F-15C usa sensor de busca por infravermelho para abater drone alvo com míssil AMRAAM

127

Um caça Boeing F-15C Eagle da Força Aérea dos Estados Unidos abateu pela primeira vez um drone QF-16 com um míssil ar-ar AIM-120 (AMRAAM) usando dados de direcionamento de um sistema de busca e rastreamento por infravermelho (IRST) Legion Pod.

O evento aconteceu no dia 5 de agosto e a prova foi realizada pelo 85th Test and Evaluation Squadron.

Um radar APG-63v3 foi usado em combinação com o rastreamento de alvo passivo pelo IRST para conectar a localização do alvo ao AIM-120.

O major Brian Davis, Chefe de Armas e Táticas Ar-Ar do 85º TES , disse que o F-15 agora pode detectar, rastrear, mirar, empregar armas e verificar uma interceptação sem a ajuda de radar.

Em julho de 2020, outro F-15C Eagle da Força Aérea dos EUA disparou um míssil ar-ar AIM-9X Sidewinder pela primeira vez usando dados de direcionamento fornecidos pelo pod Legion de busca e rastreamento por infravermelho da Lockheed Martin.

O Legion Pod fornece aos pilotos F-15C e F-16C/D a capacidade de identificar, rastrear e travar em aeronaves, incluindo plataformas furtivas que não podem ser “vistas” no radar, em ambientes complexos de guerra eletrônica.

O F-15C abateu um drones QF-16 usando o IRST do Legion Pod
Subscribe
Notify of
guest

127 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings

Para vc ver a que ponto chegou o F-16.
E olha que isso é a espinha dorsal da USAF.

Douglas Rodrigues

Qual é o problema? Isso é para quem pode, converter um antigo caça em drone e poder usá-lo como alvo aéreo não é para qualquer país.
O F-16 possui diversas versões desde a sua introdução e são usados as versões A/C para essa conversão feita pela Boeing! Sendo que quem produz os F-16 é a Lockheed.

Bosco

O ódio que esse cidadão (cujo um dos nicks é “Antoniokings”) tem do Ocidente de modo geral e dos EUA em particular é doentio. Essa intolerância aos EUA construiu a sua “persona” , sua essência como ser humano, e é o que o define. Eu tenho dó! Ele entra na Trilogia só pra destilar seu ranço contra os EUA. Ele parece se purgar fazendo isso. De que eu não faço a mínima ideia. Do ponto de vista psiquiátrico beira à psicopatia. Todo psicopata é gente boa e em geral pratica boas ações perante a comunidade de modo a se autoenganar… Read more »

Antoniokings

É apenas um contraponto em face da ‘histeria’ subconsciente(será?) que tomou conta da internet e que levou o Brasil a este estado de coisas.
Elegeram até um louco com esse discurso.
Os EUA são isso. Israel é aquilo. A China foi acolá. E a Venezuela. Vai pra lá!
O Partido de antes fez aquilo outro, nos vamos fazer diferente.
Envenenaram o País.
Nunca fomos assim.
Em tempo.
Outra possibilidade é se essa for a função remunerada dele.


Bosco

“contraponto em face da “histeria””? Qual histeria? Onde você vê bolsonaristas pra todo lado fazendo apologia de virtudes conservadoras , esbravejando contra a pauta progressista/comunista/globalista ou fazendo proselitismo de A, B ou C aqui na Trilogia? Isso só tem na sua cabeça. Eu mesmo quero o Bolsonaro longe do Planalto. Não voto nele nem pra síndico de prédio e quero o lugar ocupado novamente pelos de sempre que fizeram o Brasil e o brasileiro ser o que são. Eles se merecem . O único histérico aqui é você e mais meia dúzia de seus seguidores (salvo se não for o… Read more »

Flanker

E qual é a diferença entre o que tu faz e aquilo que supostamente você combate e critica? Nenhuma!!! Só que tu faz para o outro “lado”! É doente é histérico, usando sua palavra, do mesmo jeito!!

Antoniokings

Contraponto: Aquilo que, embora apresente contraste ou oposição, complementa um assunto ou texto.

Entendeu?

Flanker

Cara…tu tá doente! Quem não entendeu o que eu escrevi, foi tu. Tu crítica o procedimento dos “ocidentais”, mas faz a apologia aos “orientais”……E tua cegueira e incapacidade de entender isso é doentia….

Bosco

Tem que fazer muito contorcionismo ideológico para querer nos fazer crer que o Brasil de antes de 2019 era um país maravilhoso, de políticos impolutos, homens públicos comprometidos com a coisa pública. Isso que vc tanto tem saudade era mais imundo que um chiqueiro. Tá reclamando de quê?
Mas não se preocupe não…. depender de mim logo vocês voltam à mamata e saciam essa crise de abstinência que os tem devorados vivos.

