Informações sobre contrato da Aeronave KC-390

A crise sanitária que o mundo vem enfrentando desde o fim de 2019 tem provocado reflexos na conjuntura econômica global, com impactos também na situação fiscal e orçamentária brasileira. Como consequência, os recursos destinados ao setor de defesa vêm sofrendo restrições que causam limitações diretas nos projetos estratégicos das Forças Armadas.

Nesse contexto, a Força Aérea Brasileira, mantendo seu compromisso com as metas orçamentárias e em consonância com o cenário atual, decidiu rever os caminhos a serem seguidos na continuidade do contrato de produção da Aeronave KC-390 com a Embraer. Devido à complexidade deste tema, é necessário considerar os diversos aspectos que impactaram diretamente esta tomada de decisão.

A questão principal refere-se ao número previsto de 28 aeronaves do atual contrato, o qual, neste momento, tem se mostrado superior à realidade orçamentária da Força, tanto para aquisição, quanto ao suporte logístico ao longo do tempo.

Desde o início de sua operação, a frota de aeronaves KC-390 vem apresentando excepcionais índices de disponibilidade e despachabilidade, resultando em uma capacidade muito superior em volume e agilidade no transporte de cargas e pessoal, fatores observados com sucesso durante as as diversas missões realizadas ao longo de 2020 e 2021.

Vista em corte do KC-390. Clique na imagem para ampliar
Vista em corte do KC-390. Clique na imagem para ampliar

Assim, considerando a conjuntura socioeconômica atual e os altos índices de desempenho das unidades já entregues, o Comando da Aeronáutica entende que o escopo contratual deve ser reavaliado, com foco na melhor adequação da produção e nos interesses públicos.

Cabe ressaltar que, mesmo em um cenário economicamente estável, reavaliações e modificações contratuais no mercado da aviação internacional ocorrem com frequência, por se tratar de uma área dinâmica e que envolve cifras vultosas.

Em síntese, após uma série de análises orçamentárias e estudos operacionais iniciados em 2019, fundamentados nas previsões legais em vigor, foi determinado pelo Alto-Comando da Aeronáutica o início do processo de negociação contratual junto à Embraer. O objetivo será reduzir o número total de aeronaves entregues, com base no atual contrato, e buscar uma cadência de produção de 02 aeronaves por ano, fatores considerados adequados observando-se os aspectos operacionais, logísticos e financeiros.

Por fim, a Força Aérea Brasileira reforça que considera a Embraer uma parceira estratégica na implementação de soluções e desenvolvimento de produtos tecnológicos, que têm sido fundamentais para o pleno cumprimento de sua missão constitucional. Tal fato é evidenciado pelos projetos conjuntos que estão em curso, como o estudo para a concepção de veículos aéreos não tripulados e o desenvolvimento conceitual de uma nova aeronave de transporte leve.

Brasília, 26 de maio de 2021.

Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Embraer KC-390
Embraer C-390
Cronograma de entregas do KC-390
Cronograma de entregas do KC-390 em setembro de 2019
Subscribe
Notify of
guest

410 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre Galante

Esse é um tópico que vai dar trabalho para moderar os comentários, já tivemos que apagar alguns e bloquear usuários pelas ofensas aos militares etc. Pessoal, não adianta estrebuchar e xingar, aqui não é lugar pra isso. Vamos nos ater a comentários racionais e equilibrados, sem ofensas e sem politização. Deus nos ajude em 2022 com a polarização política que reina no Brasil. Respeitem as regras, para não serem bloqueados:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

IBIZ

Os militares saíram dos bastidores do poder para os holofotes e nisso nós vimos eles ocupando cargos nos ministérios só para aumentar “a boquinha” (ao modo da política velha!) tomando lugar de cargos técnicos como os do Ministério da Saúde em plena pandemia, os altos salários e regalias do oficialato e dos pensionistas ficaram ainda mais evidente com um orçamento de mais de R$ 100 bilhões (o 13° do mundo) junto com a “falta de recursos” para equipamentos e investimentos em tecnologia (?!) e os gastos dos militares com leite condensado e picanha! Por fim descobrimos que em meio a… Read more »

V12 aero

Disse tudo!!!

nonato

Não falou coisa com coisa…

Eduardo

E tu és um alienado ou militar defendendo a classe

karl Bonfim

Falou uma coisa verdadeira meu caro!

Agressor's

Tá mais do que cabalmente (com)provado que nós sabemos fazer festa…Só não sabemos fazer um país…

nonato

Que festa? Carnaval?
Até países desenvolvidos fazem reprogramação.
Vide a França e os rafales.
Quem noite e dia fala mal do seu próprio país em nada contribui.

carvalho2008

correto

Agressor's

Neste pais basta uma empresa estrangeira produzir aqui que é considerada “indústria brazileira”…não é pois a remessa dos lucros vai tudo para as suas matrizes no exterior...as riquezas das multinacionais vão em grande parte para seu pais de origem e multinacionais e produtos estrangeiros sufocam o empreendedor local…praticamente todas as grandes empresas deste pais sejam do ramo de alimentos, tecnologia ou telefonia são provenientes do capital alienígena…empresas que geraram milhões de subempregos além de terem monopolizado o mercado entre si…o problema não é privatizar mas sim privatizar para estrangeiros que não querem um Brasil melhor economicamente e soberano... Não investimos… Read more »

Veiga 104

Infelizmente você está certo.

Guacamole

Toma o meu like.
Mereceu.
É isso aí.

nonato

Não falou coisa com coisa.
Mostrou que não gosta dos militares.
Não percebe o que acontece na América Latina.
Radicais tomando o poder.
Esse papo de picanha e leite condensado.
O pessoal do mensalão e do petrolao quer voltar.
Por isso os ataques aos militares.
Quem não gosta de militares faz o que num blog de defesa?
Quanto aos gastos você sabe que foi em outro governo que aumentaram o efetivo da marinha de 50 para 80 mil e ainda queriam implantar uma segunda frota.
Com que dinheiro?

Neto

@nonato Os problemas de um não justificam os problemas de outro governo. . Sobre a picanha e leite condensado é condenável sim, mas pode ter ocorrido o mesmo no governo anterior, algo não elucidado. . Há aparelhamento do executivo com oficiais das FFAA e isto é um indício perigoso. Para mim Bolsonaro é o mais perto do governo de Chavez, à direita, que podemos chegar no curto prazo. Não é um caminho confiável. . O pessoal do ptrolão e do tratoraço se aproximam na compra do centrão. Com a diferença que um pagou por apoio e o outro pagou para… Read more »

Gabriel

Realmente.

Foram os técnicos que administraram o Brasil nos últimos 30 anos e entregaram um país “pronto”, em todos os sentidos, para o atual governo.

Foi a pandemia e os militares, que levaram o Brasil ao caos em apenas 1 Ano.

Parabéns pelo comentário militante, ops técnico.

Fábio Machado

Faltou dizer ainda sobre os cera de 20 bilhões em emendas parlamentares que ninguém sabe para onde vai, quer dizer, fingimos não saber para onde vai. Além do que é negociado por debaixo dos panos via bolsolão. Não falta recursos, falta prioridade e seriedade com o erário. De resto, bom texto.

AMSS

Emenda parlamentar IMPOSITIVA por lei, a qual foi VETADA pelo atual presidente!

Se vai criticar, pelo menos critica onde o cara errou!

Essas narrativas ridículas de doce de leite, bolsolão e o cara batendo palma pro CIRCO que é a CPI do COVID é ridículo e não engana ninguém!

Fábio Machado

Foi vetada, mas recriada por debaixo dos panos via bolsolão. Só o Arthur Lira recebeu 114 milhões de reais desse esquema. Quantos kc dá para comprar com essa grana hein?

FERNANDO

Parabéns Ibiz, faltou tudo.
Infelizmente tem gente que não consegue ver a verdade.

karl Bonfim

Triste verdade que dói!

Renato

Quando eu leio um comentário infeliz como esse com mais de 160 likes, percebo que realmente não dá para ter nenhuma esperança nesse país.
.
Como alguém questionou acima, então toda essa desgraça que passamos é culpa dos militares e seus “altíssimos” salários???
Tá “Serto Jênio”

Paulo Siqueira

Governadores e prefeitos que embolsaram as verbas federais de auxílio,e desmontaram os hospitais de campanha passaram longe dessa sua análise!!

Rinaldo Nery

Hospitais militares com leitos disponíveis? Você anda assistindo muito Globolixo, lendo Foice de SP, Quanto É etc…

ALEX TIAGO

Meu sentimento com essa materia e de derrota me sinto triste, impotente me parece que estão apenas vivendo cada dia com suas familias sem pensar numa possivel guerra sem pensar em futuro me sinto triste com a realidade tudo bem pandemia não justifica que em 2030 teremos um força aerea menos capaz em suprir a necessidade de uma grande nacao. Aparentemente todos que estao na frente não procuram otimizar os recursos e apenas somente manter um força volumosa e sem recursos impressionante apenas 28 e querem reduzir, os 36 Gripens que iriam substituir os mirages agora a mesma quantidade vai… Read more »

Sincero Brasileiro da Silva

Eu avisei! Qualquer matéria a respeito do KC390 sempre afirmo que é uma aeronave que não é páreo para o C130 no mercado internacional por conta do lobby e política americana, e que somente a FAB irá comprar, e ainda assim poucas unidades (palpite: no máximo 12 unidades), para poder sobrar dinheiro para as picanhas, stelllas e pensões vitalícias. Mas não se preocupem, pois isso não é exclusividade da FAB! EB e MB também são assim. + soldo e – equipamento…

Last edited 2 anos atrás by Sincero Brasileiro da Silva
nonato

Você acredita no que fala?
Picanha?
Picanha você come na sua casa e acha que isso é que dificulta comprar equipamentos militares???
Todo mundo sabe que o mundo vive uma crise
Nossa dívida está acima de 5 trilhões.
Esse governo é o que mais tem prestigiado as forças armadas e o orçamento.
Quem fala mal talvez goste do regime venezuelano, boliviano…
Ou não sabe o que diz…

Plinio Carvalho

Ou vc é um corporativista ou um bolsonarista.
Militante é tudo igual mesmo, sempre passando pano, triste!

Last edited 2 anos atrás by Plinio Carvalho
Renato

Nonato,
Defenda aquilo que mereça pela competência de resultados.
Competēncia e seriedade independe se usa farda ou não.
Assim como existem os maus políticos, existem os maus militares.
Não esqueçamos o exemplo do próprio Presidente da República quando expulso de uma unidade militar por não ser o melhor exemplo para a tropa.

Rinaldo Nery

Ele não foi expulso. Procure se informar melhor.

Renato

Difícil Nonato..
O sujeito vem em um site de assuntos militares para falar mal de militares. Nem Freud conseguiria entender o nível de psicose do brasileiro médio.
Querem te convencer que o problema do Brasil e das Forças Armadas é o cardápio dos coquetéis e outras bobagens afins.. kk
Tá difícil frequentar esse espaço.. A moderação abriu as pernas para todo mundo e deixou a coisa descambar ladeira abaixo. .
Por isso aquela turma boa de antigamente desapareceu.

Johnny

Não sabemos qual o número de aeronaves que será cancelado no pedido inicial. De toda forma, 5 para Portugal e 2 para Hungria já contradizem sua previsão.

Thiago A.

Nonato, a questão não é a picanha e sim sobrepreço das mesmas , mas é um assunto marginal. O que deveria ser discutido mesmo é uma restruturação das FA.
Quanto ao Venezuela, o presidente adoraria dar uma de HUGO CHAVEZ !
Quando parlamentar ainda chegou a defender as ações do caudillo. Mesmo caráter populista e sem nenhuma estratégia para o país.

Bille

Com a quantidade de militante que anda visitando aqui, vai dar trabalho mesmo… Quase nenhum argumento válido, entendimento pífio ou nulo de orçamento público, e reclamações sem sustentação… era melhor bloquear.

Ninguém é obrigado a comentar aqui, e se quiser que criem seu próprio site…

Eu até pensei em comentar algo sobre orçamento e defesa, mas depois de: boquinha, picanha, Stella, leite condensado, reclamação de cargos técnicos do ministério da saude, pensionistas, vaga em hospital, ou seja, uma choradeira de criança birrenta, não vale a pena. Pessoal de esquerda veio aqui “militar”… moderadores, uma pena.

Thiago A.

