Primeiro Gripen E da Força Aérea Brasileira - Foto: Saab

Primeiro Gripen E da Força Aérea Brasileira – Foto: Saab

O primeiro caça F-39 Gripen E brasileiro já deixou a Suécia a bordo de um navio mercante.

Chegando ao Brasil o avião dará prosseguimento à campanha de ensaios em voo a partir das instalações da Embraer em Gavião Peixoto – SP.

O navio com primeiro caça Gripen brasileiro atracará no Porto de Navegantes, município brasileiro do estado de Santa Catarina, região sul do país.

O município de Navegantes conta com o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, importante terminal de cargas e passageiros.

De lá, o avião seguirá em voo para a Embraer.

Subscribe
Notify of
guest

137 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

Que boa notícia! Logo veremos ele nos voos de testes nos céus brasileiros!

Last edited 3 anos atrás by Fabio Araujo
Ted

Grande dia para a força aérea e o Brasil

Saldanha da Gama

2!!!!!!

Marcos Andrey

3

Talisson

2

Tomcat4,2

Notícia maravilhosa em breve teremos esta máquina fantástica voando nos céus Brasil afora.

RenanZ

Amém e Aleluia

Salim

Os seis tucanos vendido pais asiático, foram voando numa pernada bem superior,sem suporte. Pensei que homologação vôo já estava OK e a vinda do mesmo por via aérea seria um ótimo demonstrativo. Alguem tem informação qual razão envio marítimo!?!!?

Gabriel

A questão já foi amplamente debatida, inclusive em outras matéria aqui no Blog: para testar o sonar, durante o deslocamento.

Adriano Luchiari

Sonar???

Mirade1969

É, ele deve ser ASW. rs

Gilmar

Oii…???

AC Allocer

Isso mesmo, sonar aero embarcado em navios mercantes.
Visão estratégica da marinha, estão de parabéns.
É o Raven ES-05 se desdobrando.

Aff…

Gabriel

Estou rindo até 2050.

Escrevo uma “bobagem sem tamanho” e algumas pessoas acreditam que foi “sério”.

Adriano Luchiari

Melhor ficar calado e deixar as pessoas na dúvida se você um é idiota, a se manisfestar e todos terem certeza…

Last edited 3 anos atrás by Adriano Luchiari
Gabriel

Encontrada “uma vítima” da minha piada, que foi pesquisar se avião de caça tinha mesmo um sonar…kkkkkkkkk

Adriano Luchiari

Serviu a carapuça? Palhaço…

Joao Moita Jr

Porque não? No Brasil tudo é possível. ?

Joao Moita Jr

???
Boa!!!

JSilva

O A-29 já uma aeronave com longo histórico operacional, já se sabe tudo que ela pode fazer.

O Gripen E ainda está na fase de ensaio de voo, não está operacional, não seria prudente fazer um longo voo sobre o Atlântico onde qualquer problema poderia ocasionar na perda da aeronave por falta de local para um pouso de emergência. Não sei nem se já começaram os testes de reabastecimento em voo.

Salim

Esta minha duvida se baseia também nos translados do kc390 ao redor do mundo. A única perna a descoberto seria litoral africa ate nordeste, náo e tao grande e náo precisa reabastecimento( recife a ilha sal 3100 km). A homologação vôo já devia estar OK .

Atirador 33

A SAAB sempre transporta seus aviões por navio, foi assim na Africa do Sul. Essa é a melhor opção para a empresa, segundo os mesmos, é muita burocracia a logística para virem voando.
Não entendo o destempero de alguns, para responderem as perguntas, principalmente de alguns leitores sem muito conhecimento no assunto.

Abs

Jacinto

Perdoe-me a ignorância, mas por que ele nao vem voando?

Meireles

Jacinto, porque ainda é um protótipo, e não finalizou todas as certificações que são exigidas, sendo assim não pode fazer um traslado internacional, ao contrário dos super tucanos, que tem todas as homologações, e certificações, quando um avião ainda é um protótipo ele é designado como ultraleve, e tem permissões de vôos limitados apenas para testes, e certificações, um abraço pra galera do blog!
Uma excelente notícia, vamo que vamo!

