Concepção artística de um drone de combate voando com um F-35

KIELCE, Polônia — Com a Polônia pronta para adquirir 32 caças F-35A sob um acordo assinado em janeiro, o fabricante da aeronave, Lockheed Martin, está se preparando para fornecer ao país drones de longo alcance para melhorar o funcionamento das capacidades do F-35.

“Tanto os EUA quanto a Polônia estão interessados ​​em uma capacidade de UAS de próxima geração”, disse Jack O’Banion, vice-presidente de estratégia e requisitos do cliente da divisão Skunk Works da Lockheed Martin, em uma coletiva de imprensa antes do show da indústria de defesa MSPO. “Vimos o Plano de Modernização Técnica do Ministério da Defesa da Polônia, que foi lançado no ano passado, que descreve a necessidade do UAS.”

O’Banion disse que a empresa viu “uma sobreposição significativa” entre os requisitos táticos dos EUA e da Polônia para novos drones, e está muito interessada em criar parcerias com fabricantes de defesa locais para desenvolver e produzir em conjunto sistemas aéreos não tripulados.

As entregas do F-35 estão previstas para começar em 2024. A Polônia vai adicionar os caças à sua frota de 48 jatos F-16 C/D Block 52+.

O contrato de US$ 4,6 bilhões para os jatos permitirá que a Polônia substitua seus desatualizados Sukhoi Su-22 e Mikoyan MiG-29 de projeto soviético por caças de quinta geração.

FONTE: Defense News

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

O futuro vai ser isso drones e caças operando em conjunto, com alguns drones sendo controlados pelos caças.

José

Mais o R2D2 que já foi instalado atrás do campi do Su-57

Karl Bonfim

Só tá faltando isso mesmo, será que alguém já está trabalhando nessa ideia?

Salim

EUA, Israel, Rússia etc…. Já estão utilizando isto. Ataque uav em saturação, coordenados por caças. Os mais avançados controlados caça quinta geração e ou avião aewac.

ANGELO CHAVES

Agora que vc falou, me veio que na época da produção de star wars, final da década de 1970, nem as mentes criativas da ficção científica imaginavam como a informática evoluiria. Nas naves tudo é analógico, e o R2D2, entre outras funções, exercia o papel de um grande pendrive.

Antonio Palhares

É o que acontece. A OTAN é o melhor negocio para a industria de alta tecnologia dos Estados Unidos. Um país sem relevância economica mundial assina um contrato desse, com todos os penduricalhos inerentes e nunca mais consegue pagar tudo.

Antoniokings

A verdade é que se o Paraguai fizer uma oferta para a L.M e os EUA, leva alguns desses para casa.
Vender para a Polônia é o que eles estão conseguindo atualmente. E olhe lá.
A descrença dos europeus com o projeto é visível.
E as vendas para Coreia e Japão, que tenho quase certeza de serem ‘vendas casadas,’ ainda correm risco no futuro, tendo em vista os projetos desses dois países no setor.

rodrigo

falou bonito, mais falou bobeira…não quero te desanima, mais a industria bélica americana é e ainda vai continua pelo menos no próximos 20 anos na vanguarda da tecnologia milita…

Andre

Como sempre né Rodrigo….

Pode botar alguns “20 anos” nisso. Enquanto o EUA já dominava a tecnologia de furtividade desde a década de 80, agora, 30 anos depois, a China põe seu primeiro avião com essa tecnologia operacional e a Russia segue no “quase”.

Andre

Melhor vender para a Polônia do que quase vender para a Argélia.

Antoniokings

Pelo menos a Argélia tem petróleo que ainda vale alguma coisa.
A Polônia não tem nada.
Talvez uma boa vodka.

Ricardo Bigliazzi

Recomendo um estudo mais apurado da economia Polonesa e da qualidade de vida no Pais.

Last edited 3 anos atrás by Ricardo Bigliazzi
JBS

Antonio

Boa Tarde

Bom mesmo é o SU-57! Vamos ver quantos a falecida URSS vai vender para os países “potência” que só vc consegue ver!

