pulmão do mundo” para a Amazônia recebeu um reforço emblemático….

fewoz

Pode ser que em alguns casos existam interesses geopolíticos, mas é de uma ignorância e simplismo tremendos achar que se trata apenas disso. Existe sim, um interesse na preservação da Amazônia por parte da população geral, sobretudo a mais jovem, destes países. E estão errados em querer preservar o “pulmão” do planeta? O problema é que quando alguns ufanistas mencionam Amazônia, só falam em defendê-la, mas pouco ou quase nada falam sobre sua preservação. Pela foto do seu perfil, já imagino quem apoia… E se dependesse dessa pessoa e de seu entorno político ignorante, despreparado, incompetente e infantil, a Amazônia… Read more »

Last edited 2 anos atrás by fewoz
Maurício.

É uma pena, parece que foi ontem que eu vi a matéria dos caças chegando em Manaus, mas já fazem 11 anos!
Será que era difícil manter os F-5 na região? Algum motivo tem que ter para tirar os caças de uma região tão importante.

Matheus

Falta de planejamento só isso. Mais uma bola fora da FAB.

Rafael Costa

Como isso é possível ????????? Se um SU-30 ou Rafale cruzar a fronteira, simplesmente vão voar a vontade pelos céus da Amazônia ????? O que explica uma decisão completamente absurda dessa ??????

Last edited 2 anos atrás by Rafael Costa
Felipe Morais

Pois é. Em tempos de paz irão voar sim. Sem serem incomodados. Sem interceptação. As vezes, sem nem serem detectados. O mesmo para os Rafale franceses. Em tempo de guerra, pensei aqui. Ou a FAB vai ter que correr pra criar uma estrutura lá, de forma emergencial (No Brasil, gestores amam emergência. Parece que é como o ápice da gestão). Ou a FAB ficaria desdobrando aeronaves de Anápolis. Aí penso como seria a logística disso. Um esquadrão de Gripens + Awac. Quantos KC390 pra abastecer essa missão? E se precisar desdobrar várias vezes num curto período? E aí entra outra… Read more »

Rinaldo Nery

Acho que os japoneses atacarão Pearl Harbor novamente… Uma das características de Força Aérea chama-se MOBILIDADE. Tem outras também: alcance, flexibilidade, penetração, precisão etc… Se, e quando necessário for, as UAE da FAB, de todas as Aviações, vão se deslocar. Sempre. Por isso melhoramos a infraestrutura em São Gabriel da Cachoeira, Vilhena, Eirunepé etc., por exemplo.
Sugiro ler o livro ¨Poder Aéreo, Guia de Estudos¨, do Cel Av (PhD) R1 Carlos Eduardo Valle Rosa (da minha turma), Editora Luzes, 2014, antes de postar aqui. Com certeza ajudaria muito.

Felipe Morais

Obrigado pela recomendação de leitura Rinaldo. Vou pegar um trecho do seu comentário para montar uma argumentação: “Se, e quando necessário for, as UAE da FAB, de todas as Aviações, vão se deslocar. Sempre. Por isso melhoramos a infraestrutura em São Gabriel da Cachoeira, Vilhena, Eirunepé etc., por exemplo.” Quando você escreve o trecho acima, facilmente podemos considerar que se trataria de um cenário já de guerra declarada ou, no mínimo, tensões suficientes para ocasionarem uma mobilização geral, como a descrita, utilizando-se de estruturas acessórias melhoradas, como você diz. Mas gostaria de falar sobre o tempo de paz. Uma base… Read more »

Rodrigo

Congresso.. STF.. Mídia..
Meu caro, definitivamente não vivemos em uma democracia.
Recentemente um próprio Ministro do Supremo declarou isso abertamente como se fosse a coisa mais normal do mundo..
São tantas correntes ideológicas e militantes entre os poderes que se torna impossível para um presidente governar.
O sistema se estabilizou assim e agora para mudar isso com esse povo ignorante, pacato e submisso que somos, vai ser difícil.. Muito difícil..

Last edited 2 anos atrás by Rodrigo
Rinaldo Nery

Exato.

Leonardo Rodrigues

Primeiro, se tivéssemos um escudo em camadas de AAA eu entenderia, como existe na Venezuela. Segundo, foi justamente no governo do presidente Lula que foi implantado o Pacau em Manaus, então, temos um Presidente falastrão e um odiado, mas que mais fez pelas FA. Terceiro se as maiores infraestruturas estão na região sul sudeste, quanto antes detectarmos, impedimos, melhor. Quarto: A maioria dos conflitos começam com o efeito surpresa, então, não ter defesa aérea, nem mesmo um esquadrão na região é no mínimo obsceno, visto que na análise de proteção da região amazônica exigia vetores em Manaus (O que mudou… Read more »

Flanker

Como metem essa discussão ridícula de política no debate!! Coisa mais ridícula! “Ah, pq foi no governo do fulano que o Pacau foi pra Manaus.” E daí? Operou lá por 10 anos Com limitações de toda ordem. O cara, na tua opinião “o grande presidente”, passou 8 anos com a decisão do F-X2 nas mãos, mas não fez nada…..quando fez, tava bêbado e falou besteira. O atual, é um desequilibrado que só quer saber de pessoal nas FFAA, onde vai em todas as formaturas (pessoal vota, equipamento, não). Mas, discutam equipamentos, não atirem pedra no telhado dos outros, pq todos… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Rinaldo Nery

Truculência onde, patrão? Você apanhou de alguém do GF? Da PM? Dos militares das FFAA? Dê exemplos. O PT não esbanjava nos cartões corporativos? o PSDB?

