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Suécia oferece Gripen para a Croácia

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Hoje, a Suécia apresentou sua proposta de 12 novos caças Gripen C/D para a Croácia.

Representantes da Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) e da Embaixada da Suécia na Croácia enviaram a proposta de governo para governo de 12 novos caças Gripen C/D às autoridades croatas. Paralelamente à proposta da Suécia, a Saab está oferecendo um pacote de cooperação estratégica sob medida que impulsionará a indústria de defesa croata e beneficiará a segurança croata através da construção de uma parceria de longo prazo com setores estratégicos.

“A Suécia e a Saab estão oferecendo uma solução abrangente e de longo prazo para a segurança interna da Croácia que protegerá o povo e as fronteiras da Croácia nas próximas décadas. Se a Croácia escolher o Gripen, a Saab estará pronta para transferir know-how e tecnologia e estabelecer um Centro Regional de Serviços Aeronáuticos e de Suporte na Croácia. Isso desenvolveria uma cooperação de longo prazo com a indústria de defesa local, bem como com o setor acadêmico, gerando cerca de 500 empregos de alta tecnologia”, disse Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios da Saab Aeronautics.

O Gripen C/D é um caça multi-funções moderno e comprovado que usa a tecnologia mais recente e executa uma ampla gama de missões ar-ar, ar-solo e de reconhecimento. A aeronave está em serviço operacional com as forças aéreas da Suécia, Hungria, República Tcheca, África do Sul e Tailândia.

Os caças Gripen das Forças Aéreas Tcheca e Húngara participam regularmente das operações e exercícios da OTAN, provando a total interoperabilidade do caça com a OTAN.

O Gripen C/D está à frente de seus oponentes por meio de uma evolução contínua de seus sistemas e das armas que pode usar, e o caça permanecerá operacional por décadas.

FONTE: Saab

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Fabio Araujo
Fabio Araujo
12 dias atrás

O croatas podem perguntar aos checos e aos húngaros que usam o Gripen C/D como é o caça para ter uma ideia, espero que os croatas comprem!

Ivo
Ivo
12 dias atrás

E estão produzindo a versão C/D ainda para dizer que são novos?

Gustavo
Gustavo
Reply to  Ivo
12 dias atrás

Eles geralmente vendem os que estão nos estoques da Força Aérea Sueca.

Wellington Góes
Wellington Góes
Reply to  Ivo
12 dias atrás

Existem algumas células novas, estocadas… Segundo dizem… Mas….

Marcos
Marcos
Reply to  Ivo
10 dias atrás

A SAAB continua produzindo a versão C/D a linha de produção não foi fechada já que o E/F é parecido mas há muitas diferenças entre a C/D e a E/F e a Croácia com certeza ficará muito bem atendida coma a verão C/D não necessitando de um caça com maior alcance. Lembrando que a versão CD continua a ser modernizada continuamente ao contrário dos caças de origem norte-americanos que quando lançam a um versão mais nova a antiga só recebe pacotes de MLU (mid-life update). Para SAAB o C/D e o E/F são dois caças diferentes e tem linhas de… Read more »

Alessandro Vargas
Alessandro Vargas
12 dias atrás

A verdade é que o Gripen é o melhor caça de pequeno porte do mercado, o que pesa, infelizmente, é o “tratorasso” econômico dos USA, difícil de competir com as vantagens de off-set inclusas na aquisição do F16. A Suécia, pelo visto, jogou uma cartada nessa linha e flertou com o sentimento nacionalista croata, bem vivo ainda após o conflito com a Sérvia.

JOSE DE PADUA VIEIRA
JOSE DE PADUA VIEIRA
Reply to  Alessandro Vargas
12 dias atrás

O Gripen tem melhores especificações do que a versão mais moderna do F-16?
Não é uma pergunta arrogante, apenas tenho essa duvida, entre caças leves, qual seria o melhor, f-16 vs gripen.
Se puder me dizer quais são as vantagens de um sobre o outro

FABIANO BARBOSA
FABIANO BARBOSA
Reply to  JOSE DE PADUA VIEIRA
12 dias atrás

O Gripen é um projeto quase 15 anos mais jovem que o F-16 e mais moderno. Como competem na mesma classe, o PODER/PRESSÃO econômica que os EUA exercem, principalmente na Europa acaba pesando mais que as capacidades dos Caças em Si.