Antoniokings

Sim.
Mas, piorou.
E muito.
E vcs têm participação nisso.

Bosco

Aham! Aí você acordou junto com o Mumm-Rá do sono eterno e resolveu começar uma cruzada moralizadora e para isso prega que os lulas, renans, ciros, fhcs voltem ao poder com os auspícios da super potência China e com a Rede Globo pondo e tirando quem quer do poder à revelia da vontade popular.
Ah tá! Um cenário maravilhoso.
Na verdade Toinho, eu torço para que seja função remunerada porque se for de livre vontade há de se investigar e mandar prender o diretor do hospício que te deixa usar a internet.

Bosco

Aham! Aí vc acordou junto com o Mumm-rá do sono eterno, deu uma espreguiçada e resolveu começar uma cruzada moralizadora é para isso prega o retorno ao poder dos lulas, ciros, renans, fhcs com os auspícios da China e com a rede lixo pondo e tirando quem quer do poder à revelia da vontade popular. Um cenário maravilhoso!
Na verdade Toinho, eu torço para que seja atividade remunerada porque se for espontâneo há de se investigar e mandar prender o irresponsável do diretor do hospício que te deixa usar a internet

Saldanha da Gama

Puxa kings, vou esperar a cpi do mensalão, de pasadena, do petrolão, das obras financiadas pelo bndes no exterior, favorecendo ditadores e algumas empresas ligadas a quadrilha, quer dizer governo pt… sds

Antoniokings

Prezado Saldanha.

Acho que apenas uma delas, onde reverendos e pessoal de baixo escalão da Saúde tentaram ‘comprar’ 400 milhões de doses de vacinas inexistentes a um sobrepreço de U$1 por dose já supera tudo isso.
Agora, imagine o que vem por aí.
Acho que o PR tem de jogar tudo em sua reeleição, pois, caso não consiga, sua situação vai piorar bastante.
E rachadinha vai ser só um aperitivo.
SDS

Antoniokings

E outra, prezado Saldanha.

A CPI descobriu que a empresa que fabrica ivermectina teve o seu faturamento aumentado de 15 para 400 milhões de reais no ano passado.
E pasme!
Essa empresa financiava propagandas em sites pro-governamentais que indicam o ‘tratamento precoce’ contra a COVID.
Parece que vão bloquear os bens desse esperto.
Como se vê, puxaram o fio de cabelo e está vindo a peruca toda.
Cada enxadada são centenas de milhões de reais.
É gravíssima a crise moral do País.

Sequim

Sem esquecer, Kings, que descobriram que o capitão Tá Okay é sócio de uma empresa suspeita dessas mutretas sediada em Miami.

Last edited 2 anos atrás by Sequim
Antoniokings

Prezado Sequim.

O ‘modus operandi’ é claro.
Quando o negócio era direto com laboratórios, sem vacinas.
Quando aparecerem ‘intermediários’, portas abertas no Ministério.
E outro meio.
Vacina não!
O negócio é tratamento precoce com ivermectina.
Laboratórios ‘oferecendo’ toneladas de comprimidos no mercado a troco de ‘propaganda’ nos ‘meios oficiais’.

Ou seja, uma mão lava a outra e as duas juntas sujam o Brasil.

Acho que isso está bem claro na CPI.

E vem mais por aí.

Bosco

Meu Deus! É patético.

Bosco

Os maiores crápulas da República, oposição raivosa ao primeiro governo verdadeiramente democrático desde a proclamação, montam narrativas a partir de acusações infundadas, improváveis e levianas, de pessoas notoriamente de má índole e eles mesmos se debruçam sobre elas, para espanto da nação , como se verdades absolutas fossem , multiplicando a narrativa falaciosa. E cidadãos com inteligência mediana fingem que acreditam porque lhes é interessante do ponto de vista ideológico-partidário. Ou seja, um verdadeiro circo dos horrores, tudo para viabilizar a volta das velhas raposas para a direção do galinheiro.

Antoniokings

Coloque essa culpa na sua conta.

