segunda-feira, setembro 27, 2021

Gripen para o Brasil

Talibã captura base de aviões A-29 Super Tucano do Afeganistão; presidente deixa o país após cerco à capital

Destaques

Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

Ontem, 14 de agosto, a base de Mazar-i-Sharif foi tomada pelo Talibã e agora os combatentes também têm o controle do Aeroporto Internacional Mazar-i-Sharif.

O base abriga um grande número de aeronaves e helicópteros da Força Aérea do Afeganistão, como helicópteros Mi-17, UH-60 BlackHawk, MD-530F, bem como Cessna 208 e A-29 Super Tucano.

Foi noticiado nas redes sociais na noite de ontem que dois bombardeiros pesados B-52H da USAF dirigiram-se à Mazar-i-Sharif, possivelmente para bombardear as aeronaves no solo, pois os EUA não queriam que os A-29B e AC-208B caíssem nas mãos do Talibã. Entretanto, o ataque acabou não acontecendo.

O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, deixou o país neste domingo (15), horas depois do Talibã cercar Cabul, a capital do país.

- Advertisement -

189 Comments

Subscribe
Notify of
guest
189 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joao Moita Jr

Será que já não chegaram alguns pilotos iranianos para o traslado???

Nilton L Junior

Os Persas não são aliados do Taleban, o Paquistão sim

Antoniokings

Oferecendo dinheiro, eles vendem até para os próprios EUA.

Carlos Alberto Soares

Primeira vez que concordo contigo.

Nilton L Junior

Rapaz seria uma estratégia e tanto mas por outro lado financiar rebeldes pro ocidente é mas barato.

GripenBR

E sai mais barato que qualquer malabarismo militar!

SmokingSnake 🐍

Se o Irã chegar com dinheiro não vejo porque recusariam apenas por não ser aliado. Seria fácil demais transferir para o Irã já que fica ali do lado e o Irã tem histórico de copiar tecnologias alheias, então é possível surgir um super tucano oriental.

Nilton L Junior

Sem dúvida não discordo dessa possibilidade, porém os isso irritaria Principalmente a Arábia Saudita que tem testa do ferro do governo que da suporte financeiro aos Talebans, agora vamos esperar mas um pouco para saber o destino dessas aeronaves, não sei se Russia ou China compraria, por outro lado o Paquistão poderia treinar os pilotos ou então aproveitar os que ja foram treinados.

Joao Moita Jr

Esse tipo de hardware sempre está disponível a quem paga melhor.

Nilton L Junior

É em tese mas tem os porem entretanto, ainda é prematuro qualquer palpite.

nereu

todos os países da região aceitaram a volta do Talibã, inclusive a Índia

Menelau

Menos o Afeganistão 🙂

XFF

Kkkkk. Essa foi boa,João!

Acho que o Talibã deve tá negociando algumas compensações nesse traslado com os Iranianos…

fernando jesus

Nunca. O Irã detesta os Talibans.

francisco

China

Normand

Correto seria ter varrido tudo isto ao invés de invasão.

De tempos em tempos faria limpeza novamento.

Contribuinte americano e o inferno ficariam felizes.

Flávio

O Talibã andou conversando com os governos da Rússia e China ultimamente.
Será interessante observar como será o governo deles e sua relações com os vizinhos.
Sobre os aviões é uma lástima eles terem caídos nas mãos um grupo tão brutal, embora eu duvide que eles fiquem operacionais.

Junior Souza

Se engana quem acha que o Talibã luta sozinho, eles tem uma forte rede de apoio em todo o oriente médio. Colocar estes aparelhos para voar novamente será algo muito simples

Eraldo Calheiros

Meu caro, concordo contigo em gráus, números e gênero.

Nilton L Junior

Correto, foram se dobrar pois sabem que se esses dois paises pois vale a máxima o inimigo do meu inimigo é meu amigo, mas tudo isso tem consequência ou seja os Taleban não podem mijar fora do pinico, tipo dar abrigo pro Daesh.

rafa

China comprando Super Tucanos em 3, 2, 1…

rui mendes

A China se quisesse os super tucano, comprava-os directo da Embraer.

Slow

Kkkkkkkkk só se for pra ser alvos em testes ..

Junior Souza

Muita negligencia deles deixar estes aparelhos intactos no solo, apenas 1KG de explosivo em cada um teria resolvido.

Alex

Eu digo que 10 litros de gasolina no cockpit seriam até mais eficientes

Thiago

O que tem que entender é que os EUA lavaram a mão e não vão mais se meter, até para não provocar novos atentados e o governo afegão, não dificultou a conquista do talibã, muitos do alto escalão provavelmente até fizeram acordos prévio com os talibãs, então ninguém tinha real interesse para destruir esses equipamentos

Neto

O ciclo dos US no Afeganistão é de uma sobreposição de consequências graves.
.
O Talibã surgiu do esforços da CIA contra a URSS e foi abandonado.
.
2001, e o ataque no coração de NY. O US se voltam novamente para o Afeganistão.
.
2021 e novo ciclo começa. A ver que fim se dará.
.
Os A-29 quem pagou foi os US?