E quem seria de direita ? Você ou os militantes do atual governo? Então se não concordam e não aprovam a sua narrativa são todos militantes ou de xxsquerdxx Rsrs cada uma

Ramon

É graças a essa visão que quem está criticando é de esquerda e quem está defendendo é de direita virce e versa que boa parte das discussões na sociedade e até aqui mesmo se tornaram mesquinhas, infantis, briga de bêbados em botecos só pelo motivo que a pessoa que apresentou um argumento contrário do seu ela já é julgada como um indivíduo de um grupo adversário, e com essa briga de crianças orgulhosas que não aceitam estar erradas que estamos acabando com o Brasil, e só lembrando aos que verem esse comentário se alguém da direita tá fazendo alguma coisa… Read more »

Mayuan

Fico feliz de ver notas assim. Estava sentindo falta.

Elias

https://mag.com.br/blog/educacao-financeira/artigo/reforma-da-previdencia-para-militares

Mudou muita coisa , alguns falam o que nem sequer leram para argumentar,
Certas mudanças entraram em vigor em janeiro 2021. Por este governo, não pelos governos passados recentes

Elias

Seria interessante postar este Artigo pois o que muitos argumentam sem saber o que já mudou por este governo

Elias E Vargas

Pelo que entendi, nós já temos três unidades do KC-390 em operação e entre 2021 até 2026 com a cadência de duas unidades por ano totalizará 15 aeronaves, porém, não há notícia que a FAB tenha colocado termo final em 2026 ou mesmo o número final de aeronaves. Devemos nos lembrar do contrato firmado pelo Exercito para os blindados GUARANI, que estão na casa de milhares mas é longevo prevendo atualização dos equipamentos. Espero que a FAB siga esse exemplo.

Luiz

É muito triste acordar com uma notícia desta. É desanimador, não sei nem o que falar…
Brasil o eterno gigante adormecido, o eterno país do futuro.

Bueno

Luiz, é a realidade batendo na porta. Queremos o melhor equipamento, em qualidadade e quantidade adequada para operar… Como intuciastas ficamos chateados, mas temos uma realidade sendo enfrentada no mundo , que atingiu o nosso pais… Quase 1 Trilhão de reaias gasto neste 1 ano, no combate a pandemia. Hitoria pessoal — Eu e esposa tivemos covid ao mesmo tempo, no mes passado. tenho bom convenio.. e mesmo assim fiz consulta particular com um Pineumolgista indicado, uma consulta R$600 x 2… os remedios que usamos custaram R$1250,0.. IBGE me considera classe media, imagine quem não tem condições !! a batalha… Read more »

GFC_RJ

Meu camarada…  Esquece pandemia. Pandemia apenas piorou o que já é MUITO ruim. Vão responsabilizar esses cortes pela pandemia apenas porque é uma satisfação mais fácil (melhor dizendo, populista) para os incautos. A verdade é que o Estado já é quebrado com ou sem pandemia. Custa mais de 40% do PIB pra esse nível m… de entrega.  Tu acha mesmo que essa decisão foi tomada de “2 ou 3 meses” para cá? Isso já deve estar sendo debatido há 2 ou 3 anos! Bem antes da pandemia! PICARETAS e INCOMPETENTES são maioria na esquerda, na direita, no centro, em cima,… Read more »

Sincero Brasileiro da Silva

Discordo! Só estão usando a pandemia como bode expiatório! Sem pandemia a decisão deles seria esta!

GFC_RJ

Leia o comentário de novo, meu camarada.
Vai ver que está dito exatamente isso que acabou de falar.

Bueno

a Pandemia agravou sim, meu caro, o que já era ruim , um estado ineficiente que arrecada muito e gasta mal.
 
Não acredito que cancelariam, a FAB e bem pês no chão… Não colocaria intenção de compra de 28 aeronaves para cancelar no futuro, acreditar nessa sua opinião é declara a FAB de incoerente e irresponsáveis… já a MB tenho minhas duvidas quanto ao planejar e executar.

Marcos Cooper

pois eu acredito nisso sim. Nossas FA’s são comandadas por um bando de bananas. Vão aceitar isso e ficar bem quietinhos. Com 12 KC,talvez 36 Gripens. E dá-lhe buscar F-qualquer coisa no deserto.É assim que esse país é,é isso que a força aérea merece. Já vão analisando o lixo da USAF,porquê é o que vai acontecer…

Bueno

Para muitos, no conforto de casa ou na cadeira do escritorio, sem nenhuma responsabildade é traquilo falar tamanha besteira.

Bueno

ai o Video da FAB na CREDEN 2019 Falando de atrasor e riscosnos programas KC390 e F39

https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/57479

nonato

Se você está dizendo que antes da pandemia já não havia dinheiro, então a decisão da aeronáutica está correta. Reduzir gastos faz parte. Assim como houve redução de tucanos no passado. Assim como os estados Unidos reduziram o F 22. Alguns brasileiros têm complexo de vira latas e têm prazer de noite e dia falar mal do seu próprio país. Pessoaa sérias têm orgulho de seu pais. Portugal têm orgulho de “fabricar” o KC 390. O brasileiro sabido dá um chilique porque a Aeronáutica “negocia” a redução do número de KC 390. Errado seria comprar 50 e faltar dinheiro para… Read more »

Eduardo

Portugal está contente com 5 porque esse número dá conta de suas necessidades! E porque eles estão comprando 100% do que tinham em mente.

Bem diferente de nossos 28, onde nem 28 serão mais. Acho que vão parar nos 18… e a cadência de 2 por ano deve ser reduzir para 1 por ano mais pro final.

GFC_RJ

Em algum lugar a FAB está sendo julgada ou, ao menos, criticada ali?
O post diz meramente que a pandemia piorou o que era já ruim, pois o Estado está quebrado ANTES da pandemia.

Outra coisa… se você encarar APENAS como projeto de defesa, sim, é o melhor a ser feito diante das circunstâncias. Se você encarar como POLITICA INDUSTRIAL que é desde o início do programa, não. Está se cortando na carne.

AMSS

Se soubesse sobre o que está falando, saberia que a projeção CONSERVADORA indica que este governo será o primeiro, desde a redemocratização que terá despesa primária menor no ano que encerrar a atual administração do que quando assumiu o governo.

É O PRIMEIRO!

Lógico que cometeu erros, mas querer comparar esse que tá aí, com os que estiveram no lugar nos últimos 30 anos é completamente ridículo!

GFC_RJ

O esforço para passar o pano do governo atual é tão grande, que nem sequer entendeu o que está escrito. Em algum momento no comentário foi personificado a qualquer governo específico? A crítica foi ao Estado. Mas parece que a carapuça serviu, além de que é normal no governo atual que se tenha confusão entre Estado e Governo. Despesa primária caiu? Parabéns! A diminuição na compra de KCs vai diminuir as despesas primárias ainda mais! Outra coisa… Conheci o Ex-Secretário de Tesouro e atual Secretário de Fazenda… Estudou na mesma época que eu na faculdade. Ele é excelente, da mesma… Read more »

Curiango

Gente o custa Brasil é tremendo. No Brasil temos Justiça do Trabalho onde ae condena o patrão todos os dias, empresario nem aguenta mais a pesada carga tributária pesadíssima para manter funcionarios publicos na grande maioria incompententes .

Agressor's

Se aqui não existe o interesse pela importância de suprir as necessidades mais básicas como saúde e educação, vc ainda acredita mesmo que por aqui darão importância para coisas como defesa?

Marcos Cooper

Boa. O interesse é somente o bem-estar..pessoal.

Bueno

Acredito que esta mentalidade pode mudar.
exemplo temos; eu, você , nós participantes deste espaço damos importância… mesmo os mais exaltados ou partidários por equipamento a ou b .. dão importância… 

Agressor's

Mas nesse país isso sempre é tudo pela causa do estatismo que só traz o atraso para o nosso país, não é Bueno. O braziu só irá melhorar e irá para frente quando entregar toda nossa infraestrutura/estatais para o controle estrangeiro e acabar com a indústria daqui. Deixa essas coisas de produzir avião pra quem sabe fazer, não é mesmo…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
nonato

Falou tudo.
Muita gente no efeito manada.
A moda é falar mal dos militares e do governo.
Está na moda.
Sequer sabem o que estão falando.
Acham que dinheiro dá em árvore…

Up The Irons

Como eu disse em outras páginas de Defesa, repito:
Os salários dos 80 mil funcionários públicos da FAB não estão em dia? Os dos pensionistas também? Então tá tudo certo! Tô vendo que os Gripen não vão passar de 36 mesmo…

Emerson

Com certeza. Os Gripens não passarão de 36. E só teremos eles… ineficiência x insuficiência… Assim como na marinha também, teremos apenas 04 scorpene (sem aip) e somente 04 tamandaré…

Eduardo

Submarinos caros, de manutenção cara e sem AIP. Era tão mais fácil e barato os IKL mais novos…

MARCELO MESQUITA

Acho que já está na hora de trocar de nome: MINISTÉRIO DA DEFESA para INSS-M (instituto nacional de seguridade dos servidores militares). Pelo menos os recursos gastos iriam ter mais respaldos. Defesa é só um Hobby. Todo o meu respeito aos verdadeiros profissionais da força,mas não justifica um orçamento destes pra não investir em defesa, mas somente em recursos humanos. E importante investir em recursos humanos, mas só isto, não nos torna fortes…. É muito frustante…..

Peter nine nine

Aqui em Portugal dizemos simplesmente “Ministério da Indefesa” ^-^. É a vida amigo, a gente, como o Galante diz, “extrabucha”, mas do que nos serve? Ou se quer ou não se quer e neste caso em particular da FAB reduzir o número de 390,o que mais me incomoda é que o ramo ainda tem a lata de quase dar a entender que, para além da crise e limitação orcMentaria, um dos “aparentes” motivos é que o avião é tão bom que, afinal, “nem precisamos de tantos”, sem nenhuma aparente preocupação se esse avião, tão bom, não será assim tão bom… Read more »

Marcos Cooper

Os verdadeiros profissionais é que irão sofrer.Os comandantes(?) “tão nem aí” pra instituição. Brincam de soldados. Ganham muito bem pra fazer essa m3rd@ toda aí.

Rodrigo Martins Ferreira

O que você chama de ganhar muito bem ?

JOAO

As F.A só precisam cortar 20% do seu efetivo. É muita gente que não é atividade fim.

Eduardo

Tenho batido na tecla de que virão os 36 somente e, a pau e corda, mais um lote pequeno, de uns 12 ou 14, para fechar o numero de 50. DU – VI – DO que venham 36 + 36 + algumas coisa para se chegar a uns 100 e substituir todos os F-5 e AMX.

Contudo, fanáticos me tem criticado.

Luiz Antonio

O amigo acredita que serão 36 F-39? Acho melhor aguardarmos e segurarmos as periquitas.

Curiango

logo vão renegociar a quantidade dos F39 para 24

Renato

Agora responda que raios o salário do pessoal da FAB tem a ver com isso?
Eles devem abrir mãos dos seus salários e viver de amor a pátria?
Ou talvez fazerem um vaquinha para comprar mais KCs?
É isso?
Colega vou te contar um segredinho: O ralo da despesa pública brasileira nunca foi o contra-cheque dos militares..

Rinaldo Nery

É só tirar um pouco do Judiciário….

fulcrum

Fiquei sabendo a que holanda tem menos de 20 milhões de habitantes e um pib quase igual ao nosso. A australia tem 25 milhões e um pib quase igual. Isso pode traumatizar algumas pessoas.

fulcrum

ué, vidas não importam? Quer trocar comida no prato por aviãozinho e querozene? Economia não vemos depois? kkkkkk

Wagner

Ueee esse governo nao eh cheio de militar? Nao eh o governo que se preocupa com a defesa da nacao?

Luciano

Decreto estourando o teto de salários para os militares que ocupam cargo no governo isso tem, assim como para cobrir os gastos dezessete vezes maior com a previdência dos militares. Acabou a mamata!

Jacinto

A Defesa recebeu R$ 73 bilhões em 2020 – ano da pandemia. Mas deste valor, R$ 53 Bi foram para o pagamento de vencimentos, vantagens pessoais e pensões. Outros R$ 3,6 bi foram usados para “Proteção e benefícios ao trabalhador”.
Quem quiser conhecer como o orçamento de defesa foi executado, está no portal de transparência do governo
http://www.portaltransparencia.gov.br/funcoes/05-defesa-nacional?ano=2020

Jodreski

Ah meu amigo… eu não aguentei… escrevi uma bíblia. O que fazem com o dinheiro do contribuinte é quase que um crime! (se não for um). Sugiro troca do nome do ministério da defesa para Ministério dos Soldos, Aposentadorias, Pensões, Whisky e Caviar!

