Por que o Pentágono foi surpreendido pelo teste hipersônico da China?

104

Conceito de veículo planador hipersônico da China

O Pentágono ficou surpreso porque nenhuma nação era conhecida por ter essa capacidade, relata o Financial Times

A China disparou um míssil de uma arma hipersônica ao se aproximar de um alvo durante um teste em julho, relatou o Financial Times, acrescentando que o Pentágono ficou surpreso porque nenhuma nação era conhecida por ter essa capacidade.

Um veículo planador hipersônico lançado pela China disparou o projétil sobre o Mar da China Meridional enquanto se movia a cinco vezes a velocidade do som, informou o jornal, citando pessoas familiarizadas com a inteligência.

Alguns especialistas militares acreditam que um míssil ar-ar foi disparado, disse o jornal. Outros pensaram que era uma contramedida que poderia prejudicar a capacidade dos sistemas de defesa antimísseis de derrubar a arma hipersônica, que pode carregar uma ogiva nuclear, em um combate.

O Financial Times relatou no mês passado que a China conduziu testes de armas hipersônicas em 27 de julho e novamente em 13 de agosto, levantando preocupação em Washington sobre o avanço das capacidades militares de Pequim. O Ministério das Relações Exteriores da China disse que o país testou “um veículo espacial de rotina” para ver se era reutilizável.

Se os testes de armas hipersônicas da China forem confirmados, isso sugeriria que o presidente Xi Jinping pode estar explorando ataques orbitais como uma forma de conter os avanços americanos no abate de mísseis balísticos antes que eles possam ameaçar os EUA. No ano passado, a Marinha dos EUA interceptou com sucesso um míssil balístico intercontinental simulado.

“Eu certamente não consigo pensar em nenhum precedente técnico para um veículo planador hipersônico liberando algum tipo de carga útil – implícito ser um míssil pelo relato do FT”, disse Ankit Panda, membro sênior de Stanton no programa de política nuclear em Carnegie Endowment for International Peace.

“Eu me pergunto, no entanto, se este ‘míssil’ pode ter sido algum outro tipo de carga útil, talvez uma contramedida ou algum outro tipo de mecanismo de suporte”, disse ele. Panda acrescentou que há dúvidas sobre a utilidade militar de tal demonstração, e a comunidade internacional não deve presumir que a China pretende empregar tal arma no campo.

FONTE: Financial Times, via Business Standard

Subscribe
Notify of
guest

104 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carcara_br

Desculpe o termo, mas já virou “bundalele” nessa altura nem eu estou entendendo mais nada. Aguardando algum pronunciamento chinês, a mídia americana resolveu meter o louco…

Antoniokings

carcara_br

Neste post está melhor explicado.
A arma hipersônica planadora é que lança o outro míssil.
É sem precedentes.

sergio

Interessante, se foi um míssil, ou bomba guiada, podemos esta vislumbrando o surgimento de um planador hipersônico reutilizável, os alemão na segunda guerra tinhão um projeto parecido, um bombardeiro que seria impulsionado por foguete ate uma grande altitude, quicaria nas camadas superiores da atmosfera, lançaria suas bombas sobre grandes cidades americanas e desceria no japão, se for realmente isso, os Chineses conseguirão Realizar o sonho Norte Americano de atacar qualquer parte do mundo, em poucas horas apos tomada a decisão de atacar.
Se for, a China terá uma vantagem militar sem precedentes.