Rinaldo Nery

Felipe, primeiro, a base não fechou, nem nunca fechará. Tem mais três Esquadrões lá: 7° ETA, 1°/9° GAV e 7°/8° GAV, além dum Grupo de AAe de Auto Defesa. Além do 4° BAVEX do outro lado da pista. Meu filho serve no 1°/9° há sete anos. Segundo: quem governa o País hoje, de fato, é o STF que deu um golpe de estado. Orçamento depende do legislativo, também. E não vou postar aqui a ladainha de que o Brasil tem muito dinheiro, mas é desviado etc. Sim, o encerramento (temporário) das atividades do PACAU foi pra otimizar a utilização dos… Read more »

Flanker

O Pacau participou de seu último exercício, o Tínia 2021, com apenas 1 F-5EM (4856). Os F-5 devem começar a deixar o Jaguar em 2022. Com isso, o F-5M será concentrado no Grupo de Caça e no Pampa. Desta maneira, com a disponibilidade menor desses caças, devido à idade e aproximação do final de sua vida, das 47 células atuais do inventário, se mantiverem ao redor de 32 (16 em cada esquadrão), as outras 15 células poderão ser vir de spare por um bom tempo. Uma hipótese, apenas.

Ivan herrera

Mais dinheiro pra viagem champanhe e lagostas só pode

Rodrigo

Com F-5 ou sem F-5, se um SU-30 quisesse cruzar a fronteira (???) ele cruzaria de boas..
Olha a distância de Manaus até Roraima, até um F-5 chegar lá para virar alvo, Ops.. Digo: Para interceptar, o Sukhoi já fez o rolê a vontade e voltou pra casa a muito tempo.

Matheus

Decisão ridícula da FAB. Pra dizer o mínimo. Mais uma região do Brasil desguarnecida de caças de primeira linha. Aliás, acho que a FAB deveria desativar todos os esquadrões de caça, já que Anápolis e o GDA recebem prioridade especial.

Antonio Neto

Tentemos entender a lógica da FAB nesta decisão.
Respeito a mesma, só ressalto que nossa Força Aerea passa a NÃO contar (mais uma vez) com aeronaves de caça nas duas maiores regiões brasileiras em termos territoriais (Norte e Nordeste).
Isso tudo acontecendo em meio aos problemas políticos e econômicos na Venezuela e frente ao provável aumento da presença chinesa na costa oeste da África.
Operar com avião de caça desdobrado em outra Região não é a mesma coisa de ter uma base aérea dedicada.

Luís

” Agora, final de 2021, a FAB decide encerrar as atividades do Esquadrão e distribuir as aeronaves entre as Bases que operam a aeronave.”

Explica mas não justifica!

Matheus

Isso aqui mostra bem como é essencial manter caças em Manaus.

Last edited 2 anos atrás by Matheus
Tomcat4,3

Interessante seria, na chegada de outro lote de Gripen’s ,reativar este esquadrão e estes caças com a camu de selva.

Matheus

Só discordo da camuflagem de selva. Rs

Palpiteiro

Essa grana será convertida em aumento de salários

Rodrigo

Para mim isso é apenas uma ilustração do suposto alcance operacional do Gripen em ”X” condições.
Coordenação logística eu prefiro deixar com a FAB mesmo.

Up The Irons

Daqui a pouco a FAB vem com a genial ideia de acabar com o Jambock e o Pif-Paf e deixa o Sudeste sem caças… Tudo concentrado no Centro-Oeste, em um único ponto do país. As grandes forças aéreas não fazem isso. Por que nós temos que tentar inventar a roda?

Matheus

Sem falar que Jambock e Pif Paf lutaram na segunda guerra. E a FAB não dá a mínima. É tudo pro tal GDA defender os senhores de Brasília. até mesmo o 1GTT que era baseado no Rio foi transferido pra Anápolis, a base aérea mais importante do mundo.

Last edited 2 anos atrás by Matheus
José Carlos da Silva Peixoto

Verdade lamentável !!!!! Já havia comentado antes que Santa Cruz ficou esquecido na substituição para os Grippen , Foi lá que tudo começou , quando no final da guerra vieram os melhores pilotos e seus P47 para formar o 1* Grupo de Aviação de Caça !!!! E pelo jeito vão voar o F5 até o fim . Uma falta de respeito com a Região Sudeste e com uma base que JÁ FOI o maior complexo aeronáutico da América do Sul , e hoje está cheia de mato !!!!!!!! Os F39 irão tomar conta do STF e companhia !!!! Como irão… Read more »

Alexandre Esteves

Mentalidade tacanha, de gente que quer comparar a FAB com a FAP (Força Aérea Portuguesa), mas essa Força Aérea de um país da OTAN, menor do que Pernambuco, que possui apenas 2 Bases Aéreas, uma no continente e outra no Arquipélago dos Açores, mas esquecem que este país é maior do que a Europa Ocidental inteira.

