Os EUA ‘não são tão avançados’ quanto a China e a Rússia em tecnologia hipersônica, alerta general da Força Espacial

56

Embora o Pentágono tenha impulsionado o desenvolvimento de novos mísseis hipersônicos, o Exército não está programado para lançar seu primeiro míssil até 2024

HALIFAX, Nova Escócia – Um importante oficial da Força Espacial admitiu no sábado (20) que os EUA têm “se recuperado muito rapidamente” para se equiparar à capacidade hipersônica de Pequim, uma semana depois que a China lançou com sucesso um míssil que circulou o globo antes de atingir um alvo.

A Rússia também lançou um míssil hipersônico de um navio de guerra no Ártico esta semana, destacando a rapidez com que os dois principais concorrentes de Washington, D.C. estão avançando nesta tecnologia.

“Não somos tão avançados quanto os chineses ou os russos em termos de programas hipersônicos”, disse o general David Thompson, vice-chefe de operações espaciais, durante sua apresentação no Halifax International Security Forum.

Os mísseis hipersônicos voam pelo menos cinco vezes a velocidade do som, mas sua capacidade de planar na atmosfera enquanto mudam de direção em alta velocidade os torna virtualmente impossíveis – com os radares existentes – de rastrear e destruir.

Embora o Pentágono tenha impulsionado o desenvolvimento de novos mísseis hipersônicos, o Exército dos EUA não está programado para lançar seu primeiro míssil até 2024. A Marinha pretende colocar sua própria versão do míssil em um destróier em 2025 e em submarinos da classe Virginia em 2028.

“Não deveria ser surpresa para ninguém que a China está desenvolvendo capacidades que seriam vistas negativamente por aliados e parceiros com ideias semelhantes”, disse o almirante John Aquilino, chefe do Comando Indo-Pacífico dos EUA, a um pequeno grupo de repórteres à margem do evento.

A Força Espacial está trabalhando para “descobrir o tipo de constelação de satélites de que precisamos” para rastrear esses mísseis, disse Thompson ao POLITICO após suas declarações públicas. “É um novo desafio, mas não é que não tenhamos uma resposta para este desafio. Só temos que entender, projetar totalmente e fazer voar.”

Embora não haja um cronograma para quando esses novos satélites podem entrar em órbita, “estamos evoluindo nossa abordagem e nossos cronogramas rapidamente”, disse Thompson.

Tanto Thompson quanto Aquilino expressaram preocupação sobre como o processo de aquisição, muitas vezes lento e avesso ao risco, está afetando a competição militar submarina e espacial.

“A burocracia que construímos em nosso empreendimento de defesa e aquisição, não apenas no espaço, mas em outras áreas, diminuiu nosso ritmo em muitas áreas”, disse Thompson. “O fato de não termos precisado nos mover rapidamente por algumas décadas – no sentido de um concorrente estratégico com essas capacidades – não nos motivou ou exigiu que nos movêssemos rapidamente.”

O líder chinês Xi Jinping expôs publicamente um plano para que seus militares alcancem paridade com os Estados Unidos até 2027 e se tornem a principal potência global até 2050, tornando o rápido desenvolvimento de novas armas em Pequim nada surpreendente, disse Aquilino.

“Devemos esperar que recursos como esse apareçam e acho que a resposta é que nosso sistema deve ser capaz de responder muito mais rapidamente”, disse ele.

No entanto, há progresso no Pentágono. No mês passado, os militares testaram com sucesso um motor de foguete destinado a lançar o corpo planador hipersônico na atmosfera. E na sexta-feira, a Agência de Defesa de Mísseis concedeu contratos para Raytheon, Lockheed Martin e Northrop Grumman em uma competição para desenvolver um novo Glide Phase Interceptor (GPI) hipersônico que será capaz de destruir um míssil hipersônico que se aproxima.

FONTE: politico.com

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus

Leia-se como: Congresso, por favor, nôs deixe queimar mais dinheiro do contribuinte.

Antoniokings

As iniciativas sino/russas nos diversas campos de desenvolvimento militar estão sobrecarregando imensamente as capacidades técnico/financeiras dos americanos.
Venho afirmando aqui, há algum tempo, que os EUA não vão aguentar esse desafio.
Estão tentando se concentrar nisso, mas não terão fôlego suficiente.
Como parte desse processo, acabaram de anunciar que retirarão todas as suas tropas do Iraque até o final de 2021.
China e Rússia avançam e aumentam sua influência Mundo afora.