Jacinto

É triste demais. E este é só o Min. da Defesa, mas se formos olhar em outros ministérios há coisas até mais bizarras. O Brasil concede R$ 348 bilhões por anos em subsídios!

Luciano do Prado

É lamentável olhar esses gráficos. Bilhões de reais para sustentar uma das castas brasileiras.

Renato

O problema são os 53bi de salários ou os 73bi de verba?
Será que se todas as outras despesas estúpidas que o Brasil colecionou através de décadas e décadas de desperdícios/corrupção/negligência/favorecimentos/desvios etc, etc, fossem evitados poderíamos ter uma verba maior do que esses 73bi de hoje?
Quem sempre votou e colocou essa gente no poder com a chave do cofre???
Pense vc consegue..

AMSS

Vc sabe que este decreto foi em cumprimento a uma DECISÃO JUDICIAL DO STF, né?

Haja narrativa burra que ninguém confere a fonte…

Wilson França

Ih, cara, ninguém acreditou.

Bueno

Está desconectado na realidade que passa o pais. A china te manda um abraço. Quanto que foi distribuído para o combate ao Covid19?  R$420 bilhões  Quanto foi gasto com vacinas? R$4,4 bilhões  Quanto que foi gasto com auxilio emergencial? R$295 bilhões  Na empresa que trabalho teve redução de salários e carga horaria; a Diferençada na Redução de salário está sendo pago pelo governo Federal. Você abe quanto que está sendo pago pelo gov. federal para compensar as perdas de salário do trabalhador? Qual o gasto logístico para o apoio ao Mistério da Saúde? O Gov.suspendeu as dívidas dos estados e municípios… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bueno
Tomcat4,2

Falou tudo Bueno e concordo contigo. Pessoal malha pau sem pensar ou avaliar toda a situação. Só os gastos com aeronaves e meios das forças armadas com transportes referentes a operação Covid e tal deve ser absurdo tbm fora tudo o que vc pontuou .

Salim

Morrem 2200 brasileiros dia, segundo lugar em mortes no mundo, recorde desemprego, pobreza aumentando, náo temos vacina. Onde estão vendo esta capacidade de enfrentar crise. Agora vão tentar matar Embraer como fizeram engesa, bernardini e outras ( tentaram vender pra Boeing) .Um dos poucos programas 100% nacionais com potencial. Falta descendia e planejamento, veja que a 10 dias comunicaram compra de dois aviões de transporte sem possibilidade de uso tático ( carga só em paleta, reabastecimento sem termos caças em quantidade e atendidas pelos futuros KC 390 ) . A compra dos aviões usados sera mantida!?! Impossível de imaginar tanta… Read more »

Mauricio

Até que enfim um comentário sensato, fico feliz em saber que ainda existem pessoas que se informam para comentar. Parabéns!

Peter nine nine

Amigo, não tente defender o governo. O que você diz, de facto, confere, mas só seria justificação se o combate e prevenção tivesse sido exemplar. A resposta brasileira à pandemia, em grande medida alinhada com aquela que foi a posição inicial (e desnfortavelmente longa) do “líder supremo” do país e, por isso, de todos os sistemas do estado, foi anormalmente tardia e ineficiente, apenas entrando num estado de clara resposta quando a situação já estava instalada de uma maneira muito mais difícil de ser respondida. Nesse sentido, embora os custos e prejuízos da presente crise fossem inevitavelmente altos, poderiam ter… Read more »

Thiago A.

Excelente P99 !

Bueno

De uma conferida no Video da FAB na CREDEN 2019 Falando de atrasor de pagamentos e riscos nos programas KC390 e F39, preste bem atenção que o orçamento de 2019 foi votado em 2018… o atrasos estavam ocorrendo em ano da PTdemia … 🙂 a merda já estava no gabide para sem lançada

https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/57479

Manuel Souza

O PT saiu em 2016. Podem começar a inventar outra desculpa. Tudo desse governo é baseado em fakes news. Nenhuma discussão séria. É privatizar por privatizar e entregando tudo na mão do capital especulativo sem planejamento algum. Final do ano estaremos pagando 7 reais em um litro de gasolina, 100 reais num botijão de gás, 60 reais em um kg de carne e ainda vai ter gente o chamando de mito. Perdemos 500 mil compatriotas. Estamos vivendo uma guerra. E o chefe da nação negando tudo. É como se fôssemos invadidos por uma nação estrangeira e tivéssemos sendo mandados para… Read more »

Caerthal

A oposição não se importa em prejudicar o país se o prêmio for a cabeça do presidente. Gente que posava de liberal e racional perdeu as estribeiras quando viu que o presidente Bolsonaro ia manter com as suas bandeiras históricas, que ele não entende a lógico de prometer algo e uma vez eleito fazer oposto para assegurar a tal “governabilidade”,

Caerthal

A oposição não se importa em prejudicar o país se o prêmio for a cabeça do presidente. Gente que posava de liberal, racional e informada perdeu as estribeiras quando viu que o presidente Bolsonaro ia manter com as suas bandeiras históricas, que ele não entende a lógica de prometer algo e uma vez eleito fazer oposto para assegurar a tal “governabilidade”,

Marcelo Baptista

Se aqui fossemos uma republica parlamentarista pode ser P99, mas com este presidencialismo de coalizão, tudo se resume ao bom uso da caneta, neste caso bic.

Luciano

Perfeito!

Santos Dumont

Excelente comentário! De aplaudir de pé! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP!

Renato

Concorde você ou não com o comentário do colega, ele tem o direito como brasileiro de defender ou não o governo no qual votou ou não votou e opinar em um blog brasileiro sobre assuntos militares brasileiros.
Estranho é ver um estrangeiro se metendo a opinar sobre isso.

Willber Rodrigues

Xô te contar um segredo:
Se o GF não tivesse dispensado, ou deixado de comprar ano passado, mais de 170 milhões de doses de vacina, não tivesse ignorado os e-mails da Pfizer e outras farmacêuticas, milhões de brasileiros já teriam sido vacinados, o Brasil já poderia ter voltado a normalidade, e 2000 brasileiros ( em média ) não precisariam morrer por dia, e a economia já teria voltado, igual nos EUA e em outros países da Europa.
Mas não espalha, ok?

Bueno

Camarada o assunto objeto em pauta é algo que voa.
Já que vc não deve ter acesso aS informaçõe, te passar.
1 -A
CoronaVac foi comprada com Verba federal e chegou mais de 120 milhões doses e
Novembro de 2020.. para de falar besteira 1.
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/11/19/primeiro-lote-da-vacina-coronavac-chega-ao-brasil
 
2- Para
comprar a Pfizer e a Janssen aceitando as cláusulas do contratual de
responsabilidade por danos colaterais, era necessário o congresso nacional
fazer uma lei para o GF comprar. para de falar besteira 2
 
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/03/11/lei-abre-caminho-para-compra-de-vacinas-que-requerem-responsabilizacao-civil

Willber Rodrigues

o assunto é a falta de verbas pro n° desejado de KC’s, supostamente causada pela pandemia ( vamos ignorar que, se não fosse a pandemia, seria outra coisa, como a falta de chuvas, a lua em Capricórnio, etc ).
E essa falta de verba foi, e é, causada pela má administração do GF durante essa pandemia.
E sobre os links que você postou…
Todas essas vacinas poderia ter sido compradas/aplicadas desde o ANO PASSADO, e não agora.
Então, pare de falar besteira VOCÊ.

carvalho2008

Infelizmente, não é verdade. Doenças e remedios se politizam….a verdade é que até o inicio da segunda quinzena de dezembro/20, o laboratorio não havia entregue toda a documentação da Anvisa….está nos jornais…o Dória passou um constrangimento pois dava as datas pressionando a Anvisa e no final era o Butanta que estava devendo. Parem de politizar….eu ja postei os graficos aqui….mesmo quem começou antes, foi no meio de dezembro e com vacinas de lotes de teste, coisas de diminutos lotes…somente 4 paises aplicaram mais de 1 MM e doses ( aplicação equivalente a 1 ou 2 dias da media brasileira)….e foram… Read more »

Salim

Veja depoimento Dimas Covas CPI, tudo documentado. Demos dinheiro pra astrazeneca em agosto e náo recebemos quase nada, Butantã e responsável pela vacinação maior parcela populaçao. Porque náo investiram Butantã também!?! Nenhuma das vacinas estava aprovada. Cadê ifá de Manguinhos, era pra ser março, em maio e junho já avisaram que vão entregar menos. Cadê apoio Butantã fazer Butavac, 100% feita aqui sem pagar royalties. Igual Kc390, vão cancelar compra pra comprar avião velho do exterior sem necessidade no momento, a náo se que vão mandar parte dos f5 ( 20 operacionais ) para alguma campanha exterior.

Caerthal

O Brasil é o quarto país do mundo em número de doses aplicadas. Mas alguém da oposição quer saber qual é real a efetividade da Coronav?

Defender vacina a todo custo (testadas ou não) e perseguir os médicos que prescrevem o tratamento precoce (com drogas seguras em um contexto onde não há tratamento já estabelecido) foi o grande divertimento dessa gente que matou seus compatriotas. O tratamento precoce tem eficácia para mais de 60%.

Willber Rodrigues

O tratamento precoce tem eficácia para mais de 60%.´´
Mostre as fontes disso que você tem coragem de afirmar.
Tive Covid a 3 meses. Passei 2 semanas em casa, afastado. Tomei apenas água gelada, café e remédio pra gripe. Me curei, tive uma pequena sequela de falta de olfato, mas já voltou ao normal.
Por essa sua lógica, café, água e remédio pra Gripe é a cura do Covid, e os 500 mil BR´s que morreram, morreram de besteira?

carvalho2008

Café, agua gelada e remedia para Gripe não ajudariam a Trombose na perna direita em virtude da Covid de uma amiga minha…o corticoide e anticoagulante sim, ajudaram….e antes que digam Ahh, depois que deu ok, ministra…o problema é que evoluiu em 48 horas dias…

Cleber

Pra você não precisou. Muitos tomaram medicamentos e não tiveram complicações. Quem prescreveram foram médicos que, com base em evidências experimentais, acham válida a tentativa de se tratar com esses medicamentos. Se o médico e o paciente concordam, tudo bem. Você não tomou nada e não acredita no tratamento, está bom pra você também.
Só isso

Nilo

Caerthal, você receita para ti e sua familia Hidroxicloquina, cloroquina, ivermectina e tratamento precoce para coronavirus? ? ?

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Flanker

Cara, antes que me chame de comunista, te aviso que votei em Bolsonaro e tenho aversão à esquerda. Te aviso tb que sou farmacêutico. Mas, essa falácia do tratamento precoce é isso mesmo….falácia. Ivermectina é antiparasitário, azitromicina é antibiótico, hidroxicloroquina é antiprotozoário……nada disso aí tem ação antirretroviral. E de onde saiu, de qual instituição científica saiu esse percentual de 60%? Quanto às vacinas, são a única arma farmacológica para enfrentar o vírus. Olha a Grã-Bretanha. Não usaram essa conversa fiada de tratamento precoce e vacinaram em massa. Qual o resultado? Hoje já estão realizando até shows musicais e outros encontros… Read more »

Cleber

Você é farmacêutico e parabéns por isso. Eu sou formado em física. Há médicos (muitos médicos) que tem opiniões diferentes da sua no que diz respeito ao tratamento precoce.

Salim

Somos exemplo, 453 mil mortes, 2200 dia e aumentando, somente 10% população vacinada ( um dos piores índices entre as 60 maiores economias mundo ). Exemplo do que!?! Enquanto maiores economias estão saindo pandemia e vendo economia crescer , estamos mergulhando terceira onda de mortes ( fora os milhares de brasileiros com sequelas desta doença ).