Maldita a hora em se criou o dogma “a melhor menor Força Aérea do mundo”.

Rinaldo Nery

Porque implantar o KC-390 na Força Aérea Carioca não daria certo. Simples assim. Acertadíssima decisão de implantar em Anápolis que, aliás, está no CENTRO do Brasil. Assim como implantamos lá o 2°/6°.

Vitor

Rinaldo, o 1/1 GTT não continuará sediado no Galeão ?

Rinaldo Nery

O 1° GTT foi p Anápolis. O 1° GT está no Galeão.

Flanker

Meu caro, o GTT já está sediado em Anápolis desde junho de 2018. O 1⁰/1⁰ GT, o Eaquadrao Gordo, é baseado no Galeão/RJ.

Vitor

Desculpem, vocês estão corretos. De qualquer forma o KC-390 vai operar de Anápolis e Galeão, correto?

Rodrigo

Quem o senhor pensa que é Coronel para discutir com especialistas tão capacitados em horas e mais horas de vídeo-game e vídeos de molecada no Youtube???

Vejam só.. Agora alguém da FAB no alto de seus mais de trinta anos de experiência acha que sabe mais do que jogadores de super-trunfo com espinhas na cara..
Como ousa? É cada uma..
Ahahaha..

Rinaldo Nery

Rodrigo, não sou gato mestre, longe de mim. Mas, às vezes, é difícil tentar demonstrar os fatos pros ¨caçadores de Flight Simulator¨. Tem um aqui que vive dizendo que não posso postar NADA da Caça porque não sou caçador. Sou SÓ um Líder de Esquadrão da Aviação de Ataque (extinta em 2000). Obrigado pela consideração.

Maurício.

Rinaldo, esse “um aqui que vive dizendo que não posso postar NADA da Caça porque não sou caçador”, sou eu, Maurício, eu só digo isso porque você costuma dizer o mesmo, vou dar um exemplo, você costuma dizer que o “paisano” não pode opinar porque não fez parte da FAB, ou algo nesse sentido, se você quiser eu posso postar aqui várias trechos seus nesse sentido, eu só uso o mesma lógica que você usa, se eu não posso opinar porque eu nunca fui um piloto de caça, o senhor também não, já que de fato, nunca foi. (Digo caça… Read more »

Rinaldo Nery

Fred, a mais pura verdade. Força Aérea dos ¨pagodeiros¨.

Velame

Disciplina na aeroFAB é frouxa em todos os estados da federação. Já usei seus serviços de norte a sul, tudo a mesma coisa.

Michael

Peraí

Temos um torcedor de base aérea?? Logo percebe-se pelo comentário emotivo e sem lógica alguma

“se lutou na segunda guerra, tem q da o Gripen pra eles”

Excelente raciocínio parceiro. Você poderia assessorar o comando com tamanha sabedoria

Neto

Concordo com o Nery.
.
Esquadrão de Logistica deve estar no melhor meio de caminho possível.
.
Além de que Anápolis é provavelmente a base aérea de melhor potencial de crescimento.

Matheus

Não é bem assim. Só usei pra exemplificar como tudo na FAB é destinado a Anápolis e ao GDA. E como os demais esquadrões e bases ficam “esquecidos”.

João Augusto

Corta na aviação pra não cortar na picanha e no preço do leite condensado.

João Augusto

A impressão que fica é que estão concentrando os caças na capital pra defender os políticos do povo e não o povo ou o território nacional.

Camargoer.

Caro João. Caças superssônicos são inadequados para missões de contra-insurgência.

João Augusto

Geral sabe disso, Camargoer. De toda sorte deve-se registrar que pra passar estourando vidraça de prédio de Poder que contraria o executivo o referido caça não é inadequado.

Flanker

Sem entrar no mérito de nada, mas quando os Mirage 2000 estouraram os vidros do STF, o governo não era está…era do PT.

João Augusto

E…?

Rodrigo

João, larga esse vídeo-game já tá na hora do seu toddynho.

João Augusto

Desculpe a demora pra responder, é que sua mãe não me dá descanso.

Flanker

Barbaridade……a 5a série saiu para o recreio…..

Australopithecus

É um carente… Esse aí não deve ter mãe para estar tão preocupado assim com a dos outros.

ZamZam

Mais uma derrota dessa administração!

Barak MX para o Brasil

Mas para o Batista viajar para Suécia tem dinheiro, né?

Matheus

Pior comandante da história da FAB. Perdeu todo meu respeito quando soltou aquela nota ridícula falando que o KC-390 não é um avião pra nossa “realidade”. E que vão quebrar o contrato com a Embraer. Querendo justificar a qualquer custo essa decisão ridícula. Só está no cargo pois não passa de um grande admirador do atual desgoverno.

Rinaldo Nery

Deus do Céu…. Não li isso.