Fernando Gouveia

Vou explicar de um modo simples. O que se viu anteriormente era aparentemente apenas um FOBS + HGV, a junção dos dois já era uma novidade na era moderna. Mas agora com as afirmações de Hytten e Milley, não era basicamente apenas isso. O míssil entrou em um movimento orbital retrógrado(oeste para o leste), isso não faz sentido a menos que tenha alguma precaução de cair estágios do foguete em outros países, o que fazia sentido era realizar o movimento orbital progressivo(leste para oeste), pois isso até economiza energia do veículo. Também o fato de que o míssil liberou algum… Read more »

carcara_br

Boa hipótese.
Outra:
O teste falhou o míssil espatifou e liberou um pedaço…

Fernando Gouveia

Essa hipótese também é boa. A neoconzada aqui pode usar. Uma outra que eles podem usar é que tudo é mentira e é propaganda para ter mais orçamento. Podem usar essa também neoconzada.

Fato:

Ao invés da trajetória ter sido progressivo como aqui:comment image

A trajetória real foi assim(130º):

carcara_br

Passou pelo Brasil S2…

carcara_br

será que deu pra detectar?

Fernando Gouveia

Não. A FAB não sabe nem o que ou quem transporta em seus aviões, muito menos um míssil em órbita a 150 km de altitude.

Last edited 2 anos atrás by Fernando Gouveia
Fernando Gouveia

Receio que sim, embora não necessariamente nessa trajetória, podendo ocorrer a passagem em órbita mais ao norte do país.

Fernando Gouveia

Tirando a hipótese da neoconzada. Para clarear um pouco mais, existe um conceito aproximado que foi testado no túnel de vento do que parece ser o que a China testou com o HGV liberando um outro veículo a velocidades hipersônicas na atmosfera. Conforme a imagem:

carcara_br

Interessante esses testes são de onde?
Pior que ele falou que ia parar de participar, espero que mude de ideia…

Fernando Gouveia

China Academy of Aerospace Aerodynamics – CAAA.

Fernando Gouveia

Agora sim até mais.

carcara_br

vlw obrigado, Já guardei o link da matéria para futuras referencias,

Antoniokings

Os americanos não estariam tão preocupados.

carcara_br

Sim, não colocaria todas com igual probabilidade, só estou levantando o que minha limitada imaginação permite.

RICARDO NUNES BARBOSA

Perfeito.

Fernando Gouveia

HGV liberou algum tipo de carga a velocidades hipersônicas na fase terminal de voo na atmosfera(essa novidade da matéria que até então permanecia em segredo), podendo ser algum tipo de carga de entrega ou contramedida para os sistemas de defesa antimíssil na tentativa de dificultar a interceptação”

Até mesmo a Darpa está surpresa com essa nova informação.

Marcos10

O problema é que os EUA hoje estão mais preocupados com frescuritis que outra coisa.

Antoniokings

Este é um dos avanços na área militar da China e da Rússia que estão colocando os americanos nas cordas.
Essa tecnologia é realmente impressionante.

carcara_br

O Ministério das Relações Exteriores da China disse que o país testou “um veículo espacial de rotina” para ver se era reutilizável.

Será que eles testaram o SR-72 na frente dos americanos.
Um Drone hipersônico capaz de lançar outras armas e pode ser reaproveitado?

Kings, vamo embora daqui….
Brincadeira, Mateus costuma ter algumas fontes diferenciadas talvez ele consiga jogar uma luz…

RICARDO NUNES BARBOSA

Não seria um “SR-72” pq utilizou um foguete ICBM em vez de decolar e pousar como uma aeronave.

carcara_br

Verdade, seria melhor porque chega em qualquer parte do globo em 30 minutos.

Ricardo Nunes Barbosa

Não se trata de melhor ou pior, são conceitos diferentes para funções diferentes. SR-72 será uma aeronave hipersônica (decola e pousa sem auxílio), enquanto neste caso temos um planador (plana após ser impulsionado por um foguete).

Fernando Gouveia

Um fato interessante, daqui a alguns anos vocês vão ver um projeto que a China está desenvolvendo, se trata justamente de uma aeronave hipersônica que terá função dedicada ASAT. O SR-72 terá como função ISR, já esse projeto chinês será essencialmente dedicado a operações ASAT. Existem mais de dois projetos nesse sentido de uma aeronave que decola e pousa e poderá abater satélites. O projeto começou alguns anos, mas deve tomar forma entre o final dessa década e o início da década seguinte.