Cleber

sai da globo um pouco

Nilo

faça revisão de suas “informaçõe”

carcara_br

Mentem na cara dura é difícil aguentar tanta incompetência e negacionismo sendo premiado

carcara_br

1- o governo federal e boa parte da administração mostrou pouco interesse pela coronavac, você encontra declarações verbais do presidente dizendo que não iria comprar, se o presidente não apita na questão temos uma Maria louca no poder e precisa ser tirado de lá. Quando o primeiro avião partiu pra trazer o hifa da corovac a reação do geverno foi se desesperar, fretar um avião e fazer comício pra pegar o equivalente de outra vacina na india, resultado. os indianos recusaram o embarque já que não era pra se chamar atenção pro fato. 2- O governo tentou se esconder na… Read more »

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
André Luiz Domingues

Mais de 120 milhões de doses em novembro de 2020? Sério? São 60 milhões de vacinados portanto. Onde estão essas pessoas? O número atual não chega perto. Complicado esse comportamento de torcedor. Defender o governo federal na condução da pandemia. Muita pano para passar.

Flanker

Tem uma pequena diferença entre o que vc escreveu e o que está escrito no link que vc postou: em novembro de 2020 chegaram 120 mil doses de Coronavac e não 120 milhões de doses, como vc colocou.

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Saldanha da Gama

Só uma coisa, o governo federal não pode comprar medicamento sem a homologação e aval da anvisa, se o fizesse, aí sim, teriam armas para o impechment, pelas cláusulas que havia da pfeizer, só com autorização via lei no congresso e PEC não podia…. A césar o que é de césar…..Idolatremos o BRASIL e não ideologias, partidos e políticos (serve para todos eles sem exceção)

Willber Rodrigues

Você até tem razão.
Mas o que eu acho…curioso…é que o governo que “não comprou vacinas sem aval da Anvisa”, foi o MESMO governo que gastou milhões comprando remédio contra doenças provocadas por vermes e protozoários pra combater uma nova doença causada por um vírus, tudo isso sem eficácia comprovada e SEM o aval da Anvisa, ao mesmo tempo em que dizia que usar máscara era coisa de “frouxo”…
Você também não acha isso curioso? Ou isso foi culpa da administração passada também?
Mas enfim, como falaram aqui, o assunto é o KC, ou a falta dele…

Caerthal

Hidroxicloquina, cloroquina, ivermectina, nitazonanida são todos medicamentos aprovados pela Anvisa e com amplo histórico de uso seguro. Não se faça de tolo.

Willber Rodrigues

Hidroxicloquina, cloroquina, ivermectina, nitazonanida são todos medicamentos aprovados pela Anvisa e com amplo histórico de uso seguro´´
Uso seguro pra Covid? Sério?
Quem tá se fazendo de tolo, tentando passar pra algo que não tem a mínima lógica aqui é VOCÊ.

André Luiz Domingues

Cara…. vc ainda vai ter que ler depoimentos de gente que defende esses medicamentos de “tratamento precoce “. Sinto por vc ter que aguentar tanto achismo. Não apontam uma pesquisa séria que comprove as meleca que falam. Síndrome do alecrim dourado..

Willber Rodrigues

Pelo amor de Jeová…os caras ainda vem com conversa fiada de Brasil é o 4º país que mais vacinou´´ ou Cloroquina tem 60% de eficácia´´ ou vírus chinês.
Aí, quando a gente pede fontes disso, os caras desconversam e falam vai estudar´´.
Os caras rasgam a realidade sem dó, só pra passar pano…

Leandro Costa

Willber, sua paciência daria inveja à budistas.

Willber Rodrigues

Papo reto aqui;
Quem, até hoje, defende remédio contra doenças feitas por protozoários ou vermes, pra tratar uma doença causa por vírus;
Quem defende “tratamento precoce”;
Quem é contra vacinas;

Tem ausência de caráter. Pronto.

Leandro Costa

Willber, eu concordo. E isso deveria ser algo totalmente à parte de qualquer debate político. São apenas fatos. Vírus não tem partido ou inclinação política. Ele ataca e mata de acordo com a sua natureza. Se esse debate sobre tratamento precoce fosse feito (e foi!) logo no início da pandemia quando certos medicamentos eram utilizados como última esperança para salvar um paciente eu achava até válido. Mas a comprovação pela comunidade científica mundial (inclusive no Brasil, claro) mostra que simplesmente não faz efeito e isso tem mais de ano já. Esse debate nem deveria existir mais! É carta totalmente fora… Read more »

Cleber

Esse ‘pronto‘ seu creio que seja o que chamam hoje na linguagem contemporânea de ‘LACREI‘.

eu defendo tratamento precoce para quem desejar (quem cuida da minha vida sou eu e quem prescreve o tratamento é o médico. E pode crer; muitos médicos, com base na vivência do dia a dia, acreditam no tratamento precoce para covid).

Masss… (pasme) também defendo a vacina.

Então não tenho ausência de caráter ?
Qual seria o rótulo mais adequado para mim ?

Nilo

Sabe quem é Jucicleia de Sousa Lira, de 33 anos, morreu na maternidade após dar luz, para convencer o uso a médica Chechter disse que a hidroxicloroquina tinha o apoio do presidente.  5 já morrem depois de nebulização de cloroquina,  incluindo um bebê prematuro.
Qual ao nome que se dar a isso???

Nilo

 Caerthal, não sabe, vamos informa-lo, crime culposo (com imprudência, negligência ou imperícia).

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Cleber

Tem médico que pensa diferente de você.

Flanker

Uso seguro para o fim que se destinam, não para tratar infecção viral.

carvalho2008

Mestre, seja razoavel….meu nome tá la no linkedin….quem quiser quem sou é só olhar….sandro vieira de carvalho… Eu tive Covid…peguei no hospital quando numa cirurgia de diverticulite… Falei com medicos…mais de 9…e alguns ban ban ban…embora eles se dividam em varias especialidades, no pega pra capa, vão para a UTI e atendem no lugar do virologista…varios fazem o precoce…eu tive o precoce “por coincidencia”, pois já estava usando antibioticos e corticoides resultantes de meu pós operatorio…foi sorte… Tenho alguem ao lado no dia a dia, que faz uso continuado de Hidroxicloroquina (artrite) , na mesma dosagem similar do precoce….e está… Read more »

Flanker

Muitos médicos fazem uso da prescrição do tratamento precoce, mas com o intuito de usar na esperança de que funcione, pois NÃO HÁ medicamento para o virus. Usam o antibiotico para evitar alguma possivel infecção bacteriana oportunista que aproveite a debilitação causada pelo vírus. A ivermectina teve ação eficaz contra o vírus em testes in vitro e mesmo assim, em doses absurdamente altas. Em testes in vivo, os resultados não foram o esperado.

carvalho2008

Eis a questão…esperança é a arte de fazer o possivel, o que estiver ao alcance, eliminar todas as possibilidades e ter a certeza de que tudo foi tentado…. A farmacologia como disciplina irmã que caminha de mãos dadas a medicina, é de conhecimento que as doenças e sintomas co-relacionados ao virus é que causam a morte neste caso específico. O Virus não mata o pulmão. O que causa a falencia pulmonar é o a cristalização e acumulo de liquidos dos alveolos inflamados, causando as famosas manchas e interrupçoes de seções inteiras, os corticoides e drogas antiinflamatorias tal como as citadas… Read more »

Nilo

“…Só uma coisa, o governo federal não pode comprar medicamento sem a homologação e aval da anvisa..” ? ?
MP de Bolsonaro libera compra de vacina sem licitação e antes de aval da Anvisa – cnn Brasil.
Pfizer.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
João Vitor

O Executivo poderia ter feito uso de Medida Provisória para cobrir as lacunas legais nesse caso emergencial enquanto a lei não saia. Não teria nenhum problema comprar o produto naquele momento sem aprovação sanitária, era uma reserva de lote apenas, um lugar na fila.

Salim

Deram 1,2 bilhão pra Astrazeneca em Agosto 2020 sem aprovação Anvisa. Hoje a grande maioria dos vacinados e com vacina Butantã. Butantã esta fazendo vacina nacional sem pgto de royalties, quanto governo federal se propos ajudar, nada. Vamos cancelar aviões Embraer pra comprar dois aviões usados exterior sem uso operacional previsto para curto/médio e longo prazo..

Thiago A.

” Na empresa que trabalho teve redução de salários e carga horaria”
Tá aí o que nós meros mortais não entendemos… Porque toda a população, a sociedade brasileira e e o setor privado quando enfrentam dificuldades procuram reduzir salários , reestruturar o quadro dos gastos e números de funcionários… Porque as nossas FA não fazem isso ? Literalmente nunca abriram um debate nacional sobre uma possível redução e restruturação .
A Embraer deveria ser um pouco mais maliciosa, quem sabe fazer como a AEL, começar a contratar membros da NOBREZA : filhos,genros e cunhados dos nossos Excelentíssimos Brigadeiros.

Agnelo

Porque vou lhe dar um exemplo…… além dos 60 dias q o militar no ano, tira de serviço, no mínimo, além de, em média, 60 dias de manobras no ano, passaram, em muitos e muitos lugares do EB, mais de 120 dias em operações…. são 2/3 do ano fora de casa, e geralmente em situação de risco. O militar, em sua maioria, passou 2/3 do ano em operações e instrução e os outros 1/3 tendo instrução normalmente (só q com máscara e distanciamento). “Não houve” COVID pra justificar trabalhar menos. Trabalhamos muito muito mais. Sei q muitos da população civil… Read more »

Thiago A.

Agnelo, o que eu defendo é algo assim : https://www.analisidifesa.it/2021/02/quale-revisione-per-la-legge-2442012-e-il-modello-a-150-000-militari/
Que pelo menos comecemos a discutir uma possível solução, propor e criar projetos e soluções, seriamente.
Claramente todos os países possuem suas peculiaridades e exigências mas séria bom iniciar esse debate com propostas ad hoc, para resolver esse problema crônico de carência de recursos, material bélico defasados ou escassos.
Se até eles, que estão em uma situação bem melhor que a nossa, enxergam que a saída não é somente pedir mais recursos, porque nós não ?

Agnelo

Prezado Concordo MUITO contigo. Há muito o q se ver e entender. Como disse, “os países possuem suas peculiaridades e exigências”, tem de se ver Doutrina, Ameaças, Terreno, Alianças, Política etc etc. Acredito q muito se poderia “terceirizando” áreas administrativas, por exemplo. Mas a nossa Legislação não é fácil….. O q se tem feito é aumentado bastante o efetivo de temporários, mas acaba chegando nos custos com pessoal. Há de se considerar, q desde q o fundo de Pensão das FFAA “virou” Brasilia-DF, inativos e pensionistas passaram pro Orçamento de Defesa. Será q deveria ser considerado isso? Ao se comparar… Read more »

Thiago A.

“Daí a decisão de reduzir, ainda que drasticamente, o Pessoal Militar e Civil e depois reorientar as poupanças assim obtidas (e contudo mantidas no perímetro da Defesa) para onde era mais necessário.” “redução saudável da idade média e uma “mudança geracional” justa.” “Deve-se também notar que as estimativas feitas pelo Ministério na época presumiam uma economia de aproximadamente € 2,2 bilhões por ano quando totalmente operacional. Recursos que deveriam assim ter contribuído para repor a estrutura do Orçamento da Defesa em estado de equilíbrio: sendo 50% dos recursos alocados para Pessoal e os outros 50% (25 + 25) para Operações… Read more »

Thiago A.

Se eles que gastam pouco mais de 62% com o pessoal, enxergam isso porque nós deveríamos fingir que está tudo certo ?
Questão de prioridades, ali são forças armadas que realmente participam de conflitos e sabem que não podem brincar de faz de conta, que devem correr atrás de uma solução para esses problemas…

Cleber

O Brasil é um país pacífico. No entanto, precisa treinar suas forças armadas. Para quem está de fora treinar é ‘brincar de faz de conta’. Dificil…

AMSS

Pq é proibido por lei. Esse governo está tentando fazer a reforma administrativa inserindo mecanismos neste sentido e também demissão por insuficiência de desempenho e está tomando pancada atrás de pancada, já apelidaram de PEC do Fim do Funcionalismo. Eu sou funcionário público, os sindicatos e associações estão fazendo o inferno para a equipe econômica justamente pq eles estão levando a frente o que vc está pedindo, mas parece que vc tbm é crítico do governo. Sabe o que isso significa? Que o atual governo federal está QUEIMANDO capital político pra fazer o que tem que ser feito e já… Read more »

Cleber

Amigo, percebo que você conhece pouco a rotina militar. Na vida militar não há Top Gun e pouquíssimos são oficiais generais. Sou militar ha mais de 20 anos. Durante a pandemia trabalhei normalmente, inclusive quando ainda estava no início e pouco se sabia sobre a doença. Quais foram as palavras do nosso comandante? ‘Temos que cumprir nossa missão e teremos baixas. Faz parte‘. Ele inclusive ficou internado e da cama do hospital militar atendia telefonemas sobre o trabalho. Entende a diferença? Alguns colegas meus morreram da doença mas ninguém ficou em casa. Tiro serviço 24h de guarda e no outro… Read more »

Marcos Cooper

Sabe o que o governo deveria fazer? Acabar com os altos sálarios e mordomias dos politicos. Essa classe maldita e imunda que destroi esse país.