Sds

Antoniokings

A Polônia está numa situação tal que foi capaz de encomendar dois 737-MAX em 2020.
Acredite.
Encomendou o 737-MAX.

Ricardo Bigliazzi

Relaxa, é apenas o futuro chegando hoje.

Daqui a pouco veremos as publicações das cópias sendo testadas, e tudo fica normal…

Luís Henrique

O Orçamento militar da Polônia é semelhante ao do Paquistão,Taiwan, Cingapura, Argélia e Holanda.
O que coloca a Polônia aproximadamente em 20º lugar entre os países que mais investem em defesa.

Claro, não se compara com uma potência militar como a França, mas possui o Dobro do orçamento de países como Suécia, México, Chile, Suíça, Bélgica e Grécia.

Pagaram U$ 4,6 bi em 32 F-35A, provavelmente o contrato mais barato do F-35 até agora.

Antonio Palhares

Luis Henrique.
O detalhe será o preço dos “penduricalhos” para manter estas naves no esdado da arte voando, e cumprindo suas missões de provocar os Russos na fronteira.

Antoniokings

A Polônia está gastando esta fortuna, provavelmente, para agradar o Tio Sam.
Em uma guerra com a Rússia, isso tudo não dura nem um dia.
Muito menos as bases onde eles estarão estacionados.
Serão, certamente, varridas do mapa.

RPiletti

Kings, tu sabes que isto somente seria possível se a Rússia fizesse o primeiro ataque, caso contrário os “35” incomodariam…

Antoniokings

Mesmo assim.
A chuva de mísseis, aviões, drones e etc. que a Polônia levará, dá a certeza que a qualquer momento a Rússia pode desabilitá-la.

Luís Henrique

A Polônia faz parte da Otan. Sozinha ela não “aguenta” a Rússia, nem ameaça. Mas dentro da Otan, ela terá ajuda de dezenas de outros países, porém a ideia de uma aliança militar é uma via de mão dupla: você tem aliados para te ajudar, mas você precisa ajudar os aliados, ou seja, precisa contribuir.

A Polônia não pode simplesmente acabar com suas forças armadas e confiar apenas na ajuda dos aliados.
Precisam fazer a parte deles e estão fazendo.

Os 32 F-35A + 48 F-16 não darão conta da VKS sozinhos, mas podem fazer um belo estrago.

Hellen

Amigão vc acredita nessa historia que a Polonia recebera ajuda dos paises da otan contra a russia ???
A polonia sera destruida em uma tarde de sol em um ataque avassalador jamais visto e servirá de exemplo para os paises que fazem fronteira com a russia a nao virar marionete yankee na fronteira russa !!!!

Antoniokings

Exatamente.
E digo o mesmo com relação a Taiwan.
Alguém acha que a população americana vai se arriscar a ser incinerada por causa de uma ilha que a grande maioria nem sabe onde fica?

Plinio Jr

Vc se supera em suas bobagens, dá uma olhada no arsenal nuclear americano e o compare com o da China…Antes da população americana ser incinerada como vc diz, a China seria transformada em um buraco ……

Marcelo M

A maior prova de que sua questão não faz sentido é a seguinte: China não concorda com você. Se concordasse, Taiwan seria China, hoje!

Antoniokings

Hoje, 08/09, o Ministro da Defesa do Japão, Taro Kono, pediu ajuda global para conter a China.
Segundo ele, Japão e EUA sozinhos não têm mais condições de conter o gigante chinês.
Eu também tenho certeza disso, só que eu acho que é tarde demais para isso.