Matheus

Leu sim Coroné. Mas como todos esses caras são seus amiguinhos obviamente o senhor vai passar o pano.

Rinaldo Nery

Com certeza são. Há muitos anos. Alguns ha 39 anos. E, além de amigo, TB Baptista Jr foi meu cmt por 4 anos. Aprendi muito com ele. Como você e todos aqui não o conhecem, realmente o entendimento de vocês não alcança a competência dele.

Rodrigo

Cidadão.. Tenha mais respeito.
Não gostou? Vá você e seus “amiguinhos” fazer coro em frente ao comando da FAB, quem sabe eles te escutem.
Corre que dá tempo.

Last edited 2 anos atrás by Rodrigo
Matheus

Você vai junto?

Last edited 2 anos atrás by Matheus
Cristiano GR

Como pode a petralhada e esquerdopatas utopistas e falarem em desgoverno? Não precisa escancarar ao mundo inteiro que esquerdistas têm memória curta. Governo bom para você é aquele que aprovava tudo que era PEC e medida provisória na base do mensalão, que deu emprego a todo o pmdb e familiares dos mesmos, que garantia alta popularidade e somente boas notícias na tv por meio de gordos pagamentos em propagandas superfaturadas, que inaugurava obras que nunca saíram do papel e outras obras que nunca ficariam prontas em suas gestões. Governo bom para você é aquele que desarma a população e tira… Read more »

Kornet

Essa galera finge que tem mal de Parkinson,o dinheiro gasto no desgoverno dos fatídicos 16 anos,dava para termos 200 gripens,4 subs nucleares,sistema de artilharia antiaérea de ponta,navios modernos ,tanques,iu seja,invés de jogar dinheiro para fora e para os amigis inePTos,artistad decadentes e imprensa militante,teriamos hj uma senhora FAs;mad ficam repetindo a mesma idiotice para tentarem convencer e se redimirem de sua culpa.

Marcelo

Continua com essa conversa que a kombi preta vai te visitar logo logo !!! Kkkk

Last edited 2 anos atrás by Marcelo
Foxtrot

Acho que a FAB deveria transferir para a Amazônia os A1-M que dariam bom suporte aos ALX,s.
Pena que a FAB não se interessou pelo projeto AMX-T da Embraer.
Complicado !

Luiz Trindade

Com todo o respeito que os Brigadeiros da FAB merecem mas pisaram na bola feio… Desguarnecer a Amazônia para deixar com os A-29?!? A-29 faz frente com SU-30 ou Rafale? Sinceramente para mim esses caças vão ser canibalizados para manter outros F-5 voando… Já vimos esse filme!

Michael

Você vive no mundo da lua? Realmente ta vendo muito filme. Falando assim parece que estamos em pé de guerra com França e Venezuela. Comentário típico de leigo/nerd. Abraço!

Canarinho

Cara acho que quem vive no mundo da lua e voce. Nao ta vendo os noticiarios? Estamos em franca rota de colisao com interesses estrangeiros, com a diferenca e que agora nao vamos ceder e nao haverao mais quem vendera nosso pais a interesses de fora.

Leandro Costa

Isso me cheira à pânico…

fewoz

Meu deus… eu não li isso. O nível de paranoia, desinformação e falta de senso de realidade de muitos aqui alcança níveis estratosféricos.

Leandro Costa

Só discordo na parte do nerd. Sou nerd e não tenho nada a ver com a maluquice postada hehehehehe

Luiz Trindade

Desguarnecer fronteiras não é ser Nerd e nem ver muitos filmes. É ser estupido!

Foxtrot

Pisaram na bola mais uma vez né?
Dentre inúmeras outras.
Espero que um dia aprendam alguma coisa !

Luiz

Uma forma de cobrir esse gap seria também a instalação de modernas e eficientes sistemas antiaéreos.

Marcelo

La pra aquelas bandas de manaus com S-300 monitorando nosso território e a fab tendo que operar seus F-5 em ambiente contestado de guerra eletronica e defesa anti aerea acho que ele fez o certo !!!
https://www.defesanet.com.br/ven/noticia/32142/Exclusivo-%E2%80%93-Venezuela-Posiciona-Misseis-S-300-na-Fronteira-com-o-Brasil/

Agnelo

Um sistema como esse posicionado ao alcance de uma Patrulha de Grupo de Combate reforçada por um Mrt 81mm demonstra o quanto a Venezuela é incapaz de se preparar e conduzir suas forças em um conflito armado.

Rinaldo Nery

A desativação do PACAU é TEMPORÁRIA assim como foi a do Adelphi. Óbvio que há a necessidade de um vetor de alta performance na região, e o AltCom sabe disso. A pista de Ponta Pelada, reduzida de 2.100m para 1.800m (por conta da barreira), NUNCA foi adequada pro F-5EM. A implantação lá, ao invés de Boa Vista, foi resultado de uma briga de 4 estrelas, à época. Devia ter sido construída uma infraestrutura mínima para o alerta em Eduardo Gomes (hangaretes, sala pras tripulações e paiol de mísseis). Acredito que esses 1.800m sejam suficientes para o F-39E, e, durante a… Read more »

Neto

O dado da pista é muito importante. Principalmente com a vida útil dos F5s necessitando de maior margem de folga.