Peter Nine-nine
Peter Nine-nine
Reply to  FABIANO BARBOSA
12 dias atrás

O mais moderno é um bocado relativo. A versão mais recente do F16 é bem moderna e, consoante as especificidades desejadas consegue ser tão ou mais moderno, mediante as necessárias integrações tecnológicas. Como plataformas, nesse sentido, comparam-se. As vantagens tecnológicas do mais novo Gripen em nenhum aspecto são impossíveis de integrar no “Viper”. Tirando o aclamado baixo RCS do caça sueco, ambos os aviões são para mim, pelo menos potencialmente, comparáveis, mediante as necessidades e vontade dos clientes. O potencial evolutivo existe também para ambos, pelo que não sei até que ponto valorizo os 15 anos a menos ou a… Read more »

Last edited 12 dias atrás by Peter Nine-nine
rui mendes
rui mendes
Reply to  Peter Nine-nine
11 dias atrás

O Grippen E/F é um caça superior ao melhor e mais actual F16, pelo menos no papel, e os grippens c/d Croatas não sei se vão ter também, direito aos radares aesa, que os Suecos vão integrar nos seus grippens c/d.

Guilherme Poggio
Reply to  Peter Nine-nine
11 dias atrás

Peter Nine-nine
.
Grosso modo, o que definirá o caráter evolutivo de um caça é o peso máximo de decolagem, a capacidade de geração de energia e espaço interno para integração de novos equipamentos.
.
O Gripen sofreu uma modernização recente (modelo E) e está preparado para mais 30 anos. O F-16 precisaria de uma modernização semelhante para ir mais longe.

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  Guilherme Poggio
10 dias atrás

? Lol

Peter Nine-nine
Peter Nine-nine
Reply to  Guilherme Poggio
10 dias atrás

O F16 sempre foi esse caça, ele não “precisa” de modificações semelhantes. Ele precisa, enquanto estiver em serviço e em mercado, de se manter a par de certas inovações tecnológicas, algo que se tem feito ao longo das décadas e que nada indica, para já, que assim se deixe de fazer. Não estou a ver nenhum problema de maior quanto ao peso máximo de descolagem, geração de energia e espaço interno para integração de novos equipamentos. Falamos de aeronaves (F16 e o Gripen “estendido”) com volume estrutural idêntico. O Gripen “precisou” dessas modificações para se manter a par, precisamente, do… Read more »

MestreD'Avis
MestreD'Avis
Reply to  FABIANO BARBOSA
12 dias atrás

Com todo o respeito Fabiano, mas isso não respondeu à pergunta do Jose Padua.
Acho que vantagens seriam qual tem o melhor radar? Qual leva mais armamento? Qual leva maior variedade de armamento? Qual é mais rápido? Qual tem maior alcance? Qual é masi fácil de pilotar?
Nenhum destes projectos, seja o Gripen C seja o F-16 Block 60, tem muito a ver com os projectos iniciais. São caças basicamento novos com o aspecto dos originais. E nenhum deles é a versão mais evoluida, esses seriam respectivamente o Gripen E e o F-16V

Marcelo Silveira 75
Marcelo Silveira 75
Reply to  JOSE DE PADUA VIEIRA
12 dias atrás

Há no mercado 2 Gripen distintos.
*O Gripen-E e a atual versão do F-16 são equivalente na categoria .

* O Gripen C/D que está sendo oferecido a Croácia é uma versão leve. Por ter uma carga paga menor, um raio de ação menor, básico e eficiente.

As vantagens é as condições de pagamento oferecido pelo USA.

