Moscou. 9 de dezembro. Interfax-AVN – O caça russo Su-57 estará armado com armas hipersônicas e a partir de 2027 o avião irá para as tropas com um novo motor, Andrei Yelchaninov, disse o primeiro vice-presidente do conselho da Comissão Militar-Industrial Russa (MIC), em uma entrevista à Interfax.

“Os testes da aeronave com o novo motor devem ser concluídos até 2024. Para o período de 2025, será lançado a produção em série de uma aeronave com motor de segundo estágio e em 2026, o recebimento da primeira aeronave com novo motor. O fornecimento da aeronave com novo visual está previsto no novo programa de armamento do estado a partir de 2027. Será cerca de 25 das 76 aeronaves. Dentro da estrutura do contrato de longo prazo já concluído”, disse Yelchaninov.

Segundo ele, já é visível um forte aumento da demanda do Ministério da Defesa de Federação Russa por esse complexo de aviação.
“Em um futuro próximo, o Su-57 será capaz de usar armas hipersônicas, o míssil já está pronto”, disse Yelchaninov.

Novo motor Project 30 para o Su-57

O Su-57 é um caça multifunção de quinta geração projetado para destruir todos os tipos de alvos aéreos em combates de longo e curto alcance, derrotar alvos terrestres e de superfície do inimigo enquanto supera os sistemas de defesa aérea. Seu primeiro voo ocorreu em 29 de janeiro de 2010.

No final de 2020, o primeiro Su-57 de série foi aceito nas Forças Aeroespaciais Russas. Até o final de 2024, os militares russos planejam receber mais 22 dessas aeronaves. No total, 76 caças de quinta geração serão produzidos até 2028, que equiparão três regimentos aéreos.

Anteriormente, foi relatado que os primeiros Su-57s serão produzidos já em forma de série, mas com motores da geração anterior. O motor de “segundo estágio” (Saturn Product 30 da UEC), que dará ao Su-57 velocidade de cruzeiro supersônica, iniciou os testes de voo em dezembro de 2017.

Comparação entre o acabamento do Su-57 protótipo e o de série

FONTE: Militarynews.ru

Subscribe
Notify of
guest

116 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Evgeniy (RF).

O original menciona a conclusão dos testes em 2024 e o início das entregas em 2026.
A tradução não está correta.

Alexandre Galante

O Google translator não se dá bem com o russo. 😉

Evgeniy (RF).

Bem, neste caso, não apenas um tradutor. Pessoas domésticas não agradam com profissionalismo. Há também um erro do próprio jornalista, que confundiu a data do traslado da aeronave com o motor da segunda etapa.
Ou seja, o significado é assim:
para o período de 2024, passando em testes estaduais com um motor de segundo estágio.
Para o período de 2025, será lançado a produção em série de uma aeronave com motor de segundo estágio.
e para o período de 2026, o recebimento da primeira aeronave com um motor de segundo estágio.

Alexandre Galante

Obrigado, acrescentamos as novas datas ao texto.

ROBERT SMITH

Evgeniy, o que seria esse “motor de segundo estagio”? não entendi… seria o “pôs combustão” , desculpa a pergunta, quem não sabe pergunta ;o)

Evgeniy (RF).

Todo o mesmo motor, produto 30. Aproximadamente 17,5-18 toneladas de empuxo. Qual se tornará o principal.

Evgeniy (RF).

Na verdade, tudo isso já foi dito há anos:

https://ria.ru/20201207/su-57-1587961856.html

Lá, há um discurso direto sobre o lançamento de uma aeronave equipada com motores de segundo estágio em 2022 e o início da produção dentro de vários anos. Ou seja, apenas o início da produção em massa terá início no período de 2026 a 2027.
Embora a pandemia esteja fazendo seus próprios ajustes.

Chris

Creio que o “desenvolvimento” deste caça explica o porquê dos EUA só falarem de China…

Só 2027… Serão poucas unidades… E é visível pelas fotos, que ele não possui nem um revestimento stealth…

Ate la… Os caças de 6a geração americanos já deverão estar no ar.

