domingo, junho 20, 2021

Gripen para o Brasil

KC-390: Comando da Aeronáutica negocia com a Embraer redução no número de aeronaves

Destaques

Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

Informações sobre contrato da Aeronave KC-390

A crise sanitária que o mundo vem enfrentando desde o fim de 2019 tem provocado reflexos na conjuntura econômica global, com impactos também na situação fiscal e orçamentária brasileira. Como consequência, os recursos destinados ao setor de defesa vêm sofrendo restrições que causam limitações diretas nos projetos estratégicos das Forças Armadas.

Nesse contexto, a Força Aérea Brasileira, mantendo seu compromisso com as metas orçamentárias e em consonância com o cenário atual, decidiu rever os caminhos a serem seguidos na continuidade do contrato de produção da Aeronave KC-390 com a Embraer. Devido à complexidade deste tema, é necessário considerar os diversos aspectos que impactaram diretamente esta tomada de decisão.

A questão principal refere-se ao número previsto de 28 aeronaves do atual contrato, o qual, neste momento, tem se mostrado superior à realidade orçamentária da Força, tanto para aquisição, quanto ao suporte logístico ao longo do tempo.

Desde o início de sua operação, a frota de aeronaves KC-390 vem apresentando excepcionais índices de disponibilidade e despachabilidade, resultando em uma capacidade muito superior em volume e agilidade no transporte de cargas e pessoal, fatores observados com sucesso durante as as diversas missões realizadas ao longo de 2020 e 2021.

Vista em corte do KC-390. Clique na imagem para ampliar
Vista em corte do KC-390. Clique na imagem para ampliar

Assim, considerando a conjuntura socioeconômica atual e os altos índices de desempenho das unidades já entregues, o Comando da Aeronáutica entende que o escopo contratual deve ser reavaliado, com foco na melhor adequação da produção e nos interesses públicos.

Cabe ressaltar que, mesmo em um cenário economicamente estável, reavaliações e modificações contratuais no mercado da aviação internacional ocorrem com frequência, por se tratar de uma área dinâmica e que envolve cifras vultosas.

Em síntese, após uma série de análises orçamentárias e estudos operacionais iniciados em 2019, fundamentados nas previsões legais em vigor, foi determinado pelo Alto-Comando da Aeronáutica o início do processo de negociação contratual junto à Embraer. O objetivo será reduzir o número total de aeronaves entregues, com base no atual contrato, e buscar uma cadência de produção de 02 aeronaves por ano, fatores considerados adequados observando-se os aspectos operacionais, logísticos e financeiros.

Por fim, a Força Aérea Brasileira reforça que considera a Embraer uma parceira estratégica na implementação de soluções e desenvolvimento de produtos tecnológicos, que têm sido fundamentais para o pleno cumprimento de sua missão constitucional. Tal fato é evidenciado pelos projetos conjuntos que estão em curso, como o estudo para a concepção de veículos aéreos não tripulados e o desenvolvimento conceitual de uma nova aeronave de transporte leve.

Brasília, 26 de maio de 2021.

Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Embraer KC-390
Embraer C-390

Cronograma de entregas do KC-390
Cronograma de entregas do KC-390 em setembro de 2019

- Advertisement -

415 Comments

Subscribe
Notify of
guest
415 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre Galante

Esse é um tópico que vai dar trabalho para moderar os comentários, já tivemos que apagar alguns e bloquear usuários pelas ofensas aos militares etc. Pessoal, não adianta estrebuchar e xingar, aqui não é lugar pra isso. Vamos nos ater a comentários racionais e equilibrados, sem ofensas e sem politização. Deus nos ajude em 2022 com a polarização política que reina no Brasil. Respeitem as regras, para não serem bloqueados:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

IBIZ

Os militares saíram dos bastidores do poder para os holofotes e nisso nós vimos eles ocupando cargos nos ministérios só para aumentar “a boquinha” (ao modo da política velha!) tomando lugar de cargos técnicos como os do Ministério da Saúde em plena pandemia, os altos salários e regalias do oficialato e dos pensionistas ficaram ainda mais evidente com um orçamento de mais de R$ 100 bilhões (o 13° do mundo) junto com a “falta de recursos” para equipamentos e investimentos em tecnologia (?!) e os gastos dos militares com leite condensado e picanha! Por fim descobrimos que em meio a… Read more »

V12 aero

Disse tudo!!!

nonato

Não falou coisa com coisa…

Eduardo

E tu és um alienado ou militar defendendo a classe

karl Bonfim

Falou uma coisa verdadeira meu caro!

Agressor's

Tá mais do que cabalmente (com)provado que nós sabemos fazer festa…Só não sabemos fazer um país…

nonato

Que festa? Carnaval?
Até países desenvolvidos fazem reprogramação.
Vide a França e os rafales.
Quem noite e dia fala mal do seu próprio país em nada contribui.

carvalho2008

correto

Agressor's

Neste pais basta uma empresa estrangeira produzir aqui que é considerada “indústria brazileira”…não é pois a remessa dos lucros vai tudo para as suas matrizes no exterior...as riquezas das multinacionais vão em grande parte para seu pais de origem e multinacionais e produtos estrangeiros sufocam o empreendedor local…praticamente todas as grandes empresas deste pais sejam do ramo de alimentos, tecnologia ou telefonia são provenientes do capital alienígena…empresas que geraram milhões de subempregos além de terem monopolizado o mercado entre si…o problema não é privatizar mas sim privatizar para estrangeiros que não querem um Brasil melhor economicamente e soberano... Não investimos… Read more »

Veiga 104

Infelizmente você está certo.

Guacamole

Toma o meu like.
Mereceu.
É isso aí.

nonato

Não falou coisa com coisa.
Mostrou que não gosta dos militares.
Não percebe o que acontece na América Latina.
Radicais tomando o poder.
Esse papo de picanha e leite condensado.
O pessoal do mensalão e do petrolao quer voltar.
Por isso os ataques aos militares.
Quem não gosta de militares faz o que num blog de defesa?
Quanto aos gastos você sabe que foi em outro governo que aumentaram o efetivo da marinha de 50 para 80 mil e ainda queriam implantar uma segunda frota.
Com que dinheiro?

Neto

@nonato Os problemas de um não justificam os problemas de outro governo. . Sobre a picanha e leite condensado é condenável sim, mas pode ter ocorrido o mesmo no governo anterior, algo não elucidado. . Há aparelhamento do executivo com oficiais das FFAA e isto é um indício perigoso. Para mim Bolsonaro é o mais perto do governo de Chavez, à direita, que podemos chegar no curto prazo. Não é um caminho confiável. . O pessoal do ptrolão e do tratoraço se aproximam na compra do centrão. Com a diferença que um pagou por apoio e o outro pagou para… Read more »

Gabriel

Realmente.

Foram os técnicos que administraram o Brasil nos últimos 30 anos e entregaram um país “pronto”, em todos os sentidos, para o atual governo.

Foi a pandemia e os militares, que levaram o Brasil ao caos em apenas 1 Ano.

Parabéns pelo comentário militante, ops técnico.

Fábio Machado

Faltou dizer ainda sobre os cera de 20 bilhões em emendas parlamentares que ninguém sabe para onde vai, quer dizer, fingimos não saber para onde vai. Além do que é negociado por debaixo dos panos via bolsolão. Não falta recursos, falta prioridade e seriedade com o erário. De resto, bom texto.

AMSS

Emenda parlamentar IMPOSITIVA por lei, a qual foi VETADA pelo atual presidente!

Se vai criticar, pelo menos critica onde o cara errou!

Essas narrativas ridículas de doce de leite, bolsolão e o cara batendo palma pro CIRCO que é a CPI do COVID é ridículo e não engana ninguém!

