FAB intercepta aeronave que entrou sem autorização no espaço aéreo brasileiro

118

Atuação da Força Aérea tem como objetivo defender o espaço aéreo e proteger as fronteiras do país

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou por volta das 19 horas (horário de Brasília) desta terça-feira (7), no norte do Mato Grosso, uma aeronave de pequeno porte que entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização. As aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano dos esquadrões 3º/3º GAV (Esquadrão Flecha) e 2º/3º GAV (Esquadrão Grifo), e o avião radar E-99 do 2º/6º GAV (Esquadrão Guardião) foram empregados para monitorar e interceptar o avião.

Os pilotos de defesa aérea seguiram o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro, interrogando o piloto da aeronave, mas não obtiveram resposta. Nesse momento, a aeronave foi classificada como suspeita, conforme previsto no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004.

Na sequência, os pilotos da FAB ordenaram a mudança de rota e o pouso obrigatório em aeródromo específico, porém o piloto do avião interceptado não obedeceu. Foi necessário, então, que a defesa aérea comandasse o tiro de aviso. Ainda sem retorno, a aeronave foi considera hostil, e foram realizados os procedimentos de tiro de detenção.

Após a execução do tiro de detenção, a aeronave, que não tinha plano de voo e entrou no espaço aéreo do Brasil pela fronteira da Bolívia, fez pouso forçado no norte do estado do Mato Grosso. A partir de então a Polícia Federal assumiu as Medidas de Controle de Solo (MCS). O piloto se evadiu antes da chegada dos policiais e na aeronave foram encontrados mais de 296 quilos de cloridrato de cocaína.

De acordo com o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), os radares identificaram a aeronave entrando no espaço aéreo brasileiro. O avião, sem contato com o controle, descumpriu todas as medidas de policiamento realizadas, mostrando-se hostil.

A ação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a Força Aérea Brasileira e a Polícia Federal, e contou com o apoio do Grupo Especial de Fronteira (GEFRON)/MT, do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER)/MT e das Polícias Militares dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

A FAB trabalha diuturnamente na garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro. Essa ação, realizada na data da Independência do Brasil, mostra que o Sistema de Defesa Aérea do Brasil atua de forma permanente, 24 horas por dia, para garantir a soberania do País.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

118 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RPiletti

Pode pintar um kill no ST?

Heinz Guderian

Excelente trabalho da FAB.

Chris

Sem dúvida ! Mas uma curiosidade me chama a atenção… Parece que estão com medo de julgamentos ou críticas… Descrevem até qual lei estão embasados. heheh

“A aeronave invadiu o espaço aéreo, não respondeu e foi alvejada”… É o que a gente costuma ler por aí, nesses casos !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Sérgio

Estão certíssimos, o Estado só deve fazer o que a Lei (sentido amplo) permite – não é medo, mas disciplina.

Francisco de Assis dos Santos

Sim, diferente do cidadão pode fazer tudo que não esteja tipificado em lei, o Estado por lei só pode fazer o que esteja em Lei, ou seja, o Estado não pode fazer tudo desde que não seja proibido, pelo contrário só pode fazer o que a lei o permita expressamente rsrsrs

Chris

Mas isso é uma coisa óbvia, meu amigo ! heheh

Francisco Vieira

-Sim. Certinho, Sérgio.
-Policial “novinho” que quer fazer o que é JUSTO, mas não é LEGAL, acaba indo para o olho da rua e vendendo tudo o que tem para pagar um advogado – quando não vai para o presídio.
-Aqui não é o país do Tio Sam.
-Quem já lutou contra o crime organizado sabe muito bem disso.

Cristiano GR

Não precisa nem ser o crime organizado. Qualquer advogado defendendo qualquer criminoso dispõe de mais de 20 tipos de recursos para tentar manter solto seu cliente.
Obviamente cada recurso tem um custo e alguns juízes também têm um custo, por isso que dizem que só pobre vai preso. Seguindo a lógica tendo dinheiro para tentar os mais de 20 tipos de recursos o criminoso vai se mantendo solto até prescrever o crime e se achar um juíz mau caráter, pode se garantir logo nos primeiros atos do advogado.