Last edited 2 anos atrás by Chris
Evgeniy (RF).

A única coisa que você mostrou é que não pode contar. O cronograma de produção é conhecido abertamente. Tanto para 2024 quanto para 2027.
Pegue e conte.
Veja todas as fotos. Você descobrirá muitas coisas novas por si mesmo.
Talvez um caça a jato americano esteja no ar? Pode ser. Ou talvez a indústria americana continue a dar origem a tentativas de trazer o F-35 para combater a prontidão. E ao mesmo tempo ele estará envolvido na criação de um lutador de quarta geração.

Evgeniy (RF).

Sim, a aparência do 30 original é classificada. Figura 117 com bico serrilhado.

Léo Neves

Meio confusa está tradução.
Mesmo com motor de primeiro estágio ele ainda é mais potente que o motor do J-20 .
Será que o míssil hipersonico será scranjet ou será uma versão do kinzhal?

Matheus S

Provavelmente uma versão do Kh-47M2.

Léo Neves

A comparação de acabamento poderia ter sido feita com o primeiros protótipos e a versão de série para aí sim haver grande diferença.

Chris

Na foto da versão de série se percebe um canopy comum… E até os rebites a mostra.

Esse avião é tão stealth qto o nosso Gripen…

Rogério Loureiro Dhierio

Até 2026 tem muita água pra rolar.
A Finlândia começa a receber os recém comprados F35, a China começa a implementar esquadrões embarcados do FC35, a Índia começa a fabricar seu caça de 5 geração, EUA anunciam seu primeiro esquadrão aéreo de 6 geração e etc etc etc…

ROBERT SMITH

Todos se armando ate os dentes com equipamentos de ponta e caríssimos… A Rússia diz que esta colocando tropas na fronteira (próximo da) com a Ukrainia para ser “defender” da OTAN, que esta doida para que a Ukrania faça parte da OTAN e diz para a Rússia não precisa se preocupar com isso pq a OTAN é apenas um clube de xadrez e só existe para ser “Defender” …. TODOS estão se armando “só” para se “DEFENDER” …. menos a China que já disse e re-disse que vai anexar Taiwan por bem ou por mau! … tudo indica que, se… Read more »

Antoniokings

Sim.
E o ET de Varginha vai fazer uma aparição no Maracanã em pleno Fla x Flu.

ROBERT SMITH

SERIO! 🙂 vou lá só pra pedir autografo dele! adoro o ET de Vagina 😉

Nilton L Junior

Parece que o ET não vem mais porque a terra ficou plana e vacina é ficção.

Antoniokings

kkkkk

Ele vai achar que nós somos os ETs.

Rogério Loureiro Dhierio

Se já tem ET ou seres incompreensíveis que fazem aparições em blog de defesa, não me surpreenderia em nada a sua afirmação.

Antoniokings

Tem gente que quer até um autógrafo dele.

Chris

Só 2027… Serão poucas unidades… E é visível até nas fotos, que ele não possui nem um revestimento stealth…

É Antônio… O negócio é apelar para o ET de Varginha…

Antoniokings

Nada se compara a essa combinação de armas.
Parabéns aos russos.

RICARDO NUNES BARBOSA

De fato, levar 17 anos após o primeiro voo para receber o motor 5G, só os russos mesmo.

MGNVS

Ricardo… como especialista da area, vc com certeza sabe que os russos sao bem pragmaticos no desenvolvimento de armamentos. Eles costumam fazer muito com o pouco que tem. E a doutrina militar deles é totalmente diferente do Ocidente, Exemplo: se os EUA tem um missil de ultima geracao e eles podem colocar esse missil dentro da janela do Kremlin, entao os russos criam um missil parecido, com menos tecnologia so que com mais potencia pois o pensamento russo é assim: “nao temos tanta precisao, entao fazemos um missil tao potente que mesmo se ele for abatido vai destruir TUDO ao… Read more »

