Home Aviação de Ataque Primeiro caça Gripen da FAB já está a caminho do Brasil

Primeiro caça Gripen da FAB já está a caminho do Brasil

9505
137
Primeiro Gripen E da Força Aérea Brasileira – Foto: Saab

O primeiro caça F-39 Gripen E brasileiro já deixou a Suécia a bordo de um navio mercante.

Chegando ao Brasil o avião dará prosseguimento à campanha de ensaios em voo a partir das instalações da Embraer em Gavião Peixoto – SP.

O navio com primeiro caça Gripen brasileiro atracará no Porto de Navegantes, município brasileiro do estado de Santa Catarina, região sul do país.

O município de Navegantes conta com o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, importante terminal de cargas e passageiros.

De lá, o avião seguirá em voo para a Embraer.

Subscribe
Notify of
guest
137 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo
Fabio Araujo
20 dias atrás

Que boa notícia! Logo veremos ele nos voos de testes nos céus brasileiros!

Last edited 20 dias atrás by Fabio Araujo
Ted
Ted
Reply to  Fabio Araujo
20 dias atrás

Grande dia para a força aérea e o Brasil

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Fabio Araujo
20 dias atrás

2!!!!!!

Marcos Andrey
Marcos Andrey
Reply to  Saldanha da Gama
20 dias atrás

3

Talisson
Talisson
Reply to  Marcos Andrey
20 dias atrás

2

Tomcat4,2
Tomcat4,2
Reply to  Fabio Araujo
20 dias atrás

Notícia maravilhosa em breve teremos esta máquina fantástica voando nos céus Brasil afora.

RenanZ
RenanZ
20 dias atrás

Amém e Aleluia

Salim
Salim
20 dias atrás

Os seis tucanos vendido pais asiático, foram voando numa pernada bem superior,sem suporte. Pensei que homologação vôo já estava OK e a vinda do mesmo por via aérea seria um ótimo demonstrativo. Alguem tem informação qual razão envio marítimo!?!!?

Gabriel
Gabriel
Reply to  Salim
20 dias atrás

A questão já foi amplamente debatida, inclusive em outras matéria aqui no Blog: para testar o sonar, durante o deslocamento.

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
Reply to  Gabriel
20 dias atrás

Sonar???

Mirade1969
Mirade1969
Reply to  Adriano Luchiari
20 dias atrás

É, ele deve ser ASW. rs

Gilmar
Gilmar
Reply to  Gabriel
20 dias atrás

Oii…???

AC Allocer
AC Allocer
Reply to  Gabriel
20 dias atrás

Isso mesmo, sonar aero embarcado em navios mercantes.
Visão estratégica da marinha, estão de parabéns.
É o Raven ES-05 se desdobrando.

Aff…

Gabriel
Gabriel
Reply to  Gabriel
20 dias atrás

Estou rindo até 2050.

Escrevo uma “bobagem sem tamanho” e algumas pessoas acreditam que foi “sério”.

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
Reply to  Gabriel
20 dias atrás

Melhor ficar calado e deixar as pessoas na dúvida se você um é idiota, a se manisfestar e todos terem certeza…

Last edited 20 dias atrás by Adriano Luchiari
Gabriel
Gabriel
Reply to  Adriano Luchiari
19 dias atrás

Encontrada “uma vítima” da minha piada, que foi pesquisar se avião de caça tinha mesmo um sonar…kkkkkkkkk

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
Reply to  Gabriel
19 dias atrás

Serviu a carapuça? Palhaço…

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Gabriel
19 dias atrás

Porque não? No Brasil tudo é possível. 😂

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
Reply to  Gabriel
19 dias atrás

😅🤣😂
Boa!!!

JSilva
JSilva
Reply to  Salim
20 dias atrás

O A-29 já uma aeronave com longo histórico operacional, já se sabe tudo que ela pode fazer.