Last edited 3 anos atrás by Meireles
Fernando EMB

O E2, com poucos dias após seu primeiro voo, sem quaisquer certificações, atravessou o atlântico e foi para a Europa.
Então certificação não é a questão apenas.
Acho que foi uma decisão baseada em risco, sigilo, permissões de sobrevoo de avião militar, etc.
Um translado assim é complexo, exige inúmeras autorizações de sobrevoo, e se o avião for armado, é mais complexo ainda.

bit_lascado

Bom o E2 deve ter maior autonomia de translado que o Gripen, além de ser um bi-motor. Acredito que o Gripen não esteja certificado para REVO, além de não haver aeronaves reabastecedoras em quantidade disponível para um voo desses. O que exigiria muitas autorizações de sobrevoo do que o envio via marítima.

Salim

Estou em duvida também, náo vira armado, os a29 translado vão sem canhão, seria só tanques extras combustível. A maior perna em torno 3100 km, cerca 3:30 hs vôo. A29 e turbohelice monomotor.

Meireles

Fernando, o traslado internacional só acontece quando às certificações mínimas exigidas já foram feitas, quando se trata de traslado de aviões militares, além das certificações, seriam necessários o revo, a escolta da aeronave no espaço aéreo internacional, e etc…

Fernando EMB

Um avião não precisa estar certificado. Como disse o E2 foi até a Europa quando tinha menos de 50 horas de vôo. O KC390 também foi ate o outro lado do mundo sem estar certificado.
Não estar certificado não parece ser a única razão. Existem várias outras.
Se mandaram de navio foi porque foi resultado de estudos e se mostrou a melhor opção, simples assim.
O resto é mimimi e implicância.

Argos

E as demonstrações em feiras fora da Suécia? Acho q se deve mesmo por questões de preferência da fabricante.

sagaz

Quando saiu da Suécia foi fazer demonstração onde, Finlândia!? Você quer comparar um voo transatlântico com um voo sobre vários aeroportos e a uma distância que permitia a aeronave ir e regressar umas 5 vezes? Pensar não deveria ser apenas “preferência” da Saab…

Meireles

Argos, todas as demonstrações na feiras foram feitas com o Gripen C e D, que são as versões anteriores do Gripen E.

Last edited 3 anos atrás by Meireles
Jacinto

Meireles, muito obrigado pela resposta!
Abraços

RENAN

Por que se comprar um que vooa é mais caro
Vamos com esse para tirar foto tá ótimo
O Brasil não tem guerra
Kkkkkkk
Brincadeira

Luiz Antonio

Boa tarde
Na minha visão, a decisão pelo translado marítimo foi corretíssima. Não existem razões para que o translado fosse em vôo, principalmente pela condição da aeronave (protótipo). Demandaria uma operação complexa, com todos os riscos atrelados, alem do fator “money” Certamente a análise de riscos apontou para via marítima (além do seguro). Um brinquedo desses custa hoje, para essa aeronave em questão, muito mais do que 80 milhões de dólares. Se chegar em 10 horas ou 20 dias não fará nenhuma diferença em termos de programação. Translado em vôo na condição atual é impensável.

Salim

Seria uma bela demostração capacidade e iria agregar valor . Economia não e pois terá que voar de todo jeito para homologar. Agora se desculpa e risco, ai estamos roça, avião com risco de voar??? Como informado acima kc390 e E2 voaram meio mundo sem homologação. Vamos ficar vigilantes.

Luiz Antonio

Tanto o KC 390 quanto o E2 estavam em fases mais avançadas do projeto e já com diversos sistemas validados, alem do que, são aeronaves cujos graus de complexidades são diferentes. èÉ como comparar um caminhão com um automóvel em termos de desenvolvimento.