Fábio Machado

Foi vetada, mas recriada por debaixo dos panos via bolsolão. Só o Arthur Lira recebeu 114 milhões de reais desse esquema. Quantos kc dá para comprar com essa grana hein?

FERNANDO

Parabéns Ibiz, faltou tudo.
Infelizmente tem gente que não consegue ver a verdade.

karl Bonfim

Triste verdade que dói!

Renato

Quando eu leio um comentário infeliz como esse com mais de 160 likes, percebo que realmente não dá para ter nenhuma esperança nesse país.
.
Como alguém questionou acima, então toda essa desgraça que passamos é culpa dos militares e seus “altíssimos” salários???
Tá “Serto Jênio”

Paulo Siqueira

Governadores e prefeitos que embolsaram as verbas federais de auxílio,e desmontaram os hospitais de campanha passaram longe dessa sua análise!!

Rinaldo Nery

Hospitais militares com leitos disponíveis? Você anda assistindo muito Globolixo, lendo Foice de SP, Quanto É etc…

ALEX TIAGO

Meu sentimento com essa materia e de derrota me sinto triste, impotente me parece que estão apenas vivendo cada dia com suas familias sem pensar numa possivel guerra sem pensar em futuro me sinto triste com a realidade tudo bem pandemia não justifica que em 2030 teremos um força aerea menos capaz em suprir a necessidade de uma grande nacao. Aparentemente todos que estao na frente não procuram otimizar os recursos e apenas somente manter um força volumosa e sem recursos impressionante apenas 28 e querem reduzir, os 36 Gripens que iriam substituir os mirages agora a mesma quantidade vai… Read more »

Sincero Brasileiro da Silva

Eu avisei! Qualquer matéria a respeito do KC390 sempre afirmo que é uma aeronave que não é páreo para o C130 no mercado internacional por conta do lobby e política americana, e que somente a FAB irá comprar, e ainda assim poucas unidades (palpite: no máximo 12 unidades), para poder sobrar dinheiro para as picanhas, stelllas e pensões vitalícias. Mas não se preocupem, pois isso não é exclusividade da FAB! EB e MB também são assim. + soldo e – equipamento…

Last edited 23 dias atrás by Sincero Brasileiro da Silva
nonato

Você acredita no que fala?
Picanha?
Picanha você come na sua casa e acha que isso é que dificulta comprar equipamentos militares???
Todo mundo sabe que o mundo vive uma crise
Nossa dívida está acima de 5 trilhões.
Esse governo é o que mais tem prestigiado as forças armadas e o orçamento.
Quem fala mal talvez goste do regime venezuelano, boliviano…
Ou não sabe o que diz…

Plinio Carvalho

Ou vc é um corporativista ou um bolsonarista.
Militante é tudo igual mesmo, sempre passando pano, triste!

Last edited 23 dias atrás by Plinio Carvalho
Renato

Nonato,
Defenda aquilo que mereça pela competência de resultados.
Competēncia e seriedade independe se usa farda ou não.
Assim como existem os maus políticos, existem os maus militares.
Não esqueçamos o exemplo do próprio Presidente da República quando expulso de uma unidade militar por não ser o melhor exemplo para a tropa.

Rinaldo Nery

Ele não foi expulso. Procure se informar melhor.

Frederick

Correto. Foi levado ao Conselho de Justificação onde, por unanimidade, seus membros entenderam ” ter tido conduta irregular e praticado atos que afetam a honra pessoal, o pundonor militar e o decoro da classe” . Uma transgressão grave. Recorreu ao STM, onde a unanimidade do CJ tornou-se absolvição por 9 a 4, com o voto técnico, jurídico e imparcial do relator sobre a revista; “Já me disseram que são judeus internacionais argentinos em busca de dinheiro. Outros dizem que são comunistas internacionais a serviço da subversão, outros dizem que são simples anarquistas”. Essa transgressão grave não excluiu o capitão do… Read more »

Renato

Difícil Nonato..
O sujeito vem em um site de assuntos militares para falar mal de militares. Nem Freud conseguiria entender o nível de psicose do brasileiro médio.
Querem te convencer que o problema do Brasil e das Forças Armadas é o cardápio dos coquetéis e outras bobagens afins.. kk
Tá difícil frequentar esse espaço.. A moderação abriu as pernas para todo mundo e deixou a coisa descambar ladeira abaixo. .
Por isso aquela turma boa de antigamente desapareceu.

Johnny

Não sabemos qual o número de aeronaves que será cancelado no pedido inicial. De toda forma, 5 para Portugal e 2 para Hungria já contradizem sua previsão.

Thiago A.

Nonato, a questão não é a picanha e sim sobrepreço das mesmas , mas é um assunto marginal. O que deveria ser discutido mesmo é uma restruturação das FA.
Quanto ao Venezuela, o presidente adoraria dar uma de HUGO CHAVEZ !
Quando parlamentar ainda chegou a defender as ações do caudillo. Mesmo caráter populista e sem nenhuma estratégia para o país.

Bille

Com a quantidade de militante que anda visitando aqui, vai dar trabalho mesmo… Quase nenhum argumento válido, entendimento pífio ou nulo de orçamento público, e reclamações sem sustentação… era melhor bloquear.

Ninguém é obrigado a comentar aqui, e se quiser que criem seu próprio site…

Eu até pensei em comentar algo sobre orçamento e defesa, mas depois de: boquinha, picanha, Stella, leite condensado, reclamação de cargos técnicos do ministério da saude, pensionistas, vaga em hospital, ou seja, uma choradeira de criança birrenta, não vale a pena. Pessoal de esquerda veio aqui “militar”… moderadores, uma pena.

Thiago A.

E quem seria de direita ? Você ou os militantes do atual governo? Então se não concordam e não aprovam a sua narrativa são todos militantes ou de xxsquerdxx Rsrs cada uma

Ramon

É graças a essa visão que quem está criticando é de esquerda e quem está defendendo é de direita virce e versa que boa parte das discussões na sociedade e até aqui mesmo se tornaram mesquinhas, infantis, briga de bêbados em botecos só pelo motivo que a pessoa que apresentou um argumento contrário do seu ela já é julgada como um indivíduo de um grupo adversário, e com essa briga de crianças orgulhosas que não aceitam estar erradas que estamos acabando com o Brasil, e só lembrando aos que verem esse comentário se alguém da direita tá fazendo alguma coisa… Read more »

Mayuan

Fico feliz de ver notas assim. Estava sentindo falta.

Teropode

Na verdade pelas atribuições atuais de nossas FAs apenas 14 KC390 seriam o suficiente . 24 é um exagero , pronto …..falei !!!

Elias

https://mag.com.br/blog/educacao-financeira/artigo/reforma-da-previdencia-para-militares

Mudou muita coisa , alguns falam o que nem sequer leram para argumentar,
Certas mudanças entraram em vigor em janeiro 2021. Por este governo, não pelos governos passados recentes

Elias

Seria interessante postar este Artigo pois o que muitos argumentam sem saber o que já mudou por este governo

Elias E Vargas

Pelo que entendi, nós já temos três unidades do KC-390 em operação e entre 2021 até 2026 com a cadência de duas unidades por ano totalizará 15 aeronaves, porém, não há notícia que a FAB tenha colocado termo final em 2026 ou mesmo o número final de aeronaves. Devemos nos lembrar do contrato firmado pelo Exercito para os blindados GUARANI, que estão na casa de milhares mas é longevo prevendo atualização dos equipamentos. Espero que a FAB siga esse exemplo.

Luiz

É muito triste acordar com uma notícia desta. É desanimador, não sei nem o que falar…
Brasil o eterno gigante adormecido, o eterno país do futuro.