Kornet

Infelizmente ele não pode fazer isso, pois aí teria que fechar o CN. Lembre-se o legislativo legislativo em causa própria e a oposição atrapalha o país,só pq é contra o governo. Procure saber sobre o recall que os políticos não querem nem ouvir falar ,veja aprovar. E outra aoscesquerdist4as que insistem em esquecer e negar,ficam vomitando suas asneiras de que a culpa é dos militares,pensões, cerveja e etc.,mas esquecem dos bilhões roubados e dos gastos exorbitantes com estádios e o legado da copa e olimpíadas, dinheiro pros companheiros, ditadurascamigasn ec etc. Isso tudo poderia ter sido gasto no desenvolvimento do… Read more »

Marcos Cooper

Mas ai é que está. Esse governo,não somente o presidente,junto com Dilmanta,um dos piores de todos os tempos,mas co congresso, a câmara e todo o sistema imundo da política brasileira,não tem o mínimo interesse nas nescessidades do país e da população.

Antonio Palhares

Para isso tem que ter aquilo roxo

wilson

É verdade Bueno, O governo federal esta gastando os tubos em auxílio emergencial pois não queria gastar dinheiro em vacina. Tivesse investido nas vacinas desde um primeiro momento ao invés de ficar fazendo piadinha com jacaré já estaríamos a caminho da normalidade economizando nos auxílios emergenciais e empresariais. Típica economia burra que gera um gasto bem maior, coisa de um governo absolutamente despreparado

carvalho2008

Isto se aplicaria a India? A russia?

AMSS

O Brasil é o 4º país em vacinação no mundo, como poderiamos estar melhor?

Vc acha que iriamos vacinar mais do que quem produz as vacinas? China, EUA e India?!?!?!?!?!??!

Volta pra terra pô

Nilo

informe-se.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
carvalho2008

Pode ser, de fato…

Spitfire

Perfeito… UE…nao foi esse PR que gritou que o orcamento da defesa estava blindado??? É uma decepção atrás da outra!!!

ODST

Decepção pra você, que está desconectado da realidade que o mundo vive atualmente. Mas você vai ter a oportunidade de votar no seu querido Mula.

Spitfire

Ola amigo… vc nem me conhece para tirar essa conclusão.. mas vou te explicar!!!! Não vou votar no ex presidiário…. contudo isso não impede de criticar esse governo que se elegeu prometendo recuperar as Faas… e o máximo que conseguiu fazer ate agora foi manter os programas estratégicos, porem ao que tudo indica, nem isso está assegurado e foram afetados como é o caso do KC390 e sei lá como ficaram os demais… esse governo corre o risco de acabar como o que mais prometeu em termos de defesa e menos entregou, em um governo cheio de militares!!! Bom chamo… Read more »

Cleber

Conforme o Wagner, tudo estava indo bem até agora (de 1988 a 2018). Não havia corrupção (até 2018 o Brasil era comparado ao Japão e à Dinamarca nas questões relacionadas à corrupção) e o Brasil era potência militar. De 2019 até agora que desbandeirou tudo.

Fábio Mayer

o Brasil NUNCA será uma nação desenvolvida. Estamos condenados a financiar as mordomias de uma casta de agentes públicos por toda a eternidade, dentro do subdesenvolvimento que sempre nos caracterizou. Temos aversão à ciência e a inovação.

Allan Lemos

Sempre foi assim, maldita herança portuguesa. É uma pena Leif Erikson ou os anglo-saxões jamais terem se aventurado rumo ao sul.

Até tivemos uma chance na época do Império. Mas o maior líder que esse país já teve foi chutado para fora a ponta-pés. O maior erro que já cometemos foi não termos lutado pela monarquia, agora pagamos a fatura.

Last edited 2 anos atrás by Allan Lemos
Luiz

Comentário sem pé nem cabeça, alem de ofensivo aos muitos participantes de Portugal que frequentam este blog. É mais facil jogar a culpa nos outros do que assumir a nossa responsabilidade, não é mesmo?

Allan Lemos

Reconheci que temos a nossa própria cota de responsabilidade no segundo parágrafo do meu comentário. Mas é inegável que as principais colônias britânicas tiveram sucesso como nações desenvolvidas, enquanto as portuguesas não. Acha que foi coincidência?

GFC_RJ

Errado.
A maioria das colonias britânicas de povoamento se desenvolveram.
As de exploração seguiram o mesmo padrão das colonias espanholas, francesas e portuguesas. Ex. Índia, África do Sul, Nigéria, Egito, Oriente Médio etc. etc. e põe etc. nisso.
Aliás… Os ingleses eram tão bons, Barão de Mauá que o diga… Já ouviu falar de tratados comerciais desiguais do séc. XIX? Aqui no Brasil se nomeou “abertura de portos a nações “amigas””… Bem, a taxonomia sofre do esquema similar ao “submarino convencional de propulsão nuclear” ou “navio aeródromo multipropósito”.

Allan Lemos

Amigo, foi por isso mesmo que eu usei o adjetivo “principais”, referia-me as colônias de povoamento, não as de exploração.

GFC_RJ

E o que te faz achar que iria ter uma colonia de povoamento britânica no Brasil, que é tropical? Já reparou que as colonias de povoamento eram em grande maioria em clima temperado? O que garante que não seríamos mais uma plantation de mão de obra escrava como a Jamaica? E pior… com alta probabilidade deles fracionarem o território tal como os europeus fizeram com a América Espanhola… O passado é importante para entender e explicar, e não para sonhar e sentir saudades de tempos que nunca existiram. Olha pra frente e começa fazendo uma matrizinha swot simples e ver… Read more »

Datafire

Muito bem.

A eterna que questão da geografia que é sempre convenientemente esquecida.

Allan Lemos

Houve colônias britânicas na Austrália e Nova Zelândia, embora com propósitos diferentes das norte americanas. De todo modo, ser uma colônia de exploração de anglo-saxões certamente teria sido melhor do que ser uma de portugueses.

André Luiz Domingues

E que universo a Nova Zelândia tem clima tropical? E a Austrália com exceção do extremo norte despovoado? Vai estudar. E sim, tenho propriedade para falar. Sou geógrafo.

Allan Lemos

Onde exatamente eu afirmei que a Nova Zelândia tinha clima tropical? É geógrafo? Legal, agora vê se estuda um pouquinho de português porque é evidente que o seu nível de interpretação de texto é inferior ao de um aluno do primário. O que prova aliás o quanto a educação brasileira é péssima, já que em um país desenvolvido, alguém que não consegue interpretar um texto tão básico jamais teria ingressado no ensino superior para se tornar geógrafo.

Leandro Costa

GFC, acho que o território que te escapou à memória chama-se: Guyana. Seríamos uma imensa Guyana?

leonidas

Acho que culpar terceiros pelo que se é um absurdo.
A sociedade é brasileira e tem sido dirigida por Brasileiros desde 1840 ou se preferir ser mais radical desde 1889.
Quem nos rouba são brasileiros meu amigo.

André Luiz Domingues

caraca….a questão de Colônia de exploração X Colônia de povoamento não tem nada com isso,né? Cada coisa que tenho que ler. Francamente patético.

Marcos Cooper

Não é ofensivo. Diz aí,quantas ex-colônias de Portugal são países de primeiro mundo? Quantas deram certo como país? Portugal mesmo vive quebrado.

Nilo

Allan, existe uma contradição entre:
maldita herança portuguesa” e “O maior erro que já cometemos foi não termos lutado pela monarquia”.

Allan Lemos

Não há. A colonização portuguesa nos prejudicou muito, teríamos tido melhor sorte ela tivesse sido feita pelos anglo-saxões(exploração x povoamento). Mas nos também tivemos erros próprios, como não termos lutado pela monarquia, como já foi dito.

Nilo

Allan a não ser que se crie uma nova linha de sucessão, a monarquia brasileira é uma herança portuguesa.

Allan Lemos

Sim, mas quando me referi à herança portuguesa, foi mais no sentido cultural e de mentalidade.

Leandro Costa

Acho que em 199 anos, nós já podemos assumir que temos total culpa no cartório.

rui mendes

Lindo, quando é para se gabarem, são Brasileiros, quando é para dizer mal, a culpa é dos Portugueses.
Está à vista, qual a razão, começar por assumir as culpas, era bom.

Leandro Costa

Rui, nem presidentes nem políticos assumem seus erros no Brasil. Apenas colocam a culpa em outros ou fatores externos. Por isso que as eleições funcionam. Brasília é o espelho do povo.

Nilo

Brasil e sua sindrome de Peter Pan, um adulto que não assume suas responsabilidades.

Leandro Costa

E nem vamos, Nilo. Infelizmente é cultural por aqui. Não se assume erros, não se assume uma postura razoável em qualquer tipo de debate. É sempre uma questão de se falar com propriedade sobre o que não se sabe para não ‘parecer fraco,’ é sempre uma de defender seu time primeiro, mesmo quando joga mal ou faz falcatrua, é sempre isso. Não se admite erros. O Brasileiro é o povo mais orgulhoso e cabeça-dura que eu conheço. Sempre dois pesos e duas medidas para tudo e sempre há uma desculpa esfarrapada para isso.

Agressor's

O nordeste já foi ocupado e governado pelos holandeses…teríamos tido melhor sorte, tipo a guiana? rs

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Eu não atribuo os defeitos do Brasil à herança portuguesa, porque somos um país formado por portugueses, ingleses, índios, alemães, austríacos, africanos, italianos, ucranianos, poloneses e várias outras origens. O problema do Brasil é que nunca aprendemos (e isso inclui todos nós, inclusive eu) a pensar como nação, estruturamos nossas parcas instituições em torno tão somente de interesses paroquiais e o resultado é que uma maioria de cidadãos sustenta minorias encasteladas em tais instituições.

Nilo

?

Allan Lemos

Talvez tenha sido esse o problema, juntou-se todos esses povos e não conseguimos tirar as qualidades de nenhum deles. Muito pelo contrário.

Francisco Cioffi

Os portugueses foram responsáveis pelo grande espaço territorial nosso que sempre defenderam. Esta lá o Forte Principe da Beira e o Marques de Pombal que deu ordens a Pedro Teixeira para fundar feitorias no Rio Amazonas. Os culpados do Brasil não ser uma potência são os próprios brasileiros. Nós brasileiros é que temos que mudar isso.

Allan Lemos

Preferiria mil vezes que o Brasil tivesse o tamanho da Inglaterra e fosse como ela do que ter esse tamanho todo mas sem educação, saneamento básico, saúde e forças armadas de qualidade e com um povinho de segunda categoria.

Caerthal

Olhe as colônias que os franceses, holandeses, e ingleses deixaram para trás a agradeça todo dia a nossa herança portuguesa.

Cleber

Escolher o colonizador é tipo escolher quem vai te comer.

Marcos Cooper

“o Brasil NUNCA será uma nação”
Sem mais.

Allan Lemos

O Brasil é só mais um “shithole country”.

Thiago A.

No caso Brasil é o HOLE os brasileiros o SHIT, UNICOS responsáveis pela situação atual do país . Eu duvido um turco, iraniano , russo etiquetar o próprio país dessa maneira com tanta facilidade…

Last edited 2 anos atrás by Thiago A.
Allan Lemos

A Turquia e o Irã já foram grandes impérios imponentes. A Rússia foi e é uma grande nação. Já o Brasil é um país sem passado glorioso, sem perspectiva de futuro e com um presente de m****.

rui mendes

Mas quando sair uma grande notícia sobre o Brasil, vais ver, aí ele já é um orgulhoso Brasileiro, e os outros povos nada valem.
Não será essa, uma das razões???
Enganam-se a eles próprios, ego a mais.