BK117

Obrigado pelo esclarecimento!

Vitor

Exatamente… O Adelphi inclusive vai ser reativado com a chegada dos Gripen, mas agora sediado em Anápolis.

Marcos

Ou seja… a desculpa é que estivaram o esquadrão porque a pista é curta pro F5z perceberam isso 11 anos depois? Conta outra. rs

Rinaldo Nery

Acredite no que quiser. Não dou a mínima.

Neto

Freios, estrutura do avião, carga de forças, uso de combustível… tudo é mais requisitado se o avião tiver que operar no limite de seu envelope de decolagem e pouso.
.
Nossos F5s tão bem modernizados, recauchutados..etc, mas ainda são senhores antigos e precisam ser usados com inteligência para que durem o necessário até um segundo bloco de F39s.

Welington S.

Mesmo explicando o pessoal não vai entender e não quer entender, fato. Nunca vi gente tão emocionado como o brasileiro, francamente.

Michael

Não vou responder a todos os comentários. Mas posso generalizar para o leigos aqui de plantão (pelo que vi em 99% dos comentários): O Pacau em Manaus tem uma eficiência no mínimo duvidosa. Serviu apenas para agradar pessoas como vocês, que olham pra um mapinha, fazem um círculo de alcance e se acham super estrategistas. Pista curta, calor, umidade, poucos aviões, raio de ação que mal chega nas fronteiras. A presença daqueles poucos F-5 lá não faz muita diferença, a não ser “pra inglês ver” (e alguns “entusiastas” ufanistas também). Uma característica de uma FA séria é ter mobilidade. Ou… Read more »

Maurício.

“A presença daqueles poucos F-5 lá não faz muita diferença, a não ser “pra inglês ver” (e alguns “entusiastas” ufanistas também).”

Michael, se pensarmos dessa maneira, a FAB como um todo é “para inglês ver”, até porque, os F-5 que temos não fazem frente para ninguém que tenha uma força aérea mais descente, contra uma potência então nem se fala, mesmo colocando os 36 Gripen na “jogada”, conseguiríamos fazer frente contra uma França ou uma China?

Michael

Entendo seu ponto de vista, mas você está usando um a técnica argumentativa de fazer uma suposição absurda (fazer frente à China).
Não, nunca faremos frente à China.
E esse fato não nos impede de sermos uma potência militar REGIONAL (que é lugar do Brasil)
Pé no chão galera, sem delírios e sem complexo de vira-latas
Abraço!!

Maurício.

Michael, não tem nada de “técnica argumentativa” ou “suposição absurda”, veja que eu coloquei também a França como exemplo, que por aí sim, uma “técnica argumentativa” você não mencionou, mas eu entendi seu ponto de vista, o negócio é ser uma “potência regional”, como se isso fosse uma grande coisa, só temos sucatas e aviões com sistemas defasados na região (tirando Chile e Venezuela).
Nós, como brasileiros e entusiastas da aviação de combate, deveríamos querer sempre o melhor (ou o melhor possível) para nossas forças armadas, e não se contentar com pouco.
Abraço!

Michael

Meu amigo, você usar China e França como exemplos para equiparar nosso poder de combate é um pouco exagerado sim. Você deve saber quantos países se equiparam à China. Um ou dois. E à França, também contam-se nos dedos. Não estou falando que não devemos ter o melhor possível. Mas você usar um argumento “está muito ruim, não faz frente à China e França” já acho demais. Voltando ao meu texto inicial, a presença de poucos F-5M em Manaus não faria diferença NENHUMA nesse “tão sonhado” (por muitos desse forum) embate contra essas potências. Aliás, seria o nosso primeiro alvo… Read more »

Maurício.

Michael, talvez eu tenha exagerado na China, mas nem o nível de uma França você deseja? Aí já é demais…rsrsrs
Mas, respeito seu ponto de vista.
Abraço!

Plinio Jr

É imperativo que a FAB tenha um esquadrão no norte do país …. soa como uma decisão orçamentária, mas esperamos que com a chegada dos Gripens, este esquadrão seja reativado com os F-5s em melhores condições até a compra de um segundo lote de Gripens que venham substituí-los

Ivo

A possibilidade é remota mas convenhamos que em caso de Guerra, o estabelecimento de tropas no Norte e Nordeste para uma eventual escalada de conflito seria extremamente fácil. Não existem meios de defesa suficientes. Nossa sorte que é que aparentemente ninguém tem interesse nessa investida…mas penso:e se agirmos tarde demais?

Neto

Com a proliferação do garimpo ilegal amparado pelo governo Verde Oliva é preocupante a falta de patrulha a reação no norte do Brasil.
.
Preocupante.