Fernando Gouveia

Pode anotar isso ai.

Antoniokings

Agora, será que o veículo que o HGV soltou também acelera?
Qual seria a velocidade final desse artefato?
Muito interessante.

carcara_br

Não faço ideia, e se no final não for um projeto com uso puramente militar?

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Matheus S

Estou tão perdido quanto vocês. Ainda estava em dúvida de que se tratava de um HGV/FOBS ou um HGV de alcance global.

Paulo César

Se não me engano e hipersonic glader veicule (veículo planador hipersonico)

Fernando Gouveia

Quando ocorreu o teste em julho/agosto, o que essencialmente se dizia confirmar era justamente um FOBS com HGV, só que o HGV de maior alcance era o DF-17 com 2500 km de alcance, mesmo com a possibilidade de se atacar pelo Polo Sul, os radares americanos ainda poderiam visualizar alguma coisa quando o veículo liberasse o HGV, portanto, os radares americanos dedicados ABM poderiam ter alguma chance de detectar o FOBS, por causa do pequeno alcance do HGV. Depois, o Hytten confirmou que o veículo liberado tinha alcance intercontinental, o HGV portanto, tinha na verdade um alcance acima de 5500… Read more »

Fernando Gouveia

Por isso essa necessidade de se ter uma capacidade de detecção e rastreio por via satélite, isso é impossível de se realizar com sensores terrestres, navais e aéreos e é a razão do HBTSS e o Blackjack americano. O que os americanos tem hoje em termos disso são sensores terrestres, navais e aéreos no SCS(South China Sea), não poucos, mas muitos, ao redor da China. Por exemplo, no ano passado quando teve o lançamento do DF-21D e do DF-26B no SCS, os EUA antecipadamente já sabiam que seria realizado o disparo e decolaram com o RC-135S Cobra Ball, existem três… Read more »

FERNANDO

Bem, vamos por partes. Primeiro, eu não acredito que os americanos não tenham está tecnologia. Segundo, existem histórias que estão se tornando comprovações oficiais de que os Estados Unidos tem conhecimento de aeronaves não identificadas nos céus do mundo afora. Ou seja UFOS. E que os mesmos estão resgatando e confiscando aeronaves ao redor do mundo. A casos bem relatados, tais como Caso Roswell, que comprovadamente é um caso de queda de OVNI. Todos vocês realmente acreditam que este teste pegou os americanos com um pé atrás? Vejam a agência DARPHA e seus programas ultra secretos. Vejam a Área 51?… Read more »

Barak MX para o Brasil

Acho muito difícil que os EUA tenham conseguido fazer engenharia reversa nessas naves alienígenas. Não sabemos como realmente funciona esses mecanismos desconhecidos. Veja bem, desde o caso Roswell não vemos aeronaves terrestres com algum tipo de vôo desconhecido. No máximo, patentes de aeronaves anti gravidade da US Navy que nunca se concretizou.

Zeus

Prezado maluco beleza, fale mais sobre esta coisa de “UFOs confiscando aeronaves ao roedor do mundo “…

FERNANDO

Simples Zeus, eu tenho visto naves aliens desde os anos de 1986. Já conversei com aliens. Eles vem das Pleíades, e não estão interessados no planeta, não precisam, o interesse dele é em nós, em nosso processo de evolução moral e espiritual, e, em não permitir que entremos numa Guerra de Destruição em Massa (Nuclear) Mas, para mais informações, leia sobre o espiritismo evolução dos mundos e dos espíritos e irá compreender. O que posso te informar é que existem hoje duas categorias de aliens no planeta Terra hoje, os que são bons e desejam nosso bem e que avancemos… Read more »

WSilva

Chegou um alienado por Hollywood…

Lembro que quando ouvia coast to coast AM, MUFON e Art Bell os tópicos eram exatamente esses, pura fantasia, ainda assim de vez em quando aparecia um ou outro dizendo que naves identificadas pelos EUA poderiam ser russas ou chinesas. Vale lembrar que Russia e China pouco falam sobre UFO e seus territórios são imensos assim como sistema de vigilância.