Bosco

“Eu acho que vi um gatinho…vi sim… eu vi um gatinho…”

Rafael Cordeiro

Não defendo nenhum dos governos, nem esse e muito menos o anterior, mas já que em outro post você falou que é da área matemática, compare: A PF estima que os desvios na Petrobrás chegaram a quantia de R$ 42 bilhões e agora a comissão da CPI aponta sobrepreço de US$ 1,00 por vacina em 400 milhões de doses (negócio esse que não foi fechado, ou seja, não houve pagamento). Questão (a matemática é sua área, essa fica fácil): Em qual dos dois casos houve maior desvio de recursos? Já que você diz que só esse desvios com as vacinas… Read more »

Bosco

Rafael, Não provoca não porque como os números são inventados pro G7 fazer virar 40 bilhões de dólares é daqui para ali. E ainda vão dizer que tava na cueca do Bolsonaro … Como reviram e não acham nada o jeito é apelar pra esse tipo de “prova” que só quem acredita são os sanguessugas de sempre e seus capachos amestrados. Como não conseguem argumentos para defender os seus políticos corruptos de estimação eles tratam de enlamear todo mundo pra ver se conseguem o apoio de uns poucos songamongas . E sequer têm coragem de dizer quem eles apoiam tal… Read more »

Jagdverband#44

O pior não é isso prezado Bosco.
O pior mesmo, é falar coisas (ou emitir opiniões), sem ter o mínimo conhecimento (o qual, pra falar a verdade) não precisa ser técnico.
Mas pergunte ao tonho o que é um POD, o que significa IRST ou AESA.
Lamentável.

Antoniokings

Não é difícil saber o que é isso.
Basta pesquisar.
O problema é raciocinar sobre os fatos e dados.
Aí, vc está exigindo demais.
Conhecimento de almanaque é muito fácil.

José

Quem é o bebê do papai?

Eu! Mestre Tosco!

Bosco

??????
Quanto mais eu rezo…

Antoniokings

Mestre Tosco.
Gostei.

Mais conhecido como Professor de Almanaque ou de Manual.

kkkkkk

Bosco

Toinho,
No seu caso que ministra aulas de ciências ocultas e letras apagadas (com certeza graduou em humanas na USP, com louvor… ) realmente deve ser horrível um professor de almanaque. rssss

Antoniokings

Minha especialidade é o raciocínio lógico, matemático.
Formação em Matemática/Estatística, Economia e metade do curso de Direito.

Donde se vê, que a lógica matemática é um dos meus fortes (modéstia a parte).
Daí, a ânsia que tenho de combater algumas das várias tontices que costumam desfilar por aqui.
Soam tão mal, mas tão mal, que me vejo obrigado a interferir.
Apesar das minhas promessas pessoais de diminuir meus comentários.
Sem ofensas, ok?.

Bosco

Cara, o que você faz na vida pra viver eu realmente tenho dúvidas e não creio ser na área de matemática, mas isso não é problema seu. O que sei é o que você faz aqui na Trilogia. Já deu uma olhada só nesse post o tamanho da infestação, contaminação, que você provoca? Você desviou completamente o assunto só por conta de criar uma narrativa falaciosa que pudesse corroborar o seu desprezo pelos EUA e alimentou isso de forma insana. Olha o rastro de destruição que você deixa só por conta de seu proselitismo infantil e não tá nem aí… Read more »

Bosco

Correção: “… não é problema meu.”

Antoniokings

Está aí um exemplo típico do comentário que acabei de mencionar na minha postagem anterior que me força a responder, apesar de querer diminuir minha participação nos comentários.
Dá um tempo!

Flanker

Olha, pelo discurso, maneira de argumentar, termos e linhas lógicas (será), desconfio que o José é seu alter ego……a alucinação é bem semelhante…..

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Flanker

De Novo com essas conotações de bebê e papai? Outro doente!! Tu tens algum trauma envolvendo isso??

Ten Murphy

Flanker, isso é um meme. Um senhor de seus 50 anos sai as ruas com a filha de 17. Normal. Do nada ele grita: esse é o bebê do papai. A menina morre de vergonha. Eles postam no TikTok e YouTube. Daí o Jose fica usando o meme aqui. O que não faz sentido algum. Vai entender.

Flanker

Ah, é? Não sabia….graças a Deus não tenho nenhuma rede social……isso tudo é só lixo. Valeu!

José

Inclusive seu nick

Lucas

Eu já cheguei a desconfiar que esse “cidadão” é o alter ego de alguém da Trilogia.

Que cria essas discussões vazias com o intuito de movimentar os comentários.

Só isso explica ele ainda estar aqui enquanto muita gente já foi bloqueada.