Ricardo Bigliazzi

Boa Marcelo, “recolhe o Kings ali no canto”… você moeu o coitadinho. hahahah. O Chines tem que atacar ou parar de ficar arrotando lorotas para os 4 cantos. Muito “mi mi mi” e pouco conteúdo por parte da China, a cada dia que passa tenho um descrédito maior em relação a sua politica externa. Russos, Americanos e Ingleses vão “pro pau, se a desavença e na Siria, Afeganistão, Israel, Iraque, Panama, Vietnan onde quer que seja o bicho pega, ganhando ou perdendo o tiroteio é certo temos muita historia para contar… até mesmo a Argentina se lançou em busca de… Read more »

Plinio Jr

A Guerra de Inverno de 1939 contra os Finlandeses parecia o passeio que vcs sugerem para os russos, e não foi…a Polônia vem modernizando suas FA´s consideravelmente …outra coisa , a Rússia não é a URSS e nem tem a capacidade da mesma, atacar a Polônia é trazer e OTAN e os EUA para o conflito….

Antoniokings

A Guerra de Inverno de 1939 foi amplamente compensada em 1945 com a Finlândia sendo esmagada e aceitando todas as condições impostas pelos soviéticos.

MestreD'Avis

A URSS fez isso? Não parece um pouco imperialista? Invadir uma nação soberana 2x em 6 anos? Pensava que era coisa de EUA…

Antoniokings

Levando em conta que os finlandeses eram aliados dos nazistas e participaram do cerco a Leningrado, onde foram impostos horrores inimagináveis à população civil da cidade, saiu barato para ela.
Os soviéticos deveriam ter machado até Helsinki e ocupado a cidade.

RPiletti

O custo para isto seria demasiado alto… o mesmo que os USA pagariam caso adentrassem em Tókio em 45/46. Em ambos os teatros, URSS e USA conseguiriam, não duvido…
O teatro finlandês é o maior exemplo de que o aliado de hoje poderá ser o inimigo de amanhã: “ Guerra da Lapónia“.

Plinio Jr

Os Finlandeses não foram esmagados, foi natural a aliança aos alemães no começo do conflito pois haviam sofrido a invasão soviética e mudaram de lado conforme a guerra tomou outro rumo….

Ricardo Bigliazzi

VítimasFinlandeses:
63 200 mortos ou desaparecidos
158 000 feridos
2 370 – 3 500 capturados

Alemães:
23 200 mortos ou desaparecidos
60 400 feridos

Russos e Ingleses
250 000 – 305 000 mortos ou desaparecidos
575 000 feridos
64 000 capturados

Finlandia nunca foi invadida pelos Russos que apenas retomaram os pedaços de terra que os Finlandeses haviam tomado (especialmente a Karélia), russos nunca governaram a Finlandia no pós-guerra (como o acontecido na Polonia, Hungria e Tchecoslováquia)

E a paz foi selada entre os dois paises com a Finlandia voltando a sua natural neutralidade.

Segue o jogo…

Last edited 3 anos atrás by Ricardo Bigliazzi
Antonio Palhares

Plinio.
As circunstancias hoje são diferentes.
Continuo acreditando que nenhum país vai começar uma guerra nuclear que causará uma destruição mútua. Este negócio de abarrotar a Polônia de armas faz parte da agenda de negócios do governo americano. Agora qualquer ataque a seu território fará a Russia se mexer de forma avassaladora e terrivel. Os Estados Unidos igualmente farão o mesmo.

Luís Henrique

Hellen, a Polônia faz parte da Otan como membro pleno. Claro que acredito. É talvez a cláusula mais importante da aliança.

Se alguém atacar um país membro, todos os outros devem entrar em guerra.
Enquanto a Otan existir, a Russia não vai querer invadir a Polônia.

TAIRONE PAULO SILVA SANTOS

Esses 80 caças somados aos milhares da Otan, e as centenas de milhares de mísseis de longo alcance somado as milhares de ogivas nucleares e somado as centenas e mais centenas de milhares de soldados e as centenas de milhares de Parafernalhas de guerra convencional e de guerra eletrônica. Dizer que a Rússia vai varrer fulano ou sicrano do mapa. Não tem com certeza nenhuma noção real de guerra. Nem a Rússia vai varrer ninguém que seja aliado da Otan e EUA e nem nenhum deles vai varrer a Rússia. Uma guerra desta magnitude nos dias de hoje varreria metade… Read more »

Plinio Jr

Concordo contigo…hoje com satélites espiões e toda a tecnologia envolvida para avaliar as movimentações militares no planeta, não haverá mais invasões surpresa nos lugares mais sensíveis do planeta, a Europa é uma delas…só o doido do Toinho acha que vão ocorrer as blitzkrieg da vida, o desfile de tanques soviéticos na Europa e por ai vai….