Johnny

Verdade. Lembrei do caso do Pimenta Neves. Matou a jornalista, confessou o assassinato dela, portanto, não havia dúvidas que ele era culpado e, ainda assim, recorreu por dez anos quando, só então, foi preso. Voltando ao tema, muito bom não vermos mais o sujeito interceptado ignorar impunemente seus interceptadores.

FabioB

A prudência, até em excesso, é necessária para evitar reportagens do tipo:

(particularmente por aqueles que são coniventes com o tráfico de drogas e tratam consumidores como vítimas)

“Em ação inconsequente, militares da Força Aérea derrubam aeronave e causam morte de passageiro. João de Deus, que era passageiro da aeronave, veio a falecer devido a traumatismo causado pelo pouso forçado. O trabalhador estava retornando para sua cidade natal, depois de longo período longe de casa realizando tratamento, por ser dependente químico. Deixa esposa e duas filhas, com 3 e 5 anos”.

Flanker

Alvo abatido! Parabéns aos envolvidos!!

Funcionário da Petrobras

Abatido?

RPiletti

Com .50

Flanker

Não foi?

Funcionário da Petrobras

Desculpe, a minha dúvida se deve ao termo usado: “tiro de detenção”.

Não sou da área e pelo meu entendimento anterior (errado), achei que não se tratava de tiro de abate.

Rinaldo Nery

É a mesma coisa, patrão… É que a palavra ¨abate¨ causa furor e cólica menstrual nos ¨progressistas¨. E tem muito promotor/juiz ¨progressista¨…. Loucos pra ferrar um Tenente!

Funcionário da Petrobras

Obrigado Cel. pelo esclarecimento.

A tempo, qual previsão (mês) de chegada dos 4 Gripens previsto ainda para este ano?

Last edited 2 anos atrás by Funcionário da Petrobras
Douglas Rodrigues

Parabéns aos pilotos e a FAB pela ação!
Pelo relato, seguiram todos os protocolos e foram sagazes em realizar um tiro (provavelmente com a metralhadora) forçando o pouso do Cesna.
Em comentários no Facebook, alguns falam que deveriam ser abatidos com mísseis ar-ar, sendo disparados de caças a jato! Ridículos, pois logo os direitos “dos manos” acabariam com a conquista da lei do abate.

Allan Lemos

É um milagre ainda não terem derrubado essa lei. Que bom que por enquanto ela continua a estar abaixo dos radares dos deuses do Olimpo.

Chris

Não pelo Presidente ! Esse autorizava até a gente, a atirar no avião ! heheh

Zeus

Ó, equivocado mortal! Pensas tu que Nós temos interesse em perder tempo com tuas tolas e absurdas leis?
Saibas que não obstante podermos manipular-vos a nosso bel prazer, deixamos a vós a liberdade de criardes tuas próprias prisões e liberdades!

E eis que ainda vivem como na época da Torre de Babel, com inúmeros grupos a falar línguas diferentes, a divergirem em tudo, a entregarem-se a tolas e infrutíferas disputas que perpetuam uma divisão que vos arruína!
Pois ainda andam com grossos véus de ignorância e egolatria a cobrir-vos a visão e a inteligência!

Denis

Kkkkkk! Boa!

Rinaldo Nery

Boa por que? Que linguagem ridícula! Quer demonstrar o que?

BK117

O problema mesmo é gastar um míssil de alguns milhões de reais num teco-teco que se peidar cai haha
Não tem necessidade. O tiro de metralhadora é suficiente e foi muito bem executado pelos pilotos.
Além disso, é bom preservar a carga como prova, pra não vir ninguém dizer que derrubou avião civil.
Mas eu já vi sim estudos que diziam que a lei do abate era uma “pena de morte” e era “inconstitucional”, que deveria “preservar a vida dos ocupantes”, e bla bla bla essa baboseira de sempre.