FERNANDO

Bem, cada um enxerga o que quer ver. Me lembro que a alguns anos quando se falava em planetas em outros sistemas solares, vc poderia ser ridicularizado. Hoje, veja o que está ocorrendo. Logo a NASA terá uma confirmação, pois cada vez mais eles estão construindo telescópios espaciais maiores e mais modernos. Veja, o que era o mundo antes do Telescópio Espacial Hubble. Pena que no dia, eu não filmei, parece besteira, mas, a gente vive lendo, pesquisando, e tentando tirar uma foto e quando ocorre, vc fica bobo, eufórico, fala pelos cotovelos, gesticula, pula, senta, anda sem parar, fica… Read more »

Roberval Rosa

Vc está assitindo muito Arquivo X ou Alienígenas do Passado

Hcosta

E qual é a sua utilidade?
Contramedidas?

carcara_br

Muito prematuro, mas se as hipóteses se confirmarem, contramedida é não provocar no momento…

Theo

Esta tecnologia é ainda nova. Todas as 3 potencias(EUA, China e Russia) ainda tem muito a desenvolver. Acredito que nos próximos anos teremos uma corrida armamentista sem precedentes na história da Humanidade.

WSilva

O pai do programa de foguetes da China foi Qian Xuesen, um dos cientistas presentes no projeto Manhattan e um dos envolvidos no projeto do Jet Propulsion Labaratory dos EUA algo que o país até hoje tenta deletar da história, um verdadeiro nacionalista que depois de tanto ajudar os EUA foi escorraçado pelo governo americano e então voltou ao seu país natal para mudar a história militar do mesmo.

Hcosta

Como sempre só conta a parte da história que lhe interessa.

Fernando Gouveia

Excelente menção. Esse cidadão é responsável pelos maiores avanços aeroespaciais de dois países, EUA e China, embora só um deles ele é reconhecido, o seu país natal. Inclusive, há um museu inteiramente sobre ele. Ele gostava tanto dos EUA que implorou para não ser mandado para a China de Mao, foi contrariado pelo governo americano por achá-lo que era comunista e estava a serviço de Mao, um ledo engano. Aliás, esse é um dos maiores erros que os EUA cometeram em toda a Guerra Fria, a corrida espacial inicial que os EUA estavam perdendo em parte foi por conta dessa… Read more »

Fernando Gouveia

Aliás, tem uma questão do racismo lá contra asiáticos nos EUA. Recentemente, alguns negros estavam batendo e xingando uma família asiática, parecia ser chinesa em um vagão de um trem na Filadélfia. Esse é o país da liberdade. Está sendo repercutido bastante isso por lá. Isso em parte tem haver com o governo anterior americano, mas também é culpa do atual governo. Esses dias também vi uma cantora mijando na cara de um homem no meio do show nos EUA, abaixou a roupa e começou a mijar. Coisa ridícula. Enquanto isso, os chineses estão estudando e trabalhando. Tu já viu… Read more »

Bosco

O que me deixa confuso é como os EUA sabe tudo sobre esses mísseis indetectáveis. A vantagem deles é não serem detectados pelos meios usuais dos americanos mas de forma contrária os americanos rastreiam todos os testes chineses e inclusive são capazes de detectar que um veículo hipersônico liberou outro.
Uauuuu!

Antoniokings

Fique tranquilo que não é só vc que está confuso.
O Pentágono, a Marinha, o Exército, a Força Aérea, as empresas de equipamentos militares, as Universidades em suma, os Estados Unidos estão confusos.
E ‘perdidinhos’.