Kemen
Kemen
Reply to  JOSE DE PADUA VIEIRA
12 dias atrás

Jose, eu acredito que a versão do F-16 que mais poderia se comparar ao Gripen F-39 em sistemas é o F-21 oferecido à India, o F-21 é um F-16 mais avançado e modificado, o nome foi alterado tentando esticar mais a vida de um caça que teve muito sucesso e para enfrentar a forte concorrência, entretanto não disponho de muitas informações do F-21 para comparar. As outras versões do F-16 tem versões de sistemas aquém do F-39, por mais propaganda que se faça.

Last edited 12 dias atrás by Kemen
Kemen
Kemen
Reply to  Kemen
12 dias atrás

O meu comentario acima pode até estar incorrendo num êrro, pois a Lockheed Martin ofereceu uma grande participação da industria local. Dai vem a questão, a empresa ofereceria acesso às ultimas tecnologias à empresas da India, pais que tem estreitos laços de colaboração em produção militar com a Russia?___Ai esta a minha dúvida a respeito dos sistemas que equipariam o F-21.

Last edited 12 dias atrás by Kemen
DSC
DSC
Reply to  Kemen
12 dias atrás

O F-16E/F Block 60 dos EAU e o os F-16V Block 70/72 são também equivalentes e comparáveis com o Gripen E/F.

Estas duas versões do F-16 ambas tem modernos radares AESA, ambas tem IRST (através do pod SNIPER), ambas tem excelentes suites EW, e ambas podem carregar e usar basicamente tudo o que é armamento Made in USA e Made in Israel e ainda o míssil europeu IRIS-T.

As vantagens do Gripen E/F são apenas a semi capacidade supercruise e algum hardware de design mais moderno e sofisticado, como o cockpit e os jammers da suite EW. Nada mais.

Kemen
Kemen
Reply to  DSC
12 dias atrás

DSC, eu já postei comentario a respeito dos AESA dos F-16, das diferentes versões inclusive. ___O AESA do F-39 até hoje tem apresentado dados técnicos melhores que os dos F-16. Se tiver tempo repetirei o comentario, agora esta dificil.

JSilva
JSilva
Reply to  DSC
12 dias atrás

Existem mais vantagens aí, como a capacidade de operar em pistas curtas e não preparadas, o custo operacional que tende a ser menor e o menor RCS.

Kemen
Kemen
Reply to  DSC
12 dias atrás

DSC, para simplificar, vamos ver o que disse um ex piloto de F-16. O F-16V é o F-16 70/72. E o F-39 hoje é realidade, estão nos entregando o primeiro, adiciono a mais que o F-39 tem recebido melhorias desde que se conhecia como Gripen NG._____ Dev uma comparação entre F-16V e o Gripen NG___________ However, (as a former F-16 operator, this part pains me to say) that if the J-39E becomes a reality, and all the discussed items become real too, IT will be the clear winner. The lower RCS design, the IRSTS, and the higher thrust-to-weight ratio give… Read more »

Last edited 12 dias atrás by Kemen
DSC
DSC
Reply to  Kemen
11 dias atrás

Eu já tinha lido isso aqui:  https://sofrep.com/fightersweep/dogfight-f-16v-viper-versus-j-39e-gripen/ É muito estranha a opinião desse piloto. Há vários erros nesse texto… Por exemplo… ele afirma que quando ambos os jatos estão carregados ao máximo, o Gripen E tem uma relação empuxo peso maior que a do F-16V Isso não é verdade.  A relação empuxo peso de ambos os jatos nesta situação é de ~0.60.  E comparar T/W de caças totalmente carregados não é muito correto. Em muitas situações/missões, aeronaves de caça não voam totalmente carregadas, e além disso desde a decolagem até ao combate as aeronaves consomem combustível e vão ficando mais leves.… Read more »

Last edited 11 dias atrás by DSC
Kemen
Kemen
Reply to  DSC
11 dias atrás

Pois é colega, vai ver esse piloto de testes do fabricante do F-16 e ex piloto de F-16 da USAF não sabe nada, o seu livro não presta.____

Você foi o mesmo que postou a comparação do Gripen C sem MOD e sem AESA com o melhor F-16 B.70/72 da Eslovaquia achando que ninguém aqui sabe a diferença, compare com o F-16 B 25. ____Repito mais uma vez, compare o Gripen E (JAS-39E) com o F-16 Block 72. esqueça o Gripen C. ____O nosso é o Gripen E!

