A legenda da foto descreve: “ O Smithsonian acaba de divulgar um contrato que sugere que o museu nunca pode admitir que outra aeronave motorizada voou antes do avião dos irmão Wright...!

O vídeo abaixo mostra uma réplica do Flyer dos Irmãos Wright tentando alçar voo sem sucesso, enquanto na segunda parte uma réplica do 14 Bis de Santos Dumont voa graciosamente sem problemas.

Quem seria realmente o Pai da Aviação?

Subscribe
Notify of
guest

120 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Funcionário dos Correios

Que começa as tretas!

Fernando XO

Constam uma foto e algumas informações sobre Santos-Dumont no memorial para os Irmãos Wright na Carolina do Norte, porém apenas como mais um personagem na trajetória da aviação… para eles, os primeiros foram Wilbur e Orville… abraço a todos…

Joao Moita Jr

Já ouvi em muitas discussões com aficcionados de aviação e pilotos aqui nos States sobre um “Brazilian Guy” que voou antes, e melhor do que os Wright Brothers. Inclusive que se ele tivesse ficado de vez aqui, hoje ele levaria mais crédito do que os Wright Brothers.

Last edited 3 anos atrás by Joao Moita Jr
Rinaldo Nery

João, concordo. O erro dos irmãos Wright foi não terem registrado o evento. Nenhuma foto ou filmagem, só algumas ¨testemunhas¨, as quais afirmaram o feito por carta, posteriormente. Porém, depois do feito, venderam a patente ao US Army e, além de fazerem dinheiro, permitiram o desenvolvimento acelerado do invento.Mas, a propaganda yankee foi MUITO mais eficiente e, hoje, são os ¨pais da criança¨. Santos Dumont, apesar de gênio, era um tolo idealista. Não patenteou, não vendeu ou produziu e, em plena Revolução Constitucionalista em SP, suicidou-se num hotel porque utilizaram o avião como arma. Faltou o espírito mercantilista dos protestantes… Read more »

Camaergoer

Olá Cel.Nery. Dummont era rico. E um dândi que frequentava a alta sociedade de Paris. Era amigo de Cartier. Ao contrário dos Write, ele não precisa empreender para enriquecer. A revolução de 32 pode ter sido o gatilho suicídio de Dummont, mas sua morte deve ter sido o resultado de um processo depressivo mais longo. Ele publicou as plantas do Demoiselle. Algumas cartas de Dummont foram publicadas e numa delas ele recomenda ao governo brasileiro criar a aviação militar (tanto para o EB quanto para a MB), portanto fica difícil afirmar que o uso de aviões em guerras seriam o… Read more »

Oiseau de Proie

Foi decorrente de uma série de fatores, sendo o principal o suicídio de sua mãe….

J R

Perfeito, o povo é rápido para usar o veneno quando julga a vida alheia.

Rinaldo Nery

Era um dândi tolo, idealista. Quanto à motivação do suicídio, é o que está escrito em suas inúmeras biografias. Viu, JR?

Joao Moita Jr

Tive vários colegas de farda que partiram daqui justamente pelo suicidio. Realmente triste, muito triste.

Camaergoer

Olá João. De fato é triste. Por isso eu evito julgar essa questão do suicídio. Quem já teve uma experiência perto disso sabe que não dá para julgar.

Antonio Palhares

Nobre Camargo.
Que ele deveria ter registrado o invento. Deveria.

Camaergoer

Olá Antonio. Acho difícil julgar Dummont sobre o que deveria ou não ter feito. Talvez ele devesse ter patenteado a Demoiselle, talvez ele devesse ter organizado investidores e feito uma fábrica de aviões no Brasil, talvez ele devesse ser resistido ao suicídio. A quantidade de bobagens que eu já fiz e deveria ter feito diferente daria para preencher uma bíblia

Antonio Palhares

Tambem respeito. Cada um no seu contexto.

Christyano

Tenho provas robustas deu que o inventor do avião é brasileiro e mineiro. Irei apresentá-las brevemente.

Christyano

Pensando bem vou apresentar agora mesmo: Se o avião não tivesse sido inventado por um brasileiro mineiro a roda não chamaria TREM de pouso.

Cristiano GR

Tive 1 amigo com quem já tinha pouco contato e um conhecido que por depressão fizeram isso. Fica um sentimento de que podíamos ter feito alguma coisa, ou que deixamos de fazer, que podíamos procurar saber como estavam, de conversar e fazê-los mudar a visão.

Maicon Martins

Santos Dumont não se suicidou pq usaram o avião como arma, isso é uma mentira deslavada repetida mil vezes nas escolas por governos oligarcas manipuladores do povo, como “propaganda nacionalista”. Ele estava cagando para o uso do invento como arma, ele na verdade era depressivo e era homossexual e se credita a esses dois elementos o evento do suicídio.

horatio nelson

bom pelo menos podemos afirmar com certeza q o verdadeiro pai da aviação foi bartolomeu de gusmão e seu passarola…e inventor do avião santos dumont ambos da baixada santista.

Antônio Palhares

Verdade.

