Home Drones Irã revela radar SAR e míssil balístico antinavio com alcance de 700...

Irã revela radar SAR e míssil balístico antinavio com alcance de 700 km

3570
90
Drone Shahed 129 com com radar de abertura sintética

TEHRAN — A Força Aeroespacial do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica (IRGC) revelou um radar de imagem SAR montado no drone Shahed 129, bem como uma nova geração do míssil balístico antinavio Zolfaqar com um alcance de 700 km.

Os dois produtos militares autóctones foram apresentados em uma exposição permanente de realizações estratégicas da Força Aeroespacial do IRGC intitulada Parque Nacional Aeroespacial em Teerã no domingo.

O radar de imagem SAR (Synthetic Aperture Radar) é montado no drone Shahed 129 produzido localmente e é um tipo de radar que busca a superfície da Terra por meio de ondas de rádio de alta velocidade e alta frequência.

Entre as especificações do radar SAR está a capacidade de funcionar 24 horas por dia em diferentes condições climáticas e fornecer imagens com alta qualidade e alta resolução que podem ter diferentes aplicações militares e civis.

Outro equipamento que foi exibido pela primeira vez na exposição foi uma nova geração de mísseis balísticos navais Zolfaqar, chamados Zolfaqar Basir. Este míssil tem a capacidade de atingir alvos no mar com um alcance de 700 km.

Anteriormente, o alcance dos mísseis balísticos antinavio do Irã havia sido declarado como sendo de 300 km para os mísseis do Golfo Pérsico e Hormuz, mas agora o alcance aumentou para 700 km com a fabricação de mísseis Basir Zolfaqar.

Míssil balístico Basir Zolfaqar para alvos navais

FONTE: FARS News Agency

Subscribe
Notify of
guest
90 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André
André
1 mês atrás

Lembrando que um drone americano caiu no Irã e os caras fizeram a festa com a tecnologia que encontraram ele

Camargoer
Camargoer
Reply to  André
1 mês atrás

Olá Anrdré. O drone “129” do Iran foi desenvolvido em 2012. O drone dos EUA foi derrubado em 2019.

M.@.K
M.@.K
Reply to  Camargoer
1 mês atrás

Em 2011 o Irã capturou um drone Sentinel americano através de hackeamento.

Hank Voight
Hank Voight
Reply to  M.@.K
1 mês atrás

Eles dizem que foi Hackeamento mas há controvérsias!

M.@.K
M.@.K
Reply to  Hank Voight
1 mês atrás

Exatamente…foi bem estranha esta operação de captura do aparelho…

Cesar
Cesar
Reply to  Hank Voight
26 dias atrás

Independente de qualquer coisa, não há controvérsia de que capturaram o drone inteiro.

Teropode
1 mês atrás

O Irã é uma prova deque para se alcançar domínio tecnológico não precisa torrar bilhões , basta a necessidade , vontade , foco e ousadia , aqui não possuímos nem um destes pontos , aqui começam um projeto e do nada resolvem cancela_lo , ex : Mísseis piranha , A_Dart , modernização dos caças A4 e AMX , na contra_ mão disso o Irã modernizava e dissecava até esqueiros americanos .Somos pó .

leandro
leandro
Reply to  Teropode
1 mês atrás

se a gente arranjasse treta com todo mundo também não cancelariam o piranha… a dart amx e etc…
o problema do Brasil é que acha que consegue resolver tudo no “jeitinho” brasileiro.

sagaz
sagaz
Reply to  Teropode
1 mês atrás

não precisa torrar bilhões , basta a necessidade , vontade , foco e ousadia” Ok, com todo o acesso que o senhor possui aos dados de transparência daquele país pode elucidar esse exemplo do que é o Irã em tudo isso que nos trouxe. Muito bacana também salientar a “vontade, foco e ousadia.” em um regime totalitário, acho improvável a equipe técnica responsável ser motivada pelo o que o senhor diz!

Helio Erg
Helio Erg
Reply to  sagaz
1 mês atrás

Seja como for, fazem…….