Hcosta

Como está o PIB Russo? Sempre a crescer?

Antoniokings

Sem dúvidas.
E com uma dívida na casa de 35% do PIB.
Nada comparável aos 120% do PIB americano.

Arariboia

31%

Antoniokings

Valeu pela correção.

Hcosta

Sabe muito bem que isso não é verdade. O PIB Russo desceu muito com as sanções e ainda não recuperou.

Antoniokings

Isso é para vc ver como a ‘imprensa ocidental’ está enganada e se enganando com relação à Rússia.

Hcosta

Então traga os números. Porque não faz isso?

Antoniokings

https://tradingeconomics.com/

Devo ressaltar que os dados aqui são de valores nominais.

Odlinazul

E por que vc não faz o mesmo? Mostre os números. Não espere pelos outros mostre os números da saúde da economia americana

Hcosta

Vá ao google e pesquise PIB USA e PIB Rússia.

A questão é que é de conhecimento geral que a economia Russa está com problemas desde 2014 e só colocam os números que lhes convém. E alguns acreditam nisso…

Rogério Loureiro Dhiério

Tem um casal amigo de faculdade da minha esposa que foi para a Rússia estudar. Não voltam nunca mais. Moram em São Petersburgo.

É como eles disseram. Não precisamos ser ricos, precisamos morar em uma sociedade de classe média igualitária.

Dormem de portas abertas e carros de vidros abaixados.

Ninguém mexe com a vida de ninguém.

Más só acham que o ruim é o frio.

francisco

Seus amigos devem morar em outra Rússia. Veja a taxa de homicídio lá:
Rússia: Homicídios por cada 100.000 pessoas, 1990 – 2017: Para este indicador, The UN office on drugs and crime fornece dados para Rússia de 1990 a 2017. O valor médio por Rússia durante este período foi 20.3 homicides per 100,000 people com o mínimo de 9.2 homicides per 100,000 people em 2017 e o máximo de 32.3 homicides per 100,000 people em 1994.” (fonte: https://pt.theglobaleconomy.com/Russia/homicide_rate/)

Ou seja lá não é esse sonho que você está querendo passar.

Hcosta

Pelo menos se for assassinado não lhe roubam a casa ou o carro.

nereu

uma dica, as taxas de crimes não são iguais ex: Alaska x Vermont
São Petesburgo tem uma taxa de homicídios de 3,3%
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_federal_subjects_of_Russia_by_murder_rate

SteelWing

Pelos seus dados mostrados a taxa vem caindo. Nos anos 90 era 3 vezes maior.

Allan Lemos

A China também já ultrapassou os EUA na área de inteligência artificial, isso pode garantir uma vantagem imensa aos chineses no campo de batalha dentro de algumas décadas.

Antoniokings

E estão avançando na computação exascale. Parece que a China é o único país com dois computadores funcionando no Mundo. E estão avançando na computação quântica. Criaram um supercomputador que utiliza fotóns em vez dos tradicionais chips quânticos com supercondutores. Texto de como funciona esse super (ou hiper?) computador: ‘Em outro estudo, os cientistas testaram o Jiuzhang 2.0, um computador quântico fotônico, usando amostragem do bóson gaussiano, uma tarefa em que a máquina analisa fragmentos aleatórios de dados. Usando 113 fótons detectados, estimaram Jiuzhang 2.0 poderia resolver o problema mais ou menos 10 24 mais rapidamente do que computadores clássicos.’ Pelo que eu li,… Read more »

Nilton L Junior

Saudação camarada Kings, penso que essa aliança não é tipo casamento perfeito, China e a RF no atual contexto das reconfigurações da hegemonia das potências tem objetivos imediatos comuns que é dar resposta ao EUA e aliados, então é uma aliança estratégica pontual, se eu fosse os Russos ficava de olho no peixe.

Antoniokings

Pode ser.
Primeiro derrubam o inimigo comum.
Depois fazem uma ‘DR’.