Pablo

A questao não é nem os valores.
A lei do abate tem como finalidade FORÇAR o avião suspeito a pousar com tiros de detenção em partes não vitais da aeronave para não atingir o piloto. Se usar um míssil, todos aqui sabemos o que acontece.
Se for pesquisar, não lembro da FAB ter destruído um avião com essas interceptações.

Flight_Falcon

Quando a implementação da aeronave, lembro do Brig Marini abordando justamente isso, não utilizar um equipamento caro para abater tal tipo de aeronave.

Flanker

Ridículo seria abater um monomotor à pistão com mísseis lançados de um caça à jato. O A-29 está aí justamente pra isso.

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Marcelo Baptista O comunista

Missil!
Para abater um Teco-Teco!
Caramba, povo sem noção de custo! Oh videogame mardito!

Saldanha da Gama

Tiro de detenção e tiro de abate, a diferença é tênue ( vida e morte) Os pilotos da FAB são muito f…….

Marcelo Baptista O comunista

Os pilotos são f…, por que, querendo ou não, mirar e acertar, durante um voo, em partes de um teco-teco que não seja a cabina (estes trecos são praticamente uma cabina com asas, ehhehe), tem que ser booom.

Rafael

Para quem está elogiando a FAB, não esqueçam que as investigações do sargento/mula haviam sido arquivadas. MP Militar e a primeira instância que continuaram a investigação.

Me chama a atenção como que do nada a Lei do Abate passou a contar com “segurança jurídica”…

Luiz

E o que isso tem a ver com a matéria em questão que é a interceptação e abate de uma aernonave que invadiu irregularmente o espaço aéreo brasileiro?

Saldanha da Gama

Luiz, Bom dia!!! Infelizmente a trilogia está muito politizada, Esta notícia era para nos encher de orgulho, o profissional da FAB, consegue discenir a tênue linha da morte entre tiro de abate e tiro de detenção. Deveríamos falar sobre dados técnicos, performance, méritos e créditos, elogios e críticas vinculados ao tema e a trilogia… Abração

Luiz

Sim , é verdade, fica até difícil a gente ler/participar dos comentários sem se irritar e sem se envolver na discusão sem sentido. Este espaço deveria ser o contrário, um lugar de aprendisado/distração com trocas de ideias e conhecimentos técnicas ligadas à reportagem. Mas infelizmente tá cada dia ficando pior.

Saldanha da Gama

Nem uma vírgula a mais…. Disse tudo!!!

Leandro Costa

Concordo totalmente com vocês.

Jeferson

Falou tudo … Sempre admirei este espaço pela qualidade das matérias e de seus comentarista… Sou civil e aprendi muito aqui … Realmente uma pena que se apegaram tanto a política e deixaram meio que de lado a técnica …eu pessoalmente perdi muito com isso .

Flanker

O que a bunda tem a ver com as calças??? Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa!!!!

Luis

Rafael, laranjas podres serão encontradas em todos os cestos!

FabioB

Detectado mais um comentário “partidário”.
Sinceramente, esse pessoal (de qualquer direção) não tem vergonha de passar vergonha?

Douglas Rodrigues

A vontade de lacrar é enorme né?!
O cara tá preso, a investigação corre na justiça inclusive com novos desenrolares. Foi uma laranja podre aproveitando do cargo que ocupa para enriquecer ilicitamente, cedo ou tarde ia cair, lembrando que não foi a primeira vez e nem o primeiro governo que esse esquema estava ocorrendo (investigações apontam ele já ter feito o mesmo transporte durante o governo Temer).

Pablo

Ele vem desde a Dilma na verdade. Nao que esteja criticando ela, so mostrando que independente do governo, o cara era uma baita laranja podre.

MAB

Vai se tratar ! Passando vergonha em público. Pode ter algo a ver com a variante Mu ou Delta que afetou o pouco de interpretação da vida que tinha (usando a mesma lógica maluca).