Bueno

Luiz, é a realidade batendo na porta. Queremos o melhor equipamento, em qualidadade e quantidade adequada para operar… Como intuciastas ficamos chateados, mas temos uma realidade sendo enfrentada no mundo , que atingiu o nosso pais… Quase 1 Trilhão de reaias gasto neste 1 ano, no combate a pandemia. Hitoria pessoal — Eu e esposa tivemos covid ao mesmo tempo, no mes passado. tenho bom convenio.. e mesmo assim fiz consulta particular com um Pineumolgista indicado, uma consulta R$600 x 2… os remedios que usamos custaram R$1250,0.. IBGE me considera classe media, imagine quem não tem condições !! a batalha… Read more »

GFC_RJ

Meu camarada…  Esquece pandemia. Pandemia apenas piorou o que já é MUITO ruim. Vão responsabilizar esses cortes pela pandemia apenas porque é uma satisfação mais fácil (melhor dizendo, populista) para os incautos. A verdade é que o Estado já é quebrado com ou sem pandemia. Custa mais de 40% do PIB pra esse nível m… de entrega.  Tu acha mesmo que essa decisão foi tomada de “2 ou 3 meses” para cá? Isso já deve estar sendo debatido há 2 ou 3 anos! Bem antes da pandemia! PICARETAS e INCOMPETENTES são maioria na esquerda, na direita, no centro, em cima,… Read more »

Sincero Brasileiro da Silva

Discordo! Só estão usando a pandemia como bode expiatório! Sem pandemia a decisão deles seria esta!

GFC_RJ

Leia o comentário de novo, meu camarada.
Vai ver que está dito exatamente isso que acabou de falar.

Bueno

a Pandemia agravou sim, meu caro, o que já era ruim , um estado ineficiente que arrecada muito e gasta mal.
 
Não acredito que cancelariam, a FAB e bem pês no chão… Não colocaria intenção de compra de 28 aeronaves para cancelar no futuro, acreditar nessa sua opinião é declara a FAB de incoerente e irresponsáveis… já a MB tenho minhas duvidas quanto ao planejar e executar.

Marcos Cooper

pois eu acredito nisso sim. Nossas FA’s são comandadas por um bando de bananas. Vão aceitar isso e ficar bem quietinhos. Com 12 KC,talvez 36 Gripens. E dá-lhe buscar F-qualquer coisa no deserto.É assim que esse país é,é isso que a força aérea merece. Já vão analisando o lixo da USAF,porquê é o que vai acontecer…

Bueno

Para muitos, no conforto de casa ou na cadeira do escritorio, sem nenhuma responsabildade é traquilo falar tamanha besteira.

Bueno

ai o Video da FAB na CREDEN 2019 Falando de atrasor e riscosnos programas KC390 e F39

https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/57479

nonato

Se você está dizendo que antes da pandemia já não havia dinheiro, então a decisão da aeronáutica está correta. Reduzir gastos faz parte. Assim como houve redução de tucanos no passado. Assim como os estados Unidos reduziram o F 22. Alguns brasileiros têm complexo de vira latas e têm prazer de noite e dia falar mal do seu próprio país. Pessoaa sérias têm orgulho de seu pais. Portugal têm orgulho de “fabricar” o KC 390. O brasileiro sabido dá um chilique porque a Aeronáutica “negocia” a redução do número de KC 390. Errado seria comprar 50 e faltar dinheiro para… Read more »

Eduardo

Portugal está contente com 5 porque esse número dá conta de suas necessidades! E porque eles estão comprando 100% do que tinham em mente.

Bem diferente de nossos 28, onde nem 28 serão mais. Acho que vão parar nos 18… e a cadência de 2 por ano deve ser reduzir para 1 por ano mais pro final.

GFC_RJ

Em algum lugar a FAB está sendo julgada ou, ao menos, criticada ali?
O post diz meramente que a pandemia piorou o que era já ruim, pois o Estado está quebrado ANTES da pandemia.

Outra coisa… se você encarar APENAS como projeto de defesa, sim, é o melhor a ser feito diante das circunstâncias. Se você encarar como POLITICA INDUSTRIAL que é desde o início do programa, não. Está se cortando na carne.

AMSS

Se soubesse sobre o que está falando, saberia que a projeção CONSERVADORA indica que este governo será o primeiro, desde a redemocratização que terá despesa primária menor no ano que encerrar a atual administração do que quando assumiu o governo.

É O PRIMEIRO!

Lógico que cometeu erros, mas querer comparar esse que tá aí, com os que estiveram no lugar nos últimos 30 anos é completamente ridículo!

GFC_RJ

O esforço para passar o pano do governo atual é tão grande, que nem sequer entendeu o que está escrito. Em algum momento no comentário foi personificado a qualquer governo específico? A crítica foi ao Estado. Mas parece que a carapuça serviu, além de que é normal no governo atual que se tenha confusão entre Estado e Governo. Despesa primária caiu? Parabéns! A diminuição na compra de KCs vai diminuir as despesas primárias ainda mais! Outra coisa… Conheci o Ex-Secretário de Tesouro e atual Secretário de Fazenda… Estudou na mesma época que eu na faculdade. Ele é excelente, da mesma… Read more »

Curiango

Gente o custa Brasil é tremendo. No Brasil temos Justiça do Trabalho onde ae condena o patrão todos os dias, empresario nem aguenta mais a pesada carga tributária pesadíssima para manter funcionarios publicos na grande maioria incompententes .

Agressor's

Se aqui não existe o interesse pela importância de suprir as necessidades mais básicas como saúde e educação, vc ainda acredita mesmo que por aqui darão importância para coisas como defesa?

Marcos Cooper

Boa. O interesse é somente o bem-estar..pessoal.

Bueno

Acredito que esta mentalidade pode mudar.
exemplo temos; eu, você , nós participantes deste espaço damos importância… mesmo os mais exaltados ou partidários por equipamento a ou b .. dão importância… 

Agressor's

Mas nesse país isso sempre é tudo pela causa do estatismo que só traz o atraso para o nosso país, não é Bueno. O braziu só irá melhorar e irá para frente quando entregar toda nossa infraestrutura/estatais para o controle estrangeiro e acabar com a indústria daqui. Deixa essas coisas de produzir avião pra quem sabe fazer, não é mesmo…

Last edited 23 dias atrás by Agressor's
nonato

Falou tudo.
Muita gente no efeito manada.
A moda é falar mal dos militares e do governo.
Está na moda.
Sequer sabem o que estão falando.
Acham que dinheiro dá em árvore…

Up The Irons

Como eu disse em outras páginas de Defesa, repito:
Os salários dos 80 mil funcionários públicos da FAB não estão em dia? Os dos pensionistas também? Então tá tudo certo! Tô vendo que os Gripen não vão passar de 36 mesmo…

Emerson

Com certeza. Os Gripens não passarão de 36. E só teremos eles… ineficiência x insuficiência… Assim como na marinha também, teremos apenas 04 scorpene (sem aip) e somente 04 tamandaré…

Eduardo

Submarinos caros, de manutenção cara e sem AIP. Era tão mais fácil e barato os IKL mais novos…

MARCELO MESQUITA

Acho que já está na hora de trocar de nome: MINISTÉRIO DA DEFESA para INSS-M (instituto nacional de seguridade dos servidores militares). Pelo menos os recursos gastos iriam ter mais respaldos. Defesa é só um Hobby. Todo o meu respeito aos verdadeiros profissionais da força,mas não justifica um orçamento destes pra não investir em defesa, mas somente em recursos humanos. E importante investir em recursos humanos, mas só isto, não nos torna fortes…. É muito frustante…..