O Gripen E ainda está na fase de ensaio de voo, não está operacional, não seria prudente fazer um longo voo sobre o Atlântico onde qualquer problema poderia ocasionar na perda da aeronave por falta de local para um pouso de emergência. Não sei nem se já começaram os testes de reabastecimento em voo.

Salim
Salim
Reply to  JSilva
20 dias atrás

Esta minha duvida se baseia também nos translados do kc390 ao redor do mundo. A única perna a descoberto seria litoral africa ate nordeste, náo e tao grande e náo precisa reabastecimento( recife a ilha sal 3100 km). A homologação vôo já devia estar OK .

Atirador 33
Atirador 33
Reply to  Salim
20 dias atrás

A SAAB sempre transporta seus aviões por navio, foi assim na Africa do Sul. Essa é a melhor opção para a empresa, segundo os mesmos, é muita burocracia a logística para virem voando.
Não entendo o destempero de alguns, para responderem as perguntas, principalmente de alguns leitores sem muito conhecimento no assunto.

Abs

Jacinto
Jacinto
20 dias atrás

Perdoe-me a ignorância, mas por que ele nao vem voando?

Meireles
Meireles
Reply to  Jacinto
20 dias atrás

Jacinto, porque ainda é um protótipo, e não finalizou todas as certificações que são exigidas, sendo assim não pode fazer um traslado internacional, ao contrário dos super tucanos, que tem todas as homologações, e certificações, quando um avião ainda é um protótipo ele é designado como ultraleve, e tem permissões de vôos limitados apenas para testes, e certificações, um abraço pra galera do blog!
Uma excelente notícia, vamo que vamo!

Last edited 20 dias atrás by Meireles
Fernando EMB
Fernando EMB
Reply to  Meireles
20 dias atrás

O E2, com poucos dias após seu primeiro voo, sem quaisquer certificações, atravessou o atlântico e foi para a Europa.
Então certificação não é a questão apenas.
Acho que foi uma decisão baseada em risco, sigilo, permissões de sobrevoo de avião militar, etc.
Um translado assim é complexo, exige inúmeras autorizações de sobrevoo, e se o avião for armado, é mais complexo ainda.

bit_lascado
bit_lascado
Reply to  Fernando EMB
20 dias atrás

Bom o E2 deve ter maior autonomia de translado que o Gripen, além de ser um bi-motor. Acredito que o Gripen não esteja certificado para REVO, além de não haver aeronaves reabastecedoras em quantidade disponível para um voo desses. O que exigiria muitas autorizações de sobrevoo do que o envio via marítima.

Salim
Salim
Reply to  Fernando EMB
20 dias atrás

Estou em duvida também, náo vira armado, os a29 translado vão sem canhão, seria só tanques extras combustível. A maior perna em torno 3100 km, cerca 3:30 hs vôo. A29 e turbohelice monomotor.

Meireles
Meireles
Reply to  Fernando EMB
20 dias atrás

Fernando, o traslado internacional só acontece quando às certificações mínimas exigidas já foram feitas, quando se trata de traslado de aviões militares, além das certificações, seriam necessários o revo, a escolta da aeronave no espaço aéreo internacional, e etc…

Fernando EMB
Fernando EMB
Reply to  Meireles
20 dias atrás

Um avião não precisa estar certificado. Como disse o E2 foi até a Europa quando tinha menos de 50 horas de vôo. O KC390 também foi ate o outro lado do mundo sem estar certificado.
Não estar certificado não parece ser a única razão. Existem várias outras.
Se mandaram de navio foi porque foi resultado de estudos e se mostrou a melhor opção, simples assim.
O resto é mimimi e implicância.