Last edited 2 anos atrás by MGNVS
Ph4nt0m

Bla bla bla bla. Lentos e com tecnologia sabidamente inferior. Desculpas e mais desculpas. 17 anos. Antoniokings, está há 17 anos dizendo que esse caça capenga aí é o melhor. Como diria Romário, agora a corte está completa, o rei, o príncipe e o …

MGNVS

Phantom… Vc vai me desculpar mais bla bla bla foi seu comentario que igual a muitos outros aqui nao passa de torcida, a mesmice de sempre: EUA x Russia e bla bla bla… vc é so mais um fanboy papagaio irritadinho que repete o que os outros falam.. Sugiro vc entrar no site do Ricardo e dar uma lida nas otimas materias que ele posta la. Ou, ja que vc é tao expert assim na area de tecnologia stealth faça aqui no Brasil mais do que Russia e China fazem la.

Antoniokings

Chora!

Flanker

Chorar? Acho que quem Tem que chorar são os russof8los, com a entrega, até agora, da fantástica qiantidade 1 Su-57!!!

Emmanuel

Deixa ele se iludir.

Bosco

O certo é subestimar os americanos então, né?

Henrique

I nóis? como tamos?

MGNVS

Bosco… foi vc quem disse isso de “subestimar os americanos”. Palavras suas. Eu nunca disse isso no meu comentario. E eu duvido que o Alto Comando Militar dos EUA subestime a Russia e a China igual VOCE e outros fanboys fazem aqui. Por isso os EUA ainda sao a unica superpotencia militar do mundo, pq la eles nao vivem de “achismos” igual voce sempre faz aqui.

Last edited 2 anos atrás by MGNVS
Bosco

Eu definitivamente não disse isso “subestimar os estadunidenses” porque não uso esse gentílico para os americanos do mesmo modo que não chamo os brasileiros de “republicanofederativos” ou os chineses de “repuplicopopularistas” ou os russos de “federativos”.
Voltando ao assunto, você é que citou que não se deve subestimar os chineses e russos explanando o quanto são competentes e sabem fazer mais com menos, o que está implícito que os americanos são incompetentes já que precisam de mais para fazer menos.
Mas fica assim. Se interpretei equivocadamente peço desculpas.

MGNVS

Bosco … se algo ficou implicito sobre uma provavel incompetencia “americana” entao foi so para vc no “seu” ponto de vista. Opiniao sua. Esclareço que o meu comentario para o Ricardo faz alusao a diferenca e o gap tecnologico gigantesco existente entre EUA, Russia e China. E se vc leu com atencao, no meu comentario ficou claro essa diferenca que existe entre os EUA e seus dois maiores rivais. Sem contar ainda a diferenca nominal de valores investidos na defesa a favor dos EUA. Entao sim, russos e chineses fazem muito com pouco em vista da diferenca de orcamento. E… Read more »

Last edited 2 anos atrás by MGNVS
Carlos

MGNVS, nem tenta….
Vai ser isso aí mesmo.

“Sou tão especialista e inteligente que você não vai entender…”

Está implícito no comentário dele. Aliás é o que OC (não posso citar o nome) faz quando quer fugir de uma discussão.

Quanto à matéria do site. Parabéns aos russos!

MGNVS

Carlos… saudacoes. Nao tento convencer ngm de nada aqui. So tentei esclarecer para o Bosco o meu ponto de vista para que nao hajam “interpretacoes erradas” ou distorcoes no contexto do que eu escrevi. Nao entro mais em “briguinhas de torcida” aqui. Sempre leio os comentarios tecnicos do Bosco, ele tem bons conhecimentos na area e agrega muito ao site, mas as vzs ele se deixa levar por debates ideologicos inuteis. Alguns aqui no site estao abertos ao debate democratico de ideias mesmo que elas sejam divergentes, e outros estao aqui apenas para tentar impor o proprio ponto de vista… Read more »

Last edited 2 anos atrás by MGNVS
Carlos

Entendo e concordo.
Eu ja aprendi com ele. Ele agega conteúdo ao site, mas às vezes ele se passa.

