Maquete mais recente do Twin Engine Deck Based Fighter – TEDBF

O trabalho no caça bimotor baseado em convés da Índia (TEDBF – Twin Engine Deck Based Fighter), que operará a partir dos porta-aviões atuais e futuros da Marinha Indiana, está em andamento, disse Vinod Kumar, diretor do projeto do programa.

O TEDBF está sendo desenvolvido para substituir os MiG-29K de origem russa. O TEDBF pesará cerca de 23 toneladas, mesma classe dos MiG-29K e carregará uma carga de armas de 9 toneladas.

A DRDO se ofereceu para desenvolver esta aeronave de caça com base na experiência no LCA Tejas Naval e ela deve estar pronta em 2026.

Abaixo seguem as imagens mais recentes divulgadas do TEDBF.

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Cleber

Pais “serio” em defesa , os resultados vem .

Pablo

sim, concordo, também temos que levar em consideração a grande necessidade deles em investimento nessa área.

Robsonmkt

Assim como o Tejas I tem inegável parentesco com o design do Mirage 2000, este projeto não nega ter bebido na mesma fonte que o Rafale. Parabéns aos indianos que tem investido em uma indústria de defesa própria.

Nostra

Another pic from different angle

I don’t think it looks like Rafale , in my opinion it blends F35( Nose section ) , F18 ( cockpit region ) , canards and wings ( LCA mk2 )

Nostra

Once can notice the cross flow of design between LCA MK2 , AMCA , TEDBF

LCA MK2 – close coupled canards with delta wings

AMCA – trapezoidal wings with DSI and serpentine intakes

TEDBF – close coupled canards with delta wings and DSI with serpentine intakes

Last edited 3 anos atrás by Nostra
Nostra

Original pic

Nostra

Also there are 2 different designs for TEDBF

1. Canard delta wing
2. Trapezoidal wing

The canard delta wing design is the one which we are seeing now.

Only in future we will know which design is selected by the navy.

Nostra

Video of the interview with TEDBF project director

https://youtu.be/uRG3JocmTKo

Nostra

* Correction 2 designs under study

1. Delta wing + canard
2. Trapezoidal wing + tail

Marcelo

bem parecido com o Rafale. Estao de parabens. E parece que os vetores nao stealth ainda se manterao relevantes.

Pedro Bó

Parece uma cria do Tejas com o Rafale

Rui Chapéu

Acrescente a frente do F-35 ou do JF-17 … aquelas entradas de ar meio quadradas …

Diverterless supersonic inlet

César Antônio Ferreira

Tejas bi-motor com canards…
Parece que o Tejas Naval se tornou um beco sem saída, do contrário para quê a versão bi-motora?

No mais a HAL ganha mais um projeto…
Soberania tem custo e os indianos sabem.

Nostra

Carrier operations require twin engine due to safety considerations .

Indian Navy wants twin engined aircraft .

Naval LCA mk1 is a stepping stone to developing TEDBF .

In the comming days naval LCA mk1 5th prototype will be launched for further carrier based tests.

Also the naval lca mk1 can be used to train pilots as LIFTs

Nostra

*train naval pilots

Cleber

Nao era a India um dos ” poucos ” paises interessados no projeto do Gripen Naval ? Acho q foi pro espaco agora .

JT8D

Talvez. Mas conhecendo os indianos eles podem comprar algumas dúzias de cada modelo existente no mercado e ainda desenvolver duas ou três versões localmente

Junior

Depois que a SAAB vendeu o sistema Ereye para o Paquistão, creio que será muito difícil vermos qualquer coisa da SAAB nas forças armadas indianas

Cosme Eustáquio

Podemos ir um pouco além e dizer que será praticamente impossível

Nostra

Indian Navy was never interested in the naval gripen , because it exists on paper and is single engined.

Also reason why only Rafale M and F18 was part of the naval tender

Last edited 3 anos atrás by Nostra
Marcio

Nem, só o Brasilzão da massa quer o Gripen!

Wellington Góes

Daí porquê querem comprar o Rafale…. E tem quem acha que a preferência é pelo Super Hornet…. Rsrsrsrs

Hugo Vigneron

Desculpem, mais estão parecendo a China.
parece muito com o F-39 ou uma copia ?

Cristiano de Aquino Campos

Esta mais para o Rafale.

Cristiano de Aquino Campos

É impressão minha ou parece um rafale! Estaria a India imitando a China?

