GRÁFICO: Os 10 tipos de caças em maior número em serviço no mundo

101

No gráfico abaixo, os dez tipos de caças em maior número no mundo na atualidade, via Air Power (@RealAirPower1) no Twitter, com informações do World Air Force Report 2022 do FlightGlobal.

O relatório do FilghGlobal não é muito preciso nos números (o F-35, por exemplo, já tem mais de 700 aviões entregues), mas dá uma boa ideia geral.

O gráfico inclui o Su-25, que é um avião de apoio aéreo aproximado equivalente ao A-10. No lugar do Su-25 poderia ter entrado o J-10, com mais de 460 aviões produzidos.

A família Flanker de caças é a segunda colocada em vendas no mundo, depois do F-16.

Com o colapso da União Soviética e o fim da Guerra Fria, a Sukhoi foi salva com exportações para a China e Índia, que alavancaram mais exportações de novos caças baseados no Su-27 Flanker.

Subscribe
Notify of
guest

101 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carvalho2008

O que ja vi muito, é que o Mig-21 ainda é o avião em maior umero…senão o primeiro…seria o segundo…na mesma medida das inumeras versões do F-16…Mig-21, J-7, Jl-7, F-7, Jl-9 em diante todos estariam somados compondo isto…

Flanker

Mas, o Mig-21 (o verdadeiro, não as versões chinesas) nem aparece na lista.

gordo

Muito bem observado. O J-7 não opera na Índia (por motivos óbvios), mas Ela ainda assim tem um número razoável de Mig-21 e isso não entra na conta. O gráfico ali deveria ser mais contextualizado.

Antoniokings

Foram produzidos mais de 11.000 Mig-21s.
Na Rússia, Índia e Tchecoslováquia.
Ou seja, sem contar as versões chinesas.

Flanker

E quantos continuam em operação?

Pronoia

Esta correto.

Carlos Thiago

O Mig-21 foi o mais produzido mas acho q não é de maior quantidade em operação…

carvalho2008

Ativos MIG-21 e suas versões atualmente em operação:

  • India 64 (BIS/bison/M/MF)
  • Paquistão 60 ( F7)
  • Coreia do Norte ~170 (F-7/j7)
  • China ~40-70 JL-9/9g/FTC-2000 + 423 (J7/F7/L7)
  • Siria ~21
  • Bangladesh ~47 (f-7/J/7)
  • Libia 12
  • Nigeria 8 f7
  • Sudão 24f/j7) + 6 JL-9
  • Angola 23 F7
  • Namibia 16f7/j7

….e tem mais pois a lista é dispersa…..

Flanker

Pela sua lista, são 95 Mig-21. O resto, são F-7 e suas versões. Eu entendo que são aeronaves diferentes, mesmo o F-7 sendo uma versão sob licença do Mig-21.

Maurício.

Flanker, por que você considera que são aeronaves diferentes? Em relação ao formato das asas ou outra coisa?
A tabela não mostra o Super Hornet, acho que só colocaram o legacy.
O F-2 Japonês não dava para por como F-16?
O Gripen E tem bastante modificações em relação ao C/D, seria então outra aeronave e não um Gripen?
Na minha opinião, é “tudo a mesma coisa”, com leves e em alguns casos bastante modificações, mas, no geral, ainda são os mesmos caças, por exemplo, o F-15C e E, são diferentes, mas continuam sendo F-15.

Last edited 2 anos atrás by Maurício.
Carvalho2008

Correto e lembrando que no F16 existem também 2 tipos de motores diferentes, diferença de comprimento e quase 3 ton de diferença de peso entre o F16A e o block 60….

Flanker

Se colocar Mig-21 e F-7 como a mesma coisa, tem que considerar também todas as versões produzidas, e aquelas sob licença, do F-5, produzidas no Canadá, Holanda, Espanha, Suíça…..e elas estão ali?
Não pode Ter 893 F-18 Legacy ainda em operação. Acho que ali estão incluídos os Super Hornet.
O F-2 não pode ser considerado um F-16, visto ser maior em todos os sentidos e mais pesado, é com sistemas diferentes do F-16.
Pelas modificações colocadas no Gripen E, é uma evolução à partir de uma aeronave primária, mas continua sendo um Gripen.
Enfim, cada um tem seu entendimento.