Bosco

O alto comando militar americano virou narrador de teste chinês.

Bosco

A turma de entusiastas aqui e na China se abastece de informações divulgadas pelos… americanos. rssss

Bosco

Será que usamericanu precisam mesmo gastar tantos bilhões com esses novos satélites de detecção dos mísseis hipersônicos?
O que dá pra entender é que não importa onde os testes sejam feitos usamericanu que tudo vêm com seu olho de Tandera sabem cada característica do teste em todo o percurso.
Ainda bem porque só assim a gente e o pessoal da China fica sabendo em que pé está a tecnologia hipersônica e podemos todos nos maravilhar com ela.
*O Papai Noel esse ano vai ter trabalho para se manter discreto dia 24/12.

Last edited 2 anos atrás by Bosco
Bosco

vêm = veem

WSilva

”A turma de entusiastas aqui e na China se abastece de informações divulgadas pelos… americanos. rssss”

Boa, isso é um erro e por isso não comentei sobre o tema profundamente, além disso pelo que conheço de China, o governo chinês não vai facilmente soltar nenhuma informação de armas ofensivas sobre o país pois sabe que será enquadrado como vilão pela máquina de propaganda anglo-saxã.

Porém, o programa espacial e de foguetes da China estão de fato avançados, não há como negar.

Bosco

Sem dúvida. Mas o meu ponto é que essa “histeria”, essa “narrativa” sobre as armas hipersônicas serem o ó do borogodó, a tampa do caixão dos imperialistas, a bala de prata de todas as batalhas… é alimentada pela máquina de propaganda americana. Mesmo em sites da China as fontes citadas são as mesmas. Não é no mínimo estranho? Os analistas militares e os entusiastas inclusive da china se baseiam nas mesmas fontes ocidentais, baseadas em análises de analistas ocidentais e de comentários de oficiais das FAs americanas. Isso é no mínimo inusitado! Até a quantidade de mísseis balísticos. Um dia… Read more »

carcara_br

Pois é Bosco você não divulga a escalação e esquema tático do time antes do jogo.
Por mais que os americanos sejam transparente e precisem prestar conta de onde vai o dinheiro é muita ingenuidade confiar em fonte de internet pra saber a quantidade e modelos das armas envolvidas.
Achei que todos já tivessem aprendido isto lá atrás com os próprios mísseis kalibr, Russo.

Fernando Gouveia

Não há problema nenhum em se usar fontes ocidentais como fonte. Os chineses a usam, assim como o mundo todo. Na Guerra Fria, o mundo só ficou sabendo das capacidades soviéticas através das análises da DIA através da coleção anual Soviet Military Power. Mas muita coisa é informada lá, apenas os sistemas atuais em desenvolvimento que fica na base do achismo e tendo que usar fonte ocidental como base, porque do PLA não sai nada. E isso é ótimo. Questões de segurança nacional precisam estar com algum grau de sigilo, mesmo em democracias como os EUA. O próprio Hytten afirma… Read more »

WSilva

Os sites que você procurou talvez sejam replicadores, mesmo em chinês mandarim há vários deles. As melhores think tanks chinesas todas passam pelo crivo da Academia militar de Ciências do Exercito de Libertação Popular da China e até não vi nada da parte deles em relação a armas hipersônicas testadas recentemente, mas vi muita coisa sobre o programa espacial da China e por isso disse que está avançado porque a fonte é primária e dela foi replicada pro ocidente. O programa espacial chinês é um braço das Forças Armadas que também controla o Esquadrão de foguetes da China, então por… Read more »

carcara_br

Muita coisa no jogada no ar, notícias liberadas a conta gotas, versões da história levemente diferente a cada vez, várias dúvidas sem confirmação, o negócio é esperar pra e ver o que se confirma, uma coisa é certa os chineses vão continuar seus testes no deserto, aguardemos…