Allan Lemos

Mas quando sair uma grande notícia sobre o Brasil, vais ver, aí ele já é um orgulhoso Brasileiro, e os outros povos nada valem.

Engano seu, meu caro. A única coisa que me fazia ter algum orgulho de ser brasileiro era a Seleção, mas até ela conseguiram destruir.

Last edited 2 anos atrás by Allan Lemos
Adriano Luchiari

Penso que essa revisão de contrato faz sentido, independentemente de conjunturas. Se os KC-390 vêm realmente demonstrando o nível de disponibilidade e despachabilidade alegados, 28 unidades na FAB é um número elevado, visto que a frota de C-130 nunca chegou perto disso e, pelo que se noticiou, logo receberemos 2 MRTT que serão um grande reforço na aviação de transporte.

Luiz

Deveriam ter pensado nisto na época em que fizeram o pedido do estudo para desenvolvimento do projeto/encomenda, pois acredito que a quantidade foi um dos fatores levados em considerção pela Embraer no estudo sobre a viabilidade do desenvolvimento do projeto ( fator custo/ benefício)

Joelson

Genteeeee… fomos cobaias do trem.. e o trem é bom demais, agora entra + 2 MRTT então o cenário é outro… pena que faltou consultar algum laboratório na China na época da assinatura do contrato e prever quando viria a pandemia.

Last edited 2 anos atrás by Joelson
Bueno

KKKK
Booa ,
Faltou combinar com a China.

Luiz

Será que negociar o aumento no prazo de entregas em mais alguns anos e passar alguns pedidos estrangeiros na frente da fila, ao invés de reduzir o número, não seria uma solução pra contornar a situação?

João Fernando

E quem compraria o 390 tendo C130 via FMS?????????

Nilo

Este sim rainha do hangar, 2 MRTT, que exigirá muita mais que o valor de compra, qual interesse estratégico militar e nacional que comporte esses aviões quando temos kc-390, com muito menos os ingleses a 12 mil Km, com Handley Page Victor bombardeiro convertido em reabastecedor e o Avron Vulcan deram conta do recado nas Malvinas. 500 milhões tão necessário a projetos nacionais e imprecindíveis ao formento da indústria nacional.
Mas o governo e M. da Defesa trás de volta o pedido antes negado. Isso não é um reabastecedor é uma cenoura.

Peter nine nine

Graças a Deus ah que veja o óbvio..

Salim

Concordo com seus argumentos. Kc390 e muito mais relevante para segurança nacional. Estes 2 aviões usados serão rainha hangar. Quantos astros, guaranis, jipes combate, paraquedistas, cargas lançadas paraquedas, combate incêndio, operação Antártica, SAr, helicópteros estes 2 aviões podem carregar……… nenhum. Fab planejamento zero. 75 mil homens sem serventia ao país. Forca aerea Austrália 15 mil homens , Israel 25 mil. Brasil este ano 13 maior orçamento militar mundo em Usd.

Brundisium

O maior afetado pela redução de aeronaves não será a Defesa Nacional, mas o TSE pra levar urna pra índio e governos locais que usam frete grátis (pra eles, bancados pela União) em serviços básicos que iniciativa privada pode atender. A meta da FAB é ser a JSL do ar, só que a serviço da ineficiência estatal e governos, em geral, corruptos. Defesa? Não, as FFAA armadas são contra radicalismos, o custeio do efetivo da ativa e reserva é o fim último dos “heróis” de fardas Aliás, e o GTE da FAB hein? “O que foi, é o que há… Read more »

Joelson

Genteeeee… fomos cobaias do trem.. e o trem é bom demais, agora entra + 2 MRTT então o cenário é outro… pena que faltou consultar algum laboratório na China na época da assinatura do contrato e prever quando viria a pandemia.

OSEIAS

Isso é um completo absurdo, reduzir o numero de aeronaves que finalizaria sua entrega em 2028, levando em conta o cenário atual. E pelo que entendi os caras querem priorizar o vant e o turbo hélice projetos que estão no papel ainda em detrimento de um produto que está voando, possui quase todas as certificações para suas missões e que necessita de um empurrão para deslanchar, sem falar que a cadencia de produção será de 2 por ano. Os políticos brasileiros tem que começar a respeita contratos, essa insegurança jurídica só atrapalha o cenário econômico e investimentos futuros. E não… Read more »

Glasquis 7

 Os políticos brasileiros tem que começar a respeita contratos, “

Mas o que tem a ver os políticos nesta decisão?

Pelo que entendo, a decisão é da FAB.

Allan Lemos

Tudo. Ou pelo menos deveria ser assim. Nos EUA, a USAF não aposentaria um mísero F-16 sem antes discutir com o Congresso como isso afetaria a capacidade militar americana nos mínimos detalhes. Decisões estratégicas como essa deveriam estar sempre sob o escrutínio do Poder Legislativo. Mas por aqui os militares fazem o que bem entendem, poderiam doar todos os equipamentos para à Argentina e político nenhum questionaria a decisão.

Last edited 2 anos atrás by Allan Lemos
leonidas

Mas o nosso legislativo é uma piada.
Sequer sabem discutir assuntos diretamente ligados ao exercício de um parlamentar, que dirá discutir defesa.
Neste ponto, não discutir com o congresso é uma vantagem… rs
Obs: O congresso só ajudaria os militares a fazer ainda mais merda.

OSEIAS

Caro Glasquis , A FAB está tomando essa decisão mediante a seus parcos recursos financeiros, quando a FAB assina um contrato de desenvolvimento de uma aeronave que suas justificativas para tal é o fomento da indústria nacional, os recursos não deveriam ser contingenciado para o tal programa e quem o faz são nossos políticos, acostumados a gastar verba publica com o que da voto e não com o melhor do país. Esse não é o único programa de estado que políticos de uma hora para outra resolvem cortar a verba destinada. Estamos entre as 10 maiores economia do mundo, país… Read more »

glasquis 7

 A FAB está tomando essa decisão mediante a seus parcos recursos financeiros,”

É desculpa de sempre. Sabe quanto é o orçamento da FAB pra este ano?

Pegue esse orçamento e compare-o com o da Espanha, Itália, Alemanha, Austrália etc.



Rômulo

E quantas unidades viriam então com essa redução? Será que chega a 20?

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

um palpite, apenas: 12

Bueno

2 aeronaves por ano,conforme nota da FAB , Considerando que este ano não foi entergue as 2 aeronaves e que a ultimas estão previstas para serem entregues em 2026… teremos 17 aeronaves.

12 aernovaves (2021-2026) + 4 em serviço + 1 prototipo que não deu P-T = 17

Last edited 2 anos atrás by Bueno
Rafael Oliveira

Após a Reforma da Previdência dos Militares realizada pelo Governo Bolsonaro, que em vez de cortar gastos, aumentou os benefícios da categoria, inclusive dobrando a ajuda de custo para quem vai para a reserva, natural que faltasse dinheiro para o que deveria ser essencial, ainda mais com a pandemia. Tomara que a FAB não resolva diminuir também o número de Gripens contratado. E para quem sonhava em novo lote, pode acordar que não vai acontecer nos próximos anos ou, a depender de quem for eleito ou reeleito, essa será mais uma década perdida sem novas compras. Quanto ao GTE? Ele… Read more »

Thiago A.

O modus operandi do HUGO CHAVEZ. Agradar a casta militar e tentar criar a sua própria guarda pretoriana para manter o poder . A DEFESA PASSA EM segundo plano . Quando lidam com um exército de verdade morrem de medo .
Herança cultural e maldição da AL, todos esses patéticos, egocêntricos fanfarrões cuja máxima ambição é se tornar um caudillo com seu feudo de alienados. Adoram fardas e medalhas para satisfazer o próprio complexo de Napoleão.

Rodolfo Livio

Por a culpa da pandemia somente em cima da China é como condenar o fabricante da bola que entrou no nosso gol com a defesa escancarada.

Glasquis 7

Tem poucas encomendas, agora terá menos ainda. Pra esta aeronave demonstrar as suas capacidades aos possíveis compradores precisa estar voando e um dos fatores que mais se leva em conta pra aquisição é, justamente, a quantidade de aeronaves em operação pois isso dilui os custos… Espero que seja algo temporário.

RPiletti

Não te surpreenda se em 10 anos eles estiverem encostados e a FAB negociando a compra de Hércules do deserto…

Jacinto

Que é, mais ou menos, o que aconteceu com o Tikuna. O Brasil gastou muito dinheiro e pesquisa para obter o conhecimento de como construir submarinos (ainda que baseados no IKL-209) e em vez de dar continuidade a este projeto, resolveu mudar tudo.

glasquis 7

Nem comente isso que os “DESLUMBRADOS” logo aparecem pra lhe dizer que, só o Brasil constrói e que os outros só compram “ucata de segunda mão e de prateleira.

Thiago A.

Os deslumbrados daqui são bem-vindos São os ufanista de fora que incomodam, querendo bancar de exemplo de “boa gestão”, conhecem todos as falhas das nossas FA, já quando mencionam as próprias pagam de cegos. Pelo que vi o vento mudou por lá , os cortes começaram e os periódicos discorrendo sobre essa grande mudança: “Por esta razón, es imprescindible sustituir la actual postura de disuasión, basada en la amenaza de represalias a través de grandes capacidades militares incompatibles con nuestras políticas exterior y de defensa, por una nueva postura estratégica financiable de cooperación y legítima defensa, que aproveche los dividendos… Read more »

glasquis 7

KKK

glasquis 7

É só postar “DESLUMBRADOS” que já aparecem KKK!!!

Marcelo Paschoal

Falei isso aqui há algumas semanas e fui bastante negativado, não sei por qual motivo. Mas repito: tá na hora de a Embraer procurar a KAI e oferecer o KC-390 como base do futuro projeto de avião de transporte coreano. Uma linha de produção na Coréia de um derivado do KC-390 seria um passo para otimizar custos e ajudaria abrir mercado. Porque encomendas nacionais não vão garantir nada. Convenhamos, não é a primeira (nem será a última) vez que nossos fabricantes ficam pendurados na brocha… Estratégia de defesa é a última prioridade de nossa classe política e seus orçamentos… o… Read more »

Marcos10

Só lembrando que o projeto não pertence a Embraer, mas a FAB.

fulcrum

Recomendo a embraer compra o comac 919 ou o mc 21 e entrar de cabeça contra airbus e boieng.

Joaquim

Olha aí a rainha do hangar que eu já falava…. cadê os críticos agora?

Fabio Araujo

Temos que ver que a pandemia fez estragos na economia nacional e mundial e complicou ainda mais o orçamento já deficitário do governo. Com certeza a FAB tentou de tudo para não chegar a esse ponto, mas não foi possível. É torcer para essa pandemia acabar e quem sabe o futuro a FAB consiga os recursos para voltar aos 28 originais ou até mesmo passar desse número.

EduardoSP

A FAB tentou de tudo, só não abriu mão do reajuste dos salários e das aposentadorias, né?

Pedro Bó

Agora é a hora da Embraer ser mais agressiva no mercado internacional, ou periga o KC-390 tornar-se um fracasso comercial.

Fernando Lacerda

Essa redução na quantidade de KC390 comprados foi o selo que faltava para definir que o avião foi um fiasco

Thiago A.

A aeronave está longe ser um fiasco, fiasco são as nossas FA e nossos políticos imbeles.

FREDERICO FEDERICCI

Entendo todas as razões… e não deixo de ficar deprimido. Nunca tem tem dinheiro para sofisticar a FA, mas tem dinheiro pra pensões, picanha, whisky, leite condensado. É uma lama sem fim. Imagino a angustia do staff da FA. A solução não é vir mais dinheiro, é gastar melhor. O Brasil não corre o menor risco de dar certo, gomo já disse Roberto Campos.

William

Kkkkk aposto que dos 36?irão chegar só 24 Gripens e a FAB vai estenderia vida dos Super Tucanos kkkkk

Bruno

Um país com mais de 210 milhões de habitantes, arrecada mais de 1 trilhão de impostos todos os anos e a 12º maior economia do planeta, sua força aérea não consegue comprar e operar 28 aeronaves de transporte e reabastecimento, isso é vergonhoso!