Ten Murphy

Pode até ser. Mas eu não confiaria. Soubemos do F-117 Nighthawk após muitos anos dele operacional. Sabe-se lá o que escondem hoje em dia no orçamento negro. O Trump falou que tinham um míssil com 17 mil quilômetros por hora. Se foi bravata ou ele deu com a língua nos dentes, não sei. Só sei que guerra se faz com desinformação, dissimulação, mentiras. Sun Tzu já dizia há mais de 2 mil anos atrás para fingir fraqueza onde é forte e fingir que é forte onde é fraco. Pra mostrar que é forte como dissuasão ou mostrar fraqueza para induzir… Read more »

Antoniokings

Isso é verdade.
Pode estar ocorrendo uma espécie de jogo de gato-rato com os países escondendo ou mostrando seus artefatos de acordo com sua conveniência.

SDS

Carlos

Caro Matheus, Não creio mais que seja isso. Acho que cometeram erros mesmo, subestimaram. Mas como eu disse em outro comentário, duvidar dos EUA chegarem lá, também é erro e certamente os chineses não vão cometê-lo.

Acredito que os EUA, se tivessem 100% já teriam mostrados os dentes.

Matheus

É pra se debater, já não é segredo nenhum que quando algum general chega e fala “Os Russos/Chineses tem X armamento muito superior ao nosso”, na verdade só estão querendo encher bolso de senador, executivo e deles mesmos.

Pedro Fullback

Quem fala mal do próprio produto? o chefe da GM vai falar que o seu carros são inferiores que o da Mercedes Benz ?

Franklin Apaza

Essa é a nova desculpa agr?¿

KKKKKKKKKKKKK

PATÉTICO!

Antoniokings

Nem precisa, né?
Até o chefe da GM sabe que a Mercedes é bem melhor que qualquer coisa que a empresa fez até hoje.

Atirador 33

Acredito que em algumas áreas como mísseis hipersonico e IA, a China está a fente, mísseis hipersonicos e defesa antiaérea a Russia está a frente, porém, tem um aspecto dos americanos que acho ímpar, que é o fato deles serem transparentes com as falhas e avanços de seus projetos militares, situação que nao vemos nos 2 concorrentes. Subestimar as qualidades militares de qualquer uma das três nações é um erro.
Abs

Inimigo do Estado

Não precisa falar, GM e Mercedes não se comparam kkkkkk

Antoniokings

E acabei de ler que os americanos divulgaram que os chineses testaram em julho uma arma hipersônica que se aproxima do alvo e lança outro míssil..

Seria uma tecnologia sem precedentes´que, segundo o Pentágono, testa os limites da Física.

22/11/2021
www1.folha.uol.com.br/mundo/2021/11/arma-hipersonica-chinesa-disparou-missil-sobre-mar-do-sul-da-china.shtml

carcara_br

Antônio,
Míssil intercontinental que lança um planador hipersônico =  arma hipersônica que se aproxima do alvo e lança outro míssil..
Se trata da mesma arma que estamos discutindo, aquela que deu a volta ao mundo…

Antoniokings

Sim.
Mas, não sabia que ela dispara outro míssil.
Os americanos não sabem dizer se a ‘arma secundária’ era um míssil ar-ar ou anti-satélite.
O objeto caiu no mar.
É realmente impressionante.

carcara_br

Agora fiquei confuso hehe.

Jagdverband#44

Pra tu ver como você é apenas um torcedor.
Não sabe nada, tecnicamente falando.

Antoniokings

Prezado.
Nem o Pentágono sabe direito o que é.
A notícia inicial era que o HGV dava a volta na Terra e assim poderia atacar a posição inimiga de direção contrária ao esperado.
Assim , pegaria as defesas inimigas no ‘contra-pé’.
Agora, com essa notícia, o caldo derramou de vez para os americanos.
Se vc torce para os EUA, comece a ficar preocupado.

Jagdverband#44

Não torço pra ninguém.
O problema é tu vir aqui e dizer que um minisub Nortecoreano “nuclear” bota medo na USN.
É um chute teu para uma criança de 5 anos. Tu já subiu a bordo de um navio de guerra?
Se um dia tiverem um, quando acionar o reator, vai dar para escutar desde o golfo do méxico.
E se as famílias dos técnicos nortecoreanos sobreviveram, você ainda fica chateado..

Fernando Gouveia

Exatamente, mestre.

Não só isso, os analistas estão tentando achar um consenso da razão do míssil ter realizado o movimento orbital retrógrado, o que não faz sentido nenhum. Até. Continue com a sua postura e decência em seus comentários, embora muitos não reconheçam, alguns sim, como essa informação que você postou agora, importantíssimo para debate. Fui.