JT8D

Pronto, já cumpriu sua cota de lacração. Agora vai lá buscar seu sanduiche de pagamento

Rafael Luciano da Silva

Pessoal dizendo sobre Misseis Ar Ar, Cara dois disparos da Metralhadora FN Herstal .50 na asa já pode cortar ela, senão explodir a aeronave, ao acertar o combustível do avião.

Sensato

É um risco que o marginal decide correr ao ignorar os tiros de advertência.

Antonio Palhares

Então o CPF do piloto não cancelado ? Teve sorte.

Rafael Gustavo de Oliveira

Faz tempo já que venho falando de um buraco no espaço aéreo sobre o estado do Mato Grosso, deveria ter uma base aérea nas proximidades de Cuiabá, olhem no mapa a distancia entre a base aerea de campo grande – mato grosso do sul e base aerea de porto velho – rondonia….acho que deveria ter menos bases no litoral (passar patrulha marítima para a marinha) e focar na fronteira. O E-99 foi acionado pq estava em operação e a oportunidade apareceu e o resto do ano passa uma boiada pelos céus da região? Toda crítica, é construtiva para tornar um… Read more »

Rinaldo Nery

Rafael, os A-29 do Flexa e do Grifo (mais próximos do ¨buraco¨, que não existe) podem cumprir o Alerta DA onde quiserem, até em Cáceres. Tem radar em Pimenteiras, Corumbá, Cuiabá, Chapada dos Guimarâes, Vilhena… O E-99 foi acionado especificamente para ¨essa missão¨. A inteligência da PF (muito boa, por sinal) sabe de onde, quando, pra onde e a matrícula dessas aeronaves, e informa a FAB. Decolamos pra área de interesse e aguardamos. Realizei INÚMERAS missões desse tipo.

João Adaime

Alguém poderia explicar como é este “tiro de detenção”?

Saldanha da Gama

Boa tarde, acho que serie um disparo que danificasse o oponente, fazendo-o descer sem o destruir…Abraços

Douglas Rodrigues

É como atirar contra o braço ou a perna do cidadão que oferece algum risco…
No caso do avião, foi atingida uma área onde o avião poderia ainda pairar e descer para pouso de emergência, tal como aconteceu.

V12 aero

Uma outra vez foi mostrado fotos de um avião “derrubado” nas mesmas circunstâncias, os tiros foram nas asas, tinha buracos enormes. Digita no Google que deve aparecer as fotos. Eu baixei a foto mas não consegui publicar aqui nessa resposta. Não sei como fazer.

Last edited 2 anos atrás by V12 aero
Luiz

Basta clicar no ícone, embaixo, no canto direito do espaço reservado ao comentário.
Vai abrir uma tela pedindo pra vc selecionar a imagem. Você a localiza e dá 2 cliques nela. Em poucos segundos ela carrega e está pronto. Caso queira deletar é só selecionar ela e apertar a tecla DEL. Espero ter ajudado.

V12 aero

Obrigado fiz isso e saiu em outro comentário, mas está valendo. ?

Last edited 2 anos atrás by V12 aero
Pablo

Tem no youtube uma reportagen do fantástico, o avião foi alvejado nas asas e mesmo assim conseguiu passar a fronteira do Paraguai, se nao me engano. Uns dias depois acharam e aprenderam o avião.

TJLopes

Não seria uma ótima função para o Mi-35, que pode levar 4 homens armados, podendo assim impedir a fuga do piloto?

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Pensei nisso também…, com o helicóptero já prenderia o piloto do avião…

Pugnattor

a FAB também utiliza o Mi-35 para interceptações

Douglas Rodrigues

Deve haver todo um procedimento para destinação das aeronaves a serem utilizadas em uma interceptação. O A-29 possui capacidade de velocidade quase o dobro maior que o Cesna, o alcançando rapidamente… Ao piloto também cabe sobrevoar a região que o Cesna caiu e repassar informações/imagens para o pessoal que possa agir em terra. Claro que se o perfil de voo permitir, o Mi-35 também poderia ser empregado, quem sabe e caso necessário seja implementado acompanhamento de aeronave de asas rotativas para futuras interceptações (não exclusivamente o Mi-35, mas algum que possa levar militares capazes de realizar fast rope e deter… Read more »

Francisco Vieira

Senhores, a hora voada do MI 35 não seria mais cara do que a do A-29?