Bosco

Lucas,
Eu não sei . Só sei que qualquer coisa que ele escreve, independente do teor , é liberado de imediato. A gente não vê nenhum comentário dele recém liberado constando ter sido postado há horas. Os meus, se falo algo que foge do tema , vão pra casinha do dobermann e muitos não são liberados.
Fato é que os editores se identificam com sua postura ideológica e reforçam sua militância. Isso é evidente!
Esse comentário mesmo deve ir direto pra casinha do dobermann e só Deus sabe se será liberado, em que pese eu ter evitado termos “proibidos”

Léo Neves

Mestre Bosco
Acho que aqui todos somos adultos menos o tonim .
Por que simplesmente ignorar qualquer comentário dele ou dos outros perfis dele? Seria a melhor coisa. Simplesmente ignorar e aconselho todos fazerem o mesmo.
Creio que ele é igual macaco de circo que precisa de plateia , então se ignorar ele vai parar .

Junior Souza

Eu aposto o que quiserem que o Sr Kigs é remunerado para atuar aqui. Ele representa os interesses de outros aqui nos debates.

Last edited 2 anos atrás by Junior Souza
Antoniokings

Aí vem um mickeyboy, olha a foto de um Su-57 e diz que ele não é stealth.
Aí eu que crio discussões vazias.

Sensato

Um dos muitos nicks você quer dizer.

Eu particularmente penso que ele deveria se dedicar a agricultura. Com a quantidade de material orgânico fecal que ele produz daria pra adubar um latifúndio!

Mauro Cambuquira

Não concordo. Acho que o espaço é livre. Tudo postado com respeito, sem ofensas, mesmo que seja feito por um leigo como eu, não vejo problemas em opinião e posicionamento contrário. Se não gostou responda altura e deixa um deslike. Pronto. Agora, dar um diagnóstico médico por achar um sujeito psicopata é demais. Posso ser contrário a tudo que ele posta, mas não o julgo por nada. Ele fora daqui deve ser um bom filho, um bom marido, um bom pai, uma pessoa que pratica caridade, uma pessoa do bem, muito melhor que muitos de nós, ou não. Vai saber…… Read more »

Antoniokings

Problema nenhum.
Só que vc pode colocar motor turbo com nitro em um Fusca que ele continuará com as limitações do Fusca.
Só isso.

Devo lembrar que em meados da década de 2000, o Brasil descartou o F-16 no programa FX por ser considerado um projeto antigo.
E estamos em 2021!

Antoniokings

Na verdade, o assunto é recorrente, vide reportagem sobre o Programa FX brasileiro.
Refere-se a F-16 antiquados e ‘modernos’ F-35.
Isso em 2008.

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL737490-9356,00.html

Flanker

E o Mig-29 e o Su-27? São o que??

José

Melhores que tu tchê!

Flanker

Olha aí…o alter ego do Xings……kkkkkkkkkk

Antoniokings

Se vc olhar melhor, constatará que as estruturas do Mig-29 e do Su-27 permitem atualizações muito maiores que o F-16.
Basta ver a solução encontrada para os tanques conformais do F-16 que deixou o avião com duas corcovas, ao estilo ‘camelo’.
Ou seja, uma gambiarra.
comment image

Leandro Costa

Hmmmm…

Flanker

Outra bobagem………os russos fizeram os caças deles maiores para ter espaço para atualizações….ah, tá….cara, para de passar vergonha…..

Leandro Costa

Besteira mesmo, até porque não foi o caso. Os Soviéticos, na época, simplesmente não tinham o mesmo nível tecnológico do que o Ocidente nesse caso, fazendo com que precisassem de muito mais espaço para colocarem componentes eletrônicos embarcados que tivessem alguma chance de sucesso. É interessante notar, que o inverso se aplica ao F-16, que já vinha com Fly-By-Wire, etc., sendo muito mais capaz de ser constantemente atualizado. E dito e feito. Houveram pouquíssimas atualizações de MiG-29’s e Su-27’s se comparadas com as do F-16. Conforme o gap tecnológico foi diminuindo após a queda da URSS, e obviamente, depois da… Read more »

Flanker

Exatamente, Leandro. Vc teve paciência pra explicar…eu não tenho saco pra ensinar ignorantes que só fazem proselitismo político. Valeu!

Leandro Costa

Há dias em que eu acordo mais zen. Mas também infelizmente há dias em que acordo meio Patton.