Antoniokings

SDS

RenanZ

“we bad, need money”

Maurício.

Na hora que eu vi o título da matéria já pensei: “Vish, Antoniokings e Bosco vão debater intensamente…rsrsrs”, mas, faz parte!

Antoniokings

Prezado Maurício.

Eu (como resto do Mundo) fiquei impressionado com a notícia inicial do HGV ‘reverso’.
Agora, com estas novas informações que ele ‘dispara’ um outro objeto, ficamos mais ainda.
Já o nosso amigo, daqui a pouco, virá com a informação de que os americanos já estudam isso desde a década de 1960, que não acharam interessante continuar o desenvolvimento e que possuem um avançado míssil SM-3AD³ Block 537 que abaterá facilmente essa nova arma chinesa.
Mas, aguardemos novas informações sobre esse artefato que, se confirmadas suas especificações, será algo realmente extraordinário.

Nei

Da mesma forma que você diz que Bosco ira comentar isso, sabemos como você vem comentar nessas notícias. Já é de praxe.
Gosto de discutir com você, mas raramente vejo você fazer comentário neutro, só político.

Antoniokings

Prezado Nei

Às vezes, devo admitir que carrego nas tintas.
Depende da situação da discussão ou da contra argumentação com quem estou debatendo.

Franklin Apaza

“Ain, eles só fazem essas alegações para aumentar o orçamento militar, só isso.”

Aham, sei.. ?✌?

Nilton L Junior

Isso esta com cara de precisamos urgentemente de mais grana para enfrentar o império do mal e o ex império do mal.

Hcosta

E mais uma vez, de que forma os EUA estarem atrasados no desenvolvimento deste tipo de armamento faz com que por um lado tornem-se irrelevantes e por outro faz com que a China e a Rússia sejam os mais desenvolvidos. Sempre houve áreas em que os EUA não desenvolveram como defesa AA de grande e curto alcance baseados em terra, submarinos de grandes dimensões, navios nucleares com misseis anti navio gigantescos, etc… Encontro muitos mais exemplos de projetos em que a Rússia e a China estão muito mais atrasados em relação aos EUA do que o contrário. E ainda não… Read more »

Régis

Enquanto americanófilos, russófilos e sinófilos ficam babando por eles e atacando uns aos outros, o Brasil sequer consegue concluir o MTC e MANSUP… affff.

Luiz Trindade

É… Demoraram demais para ouvir os seus próprios analistas que há anos vem alertando sobre o avanço da capacidade da China. A Rússia vem logo atrás… Dá para os EUA superarem? Dá mas tem empreender mais energia do que discurso!

Red Pill - 红色药丸

O 14-X vai fazer seu teste em 2090, não há motivo pra panico.

Antoniokings

Na verdade, será em 2106.
Para comemorar o bicentenário do voo do 14-Bis.

kkkkk

SDS

Nei

Kings, acredito que os EUA, estão amarrados em burocracias quanto a muitos projetos e já China e RUSSIA, tem essa decisão para investimento em certas áereas, não tão burocráticas.
Aqui mesmo no Brasil, falar na palavra “regularização”, já da um processo de 100 páginas que não servem para nada.

Antoniokings

Creio, também, que os americanos fizeram pouco caso das capacidades de russos e chineses e/ou superestimaram as suas.
A quantidade e qualidade de lançamentos de armas dessa dupla são realmente impressionantes.

Nei

Verdade. Mas não se for também olhar a quantidade de programas que estão ativos no EUA, não fica para trás. Na verdade a Rússia e a China estão fazendo o dever de casa e a diferença, está em fazer a na surdina, já os EUA divulgam tudo antes.

Léo Neves

Agora só falta os chineses passar os EUA em caças de quinta / sexta geração , armas a laser , robótica, bombardeios stealth , mísseis stealth , motores de alto desempenho , porta aviões, submarinos nucleares, sistema anti míssil , helicópteros de ataque , etc , etc.
Os chineses já estão começando ver a fumaça do escape dos EUA mais um pouco vê a lanterna acesa e a placa.
Os chineses estão bem atrás dos russos e muito atrás dos EUA.

francisco

Como sempre escondendo o jogo. Querem mais verbas, os militares norte-americanos são iguais a gato “comendo e miando”.
Porem eles estão corretos, pois se não for desta forma não haverá verbas para a defesa deles. Com essas verbas eles estão sempre a frente em matéria de guerra e defesa.