Allan Lemos

Também não podemos esquecer da cagada que foi a deposição do Saddam, que apesar de ser um déspota, não deixava o extremismo islâmico florescer tanto na região. Ele e o Ba’ath consideravam esses grupos uma ameaça ao regime, principalmente os shia.

Romulo fillipin

Concordo, assim como tambem acho um erro se meter na Líbia, kaddaffi era um tirano, mas o caos que se instalou é pior. Assim como a Siria, Assad mantinha um controle, agora virou uma terra sem lei com dezenas de grupos lutando sem perspectiva de um final feliz..

rui mendes

Os taliban são uma cria dos serviços secretos paquistaneses, e com muita influência mesmo nos dias de hoje, se à quem saiba o que se irá passar, são eles.

rui mendes

E a Rússia e a China vão passar a ser os principais actores no Afeganistão.

Hcosta

Acho que a nível internacional, sim, a Rússia e a China. Mas o maior aliado vai ser sempre o Paquistão. Aliás parece que estão a passar pelos pingos da chuva.
Vamos ver como a Índia e Irão reagem.

Robert Smith

Hum… acho que usar a palavra “capturar” não reflete o que esta ocorrendo no Afeganistão… dizer capturar indicaria que houve alguma resistência… O que ocorreu foi que o Taleban chegou nos portões da cidade e anunciaram “Primos, colegas, os invasores saíram deixe-nos entrar” e as portas se abriram….

Antoniokings

Exato.
Um grupo não domina um País com tamanha facilidade se não houver apoio da população.

Nilton L Junior

Também soma-se há isso a costura que foi feitas entre os vários chefes tribais.

Antoniokings

Exatamente.
Bem como países que têm influência na região como Paquistão, China e Rússia.

LUIS

Kings, concordo contigo, mas faria apenas uma ressalva: apoio E/OU medo!

Antoniokings

Infelizmente, creio que vc tem uma certa razão.

Junior Souza

Medo seguramente foi o fator preponderante, foram largados para lutar sozinhos com o Talibã e seus aliados, tenho certeza que na força de segurança afegã tem vários bravos dispostos a lutar mas não são estúpidos. A solução ali seria uma permanência por gerações, mantendo o que der, nem que seja só a capital e seus arredores, formar gerações de indivíduos com pensamento próximo ao ocidental e dispostos a lutar contra radicais, seria algo pior do que Israel enfrenta e muito caro mas ao longo do tempo conseguiria criar uma resistência solida, mas repito estamos falando de decadas. Agor me bateu… Read more »

Tomcat4,2

Creio que o medo, principalmente por parte de quem não conseguiu partir, é o maior foco de “apoio popular” pois os caras dão tiro na nuca dos “rebeldes” numa facilidade absurda.

Last edited 1 mês atrás by Tomcat4,2
Willber Rodrigues

Da população? A população raramente tem “voz” nesse tipo de caso.
O correto seria o apoio, seja em $$ ou ideológico, dos senhores feudais ou senhores da guerra, ou os chefes dos clãns da região

sergio

Primos, colegas e um pouco de exagero, eu acho que foi mais tipo, os Invasores foram embora, não tem mais ninguém para proteger vc, então ou abrem ou morrem vcs e toda sua família, ai já viu né.

rui mendes

Exactamente.

carcara_br

Uma potência militar, avançou mais rápido e com menos baixas que os americanos, ou, simplesmente eles nunca saíram de lá. Vamos ver se por algum tipo de orgulho os americanos montam uma operação pra retomar cabul, ou alguma outra cidade maior, mas claramente é insustentável.

Fellipe Barbieri

Esqueça isso, o orgulho já levou os americanos a ficarem 20 anos naquele buraco, como você convence um soldado americano a lutar por um país país eles controlavam a meses atrás e deliberadamente saíram? … o máximo que os Estados Unidos vai fazer é financiar contra-insurgentes, mas nem isso é vantajoso hoje.
Enquanto o Talibã ficar no Afeganistão e não financiar ataques aos EUA ou Europa ninguém vai nem lembrar que eles existem .

JT8D

Que vexame! Os caras foram derrotados pelos barbudinhos de sandálias e vão querer encarar chineses e russos? Só se for com armas nucleares, porque combatentes de verdade eles não são

Marcos Cooper

Não são combatentes de verdade?
Não foram eles que deram uma surra nos filhos da Mãe Rússia? ???

Kilão

Com toda vênia, creio que houve um erro de interpretação do que o JT8D escreveu. sejamos justos com o que ele escreveu.

100nick-Elã

Quando isso? em que momento os americanos deram surra na mãe Rússia? isso nunca aconteceu e nunca acontecerá. Ao contrário, os russos deram um coro na Guerra da Geórgia, os georgianos treinados e armados no padrão OTAN e também deram um coro na OTAN na Síria. Você acha que a Rússia entrou na Síria para lutar contra o DAESH, inocente? o ISIS nem força aérea tinha. Eles estraram lá para defender Assad contra as forças da OTAN: EUA, Turquia, França, etc.