Wagner
Wagner
Reply to  sagaz
1 mês atrás

Quer motivação maior que “ou faz, ou morre”? Viu? Regime Totalitario Coach of Succes

nonato
nonato
Reply to  Teropode
1 mês atrás

Já falei várias vezes e me criticam.
Grande parte desses equipamentos não são difíceis de desenvolver nem exigem tanto dinheiro.
Afinal de contas, não são feitos de ouro e não é dinheiro que desenvolve tecnologia.
Tecnologia é mais capacidade mental do que dinheiro.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  nonato
1 mês atrás

É, então por que o Brasil com um dos maiores orçamentos militares do mundo não tem essas armas?

Helio Erg
Helio Erg
Reply to  Defensor da liberdade
1 mês atrás

E gasta este orçamento como????

Last edited 1 mês atrás by Helio Erg
Andre
Andre
Reply to  Defensor da liberdade
1 mês atrás

Se você tivesse ligo o comentário do sagaz e do Wagner, teria uma boa ideia do motivo.

Newton
Newton
Reply to  Teropode
1 mês atrás

Acho que você fez confusão, pois vinhos e lagostas é no STF. Com relação as filhas este assunto já esta ficando chato. A lei já foi alterada e se o militar quiser que a filha tenha direito a pensão ele tem que autorizar o desconto em folha para que este direito se mantenha. Digo isto porque meu pai paga para a minha irmã poder ganhar esta pensão, que hoje está mais para um plano de aposentadoria privada.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Newton
1 mês atrás

Que chatice… Posta alguma coisa inteligente.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Rinaldo Nery
1 mês atrás

Acho que vc participou de alguma dessas reuniões e o caviar ‘não caiu bem’, né?

Newton
Newton
Reply to  Rinaldo Nery
29 dias atrás

Chatice é toda hora vir alguém e falar das pensões das filhas dos militares. Eu tentei trazer uma informação para esclarecer este assunto. Não fui eu que comecei com isto.

IBIZ
IBIZ
1 mês atrás

É impressionante que países sob pesados embargos econômicos e isolados do resto do mundo conseguem avanços tecnológicos significativos no setor militar. Coreia do Norte já tem armas nucleares, misseis balísticos intercontinentais e parece que avançam em versões lançadas de submarinos, iranianos tem toda uma variada família de misseis diversos e drones, além de terem um programa nuclear que aos trancos e barrancos segue em frente e a China mesmo com a guerra comercial e ameaças dos EUA é inegavelmente a segunda maior economia do mundo e a terceira maior força militar do mundo. Enquanto isso o Brasil que adotou a… Read more »

Hank Voight
Hank Voight
Reply to  IBIZ
1 mês atrás

“Enquanto isso o Brasil que adotou a política de submissão total aos EUA minguá sua já escassa relevância mundial….”

Deixe essa arenga para a próxima plenária do DCE sim!?

Agressor's
Agressor's
Reply to  Hank Voight
1 mês atrás

A geopolítica hoje se resume em “o que é meu, é meu, e o que é seu, é nosso”. Toda super potência é uma ameaça à paz, veja desde Roma até os dias atuais. Os donos do mundo riem. “Eu decido o seu futuro. Eu e meus fuzis. Estou rindo de vocês, com pena de vocês.”

MGNVS
MGNVS
Reply to  Hank Voight
1 mês atrás

Hank… onde o IBIZ disse mentiras ali no comentario dele? Pelo contrario… o comentario dele nao tem nada a ver com essa bobagem de DCE que vcs que nao tem argumentos sempre falam aqui. Desde o Governo FHC nossas Forcas Armadas sofrem com a descontinuidade de projetos estrategicos. No meu ponto de vista o comentario dele foi bem assertivo. E sim… outra pergunta a ser feita: como o Iran, que sofre pesados embargos dos EUA e ONU consegue produzir material sensivel com poucos recursos e o Brasil nao? E eu sou um dos que mais criticam o Regime Iraniano e… Read more »

