Projeto F-X do Japão

De acordo com a Kyodo News, o Ministério da Defesa do Japão havia considerado fazer o caça F-X uma aeronave não tripulada.

Isso ocorreu para economizar custos, pois ter um aeronave não tripulada resultaria em uma aeronave menor sem a necessidade de um homem para controlá-la.

No entanto, a abordagem foi abandonada depois que o programa Aegis Ashore foi cancelado, já que o Ministério precisa se concentrar em encontrar uma nova solução para substituir o programa de defesa aérea.

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings

E é bom que comece a pensar nessa possibilidade, pois no futuro caças não tripulados serão fundamentais.

OSEIAS

o grande problema em um caça não tripulado é a definição de como se dará a pilotagem. Pois será remota? Inteligência artificial? Um misto dos dois?
Pois é sabido que a falta de segurança no link de comunicação entre o piloto e o caça é um fator muito importante a se considerar. A inteligência artificial ainda falta muito para caminhar até ser considerada segura para uma aeronave desse porte. Segurança na operação é tudo nesse quesito e ainda um ser humano no controle in loco é fundamental, para um caça.

Gil U

Oseias, acredito q no futuro bem próximo, 5 ou 7 anos, teremos um misto de controle a distancia e pré programação para que os computadores da aeronave possam executar etapas da missão sem interferência humana e também se precaver de interferências eletrônicas do inimigo. Não acho q teremos uma IA totalmente autônoma antes de 40 ou 50 anos.

nonato

Os japoneses não estão falando coisa com coisa.
Primeiro abandonaram um importante sistema de defesa antimíssil baseada em terra porque moradores de um vilarejo reclamaram.
Por que não mudaram a localização do sistema?
O que moradores de um vilarejo entendem de segurança nacional?
Agora a matéria diz que o avião será tripulado porque o sistema antimíssil foi cancelado.
?‍♂️
O que uma coisa tem a ver com a outra?

Roger

Na verdade a questão do Aegis Ashore foi um somatório de outros problemas e outras prioridades aliado a um cobertor curto ($$$). A aquisição foi postergada e eles ainda planejam adquirir em algum momento no futuro tal sistema. “(….)porque moradores de um vilarejo reclamaram. Por que não mudaram a localização do sistema? O que moradores de um vilarejo entendem de segurança nacional?” Não acho que o principal motivo seja esse, mas ainda assim, dá para ter uma noção que o Japão, como uma democracia, ainda dá voz aos seus cidadãos. Se fosse uma Venezuela, China, Coréia do Norte ou Irã… Read more »

Cadillac

“Não acho que o principal motivo seja esse, mas ainda assim, dá para ter uma noção que o Japão, como uma democracia, ainda dá voz aos seus cidadãos. Se fosse uma Venezuela, China, Coréia do Norte ou Irã talvez eles concordem com isso.”

Não dão, e a construção de um certo aeroporto lá é a prova disso pois os moradores fizeram de tudo para impedir a desapropriação e a construção e mesmo assim foram chutados.

Roger

Qual novo aeroporto? Se refere a ampliação do aeroporto de Tokyo?

Desde o incidente de Narita, os japoneses buscam, quando possível, construir aeroportos “flutuantes” (aka em ilhas artificiais/aterros)