Ricardo Bigliazzi

Tairone, não adianta explicar, tem gente que acredita que as movimentações de milhares e milhares de viaturas e carros de combate passarão desapercebidas da população do planeta terra.

Não precisa nem de um satélite, basta um celular ligado a internet para que qualquer coisa ser anunciada para o Mundo… pergunta para o Osama Bin Laden… ops… não dá… ele estava escondido mas com o celular ligado…

JuggerBR

Normal, queira viver entre o alemão e o russo, sabendo do que aconteceu nos últimos séculos e também iria gastar muito em defesa.

José

Se não conseguir tenta entre Japão e USA

Salim

Esqueceu Brasil que esta entre os dez maiores orçamentos de defesa. Lá tem f16 e F35 e posivel drones combate. Desculpem mais aqui a conta náo fecha, fico triste e ultrajado com isto.

SmokingSnake ?

Polonia tem pib maior que o da Suécia e pib per capita maior que o da Rússia.

henrique

até a pandemia, a economia da Polonia não sabia o que era recessão desde meados da década de 90. Foi a país com a economia que cresceu a mais tempo, de forma ininterrupta, no mundo……Depois da Turquia e França, acredito que seja o país que mais investe em equipamento militar na Europa….eles estão se armando até os dentes…nunca esqueceram a segunda guerra, principalmente a facada nas costas q receberam dos russos…..

João da Lua

Porque a Polônia era um anjo em 1939. Não tinha um governo militar de direita que estava caminhando a passos largos para uma ditadura e antes disso não mandou tropas para abocanhar território na fronteira com a então Checoslováquia quando esta estava na mira de Hitler. Os poloneses foram em parte artífices da própria desgraça.

Antoniokings

Está faltando é vergonha na cara do poloneses, isso sim.
Quero ver manifestar o mesmo ‘asco’ com relação à Alemanha.
Lembra do Lech Walesa e do seu Solidariedade? Hoje está aliado à ultra-direita.
E olha que o pai dele morreu em um campo de trabalhos forçados na Alemanha.

https://oglobo.globo.com/mundo/aos-40-anos-solidariedade-que-ajudou-derrubar-comunismo-na-polonia-se-alinha-ultradireita-24616131

Barba

Se a venda para a Polonia se confirmar vai ser um ótimo campo de testes para a Lockheed Martin. As defesas russas serão ainda mais testadas pelos drones e caças americanos de ultima geração operados pela Polonia. Estou curioso de como o Putin vai se portar.

Antonio Palhares

Ou seja. Os Estados Unidos colocaram a Polonia na reta . Ou como se diz por ai. O da Polonia na reta.

Juvenal

Pelo contrário, os Estados Unidos estão ajudando a Polonia. Se os equipamentos russos são tão bons porque a Polônia não substitui os migs por aviões russos? Ah! Ela prefere estar do lado dos opressores capitalistas do que da liberdade russa! rs

Jacinto

A Polônia poderia ter ficado de fora da UE e da OTAN, mas pediu para integrar estas duas entidades. Então, quem se colocou na reta foi a própria Polônia.

Carlos Gallani

A Polônia sabe o que passou na mão da URSS!

Antonio Palhares

Ela poderia ter ficado de fora sim. Ter mantido neutralidade.
A Suécia fêz isso.

Barba

São casos diferentes. A Suécia já tem uma industria de defesa consolidada, diferente da Polonia.

