São José dos Campos – SP, 23 de junho de 2021 – A companhia Helvetic Airways, da Suíça, recebeu hoje a primeira de quatro novas aeronaves E195-E2, na sede da Embraer em São José dos Campos. A Helvetic receberá mais três jatos E195-E2 até o final de julho deste ano.

Em 2018, a Helvetic encomendou 12 E-Jets E2 para iniciar sua renovação de frota: oito aeronaves E190-E2 (já em serviço) e quatro E195-E2 (conversões do pedido original de E190-E2), além do direito de compra para mais 12 aeronaves adicionais. Sua frota possui, ainda, quatro jatos E190 de primeira geração. Quando os três E195-E2 restantes forem entregues, a operadora terá 16 E-Jets.

Ao optar pelas aeronaves da Embraer, a companhia aérea desenvolveu uma frota altamente flexível para operar em suas rotas na Europa: os jatos E195-E2, de 134 assentos, os E190-E2, de 110 assentos, e os E190, de 112 assentos. Devido à comunalidade entre os E-Jets, que garante a mesma habilitação à tripulação, a Helvetic pode programar os três diferentes modelos para atender às variações de demanda, maximizando a eficiência operacional.

“Com a entrega do primeiro de nossos quatro novos Embraer E195-E2, mantemos o planejamento de concluir a renovação da nossa frota até o final de julho”, disse Tobias Pogorevc, CEO da Helvetic Airways, em entrevista coletiva hoje. “As mudanças estruturais na demanda por viagens aéreas que surgiram nos últimos meses justificam as escolhas estratégicas que fizemos em 2018. Com a Embraer, temos os tipos certos de aeronaves e o parceiro ideal no setor. A Helvetic Airways agora opera uma combinação ideal de frota em termos de capacidade e sustentabilidade. E como uma das principais operadoras de E-Jets E2 no mundo, a Helvetic Airways será capaz de fortalecer ainda mais seu papel de companhia aérea de bandeira suíça nos céus da Europa.”

“Com o novo E195-E2, a Helvetic reforça sua reputação de ser uma das companhias aéreas mais comprometidas com o meio ambiente na Europa. Além de uma redução de 25% no consumo de combustível em relação a sua versão anterior, o E195-E2 possui um nível de ruído 65% menor, o que é uma excelente notícia para as comunidades próximas aos aeroportos,” disse Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, durante evento de entrega da aeronave transmitido aos funcionários da Helvetic na Europa.

Sobre o Embraer E195-E2

Os atributos sustentáveis do E195-E2 são impressionantes. Comparado à geração anterior do E195, o E2 tem um consumo de combustível 25% menor por assento, economizando quase 3.000 toneladas de CO2 por ano, por aeronave. As emissões de óxido de nitrogênio (NOX) também foram reduzidas em 30%. A aeronave, assim como o E190-E2, é certificada pelo Capítulo 14 da ICAO, a categoria de certificação de ruído mais rigorosa disponível. O seu desempenho ambiental de excelência é possível devido à aerodinâmica complexa, design inovador das asas, novos sistemas como o full fly-by-wire e os motores de última geração da Pratt & Whitney.

Devido à comunalidade entre todos E-Jets, os pilotos que voam modelos de primeira geração precisam apenas completar um treinamento de dois dias e meio para serem qualificados para pilotar os jatos E2. Nenhum treinamento em simulador é necessário.

O jato E195-E2 também está em serviço na KLM Cityhopper (Holanda), Azul (Brasil), Binter (Espanha), Air Peace (Nigéria) e Belavia (Bielo-Rússia)

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Inimigo do Estado

Eu não sei vocês, mas eu não consigo não olhar para este avião sem ver um radar, uns mísseis antinavio, e uma porta para lançar sonobóias acoplados nele, e o nome “Marinha do Brasil” bem grande na fuselagem.

Leandro Costa

Sei lá. Eu olho as fotos e vejo escrito ‘Helvetic Airways.’ Mas posso estar errado. Pode ser da Marinha dos Cavaleiros do Hospital.

RenanZ

Olhei algumas vezes e cheguei à mesma conclusão

Rinaldo Nery

Quando a MB tiver os navios que necessita ter, poderá ter os aviões que quiserem. Primeiro, a lição de casa.