Abraços.

Rommelqe

Caro Franciso, temos que considerar outros parâmetros também. A começar pela velocidade e autonomia.(ambos muito superiores nos Tucanos) Logico que o helicóptero pode ser desdobrado para bases relativamente simples, pois prescinde de uma extensa pista, mesmo considerando que para um tucano essa não precisa ser tão longa assim. A quantidade e disponibilidade dos vetores são amplamente favoráveis aos tucanos. Mas concordo que os Mi tem um papel complementar, pois uma vez identificado o agressor e em seguida, seu eventual abate, eles podem ser direcionados para área na qual aterrisou (desde que relativamente próximo da base dos helis. ..) . Mas… Read more »

Funcionário da Petrobras

TJLopes a FAB não tem poder de polícia.

Rinaldo Nery

Na região de fronteira tem, de acordo com a Lei Complementar 97, se não me engano.

Steel Wing

Enxugar gelo e gastar dinheiro público. Quem usa drogas, não vai deixar de usar ou comprar porque é proibido ou faz mal. Deveria logo era liberar para acabar com o poder paralelo e governo acabar de gastar dinheiro (e muito) com essa guerra inútil. Libera, igual fazem outros países e ganha dinheiro encima, com carteiras assinada e impostos.

Joao Motta

E serio mesmo que voce postou esse comentario? Pelo amor de Deus; Isso explica um pouco o porque que o Brasil esta como esta.

Felipe Augusto Batista

Cigarro é liberado e ainda assim gastamos muito dinheiro para tentar deter o contrabando sem falar é claro no que o SUS gasta pra tratar os fumantes, meu avô morreu disto, a prefeitura pagava enfermeiros pra ir na casa dele, tinha balão de oxigênio de grande porte e móvel emprestado do hospital e ainda assim ele fumou até o último dia.

SteelWing

Pois é, meus pêsames pelo seu avô, porém com o cigarro liberado o governo pelo menos ainda ganha em impostos e carteiras assinadas, se fosse proibido apenas os contrabandistas ganhariam e o governo nada e as pessoas continuariam fumando do mesmo jeito. O Álcool também mata gente todos os dias, com acidentes de trânsito, brigas e cirrose e nem por isso é proibido. Quanto ao outro colega aí de cima, quer dizer que os problemas do Brasil é pensar em liberar algumas drogas? Grande parte dos EUA e Canadá, que vivem BEM melhor que o Brasil e tem a legalização… Read more »

Last edited 2 anos atrás by SteelWing
Francisco Vieira

-Hoje concordo com o Steel, mas já fui TOTALMENTE contra. Mas o tempo passa e a gente cai na real. -Se tem cara que pode sentar na rua e tomar vodca até entrar em coma e morrer, tem que deixar esses drogados se matarem sem (ou antes de) prejudicar alguém. Já existem drogômetros que atrapalhariam a vida desse pessoal de dirigir. Se eu nunca fumei ou cheirei, não foi por NÃO encontrei ou não sabia quem vendia. Daqui de casa mesmo eu sinto a maresia. Foi porque eu não quis, pois toda a rua tem um traficante! Isso é fato.… Read more »

Francisco Vieira

PS: “Todo o ponto onde se acumulam os drogados é um inferno. Mas quem se droga não está procurando o céu.”

Rommelqe

Prezado Asa de Aço: já viu o que ocorreu na Holanda, por exemplo? Voce atribui um melhor IDH porque eles fumam mais maconha do que nos morros brasileiros? É isso?