Argos
Argos
Reply to  Meireles
20 dias atrás

E as demonstrações em feiras fora da Suécia? Acho q se deve mesmo por questões de preferência da fabricante.

sagaz
sagaz
Reply to  Argos
20 dias atrás

Quando saiu da Suécia foi fazer demonstração onde, Finlândia!? Você quer comparar um voo transatlântico com um voo sobre vários aeroportos e a uma distância que permitia a aeronave ir e regressar umas 5 vezes? Pensar não deveria ser apenas “preferência” da Saab…

Meireles
Meireles
Reply to  Argos
20 dias atrás

Argos, todas as demonstrações na feiras foram feitas com o Gripen C e D, que são as versões anteriores do Gripen E.

Last edited 20 dias atrás by Meireles
Jacinto
Jacinto
Reply to  Meireles
20 dias atrás

Meireles, muito obrigado pela resposta!
Abraços

RENAN
RENAN
Reply to  Jacinto
20 dias atrás

Por que se comprar um que vooa é mais caro
Vamos com esse para tirar foto tá ótimo
O Brasil não tem guerra
Kkkkkkk
Brincadeira

Luiz Antonio
Luiz Antonio
Reply to  Jacinto
20 dias atrás

Boa tarde
Na minha visão, a decisão pelo translado marítimo foi corretíssima. Não existem razões para que o translado fosse em vôo, principalmente pela condição da aeronave (protótipo). Demandaria uma operação complexa, com todos os riscos atrelados, alem do fator “money” Certamente a análise de riscos apontou para via marítima (além do seguro). Um brinquedo desses custa hoje, para essa aeronave em questão, muito mais do que 80 milhões de dólares. Se chegar em 10 horas ou 20 dias não fará nenhuma diferença em termos de programação. Translado em vôo na condição atual é impensável.

Salim
Salim
Reply to  Luiz Antonio
20 dias atrás

Seria uma bela demostração capacidade e iria agregar valor . Economia não e pois terá que voar de todo jeito para homologar. Agora se desculpa e risco, ai estamos roça, avião com risco de voar??? Como informado acima kc390 e E2 voaram meio mundo sem homologação. Vamos ficar vigilantes.

Luiz Antonio
Luiz Antonio
Reply to  Salim
20 dias atrás

Tanto o KC 390 quanto o E2 estavam em fases mais avançadas do projeto e já com diversos sistemas validados, alem do que, são aeronaves cujos graus de complexidades são diferentes. èÉ como comparar um caminhão com um automóvel em termos de desenvolvimento.

Luiz Antonio
Luiz Antonio
Reply to  Salim
20 dias atrás

Salim apenas para justificar meu ponto de vista, outros aspectos relevantes caracterizam as diferenças para as ações de translado entre o Gripen e o KC-390/E2. Nestes últimos, ambos bimotores aliás, os motores, por exemplo, estão em operação há muitos anos. As superfícies de controle, mesmo desenvolvidas para cada aeronave, seguem uma “linhagem” de conceitos já consagradas pela Embraer. Os aviônicos são muito semelhantes entre as duas aeronaves e também bem desenvolvidos pela Embraer. O Gripen é um caça de alta performance, onde as solicitações são mais criticas, aviônicos específicos, dentre vários sistemas que compõe as superfícies de controle, incluindo os… Read more »

FernandoEMB
FernandoEMB
Reply to  Salim
19 dias atrás

Mimimi…. As razões podem ser muitas…. e muitas mesmo. Vou citar algumas (e a resposta deve ser um conjunto delas ou outra diferente destas): 1)- Custo. Translado de uma aeronave é um processo complexo, que exige muito planejamento, meses de preparação de autorizações de sobrevoo, pernoites, trocas de tripulação, apoio no percurso, etc. Além disso, um translado desta natureza normalmente exige uma ou mais aeronaves de apoio. 2)- Risco. Os riscos da aeronave vir em voo são sim maiores do que vir de navio. Trata-se de uma aeronave em teste ainda e, apesar de poder vir voando, o risco é… Read more »

JT8D
JT8D
Reply to  Salim
19 dias atrás

Poxa salim, o que você está querendo dizer? Que a Saab não mandou ele voando porque ele não é capaz de voar? Cara, eu acho que quem não gosta do Gripen pode criticá-lo por vários motivos, mas por incapacidade de voar é meio bizarro. Que papo mais sem nexo …

Madmax
Madmax
Reply to  Jacinto
20 dias atrás

Para não aumentar a quilometragem no odômetro.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
20 dias atrás

Que bons ventos o tragam

Ramiro Lopes Andrade
Ramiro Lopes Andrade
Reply to  Willber Rodrigues
20 dias atrás

Bons mares.