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
WSilva

É isso aí, negócio é esperar. Mas veja como é engraçado as versões do mundo ocidental e oriental, esses dias só se falava da Tenista chinesa Peng Shuai, os doidão replicadores ficaram alucinados, ”mais uma pessoa que denuncia um membro do partidão e some para nunca mais voltar” ai do nada ela é flagrada almocaçando com amigos tranquilamente. Semanas antes era a bolha imobiliária chinesa da Evergrande, muitos emocionados já cravando ”Agora vai, agora a China cai”. Um pouco antes disso se falava que Xi Jinping estava perdendo apoio dentro do partidão e que estava doente, mas recentemente foi provado… Read more »

Antoniokings

E um pouco antes foi o caso do Presidente da Xiaomi.
Logo depois, apareceu passeando na Espanha.

carcara_br

As pessoas que espalham a notícia nunca voltam pra corrigir, ou a correção simplesmente não desperta interesse…

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Antoniokings

Característica básica de fake news.

WSilva

Outra coisa que esqueci de mencionar, enquanto aqui no ocidente se fala muito de missil hipersônico chinês, no oriente o assunto do momento é a parceria China-Asean e a reunião que tiveram hoje com Xi Jinping.

Coitado de quem se informa apenas pelo ocidente. rs

Antoniokings

Não podemos esquecer que agora em janeiro entra em vigor o RCEP.

carcara_br

O conflito armado provavelmente nunca se concretizará, mas a disputa comercial é real, pra ontem.
E ai vamos repercutir os avanços diplomáticos e comerciais contra o nosso interesse, ou ameaçadora ameaça dos mísseis hipersônicos?

WSilva

O Brasil precisa se posicionar mas para isso precisa de sangue novo e nacionalista no poder, se a estrategia é se alinhar mais aos EUA tudo bem mas o Brasil precisa começar a receber algo em troca, seja mais parcerias econômicas, militar e transferência de tecnologia, isso tem que ser exigido, não adianta mais babar ovo de americano e receber em troca apenas tapinhas nas costas, bater no peito que aqui também é uma democracia e ganhar bandeirinha para pendurar no retrovisor do carro. Eu sinceramente acho que os EUA não aceitaria pois sabe o potencial desse país aqui, mas… Read more »

Bosco

Galvão Bueno que se cuide!

André Macedo

Não, segundo sua hipótese extremamente coerente da conspiração mundial a favor da China, os EUA também estão do lado dos chineses, com certeza os generais americanos não espumam pela boca ao ter que dar uma notícia dessas.

No mais, encaminhe um email para a CIA requisitando informações detalhadas de onde eles tiram as informações, talvez até te mandem o nome completo e foto dos informantes chineses.

André Macedo

Sim, Bosco, os americanos estão ao lado dos chineses, agora é só você e sua nave espacial esférica contra os comunistas malvados comedores de crianças, reptilianos globalistas que moram no centro da Terra.

Bosco

André,
A China é uma democracia capitalista.

Fernando Gouveia

A América “capitalista” e a China “comunista”.

Cristiano de Aquino Campos

Mísseis hipersônico não são indefectíveis, são indefensaveis.

Bosco

Cristiano, Você tá muito pessimista. Eles são o que se chama no jargão do Pentágono de I3 (indetectável, indefectível e indefensável). Eles voam baixo a velocidade da luz … quer dizer… a velocidade hipersônica… e vêm fazendo curvas. São cobertos pelo manto de invisibilidade do Harry Porter … não. … por uma cobertura de material RAM resistente ao calor extremo. E não tem limite de alcance . É ilimitado e podem atacar a baixa altura na velocidade da luz … quer dizer , hipersônica, vindo rasante pelo Polo Sul. E se já não fosse sério ele ainda libera o duende… Read more »

Fernando Gouveia

Esqueceu do míssil cilíndrico capaz de perfurar a terra e atravessar a crosta da Terra e explodir nos EUA, a verdadeira tecnologia I3. Quem já assistiu Fringe, quarto capítulo da primeira temporada sabe do que estou dizendo.