Last edited 2 anos atrás by Carlos
MGNVS

Carlos… exatamente. Por entrar em debates ideologicos inuteis entao o Bosco acaba perdendo toda crediilidade que tem mesmo quando ele posta excelentes comentarios tecnicos. E quem acaba rindo por ultimo é o Antoniokings ja que a galera fica nervosa com os comentarios que ele faz e acaba entrando na pilha dele. O Antonio deve dar altas risadas em casa.

Bosco

Carlos,
Esquece o OC. Essa narrativa já ficou no passado porque claramente não surtiu o efeito esperado. Vc está muito demodê.
A mais nova narrativa para desgastar o governo é que a primeira dama fala em línguas.
Tenta essa!

Carlos

Não falei?

MGNVS

O interessante é que a Micheque Bolsolete tem controle total sobre o “Espirito Santo” pq ele “baixou” nela com data, hora e local exatos para ser filmado e postado na internet. Realmente essa da Micheque Bolsolete dxa as maluquices do O.C. no chinelo.

MGNVS

Bosco… se vc aceitar uma sugestao minha, eu recomendo que vc assista o filme GAGARIN, em russo legendado em portugues. Filme dificil de achar, mas pelo Torrent consegue. Assim que assistir esse filme vc vai ver as penurias que a URSS passava para se igualar aos EUA na corrida espacial. Meu caro Bosco, eu nao entrava naquela bola de metal nem se a URSS ameaçasse me fuzilar. Vc ficara pasmo de ver as condicoes tecnologicas e de treinamento. GAGARIN foi realmente um heroi pq nenhum ser humano em sã consciencia entrava naquilo. Assista tbm o filme russo 9° Pelotao e… Read more »

Léo Neves

Você confia mais num avião que do primeiro voo até estar totalmente completo leva 14 anos ou um igual o chinês que em 7 anos começa a produção em massa? Eu confio mas no que demorou mais .

Hcosta

Depende das razões do atraso. No caso da Rússia não me parece que seja uma questão de desenvolvimento mas de capacidade financeira e tudo o que isso implica.

Léo Neves

No caso da Rússia é questão financeira sim , por isso o atraso , eles não tem dinheiro igual os EUA para por um caça incompleto cheio de problemas em operação para depois ir corrigindo. Mas no caso dos chineses é meio difícil confiar num caça feito por um país que entrou a pouco tempo no ramo só por que tem muito dinheiro não quer dizer que faz milagres. O Su-57 provavelmente é bem mais capaz que o J-20 mesmo entrando em operação mais lentamente ou em menor números pois teve um desenvolvimento mais longo por uma indústria com muito… Read more »

MGNVS

Leo… de uma olhada no site do Ricardo: tecnomilitar. Ele posta umas materias excelentes la.

Last edited 2 anos atrás by MGNVS
carcara_br

Sinceramente não entendi o comentário, sem o menor propósito. Antônio realçou que vetores de baixo RCS e armas em velocidade hipersônica são uma ótima combinação ofensiva. Hoje não há nada assim, e de fato os russos parecem ser os primeiros a apostar no conceito, ou, ao menos, revelar o desejo/projeto de… Se por um lado eles não colocaram um motor de nova geração no Su-57, também não fez falta visto que não partiram pra aquisição/ produção em massa e nesse meio tempo a tecnologia progrediu, sendo bem provável que o projeto que vai sair em 2024 tenha melhorias substancias ao… Read more »

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
José

Por que você não nos esclarece sobre os novos motores das 3 versões do F-35?
Já que você é um exzpecializya

Emmanuel

“Na cara não.”
Baiano.

Chris

Se é que é 5G… Não vi nenhuma menção a ser de baixa emissão termica.

Paulo

Parabéns por passar vergonha!