Camargoer
Camargoer
Reply to  IBIZ
1 mês atrás

Olá Ibiz. Quando um país tem sua soberania ameaçada e sobre algum tipo de embargo, só resta a opção de desenvolvimento de tecnologia militar autóctone. A ameaça estrangeira obriga o país a empregar uma elevada fração de seus recursos para o setor militar (que em situações normais poderiam ser usadas em ações como educação, saúde e infraestrutura). O Egito tem adquirido enorme quantidade de material militar por simples importação. Quando o país sobre algum tipo de embargo, é preciso recorrer a aliados estratégicos (Cuba recorria á ex-URSS, a Coréia do Norte recorria à China, etc) para conseguir apoio para o… Read more »

Agressor's
Agressor's
Reply to  IBIZ
1 mês atrás

Só em pensar, que até o final da década de 80 o Brasil era mais rico que a China, hoje o Brasil exporta commodities,e a China exporta tecnologia. Infelizmente Brasileiro só leva a sério o que é brincadeira e leva na brincadeira o que é sério. Vamos demorar séculos, até que seja resgatado o sentimento patriótico, pois nossa nação esta doente, com a contaminação espalhada por muitas pessoas mal intencionadas ou simplesmente usadas em sua ignorância e total desconhecimento adquiridos ao longo de anos, por um grupo que agem nas sombras, trazendo trevas a conceitos simples de razoabilidade social e… Read more »

Alex Rocha
Alex Rocha
Reply to  Agressor's
1 mês atrás

Agressor’s não acho que terá volta. A não ser que sejamos ameaçados de fato e uma bomba caia em nosso território e quanto nossos oceanos estiverem cheios de navios inimigos e aviões voando sobre nossas cabeças. Já viu aquele ditado que só se valoriza quando se perde? Então!! Não duvide e já esta acontecendo. Até hoje não sofremos sanções porque não produzimos bomba atômica e demais armamentos, mas veja que outras nações “zoiudas” já estão procurando meios de nos prejudicar e não é de se espantar que vão criar um motivo como o do ambientalíssimo para colocar sanções a produtos… Read more »

Marcelo M
Marcelo M
Reply to  IBIZ
1 mês atrás

Meu caro, sem a burocracia inerente à democracia, teríamos facilmente o 3o poderio militar do mundo. Só as despesas com Judiciário, Legislativo, Municípios, MP, procuradorias, previdência, sobraria dinheiro de folga pra comprar F35 e ter porta aviões de 100000 ton. Só o Judiciário custa 90 bi por ano. Praticamente o mesmo que investimos em defesa.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Marcelo M
1 mês atrás

Que despesa com município cara pálida, se o maior orçamento hoje é da União, onde 90% dos funças ganham mais de 5.000 mensais?

MGNVS
MGNVS
Reply to  Defensor da liberdade
1 mês atrás

Defensor… 90% ganha 5000reais coisa nenhuma… o salario inicial de um agente administrativo federal concursado de nivel medio fica em torno R$2453,00 (Universidade Federal). Quem arrebenta os cofres publicos sao os Queiroz da vida, Micheque e parentada laranja e os “Aspones” (Assessor de Por#$@ Nenhuma)… os chamados malditos cargos comissionados que entram sem concurso ja ganhando uns 10mil por mes igual o filho do Bolsonaro e do Mourao, e tbm cabide de emprego para ajudante de campanha politica.

João Rodrigues Dos Santos
João Rodrigues Dos Santos
Reply to  MGNVS
30 dias atrás

Vc e agente do PCC Chinês ou do Brasil??
Pq os dois que costumam usar agentes para tacar o atual governo com essas pantomimas de gente que sobe o Morro todos os dias pra buscar “merenda” e fazem essas choradeiras do desmame sóciopata estatal que vigorou até um pouco antes de 2018..
Reponde aí, cara pálida selo azul do fica em casa…
Só pra não ficar dúvidas…

Last edited 30 dias atrás by João Rodrigues Dos Santos
sagaz
sagaz
Reply to  IBIZ
1 mês atrás

Temos projetos com europeus, israelenses e alguns próprios. Todos países citados com história em busca da liberdade, da prosperidade. A única exceção foi a infeliz compra dos helis russos. Mas pode continuar com a vir.a.latice ideológica habitual, nem sei para que perco o meu tempo.