Marcos10

Dá para se notar que os ingleses ficaram muito tempo na Índia e conseguiram influenciar em muito os designers indianos, até hoje. Um consegue fazer um avião mais feio que outro.

Foxtrot

Pois é. É como canso de escrever aqui, tecnologias não se transferem, se desenvolve. Mesmo com os percalços do programa Tejas, a Índia insistiu e agora olha a versão naval (ou mais avançada ) do Tejas. Enquanto que no Brasil gastamos fortunas no Xavante, depois no AMX e não aprendemos nada (em se falando de caças ). Não adianta vim com aquela balela que o Xavante ajudou a Embraer projetar não sei o que na aviação civil e mesma ladainha sobre o AMX. Agora a nova moda e gastar fortunas em balela de T.O.T para engordar mais o contrato do… Read more »

sergio ribamar ferreira

Concordo c0m o Sr. Foxtrot. Desenvolver tecnologia, aqui? Nem pensar. É mais fácil tirar do contribuinte com engodos. TOT. Não há interesse, simples. O atraso é proposital. Caso desenvolvêssemos uma indústria de defesa pujante alguns perderiam os 10%.. mais fácil vir com conta gotas…

Nostra

I generally never discuss internal matters of India, but let me say this what the LCA program overcame is herculean . Internal sabotage by own previous governments , own media , own military , own bureaucracy. External sabotage by foreign countries both friends and enemies . In the initial year’s scientists / technicians would spend hours before any flight of LCA to make sure it was not sabotaged. If LCA suffered a crash it would have been used as an excuse to shut it down permanently. Any democracy which aspires to get ahead in technology is a soft target by… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Nostra
Nostra

To show how bad things were with regard to sabotage of locally developed equipments i will give another example which is known in public domain.

When the Arjun tank used to be taken for trials by the armour directorate , it always used to break down , but same tank never used to break down during similar DRDO trials .

So DRDO installed a black box ( tamper proof sensors with recorder ) and send it to army for trials again. The same original tank no longer suffered any breakdowns.

Nostra

If you look carefully you will realise that the main landing gear of TEDBF is positioned at the wing roots.

Last edited 3 anos atrás by Nostra
Anderson

Enquanto isso o país do futuro fica discutindo se o golpe militar de 64 foi golpe ou não, se a cloroquina funciona ou não, que menino veste azul e menina rosa, se a Globo é do Capiroto, se a terra é plana ou não. Na verdade estamos ferrados.

Nostra

Also this pic of AMCA was released , which seems to be the final design configuration

Last edited 3 anos atrás by Nostra
Nostra

Next month is aeroindia2021 expo , so then we will have confirmed design configuration of AMCA.

Last edited 3 anos atrás by Nostra
Nostra

Israel would be a good addition but don’t think US will allow indo-israeli cooperation in fighter aircrafts.

AMCA project is now split into 2 parts

AMCA MK1 5 gen with US engines

AMCA MK2 5.5 gen with Indian engines ( more thrust )

Last edited 3 anos atrás by Nostra
Nostra

Latest and final configuration of LCA MK2

Roll out in August of 2022 and first flight a year later.

Interesting thing is 3 of the hardpoints are rated to carry 1.8 tons each.

Feasibility studies for heavy standoff weapons like Rudram 1/2/3 , ITCM , Storm Shadow, Crystal Maze, Spice 2000 , brahmos , LRGBs etc completed.

Will have IRST, MAWS , advanced electronic warfare suite with internal jammer , CMDS , RWR besides an AESA radar.

In short it is being designed as a heavy hitter with long range stand off weapons.

Last edited 3 anos atrás by Nostra
Nostra

Model of the same

Nostra

This is Rudram 3 aeroballistic missile , one of the heaviest missiles at 1.6 tonnes as payload for LCA MK2.

Range 550+ km

nonato

Nostra.
A U-turn in the discussion.
I Always suggested that the best way for India to stop China was to have american military bases in its territory, like Japan and South Korea do.
But only recently did I learn about how the US acted against India in the 1970’s.
Now I understand India’s fear, although I still support the idea of american bases in India…

jonas123

Ora, o design do Tejas começou no final dos anos 80, primeiro voo em 2001, introduzido em 2015 e ainda cheio de problemas em 2021. Não sei se conseguiram tê-lo pronto antes de 2030