Flanker

O Pacau, como o Rinaldo falou, poderá ser reativado se houver disponibilidade de células de F-39, atrelado à mais encomendas do caça sueco. As celulas de F-5EM serão enviadas para outras Unidades Aéreas. Fiquei sabendo que os A-1M, cuja previsão era de modernizar 14 células, se restringirá aos 11 exemplares entregues até agora. Ficará nesses 11 e ponto final. Segundo soube também, deverão operar por mais uns 2 ou 3 anos, talvez pouquinho mais, e encerrarão a história do A-1 na FAB. Observamos que a encomenda de mais F-39 é mais do que necessária e, mesmo assim, modificações na atual… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Maurício.

“Confio, ainda, na capacidade do Alto Comando da FAB para dar o melhor encaminhamento para esses desafios.”

Flanker, com todo o respeito, eu não tenho mais essa confiança não, principalmente depois dessa notícia que você deu sobre os AMX.
A FAB precisa de novos lotes de Gripen, ou, como você mesmo advertiu, bases terão que ser desativadas.
Tomara que seu otimismo seja melhor que meu pessimismo.

Vitor

Os F-5 do Jaguar e Pacau serão destinados a Santa Cruz e Canoas. 2022 só teremos F-5 nesses locais.

Johan

Suspeito que em breve (questão de alguns anos) que os dois esquadrões equipados com o AMX serão desativados, infelizmente.

Pedro Fullback

A verdade seja dita; os F5M não tem nenhuma condições de sair da sua base ( Manaus) e interceptar nenhuma ponta da fronteira da Amazônia. Os F-5M são muito perna curta, não temos aviões reabastecedores para acompanhar o F-5M e muito menos um AWCs para acompanhar os F-5M na Amazônia.

Neto

Nesta perspectiva é importante que o F5M povoe os esquadrões do sul, dado que o raio de ataque não precisa ser tão grande.

Rommelqe

Caro Pedro: entendo que a redução na quantidade dos KC390 foi uma das razões que contribuiram para a desativação dos F5 em Manaus. Lembremos que as células ainda diponíveis certamente são em pouquíssimas e devem sim, ser prioritariamente localizadas no sul…

Antonio Palhares

Pode ser que haja uma precipitação nesta decisão.
Ou redução de despesas. Deve-se manter a presença, até os novos aviões chegarem em número suficiente. Não se pode deixar toda esta imensa região sem defesa.

Adriano RA

O povo quer passar o Natal com a família. Em fins de janeiro reativam o esquadrão 😉

Nei

Para se ter segurança territorial, deve-se sim ter caças de superioridade nos pontos norte, central e sul, como estava atualmente. Achar que em tempos de paz, pode-se brincar com as peças como no jogo do xadrez, é má administração. Diminuir gastos é desculpa de pessoa que quer colocar esse dinheiro em outro lugar mais vantajoso.
Não consigo pensar qual o motivo de se fazer isso.
Caso seja dinheiro, feche esse País, aluguem, porque quanto mais se trabalha, mais dinheiro falta na máquina pública.

Satyricon

Logo pela manhã vi essa notícia, e confesso que fiquei sem reação, consternado.
Não faz sentido, pois os F-39 nem sequer estão operacionais (nem em solo nacional estão, diga-se).
A única conclusão plausível é que os bicudos estão muito (mas muito) piores do que se imagina. Estão muito além de seu limite operacional, e a FAB resolveu cortar no osso, para não voltarmos àqueles tempos sombrios de longarinas se partindo em voo (xavantes, etc).
https://mais.opovo.com.br/jornal/reportagem/2018/04/aeronautica-excedeu-limite-dos-xavantes.html
É a única conclusão que cheguei.
Com a palavra, os entendidos em FAB.
Cel. Nery, algum alento?

Rinaldo Nery

Acho que centralizaram as poucas células em menos lugares, facilitando a logística. Precisa da alta performance na região? Sim. Mas não temos meios suficientes. Milagres não existem. Fim.

Nei

Coronel, o Sr. fazendo este comentário, só demonstra que situação da FAB e das demais Forças estão em nível sucata, nesse país corrupto.
Será que quanto mais se arrecada, mais dinheiro falta? Impossível isso.

Maurício.

Satyricon, o Rinaldo mencionou antes alguns fatores como a pista pequena para o F-5, e alguns fatores como a infraestrutura, mas a FAB operou lá por mais de 10 anos, portanto, isso não seria uma desculpa, eu cheguei a perguntar se era difícil manter o F-5 na região, mas ninguém respondeu.
Acho que você está certo, a situação dos F-5 deve estar pior do que imaginamos, e esses dias eu vi alguém falar no Instagram que a disponibilidade dos F-5 em Manaus não era das melhores, é uma pena.

Last edited 2 anos atrás by Maurício.
Rinaldo Nery

Respondo agora: era difícil. Até qualificação de vôo noturno perderam, porque na cabeceira tem um depósito de containers, e os holofotes eram apontados pra aproximação final. Não dava pra aproximar. E foi MUITO difícil fazer a empresa baixar os holofotes. Só dá pra decolar com centerline e dois mísseis. 01:30h de autonomia. Ou menos.

Flanker

Por muitas vezes, os F-5 cumpriam alerta a partir do aeroporto de Manaus, devido às limotacpes da pista da BAMN.