Bosco

Os soviéticos faziam caças grandes porque além de miniaturização não ser o forte deles na época, eles tinham motores beberrões, que exigiam tanques enormes, que por sua vez aumentava o tamanho e a massa geral da aeronave e que redundava em motores maiores, mais potentes e mais beberrões. Só como exemplo, dois caças contemporâneos e da classe “pesados”. Su-27: Peso vazio: 16.380 kg Peso máximo de decolagem: 30.450 kg Capacidade de combustível interno: 9.400 kg. Capacidade para carga útil: 4.670 kg empuxo combinado em pós-combustão: 55.200 lbf consumo específico do motor em pós combustão: 1.96 lb/(lbf.h) – F-15C: Peso vazio:… Read more »

Bosco

Não há vantagens em se ter muito combustível interno a menos que seja um stealth e olhe lá. *Um stealth igualmente pode muito bem alijar os tanques quando adentra área contestada. Colocando menos combustível interno e tendo maior capacidade de carga útil externa combinado com pontos fixos “molhados” dá muito mais flexibilidade tendo em vista que se pode equilibrar a equação combustível x carga útil x capacidade REVO x coeficiente de arrasto Muito raramente um caça leva mais que 2 t de armas ao inimigo. Levando o resto em combustível externamente que pode ter os tanques alijados ao se chega… Read more »

Leandro Costa

Sobre isso, tem uma coisa que pouca gente sabe é que os Strike Eagle e seus derivados não foram os únicos à usarem tanques conformais de combustível. Os F-15C em patrulha à partir de Keflavik (Islândia) também usavam tanques conformais, sendo que foram desenvolvidos já à partir de 1974 e originalmente tinham inclusive previsão para uso de sensor IR integrado, o que normalmente dava ainda maior alcance ao Eagle.

Por mais que o peso máximo de decolagem permanecesse inalterado, as vantagens de se ter tanques conformais em relação à performance aumentada (diminuição de arrasto, por exemplo) em vôo são inegáveis.

Flanker

Hehehehehe

Fernando C. Vidoto

AntonioKings: F16 são antigos, projetos descartados e não tem espaço para upgrades !
F-16 com ‘stealth coat’:

Antoniokings

Fernando.

Você pode colocar revestimento stealth em qualquer coisa que quiser.
Até no seu carro ou bicicleta.
Há pouco tempo assisti um documentário sobre um submarino alemão da Segunda Guerra que utilizava uma espécie de revestimento emborrachado que dificultava sua localização pelos aliados.
Isso não quer dizer que o muito sobre o projeto.

Fernando C. Vidoto

Ola Kings, só queria demonstrar que o F16 continua evoluir (contrariando seu comentário).

Na foto abaixo o modelo em desenvolvimento para baixar o RCS do Falcon:

Antoniokings

Ok.

SDS

Maurício.

Fernando, esse F-16 já tem 25 anos, alguns foram modificados para testes no programa do F-35, é um teste válido, mas não foi pensado para o F-16.

Fernando C. Vidoto

Ola Mauricio, obrigado pela correção, achei que era fato recente. (provavelmente seria noticiado aqui no aéreo tb).

Mas a primeira foto com a pintura stealth é recente de Dezembro de 2020.

Att,

Last edited 2 anos atrás by Fernando C. Vidoto
Maurício.

Sim, Fernando, inclusive essa pintura “stealth” deixou o F-16 bem bonito, isso que eu nunca considerei o F-16 bonito, mas uma pintura faz toda a diferença, ficou top.

Saldanha da Gama

Kings, já vi fusca turbinado dar pau em muito carrão…… xii, chevette e até um fiat uno de empresa de telecomunicações….

Last edited 2 anos atrás by Saldanha da Gama
Antoniokings

Eu vi um Fusca ganhando um racha de arrancada em uma série do Discovery.

kkkkkk

SDS tricolores.

Flanker

Fusca….aspirado mesmo, sem turbo, com um motor refrigerado a ar (como tudo Fusca deve ser), com bloco, pistões, bielas e virabrequim forjados, 2.3 litros, cárter seco, bomba elétrica, 2 carburadores Weber 51, embreagem de cerâmica……tem que ter um carro moderno muito, mas muito bom, pra chegar perto!!!

Jagdverband#44

kkkkk

pampapoker

O F-16 foi comprado em 1983, 38 anos de idade, quem pode pode.

Pablo

Isso já aconteceu antes com o F4 se nao me engano. Mas como disse o Terapode, teu viralatismo é descarado.

Antoniokings

O F-4 não é mais a espinha dorsal da USAF.
Se não me engano, 3/4 dos aviões deles são F-16.
É muita coisa.
E vc há de convir que não dão nem para o cheiro contra os Sukhois russos.

Flanker

Cara, vai estudar e aprender, antes de falar essas bobagens….tudo que tu falou aí não está correto.

Leandro

“nao dão nem pro cheiro contra os sukhois russos”…sendo que os avioes russos foram surrados em todos os conflitos que se meteram contra aviões ocidentais, vide iugoslavia e os inimigos de Israel, ou o saddan no Iraque…fala sério

MCruel

Caro Antoniokings, sua lógica tem falha, pois se o F-4 não é mais a espinha dorsal da USAF, tampouco o F-16 A/B o são, logo, viram alvos.