Luiz Antonio

Salim apenas para justificar meu ponto de vista, outros aspectos relevantes caracterizam as diferenças para as ações de translado entre o Gripen e o KC-390/E2. Nestes últimos, ambos bimotores aliás, os motores, por exemplo, estão em operação há muitos anos. As superfícies de controle, mesmo desenvolvidas para cada aeronave, seguem uma “linhagem” de conceitos já consagradas pela Embraer. Os aviônicos são muito semelhantes entre as duas aeronaves e também bem desenvolvidos pela Embraer. O Gripen é um caça de alta performance, onde as solicitações são mais criticas, aviônicos específicos, dentre vários sistemas que compõe as superfícies de controle, incluindo os… Read more »

FernandoEMB

Mimimi…. As razões podem ser muitas…. e muitas mesmo. Vou citar algumas (e a resposta deve ser um conjunto delas ou outra diferente destas): 1)- Custo. Translado de uma aeronave é um processo complexo, que exige muito planejamento, meses de preparação de autorizações de sobrevoo, pernoites, trocas de tripulação, apoio no percurso, etc. Além disso, um translado desta natureza normalmente exige uma ou mais aeronaves de apoio. 2)- Risco. Os riscos da aeronave vir em voo são sim maiores do que vir de navio. Trata-se de uma aeronave em teste ainda e, apesar de poder vir voando, o risco é… Read more »

JT8D

Poxa salim, o que você está querendo dizer? Que a Saab não mandou ele voando porque ele não é capaz de voar? Cara, eu acho que quem não gosta do Gripen pode criticá-lo por vários motivos, mas por incapacidade de voar é meio bizarro. Que papo mais sem nexo …

Madmax

Para não aumentar a quilometragem no odômetro.

Willber Rodrigues

Que bons ventos o tragam

Ramiro Lopes Andrade

Bons mares.

Valdez Oliveira de Araujo

Uma pergunta, juro que não tem malícia:
Por que testes na Embraer, a FAB n tem tecnicos capazes? E se a Embraer fosse vendida pra Boeing, como ficaria isso? A SAAB permitiria? Poderíamos fazer esses testes em outro lugar?

Fernando EMB

Seria a mesma coisa, pois a Embraer não seria vendida, e sim sua divisão de aviação comercial.

bit_lascado

Porque é a parceira nacional do projeto do Gripen BR, e a empresa que está desenvolvendo o Gripen F a versão biplace do Gripen E.
Boeing e Saab são parceiras no T-7 Red Hawk.

Guilherme Poggio

Porque é o que está no contrato. Além disso, foi desenvolvido em Gavião Peixoto um centro de ensaios em voo que existe em poucos lugares do mundo.

https://www.aereo.jor.br/2019/11/07/gddn-impulsiona-o-desenvolvimento-do-gripen-e-f-no-brasil/

Last edited 3 anos atrás by Guilherme Poggio
Rommelqe

Por que a FAB não é fabricante e o avião ainda está em desenvolvimento.

filipe

Será para o desfile de dia 7 ?

Bueno

Não da tempo.. se viesse voando sim..
de navio a 30km/h não da amigo

https://www.marinetraffic.com/en/ais/home/shipid:361922/zoom:10

Tomcat

Obrigado Bueno. O que vai ter de gente seguindo esse navio… Acabei de dar uma olhada, hehehe.

Antonio Palhares

Tomcat.
Ele estava exatamente onde ?

Tomcat

Quando vi no canal da Mancha

bit_lascado

Provavelmente para a solenidade do dia de aviação de caça 23/10

Ricardo Rosa Firmino

Permitame uma correção bit..dia 23/Outubro é comemorado o Dia do Aviador. O dia de comemoração da Aviação de Caça é 22/Abril.

sagaz

E pensar que cada “dia de alguma coisa” foi um projeto de lei, que tramitou na câmara e no senado às custas do contribuinte… Até dias cheios de significados como esses citados nos trazem essa infeliz dor no bolso, quanto mais os dias da vassoura, da pamonha, do adestrador de codornas e o que mais os nossos grandes legisladores inventam

bit_lascado

Grato pela correção

Guilherme Poggio

O desfile do dia sete de setembro foi suspenso em razão do COVID-19.

Fernando Garcia

Vai matar “nois” de ansiedade.