TAIRONE PAULO SILVA SANTOS

Com certeza desconhe a história da polonia e do seu povo, sem falar na sua localização estratégica e o pq eles são parte da Otan. Em caso de guerra, ela pertencendo a Otan ou não será devastada, então e melhor pertencer não acha não ?

Antonio Palhares

Tairone Power.
” Com certeza desconhece a história da polonia (sic) e do seu povo”. Boa forma de começar um debate.

Evgeniy (RF).

Fez uma intriga direta. O que você acha que Putin deve fazer?

Barba

Sinceramente…. acho que nada! Mas que vai dar um incomodo nele, vai!!

Fábio Jeffer

A Polônia passou parte de sua longa história sob ocupação e muitas vezes sem ter um território definido. Agora que finalmente está livre faz questão de oferecer até a alma a outro país mostrando que talvez a história não foi por acaso.

Last edited 3 anos atrás by Fábio Jeffer
Victor Filipe

Os caras aqui forçam o limite do compreensível. Eles juram por Deus que a OTAN não ajudaria um aliado, mas também juram de pé juntinho que a Rússia iria atacar um país membro da OTAN é apostar pra ver. Ignoram completamente oque é chamado de “escaldada nas tensões” e imaginam que a Rússia vai simplesmente lançar centenas de mísseis na Polônia literalmente do nada sem que os poloneses suspeitam de nada. Rússia pode fazer isso? Sim. Vai fazer? Não e se fizer seria uma burrice em um nível jamais. Atacar um país do nada sem provocação e sem escalada nas… Read more »

Antoniokings

A OTAN apresenta sérios problemas existenciais.
A Alemanha mostra cada vez mais seu descompromisso com a Organização não aceitando aumentar sua participação em gastos militares..
A França declarou que ela apresenta morte cerebral.
A Grécia e a Turquia estão a ponto de começar uma guerra.
Os próprios americanos estão diminuindo seus efetivos no Continente Europeu.
Acho bom a Polônia não confiar muito nisso, não.

MestreD'Avis

Só para acrescentar ao que o Vitor disse, que foi muito bem dito.

Essas pessoas que desvalorizam a OTAN são as mesmas que juram que a China teria o apoio incondicional da Russia num conflito. E do Irã… e do Paquistão…

Francisco Vieira

A OTAN já está em guerra coma RÚSSIA e o cerco cada vez fica mais apertado, fazendo os russos tirarem parcos recursos de todas as áreas para investirem na defesa. E o botão vermelho poderá ser apertado pela Alemanha: “O possível fim do Nord Stream 2: Merkel pode fazer história se, em seu último ano como chanceler federal, desistir do projeto do gasoduto com a Rússia. A Europa avançaria e abandonaria um regime que não tem nenhum futuro, opina Miodrag Soric.”https://www.defesanet.com.br/gh/noticia/38002/O-possivel-fim-do-Nord-Stream-2/

Antoniokings

Se não me engano, o NordStream2 será inaugurado agora no fim do ano.

João da Lua

A Merkel já deixou claro que o Nordstream 2 vai continuar e que não vai ceder à pressão americana.

Gustavo

Existe alguma alternativa de drone para uso combinado com os nossos Gripens?

Emmanuel

Eu queria tomar essa bola que Kings toma.
Dá umas viagens muito loucas, do tipo, Rússia esmagando a Europa ocidental em 48 horas.
Só me pergunto porque eles não fizeram isso quando tomaram embargo dessa mesma Europa e do tio Sam.
A Rússia é aquele urso velho de circo que quando escuta música de bandinha levanta, balança as patinhas numa dancinha cansada fazendo uma meia dúzia de idoso e criança rir, lembrando em seu cérebro confuso os velhos tempos de imponência que não voltarão jamais.

Ricardo Bigliazzi

Skynet…

Brincadeiras a parte, isso é a evolução natural a medida que a capacidade de processamento e a integração dos sistemas aumenta a cada dia em velocidade quase exponencial.

Infringir danos ao inimigo protegendo o recurso mais caro da tropa – o ser humano – é o objetivo primário de qualquer força militar no mundo.