Flanker

Limitações *

Michael

Sim, é mais difícil manter os F-5 lá. A pista é curta, como já foi dito. Isso implica em restrições de peso, condições meteorológicas para pousos e decolagens, entre outros problemas de infraestrutura naquela localidade. Mesmo tendo operado lá por mais de 10 anos, não quer dizer que foi uma operação na plenitude. Além da infraestrutura já mencionada superficialmente, a distância do eixo econômico dificulta bastante a logística. O parque responsável pelos F-5 fica em SP, assim como diversas empresas prestadoras de serviços. A AEL fica no RS. Revisão de alguns motores, na empresa Avio, fica no RJ. Peças de… Read more »

Rinaldo Nery

Bom comentário esse, melhor que as críticas anteriores. A FAB utiliza a aviação comercial, também, para o envio de material.

fulcrum

Ameaça contra a Amazônia é real. Vejo cada dias mais vozes e autoridades acima das autoridades cobrando intervenção na região. São vozes perenes, aqueles que participam dos forums econômicos etc e que ultimamente vem mostrando que estão acima de representantes politicos ostensivamente. Se esses oligarcas e globalistas quiserem não precisa ter lacron ou nenhum outro será o que estiver no cargo e vai obedecer.

Andrey

Isso é um plano que conta com a colaboração de brasileiros nefastos e trevosos que querem que o Brasil afunde pq não gostem do timoneiro.
Muitos deveriam ser julgados e punidos por crimes contra o país,mad pra os “iluminados” são expressões de opinião,desde que sejam ataques ao Executivo,pq do contrário será crime mesmo.

fewoz

“Oligarcas”, “Globalistas”, “lacron”… e mais palavras prontas e muitas vezes, descoladas da realidade… Ouço esse papo de “invasão à Amazônia” por toda a minha vida e provavelmente as próximas gerações também escutarão. É muita paranoia. A propósito, a Amazônia não é só brasileira.

Antes de querer se preocupar com um cenário muito improvável como esse, por que não se preocupar com os problemas reais do Brasil, como baixa segurança alimentar (na nação que se gaba de ser o “fazendão” do mundo), saneamento básico, infraestrutura precária, etc.?

Precisamos de menos teorias da conspiração e mais discussões úteis.

Last edited 2 anos atrás by fewoz
Nelson Brasil

Foi citada a França como ameaça, fato que discordo totalmente. França é aliada, vide fornecimento de meios de combate; Macron é um adversário minado, até mesmo no próprio quintal.

Maurício.

Nelson, foi eu que mencionou a França, mas mais como um exemplo de capacidade entre as forças armadas francesas e brasileiras, embora eu não confie 100% nos franceses, até porque, países tem interesses e não aliados.

fewoz

Nelson, bem observado. Eu nunca entendi essa paranoia com relação à Amazônia. A França já está por lá desde sempre e nunca mudou (de verdade) sua posição. Se Macron falou uma ou outra coisa sobre o assunto, não passou de bravata, a propósito, nada diferente das bravatas feitas pelo atual (des)presidente brasileiro.

Nilson

Infelizmente é a conta do aumento de soldos chegando. O pagamento de salário é obrigatório, a manutenção de esquadrões é discricionária. Na verdade, tudo indica que estamos caminhando para uma força aérea de 36 caças. 12 no centro-oeste, 12 no sudeste, 12 no sul. E por ora nada mais vejo para 2030, com as notícias acima sobre os F5 e os A1…

fewoz

Se fico feliz que o Brasil tenha apenas 36 caças? Claro que não. Todos sabemos que é inadequado para um país deste tamanho. Mas é muito melhor ter 36 operando, com alto nível de treinamento e equipamentos do que celebrar contratos irrealistas que depois serão rasgados pela própria FAB (vide KC-390).

Parece que aos poucos, as Forças Armadas vão colocando os pés no chão.

Last edited 2 anos atrás by fewoz
Thiago

Qual o sentido tirar um esquadrão da Amazônia e manter um esquadrão no sul do país??

Australopithecus

Ué.. Se fechar um no norte tem que fechar no sul também???
Qual o sentido disso?

fewoz

Por causa da Argentina, talvez? No passado fez sentido, mas hoje, com ótimas relações, não mais. Seria o mesmo que se a Alemanha desconfiasse da França. Não faz qualquer sentido.

Michel

Agora sim o Brasil estará protegendo sua fronteira norte. Com aviões subsônicos. Pensado bem, o único perigo que existe são os narcotraficantes que estão em contato direto com os garimpeiros e grileiros que devastam as aldeias dos índios para lhes roubar seu bem mais valioso – a terra onde habitam há milênios. Mas, a decisão é acertada. Depreende-se dessa decisão a meritocracia por terem sido aprovados em concurso público; portanto o que vier deles será mais do que certo. Ademais, fechando essa base, devem abrir outra no… sul do Brasil. Porque o perigo está lá mesmo – no sul. Justiça… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Michel
Rogério Loureiro Dhierio