Carvalho2008

Porque seriam diferentes? O mesmo critério de um lado tem de ser usado no outro…. copia ou licenciada ou versão melhorada não pode ser separada…ou o F16 também oras, do F16A ao F16 block 60 existem diferenças de empenagem, é um modelo que usou 2 motores completamente diferentes e quase 3 ton de diferença de peso….porque um Mig21 Russo tem de ser separado de um J7? Até o Jl9 entra na conta…vc acha que os F2 japoneses e o Sulfa não estão contabilizados aí? Tem F7 que era absolutamente igual ao MiG21,só depois é que melhoraram as asas. O que… Read more »

Flanker

Esses são os TEUS critérios. Respeito, mas não concordo. Se vc acha que Mig-21, F-7 e J-9 São a mesma coisa, eu não acho, principalmente em relação ao J-9. Pelo teu critério, T-27 E A-29 são a mesma aeronave?

carvalho2008

entre T-27 e a-29, o airframe é outro,motor é outro, somente a asa é a mesma….não chega a um percentual relevante de compatibilidade de peças…. Já o JL-9, usa as asas do F7M Airguard, a mesma fuselagem, empenagem, motor, freios, trem de pouso, exceto a seção dianteira da fuselagem,,,mas são 70% das mesmissimas peças e seções….. A cadeia logistica do F7, JL-9 abasteceu de peças o mercado dos MIG-21 que ainda voam… Israel IAI, Russia e China possuem ainda hoje, pacotes de up grade…e se ofertam e expoe nas feiras pacotes de up grade, só pode ser para os MIg21… Read more »

Last edited 2 anos atrás by carvalho2008
ROBERT SMITH

Amigo Carvalho, creio que esta lista esta desatualizada… pelo menos sei que os da Líbia não estão mais operando…a Foça Aérea da Líbia nem existe mais… e a da Siria, imagino como deve estar depois de praticamente uma década de guerra…

carvalho2008

ok, este ai da Libia caiu em 2021…mas veja a noticia de 2021…e se caiu, é porque estava voando…..https://www.aerotime.aero/28040-MiG-21-crashes-during-a-parade-in-Libya

Last edited 2 anos atrás by carvalho2008
carvalho2008

https://www.meed.com/russia-secretly-upgraded-libyan-fighter-jets-prior-to-peace-deal

site dando noticia de que a Russia teria posto miG21 libios em operação e modernização…em fev2021

Rafael Gustavo de Oliveira

acho que o Mig-21 foi sim o avião mais produzido, mas a era dele já foi….quem costuma ver vídeos de explorações naqueles graveyard planes europeus consegue ver uma grande quantidade de mig-21 sucateados e/ou simplesmente abandonados…com a queda da união soviética ficou difícil mantê-los em operação

Wellington Kramer

O F-16 é um absurdo. O F-35 vai superá-lo.

Maurício.

Wellington, eu tenho minhas dúvidas que o F-35 vai superar o F-16 em números.

Wellington Kramer

Só não supera se os EUA lançarem outro no lugar dele. Se não em números absolutos, mas disparado como o mais produzido.

fewoz

Não se esquecer que os aviões se tornam cada vez mais complexos e cada vez mais caros. Impossível que o F-35 chegue perto.

André Macedo

Sim, em custos astronômicos e ineficientes já superou faz tempo kkkkkkkkkkkk

O trambolhão sequer foi feito pra substituir o F-16, talvez no começo, quando havia a ilusão de que ele substituiria grande parte das aeronaves com versões diferentes. Pelo contrário, os próprios americanos já afirmaram que ele é uma “Ferrari”, não é feito pra rodar todo dia, e que usar ele em espaço aéreo não contestado é um desgaste desnecessário, por exemplo. O F-16 é um pau pra toda obra, confiável e relativamente bem mais barato.

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
Andre

“ineficiente”, “trambolhão”….deve ser por isso que tem mais gente querendo do que conseguindo comprar…

André Macedo

O F-104 Widowmaker vendeu igual água também.

Lembrando que “ineficiente” não é não funcionar, mas sim funcionar muito aquém do que deveria, com a quantidade de fundos e tempo investidos nele, principalmente.

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
Wellington Kramer

Concordo, mas qual será o pau pra toda obra americano?

André Macedo

É exatamente o que a USAAF está estudando, a única coisa certa no momento é que não vão abandonar os 4G tão cedo, alguns já preferem um modelo novo, mas outros ainda preferem o F-16 em uma versão mais atual…

Carlos Thiago

O q mais me impressionou foram 412 F5…

carvalho2008

é por isto que a lista parece estar tão errada com o Mig-21….tiveram preguiça de somar os paises fora da china….tem uma montanha deles….so do que contei, supra os F-15…… se o F-5 que deixou de ser produzido a muito mais tempo totalizou 412…imagina a familia Mig-21/J7 ??