Peter nine nine

Aqui em Portugal dizemos simplesmente “Ministério da Indefesa” ^-^. É a vida amigo, a gente, como o Galante diz, “extrabucha”, mas do que nos serve? Ou se quer ou não se quer e neste caso em particular da FAB reduzir o número de 390,o que mais me incomoda é que o ramo ainda tem a lata de quase dar a entender que, para além da crise e limitação orcMentaria, um dos “aparentes” motivos é que o avião é tão bom que, afinal, “nem precisamos de tantos”, sem nenhuma aparente preocupação se esse avião, tão bom, não será assim tão bom… Read more »

Marcos Cooper

Os verdadeiros profissionais é que irão sofrer.Os comandantes(?) “tão nem aí” pra instituição. Brincam de soldados. Ganham muito bem pra fazer essa m3rd@ toda aí.

Rodrigo Martins Ferreira

O que você chama de ganhar muito bem ?

JOAO

As F.A só precisam cortar 20% do seu efetivo. É muita gente que não é atividade fim.

Eduardo

Tenho batido na tecla de que virão os 36 somente e, a pau e corda, mais um lote pequeno, de uns 12 ou 14, para fechar o numero de 50. DU – VI – DO que venham 36 + 36 + algumas coisa para se chegar a uns 100 e substituir todos os F-5 e AMX.

Contudo, fanáticos me tem criticado.

Luiz Antonio

O amigo acredita que serão 36 F-39? Acho melhor aguardarmos e segurarmos as periquitas.

Curiango

logo vão renegociar a quantidade dos F39 para 24

Renato

Agora responda que raios o salário do pessoal da FAB tem a ver com isso?
Eles devem abrir mãos dos seus salários e viver de amor a pátria?
Ou talvez fazerem um vaquinha para comprar mais KCs?
É isso?
Colega vou te contar um segredinho: O ralo da despesa pública brasileira nunca foi o contra-cheque dos militares..

Rinaldo Nery

É só tirar um pouco do Judiciário….

fulcrum

Fiquei sabendo a que holanda tem menos de 20 milhões de habitantes e um pib quase igual ao nosso. A australia tem 25 milhões e um pib quase igual. Isso pode traumatizar algumas pessoas.

fulcrum

ué, vidas não importam? Quer trocar comida no prato por aviãozinho e querozene? Economia não vemos depois? kkkkkk

Wagner

Ueee esse governo nao eh cheio de militar? Nao eh o governo que se preocupa com a defesa da nacao?

Luciano

Decreto estourando o teto de salários para os militares que ocupam cargo no governo isso tem, assim como para cobrir os gastos dezessete vezes maior com a previdência dos militares. Acabou a mamata!

Jacinto

A Defesa recebeu R$ 73 bilhões em 2020 – ano da pandemia. Mas deste valor, R$ 53 Bi foram para o pagamento de vencimentos, vantagens pessoais e pensões. Outros R$ 3,6 bi foram usados para “Proteção e benefícios ao trabalhador”.
Quem quiser conhecer como o orçamento de defesa foi executado, está no portal de transparência do governo
http://www.portaltransparencia.gov.br/funcoes/05-defesa-nacional?ano=2020

Jodreski

Ah meu amigo… eu não aguentei… escrevi uma bíblia. O que fazem com o dinheiro do contribuinte é quase que um crime! (se não for um). Sugiro troca do nome do ministério da defesa para Ministério dos Soldos, Aposentadorias, Pensões, Whisky e Caviar!

Jacinto

É triste demais. E este é só o Min. da Defesa, mas se formos olhar em outros ministérios há coisas até mais bizarras. O Brasil concede R$ 348 bilhões por anos em subsídios!

Luciano do Prado

É lamentável olhar esses gráficos. Bilhões de reais para sustentar uma das castas brasileiras.

Renato

O problema são os 53bi de salários ou os 73bi de verba?
Será que se todas as outras despesas estúpidas que o Brasil colecionou através de décadas e décadas de desperdícios/corrupção/negligência/favorecimentos/desvios etc, etc, fossem evitados poderíamos ter uma verba maior do que esses 73bi de hoje?
Quem sempre votou e colocou essa gente no poder com a chave do cofre???
Pense vc consegue..

AMSS

Vc sabe que este decreto foi em cumprimento a uma DECISÃO JUDICIAL DO STF, né?

Haja narrativa burra que ninguém confere a fonte…

Wilson França

Ih, cara, ninguém acreditou.

Bueno

Está desconectado na realidade que passa o pais. A china te manda um abraço. Quanto que foi distribuído para o combate ao Covid19?  R$420 bilhões  Quanto foi gasto com vacinas? R$4,4 bilhões  Quanto que foi gasto com auxilio emergencial? R$295 bilhões  Na empresa que trabalho teve redução de salários e carga horaria; a Diferençada na Redução de salário está sendo pago pelo governo Federal. Você abe quanto que está sendo pago pelo gov. federal para compensar as perdas de salário do trabalhador? Qual o gasto logístico para o apoio ao Mistério da Saúde? O Gov.suspendeu as dívidas dos estados e municípios… Read more »

Last edited 23 dias atrás by Bueno
Tomcat4,2

Falou tudo Bueno e concordo contigo. Pessoal malha pau sem pensar ou avaliar toda a situação. Só os gastos com aeronaves e meios das forças armadas com transportes referentes a operação Covid e tal deve ser absurdo tbm fora tudo o que vc pontuou .

Salim

Morrem 2200 brasileiros dia, segundo lugar em mortes no mundo, recorde desemprego, pobreza aumentando, náo temos vacina. Onde estão vendo esta capacidade de enfrentar crise. Agora vão tentar matar Embraer como fizeram engesa, bernardini e outras ( tentaram vender pra Boeing) .Um dos poucos programas 100% nacionais com potencial. Falta descendia e planejamento, veja que a 10 dias comunicaram compra de dois aviões de transporte sem possibilidade de uso tático ( carga só em paleta, reabastecimento sem termos caças em quantidade e atendidas pelos futuros KC 390 ) . A compra dos aviões usados sera mantida!?! Impossível de imaginar tanta… Read more »

Mauricio

Até que enfim um comentário sensato, fico feliz em saber que ainda existem pessoas que se informam para comentar. Parabéns!

Peter nine nine

Amigo, não tente defender o governo. O que você diz, de facto, confere, mas só seria justificação se o combate e prevenção tivesse sido exemplar. A resposta brasileira à pandemia, em grande medida alinhada com aquela que foi a posição inicial (e desnfortavelmente longa) do “líder supremo” do país e, por isso, de todos os sistemas do estado, foi anormalmente tardia e ineficiente, apenas entrando num estado de clara resposta quando a situação já estava instalada de uma maneira muito mais difícil de ser respondida. Nesse sentido, embora os custos e prejuízos da presente crise fossem inevitavelmente altos, poderiam ter… Read more »

Thiago A.

Excelente P99 !

Bueno

De uma conferida no Video da FAB na CREDEN 2019 Falando de atrasor de pagamentos e riscos nos programas KC390 e F39, preste bem atenção que o orçamento de 2019 foi votado em 2018… o atrasos estavam ocorrendo em ano da PTdemia … 🙂 a merda já estava no gabide para sem lançada

https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/57479

Manuel Souza

O PT saiu em 2016. Podem começar a inventar outra desculpa. Tudo desse governo é baseado em fakes news. Nenhuma discussão séria. É privatizar por privatizar e entregando tudo na mão do capital especulativo sem planejamento algum. Final do ano estaremos pagando 7 reais em um litro de gasolina, 100 reais num botijão de gás, 60 reais em um kg de carne e ainda vai ter gente o chamando de mito. Perdemos 500 mil compatriotas. Estamos vivendo uma guerra. E o chefe da nação negando tudo. É como se fôssemos invadidos por uma nação estrangeira e tivéssemos sendo mandados para… Read more »

Caerthal

A oposição não se importa em prejudicar o país se o prêmio for a cabeça do presidente. Gente que posava de liberal e racional perdeu as estribeiras quando viu que o presidente Bolsonaro ia manter com as suas bandeiras históricas, que ele não entende a lógico de prometer algo e uma vez eleito fazer oposto para assegurar a tal “governabilidade”,

Caerthal

A oposição não se importa em prejudicar o país se o prêmio for a cabeça do presidente. Gente que posava de liberal, racional e informada perdeu as estribeiras quando viu que o presidente Bolsonaro ia manter com as suas bandeiras históricas, que ele não entende a lógica de prometer algo e uma vez eleito fazer oposto para assegurar a tal “governabilidade”,

Marcelo Baptista

Se aqui fossemos uma republica parlamentarista pode ser P99, mas com este presidencialismo de coalizão, tudo se resume ao bom uso da caneta, neste caso bic.

