segunda-feira, novembro 29, 2021

Gripen para o Brasil

Conferência do Grupo de Operadores de Gripen é realizada em Salvador (BA)

Destaques

Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

O evento ocorre semestralmente, sempre em um país diferente dentre aqueles que operam a aeronave Gripen

No período de 8 a 12 de novembro de 2021, ocorreu a Conferência do Grupo de Operadores de Gripen (Gripen User’s Group – GUG). O evento foi realizado nas instalações do Centro Militar de Convenções e Habitações da Aeronáutica (CEMCOHA) em Salvador (BA).

O encontro, que está programado para ocorrer semestralmente em um país diferente, o qual está operando a aeronave no momento, estava parado em virtude das consequências da pandemia do COVID-19, e neste mês de novembro, retornou às suas atividades regulares, que ficou sob a responsabilidade do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), gerenciada pelo Chefe da Terceira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues.

As reuniões contaram com a participação das delegações do Brasil, Suécia, Hungria, República Tcheca e Tailândia. Na comitiva brasileira participaram, também, o Chefe de Operações da Terceira Subchefia do EMAER, Coronel Sergio Heitor Carpinteiro Peres Junior; o Gerente do Projeto Gripen na COPAC, Coronel Claucio Oliveira Marques; o Presidente do Grupo de Trabalho Fox (GT-Fox) do COMPREP, Tenente-Coronel Felipe Bombarda Guedes; além de membros do GT-Fox.

O Chefe da 3SC do EMAER, Brigadeiro Soares, enfatizou a importância do encontro. “A reunião do GUG é um evento de grande relevância, ao permitir que os países que operam as aeronaves Gripen possam compartilhar experiências, discutir e buscar soluções para questões relacionadas ao desenvolvimento e acompanhamento do respectivo projeto, além de estreitar os laços entre as nações amigas”, declarou.

Gripen User’s Group – GUG

O GUG é um grupo criado com o objetivo de, semestralmente, reunir os países operadores da aeronave Gripen para discutir e analisar questões referentes à aquisição, desenvolvimento, operação e logística do projeto, de modo a buscar soluções para os óbices encontrados por cada país membro.

O Brasil, devido à recente aquisição de 36 caças F-39, começou a participar do GUG a partir do segundo semestre de 2017, vindo a presidir a conferência, pela primeira vez, em 2018, em Brasília (DF).

FONTE: Força Aérea Brasileira

- Advertisement -

11 Comments

Subscribe
Notify of
guest
11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maurício.

O Gripen mais bonito dessa foto é o da África do Sul, que por sinal, é o único com identidade própria e não copiou a pintura Suéca, o resto, só muda o cocar.

Roberto

O Gripen da África do Sul está parado, não?
Lembro de uma notícia que eles iriam parar o Gripen ou o Hawk por falta de dinheiro.

Maurício.

http://www.aereo.jor.br/2013/07/18/cacas-gripen-da-saaf-nao-possuem-contrato-de-apoio-desde-abril/

Roberto, eles armazenaram 12 Gripen nessa época, agora eu não sei como anda, eu vi uma notícia de 2019 onde a África do Sul utiliza o Gripen em treinamento lanchando flares, utilizando o caça eles provavelmente estão, agora, se eles ainda mantém esses 12 estocados eu não sei.

João Adaime

Ou a nota omitiu, ou África do Sul e Reino Unido não mandaram representantes.

Camargoer.

Olá João. Creio que o Reino Unido não opera o F39.

Leandro Costa

Oi Camargo. O Reino Unido opera o Gripen na Empire Test Pilot School, que é de responsabilidade do Ministério da Defesa e da empresa Qinetic, mas não da RAF em Boscombe Down RAE.

Camargoer.

Olá Leandro. Obrigado.

Mayuan

Ou eu cheguei cedo demais ou os mimizentos ainda estão pensando sobre o que vão reclamar nesta notícia.

Funcionário da Petrobras

O que irei perguntar não tem muito a ver com a matéria, mas como está o translado dos dois Gripens para o Brasil?
Já saíram? Em qual navio? Irá desembarcar novamente em Navegantes/SC?
Obrigado.

Cristiano GR

Eu já perguntei aqui no site e não vi resposta.

Henrique

Nada ainda, mas tenha certeza que vão noticiar aqui quando acontecer

(eu acho que vão usar navegantes de volta)

Últimas Notícias

Rússia testa caça MiG-31 com sistema ‘fly-by-wire’

Moscou, 26 de novembro./TASS/. A atualização dos caças-interceptadores de alta altitude MiG-31 aumentará a eficiência de suas missões, em...
- Advertisement -
- Advertisement -