Antoniokings

Reportagem publicada aqui em 2016, apresentava os seguintes números:

F-16 – 957 aparelhos –
F-15 – 469 unidades
F-35 – 38 unidades

Outra publicação, já de maio de 2021, dava conta de 283 F-35 e 452 F-15, com comentário de que a maior frota é de F-16 (sem citar números).
Estou apenas comentando que o F-16, em suas versões, continuam como o avião mais numeroso da USAF.
E com folgas.
Ok?

Carlos Gonzaga

Tonho. Acredito que intencionalmente você deixou de incluir os cerca de 180 F22 na sua conta. Somando F22 e F35 acredito que nenhum opositor seja oriental seja ocidental conseguirá enfrentar mais de 400 caças desse naipe. Seja a quantidade que for.

Pablo

Falei que fizeram, no passado. Como tu sabe? Ja voo com os dois pra saber ou tu fala por falar pra passar essa vergonha diária?

Antoniokings

Favor ligar a tecla SAP.

Pablo

Vou ligar a tecla mudo, assim tu fica quieto e para de falar essas mer…

Antoniokings

Minhas preces foram ouvidas!

Pablo

????

Pablo

E o mais alienado de todos, isso sim.

José

Sério que acredita em alguém com nick Teropode?
Tá Teropode de mente

Pablo

Pior e tu acreditar no antoniotosco, que ama o comunismo, mas nao solta o capitalismo do Brasil.

Victor Filipe

Pra você ver o nível que ta a USAF. eles tem cacife pra usar F-16 como drone pra tiro ao alvo

Uma aeronave que quando modernizada nas suas melhores versões consegue competir com qualquer outro caça de quarta geração.

Antoniokings

Deixa eu te dar um exemplo do dia a dia.
Seria o equivalente a colocar um Fusquinha 1300 ano 67 como alvo dizendo que agora vc está usando um Fuscão 1500 ano 73 como carro principal.
Na verdade, são todos Fuscas.
Não vai sair disso.

Entendeu?

Victor Filipe

você anda por uma linha muito tênue. Su-35 e MiG-35 são todas versões atualizadas do MiG-29 e Su-27 iniciais… também são uns “fusquinhas modernizados” segundo seu raciocino.

Agora aguardo sua passada de pano

Antoniokings

Victor Filipe.

Olhe as silhuetas das estruturas dos aviões que publiquei acima para perceber o enorme potencial, principalmente do Su-27, para receber novas atualizações, equipamentos maiores, mais potentes e etc.

Hcosta

Então o checkmate não é grande coisa por não ter uma enorme silhueta?
Já chegamos ao ponto de comparar o tamanho de caças monomotores com caças bimotores?
Então não era uma grande ideia o conceito high/low?

Antoniokings

Ai! Meus Deus!

O Checkmate é um projeto atual.
Será estruturado e otimizado para receber os modernos equipamentos atuais.
Não vai usar uma carcaça antiga e tentar encher de equipamentos modernos.
Faça-me o favor!

Antoniokings

Em tempo.
Acabei de ler reportagem sobre a alta demanda em vendas em torno do Checkmate que poderá ter um valor de venda de US$ 30 milhões, o que seria um quarto do valor do F-35.
Vida que segue.

Douglas Rodrigues

Qual país já comprou/fechou contrato para o Checkmate?! Sério que você acredita num caça de 5a geração por esse valor de caça de 3a? Isso é propaganda enganosa, uma falácia da Rostec. Já tem uns “doidos” dando como certa a compra para a Argentina, já que no vídeo “teaser” aparece um piloto argie (lembremos que a Argentina também era “parceira” no KC-390 e sequer mostra interesse no mesmo). Os primeiros lotes-piloto do novo caça só voarão em 2026!!! Daqui a 5 anos teremos todos os nossos Gripens operacionais (quem sabe a encomenda do segundo lote) – e os vira-latas já… Read more »

Flanker

Ah…tu acha que os caças russos são grandes pq tem espaços vazios na fuselagem??? Hehehehehe

Renan

Vamos comprar um boeing 737 dos anos 80 e transformar ele num F22 raptor então. Espaço tem de sobra. Tamanho hoje só significa autonomia e alto RCS. No mais você é bem burrinho Antônio

Carlos Campos

F16 veio para a USAF, normal, eles tem vários estocados

Talisson

Não concordo com 80% do que o xings diz mas a educação e a paciência são ímpares.