Last edited 11 dias atrás by Kemen
Kemen
Kemen
Reply to  DSC
11 dias atrás

DSC não calcule as turbinas com o superado e beberrão afterburner, é muito comum especificar o “trust” com o “afterburner” que só pode funcionar por um periodo curto de tempo.____ Os caças que tem turbinas que dispõe disso é porque tem de operar com as turbinas nos limites extremos em certas ocasiões (decolagem, combate, etc) devido a ter relação peso-potência-arquitetura alar no limite.___ O uso do “afterburner” causa um alcance menor que o especificado nos dados do caça.____ O que se valoriza muito numa turbina é a capacidade de supercruise e no caça de não precisar de “afterburner”, a velocidade… Read more »

Alessandro Vargas
Alessandro Vargas
Reply to  DSC
11 dias atrás

Me parecem dados de catálogo x informação/experiência de um piloto…

rui mendes
rui mendes
Reply to  DSC
11 dias atrás

Nada mais, não.
Os grippens são caças de asa em delta com canards, estas são só duas diferenças, no meio de outras, pois o Grippen é um desenho mais recente.

AMSS
AMSS
Reply to  DSC
10 dias atrás

O Gripen tem melhor desempenho em dogfights devido sua menor perda de velocidade em curvas de alta performance. A manobrabilidade do Gripen tbm é melhor que o F-16, mas não me recordo se muito melhor ou apenas um pouco. Salvo engano ambas vantagens devido ao design Delta/Canards. Isso já foi alvo de algumas matérias aqui no PA e em outras mídias especializadas. O RCS do Sueco é alegadamente o menor dentre todos os caças em operação e com desempenho/capacidade semelhante, inclusive o F-16. Outra vantagem do Gripen E em relação ao F-16V seria a capacidade de supercruise estando armado com… Read more »

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Alessandro Vargas
12 dias atrás

Não acho que essas vantagens compensem o tanto de limitações que os americanos impõem aos compradores com relação ao uso do equipamento. Eles não dão acesso aos códigos dos equipamentos,não repassam tecnologia relevante e geralmente não gostam muito que os países montem os produtos localmente. É provável que até para tirar a poeira de cima do produto você precise pedir autorização aos EUA.

Kemen
Kemen
Reply to  Allan Lemos
12 dias atrás

Caro Allan, nenhuma versão de F-16 voando é superior como aeronave ou sistemas eletrônicos e radar ao Jas-39.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Alessandro Vargas
12 dias atrás

Olá Alessandro. As vendas FMS são acordos governo-governo. O governo dos EUA adquirem os produtos diretamente dos fabricantes nos EUA e os governos que serão os usuários finais pagam o governo dos EUA. A vantagem é que geralmente não são cobrados juros e o pagamento pode ser parcelado e não existem multas pelo atraso de pagamentos, já que nao tem instituições financeiras envolvidas. Os preços finais são menores mas não existem compensação offset nos acordos FMS.

Alessandro Vargas
Alessandro Vargas
Reply to  Camargoer
11 dias atrás

Obrigado

DSC
DSC
Reply to  Alessandro Vargas
12 dias atrás
Last edited 12 dias atrás by DSC
Santiago
Santiago
Reply to  DSC
12 dias atrás

“O F-16E/F Block 60 dos EAU e o os F-16V Block 70/72 são também equivalentes e comparáveis com o Gripen E/F.”

“DSC, para simplificar, vamos ver o que disse um ex piloto de F-16. O F-16V é o F-16 70/72”

Agora acho estranho essa tabela comparar F-16 block 70 com Gripen C. Não teria que ser com as 1º versões do F-16?. Não fala se o Gripen C é o atualizado para a versão MS20 (Material System).