Na minha humilde, simplória e limitada visão,, eu manteria todos os F-5M e AMX-M operando nas bases Sul e Sudeste pois quem nessa região nos representa hoje uma ameaça que cujos meios mencionados já não dariam conta do recado? Todos os F39 iriam para Anápolis, Manaus e mais um terceiro esquadrão do modelo naquela região a ser construída formando 3 bases com 12 aeronaves cada assim como aeronaves e vigilância e apoio como os R99, E99, KC390 para reabastecimento etc. A Região por si só já justifica a demanda por aeronaves de todos os tipos. Imensuráveis riquezas, capital federal, área… Read more »

Pgusmao

Como sempre a FAB fica longe da “área quente”, não há ameaças reais em Canoas ou Santa Cruz, o local que esses aviões devem estar é onde estão, a Venezuela é uma ameaça real, não sei quem faz o planejamento operacional, mas deve ser a mesma turma da Marinha Carioca.

fewoz

Venezuela é uma ameaça? Really? Felizmente o Brasil não tem grandes ameaças hoje. Como mencionei em outro comentário, a prioridade deveria ser da MB, pois quase não tem meios para uma ZEE imensa.

Giovani

Até quando a FAB pretende manter os F5 em atividade?
30 Gripens E 40 AMX ultrapassados, serão a espinha dorsal da Força?

Flanker

40 AMX??

JCuritiba

11 AMX

Celso

Maduro…é só chegar. Não precisa nem limpar os sapatos…..

Nilton

Aeronave muito versátil. Ali se fazia presente contribuindo para a soberania do Brasil. Em meu ponto de vista, o Esquadrão deveria continuar em Manaus. Conheço bem Manaus e Boa Vista, sei que os T-29 (Super Tucano) são excelentes. Todavia, lentos para desempenhar determinadas missões. Segue aqui o meu muito obrigado ao Esquadrão Pacau. ” A Sorbonne da Caça.” Selva!!!

Rinaldo Nery

A-29

Marcelo Andrade

Pessoal esquece que hoje há várias pistas com mais de 1500 m na Amazônia onde a FAB pode operar desdobrada.

Haroldo Costa

Na minha humilde opinião não seria inteligente para as forças de defesa do nosso país deixar de operar na Amazônia com os caças citados, pois já que a região amazônica tem sido já a muito tempo sendo noticiada de uma forma a dar a entender que mesmo estando no território nacional brasileiro, deve ser do mundo? Que pensamento ou ideologia é essa? Retirar um grupamento de caças tão vital para resguardar a nossa soberania na região norte é sinal de não levar a sério as ameaças internacionais, e até de país que estão bem perto do nosso território. Que. Sofreria… Read more »

Haroldo Costa

Deveria a FAB ou seja o Ministério da Aeronáutica (Defesa) fixar em cada capital do país no mínimo 02 esquadrões de caças. Recuperar esses quase 20 ou 30 anos de sucateamento das forças de defesas de nosso país. Na minha opinião essa seria a melhor forma de garantir a nossa soberania e mostrar para qualquer possível inimigo que o governo brasileiro não está dormindo no ponto, quando se refere a defesa nacional. Isso falo da aparelhagem bélica da FAB, imagina do Exército e o da Marinha. Que guardem e protejam as nossas fronteiras terrestres, aéreas e marítimas.

Flanker

Pela sua ideia, colocar 2 esquadrões em cada capital, acredito que seja em cada capital estadual, correto? Isdo daria 27 (26 estados mais o DF) X 2 = 54 esquadrões de caça, se formos colocar o quantitativo mínimo para uma Unidade Aérea desse tipo, 12 aeronaves, teríamos 54 X 12 = 648 caças!!! Teríamos mais esquadrões de caça do que a Força Aérea Indiana e mais caças do que França ou Reino Unido ou Alemanha ou vários outros países desenvolvidos. Portanto, esquece. Isso é devaneio. Sua opinião, respeito, mas é devaneio.. ..esquece, meu amigo.

Marcelo Oliveira

O 1o/4o deixa de existir? O escuadrao Pacau esteve baseado em Fortaleza por muitos anos e foi através deles que a aviação de caça me atraiu, ainda que operando com os não tão equipados Xavantes. Mas como amava aquele barulho ensurdecedor! Pelo menos ficarão as fotos e a bolacha que comprei em um dos eventos na base aérea.

JCuritiba

Nenhuma novidade: Uma vez aeroclube…

Rinaldo Nery

Isso! Com “bombas vencidas”, né?

NEVES

A FAB não irá dizer o motivo. Mas por falta de necessidade é que não é.

Washington

Me entristece muito em saber disso. Moro próximo ao antigo estande de tiros do 1º/4º Gav, em Aquiraz-CE. Em 1998,ainda garoto, tive a honra de poder ver de perto os Xavantes atirarem nos alvos no solo. Além de o esquadrão ter ído embora daqui, e depois de Natal, saber que foi extinto é estranho, sabe? Recentemente, tive a oportunidade de conversar com um Aviador da FAB( Piloto de F-5) e um dos responsáveis pelo programa Gripen. Perguntei o porquê de no nordeste não ter mais nenhum esquadrão aéreo ( Exceção de Netal-RN), ele me falou que no passado, a estratégia… Read more »