RPiletti

Pode comprar, mas aí sobram poucos recursos para o que interessa realmente…

Pedro

Trabalho na area logistica faz mais de 10 anos e é comum quando um novo hardware aparece, vc diminuir a quantidade de operaçao do mesmo pois esperasse que o novo seja mais eficiente que o anterior. Ate aí acredito que o que esta sendo apresentado tem logica. Mas quando vc nota que a capacidade de transporte e logistica que a FAB apresenta hoje esta bem aquem do necessario (e talvez por isso projetou-se uma quantidade maior de cargueiros inicialmente) ao vc voltar atras e impactar ate mesmo seu fornecedor e ainda mais todo um projeto, tal medida é muito estranha… Read more »

RPiletti

Ok, de acordo. Entretanto, de que adianta todo um estudo, planejamento, investimento, etc para miseras 28 unidades? Já eram poucas e agora serão reduzidas, não há escala de produção. Que comprassem Hercules e não reinventassem a roda… Quanto ao efetivo, passou da hora disto ser feito…

FERNANDO

Eita nóis. É Brasil gente!! Bem vou contar uma história, a dois anos atrás eu conheci um amigo que trabalhou com a gente na empresa, ele morou dez anos nos Estados Unidos, e um dia conversando numa roda de amigos comentando sobre a conjectura política, econômica e social do Brasil, ele comentou algo. Ele disse, sabe meus amigos, não fiquem brabos comigo pelo que vou dizer, mas, eu morei tanto tempo nos Estados Unidos que tenho a visão socio-politica e econômica daquele povo, eu até me considero um deles, por exemplo no 4 de julho eu comemoro o dia da… Read more »

Spitfire

Ola amigo… mas o problema orcamentario é geral. Porque vc acha que o EB terá verba para isso? Fazemos defesa anti aerea com bofors, sem equipamento minimamente moderno para media e longa distancia.

FERNANDO

Bem, meu amigo, quando eles querem verbas, eles encontram!
Mas, geralmente é para uns congressistas muito patriotas que temos por ai.

Salim

EB emitiu consulta pública para suportar seus paraquedistas visto que fab não vai atendêr demanda. Fuzileiros ja não tem navio ( so no Brasil, fuzileiros sem transporte naval ) agora vão ficar sem suporte fab . Libera EB pra operar kc e o novo avião Evair e a Marinha também ( marinha esquece nem navio guerra operacional tem ). Ainda tem cara falando em governo militar, sério…..

DanielJr

Essa entra na mesma conta que o VLS. Dizem que os projetos não se desenvolvem por causa de sabotagem ou embargos estrangeiros. Os outros países não precisam fazer nada, só esperar, nós mesmos nos sabotamos.

Como a França sabota o desenvolvimento da nossa Marinha? Assinando contratos gordos do SUBNUC e prosub, depois é só esperar pra ver dar errado e pegar uma grana da MB.

O pentágono, CIA, Lockeed não precisam fazer nada para mitigar a concorrência do C390 ao Hércules. Só precisam continuar a fabricar mais C130 e ir em frente.

RPiletti

Lembro de 2003, quase 20 anos e??? Cadê VLS?

Nilo

O Programa Espacial Brasileiro a vinte anos é um puxadinho, mora nos fundos e vive de bico.
Pergunto: qual importância da tecnologia espacial para humanidade? e qual importância para o Brasil?

Salim

Precusamos aprender esta modalidade de sabotagem com efeito duradouro, visto 20 anos após sabotagem vLS nada mais aconteceu. Planejamento exemplar rsssss

PRib

Analisando de forma racional e com base no cronograma apresentado na matéria, objetivamente a redução do pedido seria em torno de 9 unidades … ou seja, o pedido seria reduzido para aproximadamente 19 ou 20 unidades … é isso ? O problema da nota é que sugere uma cadência de duas aeronaves por ano, mas não estabelece o horizonte.

Charles

Notícia Triste, pois isso refletirá infelizmente em demissões de pessoal do quadro da Embraer, fornecedores e por ai segue. Não é novidade isso no Brasil, sempre há uma desculpa, sempre houve, não é de hoje. O governo para ter base de apoio na câmera e senado, distribui dinheiro e cargos a rodo e isso não é exclusivo de um ou outro partido, mas de todos políticos. Nunca houve e vai demorar para ter um projeto de nação. Políticos optam por uma população pobre, assim é mais fácil manipular e conquistar votos. Não se investe em tecnologia, pesquisa e isso ficou… Read more »

fulcrum

O único projeto nacional é importar agenda liberal e degenerada entalada americana. Pra não usar termos “de ódio”.

Ramon

É isso que podemos esperar daqui pra frente, se o negócio já era ruim quando as condições eram “favoráveis” imagina agora com uma crise mundial por causa da covid, ter que sustentar um efetivo gigante, o país dividido onde o povo tá faltando se matar , a economia uma tristeza daquelas, e pra completar ano que vem temos duas opções pra presidência que pelo amor de Deus só de imaginar mais quatro anos com qualquer um daqueles dois que não vou nem falar o nome pois temos pessoas que morrem de amores por esses indivíduos, só digo uma coisa que… Read more »

Guacamole

Já estou tão calejado com como as FA funcionam que não me surpreende nem um pouco essa noticia.

Isso é Brasil, apenas.

DOUGLAS TARGINO

Esse pais é uma vergonha, como um pais tão grandioso como esse acontece esse tipo de coisa? Sério, isso é revoltante… Aqui não tem jeito!!!!!!

Tomcat4,2

A FAB deve ter seus motivos , conforme o texto, com base em estudos e tals mas creio que postergar as entregas passando encomendas de outras nações na frente seria mais interessante pois o Brasil é imenso e quanto mais aeronaves melhor. Mas como mencionado ,pode ser esta ação vinculada a chegada dos ,possivelmente, 2 MRTT’s que tbm são transportadores e de maior capacidade. Quanto aos Gripen’s ainda acredito na segunda encomenda de mais 36 aeronaves.

Salim

Quantos paraquedistas, guaranis, helicópteros, jipes combate, carga paraquedas, operação Antártica, astros estes mrt podem operar………. fab e transportadora e nao unidade combate. Com número irrisório de aviões de combate atual e futuro, quantos poderemos enviar para outro continente que justifiquem mrtt. Planejamento zero.

Salim

Inclue tambem combate incendio. Mrtt nao passa nem perto.

Gilson

Olha: seria melhor parar a produção do KC 390, ou diminuir sua produção ou reduzir os pedidos. O remédio é amargo. Porque? tem projetos de turbo hélice, Vante parecido até com um Gripen e cargueiro leve com motor elétrico, fábrica do Gripen no Brasil, e um segundo lote do Gripen que talvez não vira e duas aeronaves A330 MRTT. E agora? tem ?? dinheiro pra tudo isso?. Também tem uma pandemia mundial que acabou com as empresas aéreas mundo afora, e aqui também não é diferente. E melhor revisar ao invés de quebrar.

RPiletti

Chega de projetos nacionais, são um ralo para o desperdício do nosso dinheiro… que comprem de prateleira e sem transferência de nada… só está faltando anunciarem a redução da quantidade de Gripens e a suspensão em definitivo do sub nuclear, aí joguem a pá de cal…

Last edited 2 anos atrás by RPiletti
Flanker

Olhando pela parte prática, a FAB nunca operou mais do que 23 C-130 ao mesmo tempo, e isso foi por bem pouco tempo, logo após a chegada das 10 aeronaves vindas da AMI, pois em seguida foram desativadas as últimas 5 unidades de C-130E que a FAB ainda operava. Salvo engano, a FAB pretende operar o KC-390 no 1⁰ GTT, 1⁰/1⁰GT e 1⁰/9⁰ GAV (aqui, junto com os C-105) ou os substituindo). Se fizermos uma conta de padaria, seriam 8 no GTT, 8 no Gordo e 4 no Arara. 20 aeronaves. Hoje operamos 12 C/KC-130 e 4 KC-390. Não adianta… Read more »

EduardoSP

Eu creio que o número de 28 unidades foi mais pensado em função da escala necessária para viabilizar a produção do que por necessidades operacionais da FAB. Como você disse, a FAB nunca operou 23 unidades do C-130 (porque embora tenha chegado a ter esse número de aeronaves, haviam as que estavam sem condições de vôo).

28 KC-390, com uma disponibilidade muito maior do que o C-130, e com uma produtividade também maior (carrega mais carga, voa mais rápido) implicaria em uma capacidade de transporte muito além do que a FAB já teve em qualquer momento.

Plinio Jr

Perfeito, sempre desconfiei que jamais a FAB iria receber 28 unidades até porque a mesma nunca operou algo semelhante de C-130s, a quantidade inicial de 28 era para uma produção em escala para atrair futuros clientes. Operacionalmente falando, se esta encomenda fica na casa das 20 unidades não vai mudar em nada a capacidade da FAB em termos de transporte, pelo contrário, será muito superior ao equivalente de C-130s, incrementado pelos 02 KCX (MRTT ??) Em termos de projeção de vendas, o que já era difícil, vai ficar ainda mais de obter novos clientes concorrendo com C-130s usados sendo oferecidos… Read more »

Salim

Historicamente fab nunca atendeu necessidades EB. Recentemente EB pediu operar aviao transporte, abriu consulta para locar aviao transporte paraquedista e no caso do Rio traíra teve que sair helicóptero de Taubaté pra regularizar operação .

A6MZero

Como disse em diversas matérias o grande problema do KC-390 é a escala, como uma aeronave pouco produzida vai tornar-se atraente para um usuário internacional ?

Poucos aeronaves significa custo mais alto de operação e manutenção, desse jeito fica difícil contra concorrentes como C-130 e a nova aeronave de transporte da KAI…

Luís Henrique

Os mesmos que ficaram inconformados com a notícia, são os mesmos que acham que o Brasil gasta muito com defesa? São os mesmos que criticavam antes o porque de tantos cargueiros e tão poucos caças? Nem foi informado o novo número de aeronaves e já está essa choradeira. E se reduzirem para 20 aeronaves, sendo 2 por ano? Não será o fim do mundo. A Austrália tem 12 C-130. A França tem 14 antigos e encomendou 4 dos novos C-130J. A Alemanha encomendou 3 Kc-130J e 3 C-130J. A Itália tem 15 C-130J. A FAB já conseguiu os 2 KC-X3… Read more »

GFC_RJ

Negativo. Alemanha, França e Espanha tem umas tantas encomendas de A400. A Alemanha, por exemplo, tem a menor necessidade da quantidade que encomendou dessas aeronaves. A questão é… O KC-390, da mesma forma que o A400 é para os europeus, não pode ser encarado APENAS como um projeto de defesa nacional, FAB, etc. Mas um projeto de POLITICA INDUSTRIAL. Tu acha mesmo que as forças da Coreia do Sul precisarão de quase 100 do tal do KAI que eles dizem que estão projetando? PN! O dinheiro público está entrando como política industrial interna. Isso é a prática em todo lugar… Read more »

Luís Henrique

GFC, não fico feliz por causa da Embraer e da nossa indústria nacional. Porém, o Brasil possui a 5a maior frota de aeronaves de transporte do mundo. Temos mais aeronaves de transporte do que Qualquer país europeu. Temos mais que o DOBRO de aeronaves de transporte que o Japão. Claro, que mesmo tendo uma grande quantidade de aeronaves de transporte, ficamos atrás na qualidade, modernidade e porte, pois até hoje não possuímos aeronaves de transporte de grande porte como os A-330, C-17, etc. Enquanto nossa frota de aeronaves de transporte é a 5a maior do mundo, nossa frota de caças… Read more »

Plinio Jr

Luis, operacionalmente se reduzir em 20 – 18 aeronaves, não afeta a capacidade de carga da FAB em relação ao que temos….o grande problema na redução será atrair futuros clientes com uma baixa escala de encomendas….

Salim

Faz isso não, os caras tem uma capacidade transporte muito superior FAB. A400 , cargueiros etc… A vantagem do kc seria melhorar esta capacidade, que e ruim, visto descontentamento EB , com um avião multifuncao.

Samuka

Como diria o Juarez, o tempo senhores…já dizia o Bardini, “o avião é um espetaculo, mas não temos nem teremos como pagar por esse programa caro, foi um erro”…
é uma noticia triste, mas não surpreendente…para todos os iludidos e ufanistas, bem vindos a realidade..

glasquis 7

“…todos os iludidos e ufanistas…”

Ah!… Os DESLUMBRADOS!!! Esses nunca falham…

Marcos10

Ninguém vai ser punido?
Por certo uma demanda das FFAA não pode ser baseada em dinheiro sobrando ou faltando, mas em análise técnica.

m. wolf

ok ok, será readequação para ter $$$$ pra comprar A330?? eu comentei que era melhor garantir o KC390 e só depois pensar em A330. tá aí

Peter Nine Nine

O A330 é uma viagem, assim como é submarino nuclear e outras megalomanias, num país que poderia muito bem ter uma força enxuta, operacional e moderna. Convencional. Depois se preocupando com megalomanias.