So no que eu lembrei…somaram mais de 914 MIG21/J7/JJ7/L7/jl9….esqueci do Iran e varios outros paises….

Flanker

Carvalho, eu entendo que o Mig-21 e o F-7, apesar dá mesma raíz, são aeronaves distintas.
Pelo seu raciocínio, deveriam ser somadas no Su-27/30, às versões chinesas J-11, J-15, J-16…

Carvalho2008

Claro oras…o modelo foi adotado porque se adequa aos requisitos de quem adquire …melhorar não é justificativa para dizer que é outro,muito pelo contrário,vc melhora e versiona o porque o projeto é bom…F16A é quase 3 ton mais leve que o block 60 e entre as várias versões e item até motores de fabricantes diferentes diferentes

Flanker

Pois, então? Ali não estão as cópias chinesas da família Flanker.
Quanto ao F-16, sempre teve 2 opções de motorização, com GE ou P&W.

Carvalho2008

Pois entao, o Mig21 tem a copia chinesa igual e copia chinesa melhorada da mesma forma….mas nao oara para dizer que é outro avião…é o mesmo aviao melhorado….tal como o f16 da primeira para a ultima versao tem 3 ton de diferenca de peso vazio

ROBERT SMITH

É … essa lista é falha … feita por algum “repórter” preguiçoso e pretencioso

OCIMAR

O F-22 É TÃO BOM Q OS E.U.A NÃO VENDEM. SÓ ELES TÊM E POR ISSO NEM APARECE NO GRÁFICO.

ROBERT SMITH

Essa lista diz ser uma Lista dos atuais caças em operação… deixaram de fora o F-22? lista incompleta, colocaram uma aeronave de ataque na lista (SU-25) a lista esta errada…. Esta parecendo trabalho de algum adolescente do segundo grau!

Flanker

Meu caro, se você observar, a lista se refere aos 10 caças com mais unidades em operação. Também vai observar que o décimo, e último da lista, é o F-5, com 412 unidades. E quantos F-22 existem hoje? 186. Por isso, ele não poderia estar na lista

Patriota

F/A-18 é surpreendente. Um caça naval,também usado em forças aéreas em solo.

Rodrigo LD

Os números referem-se aos aviões em operação ou aos totais produzidos? Notei a ausência do Mig-21, dentre outros.

carvalho2008

se fosse produzido o MIG21 e familia ainda assim ganhava….mesmo em operação, o numero deve rodar acima de mil….

carvalho2008

Mesmo que surjam erros, Mestre Galante, somente a soma da China + Paquistão e India superam o numero apresentado…O Iran por exemplo, não há a menor razao para achar que aquela força aerea voa com F-14 e Phantons retrofitados, sem um unico treinador a jato….e eles não no Irã tem uns 40 deles….

Chris

Ajudaria mais se você pudesse fornecer números de jatos operacionais do que achometros…

Carvalho2008

Se você ler….já teria visto…

Kemen

Não esqueçam sobre a India afirmar tempos atras que um MIG 21 operacional modernizado, abateu um F 16 do Paquistão.

carvalho2008

pois é…tem de somar MIG21 e familias versoes tal como F16 vem desde o A….

Flanker

F-16 A, B, C, D, E, F, assim como Mig-21F, PF, MF, PFM, etc são uma coisa, já o F-7 E seus derivados, são outra coisa. Se for rudo a mesma coisa, tem que ver se na soma dos F-5 aparecem os SF-5B, produzidos sob licença na Espanha, ela CASA, e que foram modernizados há pouco tempo, assim como os NF-5A da Venzuela, produzidos na Holanda, pela Fokker.

Carvalho2008

Uai e não fizeram a conta diferente pro F16 que ora tem motor PW e ora GE? E quase 3 ton de peso de diferença….?

Flanker

F-16 sempre teve opção de 2 motores, à gosto do cliente.

Maurício.

“O gráfico inclui o Su-25, que é um avião de apoio aéreo aproximado equivalente ao A-10”

Ué, a FAB, alguns comentaristas e o próprio Galante consideram o AMX um caça, então nada mais justo que considerar o Su-25 um caça também…rsrsrs

O Su-27 e seus derivados até que tem bastante, eu achava que era menos, já o F-16, não tem nem comparação.

Maurício.

Roberto, eu também não considero, mas, cada um tem seu ponto de vista, mesmo que errado.