DSC
DSC
Reply to  Santiago
11 dias atrás

“…Agora acho estranho essa tabela comparar F-16 block 70 com Gripen C.…” Os documentos que compartilhei são apenas uma avaliação do governo eslovaco sobre qual caça deveriam comprar para substituir seus antigos MiG-29.  Os suecos estavam oferecendo o Gripen C/D.  E os americanos o F-16V Block 70/72. Um pouco de contexto: https://www.aereo.jor.br/2018/04/12/lockheed-f-16v-e-saab-gripen-competem-na-eslovaquia/ https://www.aereo.jor.br/2018/07/11/eslovaquia-seleciona-caca-lockheed-martin-f-16-para-substituir-mig-29/ https://www.aereo.jor.br/2018/12/17/eslovaquia-compra-14-cacas-f-16v-por-us-18-bilhao/ “…Não teria que ser com as 1º versões do F-16?…” Os F-16 mais comparáveis e equivalentes ao Gripen C/D são os F-16C/D Block 50/52.  E os F-16C/D Block 50/52 não são das primeiras versões do F-16. 🙂 “…Não fala se o Gripen C é o atualizado… Read more »

Last edited 11 dias atrás by DSC
Santiago
Santiago
Reply to  DSC
11 dias atrás

Blz, agora entendi seu ponto de vista quanto ao governo eslovaco, pode confundir alguns leitores. Agora quanto ao F-16 bl 50/52, eu acho que está mais para o F-16 C/D Block 25 versus Gripen C/D (sem o MS20), foi quando o F-16 C começou a receber melhorias no radar. Depois vem os block 30/32 40/42 e 50/52: block 25 – Início da segunda geração do F-16 introduz um novo radar o AN/APG-68 com maior alcance, melhor resolução e mais modos de operação, HUD holográfico, atualização do computador de controle de tiro e da gestão do armamento, radar-altímetro e rádio UHF resistente às interferências electrónicas,  e uma atualização… Read more »

Kemen
Kemen
Reply to  DSC
11 dias atrás

Escrito no lugar errado. Desculpem

Last edited 11 dias atrás by Kemen
Kemen
Kemen
Reply to  DSC
12 dias atrás

DSC, esse Gripen do Forum F-16 (vidrados em F-16) é a versão Jas-39C antiga, com suite eletrônica antiga e radar Doppler, outra turbina com menor empuxo, ECM´s mais limitados, o F-16V da Figura é a melhor versão de F-16._____é o mesmo que comparar o F-18A com o Super Hornet!_____ A nova versão do Gripen C, a ser produzida é com radar AESA da Saab, nova suite eletrônica e as ECM serão melhores.____A mesma observação vale para a analise em pdf, mas mesmo ali tem coisa errada, dando a impressão que pode ter sido alterada. Comecei a achar que esta postando… Read more »

Last edited 12 dias atrás by Kemen
DSC
DSC
Reply to  Kemen
11 dias atrás

“…Comecei a achar que esta postando apenas para gerar controversia…” Não Kemen. O objetivo do meu comentário foi apenas mostrar ao Alessandro Vargas que o Gripen C/D não é o “melhor caça de pequeno porte do mercado”. E então eu pensei que para isso nada melhor que compartilhar o relatório do MoD eslovaco que avaliou F-16V x Gripen C/D. Sim, eu sei muito bem, e é verdade que não é justo comparar o Gripen C/D com o F-16V Block 70/72. Mas não tenho culpa que o Gripen C/D tenha sido o jato que a Saab estava oferecendo à Eslováquia. rsrs… Read more »