SteelWing

que difícil, o João Motta estava dizendo que o Brasil estava por alguns pensassem em ir liberar as drogas… Só mostrei que “Brasil esta como esta”- João Motta, não é por este motivo, explicando que liberação de drogas, como no Canadá, não está relacionado com o IDH como ele sugeriu. Nos EUA ele implantaram a lei seca, e o que aconteceu? Os pessoas ao invés de comprar bebida em bares, iam buscar em traficantes como AL Capone e a violência disparou, além de pessoas morrerem por consumirem álcool adulterado. achei até uma reportagem sobre:

https://www.bbc.com/portuguese/geral-50402267

Last edited 2 anos atrás by SteelWing
Mayuan

Isso é uma falácia. Com a droga liberada, o preço nas bocas diminuiria e não só não acabaríamos com o tráfico como aumentariamos o número de viciados ao tornar a droga mais barata. A droga das lojas chiques seria tudo menos barata e apenas os com mais dinheiro poderiam consumir. Os traficantes não estão em busca de um CNPJ e sim de dinheiro. Já os viciados ricos não estão em busca de justiça social e sim de paz pra consumir.

Rinaldo Nery

Exato. Um comentário lúcido, ao invés de pregar liberação.

SteelWing

Engraçado que em nenhum lugar onde houve liberação ocorreu isso. Falácia é inventar uma teoria pra colocar medo, imaginando algo que quando vai a prática ocorre justamente o contrário.

Sensato

Os outros lugares não tem a mesma realidade social, jurídica, econômica e etc. Não tem como dizer que laranjas e maçãs são iguais só porque ambas são frutas.

SteelWing

Que engraçado que em TODOS OS LUGARES onde ocorreu a liberação ocorreu o contrário do que você prevê, tentando colocar medo, mas o Sensato não analisa dados concretos…

Jadson Cabral

Aham. Liberar as drogas vai acabar com o contrabando? E por que existe contrabando de cigarro? Até onde eu sei cigarro é legal, mas sabe por que existe contrabando? Porque é mais barato. Agora advinha só, onde você acha que seria mais barato comprar drogas? Numa farmácia, tudo legalizado e com uma carga alta de imposto, ou na biqueira?
Toma cuidado com esses discursos fáceis demais. Eu vejo toco mundo tratando de assuntos extremamente sensíveis como se a solução fosse óbvia. Toma cuidado com esses consensos.

Rodrigo

Se houvesse uma legalização geral das drogas aqui no Brasil o que aconteceria provavelmente seria o seguinte: Os criminosos iriam assaltar constantemente as lojas que revendem as drogas bem como os veículos que fazem o transporte e as unidades produtoras e então venderiam nas ruas a um preço mais baixo, prejudicando o comércio legal. Para combater isso, a polícia teria que entrar em ação. No final das contas o vício iria aumentar, as drogas ficariam mais acessíveis, a violência continuaria e a repressão policial também. Nada seria resolvido.

Steel Wing

não seria ilegal plantar…. roubo de carga existe no Brasil independente de qualquer mercadoria, contrabando também… A diferença é que pelo menos o Estado ganharia impostos carteiras assinadas, não só ter prejuízos. Pra mim discurso fácil é prometer acabar com tráfico atirando em teco -teco….

Steel Wing

e digo mais: A guerra as drogas só gasta muito dinheiro e nunca acabou com cartéis ou consumo de drogas, matou e mata vários policiais que poderiam estar indo atrás de outros crimes.

Rinaldo Nery

Votou no Boulos? No Freixo?

SteelWing

Votou no rachadinha e laranjal?

Rinaldo Nery

Pode ter certeza! Foi lá dia 12?

SteelWing

coloco questões técnicas, com pesquisa, reportagens, e exemplos empíricos onde os locais que forma liberados e o pessoal vem falar de Boulos e freixo… o que tem haver em quem eleições … cada uma, não tem o que falar…

Rodrigo

Meu amigo, como eu disse no meu comentário, se as drogas fossem liberadas os criminosos iriam atacar sem trégua o comércio legal pagador de impostos para vendê-las nas ruas, para impedir isso e proteger os empreendedores legais deste ramo (que seria imoral mas dentro da lei), a polícia teria que iniciar uma nova guerra que iria sem dúvida custar muitas vidas. Somando-se a isto o fato de que o número de viciados iria aumentar e os problemas de saúde consequentes também, concluo que nenhum problema seria resolvido.

