Hoje (28/9), o 2º/3º GAV, Esquadrão Grifo, completa 26 anos. Sediado em Porto Velho/RO, o Esquadrão emprega a aeronave A-29 Super Tucano.

A Unidade Aérea realiza ações de Defesa Aérea, Reconhecimento Armado, Apoio Aéreo Aproximado, Controle Aéreo Avançado, e além disso, o Esquadrão forma líderes de esquadrilha de caça.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Fernando

Uai 26 anos do ST? Ou o que usaram antes, AT-27? (Se alguém souber qtos ST-27 usamos fico agradecido)

Flanker

Não. Os primeiros A-29 foram entregues a FAB em 2004, passando a operar no esquadrão Joker a partir de 2005. O primeiro e o segundo esquadrões do 3 GAV, Escorpião e Grifo, respectivamente, foram equipados inicialmente com os AT-27 Tucano. O esquadrão Escorpião também faz aniversário hoje, pois ambos foram ativados em 28 de Setembro de 1995. O terceiro esquadrão, o Flecha, foi criado em Campo Grande, em 11 de fevereiro de 2004, absorvendo as aeronaves da extinta 2a ELO, também os AT-27. Os 3 esquadrões do 3o Grupo foram reequipados com o A-29 à partir de 2006. A quantidade… Read more »

Luiz Trindade

Flanker… Obrigado por lembrar da extinta 2a ELO. Uma esquadrilha que fez história usando T-27 como AT-27 e criando e experimentando muitas doutrinas de ataque leve. Tenho muito orgulho de feito parte dessa esquadrilha!

Ricardo Rosa Firmino

Sim usaram o AT-27. Se não me engano o A-29 entrou em operação 2006/07.. por ai..

Pablo

Entrou em operação em 2006 no esquadrão ou na FAB?

Rinaldo Nery

Na FAB em 2002. Foi implantado no 2°/5° (Grupo Alfa).

Rinaldo Nery

Lembro que nesse ano (salvo melhor juízo), de passagem por Natal com um E-99 (recém recebido), fiz um vôo no simulador do A-29 com o Duek. O comandante do Grupo Alfa era o Lannes ( EPCAR 77).

Rinaldo Nery

O 2°/3° teve sua origem na 2a Esquadrilha do 7° ETA, à época, com três AT-27. Eu estava lá. Em 1995 foram criados os 1° e 2°/3°, a partir dessas Esquadrilhas. A data de fundação correta é 05 de Abril, data de ativação dos Núcleos. Chegamos à dotação de 08 AT-27 por Esquadrão. Sou o Grifo 03, um dos fundadores, Como o Luis Trindade, também passei pela 2a ELO, de 1988 a 1990. Duelo 104.

Leonardo

Ponha atenção!!
Esquadrão Grifo completa 26 anos!!!!!!

Não da ST !!! Você não pode ler?

kahllil

Com a chegada do Gripen NG a plano da FAB em padronizar a pintura cinza aos caças? se sim é a hora pois a idade chega e nosso A29 e A29B ja estão precisando de um tapa na lataria, poderia aproveitar e já moderniza-los com o data Link Br2 e repor os que forma perdidos nesse últimos 20 anos em acidentes e treinamentos( se possível todos na versão 29B)

Sonhar é de graça

gari

Eu espero que o Governo e a FAB consigam repassar nossos Super tucanos antigos para países pobres, Africa e América central ou quem sabe ásia e faça pedidos de lotes 0km pra reposição, mantendo a frota jovem pelo menos nos ST.

gari

vendendo, é claro. pois esses países provavelmente não comprariam 0km.

Neto

Vendendo com modernização (retirando equipamento sensível nosso) seria bem interessante – obviamente repondo com A29 novos.
.
Qual seria o país parceiro que este projeto de estado? Uruguai?

Flanker

Os primeiros A-29 brasileiros foram entregues em 2004 e entraram em operação no primeiro esquadrão, o Joker, em 2005.

Flanker

Acredito que os A-29, A-1M e F-5M continuarão com a camuflagem que usam hoje.

Rinaldo Nery

Pintar custa dinheiro. Não é pra agradar ninguém.

Flanker

Enviei um comentário mais cedo e ainda está retido.

Marcelo Lopes

Parabéns ao Esquadrão Grifo! Moro em Porto Velho e com muito orgulho vejo constantemente essas aeronaves nos céus de nossa cidade.