Luciano

Perfeito!

Santos Dumont

Excelente comentário! De aplaudir de pé! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP!

Renato

Concorde você ou não com o comentário do colega, ele tem o direito como brasileiro de defender ou não o governo no qual votou ou não votou e opinar em um blog brasileiro sobre assuntos militares brasileiros.
Estranho é ver um estrangeiro se metendo a opinar sobre isso.

Willber Rodrigues

Xô te contar um segredo:
Se o GF não tivesse dispensado, ou deixado de comprar ano passado, mais de 170 milhões de doses de vacina, não tivesse ignorado os e-mails da Pfizer e outras farmacêuticas, milhões de brasileiros já teriam sido vacinados, o Brasil já poderia ter voltado a normalidade, e 2000 brasileiros ( em média ) não precisariam morrer por dia, e a economia já teria voltado, igual nos EUA e em outros países da Europa.
Mas não espalha, ok?

Bueno

Camarada o assunto objeto em pauta é algo que voa.
Já que vc não deve ter acesso aS informaçõe, te passar.
1 -A
CoronaVac foi comprada com Verba federal e chegou mais de 120 milhões doses e
Novembro de 2020.. para de falar besteira 1.
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/11/19/primeiro-lote-da-vacina-coronavac-chega-ao-brasil
 
2- Para
comprar a Pfizer e a Janssen aceitando as cláusulas do contratual de
responsabilidade por danos colaterais, era necessário o congresso nacional
fazer uma lei para o GF comprar. para de falar besteira 2
 
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/03/11/lei-abre-caminho-para-compra-de-vacinas-que-requerem-responsabilizacao-civil

Willber Rodrigues

o assunto é a falta de verbas pro n° desejado de KC’s, supostamente causada pela pandemia ( vamos ignorar que, se não fosse a pandemia, seria outra coisa, como a falta de chuvas, a lua em Capricórnio, etc ).
E essa falta de verba foi, e é, causada pela má administração do GF durante essa pandemia.
E sobre os links que você postou…
Todas essas vacinas poderia ter sido compradas/aplicadas desde o ANO PASSADO, e não agora.
Então, pare de falar besteira VOCÊ.

carvalho2008

Infelizmente, não é verdade. Doenças e remedios se politizam….a verdade é que até o inicio da segunda quinzena de dezembro/20, o laboratorio não havia entregue toda a documentação da Anvisa….está nos jornais…o Dória passou um constrangimento pois dava as datas pressionando a Anvisa e no final era o Butanta que estava devendo. Parem de politizar….eu ja postei os graficos aqui….mesmo quem começou antes, foi no meio de dezembro e com vacinas de lotes de teste, coisas de diminutos lotes…somente 4 paises aplicaram mais de 1 MM e doses ( aplicação equivalente a 1 ou 2 dias da media brasileira)….e foram… Read more »

Salim

Veja depoimento Dimas Covas CPI, tudo documentado. Demos dinheiro pra astrazeneca em agosto e náo recebemos quase nada, Butantã e responsável pela vacinação maior parcela populaçao. Porque náo investiram Butantã também!?! Nenhuma das vacinas estava aprovada. Cadê ifá de Manguinhos, era pra ser março, em maio e junho já avisaram que vão entregar menos. Cadê apoio Butantã fazer Butavac, 100% feita aqui sem pagar royalties. Igual Kc390, vão cancelar compra pra comprar avião velho do exterior sem necessidade no momento, a náo se que vão mandar parte dos f5 ( 20 operacionais ) para alguma campanha exterior.

carvalho2008
Caerthal

O Brasil é o quarto país do mundo em número de doses aplicadas. Mas alguém da oposição quer saber qual é real a efetividade da Coronav?

Defender vacina a todo custo (testadas ou não) e perseguir os médicos que prescrevem o tratamento precoce (com drogas seguras em um contexto onde não há tratamento já estabelecido) foi o grande divertimento dessa gente que matou seus compatriotas. O tratamento precoce tem eficácia para mais de 60%.

Willber Rodrigues

O tratamento precoce tem eficácia para mais de 60%.´´
Mostre as fontes disso que você tem coragem de afirmar.
Tive Covid a 3 meses. Passei 2 semanas em casa, afastado. Tomei apenas água gelada, café e remédio pra gripe. Me curei, tive uma pequena sequela de falta de olfato, mas já voltou ao normal.
Por essa sua lógica, café, água e remédio pra Gripe é a cura do Covid, e os 500 mil BR´s que morreram, morreram de besteira?

carvalho2008

Café, agua gelada e remedia para Gripe não ajudariam a Trombose na perna direita em virtude da Covid de uma amiga minha…o corticoide e anticoagulante sim, ajudaram….e antes que digam Ahh, depois que deu ok, ministra…o problema é que evoluiu em 48 horas dias…

Cleber

Pra você não precisou. Muitos tomaram medicamentos e não tiveram complicações. Quem prescreveram foram médicos que, com base em evidências experimentais, acham válida a tentativa de se tratar com esses medicamentos. Se o médico e o paciente concordam, tudo bem. Você não tomou nada e não acredita no tratamento, está bom pra você também.
Só isso

Nilo

Caerthal, você receita para ti e sua familia Hidroxicloquina, cloroquina, ivermectina e tratamento precoce para coronavirus? 😂 😂

Last edited 23 dias atrás by Nilo
Flanker

Cara, antes que me chame de comunista, te aviso que votei em Bolsonaro e tenho aversão à esquerda. Te aviso tb que sou farmacêutico. Mas, essa falácia do tratamento precoce é isso mesmo….falácia. Ivermectina é antiparasitário, azitromicina é antibiótico, hidroxicloroquina é antiprotozoário……nada disso aí tem ação antirretroviral. E de onde saiu, de qual instituição científica saiu esse percentual de 60%? Quanto às vacinas, são a única arma farmacológica para enfrentar o vírus. Olha a Grã-Bretanha. Não usaram essa conversa fiada de tratamento precoce e vacinaram em massa. Qual o resultado? Hoje já estão realizando até shows musicais e outros encontros… Read more »

Cleber

Você é farmacêutico e parabéns por isso. Eu sou formado em física. Há médicos (muitos médicos) que tem opiniões diferentes da sua no que diz respeito ao tratamento precoce.

Salim

Somos exemplo, 453 mil mortes, 2200 dia e aumentando, somente 10% população vacinada ( um dos piores índices entre as 60 maiores economias mundo ). Exemplo do que!?! Enquanto maiores economias estão saindo pandemia e vendo economia crescer , estamos mergulhando terceira onda de mortes ( fora os milhares de brasileiros com sequelas desta doença ).