SteelWing

Engraçado é que em nenhum lugar onde houve liberação ocorreu isso. Só na sua imaginação e tentando colocar medo, sendo que na prática ocorre justamente o contrário.

Sensato

Quem prometeu isso? Me mostra onde, por gentileza? A FAB é uma força armada, não política. Sua função é proteger nosso país e isso é o que ela está fazendo quando força o pouso de um avião como esse, cumprindo a lei.

Se você não está satisfeito com a lei, vote em deputados e senadores que abracem sua causa e cobre-os para que atuem nessa causa que, até onde sei, não conta com a simpatia da maior parte da população.

SteelWing

Ué, não é o que isso que está nos comentários do pessoal acima e site da FAB? https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/37861/INTERCEPTA%C3%87%C3%83O%20-%20FAB%20intercepta%20aeronave%20que%20entrou%20sem%20autoriza%C3%A7%C3%A3o%20no%20espa%C3%A7o%20a%C3%A9reo%20brasileiro Nossa, salvaram o país atirando no teco-teco… o treinamento, pagamento de oficiais e pessoal em terra tá valendo a pena não é? Acabaram as facções… Gastaram e gastam rios de dinheiro numa guerra sem fim que coloca o mercado apenas nas mão de facções, mata gente inocente, policiais e você acha que deve continuar, parabéns! Se você está satisfeito em colocar o mercado apenas nas mãos destes, parabéns de novo! espero que esteja satisfeito com o dinheiro e vidas gastos há vários… Read more »

Last edited 2 anos atrás by SteelWing
Jadson Cabral

Tinha que cravar de balas, assim não dava pro piloto fugir e tentar novamente depois, já que a PF nunca consegue pegar em solo

Funcionário da Petrobras

Aí tem criança no teco teco e já viu o ruído depois.

Jadson Cabral

criança em avião transportando droga?

Johnny

Tenho minhas dúvidas se esse piloto vai tentar isso de novo. O “macacão” de vôo dele, certamente, teve que ser trocado.

V12 aero

Essa é a imagem do outro abate.

Francisco Vieira

Tiro certeiro!

Rinaldo Nery

Primeiro acionamento do Alerta do Tenente.

Andre

Deveria ter dado mais uma passada e uma rajada no piloto que corria…

Curiango

Em Aquidauana no dia da desmobilização da operação Tapio forram roubados 3 avios a 130 KM da Base Aérea de CG.

Phenix

Atitude desnecessária da fab. Alguém foi preso? Não! Apenas uma aeronave abandonada e droga apreendida, isso não resolve nada. Essas forças armadas são extremamente amadoras!

Last edited 2 anos atrás by Phenix
Leandro Costa

O ideal era deixar a aeronave continuar na sua rota sem ser molestada, pousar e entregar o contrabando à seus destinatários? Conte-me mais sobre isso. Realmente gostaria de saber qual a opinião de alguém que acha que deveria deixar uma aeronave desconhecida violar o espaço aéreo Brasileiro com potencial de causar acidentes e carregando contrabando ou alguma outra carga/passageiros hostis ao país passar incólume em direção ao seu destino. Não estou sendo sarcástico, mas apenas curioso mesmo.

Rodrigo

Amigo, podemos dizer que a operação não foi 100% eficiente (pois o piloto fugiu) e que existem alguns pontos a melhorar (melhor integração com equipes em terra, uso de aeronaves de asa rotativa que podem decolar/ pousar verticalmente, etc), mas dizer que a mesma foi desnecessária, eu sinceramente não concordo.