Antoniokings

Mas, às vezes é difícil.
Só com marreta na cabeça.
kkkkkk

100nick-Elã

Toinho, muitos lhe agridem, xingam, faltam com o respeito – sem você faltar com o respeito com eles – apenas porque vc discorda dos dogmas que eles mesmos criaram – ou que a propaganda lhes incutiu. Mas quero que saiba que muitos apreciam seus comentários sólidos, dignos, pertinentes e inteligentes. Por favor, nunca cale a sua voz. Se você os incomoda tanto, é porque você lhes instiga com a verdade.

Marcelo

Ficou um pouco confuso, o texto diz que o radar APG-63V3 foi usado. Será que apenas como interface entre o IRST e o míssil sem emitir ?

Bosco

O APG-63 foi usado no modo “data link” conectado ao Amraam. Apesar de não usar o radar de forma usual parece que o data link com o míssil depende de emissões via radar, que é de menor possibilidade de detecção por RWRs.

Bosco

Terapode,
Em tendo sido usado o data-link (o site “The Drive” assim do diz) supõem-se que de distância longa, haja vista que de curta (até uns 15 km) o míssil pode travar no modo LOBL, de média (de 15 a 40 km) o míssil pode trancar no modo LOAL “fire and forget” puro. Acima de 40 km (mais ou menos) é que passa a ser “obrigatório” o data link , no modo LOAL “fire and update”.

José

Sim mestre Tosco, vc deve estar certo

Bosco

De novo? Parece mosquito da dengue…

Flanker

Bosco, esse aí é uma das personalidades do Xings…..

Zeus

Ó, prezados, se o Legion Pod, segundo afirmam, tem “a capacidade de identificar, rastrear e travar em aeronaves, incluindo plataformas furtivas que não podem ser “vistas” no radar”, qual a dificuldade de se crer que a possibilidade alegada por russos, chineses e indianos de serem capazes de detectar aeronaves stealth seja real? E usando sistemas muito mais capazes e maiores que um pequeno POD? Em relação aos russos, desde o Vietnã sabe-se que suas capacidades de desenvolverem plataformas AA são tradicionalmente excelentes. E em relações aos que tem menos experiência, deve-se ressaltar que o grande avanço em tecnologia eletrônica e… Read more »

Bosco

Ninguém duvida que aeronaves stealths possam ser detectadas. O que se duvida é a afirmação de alguns que alegam que por existir tecnologia anti-stealth a vantagem da característica stealth foi anulada. Isso não pode ser verdade por uma série de razões mas uma que salta aos olhos e é facilmente entendida pelo senso comum é que os mesmos que alegam terem os meios mais capazes de detectar stealths os estão desenvolvendo, produzindo e operando. Uma coisa é ser capaz de detectar um stealth usando qualquer meio (radar ou IR) e outra muito diferente é dizer que tal meio anulou a… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bosco
Bosco

Para o F-15 engajar o F-22 teria que utilizar o Sidewinder ou entrar no alcance visual e usar o Vulcan. O problema é que pra fazer isso ele teria que sobreviver ao stealth que em tese já teria tido algumas boas chances de atingi-lo. Mas quem sabe!? Pode ser que seja o dia de sorte do piloto do F-15. Como um F-15 pode escapar de ser atingido pelo F-22? Basicamente usando ECM (chaffs, decoy rebocado, interferência ativa, etc) e manobras evasivas. O problema de implementar isso contra um stealth é que em combate BVR quem tem a iniciativa sai muito… Read more »

Zeus

Perfeito. Como demonstraste, a superioridade em relação a distância de engajamento dos vetores Stealth realmente se configura com um ás de copas, e talvez por isso mesmo as grandes dimensões e menor manobrabilidade do J-20 não seja problema em se tratando deste tipo de tarefa, porém em missões de penetração em território inimigo para atacar alvos terrestres é que a coisa pode complicar para todos os modelos stealth em uso, porém há os mísseis de cruzeiro lançados de longas distâncias para salvaguardá-los, o que obrigaria o país alvo a buscar interceptá-los longe de suas fronteiras. Então acrescenta-se diversas variáveis, principalmente… Read more »

Bosco

Zeus, Eu faço uma leitura um pouco diferente. Pra mim a grande vantagem da tecnologia anti-stealth , notadamente dos radares de baixa frequência AESA é em dar alerta antecipado e poder vetorar caças stealths para enfrentar a ameaça, e aí, eles o farão usando o IRST e mísseis guiados por imagem térmica e canhão (futuramente, laser?). Ao meu ver o maior inimigo de um caça stealth é outro caça stealth dotado de IRST e mísseis guiados por IR. O IRST é um diferencial para caças stealths poderem combater outros caças stealths. Ou seja, o F-22 não é a melhor pedida… Read more »

Antoniokings

Exatamente, Oh, Ser Supremo!.