Agressor's

Toda vez que eu vejo esse tipo de matéria aqui eu me divirto muito, porque esse tipo de coisa acontece em nosso país desde a proclamação da república e sempre aconteceu por aqui. E todo mundo sabe a razão, mas o povo sempre se mostra surpreso e age como se isso nunca tivesse acontecido antes. É a mesma coisa que se observa na política. As pessoas sempre se mostram perplexas com a corrupção e ficam indignadas, se mostram sempre surpresas mas elas sempre votam nas mesmas pessoas, com as mesmas idéias. O povo brazileiru reclama da situação de nosso país… Read more »

Francisco Vieira

Sem dinheiro, só sobram as maquetes e as boas intenções – que enchem o inferno.
Segurança pública e nacional nunca foi prioridade por aqui.
É como se estivéssemos revendo a falta de encomenda que levaram ao fim da Engesa que, se também fabricasse veículos civis, parafusos, chaves de fenda e martelos, talvez ainda existisse. Tipo a Embraer hoje.
Para os nossos políticos, todos com o “green card” na carteira e conta recheada no exterior, tanto faz uma empresa fabricar pregos, como fabricar mísseis de precisão ou veículos lançadores de satélites.
Abraços.
(deixa eu trabalhar senão a fazenda para)

glasquis 7

Sem dinheiro,…”

Como assim?

O orçamento do MINDEF Brasileiro é enorme, o maior de toda América Latina. Tem forças que sonham ter algum dia o equivalente a 25% desse orçamento.

Eu já disse, o problema não é dinheiro… É gestão.

Bardini

Aconteceu o óbvio. Só isso.
.
Como eu já dizia: esse programa precisava ser revisto.

GFC_RJ

Nessa tenho que concordar…
Não dá pra não dizer que tu já não tinha afirmado isso.

Bardini

Mas era uma coisa praticamente óbvia de que teria de acontecer. O importante é que a FAB teve capacidade de fazer o óbvio. Isso é raro no Brasil, gostando ou não do resultado. . Esse programa já tinha sido reajustado no passado, pq nunca conseguimos pagar como era o combinado em contrato. Não existe condição alguma de pagar o que estava estabelecido para os próximos anos, dentro do contrato atual. São parcelas superiores a R$ 2,0 bilhões de reais. Parece pouco, mas a pasta do MD está cheia de “projetos estratégicos” encalhados, com “parcelinhas” bilionárias a serem pagas, que estão… Read more »

GFC_RJ

Sim. Com certeza é dinheiro puro e simples. Tanto no CAPEX, quanto no OPEX. Ao MEU VER, nunca houve essa necessidade de 28 aeronaves. A encomenda de 28 foi pura política industrial (não entrando no mérito dela ou não) promovida no governo do pethê e sob com o contexto fiscal da época. Similar ao da Alemanha ter encomendado 80 A400M, cujas as forças não sabem até hoje como vão usar aquela jaca nessa quantidade.  Contavam também com exportações cujas cartas de intenções indicavam que poderiam ocorrer. Mas tirando a de Portugal, nenhuma se confirmou e nem confirmará. Colombia, Chile, muito… Read more »

Âncora

Manter linha de produção para entregar 2 aeronaves por ano? Capaz de custar um tanto mais caro por aeronave, não? Imagino que a Embraer não esteja em situação de entubar prejuízo.

Last edited 2 anos atrás by Âncora
Matheus

O problema da Embraer é que aquela outra parceria com a Boeing onde a mesma iria atrair clientes para o C-390, não está dando em nada.
A aeronave esta voando já a 6 anos e não emplacou 50 unidades vendidas ainda.

Filipe

Comprar o A330 para deixar de gerar empregos no Brasil com o KC-390, acredito que com o partido dos trabalhadores isso não seria possivel.

Spitfire

Olá amigo… Quantos anos foram de partido dos trabalhadores e em que condição foi entregue as nossas FAAs?? O que mais se viu foi uma postura de revanchismo em vez de pragmatismo!!! Criaram sim, no papel projetos que embarrigaram até se perder de vista!!! O FX2 foi um exemplo disso, começou ainda no governo FHC…. quase 20 anos para tomada de decisão!!! E mesmo depois de assinar o contrato foi feito um esforço extraordinário para não dar certo, forçando uma renegociação contratual para ajuste de valores posterior que acabou sendo aceita pela SAAB!!! Enfim, no papel as propostas além do… Read more »

Maurício.

Bardini, confesso que vi a matéria e pensei em você na hora, achei que você estaria esculachando, mas até que você está calmo rsrsrs, eu acho você meio sem paciência as vezes, meio estourado, não é nada pessoal, mas eu sempre achei que você não gostava muito do KC-390(ou do preço dele), mas, no final, aconteceu mais ou menos o óbvio como sempre acontece no Brasil, ou cancela, ou corta o número de encomendas.

Bardini

O KC-390 é uma baita aeronave. O problema é o programa, que é pra lá de questionável…
.
Sobre ser estourado: eu sofro de Brasil. Doença crônica.

GFC_RJ

E sem cura!

Thiago A.

“que a FAB teve capacidade de fazer o óbvio….”

A FAB assim como as FA brasileiras nunca fizeram o óbvio, algo que deveria ter começado já a dez anos atrás.
Tantas outras coisas para cortar/ rever antes desse programa, mas nada, absolutamente nada…

Bardini

Pouco mais de dez anos atrás, o Brasil era pra ser “puthênfia”. Contrataram um punhado de “projetos estratégicos” feitos a modacaralha, sem nunca se ter capacidade de pagar por tudo aquilo. Agora, isso aí tudo tende a provocar sucateamento em outras diversas frentes, pq não se pode comprar mais nada novo e caro em conjunto. Não existe espaço. São várias dezenas de bilhões de reais em dívida, que tem de ser pagos até o final dessa década e não existe dinheiro para isso. A FAB tenta fazer o óbvio, que é readequar o tamanho desse “projeto estratégico” a nossa realidade… Read more »

Jacinto

Bardini, o portal de transparência contém a relação dos maiores pagamentos da defesa. Dá uma olhada quem são os beneficiários e o impacto que os “projetos estratégicos” têm no orçamento

A6MZero

O problema é que ninguém quer dar o braço a torcer e iniciar a reestruturação da defesa.

Preferem tocar os projetos, traçar novos, formar grupos de estudo e mandar comitivas analisar equipamentos mundo afora, fazem isso enquanto o dinheiro para diárias e viagens não falta.

E no fim quando as contas não fecham vão ao congresso de pires na mão e gritam aos ventos que se não tiver 2% do PIB não conseguem nem pagar as contas…

Thiago A.

Bingo, exatamente isso!
Minha colocação que postei mais cedo :
o que eu defendo é algo assim : https://www.analisidifesa.it/2021/02/quale-revisione-per-la-legge-2442012-e-il-modello-a-150-000-militari/
Que pelo menos começássemos a discutir uma possível solução, propor e criar projetos de restruturação, seriamente.
Claramente todos os países possuem suas peculiaridades e exigências mas séria bom iniciar esse debate com propostas ad hoc, para resolver esse problema crônico de carência de recursos, material bélico defasados ou escassos.
Se até eles, que estão em uma situação bem melhor que a nossa, enxergam que a saída não é somente pedir mais recursos, porque nós não ?

Thiago A.

“eles que gastam pouco mais de 62% com o pessoal, enxergam isso porque nós deveríamos fingir que está tudo certo ?
Questão de prioridades, ali são forças armadas que realmente participam de conflitos e sabem que não podem brincar de faz de conta, que devem correr atrás de uma solução para esses problemas”

Spitfire

Olá amigo… fizeram um monte de projeto lindo mas sem apoio político…. não passou de passa moleque nas FAAs… quase 20 anos para sair a “DECISÃO” do FX2…fim do VLS, copa e olimpiada com promessas de defesa aérea que não foram cumpridas etc….na realidade o essa década para nossas FAAs foram marcadas por cortes, contingenciamentos no orçamento e festival de ajustes nos cronogramas dos programas!!! Triste… é o burrinho tentando alcançar a cenoura pendurada a frente…. nunca alcançará…

Leandro Costa

Qual Brasileiro, nunca, né? Faz parte.

Augusto

Esse número de 28 sempre me pareceu exagerado. Ademais, como foi divulgado, o KC-390 mostrou ótimas disponibilidade e capacidade, o que torna possível a redução do número de células.

Marcos10

Tem alguns anos atrás, se não me engando um relatório da RAF, mostrava que o número de C130 para um país como o Brasil seria de 50 aeronaves.
Por quê RAF, alguém vai se perguntar? Órgãos de defesa de outros países fazem boas análises de todos os países do Mundo.

Francisco Braz

Na prática o quê vi foi acerto da cadencia… 2 aeronaves ao ano (deveram ser 4 ou 3). O único que conheço que morre de véspera é o peru e, mesmo assim, de cara cheia. Considerando a informação, vamos aguardar. Ainda está em negociações.

FERNANDO

“O objetivo será reduzir o número total de aeronaves entregues, com base no atual contrato, e buscar uma cadência de produção de 02 aeronaves por ano, fatores considerados adequados observando-se os aspectos operacionais, logísticos e financeiros”. Bem pessoal, eu li o texto e acho que não é a redução do números total de aviões que é de 28 unidades, mas, sim o número total de unidades entregues por ano Bem, foi isso que eu compreendi. Se for isso. Está no esquema ainda! Embora, eu ache que o exército poderia adquirir algumas unidades. Na realidade, sou leigo no assunto, mas, fazendo… Read more »

Sincero Brasileiro da Silva

Que pena!

Last edited 2 anos atrás by Sincero Brasileiro da Silva
Antonio Palhares

Não é uma boa noticia. Porém, não costumo chorar o leite derramado.

Sincero Brasileiro da Silva

Se vc, brasileiro, acreditou mesmo e sem desconfiar de que a FAB compraria 28 unidades do KC390, só tenho uma coisa a te dizer: Parabéns! Vc é muito ingênuo e sonhador.

Gil U

Vamos fazer um bolão rsrs eu apostaria que a encomenda final vai ficar em 18 aeronaves, mas não ficaria nenhum pouco surpreso se este número for ainda menor. E eu aqui sonhando com um segundo lote de Gripens…

JORGE TADEU GOMES JARDIM

Salvo engano, aconteceu algo parecido com o “guarani”. Originalmente eram cerca de 2.200 unidades e, posteriormente, o pedido foi reduzido substancialmente. O único aspecto a criticar, pura e simplesmente, é a deficiência de planejamento. Isso porque qualquer pedido de compra de determinada mercadoria precisa levar em consideração não só o orçamento disponível, mas, principalmente, a demanda existente. Como é possível pedir 28 aeronaves e, depois descobrir que elas são muito melhores do que o esperado e, por isso, seriam necessárias menos unidades? Lógica difícil de engolir, mas, a meu ver mostra uma falha de planejamento das forças armadas. De resto,… Read more »

Spitfire

Começou…. naquele governo que tanto prometeu priorizar a defesa…. vamos ver o que aguarda para o FX2, Prosub, astros 2020 etc… PR: tenho companhia para andar de moto, defesa não precisa mais pq nao da voto!!! E para a forca o que é prioridade é a folha em dia… o resto que exploda…. lamentável

Gelson

Bom dia,
este país aqui é uma grande piada de mau gosto em termos de Defesa (também). E a pandemia serve de desculpa para tudo. Tanto para justificar a compra de aviões que não são realmente necessários nesse momento como para enterrar de vez bons projetos nacionais. E, segue o baile!

Sincero Brasileiro da Silva

É nessas horas que sei o quanto sou brasileiro patriota! Quando sai lágrimas dos meus olhos ao ver uma notícia de algo que no fundo eu já sabia que mais cedo ou mais tarde iria acontecer, talvez por intuição, pressentimento, ou pelo fato das coisas serem óbvias demais quando se trata das FA brasileira, infelizmente! Quero ver me chamar de “comuna” agora! Me chamar só quando faço elogios a Rússia ou China é hipocrisia…