Fabricante de aeronaves brasileira informou que realiza procedimentos de investigação para apurar a origem e consequências do ataque hacker

A Embraer informou nesta segunda-feira (30) ter sofrido um ataque cibernético aos sistemas de tecnologia da informação da empresa. Segundo comunicado, o ataque resultou na “divulgação de dados supostamente atribuídos à companhia”.

O ataque cibernético foi identificado na última semana e a empresa fez a interrupção parcial e temporária de alguns sistemas internos, o que impactou temporariamente algumas operações.

“O referido ataque cibernético foi identificado em 25 de novembro de 2020, o qual indisponibilizou o acesso a apenas um único ambiente de arquivos da companhia”, informou comunicado da Embraer.

A companhia informou ainda que realiza procedimentos de investigação para apurar a origem e consequências do ataque.

“A companhia está empreendendo todos os seus esforços para investigar as circunstâncias do ataque, avaliar se existem impactos sobre seus negócios e terceiros, e determinar as medidas a serem tomadas”, afirmou.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Sollo

Hoje em dia qualquer hacker freelancer com alto nível de conhecimento em TI e programação consegue invadir um monte de sistemas de empresas e governos.
Imaginem do que são capazes agências de espionagem com aportes milionários de governos contando com dezenas ou centenas dos melhores hackers a seu serviço.
Este é um tipo de coisa para o qual quem dormir no ponto, quando acordar será tarde demais, inclusive em relação ao gap estabelecido.
Muitos países já tem pacotes de medidas de sabotagem cibernética prontos para uso em caso de conflito e estão ininterruptamente a atualizá-los e expandi-los.

OSEIAS

Olá Paulo, o termo correto é Cracker, esse é um cyber criminoso, hacker é quem possui conhecimentos em informática. Abraço

Paulo Sollo

Olá Oseias, verdade, porém acabei utilizando o termo porque mesmo errado foi tornado corriqueiro pela mídia.
Mas o correto é utilizar termo certo mesmo. Valeu!

Fabio Araujo

Só lembrando que nesse ano a Embraer comprou a empresa de cybersegurança Tempest que deve estar trabalhando nessa investigação interna! Como a compra foi no meio do ano, não deve ter dado tempo deles terem implantado mudanças na cybersegurança da Embraer que é uma coisa que leva tempo, mas com certeza devem estar trabalhando nesse caso.

OSEIAS

Acho que eles detectaram o ataque e o contiveram, agora irão implementar as soluções contra essa vulnerabilidade.

OSEIAS

Primeiro, acho natural que a Embraer seja alvo de ataques, pois é um importante player mundial em sua categoria. segundo, a Embraer é sócia da Kryptus, logo tem capacidade de se proteger e até investigar o ataque. terceiros, a Embraer possui negócios de defesa com o estado Brasileiro, logo isso deveria ser investigado pela policia federal. Eu sou da área, e existe milhões de moleques que se acham os entendidos em sistemas e a única coisa que fazem e ser pegos pelos seus crimes. O único ataque que realmente é perigoso sob todas as óticas são aqueles feitos por agencias… Read more »

Carlos Camopos

como mascarar a origem?

OSEIAS

kkkkkkkkkk ai você quer saber como funciona ataques proporcionado por estados, coisa complexa. Mas o que a piazada usa são maquinas escravos e servidores em países sem legislação, como as do leste europeu. Eu trabalho para impedir esses ataques e a engenharia social é a que mais funciona. Mudar o comportamento das pessoas não é fácil.

OSEIAS

Acabei de fazer um estudo sobre a nova LGPD, lei geral de proteção de dados pessoais, e se vazou dados sobre clientes, pessoas de qualquer natureza, a Embraer corre risco de ser multada de forma bem forte, pois ela tem que garantir a segurança dos seus dados. E o primeiro passo para amenizar isso é a divulgação ao ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) e a pessoa ou empresa afetada. Vamos ver se a lei funciona mesmo.

Nilo

Video: FAB inicia atividades preparatórias para Campanha de Ensaio em Voo do Projeto Link-BR2 publicado 01.12.20.
https://www.youtube.com/watch?v=yI8G3PEs97Q

Last edited 3 anos atrás by Nilo
JagdVerband#44

Amigos chineses…?

Paulo

A pergunta é: quem é o maior interessado?