Valdez Oliveira de Araujo
Valdez Oliveira de Araujo
20 dias atrás

Uma pergunta, juro que não tem malícia:
Por que testes na Embraer, a FAB n tem tecnicos capazes? E se a Embraer fosse vendida pra Boeing, como ficaria isso? A SAAB permitiria? Poderíamos fazer esses testes em outro lugar?

Fernando EMB
Fernando EMB
Reply to  Valdez Oliveira de Araujo
20 dias atrás

Seria a mesma coisa, pois a Embraer não seria vendida, e sim sua divisão de aviação comercial.

bit_lascado
bit_lascado
Reply to  Valdez Oliveira de Araujo
20 dias atrás

Porque é a parceira nacional do projeto do Gripen BR, e a empresa que está desenvolvendo o Gripen F a versão biplace do Gripen E.
Boeing e Saab são parceiras no T-7 Red Hawk.

Guilherme Poggio
Reply to  Valdez Oliveira de Araujo
20 dias atrás

Porque é o que está no contrato. Além disso, foi desenvolvido em Gavião Peixoto um centro de ensaios em voo que existe em poucos lugares do mundo.

https://www.aereo.jor.br/2019/11/07/gddn-impulsiona-o-desenvolvimento-do-gripen-e-f-no-brasil/

Last edited 20 dias atrás by Guilherme Poggio
Rommelqe
Rommelqe
Reply to  Valdez Oliveira de Araujo
20 dias atrás

Por que a FAB não é fabricante e o avião ainda está em desenvolvimento.

filipe
filipe
20 dias atrás

Será para o desfile de dia 7 ?

Bueno
Bueno
Reply to  filipe
20 dias atrás

Não da tempo.. se viesse voando sim..
de navio a 30km/h não da amigo

https://www.marinetraffic.com/en/ais/home/shipid:361922/zoom:10

Tomcat
Tomcat
Reply to  Bueno
20 dias atrás

Obrigado Bueno. O que vai ter de gente seguindo esse navio… Acabei de dar uma olhada, hehehe.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Tomcat
20 dias atrás

Tomcat.
Ele estava exatamente onde ?

Tomcat
Tomcat
Reply to  Antonio Palhares
20 dias atrás

Quando vi no canal da Mancha

bit_lascado
bit_lascado
Reply to  filipe
20 dias atrás

Provavelmente para a solenidade do dia de aviação de caça 23/10

Ricardo Rosa Firmino
Ricardo Rosa Firmino
Reply to  bit_lascado
20 dias atrás

Permitame uma correção bit..dia 23/Outubro é comemorado o Dia do Aviador. O dia de comemoração da Aviação de Caça é 22/Abril.

sagaz
sagaz
Reply to  Ricardo Rosa Firmino
20 dias atrás

E pensar que cada “dia de alguma coisa” foi um projeto de lei, que tramitou na câmara e no senado às custas do contribuinte… Até dias cheios de significados como esses citados nos trazem essa infeliz dor no bolso, quanto mais os dias da vassoura, da pamonha, do adestrador de codornas e o que mais os nossos grandes legisladores inventam

bit_lascado
bit_lascado
Reply to  Ricardo Rosa Firmino
19 dias atrás

Grato pela correção

Guilherme Poggio
Reply to  filipe
20 dias atrás

O desfile do dia sete de setembro foi suspenso em razão do COVID-19.