IBIZ
IBIZ
Reply to  sagaz
1 mês atrás

Você defende a submissão do nosso país a potências estrangeiras e eu que sou o vira-latas? Faça um favor e poupe o tempo de todos nós!

Hank Voight
Hank Voight
Reply to  IBIZ
1 mês atrás

Você se espelha em uma teocracia criminosa que entre outras barbaridades enforca homossexuais, portanto o colega acima está certíssimo!

IBIZ
IBIZ
Reply to  Hank Voight
1 mês atrás

Em que momento eu defendi esses regimes? A discussão é sobre o setor militar dessas nações que avança enquanto o nosso se arrasta e ao fato que o Brasil se submete além do civilizado a potências estrangeiras sem ganhar nada. Por mim esses governos ditadores do Irão, C. do Norte e China já tinham caído, pois sou defensor dos valores democráticos.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Hank Voight
1 mês atrás

Aqui os homossexuais não são enforcados.
São tratados como aberrações pelas “escolhas” que fizeram e assassinados nas ruas, por aqueles que se consideram perfeitos. E ainda lhes é proposto tratamento para a cura.
Agora, que o País dos barbudos estão muito adiantados na pesquisa e produção de material de defesa. Isto estão.

Hank Voight
Hank Voight
Reply to  Antonio Palhares
1 mês atrás

O fato de haver violência contra o público LGBT no Brasil não justifica a violência institucionalizada contra eles na teocracia criminosa iraniana……

Quanto à pesquisa e produção de material de defesa, o “muito adiantados” deles é relativo pois, como mostrei, na Síria e sendo usado por eles não tem sido lá essas coisas muito pelo contrário!

Agressor's
Agressor's
Reply to  Antonio Palhares
1 mês atrás

O maior erro do ser humano não é errar mas sim tentar transformar o que é errado em certo. Jesus condenava os hipócritas, somos hipócritas quando utilizamos a Bíblia para tentar fundamentar nossos pontos de vista preconceituosos. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará: Do preconceito, da intolerância, do fanatismo, etc…

Deus é a maior vítima de calúnia e difamação que eu conheço, todas as mazelas que a humanidade causou foi “Vontade de Deus” !

João Rodrigues Dos Santos
João Rodrigues Dos Santos
Reply to  sagaz
30 dias atrás

Bela resposta!! Perfeito!! Mas, liga não amigo… Eles não se submetem a filosofias de livre mercado, a ter parcerias com democracias onde há liberdade, mas, fica claro que flertando com ideologias do tipo exiatente na China, Cuba, Venezuela e, se submetem a ideologias criminosas, as mesmas que apoiam os tipos ANTIFAS, BLACK LIVES MATTERS…MST. MTST, e todo esse tipo de progressismo nefasto que jogou o nosso país para as últimas posições no PISA… Não há dinheiro e nem cofre estatal com muito sacrifício do povo de conta de tocar projetos com esse tipo de gente ocupando cargos de importância no… Read more »

Last edited 30 dias atrás by João Rodrigues Dos Santos
Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Reply to  IBIZ
1 mês atrás

Conversa de militante do Psol, o partido de pirocas

Fabio Araujo
Fabio Araujo
1 mês atrás

Os iranianos estão aprendendo rápido, a necessidade é a mãe da inovação, como vinham sofrendo um embargo tiveram que aprender a fazer e usaram muita engenhara reversa nisso!

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Fabio Araujo
1 mês atrás

É evidente o avanço do Irã na indústria militar.

Hank Voight
Hank Voight
1 mês atrás

Maquete qualquer um faz, quero ver funcionar na vida real…. Os iranianos se jactaram da derrubada do RQ-4 Da USN (drone desarmado, com o tamanho de um 737 e o RCS de um 757) pelo “poderoso” SAM Bavar 373 e, inconformados com a ineficácia dos sistemas SAM russos empregados pelos Sírios na defesa de suas instalações contra os ataques israelenses, deslocaram tal sistema para o país árabe. Pois bem, em ataque realizado no dia 31/08/2020 contra a Base de T-4, local onde o Bavar 373 foi instalado, os israelenses lograram destruir o alvo sem que tal sistema, que a propaganda… Read more »

T-4.jpg
Wagner
Wagner
Reply to  Hank Voight
1 mês atrás

Maquete? Pergunta aos sauditas que eles te conta,nem tiveram coragem de ameaçar publicamente os iranianos.Queira ou não os iranianos já fez seu cinturão,Iraque,Síria e Iêmen já está no domínio persa. Os ataques israelenses na Síria são efetivos? O arsenal do Hezbollah só aumenta cada vez mais.