Flanker

O outro colega teve um erro de interpretação de texto…..não precisa espumar e babar de raiva em cada comentário que faz, vovozinha!!! Assim, seu coraçãozinho idoso não aguenta…..

rui mendes

Padrão OTAN?
Nem à OTAN pertence, fazer uns exercicíos com a OTAN, não é padrão OTAN.
Su-25 contra Su-30, Su-24, Su-34.
Mi-24 contra Mi-28, Ka-52, Mi-35.
T72 contra T72, T80, T90.
Lança Roquetes do tempo da URSS contra Lança roquetes Russos actuais os Smerch e depois 30.000 militares Georgianos, bem treinados contra se fosse preciso 1 milhão de Russos mas logo a abrir para aí 100 mil e bem treinados.

Hcosta

Defender Assad e não a Síria. No meu ditador sanguinário ninguém mexe.

100nick-Elã

E o ditador sanguinário da Arábia Saudita e do Catar? nesses pode mexer? o do Catar pode até comprar o Messi, né?

Hcosta

Sabe a definição de sanguinário?

rui mendes

Foram derrotados???? Que filme, o que se passou, foi que o trump assinou uma retirada de todas as tropas estrangeiras do Afeganistão, com os taliban, mas assinou unilateralmente, e a NATO aproveitou isso, pois estava cheia de lá estar e também se retirou. Houve derrota, mas não militar, pois para manter os taliban afastados, bastava querer continuar a despejar dinheiro lá, a derrota foi política, foi mesmo uma traição para com o povo do Afeganistão, assim como esse povo também foi traído pela administração e presidente Afegão, pois foi lá colocado por Americanos com apoio da NATO e essa mesma… Read more »

Welington S.

Porque os EUA saiu sem destruir todos estes equipamentos?

Carlos Alberto Soares

Pois é ….

Thiago

Porque esses equipamentos foram deixados com a ilusão que o governo local conseguiria resistir ao talibã, no mínimo os EUA foram inocente

rui mendes

Todos os serviços secretos dos EUA e os da NATO, erraram e muito, pois a informação que Cabul aguentaria 3 meses, partiu dos serviços secretos e ou os serviços secretos erraram feio ou então foram os políticos que mentiram à sua população.

Neto

Talvez porque os aviões não eram dos US., são dos Afegãos.
.
Se fosse dos US, acredito que já não existiriam.

Adriano RA

Porque foi feito algum acordo, por debaixo dos panos, talvez para que o aeroporto de Kabul continue aberto por um tempo e permitindo a saída de alguns privilegiados. Mas a verdade é que os EUA deixarão para morrer os cidadãos afegãos que os ajudaram nos últimos anos. O Taleban vai provavelmente prender e executar essas pessoas. Muito triste essa situação toda.

Welington S.

Se o bombardeio acabou não acontecendo, que façam acontecer então, ora. Se existe talibans por ali, que virem pó junto com todo o equipamento. O que não pode é deixar esses equipamentos tudo ali de brinde para eles.

Jota Ká

Se os EUA bombardearem a base aérea, os talibans podem revidar atacando a embaixada e aprisionando o pessoal de lá. Seria uma repetição do que ocorreu em Teerã em 1979. Um vexame para o presidente dos EUA.

cerberosph

Não tem ninguém mais nas embaixadas, estão todos no aeroporto esperando os aviões para evacuação. Os talibans estão do lado de fora do aeroporto esperando a evacuação apesar de ter tido relatos de fogo e tiros esporádicos no aeroporto. TENSO para quem está lá.

rui mendes

Ainda agora deu a comunicação social Britânica, a dizerem que têm muitos funcionários que trabalharam com os Britânicos, que estão escondidos em casas, a pedirem ajuda, há informações que os serviços secretos Britânicos, estão a tentar leva-los para as embaixadas dos países da NATO, mas a dizerem que vai ser impossível salvar a maior parte de esses funcionários, que ainda estão longe das embaixadas.

Teropode

Não fará diferença .. e digo mais ..acredito que se o Talibã levar com jeitinho eles conseguem convencer muitos pilotos e técnico do antigo governo . Cara não houve conflito .. os EUA saíram e eles brotaram do chão .. sinistro ….

André Macedo

Os EUA já aceitaram que o Talibã tomou o controle, não vão atacá-los e começar tudo de novo como 20 anos atrás, trazendo e aumentando novamente o risco de ataques terroristas, pelo mesmo motivo o Talibã moderou o discurso, não se mostram mais tão extremistas no papel ao ponto de serem considerados uma ameaça imediata.

Adriano RA

Concordo. Os EUA não estão preocupados com um punhado de A-29s. Há tempos estão se lixando pro que acontece alí. Tentam se afastar sem provocar os novos donos.