Fernando Garcia
Fernando Garcia
20 dias atrás

Vai matar “nois” de ansiedade.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Fernando Garcia
20 dias atrás

2!!!!!!

Ted
Ted
Reply to  Fernando Garcia
20 dias atrás

Este que está chegando faz parte dos 36 ou é só para ensaios. ?

Guilherme Poggio
Reply to  Ted
20 dias atrás

É o primeiro dos 36 contratados. Não há contrato para uma unidade exclusivamente para ensaios.

Cristiano GR
Cristiano GR
20 dias atrás

Ansiedade igual a de quando se faz uma encomenda e temos de ficar aguardando a entrega.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Cristiano GR
20 dias atrás

2!!!!!!

Frederico Boumann
Frederico Boumann
Reply to  Cristiano GR
20 dias atrás

3!!!!

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Cristiano GR
20 dias atrás

Exatamente.
Cada um de nós é um dos compradores. Pelo menos os que desejam o melhor para o país.
Me lembro muito bem o que estava fazendo quando a decisão de compra foi tomada. Pouco menos de seis anos atrás.

André Marques de Almeida Viana
André Marques de Almeida Viana
20 dias atrás

Só um?

Guilherme Poggio
Reply to  André Marques de Almeida Viana
20 dias atrás

O único que foi fabricado para o Brasil até o momento. Vale lembrar que o cronograma de pagamentos foi “dilatado” e a cadência de produção inicial sofreu com isso.

Salim
Salim
Reply to  Guilherme Poggio
20 dias atrás

agora com desvalorização real em cerca 35% em relação moeda estrangeira vai ficar difícil administrar fluxo financeiro. Triste porem e a realidade, reposição FAAs sera mais demorada do que já e no momento.

Guilherme Poggio
Reply to  Salim
20 dias atrás

Salim, o contrato está em coroas suecas. O mais correto seria analisar a desvalorização do real frente à coroa sueca e não em relação ao dólar ou ao Euro.

Daniel Botura
Daniel Botura
20 dias atrás

Existe data de chegada confirmada…………………….

Tutu
20 dias atrás

É tão bom ver essa notícia, não acompanhei o processo desde o início, só estou atento a isso desde 2013 quando o gripen foi escolhido, porém imagino a felicidade de quem passou pelos F-X, TAPEX, F-X2, o quase F-X2U e o quase F-X3 de 2012.

Tutu
20 dias atrás

Acho que seria interessante no dia que o F-39E chegar os editores postarem novamente a matéria “Pérolas do F-X2”.

Last edited 20 dias atrás by Tutu
Daniel
Daniel
20 dias atrás

Previsão de chegada em Navegantes no dia 16/9.
Alguém poderia confirmar ou corrigir esta informação que li em outro site, por favor?

Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla
20 dias atrás

Acho que seria interessante alguém ? de Santa Catarina , ir lá no porto tirar umas fotos em primeira mão do pássaro sera que dá ?

Welington S.
Welington S.
Reply to  Rodrigo Maçolla
20 dias atrás

Pode ficar tranquilo que fotos é o que não vai faltar pela Internet quando o Gripen chegar ao Brasil.

Ted
Ted
Reply to  Rodrigo Maçolla
19 dias atrás

Um funcionário do porto de navegantes que posta no blog já fez manifestação positiva

Elden
Elden
20 dias atrás

Que show! Muito alegre!

alexandre
alexandre
20 dias atrás

Parabens a todos os envolvidos, é um processo de anos desde FHC, lulas, dilmas, vampirão e Bolsonaro, novas asas pra aviação de caça…é um dia de festa..

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
20 dias atrás

Avião que chega de navio… nem os super tucanos vão desse jeito…

Guilherme Poggio
Reply to  SmokingSnake 🐍
20 dias atrás

Os Gripen anteriores que foram demonstrados no Brasil também vieram por navio. Há matérias aqui no Poder Aéreo sobre isso.

sagaz
sagaz
Reply to  SmokingSnake 🐍
20 dias atrás

Cobra que choraminga, antigamente ela fumava…

Ted
Ted
Reply to  sagaz
20 dias atrás

Esse aí tá mais pra minhoca

Pablo
Pablo
Reply to  SmokingSnake 🐍
20 dias atrás

Leva teu currículo pra saab ou embraer.