Leandro

Sim, os americanos descobrindo a dobra espacial e “nada se compara aos russos”… é muita torcida mesmo…

https://coffeeordie.com/alcubierre-white-warp-drive/

MGNVS

Esta longe isso hein.
Anos e mais anos de estudo ate alcançarmos e termos essa tecnologia de modo funcional e operacional.
Ate la aguardamos.
Agora… teremos novidades em um lugar bem mais proximo aqui da Terra.
Sonda chinesa investigando um objeto estranho no lado escuro da Lua. Pode ser uma simples rocha, ou não. Fonte: BBC News

Last edited 2 anos atrás by MGNVS
Leandro

Há algo mais perto ainda…o NGAD tá até voando…

MGNVS

Tem fotos? Pq eu so achei imagens de artes conceituais.

100nick-Elã

Não quero falar mal, muito menos ser irônica; Assim como o Palmeiras não tem mundial, o Ocidente não tem capacidade hipersônica.

Joanderson

Na verdade a Rússia não nd em dinheiro como china e EUA fica difícil para os russos competir no desenvolvimento de tecnologias com esses gigantes.

Antoniokings

Não entendi ‘competir em tecnologia’.
Vc já viu: Armata, S-300, S-400, S-500, Su-57, SARMAT, Belgorod, Avangard, Khinzal, Buratino e etc, etc, e etc?.

Hcosta

E em capacidade de produção?

Paulo

Tudo sucata, só sobrou a herança do ferro velho antigo.. pobre Russos.

Last edited 2 anos atrás by Paulo
Nilton L Junior

Mais um que esta na sucata do tempo.

Arariboia

Isso é burr& igual terraplanista e pessoal contra vacina. É dodoi…. paciência com eles e seus gurus.

Leonidas

Quem dera estivessmos nós tão “ferrados como os Russos” viu colega… rs

Last edited 2 anos atrás by Leonidas
Paulo

Nem da pra colocar o Brasil no mesmo patamar ou perto, só pode ser citado com países medíocres mesmo.

Bosco

Toinho,
Na boa, tira esse “Buratino” da lista. É só um lança foguetes com foguetes com ogiva termobárica. Ele nem se presta a ser utilizado em conflitos de alta intensidade.
Meu relógio tem mais “alta tecnologia” que ele.

Nilton L Junior

Bah bicho seu relógio então deve hipebárico então, até porque um artefato termobário não deve ser complicado de fazer.

Antoniokings

Esse tem estado surtado de uns tempos para cá.

Bosco

Vai continuar insistindo no Buratino , né?!!

Antoniokings

Sim
nationalinterest.org/blog/buzz/introducing-what-could-be-russias-most-deadly-urban-warfare-weapon-37212

E coloca mais uma, aí.
Koalitsiya.O melhor canhão auto-propulsado do Mundo.

Antoniokings

Mais uma?
Kornet
O melhor míssil anti-tanque.
A lista é longa…….

Flanker

Hehehehehe…pra ti, tudo da Rússia é o melhor, o maior, o mais poderoso, o mais mortal, o mais isso, o mais aquilo……narrativa manjada e mais velha que mij@r pra frente……coisa mais infantil!!

100nick-Elã

hehehehe,,,pra ti, tudo dos EUA é o melhor, o maior, o mais poderoso, o mais mortal, o mais isso, o mais aquilo….coisa mais infantil

Chris

To vendo um caça de 5a geração que esta ha 17 anos na prancheta e nem é stealth.

O S-400 deve “preocupar” só o Brasil.. Ja que abrimos mão da tecnologia do Gripen sueco que o detecta…

Mas… O míssil supersônico com certeza é uma bela cartada…

Mas no jogo, eles ainda estão muito longe dos EUA… Que concentra sua preocupação, hoje em dia, é na China, pois esta tem ate grana pra fabricar armas em grande quantidade.

Last edited 2 anos atrás by Chris
Luiz Machado

Agora vamos ler a notícia sob a ótica usado para analisar os projetos americanos….

“Problemas, atrasos e defesagem tecnológica, a saga russa em busca de um motor mais moderno”

“Após anos de tentativa um novo motor russo previsto para equipar o Su-57 ainda está muito longe de sua conclusão, com problemas orçamentários e barreiras tecnológicas o Su’57 continuará pelo menos nos próximos 10 anos voando com um motor beberrão e fumacento que impede o supercruise da mesma”

Percebem a narrativa?