Claudio Severino da Silva

Babak Taghvaee – Μπάπακ Τακβαίε – بابک تقوایی @BabakTaghvaee  · 4h #BREAKING: Ontem à noite, antes da queda de #Kabul, o comandante da Força Aérea do Afeganistão ordenou que o esquadrão de ataque voasse 16 A-29B Super Tucanos para #Uzbequistão e #Tajiquistão para evitar sua captura por #Talibã. Um deles caiu no #Uzbequistão. Dois pilotos se ejetaram e sobreviveram. Babak Taghvaee - Μπάπακ Τακβαίε - بابک تقوایی @BabakTaghvaee · 6h #BREAKING: Acabei de ouvir algo horrível! Na noite passada, o governo do #Uzbequistão não permitiu que aeronaves da Força Aérea do # Afeganistão que tentavam obter asilo em seu país… Read more »

Svezda

Parece que a ordem para bombardear e destruir essa base foi cancelada. Será que foi mesmo ou a usaf está esperando algum momento “especial”? Quanto à volta desse regime brutal eu lamento mas aquele povo (a maioria) gosta de viver na idade média. Pois que vivam na idade média!

pangloss

O cancelamento do bombardeio da base pode ter sido o primeiro gesto de aproximação dos EUA com o próximo governo afegão.

nereu

esse próximo governo empenhou a palavra com muita gente, acho que os EUA não vai conseguir mais um lugar na janela, aqui um exemplo de 3 atores envolvidos com o Talibã https://en.wikipedia.org/wiki/Turkmenistan%E2%80%93Afghanistan%E2%80%93Pakistan%E2%80%93India_Pipeline

rui mendes

Paqistão sim, mas os outros dois, são Rússia e principalmente a China, que quer aquela zona da Ásia Central estabilizada, para implementar os investimentos, na chamada nova rota da seda.
O pior vai ser possíveis ataques de células terroristas na Europa, mas também nos EUA, mas ainda pior vai ser para a Europa, que terá uma nova vaga de refugiados nas suas fronteiras, quando ainda está a pagar milhões de euros aos Turcos, para manterem na Turquia mais de 3.5 milhões de refugiados, agora chegarão mais ainda.

nereu

não se preocupe os Sunitas não vão cruzar a fronteira com o Iran

Matheus S

Eu acompanhei quase em tempo real, de fato, quando saiu a notícia dos bombardeiros indo para Mazar, o Taliban já tinha feito um grande avanço sobre Cabul, e Jalalabad só tinha uma pequena resistência, o fato mais emblemático é que o Taliban atacou em três frentes em Cabul, o Exército Nacional afegão não suportou essas três frentes, e olha que hoje de manhã, no dia 15, Jalalabad foi entregue ao Taliban e essa resistência tinha se deslocado para Cabul para ajudar a retardar o avanço lá. Acho que devido ao avanço sobre Cabul, a USAF redirecionou os bombardeiros para lá.… Read more »

Matheus S

Foi algo surreal de se acompanhar. A movimentação das aeronaves da USAF, da RAF e outras forças foi impressionante, a capacidade logística, principalmente americana que acompanhei em tempo real era certamente formidável. Não há sequer um paralelo entre as demais forças de outros países. Tenho tudo gravado no telegram.

Heinz Guderian

Pode me mandar?

Matheus S

O Galante já postou uma matéria sobre essa capacidade.

leonidas

Os americanos graças a um amadorismo estarrecedor permitiram aquelas cenas vergonhosas em Saigon que foram vendidas ao mundo como se retratassem tropas americanas correndo para fugir dos Vietgong ou dos norte vietnamitas. Quando na verdade isso ocorreu em 1975 nesta data a guerra para os norte americanos já tinha acabado a quase dois anos com suas forças proibidas por lei aprovada no congresso de agir de forma ofensiva enquanto estivessem fazendo a retirada e assessorando o Exercito Sul Vietnamita na condução da guerra. Aquela correria foi fruto das ações mal planejadas do presidente Gerald Ford que limitou o numero de… Read more »

Last edited 1 mês atrás by leonidas
JT8D

O governo Biden é de um amadorismo cômico

Edu

Só não esqueça que foi o Trump que anunciou a retirada e foi o Trump que iniciou as conversas com os talibãs.

Slow

Psé , o povo esquece das coisas ..

rui mendes

O governo de Biden, está cumprindo na risca, o mal, muito mal planejado plano de retirada do muito mau ex presidente trump, além das muito más negociações que o tão adorado por alguns ex presidente trump negociou.
Negociações que teve com os talibans de forma unilateral.
O grande erro do Biden, foi não ter feito outro plano de retirada, pois quanto ás más negociações, nada havia a fazer, pois já estavam feitas e tinham prazo para executar a saída.

JT8D

Tudo bem, o Biden, depois de colocar a culpa no Trump, disse que os afegãos estão nos corações dos americanos. Ele pode ser retardado, mas é muito fofo…

Hcosta

A partir do momento que iniciam conversações com os Talibãs e deixam de fora o governo de Cabul…
É como um tsunami, deram aos senhores da guerra uma justificação para se juntarem aos Talibãs.

JT8D

Sei. E esse governo discorda mas simplesmente aceita isso, né. Não fez nada para mudar a situação porque é mais fácil colocar a culpa em alguém? É muita covardia

Last edited 1 mês atrás by JT8D
EduardoSP

Trump negociou a saída dos americanos. O processo já estava em andamento há meses.