Francisco Vieira

Senhores, -SE a FAB não “dar mole” para os traficantes, no dia seguinte o Congresso proibirá até mesmo atirar para o alto, como já querem proibir a polícia de atirar em bandido nas ruas e como proibiram-na de agir contra os traficantes do Rio. A FAB agiu corretamente. Outra coisa: não adianta fazer vista de cego, pois tudo o que acontece no país depende da política, por isso é tão difícil (senão, impossível) separar uma coisa da outra nos comentários. Nas discussões acima, vemos dois posicionamentos claros: -Um técnico, com avaliações mais restritas, que fala da precisão e bom serviços… Read more »

JT8D

Conte-nos mais sobre o seu profissionalismo

Rinaldo Nery

Aproveita o teu nick e retorna às cinzas de onde veio.

João Mauro

Ótimo! É isso mesmo: entrou sem autorização, não responde, tem que ser tratado dessa forma. A FAB fez o que se espera. No entanto, quando leio notícias como essa (e considerando matérias divulgadas anteriormente pela própria FAB) percebo que muitas interceptações como essa acontecem durante “operações”, ou seja, fico com a impressão de que o avião invasor só foi atacado porque havia uma situação especial naquele momento, com maior nível de prontidão e disponibilidade de meios. Considerando a quantidade de cocaína movimentada no Brasil, tenho a impressão de que outros aviões como esse passam pela fronteira enquanto escrevo isso. Penso… Read more »

Rinaldo Nery

Teria sim.

Sensato

Até onde se sabe, o projeto para obtenção de um NAe é da MB e o de mísseis de cruzeiro teve origem no EB e só depois derivou para uma variante aerotransportada.

Já interceptação de aeronaves, a FAB faz ao longo de todo o ano e não é de agora.

Rommelqe

No meu entendimento o combate às drogas tem sim que ser intensificado, utilizando meios aéreos, terrestres, fluviais e marítimos, em todas as instâncias públicas e privadas, envolvendo as FA, as polícias federal, estaduais e municipais, as delegaciais, os tribunais, as questões prisionais, ser totalmente combatida nas escolas, hospitais, igrejas, repartições públicas, etc e tal. Só quem não viu uma criança morta por traficantes depois de ser seviciada e torturada ao extremo pode querer “liberar geral”. Temos que ser civilizados e resilientes. Vai prestar vestibular? Estude e seja persistente. Vai disputar uma partida de futebol? Mesmo perdendo de 7 a 1… Read more »

SteelWing

se as drogas fossem todas liberadas não existiria traficante, é algo lógico, não é coisa de moral ou algo do tipo.

Johnny

Sei não. Cigarros são liberados no Brasil e, ainda assim, cigarros são contrabandeados aos montes, principalmente do Paraguai.

Claudino

Aí não são traficantes e sim contrabandistas.

SteelWing

Já viu quem trabalha banca de jornal matar quem trabalha em outra banca de jornal próxima por vender cigarro do Paraguai ou bugigangas? Sacoleiro matar outro sacoleiro? Claro que não.

Sensato

Como não te conheço, prefiro acreditar que é apenas inocente. A importação, distribuição e comércio de cigarros contrabandeados é atividade de milícias. Tenta você comprar um lote desses cigarros no Paraguai e iniciar a distribuição nessas bancas pra ver quanto tempo você vive.

SteelWing

esses contrabandistas são locais, em São Paulo vale a pena financeiramente sim contrabandear cigarro do paraguai, mas estes quase não existem na região norte ou nordeste, digo isso pois moro longe de São Paulo e quase não há cigarro do Paraguai por aqui, pois o preço com o frete, transporte, esconder ele e subornar a polícia sairia mais caro que os nacionais vendidos aqui, o que os tornaria mais caros ou do mesmo preço que os nacionais, que tem uma “qualidade” melhor.Se você vier para o Rio Grande do Norte ou Maranhão, vai só encontrar cigarros nacionais. Mas em relação… Read more »

Sensato

Exato, muda só o nome mas o caráter ilegal da atividade e os métodos criminosos para defender o lucro que dela advém permanecem os mesmos.

SteelWing
SteelWing

e até porque não seria ilegal PLANTAR, então …

Rodrigo Martins Ferreira

Alguém do #EleNao vai ficar sem a carga..