Flanker

Ah, Pois é! Se para eles, o Hawk 200 é caça, o AMX não é, por que??

Maurício.

Flanker, se esses caras realmente consideram o Hawk 200 um caça, eles estão tão indecisos quando o Galante, que considera o AMX um caça mas o Su-25 é “um avião de apoio aéreo aproximado equivalente ao A-10”.

Flanker

Então, estou tão “indeciso” quanto o Galante.

Reinaldo Deprera

O Chuck Yeager produzido pela Lockheed é o maior sucesso da história, geralmente o cliente compra de novo.
O F-35 caminha na mesma direção a passos largos contra tudo e contra todos.

Save Ferris!

Maurício.

O F-16 pode ser o maior sucesso da história, mas o maior sucesso em números de produção é o Mig-21 e seus derivados, mais de 11 mil produzidos, claro, considerando apenas os caças a jato.

Vespão

Vende mais que coca . Dificilmente algum vetor um dia vai ser tão bem sucedido .
Seria a versão F-16 Viper a mais moderna .

Antoniokings

Conforme os aviões foram ficando mais modernos, ficaram mais caros e venderam em menos quantidades.
Por exemplo, na década de 1940, foram produzidos cerca de 31 mil Yak-3, 20 mil FW-190 ou 15 mil P-51.
Depois, na era dos jatos, mais caros e sofisticados, 12 mil Mig-15 ou 10 mil F-86.
E assim sucessivamente, até os dias atuais.
E mesmo assim, se considerarmos como um período mais atual, nenhum aparelho ultrapassará o Mig-21 que foi um verdadeiro best-seller.

carcara_br

Tendo em vista a hegemonia militar e econômica norte americana nos último 35 anos é bastante impressionante que caças como O Su-27+ e Mig-29+ persistam na lista.
Com dois projetos europeus de próxima geração a caminho, Os chineses com potencial de uma força aérea entre 1000-1500 caças de última geração nos próximos 30 anos. Indianos correndo por fora, com um política voltada a produção própria, o gráfico tende a mudar muito rapidamente nos próximos anos.

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Antoniokings

Talvez não, visto que os aviões atuais são muito mais caros e serão produzidos em quantidades bem menores.
Concordo que a hegemonia militar (e política) americana deu grande vantagem à colocação de seus aparelhos em vários mercados.
E ainda, com seu grande inventário feito às custas de enormes gastos militares que, como estamos começando a assistir, não vão se sustentar.
Mas, isso é assunto para outra discussão.

carcara_br

obrigado pela correção/complemento…

Antoniokings

SDS

Flanker

O SU-30 teve, só da Índia, um pedido inicial de 272 unidades. Mais os exemplares de toda a familia operados pela Rússia e as compras diretas feitas pela china (e da china, acho que não contaram as versões produzidas localmente).

Antoniokings

E esse é o grande problema de EUA e Israel.
A espinha dorsal de suas Forças Aéreas é composta desses aviões que estão em clara desvantagem em relação aos modelos mais recentes.

Antoniokings

Se não me engano, Israel tem cerca de 400 aviões, sendo 300 F-16
Creio que os EUA ainda têm cerca de 1.000 dessas aeronaves, ou seja, praticamente metade de seu inventário.

rui mendes

O f-16I Israelita é um super avião, assim como o f-16 BLQ 52+ e o novo f-16 BLQ 72

Flanker

Os EUA, possuem uns 1200 F-16, das versões C/D block 50 em diante, uns 500 F-15 C/D em diante, 185 F-22, uns 500 F-35, sem contar os A-10, mais uns 500 Super Hornet e sem contar os F-18C/D do USMC.

Chris

Só o Kings mesmo…. Pra enaltecer uma sucata, como o Mig21 nos dias hoje…

E desdenhar do F-16… Com a versão V incorporando até o radar do F-35 ! Heheh

Antoniokings

Enaltecer?
Ele teve sua época de glória.
Agora está defasado.
Normal.

carvalho2008

agora, reduzido a categoria dos Lifts, na forma do JL9

Emmanuel

Fonte: gardenal e diazepam.

Paulo

Se eles estão em desvantagem imagina como está o ferro velho Russo.

Andre

“Clara desvantagem”…hahahahah

Deve ser por isso que a Turquia desdenhou da oferta russa do su57 e preferiu atualizar os f16.

Antoniokings

A Turquia, como é cediço, está dando uma sobrevida aos seus F-16s, porque está construindo o seu T-FX.
E com a ajuda dos russos, conforme aqui noticiado.