JT8D

Ora, nada impede que o novo governo mude a direção da política externa. Aliás, parece que esse foi um dos motivos para os quais os democratas foram eleitos, certo?

nereu

o problema é a politica externa americana como um todo, e parece que até o Talibã levou a melhor nesse assunto, mantendo conversa com quase todos os vizinhos regionais, abrindo um cenário muito melhor que em 1996

victor

É claro que impede amigo… Biden não é doido de rasgar o acordo costurado pelo Trump, e ficar sujeito a, no mínimo, novos ataques terroristas em seu território. Sem contar o golpe no cenário politico, ja que 2/3 dos americanos são hoje contra a manutenção de tropas no afeganistão. Independente de quem tivesse na casa Branca, ninguém seria doido de voltar atrás nesse acordo. Sinceramente o “erro” afeganistão, na minha humilde opinião, tem que ser creditado desde Bush, que invadiu, até Biden com essa retirada vergonhosa.

rui mendes

Errado, podia mudar, se não retirasse as tropas, anulasse a retirada, agora se quisesse retirar, os prazos e negociações estavam fechadas.

Allan Lemos

Democratas são uma vergonha. Só sabem lacrar.

Last edited 1 mês atrás by Allan Lemos
André Macedo

Uma hora são lacradores, outra hora são os que causam guerras, o importante é criticar, não se o argumento é válido

Allan Lemos

Você é um ignorante, historicamente os democratas foram os que iniciaram mais guerras. E sim, só sabem lacrar.

André Macedo

Não sei se você sabe, mas existe uma instituição chamada Congresso, formada por ambos os partidos, e que precisam por lei aprovar qualquer declaração de guerra, o Congresso inclusive tem o poder declarar guerra de forma autônoma, reduzir isso apenas ao partido X ou Y só mostra a sua própria ignorância, só falta terminar o comentário com um “curupaco” “lôro quer biscoito”. War Powers Resolution of 1973: Provides that the president can send the U.S Armed Forces into action abroad only by declaration of war by Congress, “statutory authorization,” or in case of “a national emergency created by attack upon the United States, its territories or possessions,… Read more »

Last edited 1 mês atrás by André Macedo
Hcosta

Covardia é não fazer o que tem de ser feito. Assumir responsabilidades.
A coisa mais fácil e covarde é dizer que não vou entrar em guerra. Burrice é quem não se adapta às circunstâncias.

rui mendes

Retardado é quem tenta desculpar o Trump, mas é compreensível, era tão adorado por alguns aqui, até inventaram uma nova moeda, nesse tempo, a que chamavam trumps, muito cómico essa adoração, faz lembrar o amigo do trump, o ditador Norte Coreano.

Alexandre

Em 1975 foi o que de fato foi. A queda de Saigon e os estadunidenses aflitos e impotentes. Sim virou o que deveria ser, a imagem do fracasso da maior potência do globo. E sim isso está ocorrendo novamente . De fato guerra de ocupação não é uma boa opção.

Flanker

Quando Saigon caiu, os EUA tinham tropas em luta aberta no Vietnã, ou essa participação dos EUA já havia acabado?

Alexandre

Quando caiu Saigon lá estavam os estadunidenses assistindo a queda. Querendo ou não eles viram a queda e sabiam o sentido e o significado do fato e experimentaram o sabor da impotência que somente os derrotados sentem. Dois anos antes da queda os estadunidenses se retiraram do conflito sem alcançar seus objetivos iniciais. Não venceram. Foram derrotados. Foi o que foi.

rui mendes

A imagem que vai ficar agora, é de um C17 a levantar e a cairem pessoas dele, triste mesmo.
Está aqui uma coisa que a China não vai deixar de aproveitar, dizendo aos seus aliados presentes e futuros, que nunca fez isto e jamais fará, abandonar aliados.

Hcosta

Não, em 73 (acordos de Paris) foram encerradas as ações de combate dos EUA. O governo Sul Vietnamita aguentou mais dois anos.

André Macedo

Amigão, a pergunta que se faz é apenas uma: Conseguiram o objetivo? Não. Então perderam, se tivessem conseguido uma vitória rápida o Congresso iria estar comemorando e os americanos também, não adianta passar pano com essa história.

sj1

Não ia levar 90 dias .. ?

Jota Ká

Foi um erro de tradução nas negociações EUA-Talibã.
O negociador americano deu 90 dias para o Talibã tomar o governo-fantoche do Afeganistão.
A outra parte entendeu que eram 90 horas.
🙂

Matheus S

Boa. kkkk

Carlos Alberto Soares

Nada decolou, melhor bombardear sem dó….

Barak MX para o Brasil

Os barbudinhos dominaram tudo.