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Reply to  Alexandre Galante
20 dias atrás

Se você “envesgar” os “zóio”, da até pra imaginar uma cena de Gripens M dentro do Hangar de um PA da MB… kkkkkkkk

JT8D
JT8D
Reply to  SmokingSnake 🐍
19 dias atrás

Cobra tabagista, você já ouviu falar em Sea Gripen?

Daniel
Daniel
20 dias atrás

Neste momento está no Canal da Mancha, navegando a 10.6 kn.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
20 dias atrás

Emocionante.
Graças a Deus que está evoluindo.
Vai ser bom ver nossa FAB trabalhando com material de tecnologia de ponta.
Uma noticia boa.

Ted
Ted
Reply to  Antonio Palhares
20 dias atrás

O Fx Colombiano deve ter na reta final F16 e Gripen por 16 unidades

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Ted
20 dias atrás

Acho bom.
O que vai mudar é o recheio.

Satyricon
Satyricon
20 dias atrás

Excelente
Dúvidas: essa campanha de testes em solo nacional, será desenvolvida por pessoal nacional (EMB/FAB) ou não (Saab), quer dizer, temos pilotos habilitados no F39?.
Se não me engano, somente um piloto da FAB realizou vôo solo no F39 até o momento.

Ted
Ted
Reply to  Satyricon
20 dias atrás

Capitães Gustavo de Oliveira Pascotto e Ramon Santos Forneas estão na Suécia desde novembro de 2014 em treinamento de piloto de combate.

Guilherme Poggio
Reply to  Ted
20 dias atrás

Não só os pilotos. Existe um enorme time da Embraer que foi até a Suécia para conhecer a forma como a Saab ensaia suas aeronaves. Eles trouxeram esse Know-how para o Brasil e utilizarão, entre outras coisas, para ensaiar o Gripen biposto que já está sendo construído em São Bernardo do Campo.

Salim
Salim
Reply to  Guilherme Poggio
20 dias atrás

Provavelmente gripen biposto by Embraer ira voando quando for fazer apresentações Europa ou venda via Embraer.

RENAN
RENAN
20 dias atrás

Uma nova era começando
Espero que venha o segundo lote

LUCIANO
LUCIANO
20 dias atrás

VOU ME PREPARAR E SAIR DO MATO GROSSO, PARA O DESFILE DE 7 DE SETEMBRO EM BRASILIA 2021 SÓ PARA ASSISTIR O VOO DESSA AERONAVE !!!

José de Souza
José de Souza
Reply to  LUCIANO
20 dias atrás

Melhor ficar em casa…

angelo
angelo
20 dias atrás

Se não furar nenhum pneu do navio, estará em nossas terras dentro do conograma…finalmente.

angelo
angelo
Reply to  angelo
20 dias atrás

Cronograma.

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
20 dias atrás

Moro em São José dos Campos.
Fiquei esperançoso ao saber que irá para a Embraer, pois meu apartamento fica alinhado a pista da empresa.

Más aí veio o balde de água fria dizendo que iria para a unidade Embraer de Gavião Peixoto.

Fernando EMB
Fernando EMB
Reply to  Rogério Loureiro Dhierio
20 dias atrás

Fica triste não. Bem provável que passe por aqui neste período de testes. Digo isso por causa do DCTA.

Guilherme Poggio
Reply to  Fernando EMB
20 dias atrás

Sim, essa possibilidade existe e além disso a aeronave rodará o país como parte dos ensaios. Deverá visitar várias bases aéreas em todo o território nacional.