Saldanha da Gama

2!!!!!!

Ted

Este que está chegando faz parte dos 36 ou é só para ensaios. ?

Guilherme Poggio

É o primeiro dos 36 contratados. Não há contrato para uma unidade exclusivamente para ensaios.

Cristiano GR

Ansiedade igual a de quando se faz uma encomenda e temos de ficar aguardando a entrega.

Saldanha da Gama

2!!!!!!

Frederico Boumann

3!!!!

Antonio Palhares

Exatamente.
Cada um de nós é um dos compradores. Pelo menos os que desejam o melhor para o país.
Me lembro muito bem o que estava fazendo quando a decisão de compra foi tomada. Pouco menos de seis anos atrás.

André Marques de Almeida Viana

Só um?

Guilherme Poggio

O único que foi fabricado para o Brasil até o momento. Vale lembrar que o cronograma de pagamentos foi “dilatado” e a cadência de produção inicial sofreu com isso.

Salim

agora com desvalorização real em cerca 35% em relação moeda estrangeira vai ficar difícil administrar fluxo financeiro. Triste porem e a realidade, reposição FAAs sera mais demorada do que já e no momento.

Guilherme Poggio

Salim, o contrato está em coroas suecas. O mais correto seria analisar a desvalorização do real frente à coroa sueca e não em relação ao dólar ou ao Euro.

Daniel Botura

Existe data de chegada confirmada…………………….

Tutu

É tão bom ver essa notícia, não acompanhei o processo desde o início, só estou atento a isso desde 2013 quando o gripen foi escolhido, porém imagino a felicidade de quem passou pelos F-X, TAPEX, F-X2, o quase F-X2U e o quase F-X3 de 2012.

Tutu

Acho que seria interessante no dia que o F-39E chegar os editores postarem novamente a matéria “Pérolas do F-X2”.

Last edited 3 anos atrás by Tutu
Daniel

Previsão de chegada em Navegantes no dia 16/9.
Alguém poderia confirmar ou corrigir esta informação que li em outro site, por favor?

Rodrigo Maçolla

Acho que seria interessante alguém ? de Santa Catarina , ir lá no porto tirar umas fotos em primeira mão do pássaro sera que dá ?

Welington S.

Pode ficar tranquilo que fotos é o que não vai faltar pela Internet quando o Gripen chegar ao Brasil.

Ted

Um funcionário do porto de navegantes que posta no blog já fez manifestação positiva

Elden

Que show! Muito alegre!

alexandre

Parabens a todos os envolvidos, é um processo de anos desde FHC, lulas, dilmas, vampirão e Bolsonaro, novas asas pra aviação de caça…é um dia de festa..

SmokingSnake ?

Avião que chega de navio… nem os super tucanos vão desse jeito…

Guilherme Poggio

Os Gripen anteriores que foram demonstrados no Brasil também vieram por navio. Há matérias aqui no Poder Aéreo sobre isso.

sagaz

Cobra que choraminga, antigamente ela fumava…

Ted

Esse aí tá mais pra minhoca

Pablo

Leva teu currículo pra saab ou embraer.

Rogério Loureiro Dhierio

Se você “envesgar” os “zóio”, da até pra imaginar uma cena de Gripens M dentro do Hangar de um PA da MB… kkkkkkkk

JT8D

Cobra tabagista, você já ouviu falar em Sea Gripen?

Daniel

Neste momento está no Canal da Mancha, navegando a 10.6 kn.

Antonio Palhares

Emocionante.
Graças a Deus que está evoluindo.
Vai ser bom ver nossa FAB trabalhando com material de tecnologia de ponta.
Uma noticia boa.

Ted

O Fx Colombiano deve ter na reta final F16 e Gripen por 16 unidades

Antonio Palhares

Acho bom.
O que vai mudar é o recheio.

Satyricon

Excelente
Dúvidas: essa campanha de testes em solo nacional, será desenvolvida por pessoal nacional (EMB/FAB) ou não (Saab), quer dizer, temos pilotos habilitados no F39?.
Se não me engano, somente um piloto da FAB realizou vôo solo no F39 até o momento.