E82asVJXoAYhmnT.jpeg
José

Num dá idéia não…

Ten Murphy

Pra quem acha que tudo isso não foi planejado, calculado e desejado pelos americanos, está muito inocente. Os americanos fizeram um acordo com o Taleban. Há interesse no atual estado das coisas. Todo o resto que a mídia fala é cortina de fumaça. Parem de pensar que foi derrota, que deveriam ter explodido as aeronaves. Os EUA só ganham com esse acordo. Resta saber se vai dar certo o que planejaram acontecer com o fortalecimento do Taleb. Isso é um xadrez. Eles estão várias jogadas a frente com essa retirada. Os ufanistas pensam que foi derrota, falta de dinheiro ou… Read more »

nereu

existe um gasoduto sendo construindo ligando o Turcomenistão a Índia e o Paquistão via Afeganistão imagina o Talibã recebendo centenas de milhões(talvez bilhão) de dólares todo ano agora imagina um oleoduto ligando o Iran a China esse sim valeria bilhões anuais e sem interferência americana

rui mendes

E por falar em cortina de fumaça …

Pgusmao

Logo teremos Super Tucano versão Flango!!

rui mendes

Pois, é que os Chineses precisam de copiar para fabricar um avião de treino/ataque ligeiro

Flanker

Vendo esses caras, com essas roupas, essa aparêcia, a maneira como pensam e agem e, agora a facilidade com que retomaram o poder e as cidades (percebe-se um claro apoio da população), então que fiquem lá. …se gostam desse tipo de vida, com leis e costumes da idade média, ou antiga, melhor pra eles….cadacum vive do jeito que gosta. Que se fod……..

JT8D

Pois é, é assim que deveria ser. Cada país tem direito à sua soberania. E outra, se não tem condições de aguentar o tranco, não se envolve, senão passa vergonha

Flanker

Pois é…..EUA e Rússia (URSS) entraram e saíram com o rabinho no meio das pernas.

rui mendes

E os Ingleses, ainda antes da URSS e dos EUA/NATO.

Teropode

Praticamente não teve conflitos .. prá onde foram os trezentos mil combatentes y.

rui mendes

Para a conta da corrupção, que facturou 300.000 soldados, quando se calhar eram 30.000 ou menos.
Por alguma razão o ex presidente do Afeganistão, fugiu para um país vizinho e não pediu asilo na América ou outro qualquer país Ocidental.

EduardoSP

Também acho. O problema é quando jogam aviões contra prédios no seu país.
Se ficassem quietos lá se f., tudo bem.

JT8D

Então, quem fez isso parece que foi um saudita, lembra? O que os EUA fizeram com a Arábia Saudita? Ah, sei, apoiaram e venderam mais armas para eles…

Phenix

Foi um saudita que era chefe do Talibã que fica no Afeganistão.

JT8D

E que foi morto quando estava escondido no Paquistão. O terrorismo não tem bases fixas, pode estar no Iêmen, no Irã, no Iraque, no Paquistão, no Afeganistão, no Líbano, na Síria, na Líbia e até na Europa. E pode ser financiado por todos esses países e por mais uma dúzia de outros. Você acha mesmo que ocupar o Afeganistão faz alguma diferença?

Last edited 1 mês atrás by JT8D
Hcosta

Mas tinha bases permanentes no Afeganistão. A Al Qaeda tem a mesma relevância que tinha?

nereu

Al Qaeda não é o Talibã, alias os EUA com essa invasão conseguiram internacionalizar o Talibã entre diversos países inclusive antagônicos https://thediplomat.com/2019/10/the-taliban-go-global/

Antonio Palhares

Será que não dá para os Estados Unidos contratarem um grupo de terroristas, igualmente assassinos, cortadores de cabeças e desumanos contra o Talibã. Para os combaterem? Desestabilizando seu governo , Chamando-os eufemisticamente de ” Oposição Moderada ? Tal como fizeram na Síria ?
Criar o capeta é fácil. O difícil é controlar.
Agora que é uma vergonha perder uma guerra para uns tipos desses , isto é.

h.saito

Haverá resistência, e a CIA financiará exatamente como fizeram antes.

Teropode

Acho que não ..os afegaos não querem ..a grande maioria …..e não duvide ..se os EUA resolver rasgar dinheiro eles repetem dois mil e um ..em três meses .. ficar lá que é difícil ..os locais não ajudam muito .

Matheus S

CIA e RAW. Embora o Taliban disse para os indianos não se meterem lá.

nereu

não vão se meter, eles(indianos) tem bilhões em obras lá https://twitter.com/adeel_101/status/1426934661956112391

Maurício.

Os americanos já jogaram tantas bombas no Afeganistão desde 2001, agora seria a hora de jogar mais algumas nessa base, manda tudo pelos ares e já eras.

marco

Pessoal agora vai abrir uma mega rede de barbearias e ganhar dinheiro pra caramba. Triste viu.

Marcos

Ainda demorou muito. O exército profissional do Afeganistão em treinamento

https://youtu.be/QdggP7rw0mg

Flavio

Agora entendi por que os americanos abandonaram o local!

Flanker

Barbaridade!! Só bisonhos!! QI médio deve ser em torno de 30…

Franklin Apaza

Engraçado as pessoas dizendo que a tomada do Afeganistão pelo Talibã é culpa do Biden.

1. Reagan armou o Talibã;
2. Bush invadiu o Afeganistão;
3. Trump negociou retirar as tropas;
4. Biden efetivamente retirou.

20210815_180359.jpg
JT8D

O problema aí foi o item 4, né. Se ele não concordava, não precisava retirar. Se retirou é por que concordava. Eu sei que ele é político, mas tem que ser homem de assumir aquilo que faz. Isso é básico

Hcosta

O que podia fazer se o governo de Cabul já não liderava nada, algo da responsabilidade de Trump?
Começava outra vez uma guerra e agora sem aliados no terreno?
Só iria piorar a situação.

