A Saab recebeu um pedido da Administração de Materiais de Defesa da Suécia (Defence Materiel Administration, FMV) de suporte para desenvolvimento futuro do Gripen de 1 de abril de 2021 a 31 de dezembro de 2022. O valor total do contrato é de SEK 998 milhões.

O pedido é uma extensão do acordo atual e possibilita a manutenção e o desenvolvimento futuro do Gripen para a Força Aérea Sueca e outros usuários do caça em todo o mundo.

O contrato inclui a operação e suporte de aeronaves de teste e ferramentas avançadas, como plataformas de teste e simuladores. Juntos, estes instrumentos são usados na verificação e validação dos sistemas de caça Gripen C/D e Gripen E conforme a Saab desenvolve novos recursos e aprimoramentos.

“O Gripen é projetado para atualizações contínuas a fim de enfrentar e derrotar novos desafios de combate – uma abordagem assertiva de design que já provamos muitas vezes. Para permitir o desenvolvimento contínuo do Gripen, é necessário que tenhamos ferramentas avançadas que sejam fáceis de gerenciar, rápidas de implementar e acessíveis de manter. Este pedido investe no cumprimento de todos esses objetivos para que o Gripen esteja sempre na vanguarda, hoje e no futuro”, disse Jonas Hjelm, Vice-Presidente Sênior e head da área de negócios Aeronautics da Saab.

A parte principal do pedido diz respeito às operações nas instalações da Saab na Suécia, nas cidades de Linköping, Gotemburgo, Järfälla, Arboga e Växjö.

DIVULGAÇÃO: Saab / Publicis Consultants

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Charles Dickens

Off-topic, mas interessante: https://www.airfleets.net/home/. Site com as frotas de todas as companhias aéreas de todos os países do mundo. Inclusive de companhias que já não existem mais.Para quem não conhece o site, claro.

Flanker

Falando no Gripen, gostaria de saber em que nivel está a construção dos F-39 que serão entregues à FAB no segundo semestre.

Glasquis 7

Acho difícil a FAB receber algum gripen este ano.

Alexandre Galante

A previsão é que as quatro primeiras unidades, de um total de 36 aeronaves adquiridas pelo governo brasileiro, cheguem na unidade militar entre os meses de setembro e outubro de 2021. https://www.aereo.jor.br/2020/03/13/primeiras-unidades-do-f-39-gripen-vao-chegar-no-ano-que-vem-a-ala-2/ Enquanto os pilotos da FAB se aperfeiçoam na Suécia, a Ala 2, em Anápolis (GO), continua a preparação para o recebimento, ainda neste ano, das primeiras aeronaves F-39 Gripen, bem como dos simuladores e equipamentos de apoio. Com isso, o GT-FOX do COMPREP – um grupo de militares escolhidos para prestar assessoria no que diz respeito às atividades de implantação operacional da aeronave – visitaram as instalações da… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Alexandre Galante
Gabriel

Apesar de eu ter torcido pelo SH, por ocasião do FX2, por ser um avião “pronto”, com grande quantidade produzida e que teoricamente seria recebido antes, sem dúvida o Gripen E tem se revelado, cada vez mais, um grande acerto da FAB.

Agora minha torcida é que um segundo lote seja encomendado o mais rapidamente possível, para justificar, sem qualquer contestação, todo investimento feito.

angelo

Segundo semestre de q ano?