Cleber

sai da globo um pouco

Nilo

faça revisão de suas “informaçõe”

carcara_br

Mentem na cara dura é difícil aguentar tanta incompetência e negacionismo sendo premiado

carcara_br

1- o governo federal e boa parte da administração mostrou pouco interesse pela coronavac, você encontra declarações verbais do presidente dizendo que não iria comprar, se o presidente não apita na questão temos uma Maria louca no poder e precisa ser tirado de lá. Quando o primeiro avião partiu pra trazer o hifa da corovac a reação do geverno foi se desesperar, fretar um avião e fazer comício pra pegar o equivalente de outra vacina na india, resultado. os indianos recusaram o embarque já que não era pra se chamar atenção pro fato. 2- O governo tentou se esconder na… Read more »

Last edited 23 dias atrás by carcara_br
André Luiz Domingues

Mais de 120 milhões de doses em novembro de 2020? Sério? São 60 milhões de vacinados portanto. Onde estão essas pessoas? O número atual não chega perto. Complicado esse comportamento de torcedor. Defender o governo federal na condução da pandemia. Muita pano para passar.

Flanker

Tem uma pequena diferença entre o que vc escreveu e o que está escrito no link que vc postou: em novembro de 2020 chegaram 120 mil doses de Coronavac e não 120 milhões de doses, como vc colocou.

Last edited 23 dias atrás by Flanker
Saldanha da Gama

Só uma coisa, o governo federal não pode comprar medicamento sem a homologação e aval da anvisa, se o fizesse, aí sim, teriam armas para o impechment, pelas cláusulas que havia da pfeizer, só com autorização via lei no congresso e PEC não podia…. A césar o que é de césar…..Idolatremos o BRASIL e não ideologias, partidos e políticos (serve para todos eles sem exceção)

Willber Rodrigues

Você até tem razão.
Mas o que eu acho…curioso…é que o governo que “não comprou vacinas sem aval da Anvisa”, foi o MESMO governo que gastou milhões comprando remédio contra doenças provocadas por vermes e protozoários pra combater uma nova doença causada por um vírus, tudo isso sem eficácia comprovada e SEM o aval da Anvisa, ao mesmo tempo em que dizia que usar máscara era coisa de “frouxo”…
Você também não acha isso curioso? Ou isso foi culpa da administração passada também?
Mas enfim, como falaram aqui, o assunto é o KC, ou a falta dele…

Caerthal

Hidroxicloquina, cloroquina, ivermectina, nitazonanida são todos medicamentos aprovados pela Anvisa e com amplo histórico de uso seguro. Não se faça de tolo.

Willber Rodrigues

Hidroxicloquina, cloroquina, ivermectina, nitazonanida são todos medicamentos aprovados pela Anvisa e com amplo histórico de uso seguro´´
Uso seguro pra Covid? Sério?
Quem tá se fazendo de tolo, tentando passar pra algo que não tem a mínima lógica aqui é VOCÊ.

André Luiz Domingues

Cara…. vc ainda vai ter que ler depoimentos de gente que defende esses medicamentos de “tratamento precoce “. Sinto por vc ter que aguentar tanto achismo. Não apontam uma pesquisa séria que comprove as meleca que falam. Síndrome do alecrim dourado..

Willber Rodrigues

Pelo amor de Jeová…os caras ainda vem com conversa fiada de Brasil é o 4º país que mais vacinou´´ ou Cloroquina tem 60% de eficácia´´ ou vírus chinês.
Aí, quando a gente pede fontes disso, os caras desconversam e falam vai estudar´´.
Os caras rasgam a realidade sem dó, só pra passar pano…

Leandro Costa

Willber, sua paciência daria inveja à budistas.

Willber Rodrigues

Papo reto aqui;
Quem, até hoje, defende remédio contra doenças feitas por protozoários ou vermes, pra tratar uma doença causa por vírus;
Quem defende “tratamento precoce”;
Quem é contra vacinas;

Tem ausência de caráter. Pronto.

Leandro Costa

Willber, eu concordo. E isso deveria ser algo totalmente à parte de qualquer debate político. São apenas fatos. Vírus não tem partido ou inclinação política. Ele ataca e mata de acordo com a sua natureza. Se esse debate sobre tratamento precoce fosse feito (e foi!) logo no início da pandemia quando certos medicamentos eram utilizados como última esperança para salvar um paciente eu achava até válido. Mas a comprovação pela comunidade científica mundial (inclusive no Brasil, claro) mostra que simplesmente não faz efeito e isso tem mais de ano já. Esse debate nem deveria existir mais! É carta totalmente fora… Read more »

Teropode

E o que isto tem haver com a redução de KC 390 ?

Cleber

Esse ‘pronto‘ seu creio que seja o que chamam hoje na linguagem contemporânea de ‘LACREI‘.

eu defendo tratamento precoce para quem desejar (quem cuida da minha vida sou eu e quem prescreve o tratamento é o médico. E pode crer; muitos médicos, com base na vivência do dia a dia, acreditam no tratamento precoce para covid).

Masss… (pasme) também defendo a vacina.

Então não tenho ausência de caráter ?
Qual seria o rótulo mais adequado para mim ?

Nilo

Sabe quem é Jucicleia de Sousa Lira, de 33 anos, morreu na maternidade após dar luz, para convencer o uso a médica Chechter disse que a hidroxicloroquina tinha o apoio do presidente.  5 já morrem depois de nebulização de cloroquina,  incluindo um bebê prematuro.
Qual ao nome que se dar a isso???

Nilo

 Caerthal, não sabe, vamos informa-lo, crime culposo (com imprudência, negligência ou imperícia).

Last edited 23 dias atrás by Nilo
Cleber

Tem médico que pensa diferente de você.

Flanker

Uso seguro para o fim que se destinam, não para tratar infecção viral.

carvalho2008

Mestre, seja razoavel….meu nome tá la no linkedin….quem quiser quem sou é só olhar….sandro vieira de carvalho… Eu tive Covid…peguei no hospital quando numa cirurgia de diverticulite… Falei com medicos…mais de 9…e alguns ban ban ban…embora eles se dividam em varias especialidades, no pega pra capa, vão para a UTI e atendem no lugar do virologista…varios fazem o precoce…eu tive o precoce “por coincidencia”, pois já estava usando antibioticos e corticoides resultantes de meu pós operatorio…foi sorte… Tenho alguem ao lado no dia a dia, que faz uso continuado de Hidroxicloroquina (artrite) , na mesma dosagem similar do precoce….e está… Read more »

Flanker

Muitos médicos fazem uso da prescrição do tratamento precoce, mas com o intuito de usar na esperança de que funcione, pois NÃO HÁ medicamento para o virus. Usam o antibiotico para evitar alguma possivel infecção bacteriana oportunista que aproveite a debilitação causada pelo vírus. A ivermectina teve ação eficaz contra o vírus em testes in vitro e mesmo assim, em doses absurdamente altas. Em testes in vivo, os resultados não foram o esperado.

carvalho2008

Eis a questão…esperança é a arte de fazer o possivel, o que estiver ao alcance, eliminar todas as possibilidades e ter a certeza de que tudo foi tentado…. A farmacologia como disciplina irmã que caminha de mãos dadas a medicina, é de conhecimento que as doenças e sintomas co-relacionados ao virus é que causam a morte neste caso específico. O Virus não mata o pulmão. O que causa a falencia pulmonar é o a cristalização e acumulo de liquidos dos alveolos inflamados, causando as famosas manchas e interrupçoes de seções inteiras, os corticoides e drogas antiinflamatorias tal como as citadas… Read more »

Nilo

“…Só uma coisa, o governo federal não pode comprar medicamento sem a homologação e aval da anvisa..” 🤨 😒
MP de Bolsonaro libera compra de vacina sem licitação e antes de aval da Anvisa – cnn Brasil.
Pfizer.

Last edited 23 dias atrás by Nilo
João Vitor

O Executivo poderia ter feito uso de Medida Provisória para cobrir as lacunas legais nesse caso emergencial enquanto a lei não saia. Não teria nenhum problema comprar o produto naquele momento sem aprovação sanitária, era uma reserva de lote apenas, um lugar na fila.