Luiz Machado

Continuando….

Para alguns o programa F-35 é um absoluto fracasso, mas o programa do Su-57(um pseudo caça de nova geração) é um fenômeno, excelente, maravilhoso, sem problemas, mamutesco, formidável poderoso, sem rebites aparentes, lindo.

Percebem a narrativa? 2

Antoniokings

Prezado.
Esse motor russo é o mais potente da categoria.
E o Su-57 terá dois deles.

Flanker

Terá…daqui 6 anos…se tudo der certo….e até lá, o ocidente vai ficar parada…..agora, conta aquela do papagaio….

100nick-Elã

Mas cadê a capacidade hipersônica do Ocidente?

Paulo

Esse é o verdadeiro caça Stealth onde ninguém vê, se for produzido 20 unidades é pra soltar fogos, que barca furada.

Antoniokings

Será assim:
Operador americano de radar: Avião inimigo detectado a 30 km.
Comandante: Alerta!
Operador: Está disparando um míssil.
Comandante: Que mis…..

Marcos10

Pensei que o avião era furtivo!

Antoniokings

Furtivo, não é invisível
A 30 km de distância de distância, até radar americano detecta.
Só que a essa distância e a ‘queima-roupa’ para esse míssil é a mesma coisa.

Bosco

Toinho,
Deixa de economizar. Esse míssil hipersônico vai ter no mínimo 1500 km de alcance. Cê tá economizando muito propelente. 30 km?

Andre

já é assim desde 1989. Sua amada Russia está atrasada, e muito.

Antoniokings

Pense nisso.
Nas configurações atuais, o Su-57 tem velocidade de cerca de mach 2,2.
O F-35 tem de mach 1,6.
Agora imagine o Su-57 com dois motores Saturn 30.

militarywatchmagazine.com/article/russia-to-field-su-57-with-new-engine-from-2022-sources-claim-upcoming-saturn-30-will-be-strongest-fighter-powerplant-ever

pangloss

Valeu pela dica. Quando eu tirar a carta do Su-57 no Super Trunfo, vou escolher “velocidade” para ganhar as outras cartas.

Antoniokings

Procura lá no Super Trunfo qual avião americano tem um míssil hipersônico acoplado.
Se achar, vai ganhar um monte de pontos.
hehehe

Flanker

E o Su-57 já tem? Engraçado, pensei que a Rússia só tinha recebido 1 exemplar dele….e que foi enviado para o Centro de avaliações da Força Aérea russa.
Se tudo der certo, o Su-57 terá um míssil hipersônico, que não foi dito para qual missão ele será usado, é isso daqui a alguns anos.

pangloss

Super Trunfo é mais direto do que isso. O que se compara são dados brutos, e só: velocidade, teto operacional, comprimento, envergadura, peso, essas coisas.
Os russos têm boas chances, segundo esses critérios.

Andre

É mais provável achar num super trunfo do que em alguma base russa.

Bosco

Pangloss,
Os americanos estão focados em desenvolver armas lasers de alta energia para equipar navios, helicópteros, caças, bombardeiros, UAVs, AC-130, veículos terrestres, etc. enquanto os russos e chineses vão morrer abraçados nos seus lentos mísseis hipersônicos.
A corrida dos hipersônicos os EUA perdeu mas parece que a do laser ele está ganhando disparado e será essa que definirá o “macho alfa” da matilha.
Drones autônomos, tecnologia stealth banda larga, armas laser de alta energia… São essas as capacidades que farão diferença no futuro de médio prazo.

Last edited 2 anos atrás by Bosco
Red Pill - 红色药丸

Momento Pitonisa…

Andre

Nas configurações atuais, o F35 está operacional em quase 10 países. O Su57, quem sabe, um dia, lá por 2027, talvez fique.

Por enquanto, o Su57 é só um sonho de alguém que não pode ver um faberge que já fica salivando.