SmokingSnake 🐍

Tirar não quer dizer entregar de bandeja como o Biden fez! Trump tirou do Iraque mas só depois de impedir o ISIS de assumir.

rui mendes

Os planos e prazos da retirada foram do trump.
Foi mais uma magnífica negociação, igual à que fez com a Coreia do Norte e Irão.

Hcosta

O que anda a fumar?

100nick-Elã

Por que nenhum de vocês avisaram ao Taleban que os EUA são invencíveis? a culpa é de vocês, eu agora estou informada e ciente disso, porque não avisaram o Taleban e fizeram sua propaganda e proselitismo? hein? hein?

Flanker

Os EUA saem de lá com o rabinho no meio das pernas, assim como os russos/soviéticos saíram…..não tem diferença…..ou tem? Ah, ia me esquecendo…..”hein? hein?”

José

Oi bebê do papai! Tava sumido. Tchê!

Teropode

Disfarce esta paixão platônica cara , 😂😂😂😂😂😂😂😂😂 Zé roswuinha 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Flanker

Zé rosquinha! Kkkkkkkkkkkkkk….muito boa!!!! Esse aí gosra duma unhada no calcanhar!!!! Hehehehehehe

Flanker

Gosta*

Flanker

Já te disse….isso é coisa para psiquiatra. ….tu tens algum trauma de infância. ….kkkkkkkkk

100nick-Elã

Dou as boas vindas ao Emirado Islâmico do Afeganistão. Que uma longa era de paz reine sobre esse valente país. E que o dinheiro chinês venha em boa hora para reconstruir e tornar o Afeganistão uma legítima e importante peça da rota da seda chinesa e da SCO – Organização para Cooperação de Xangai

Last edited 1 mês atrás by 100nick-Elã
Flanker

E não esquece também da rota do ópio…. kkkkkkk…a que ponto chega a alucinação…..voces vivem num mundo paralelo……

José

Na verdade, nós brasileiros. vivemos na rota da cocaína que vai para Europa.

Flanker

E eu disse algo em contrário?? O Brasil sempre foi rota da cocaína. Mas, o que isso muda o fato do Afeganistão, china e outros por ali serem produtores de heroína e outros derivados do ópio?? Vcs gostam de desviar o foco…..

Teropode

Cara kkkkkkk, falei disso num posto anterior , imaginem o trabalho dos plantadores de papoula , de uma hora prá outra conseguiram mais 1 bilhao de clientes , tô com inveja , os caras vão faturar ….

André Macedo

Flanker, o Brasil elegeu o Comando Maluco pra governar o país, acho que de alucinação a gente entende.

Flanker

Pois é……concordo. Mas, a alucinação de uns não invalida a alucinação de outros….

Agnelo

hahahahahahahahahahahahahahaha maior paz!!!!! ahhahahahahaha

Adriano Madureira

Decisão estúpida de não destruir as aeronaves, será uma indecisão a se lamentar…

Sergio Cintra

” Nóis bende treinamiento, suporte, manutecion e reposicion das Avion, baratinhas!!!
Saudacion ao nuevo gobierno ” http://WWW.EMBRAER.COM.BR
 “Allahu Akbar”

André Luís

Em breve, veremos um A-29 made in China!

SGT MAX WOLF FILHO

Já existe o projeto esta em desenvolvimento

SGT MAX WOLF FILHO

Tanto do A29 como o Kc390 ele inclusive contrataram ex engenheiros da Embraer pra isso

Phenix

Precisa contratar engenheiro pra produzir um super tucano? Kkkkk A China produz caça de quinta geração.

Last edited 1 mês atrás by Phenix
Felipe Augusto Batista

O que é mais rápido, mandar os seus engenheiros, por melhor e mais capaz que sejam, fazer um projeto do zero, ou contratar um engenheiro que já trabalhou no projeto pra dar dicas do caminho pro seu time? Eles tem engenheiros muito capazes, mas também tem muito dinheiro pra contratar mais e acelerar os projetos. Sou engenheiro na indústria automotiva, todo mundo gosta de zoar que os automóveis brasileiros são carroças, isto não impediu os chineses de no ano passado tirar alguns colegas meus da empresa onde trabalho e levar pra China pagando 4x o que ganhavam aqui, sem dúvida… Read more »

Francisco Vieira

Não seria mais fácil raquear o projeto já pronto?

Zeus

Atenteis que o mais significante de tudo isto foi a decisão dos EUA de não destruir as aeronaves! Tem coelhos nesta toca! Eis que o jogo é sujo e oportunista! Consolidou-se o fracasso de criar e apoiar um governo frágil em todos os aspectos, sem alicerces solidamente fincados na vontade de assumir a responsabilidade de governar de fato! Um governo marionetes repleto de corruptos e oportunistas, semelhante ao centrão brasileiro! Os EUA chegaram a óbvia conclusão de que deviam desistir de sustentar o insustentável, porém isto não significa abdicar por completo do jogo! Obviamente conversam com os Talibãs a tempos,… Read more »

100nick-Elã

Expectativa: _____ (coloquem aqui uma das explicações técnicas embasadas do Bosco ou comentários geopolíticos do _RR_ ou do Jacinto comprovando a superioridade militar dos EUA sobre tudo e todos).