Salim

Deram 1,2 bilhão pra Astrazeneca em Agosto 2020 sem aprovação Anvisa. Hoje a grande maioria dos vacinados e com vacina Butantã. Butantã esta fazendo vacina nacional sem pgto de royalties, quanto governo federal se propos ajudar, nada. Vamos cancelar aviões Embraer pra comprar dois aviões usados exterior sem uso operacional previsto para curto/médio e longo prazo..

Thiago A.

” Na empresa que trabalho teve redução de salários e carga horaria”
Tá aí o que nós meros mortais não entendemos… Porque toda a população, a sociedade brasileira e e o setor privado quando enfrentam dificuldades procuram reduzir salários , reestruturar o quadro dos gastos e números de funcionários… Porque as nossas FA não fazem isso ? Literalmente nunca abriram um debate nacional sobre uma possível redução e restruturação .
A Embraer deveria ser um pouco mais maliciosa, quem sabe fazer como a AEL, começar a contratar membros da NOBREZA : filhos,genros e cunhados dos nossos Excelentíssimos Brigadeiros.

Agnelo

Porque vou lhe dar um exemplo…… além dos 60 dias q o militar no ano, tira de serviço, no mínimo, além de, em média, 60 dias de manobras no ano, passaram, em muitos e muitos lugares do EB, mais de 120 dias em operações…. são 2/3 do ano fora de casa, e geralmente em situação de risco. O militar, em sua maioria, passou 2/3 do ano em operações e instrução e os outros 1/3 tendo instrução normalmente (só q com máscara e distanciamento). “Não houve” COVID pra justificar trabalhar menos. Trabalhamos muito muito mais. Sei q muitos da população civil… Read more »

Thiago A.

Agnelo, o que eu defendo é algo assim : https://www.analisidifesa.it/2021/02/quale-revisione-per-la-legge-2442012-e-il-modello-a-150-000-militari/
Que pelo menos comecemos a discutir uma possível solução, propor e criar projetos e soluções, seriamente.
Claramente todos os países possuem suas peculiaridades e exigências mas séria bom iniciar esse debate com propostas ad hoc, para resolver esse problema crônico de carência de recursos, material bélico defasados ou escassos.
Se até eles, que estão em uma situação bem melhor que a nossa, enxergam que a saída não é somente pedir mais recursos, porque nós não ?

Agnelo

Prezado Concordo MUITO contigo. Há muito o q se ver e entender. Como disse, “os países possuem suas peculiaridades e exigências”, tem de se ver Doutrina, Ameaças, Terreno, Alianças, Política etc etc. Acredito q muito se poderia “terceirizando” áreas administrativas, por exemplo. Mas a nossa Legislação não é fácil….. O q se tem feito é aumentado bastante o efetivo de temporários, mas acaba chegando nos custos com pessoal. Há de se considerar, q desde q o fundo de Pensão das FFAA “virou” Brasilia-DF, inativos e pensionistas passaram pro Orçamento de Defesa. Será q deveria ser considerado isso? Ao se comparar… Read more »

Thiago A.

“Daí a decisão de reduzir, ainda que drasticamente, o Pessoal Militar e Civil e depois reorientar as poupanças assim obtidas (e contudo mantidas no perímetro da Defesa) para onde era mais necessário.” “redução saudável da idade média e uma “mudança geracional” justa.” “Deve-se também notar que as estimativas feitas pelo Ministério na época presumiam uma economia de aproximadamente € 2,2 bilhões por ano quando totalmente operacional. Recursos que deveriam assim ter contribuído para repor a estrutura do Orçamento da Defesa em estado de equilíbrio: sendo 50% dos recursos alocados para Pessoal e os outros 50% (25 + 25) para Operações… Read more »

Thiago A.

Se eles que gastam pouco mais de 62% com o pessoal, enxergam isso porque nós deveríamos fingir que está tudo certo ?
Questão de prioridades, ali são forças armadas que realmente participam de conflitos e sabem que não podem brincar de faz de conta, que devem correr atrás de uma solução para esses problemas…

Cleber

O Brasil é um país pacífico. No entanto, precisa treinar suas forças armadas. Para quem está de fora treinar é ‘brincar de faz de conta’. Dificil…

AMSS

Pq é proibido por lei. Esse governo está tentando fazer a reforma administrativa inserindo mecanismos neste sentido e também demissão por insuficiência de desempenho e está tomando pancada atrás de pancada, já apelidaram de PEC do Fim do Funcionalismo. Eu sou funcionário público, os sindicatos e associações estão fazendo o inferno para a equipe econômica justamente pq eles estão levando a frente o que vc está pedindo, mas parece que vc tbm é crítico do governo. Sabe o que isso significa? Que o atual governo federal está QUEIMANDO capital político pra fazer o que tem que ser feito e já… Read more »

Cleber

Amigo, percebo que você conhece pouco a rotina militar. Na vida militar não há Top Gun e pouquíssimos são oficiais generais. Sou militar ha mais de 20 anos. Durante a pandemia trabalhei normalmente, inclusive quando ainda estava no início e pouco se sabia sobre a doença. Quais foram as palavras do nosso comandante? ‘Temos que cumprir nossa missão e teremos baixas. Faz parte‘. Ele inclusive ficou internado e da cama do hospital militar atendia telefonemas sobre o trabalho. Entende a diferença? Alguns colegas meus morreram da doença mas ninguém ficou em casa. Tiro serviço 24h de guarda e no outro… Read more »

Marcos Cooper

Sabe o que o governo deveria fazer? Acabar com os altos sálarios e mordomias dos politicos. Essa classe maldita e imunda que destroi esse país.

Kornet

Infelizmente ele não pode fazer isso, pois aí teria que fechar o CN. Lembre-se o legislativo legislativo em causa própria e a oposição atrapalha o país,só pq é contra o governo. Procure saber sobre o recall que os políticos não querem nem ouvir falar ,veja aprovar. E outra aoscesquerdist4as que insistem em esquecer e negar,ficam vomitando suas asneiras de que a culpa é dos militares,pensões, cerveja e etc.,mas esquecem dos bilhões roubados e dos gastos exorbitantes com estádios e o legado da copa e olimpíadas, dinheiro pros companheiros, ditadurascamigasn ec etc. Isso tudo poderia ter sido gasto no desenvolvimento do… Read more »

Marcos Cooper

Mas ai é que está. Esse governo,não somente o presidente,junto com Dilmanta,um dos piores de todos os tempos,mas co congresso, a câmara e todo o sistema imundo da política brasileira,não tem o mínimo interesse nas nescessidades do país e da população.

Antonio Palhares

Para isso tem que ter aquilo roxo

wilson

É verdade Bueno, O governo federal esta gastando os tubos em auxílio emergencial pois não queria gastar dinheiro em vacina. Tivesse investido nas vacinas desde um primeiro momento ao invés de ficar fazendo piadinha com jacaré já estaríamos a caminho da normalidade economizando nos auxílios emergenciais e empresariais. Típica economia burra que gera um gasto bem maior, coisa de um governo absolutamente despreparado

carvalho2008

Isto se aplicaria a India? A russia?

AMSS

O Brasil é o 4º país em vacinação no mundo, como poderiamos estar melhor?

Vc acha que iriamos vacinar mais do que quem produz as vacinas? China, EUA e India?!?!?!?!?!??!

Volta pra terra pô

Nilo

informe-se.

Last edited 23 dias atrás by Nilo
carvalho2008

Pode ser, de fato…

Spitfire

Perfeito… UE…nao foi esse PR que gritou que o orcamento da defesa estava blindado??? É uma decepção atrás da outra!!!

ODST

Decepção pra você, que está desconectado da realidade que o mundo vive atualmente. Mas você vai ter a oportunidade de votar no seu querido Mula.