Fernando Gouveia

Respondido lá em cima. Até mais. Nossa relação foi boa enquanto durou. Pena que tudo que é bom acaba cedo. Até.

Carlos Campos

acredito que seja por meio de espionagem

Carlos

Porque não sabiam , oras..

Ou… talvez alguns lá diziam, “Na China nada funciona, solta pecinha, jamais serão..”

Cochilou o cachimbo caiu. Ma de fato, duvidar que os EUA cheguem lá é igualmente um erro.

Agressor's

Os extraterrestres se cansaram dos EUA, e estão passando tecnologia agora para a China e Rússia…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Antoniokings

Pois é.
Os americanos ainda estão na etapa dos ‘Minuteman’.
Tipo década de 1970.

RICARDO NUNES BARBOSA

Avise isso para o J-20 com motor de Su-27.

WSilva

Ou para o americano que fala inglês que é britânico. rs

Luiz Trindade

Voltaram ao conceito do SR-71 Blackbird de ter uma aeronave com velocidade porém ao invés de espionar, ataca!. Infelizmente os EUA dormiram no ponto e agora que acordaram…

Bosco

Agora, falando sério! Tomara que não tenha sido um duende do Papai Noel que caiu do trenó mágico em teste para o Natal.
Se for , temo pela saúde do pobrezinho.

Inimigo do Estado

Eu temo pela sua saúde, vai pirar com estas novidades vindas do país que tu tanto odeia.

Bosco

Usamericanumalvado descobrem um monte de buracos no deserto e no outro dia, sem mais nem menos, já vira verdade absoluta que os chinas estão querendo ter mais umas duas mil armas nucleares e a turma de fanáticos pró-China já saem de peito estufado arrotando caviar e dizendo que com chinês não se brinca, que eles inventaram o papel, que eles são pacientes, que eles inventaram a macarronada, etc. E aí se no outro dia um dirigente chinês emite uma nota dizendo que os buracos são pra procurar água no deserto aí é que o caldo engrossa de vez porque os… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bosco
Léo Neves

Dizem que o foguete chinês acertou o padre do balão e devido a velocidade acabou caindo de volta no chão.

Bosco

Alguém sabe se foi um duende mesmo? Se foi, o paraquedas abriu? Estou realmente preocupado. Dizem que aquele traje verde dele é de amianto mas nunca se sabe.

carcara_br

Deixou de presente uma matrioska hipersônica

sub urbano

São os mesmos que em 2012 disseram que o Irã tinha apenas 08 mísseis balísticos e que a China tem apenas 200 ogivas nucleares.

Emmanuel

Resumo da ópera:
Eu (US), que tenho um PHALANX (arsenal nuclear americano), estou com medinho do meu vizinho (China) porque comprou uma ak-47 (míssil hipersônico).
Uhum…claro.
Você até pode atirar primeiro com a AK, entretanto, depois vai ficar sem casa.

WSilva

Esse é mais um erro que muitos cometem, acreditar que a China possui apenas 350 ogivas nucleares. O governo chinês jamais revelou tais números. Ainda que a China perca uma guerra nuclear contra os EUA, e perderia mesmo, julgando que a China tenha somente 350 ogivas nucleares mesmo, essas são mais do que suficientes para acabar com os EUA, e isso seria um baita problema pois os americanos que sobrarem poderiam invadir o Canadá e possivelmente o Brasil para se restabelecerem. O problema é descobrir na hora de que a China não tem somente 350, mas sim 1000 ou 1500… Read more »

Bosco

WSilva, Eu não creio que seja assim W. A dissuasão nuclear não funciona desse modo e mesmo para os geniais chineses não é diferente. Um país pode ter 100 e dizer que tem 200 mas nunca o contrário. Armas nucleares são “esponjas” de ataque nuclear. Principalmente os principais players não brincam com isso e deixam claro quantas têm , principalmente as estratégicas. Se um país tiver 1500 armas nucleares mas divulgar que tem só 300 ele estará atraindo um ataque contra essas 300 por uma força que se julgue superior e capaz de suportar um contra-ataque. Não tem lógica ele… Read more »

Inimigo do Estado

Está cada dia mais difícil a vida do leitor de catálogo, só lhe resta tegiversar.