Rogério Loureiro Dhierio
Rogério Loureiro Dhierio
Reply to  Fernando EMB
20 dias atrás

Sim. Sim. Eu conto com isso e já vou deixar o celular preparado.
Aqui é normal ver Bicudos e AMX subindo e descendo da Embraer.
Semana passada por dois dias consecutivos um Bicudo subiu pela manhã e voltou no final da tarde.

Tucanos nem se fala

Agora…helis tem todo dia e pra todo gosto.

Esquilo
Puma
Blackhawk

Não sei se por conta da AVEX más tem sempre.
E por vezes TB aparecem Super Linx e Caracal da MB.
Raramente más aparecem.

Aqui em SJC tem de tudo.
Já vi até KC-390 aqui.

mazzeo
mazzeo
20 dias atrás

>Zueira mode == ON
>
>Eita que se parar em curitiba com essa greve dos correios só liberam em 2035 !
>Zueira mode == OFF

Welington S.
Welington S.
Reply to  mazzeo
20 dias atrás

Fora o boletinho de milhões para ser pago pra só então liberarem pra entrega hahahahaha

Pablo Maroka
Pablo Maroka
20 dias atrás

Seremos protegidos pelo melhor caça do mundo!

Muito orgulho!

Last edited 20 dias atrás by Pablo Maroka
Welington S.
Welington S.
20 dias atrás

Qual é a velocidade em que o Navio está vindo? Ele possui algum tipo de escolta armada dentro para casos de possíveis ameaças?

JuggerBR
JuggerBR
Reply to  Welington S.
20 dias atrás

Mas os terroristas iam roubar o avião de dentro do navio? Como? Ou explodi-lo? Porque terroristas ou ladrões iam ter esse trabalho todo? É só um Gripen… Se fosse um X-wing…

Ted
Ted
Reply to  JuggerBR
20 dias atrás

Mas se acontecer, pode ter certeza que o sujeito é argentino

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  JuggerBR
18 dias atrás

Não terroristas, piratas, vc aborda o navio e pede resgate.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  JuggerBR
18 dias atrás

Mas lembrando, o navio vem por uma rota que eu acho que é bem tranquila, Atlântico, agora se estivesse do outro lado da África seria um preocupante.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Welington S.
18 dias atrás

Wellington
Eu acho que não precisa, ele esta vindo direto pelo Atlântico.
Se viesse pela Costa oriental da África, ai eu ficaria preocupado.

Solskhaer
Solskhaer
20 dias atrás

Contando os dias para seu desembarque, e as horas pelo sobrevoo aqui no DF. Tenho visão privilegiada para vê-lo!

Solskhaer
Solskhaer
Reply to  Solskhaer
20 dias atrás

Ah, vou ter que ir atrás de um bom binóculo para ver detalhes.
Outra coisa, certeza que haverá uma coluna de fotógrafos especializados da área!

Claudio
Claudio
20 dias atrás

Finalmente alguma coisa boa em ter vindo trabalhar em Matão, Gavião Peixoto é aqui do lado, espero ter o prazer de ver esse bixão voando logo logo por aqui.

alexandre
alexandre
20 dias atrás

novas asas , pros nossos aviadores, e melhor, roda no etanol, ou seja pode treinar a vontade, que o custo de manutenção, é baixo..

Hipólito Brandão Nina
Hipólito Brandão Nina
20 dias atrás

Por que não vem voando?

Ted
Ted
Reply to  Hipólito Brandão Nina
20 dias atrás

Ele pode ter uma pane e cair em cima da sua casa

Salim
Salim
Reply to  Ted
20 dias atrás

Vou comprar capacete novo, mais resistente.

Eric Nunes
Eric Nunes
20 dias atrás

Navio a caminho…vai chegar lá pelo final de setembro com a velocidade que está vindo…

Screenshot_2020-09-02-15-50-16-253_com.trackinglabs.marinetracker.jpg
Leonardo
Leonardo
20 dias atrás

Moro em Navegantes e trabalho na Porto nave, quero ver de pertinho essa belezinha chegando.