Hank Voight
Hank Voight
Reply to  Wagner
1 mês atrás

Antes de mais nada o correto é “eles te contam” e “os iranianos já fizeram seu cinturão”, não vá assassinar a língua portuguesa sim!? Ademais não dá para colocar os incompetentes sauditas como críveis aqui….. Quanto ao assim chamado “Arco Xiita”, vem desabando quer por insatisfação popular (Líbano e Iraque, onde as populações locais perceberam que onde os iranianos botam as patas o caos se instala), quer por incomodar grandes potências ( caso da Rússia, que já percebeu que não conseguirá estabilizar a Síria com os iranianos por lá) sem falar é claro das sanções norte americanas, que jogaram a… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Hank Voight
Rodrigo M
Rodrigo M
Reply to  Hank Voight
1 mês atrás

Por favor, Argumentum ad hominem aqui não colega. Já passamos dessa fase..
Exponha seus argumentos sobre o assunto de forma respeitosa, a discussão no momento não é sobre língua portuguesa.

Hank Voight
Hank Voight
Reply to  Rodrigo M
1 mês atrás

E o desrespeito à “inculta e bela” pode?

Carlos
Carlos
Reply to  Hank Voight
1 mês atrás

não vá assassinar a língua portuguesa“. Teu comentário está cheio de erros.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Wagner
1 mês atrás

Wagner

Esse Hank Voight é mais um dos nicks do malfadado ‘HMS Tireless’,
Dá bola, não

JuggerBR
JuggerBR
Reply to  Hank Voight
1 mês atrás

Não, nem maquete se faz por aqui. É uma vergonha o desenvolvimento de qualquer coisa industrial aqui. Só no campo temos exemplos de tecnologias avançadas.

Hank Voight
Hank Voight
Reply to  JuggerBR
1 mês atrás

Não seja tão drástico……

No campos dos mísseis segundo consta o MANSUP, originário do MM-40 Exocet francês, teve seu alcance ampliado para mais de 100km e cumpre lembrar o Míssil tático de cruzeiro da Avibrás, um verdadeiro gamechanger no cenário da AL

JuggerBR
JuggerBR
Reply to  Hank Voight
1 mês atrás

Israel poderia listar dezenas de inovações como essa, Irã tem várias, Índia também. E não estou falando de potências. O último interesse por aqui é o desenvolvimento.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Hank Voight
1 mês atrás

Ressuscitaram o Tireless e seu Ford Ka, meu Deus….

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Defensor da liberdade
1 mês atrás

kkkkk

Ele é o HMS Tireless.
Em outro site, ele tem a proteção do editor para escrever essas abobrinhas de ‘teocracia fascista’, ‘Hel Havir’ e outras baboseiras do tipo.

Hank Voight
Hank Voight
Reply to  Antoniokings
1 mês atrás

O que esse “HMS qualquer coisa” fez com você, o sodomizou? pelo visto você gostou…rs!

Joanderson
Joanderson
1 mês atrás

Mudando de assunto,o motor do gripen é sueco ou é norte americano como sempre ?
Outra pergunta quais países conseguem produzir motores a jato e um avião do zero por conta própria ??

Hank Voight
Hank Voight
Reply to  Joanderson
1 mês atrás

Norte americano ( GE F-404 no Gripen A/B/C/D e GE F-414 no Gripen E/F)

Murder Nova
Murder Nova
Reply to  Joanderson
1 mês atrás

Conhece o Google?