Wellington Kramer

O F-16 me parece ter sido, e ser, uma solução, não um problema.

Norma oliveira

E eu só queria entrar em um, não iria importar qual desses seria?

Flanker

Eu já entrei em F-5EM (4869), A-1A e AT-26 (não lembro as matrículas deles).

Pronoia

O F-16 ganha disparado pelo tempo que tem se mantido competitivo (também por alianças e alinhamentos politicos) com suas modificações e modernizações, foi um sucesso de vendas, e ainda pode aumentar o seu número.

  • O avião mais fabricado e é até hoje é o CESSNA 172 – 40.000
  • O avião de guerra mais produzido foi o – ILYUSHYN IL 2 – 36.163
  • O avião de guerra segundo mais produzido foi o Messerschmitt Bf 109 – 35.000

Outros aviões fabricados, civis e de combate, em todos os tempos, além desses bem atuais no site, podem ser obtidos da Wikipedia.
Abs.

Antoniokings

Para vc ver.
Em época de guerra tivemos vários aviões com dezenas de milhares de modelos produzidos.
Já em uma guerra moderna, apesar das grandes perdas no Vietnã, tivemos apenas cerca de 5.000 F-4 produzidos.
A produção mudou muito de patamar.
Para baixo

Jad Bal Ja

O Su-25 tá nesse gráfico de enxerido né?

Last edited 2 anos atrás by Jad Bal Ja
ROBERT SMITH

só pode … ROFL

rdx

É ilusão achar que existem muitos Mig-21 ativos. O maior operador é a índia com cerca de 64 aeronaves. Os demais operadores são uma miscelânea de países africanos, regimes socialistas (Cuba e Coreia do Norte), países assolados por guerras civis (Síria, Iêmen e Líbia) e países europeus que já começaram a desativar seus Mig (Romênia e Croácia). Arrisco a dizer que não existem 150 Mig-21 ativos.

Last edited 2 anos atrás by rdx
Carvalho2008

CN tem mais de 100…a conta somando eles chega_ fácil nos 900 a 1000…

rdx

Não sei de onde você tirou esses números. A flightglobal cita 26. A maioria deve estar estocada por falta de peças de reposição….assim como a grande maioria dos Mig-21 que não foram modernizados. Aposto que os únicos Mig-21 em condições de combate são as unidades modernizadas pelos indianos, romenos e croatas.

rdx

Segundo a Flightglobal são 12 Mig-21 croatas, 132 Mig-21 indianos (deve ter caído para os 64 citados pelo wiki, por conta da implantação do primeiro esquadrão de Tejas em 2020) e 17 Mig-21 romenos. Total: 93

Carvalho2008

E os f7 paquistaneses?

Carvalho2008

Na minha conta que nem somei vários outros países…chequei a 914…. está no comentário acima…e nele só lancei 60 para Índia e 60 para o Paquistão….e sempre lembrando que ambos sequer receberão ainda o total de suas encomendas dos novos substitutos Tejas ou JF17….receberam menos da metade…

Carvalho2008

Conte os modelos mono e bipostos f7 j7 jj7 l7 jl9 somados aos migs21….o Irã por exemplo, eu nem somei, mas veja não há motivos para achar que não voam mais pois estes são os únicos treinadores de lá para aquela força aérea daquele porte e que antes até f14…mesmo com erros e não chegando a 1000 chega a uns 900, pondo mais erro chega a uns 800…mas jamais apenas os 423 listados….nem teria como possuir a mesma quantidade de F5 se oras, é um avião produzido até pouco atrás tal como era ou em novas versões tal como é….… Read more »

Carvalho2008

Que falta de peças? Chineses estão fabricando peças até hoje….!!!!! É por isto que o L9 é absurdamente barato….trem de pouso? É o mesmo…turbina? É o mesmo….centerline airframe é a mesma empenagem, é a mesma, freios? E a mesma, até as asas são as mesma se for adas últimas versões do F7…

Flanker

JL-9 é outra aeronave.

Flanker

Coréia do Norte não se sabe nada de la que tenha credibilidade. E da china, duvido que eles tenham esses numeros ainda em operacao, com a entrada em serviço dos J-10 e das versões locais da família Flanker.

Carvalho2008

E só ler mais acima ver a conta….tem uns 900 ao menos….

Carlos Campos

F35 vai colar no Mig 29

Maurício.

Carlos, vai passar com folga, só acho que não chega no número do F-16.

ROBERT SMITH

Desculpa mais desde quando o SU-25 é um caça?

observador

Ainda existem muitos Mig-21 voando.