Ted
Ted
Reply to  Leonardo
20 dias atrás

Leonardo! Qual a distância do estaleiro Oceana até a pista do aeroporto de navegantes ?

Leonardo
Leonardo
Reply to  Ted
20 dias atrás

20 km, aproximadamente uns 30 minutos.

FABRICIO DE ALMEIDA
FABRICIO DE ALMEIDA
20 dias atrás

Que dia vai chegar ?

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
19 dias atrás

Só a título de informação o Porto de Navegantes fica em frente ao Porto de Itajaí, que fica bem pertinho do estaleiro Oceana, que vai construir as Tamandarés

Elden
Elden
19 dias atrás

Pesquisando no Marine Traffic Ship, o navio já passou pelo Canal da Mancha e se encontra na altura da cidade de Brest – França.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
19 dias atrás

TB Baptista Jr. escreveu uma mensagem muito bonita no seu twitter sobre o translado, além dessa. Pena que não fez parte da matéria.
A la chasse!

Sérgio Luís
Sérgio Luís
19 dias atrás

Pelo geito a camuflagem será em 2 tons de cinza! Em definitivo.

Last edited 19 dias atrás by Sérgio Luís
Ten Murphy
Ten Murphy
19 dias atrás

Por que o Brasil pediu transferência de tecnologia se em caso de guerra e bloqueio de equipamentos o mais crítico não teremos, que são os motores, radares e mísseis? Não seria o caso de conseguir ao menos licensa de fabricação do que não pudermos fabricar? Não interessa se não tem escala, ter 100% de produtos, pessoas e processos em solo nacional é questão de segurança nacional, custe o que custar. Talvez fabricar sob licensa e ao mesmo tempo investir para que o motor da Saab seja desenvolvido até chegar ao nível do GE, além dos mísseis e aviônicos. Parece-me que… Read more »

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Ten Murphy
18 dias atrás

*licença

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Ten Murphy
18 dias atrás

E quem fará o motor? A GE vai fornecer a licença? Quanto custará ao Brasil esse motor?
Quando fui adjunto da gerência do Projeto CL-X (CASA295), na COPAC, em 2009, fui solenemente ignorado pela Pratt&Withney ao solicitar ToT para uma empresa de motores de Lagoa Santa, a fim de revisar os nossos motores dos C-105 Amazonas da FAB. Fácil falar. Combine com a GE.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Rinaldo Nery
18 dias atrás

Ahh. E esse ToT está previsto no contrato de compra das aeronaves.

Ten Murphy
Ten Murphy
Reply to  Rinaldo Nery
17 dias atrás

Qual deles?

Aproveito para agradecer ao senhor pela disposição em responder a cada um aqui, tirando dúvidas, compartilhando experiências, ensinando e disseminando informação boa e útil a nós, independente do nível do interlocutor, que pode ser deduzido pelo uso que o mesmo faz da língua portuguesa, interpretação de textos e lógica. Se mais militares com sua patente e experiência se dispusessem assim, disseminar informação e engajar politicamente a nação, trazendo a defesa para a pauta das eleições, mesas de casa/bar/churrascos/qualquer coisa, fóruns online e universidades seria muito mias fácil e rápido. Muito obrigado, senhor.

Daniel
Daniel
18 dias atrás

Segundo dados de navegação, o navio chegará em Itajaí dia 22.
No momento está entre França e Espanha, navegando a 12,5 nós.

Anotação 2020-09-04 070916.jpg
Elden
Elden
16 dias atrás

O navio já está na altura do estreito de Gibraltar, entrada para o Mediterrâneo.

Daniel
Daniel
Reply to  Elden
14 dias atrás

Sim, agora está a uns 450km a sudoeste de Tenerife, descendo a costa oeste da África.
Pelos meus cálculos, passará na altura de Natal/RN daqui a uma semana (15/9) ainda pela manhã.