Os russos e chineses estão apresentando equipamentos de detecção cada vez mais poderosos, mormente os relacionados aos S-300, S-400 e os novíssimos S-500, bem como os HQ-9 chineses.

JBS

Toinho

Tu és patético! se “rói” de inveja do mestre Bosco!

Bosco

A tecnologia anti-stealth mitigou a desvantagem mas não a eliminou. Quando a tecnologia stealth foi implementada pelos americanos era como um duelo de um indivíduo com pistola 9 mm contra um outro com fuzil 7,62 com mira telescópica. A tecnologia stealth deu ao cara com a 9 mm uma submetralhadora . Podem falar: a tecnologia stealth é cara… o F-35 não voa na tempestade… o F-22 não pode com chuva… Ok! É tudo isso e mais um monte de “problemas”, mas se for bom em ir atrás do inimigo e atirar nele de uma distância que ele não possa atirar… Read more »

MestreD'Avis

Caro Zeus,

Que plataforma mais capaz e maior que esse Legion Pod pode ser instalada num caça Russo ou Chinês? Sou apenas um interessado mas pelo que li o o Legion Pod é um IRST e para um caça ter um mais poderoso necessitaria de a) Maior tamanho e b) mais energia.

Sendo o F-15 da mesma envergadura que os maiores caças desses países, como poderiam esses ter capacidades de fornecimento de energia e de carga assim tão superiores?

Bosco

O problema da tecnologia anti-stealth é que teve bons resultados na fase de detecção , dentro da extensa kill chain (F2T2EA) necessária para abater um stealth. A fase de engajamento já não obteve grandes avanços. Por exemplo, todos os mísseis dos sistemas russos “S” adotam como seeker radares de micro-ondas, seja na forma ativo ou semi-ativo. Ou seja, ainda não inventaram um jeito de fazer caber uma antena VHF de 20 m² na cabeça de um míssil. rsssss Fazer o míssil chegar “perto” é perfeitamente possível numa distância razoável já que ele vai sendo atualizado pelo radar VHF, mas ele… Read more »

Munhoz

Bosco vc poderia fazer uma comparação entre este pod Legion e os sistemas semelhantes no F 35 e Su 35

Bosco

O F-35 adota um sistema denominado DAS que faz papel de IRST e funciona em 360°. E tem o EOTS que é mais para um sistema de designação de alvos mas tem funções de IRST também.
Já o Su-35 tem um IRST integrado como equipamento padrão.
Em termos de desempenho não tenho base para comparar meu amigo. Acho que não devem ter muita diferença. Acredito que a diferença esteja em relação à assinatura térmica dos stealth que é melhor gerenciada e possa interferir na distância de detecção pelo IRST.

Emmanuel

Mais doente que Antoniokings só os que dão joinha pra ele. Psicopatia coletiva.
Mas essa é uma verdade que eles não aceitam.

Antoniokings

Calma que um dia vc chega lá.

Maurício.

IRST um pod se chama gambiarra, IRST de verdade em um F-15 é isso:

DSC

Eu não acho…
Eles foram pioneiros na desenvolvimento e uso de IRST. E aplicaram esse tipo de sensor em grande escala em vários jatos.
F-101 Voodoo, F-102 Delta Dagger, F-106 Delta Dart, F-8 Crusader, e F-4 Phantom II, todos esses caças tiveram pelo menos uma versão com IRST interno.

Last edited 2 anos atrás by DSC
Maurício.

DSC, acho que o F-4 nunca teve um IRST interno propriamente dito, o IRST do F-4 sempre foi esquisito, mais parecido com um “puxadinho” como no caso do F-14, interno, interno mesmo, como no F-101 eu nunca vi.

Phenix

O sonho da Rússia e China era ter um drone com a capacidade do F16. Isso é pra poucos. No máximo podem usar migs21 surrados ou nem isso.

Last edited 2 anos atrás by Phenix
JCuritiba

Em que se pese as vantagens de um IRST nativo no projeto do avião, acho uma ótima opção esses PODs de IRST, me parece bastante racional.

Rafael Cordeiro

Esse mesmo Pod foi colocado em um drone Avenger e este foi capaz de seguir o alvo autonomamente, conforme trecho de texto abaixo:

“Durante o voo, o sistema infravermelho de busca e rastreamento do Legion Pod, IRST21, detectou várias aeronaves em movimento rápido operando na área e alimentou o motor de autonomia do Avenger com informações de rastreamento de alvos. A autonomia priorizou os alvos informando as manobras do Avenger para o engajamento dos alvos.”

Parece-me que a utilização desse Pod é bem flexível.