Ted

Capitães Gustavo de Oliveira Pascotto e Ramon Santos Forneas estão na Suécia desde novembro de 2014 em treinamento de piloto de combate.

Guilherme Poggio

Não só os pilotos. Existe um enorme time da Embraer que foi até a Suécia para conhecer a forma como a Saab ensaia suas aeronaves. Eles trouxeram esse Know-how para o Brasil e utilizarão, entre outras coisas, para ensaiar o Gripen biposto que já está sendo construído em São Bernardo do Campo.

Salim

Provavelmente gripen biposto by Embraer ira voando quando for fazer apresentações Europa ou venda via Embraer.

RENAN

Uma nova era começando
Espero que venha o segundo lote

LUCIANO

VOU ME PREPARAR E SAIR DO MATO GROSSO, PARA O DESFILE DE 7 DE SETEMBRO EM BRASILIA 2021 SÓ PARA ASSISTIR O VOO DESSA AERONAVE !!!

José de Souza

Melhor ficar em casa…

angelo

Se não furar nenhum pneu do navio, estará em nossas terras dentro do conograma…finalmente.

angelo

Cronograma.

Rogério Loureiro Dhierio

Moro em São José dos Campos.
Fiquei esperançoso ao saber que irá para a Embraer, pois meu apartamento fica alinhado a pista da empresa.

Más aí veio o balde de água fria dizendo que iria para a unidade Embraer de Gavião Peixoto.

Fernando EMB

Fica triste não. Bem provável que passe por aqui neste período de testes. Digo isso por causa do DCTA.

Guilherme Poggio

Sim, essa possibilidade existe e além disso a aeronave rodará o país como parte dos ensaios. Deverá visitar várias bases aéreas em todo o território nacional.

Rogério Loureiro Dhierio

Sim. Sim. Eu conto com isso e já vou deixar o celular preparado.
Aqui é normal ver Bicudos e AMX subindo e descendo da Embraer.
Semana passada por dois dias consecutivos um Bicudo subiu pela manhã e voltou no final da tarde.

Tucanos nem se fala

Agora…helis tem todo dia e pra todo gosto.

Esquilo
Puma
Blackhawk

Não sei se por conta da AVEX más tem sempre.
E por vezes TB aparecem Super Linx e Caracal da MB.
Raramente más aparecem.

Aqui em SJC tem de tudo.
Já vi até KC-390 aqui.

mazzeo

>Zueira mode == ON
>
>Eita que se parar em curitiba com essa greve dos correios só liberam em 2035 !
>Zueira mode == OFF

Welington S.

Fora o boletinho de milhões para ser pago pra só então liberarem pra entrega hahahahaha

Pablo Maroka

Seremos protegidos pelo melhor caça do mundo!

Muito orgulho!

Last edited 3 anos atrás by Pablo Maroka
Welington S.

Qual é a velocidade em que o Navio está vindo? Ele possui algum tipo de escolta armada dentro para casos de possíveis ameaças?

JuggerBR

Mas os terroristas iam roubar o avião de dentro do navio? Como? Ou explodi-lo? Porque terroristas ou ladrões iam ter esse trabalho todo? É só um Gripen… Se fosse um X-wing…

Ted

Mas se acontecer, pode ter certeza que o sujeito é argentino

Marcelo Baptista

Não terroristas, piratas, vc aborda o navio e pede resgate.

Marcelo Baptista

Mas lembrando, o navio vem por uma rota que eu acho que é bem tranquila, Atlântico, agora se estivesse do outro lado da África seria um preocupante.

Marcelo Baptista

Wellington
Eu acho que não precisa, ele esta vindo direto pelo Atlântico.
Se viesse pela Costa oriental da África, ai eu ficaria preocupado.

Solskhaer

Contando os dias para seu desembarque, e as horas pelo sobrevoo aqui no DF. Tenho visão privilegiada para vê-lo!

Solskhaer

Ah, vou ter que ir atrás de um bom binóculo para ver detalhes.
Outra coisa, certeza que haverá uma coluna de fotógrafos especializados da área!