Realidade: os americanos são escorraçados do Afeganistão, diferentemente dos russos que sairam conforme o cronograma e sem tumulto. Explosões são ouvidas nesse momento, na embaixada dos EUA.

Flanker

Vários colegas falando que os EUA deveriam destruir as aeronaves. Por que? O que os chinelentos vão fazer com essas aeronaves? Vão sair pela região atacando os outros países? Com turboélices que não tem nenhuma tecnologia secreta e revolucionária? Com helicópteros que os chinas já copiaram e fizeram clones? Deixa lá….até porque são do Afeganistão, mesmo. Os EUA forneceram via FMS. Se os norte-americanos não se importam, problema é deles…..

Last edited 1 mês atrás by Flanker
SGT MAX WOLF FILHO

Espero que a Embraer já tenha recebido a grana desses aviões!

JT8D

Opa, foi via FMS. Já tá em caixa faz tempo

Teropode

O taleba vai usar e encomendar é mais , a clientela para o ópio aumentou exponencialmente !😂😂😂

SGT MAX WOLF FILHO

Pessoal preocupado com a China copiar o a29, a China já tem um projeto de um avião similar ao a 29 e ao kc390 e contrataram ex engenheiros da Embraer, como sempre o dinheiro sempre fala mais alto

Phenix

Nossa! Deve será muito difícil copiar um supertuxano ne

Foxtrot

Olha a cá&$@gada que os americanos fizeram mais uma vez.
Além de deixarem países como Iraque, Afeganistão etc em situação pior que já estavam, de quebra deixou um monte de equipamentos novos e tecnologias para o Talebam.
Americanos fazendo bagunça no mundo como fizeram na Coréia, Vietnãn, Mogadiço etc etc.

Hcosta

Coreia?

Claudio

Super tucano made in usa

Nonato

Foi um erro os Estados Unidos saírem.
No mínimo depois desse avanço, deveriam ter voltado.
Já que os talibas saíram da toca seria mais fácil atacá-los.

Last edited 1 mês atrás by Nonato
Hcosta

Tudo conforme o planeado há algum tempo. Mas muito mais rápido do que estavam à espera.

100nick-Elã

Muitos aqui dizendo que o Taleban expulsou os soviéticos e americanos. Na verdade, foi bem diferente: os soviéticos sairam, os americanos sim, foram escorraçados. Os soviéticos saíram do Afeganistão porque queriam melhorar o relacionamento com o Ocidente, bem como melhorar sua imagem perante o Terceiro Mundo, em função da Glasnost e Perestroika de Gorbachev. Depois que a URSS saiu do Afeganistão, o regime que ela defendia ainda sobreviveu – sozinho – por 3 anos – e só realmente caiu depois que a URSS desabou e, portanto, não forneceu mais suporte ao regime. Já os EUA, diferentemente, definiram a data de… Read more »

Last edited 1 mês atrás by 100nick-Elã
Hcosta

É como a teoria da Rússia de não produzir mais tanques modernos. É tudo para não chatear o Ocidente.
Para quem diz que no ocidente os soldados são todos covardes, os Russos fazem muita coisa para não os chatear.
A intervenção da União Soviética no Afeganistão foi um sucesso, até levou à sua própria queda. Mas certamente que a União Soviética colapsou só para agradar o ocidente… (ironia)

Antonio Palhares

Concordo contigo e somente acrescento.
A retirada dos Russos pelo menos foi ordeira.
Eu achava que tinha visto quase tudo. Más, nas condições desta. Nunca vi.
E estas imagens ficarão gravadas até a eternidade.

100nickElã

Nunca disse que não foi para chatear o Ocidente. A Rússia faz as coisas na surdina, não tem interesse em iniciar uma nova corrida armamentista com o Ocidente. Mesmo que, dessa vez, a derrota do Ocidente seria quase certa pelo fator China.

Francisco Vieira

Eu só acho que se os russos tivessem abastecido os rebeldes atuais com o igla da mesma forma que os americanos os abasteceram com o stinger, durante a invasão russa, os americanos teriam saído bem antes…

Slow

Nossa capturou os caças de última geração, os vizinhos que se cuidem . hahahah

Slow

E os EUA como sempre abandonando e tem gente que acha que eles vão defender Taiwan da China 😂😂😂 não aguentaram nem o talibã de chinelo ..

Rodrigo Maçolla

É triste , Mais ao meu ver seria melhor sim bombardear e destruir no solo

naval762

Já já o ISI chega pra dar uma conferida no material.

Denis

Que grande cag!”$% os EUA permitiram acontecer!

paulo cesar

Existe uma frase atribuída a um sargento do US Army, sobre o Vietnam:

“Lutando contra a vontade, liderados por incompetentes, fazendo algo inútil, para os ingratos.”

Não sei da parte dos incompetentes (os soldados sabem…), mas o resto se encaixa.

Últimas Notícias