Antoniokings

É a mesma coisa que vender rifa pra família.
Os mais próximos sempre compram.
E dão uma ‘forcinha’.

Andre

E a outra rifa, que nem o pai comprou para ajudar?

Flanker

E daí? Compare laranjas com laranjas…..o Su-57 está sendo feito para enfrentar o F-22.

Andre

A grande pergunta é: ele está sendo feito?

100nick-Elã

Mas o avançado EUA tem capacidade hipersônica?

Andre

tenho que mudar minha frase: invisível são apenas o avião da mulher maravilha e o su57 hahahah

Marcos10

Super trunfo!
Dai o avião é abatido por míssil guiado a calor..

Andre

Quando chegar 2027 a promessa será de que o su57 vai ser entregue com um desmineralizador controlado pela mente em 2050.

O que aconteceu com aquelas 4 unidades que estavam prometidas para este ano?

Paulo

Elas estão no modo stealth aonde ninguém pode ver.

Andre

huahuahuahu

esses russos são muito avançados mesmo. primeiro avião 100% stealth

Adriano Madureira

Realmente houve avanços…

comment image

DSC

Que avanços?

J-20

Mas esse bulbo protuberante que é o IRST ainda acaba com a furtividade frontal da aeronave.

José

Que aparelho você usou para medir essa furtividade?

Nemo

Sou brasileiro e não tenho torcida para ninguém, mas o certo é que a Rússia tem capacidades fantásticas comparado com os gastos. De acordo com a Global Fire Powers a Rússia tem um orçamento militar de U$ 42B para 2021, os EUA U$ 740B, a Alemanha U$ 57B, o Reino Unido U$ 56B, a França U$ 47B e o Brasil U$ 30B. Alguém acha que a Rússia administra mal seu orçamento?

Adriano Madureira

“Alguém acha que a Rússia administra mal seu orçamento?”

eu acho que os russos talvez até possam não administrar bem seu orçamento, não existe país perfeito nessa arte, mas oque beneficia os russos é a sua pequena dívida externa.
Então sobra recursos para usar na área militar, P&D e outras áreas.

A Dívida Externa da Rússia representou 31,5% do PIB nominal do país em 2020, em comparação com a proporção de 29,1% no ano anterior.

Bruno Vinícius

Nemo, não faz sentido comparar o orçamento nominal em dólar quando o país produz praticamente todo o material bélico que usa. O mais correto seria usar o orçamento ajustado por PPP, o que coloca o orçamento de defesa russo na casa dos 200 bilhões de dólares.

Grifon Eagle

Caça top…

Roberto da Silva Rocha

Imensa alegria em poder entrar nessa discussão saudável e ser o único insensato. Devo dizer que nem estou surpreso com tantos torcedores alheios que nem são norte americano nem russos. Vá lá. Quando se compara uma frota de aeronave fabricadas há 15 anos com outra que seria produto de daqui a 5 anos me vem a comparação de um celular de 15 anos atrás com outro que seria produzindo daqui a cinco . Abraço amigão

Roberto da Silva Rocha

Os russos que inventaram a matemática stealth nunca se empolgaram com essa estratégia, parece que preferiram investimento em melhores radares, porque uma aeronave stealth até a distância de 18 milhas que dispara um míssil não stealth e durante esse disparo de um míssil não stealth se toena visível por causa da abertura de seu porão de armas não justifica o enorme sacrifício em desempenho e custo da coisa toda . Parece que a coisa funciona vapenas para radares da decada de 90 mas não para agora. Abraço amigão

Roberto da Silva Rocha

Armas laser sempre tiveram dois obstáculos: alcance versus energia necessária e as condições de visibilidade contra nuvem, fumaça e superfície espelhada. Não me preocupa o Brasil demorar a concluir seu Sub nuclear pois o maior problema dos Arsenal militar é a obsolescência pois quanto mais anterior o projeto e a fabricação maior é a defasagem. Quem chega por último é aempre o melhor porque é o mais moderno. Abraço amigão