Claudio

Finalmente alguma coisa boa em ter vindo trabalhar em Matão, Gavião Peixoto é aqui do lado, espero ter o prazer de ver esse bixão voando logo logo por aqui.

alexandre

novas asas , pros nossos aviadores, e melhor, roda no etanol, ou seja pode treinar a vontade, que o custo de manutenção, é baixo..

Hipólito Brandão Nina

Por que não vem voando?

Ted

Ele pode ter uma pane e cair em cima da sua casa

Salim

Vou comprar capacete novo, mais resistente.

Eric Nunes

Navio a caminho…vai chegar lá pelo final de setembro com a velocidade que está vindo…

Leonardo

Moro em Navegantes e trabalho na Porto nave, quero ver de pertinho essa belezinha chegando.

Ted

Leonardo! Qual a distância do estaleiro Oceana até a pista do aeroporto de navegantes ?

Leonardo

20 km, aproximadamente uns 30 minutos.

FABRICIO DE ALMEIDA

Que dia vai chegar ?

Fabio Jeffer

Só a título de informação o Porto de Navegantes fica em frente ao Porto de Itajaí, que fica bem pertinho do estaleiro Oceana, que vai construir as Tamandarés

Elden

Pesquisando no Marine Traffic Ship, o navio já passou pelo Canal da Mancha e se encontra na altura da cidade de Brest – França.

Rinaldo Nery

TB Baptista Jr. escreveu uma mensagem muito bonita no seu twitter sobre o translado, além dessa. Pena que não fez parte da matéria.
A la chasse!

Sérgio Luís

Pelo geito a camuflagem será em 2 tons de cinza! Em definitivo.

Last edited 3 anos atrás by Sérgio Luís
Ten Murphy

Por que o Brasil pediu transferência de tecnologia se em caso de guerra e bloqueio de equipamentos o mais crítico não teremos, que são os motores, radares e mísseis? Não seria o caso de conseguir ao menos licensa de fabricação do que não pudermos fabricar? Não interessa se não tem escala, ter 100% de produtos, pessoas e processos em solo nacional é questão de segurança nacional, custe o que custar. Talvez fabricar sob licensa e ao mesmo tempo investir para que o motor da Saab seja desenvolvido até chegar ao nível do GE, além dos mísseis e aviônicos. Parece-me que… Read more »

Ten Murphy

*licença

Rinaldo Nery

E quem fará o motor? A GE vai fornecer a licença? Quanto custará ao Brasil esse motor?
Quando fui adjunto da gerência do Projeto CL-X (CASA295), na COPAC, em 2009, fui solenemente ignorado pela Pratt&Withney ao solicitar ToT para uma empresa de motores de Lagoa Santa, a fim de revisar os nossos motores dos C-105 Amazonas da FAB. Fácil falar. Combine com a GE.

Rinaldo Nery

Ahh. E esse ToT está previsto no contrato de compra das aeronaves.

Ten Murphy

Qual deles?

Aproveito para agradecer ao senhor pela disposição em responder a cada um aqui, tirando dúvidas, compartilhando experiências, ensinando e disseminando informação boa e útil a nós, independente do nível do interlocutor, que pode ser deduzido pelo uso que o mesmo faz da língua portuguesa, interpretação de textos e lógica. Se mais militares com sua patente e experiência se dispusessem assim, disseminar informação e engajar politicamente a nação, trazendo a defesa para a pauta das eleições, mesas de casa/bar/churrascos/qualquer coisa, fóruns online e universidades seria muito mias fácil e rápido. Muito obrigado, senhor.

Daniel

Segundo dados de navegação, o navio chegará em Itajaí dia 22.
No momento está entre França e Espanha, navegando a 12,5 nós.

Elden

O navio já está na altura do estreito de Gibraltar, entrada para o Mediterrâneo.

Daniel

Sim, agora está a uns 450km a sudoeste de Tenerife, descendo a costa oeste da África.
Pelos meus cálculos, passará na altura de Natal/RN daqui a uma semana (15/9) ainda pela manhã.