Hank Voight
Hank Voight
Reply to  Murder Nova
1 mês atrás

Custa nada ajudar o colega

Rodrigo M
Rodrigo M
Reply to  Murder Nova
1 mês atrás

Talvez o Google tenha trazido o colega aqui.
Afinal esse é um blog de engenheiros e especialistas/estrategistas militares com larga experiência em guerras e táticas militares, capazes de dissecar e analisar todo e qualquer equipamento militar somente observando uma foto ou dados da Wiki..

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Joanderson
1 mês atrás

Que eu lembre os países que podem fazer turbinas de aviões são, EUA, UK, França, Rússia, China,,, outros países como o Japão estão desenvolvendo essa capacidade, a Turquia disse que quer fazer Turbinas, a China ainda não consegue fazer turbinas melhores que as Russas e as Americanas, tanto que alguns J20 usam turbinas Russas, dizendo eles, terão turbinas equivalentes aos dos EUA em 20 ou 15 anos.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Carlos Campos
1 mês atrás

Olá Carlos. O Japão tem uma excelente industria cerâmica. Eles estão interessados em dois temas. 1. peças cerâmicas para alta temperatura e 2. metalurgia para sistemas aeroespaciais. Há um tempo conversei com uma missão do governo japonês que veio ao Brasil para buscar colaboração nestes temas. Por enquanto não há interesse em produzr as turbinas completas no Japão.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Camargoer
1 mês atrás

ja produzem turbinas completas, a IHI F7 para o patrulha maritima deles, o Kawasaki P-1. E tem planos para que o futuro caca japones que ira substituir os F-2 e os F-15 use turbinas japonesas.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Marcelo
1 mês atrás

Isso que eu li Marcelo o F 3 terá uma turbina de alta potência, feita 100% no Japão, não sabia desse IHI F7

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Camargoer
1 mês atrás

Camargoer, em visto do que o Marcelo disse, pesquisei e a IHI, já fabrica a anos Turbinas de aviões, então o Japão está nesse seleto grupo e refinar ainda mais sua capacidade no F3

Kemen
Kemen
1 mês atrás

“Irã revela radar SAR e míssil balístico antinavio com alcance de 700 km”KKKKKKKKK. “Este míssil tem a capacidade de atingir alvos no mar com um alcance de 700 km.” Falta provar, no alcance até acredito, acertar são outros quinhentos, precisariam de componentes de precisão importados e se forem da Coréia do Norte, essa outra ainda tem que provar também o que sempre disse. Lançar misseis de grande alcance é uma coisa, acertar o alvo é outra. De qualquer forma, nada que um Patriot, S-300 ou 400 e até mesmo um Spyder não possa interceptar. ´É preciso ser muito inocente para… Read more »

Agressor's
Agressor's
1 mês atrás

O Irã se especializou em mísseis e já possuem até a capacidade de lança-los de plataformas subterrâneas. Por se tratar de uma rede de tuneis interligadas podem mudar o local de lançamento. Pra qualquer força agressora seja ela qual for isso representa um problema seríssimo. Para conseguir a defesa definitiva, agora só falta as ogivas nucleares.
E temos sempre que tomar cuidado com o que ONU ou países aliados com EUA falam do Iran. Lembrem-se sempre das armas químicas do Iraque.

Hank Voight
Hank Voight
Reply to  Agressor's
1 mês atrás

“E temos sempre que tomar cuidado com o que ONU ou países aliados com EUA falam do Iran. Lembrem-se sempre das armas químicas do Iraque.”

E você? toma cuidado com as bravatas proferidas pela teocracia criminosa iraniana ou você endossa quando eles dizem que “Israel deve ser riscado do mapa” por exemplo?

Agressor's
Agressor's
Reply to  Hank Voight
1 mês atrás

Ninguem ali é vítima ou inocente e todos tem o mesmo tipo de postura com realação ao outro. São povos que se odeiam e que desejam a destruição uns dos outros.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Hank Voight
1 mês atrás

Problema de Israel, o Irã tem todo o direito de ter as armas que quiser, é o que chamamos de princípio da autodeterminação dos povos, se o teu paiseco não tem, gosta de ser capacho, eu sinto muito por você..