Last edited 3 anos atrás by Paulo
Filipe Prestes

A Airbus kkk

LeoL

Acho pouco provável a Airbus que é várias vezes o tamanho da Embraer e tem bem mais capacidade financeira e tecnológica além de apoio governamental, precisar hackear a mesma por qualquer razão.

É bem mais provável ser um certo país ditatorial que tem uma prática já conhecida de roubar tecnologias para alavancar a indústria local. É só olhar o histórico da Huawei com a Cisco e as várias causas judiciais que essa última já ganhou.

Antoniokings

Não precisamos.
Já temos ‘amigos’ brasileiros ‘o suficiente’.

Wilson Lobe Junior

Enquanto o governo sobe no palanque e se bate contra inimigos internos imaginários (Kit Gay, infiltrados de esquerda e outros) a contrainteligência relacionadas a inimigos externos continua deixada de lado.

MARS

Como você sabe que está sendo negligenciada? Você trabalha em alguma agência? Vocês são muitos inocentes, e estou sendo extremamente eufemico. Acham que agência de inteligência seja agência de publicidade para divulgar tudo que fazem ou deixam de fazer. Esse pensamento ralo e idiota me cansa…

Johan

Se até dados dos F35 foram roubados, imagina aqui que o investimento governamental começou a pouco tempo! Ataques cibernéticos estão acontecendo ao redor do mundo. Achar que o Brasil, país que pouco se investe em segurança, seja ela qual for, ficaria de fora dos ataques é ingenuidade. Até a empresa que trabalho foi atacada neste fim de semana!
Só há pouco tempo o EB criou um grupo especializado no tema.

Danilo

https://amp.olhardigital.com.br/fique_seguro/noticia/hacker-expoe-senhas-de-quase-50-mil-vpns-com-tecnologia-da-fortinet/110670

“Vulneráveis por negligência
O pior é que a falha foi corrigida há tempo, e a Fortninet avisou seus consumidores múltiplas vezes. Ou seja, as redes afetadas só estão expostas por negligência de seus administradores, que não aplicaram uma correção para o sistema operacional FortiOS.”

Foxtrot

Se os Haker,s quiserem me doar os projetos do AMX eu aceito kkkkkk

Robsom

Título de matéria da Agência Xinhua daqui a dois anos: “COMAC lança substituto do jato regional ARJ21; COMAC C-Jets C-2; com destaque para o COMAC C-190 -C-2”. Esperem pra ver…

Alessandro

“Calma gente não é nada de grave o ataque não violou a segurança do sistema”

Luís Roberto Barroso

E depois culpam os terraplanistas pelas teorias da conspiração rsrs…

Caio

O problema é que os terraplanistas acham que sabem quem é o inimigo.

Alessandro

Eu usei os terraplanistas como figura de linguagem, mas já que vc levou ao pé da letra, eles são um bando de bocós que só fazem mal a eles mesmos com sua teoria sem pé e cabeça, enquanto tem pessoas que usa o nome da ciência para tudo, fazendo mal para uma nação inteira usando a máquina pública, e ainda tentam te convencer que está tudo bem.

Agora acredite se quiser.

Last edited 3 anos atrás by Alessandro
Foxtrot

Mas são!
Já até identificaram os Haker,s como chineses kkkkkk.
Meu deus, é muita paixão por comunistas ou os hormônios estão a flor da pele mesmo.
Vocês estão igual uma adolescente na flor da idade, não podem ver um comunista que ficam toda toda.

Alessandro

Vai ver foi os terraplanistas é que estão atacando o TSE, STJ e agora a Embraer.

Mas fica tranquilo Foxtrot, o Barrosão disse que está tudo sob controle, não há comunismo, não há ataque hacker, não há fraudes em eleições, o mundo é beautiful!!!

Last edited 3 anos atrás by Alessandro
Wagner

Enquanto o país não desenvolver um sistema próprio sempre seremos atacados,Quem cuida da segurança das forças armadas,Kaperskay piada não? Como vamos ter segurança se o presidente usa watts App e Android?

nonato

Na minha opinião, dados sigilosos não deveriam ser armazenados em dispositivos conectados à internet.
Funcionários ao usar computadores para trabalhar não deveriam acessar emails.
Poderiam ter computadores exclusivos para emails pessoais e/ou profissionais.
Dados sigilosos deveriam estar em computadores desconectados.
Ah, mas hoje em dia blablabla.
É, hoje em dia, hackers invadem e roubam suas informações…