Last edited 11 dias atrás by DSC
Kemen
Kemen
Reply to  DSC
11 dias atrás

Caro DSC, é preciso também analisar entre outras coisas um detalhe que pode ou não ter influido numa escolha, sem contar que a Saab ofereceu um Gripen defasado tecnologicamente e a Lockheed Martin a ultima versão do F-16, sem avaliar preços, condições, requisitos da Força Aérea Eslovaquia, etc ____A Tchecoeslovaquia se desmembrou os tchecos ficaram com a República Tcheca e os eslovacos criaram a Eslováquia, ou seja formaram dois paises distintos.____Na ocasião a Republica Tcheca ja tinha escolhido o Gripen C/D e operava esse caça.____ Seria possivel a F.A. da Eslovaquia escolher o mesmo caça, operado pelo o pais que… Read more »

Kemen
Kemen
Reply to  Alessandro Vargas
12 dias atrás

Anos antes em 2018, os Estados Unidos bloquearam a venda de F-16 usados de Israel para a Croácia. Israel novamente desde 2019 tenta negociar uma venda com a Croacia de F-16 usados com eletrônica e armas israelenses. Tem um valor estimativo de uns 500 milhões de dólares

Rodrigo LD
Rodrigo LD
12 dias atrás

Os croatas já haviam optado pelos F-16 usados de Israel, por questões de preço e de melhorias incorporadas. Os EUA só autorizariam a venda se os aviônicos atualizados fossem retirados. Os croatas não aceitaram os aviões no estado original, sem as melhorias. Também desistiram dos F-16 novos por conta do valor envolvido. Acredito que dessa vez o Gripen C leva a melhor, por ser aeronave nova, que poderá sofrer upgrade, além da questão dos custos menores.

Kemen
Kemen
12 dias atrás

Provavelmente essa é a nova versão do C/D suficiente em alcance para um pais do tamanho da Croácia e seus vizinhos.____Acredito que sera equipado com o AESA da Saab, se tiver os mesmo desenvolvimentos do AESA do F-39, a médias/grandes distancias os radares de terra (de maior potencia) não conseguiriam identificar o que é mesmo sabendo que tem algo ali a suite eletrônica junto com o radar se acionada a correspondente função, podera gerar frequências similares ao redor do Gripen criando uma “nuvem de frequências” de alguns quilometros de diãmetro, mascarando as frequências de retôrno do radar terrestre, ou mesmo… Read more »

Santiago
Santiago
12 dias atrás

Não esquecer que há um ano atrás a Suécia ofereceu o Gripen C/D para o Chile com o novo sistema MS20 integrado, podendo disparar Meteor, Iris-T e SdBs.

https://www.aereo.jor.br/2019/08/24/saab-oferece-ao-chile-cacas-gripen-c-d-com-sistema-ms20/

Teropode
12 dias atrás

Taí , gostei , o Gripen é excelente para nações com Bdimensões e condições financeiras como a Croácia , Lituânia , Letônia , Georgia , a SAAB deveria se concentrar nestes nichos .

Zorann
Zorann
Reply to  Teropode
12 dias atrás

De boa….

Que mania de colocar rotulos em tudo.

Teropode
Reply to  Zorann
11 dias atrás

🤔

Marcio
Marcio
12 dias atrás

Só por que o Brasil comprou os brigadeiros de ar condicionado tem a mania de achar que é o melhor, o caça é bom para os padrões brasileiros e nada mais.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Marcio
11 dias atrás

Não é só para os padrões deste ou daquele, que ele é bom, o Grippen é um excelente caça, e então o E/F ainda mais, seja aqui, aí ou na China.

Marcio
Marcio
Reply to  rui mendes
11 dias atrás

Se fosse excelente vários países demonstrariam interesse e comprariam. Para o Brasil está ótimo.

Teropode
Reply to  Marcio
11 dias atrás

Vendas de caças dependem muito das relações políticas , e neste caso a Suécia perde vendas por não ser players.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
12 dias atrás
Denis
Denis
11 dias atrás

Linda, a pintura tribal do “Caveirão” (primeira foto).

Funcionario da Comlurb
Funcionario da Comlurb
11 dias atrás

Quem fabrica um produto precisa vende-lo. Básico. Portanto a Suécia vai “oferecer” o Gripen até para a Bolívia, se esta tiver como comprar.