Last edited 1 mês atrás by Defensor da liberdade
Flanker
Flanker
Reply to  Defensor da liberdade
1 mês atrás

Qual o paiseco?? Se refere à qual país?

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Flanker
30 dias atrás

Falo do Brasil.

Flanker
Flanker
Reply to  Defensor da liberdade
29 dias atrás

Hummm….e fica mais paiseco com mentalidades assim.. discussões entre obliterados de esquerda e de direita……ladrões de todos tamanhos e matizes….povo inculto e ignorante….ah, e sonegadores de impostos…..inclusive confesso, não é?…..

Hank Voight
Hank Voight
Reply to  Defensor da liberdade
1 mês atrás

Meu caro “Defençor da bossalidade” você não decepciona nunca no quesito baboseira….rs!

Já disse: vá ouvir “aviões do forro” e encher suas mangas de “agrotóchico”e deixe os adultos em paz

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Agressor's
1 mês atrás

Olha vou defender o Iraque aqui, a invasão do Kuwait foi um erro, a operação tempestade no deserto foi um acerto, mas a operação Iraq Freedom foi um erro colossal, tanto que ja deve ter chegado hoje em dia em cerca de 1trilhão de dólares, deixou a população pobre, foi o estopim do EI, deixou a maioria do sul do País, Xiita, unir o país aos interesses do Irã.

Hank Voight
Hank Voight
Reply to  Carlos Campos
1 mês atrás

A invasão do Iraque foi o porre mais trágico de GW Bush e a pior vilania de Dick Cheney

Allan Lemos
Allan Lemos
1 mês atrás

Eu gostaria muito que o Brasil fizesse uma grande parceria com os iranianos,em troca de commodities,nós receberíamos tecnologias de mísseis balísticos e também nuclear.

Anfibio
1 mês atrás

700 KM????!
Queria que alguem explicasse isso!!

Gabriel BR
Gabriel BR
1 mês atrás

Industria defesa é fundamental para países grandes

Flanker
Flanker
1 mês atrás

Míssil balísticos contra alvos móveis? Eles tem algum sistema de guiamento final?

FERNANDO MACHADO LEMOS
FERNANDO MACHADO LEMOS
1 mês atrás

O Brasil perdeu sua oportunidade de ouro com o fim da URSS. Quem é da época lembra a bagunça que o país ficou, quando vários cientistas e professores estavam na prateleira para serem cooptados. Os americanos, europeus e chineses fizeram a festa. Se tivéssemos na época um governo sério, preocupado com o país, teríamos trazido meia dúzia deles para cá, mas perdemos esse barco e outro vai demorar para passar.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  FERNANDO MACHADO LEMOS
1 mês atrás

Quem era o governo mesmo?

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Rinaldo Nery
1 mês atrás

Fernando Collor, hoje é senador.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  FERNANDO MACHADO LEMOS
1 mês atrás

Se vc for analisar a fuga em massa de cientistas que está ocorrendo desde que começaram a sucatear os centros de pesquisa brasileiros a partir de 2016, vc ficará perplexo.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Antoniokings
1 mês atrás

Governo do PT?

guest
guest
Reply to  Rinaldo Nery
1 mês atrás

2016

Governo Temer

Flanker
Flanker
Reply to  guest
1 mês atrás

Começo de 2016 até mais ou menos a metade era Dilma e depois, até o final de 2018, foi o governo do vice dela, eleito em 2 eleições com Dilma…..

Sergio
Sergio
1 mês atrás

Para quê porta aviões?????

Flanker
Flanker
Reply to  Sergio
1 mês atrás

Projeção de força…..dissuasão….”mostrar a bandeira”…….tem muitas informações sobre a utilidade de PA aqui mesmo na trilogia.

CRSOV
CRSOV
30 dias atrás

Se esse novo míssil realmente tiver 700 km de alcance a USN terá de ficar ainda mais longe do litoral iraniano em caso de guerra pois poderá receber uma chuva de mísseis anti navios balísticos que são extremamente mais difíceis de serem interceptados !! Esses mísseis geralmente tem guiamento final por infra vermelho e por tv, ou seja, a coisa fica ainda mais difícil para qualquer navio oponente !!