Spitfire

Ola amigo… vc nem me conhece para tirar essa conclusão.. mas vou te explicar!!!! Não vou votar no ex presidiário…. contudo isso não impede de criticar esse governo que se elegeu prometendo recuperar as Faas… e o máximo que conseguiu fazer ate agora foi manter os programas estratégicos, porem ao que tudo indica, nem isso está assegurado e foram afetados como é o caso do KC390 e sei lá como ficaram os demais… esse governo corre o risco de acabar como o que mais prometeu em termos de defesa e menos entregou, em um governo cheio de militares!!! Bom chamo… Read more »

Cleber

Conforme o Wagner, tudo estava indo bem até agora (de 1988 a 2018). Não havia corrupção (até 2018 o Brasil era comparado ao Japão e à Dinamarca nas questões relacionadas à corrupção) e o Brasil era potência militar. De 2019 até agora que desbandeirou tudo.

Fábio Mayer

o Brasil NUNCA será uma nação desenvolvida. Estamos condenados a financiar as mordomias de uma casta de agentes públicos por toda a eternidade, dentro do subdesenvolvimento que sempre nos caracterizou. Temos aversão à ciência e a inovação.

Allan Lemos

Sempre foi assim, maldita herança portuguesa. É uma pena Leif Erikson ou os anglo-saxões jamais terem se aventurado rumo ao sul.

Até tivemos uma chance na época do Império. Mas o maior líder que esse país já teve foi chutado para fora a ponta-pés. O maior erro que já cometemos foi não termos lutado pela monarquia, agora pagamos a fatura.

Last edited 23 dias atrás by Allan Lemos
Luiz

Comentário sem pé nem cabeça, alem de ofensivo aos muitos participantes de Portugal que frequentam este blog. É mais facil jogar a culpa nos outros do que assumir a nossa responsabilidade, não é mesmo?

Allan Lemos

Reconheci que temos a nossa própria cota de responsabilidade no segundo parágrafo do meu comentário. Mas é inegável que as principais colônias britânicas tiveram sucesso como nações desenvolvidas, enquanto as portuguesas não. Acha que foi coincidência?

GFC_RJ

Errado.
A maioria das colonias britânicas de povoamento se desenvolveram.
As de exploração seguiram o mesmo padrão das colonias espanholas, francesas e portuguesas. Ex. Índia, África do Sul, Nigéria, Egito, Oriente Médio etc. etc. e põe etc. nisso.
Aliás… Os ingleses eram tão bons, Barão de Mauá que o diga… Já ouviu falar de tratados comerciais desiguais do séc. XIX? Aqui no Brasil se nomeou “abertura de portos a nações “amigas””… Bem, a taxonomia sofre do esquema similar ao “submarino convencional de propulsão nuclear” ou “navio aeródromo multipropósito”.

Allan Lemos

Amigo, foi por isso mesmo que eu usei o adjetivo “principais”, referia-me as colônias de povoamento, não as de exploração.

GFC_RJ

E o que te faz achar que iria ter uma colonia de povoamento britânica no Brasil, que é tropical? Já reparou que as colonias de povoamento eram em grande maioria em clima temperado? O que garante que não seríamos mais uma plantation de mão de obra escrava como a Jamaica? E pior… com alta probabilidade deles fracionarem o território tal como os europeus fizeram com a América Espanhola… O passado é importante para entender e explicar, e não para sonhar e sentir saudades de tempos que nunca existiram. Olha pra frente e começa fazendo uma matrizinha swot simples e ver… Read more »

Datafire

Muito bem.

A eterna que questão da geografia que é sempre convenientemente esquecida.

Allan Lemos

Houve colônias britânicas na Austrália e Nova Zelândia, embora com propósitos diferentes das norte americanas. De todo modo, ser uma colônia de exploração de anglo-saxões certamente teria sido melhor do que ser uma de portugueses.

André Luiz Domingues

E que universo a Nova Zelândia tem clima tropical? E a Austrália com exceção do extremo norte despovoado? Vai estudar. E sim, tenho propriedade para falar. Sou geógrafo.

Allan Lemos

Onde exatamente eu afirmei que a Nova Zelândia tinha clima tropical? É geógrafo? Legal, agora vê se estuda um pouquinho de português porque é evidente que o seu nível de interpretação de texto é inferior ao de um aluno do primário. O que prova aliás o quanto a educação brasileira é péssima, já que em um país desenvolvido, alguém que não consegue interpretar um texto tão básico jamais teria ingressado no ensino superior para se tornar geógrafo.

Leandro Costa

GFC, acho que o território que te escapou à memória chama-se: Guyana. Seríamos uma imensa Guyana?

leonidas

Acho que culpar terceiros pelo que se é um absurdo.
A sociedade é brasileira e tem sido dirigida por Brasileiros desde 1840 ou se preferir ser mais radical desde 1889.
Quem nos rouba são brasileiros meu amigo.

André Luiz Domingues

caraca….a questão de Colônia de exploração X Colônia de povoamento não tem nada com isso,né? Cada coisa que tenho que ler. Francamente patético.

Marcos Cooper

Não é ofensivo. Diz aí,quantas ex-colônias de Portugal são países de primeiro mundo? Quantas deram certo como país? Portugal mesmo vive quebrado.

Nilo

Allan, existe uma contradição entre:
maldita herança portuguesa” e “O maior erro que já cometemos foi não termos lutado pela monarquia”.

Allan Lemos

Não há. A colonização portuguesa nos prejudicou muito, teríamos tido melhor sorte ela tivesse sido feita pelos anglo-saxões(exploração x povoamento). Mas nos também tivemos erros próprios, como não termos lutado pela monarquia, como já foi dito.

Nilo

Allan a não ser que se crie uma nova linha de sucessão, a monarquia brasileira é uma herança portuguesa.

Allan Lemos

Sim, mas quando me referi à herança portuguesa, foi mais no sentido cultural e de mentalidade.

Leandro Costa

Acho que em 199 anos, nós já podemos assumir que temos total culpa no cartório.

rui mendes

Lindo, quando é para se gabarem, são Brasileiros, quando é para dizer mal, a culpa é dos Portugueses.
Está à vista, qual a razão, começar por assumir as culpas, era bom.

Leandro Costa

Rui, nem presidentes nem políticos assumem seus erros no Brasil. Apenas colocam a culpa em outros ou fatores externos. Por isso que as eleições funcionam. Brasília é o espelho do povo.

Nilo

Brasil e sua sindrome de Peter Pan, um adulto que não assume suas responsabilidades.

Leandro Costa

E nem vamos, Nilo. Infelizmente é cultural por aqui. Não se assume erros, não se assume uma postura razoável em qualquer tipo de debate. É sempre uma questão de se falar com propriedade sobre o que não se sabe para não ‘parecer fraco,’ é sempre uma de defender seu time primeiro, mesmo quando joga mal ou faz falcatrua, é sempre isso. Não se admite erros. O Brasileiro é o povo mais orgulhoso e cabeça-dura que eu conheço. Sempre dois pesos e duas medidas para tudo e sempre há uma desculpa esfarrapada para isso.

Agressor's

O nordeste já foi ocupado e governado pelos holandeses…teríamos tido melhor sorte, tipo a guiana? rs

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Eu não atribuo os defeitos do Brasil à herança portuguesa, porque somos um país formado por portugueses, ingleses, índios, alemães, austríacos, africanos, italianos, ucranianos, poloneses e várias outras origens. O problema do Brasil é que nunca aprendemos (e isso inclui todos nós, inclusive eu) a pensar como nação, estruturamos nossas parcas instituições em torno tão somente de interesses paroquiais e o resultado é que uma maioria de cidadãos sustenta minorias encasteladas em tais instituições.

Nilo

👍

Allan Lemos

Talvez tenha sido esse o problema, juntou-se todos esses povos e não conseguimos tirar as qualidades de nenhum deles. Muito pelo contrário.