Aqui jaz Bosco, o especialista de catálogo.

Antoniokings

Está doidim, doidim..

Max

Se a inteligência dos EUA não tem certeza do que era, e do que aconteceu, isso já diz muito sobre a tecnologia chinesa….

Termit

Ah não…os extraterrestres novamente ajudando os não europeus a evoluírem??? Esses comédias ??

Bosco

Pessoal! Tá confirmado! Era um duende mesmo… do Papai Noel.
Já foi levado para a Área 51 pra ser torturado e dizer como funciona a propulsão warp do trenó do PN.
Podem ficar tranquilos. Não foi pecinha que cai do míssil chinês não e nem um míssil hipersônico lançado do míssil hipersônico chinês do sistema FOBS Penetrator Tabajara não.
O mundo está a salvo… mas o Natal corre um sério risco de ir para o beleleu.

Emmanuel

Eu queria saber como é a moderação desses blogs quanto a opinião.
Sério.
Porque eu vejo umas insanidades sendo escritas, principalmente por dois foristas, se é que são foristas, que passa da opinião ao ataque, e pior, sem embasamento nenhum.
E não importa o que eu se escreva, os comentários deles sempre estão lá, enquanto que outros comentários contrários são colocados na “geladeira”, bloqueados ou simplesmente “desaparecem”.
Gostava quando a trilogia era a trilogia.

Bosco

Emmanuel, Desde quando o jornalismo de modo geral mostrou a sua verdadeira face que é a de formador de opinião e não a que deveria ter , a de informar, que nada mais me assusta. Isso ficou claro quando o monopólio da narrativa da mídia mainstream sustentada pelo Estado se viu ameaçado. O mesmo é sobre a liberdade de expressão como ficou patente com a eleição de pessoas fora do establishment tanto aqui como nos EUA. Na verdade vivíamos na Matrix. Nossa “liberdade” é apenas um concessão do Estado que a relativiza e inclusive a remove quando bem entender. A… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bosco
rafa

rapaz venho percebendo isso a alguns meses mas achei que era coisa da minha cabeça quanto a trilogia, acompanho a muitos anos, mas algo mudou kkk… porem continua sendo um ótimo blog de noticia, em relação a essas novas tecnologia sempre servirão apenas pra tirar dinheiro do contribuinte, são caras pra construir, caras pra manter e são inúteis pois já existem outros meios para isso.

Last edited 2 anos atrás by rafa
José Campos

Lógico que sei que o mundo sempre foi cruel, mas que pena que os homens ainda não entenderam que o sentido da vida é transformá-lo para melhor, assim como a nós mesmos.
Ao tempo que se campeia miséria e dor, com tantas vidas ceifadas por uma epidemia(diga-se de passagem, surgida lá na China dos hipersônicos), investe-se maciçamente em armas mortais, com o mesmo objetivo da época do homem das cavernas, ou seja, dominar pela força. Triste e lamentável.

Lucas

Quando pararem de se preocupar com “traves.tis” nas Forças Armadas e voltarem a direcionar esforços para guerra, quem sabe parem de serem surpreendidos por China e Rússia.

MacArthur e Patton devem se revirar no tumulo vendo esses atuais generais Yankees…

Clayton Nesher

Uma guerra de proporções mundias está a caminho, o mundo está se armando até os dentes. Ainda nessa década ela irá eclodir.