Joao Moita Jr

Gostei do nome. PassaRola??? Como muda o significado das palavras com o passar do tempo…?

horatio nelson

poisé hj tudo tem duplo sentido kkk

Luiz Trindade

Ridículo a comparação. Mundialmente quem voou e foi evidenciado mundialmente foi o vôo do 14 Bis e ponto. Os irmãos Wright é uma forçação de barra dos EUA para o mundo para dizer que eles foram os primeiros e melhores. Primeiros porém sem evidência qualquer um poderia dizer… Com evidência, volto a dizer foi o 14 Bis e o Santos Dumont é o pai da aviação.

ALEX TIAGO

Luiz do jeito que os  irmãos Wright fizeram serviu para as catapultas dos porta avioes rsrs e desse jeito acredito mais em um planador do que avião.

Wilson

Tem um tipo que possui, o planador motorizado ou motoplanador.(tipo aquelas asas delta motorizadas que vemos nas praias).

nonato

Guiness book só vale se documentado, feito em público…

Jadson Cabral

Pelo amor de deus, quanto ufanismo! Custava estudar um pouquinho??? Vai no Canal Aviões e Músicas e vê o vídeo que o Lito fez contando história.

Argos

Lito faz um vídeo e por isso é verdade!
Essa história vai longe ainda… Se vc acha q fotos “soltas”, catapulta e pouquíssimas testemunhas oculares servem como prova, então os Wright sao os inventores. Se acha que cobertura da mídia e milhares de testemunhas servem como prova, então foi Santos Dumont.

gordo

Devagarzinho os EUA vão nos entubando isso também. Não é difícil achar gente aqui no Brasil que os Wright são os pais da criança, e isso graças principalmente a desenhos animados e filmes. Estamos vivendo na era da pós-verdade.

FERNANDO

Como expliquei na publicação anterior, ambos os irmãos wright e Santos Dumont, são pioneiros da aviação.

Luiz Trindade

Discordo totalmente… O fato evidenciado por observadores internacionais de Paris foi o vôo do 14 Bis e não o vôo dos irmãos Wright. Isso sim é incontestável!

Joao Moita Jr

Imagina você lá na academia, faz um bench press de 500 libras, centenas de pessoas o testemunham, e passa no YouTube.
Depois chego eu e digo que eu levantei 600 libras sozinho em casa, e tenho um amigo que afirma que assim foi.
?

Cristiano GR

E depois a indústria do cinema do teu país e teu governo gostam da idéia e tentam a todo custo te dar crédito.

Argos

É verdade esse “bilete”!

João Augusto

Mas a discussão é quem é o primeiro ou “o mais pioneiro” com melhores resultados. Então sai de cima do muro. Hehehehe

Camaergoer

Ola Fernando. Concordo com você. Dummont, os Write e muitos outros pioneiros contribuíram para o aperfeiçoamento do avião. Contudo, foi SD quem recebeu os dois prêmios oferecidos pelo aeroclube francês para o voo controlado de um balão e pelo voo autosustentado de uma “máquina voadora”;

Antônio Palhares

Este comportamento é próprio deles. Exageram seus feitos. Diminuem dos outros. Tem o cinema para contar uma versão poética e melosa.

José Carlos David

Perfeito.

marcius

“Tem o cinema para contar uma versão poética e melosa.”
Perfeita sua colocação.

Joao Moita Jr

Vamos chamar Spielberg para fazer um filme e acertar as contas de uma vez…?

Antonio Palhares

É ou não é João ?

Roger

Colocando querosene na fogueira:

https://www.youtube.com/watch?v=6rQYM2H6H-Y

ERNANI

Show

Pedro Rocha

Olá senhores! Como já tinha falado no outro tópico esse trambolho dos irmãos Wright é um fazedor de viúvas! Eu acho que um dos irmãos faleceu pilotando um avião deles! O mais importante do voo do 14-Bis foi que devidamente registrado e por mais que o Smithsonian Institution tente o feito dos irmãos Wright não foi oficialmente registrado! Contra fatos não existem argumentos!

Luiz Trindade

Corretíssimo!!!

737-800RJ

Os americanos sempre foram muito bons de propaganda. Mas nessa aí podem forçar a barra e até entortá-la, mas jamais poderão mudar o fato de que Santos Dumont é o pai da criança. Orgulho nacional!

Joao Moita Jr

Assim foi que Thomas Edison roubou-lhe o crédito a Tesla.

Antonio Palhares

Li a respeito disso. O Tesla era o gênio da época. Porém incompreendido.Talvez por ser estrangeiro.
Más, isso é outra história.

Camaergoer

Olá Antonio. O Tesla era uma pessoa difícil também, tanto quanto Edson. Além disso, Tesla acreditava (corretamente) que a corrente alternada era tecnicamente superior á corrente contínua. Por outro lado, Edson tinha todo um planejamento comercial, incluindo muito investimento em patentes e produção de dispositivos em corrente contínua. Eram duas posições irreconciliáveis. Por outro lado, Westinghouse tinha todo o interesse em desenvolver a corrente contínua (exatamente por estar livre dos royalties das patentes de Edson). Quando Tesla passa a desenvolver a eletricidade induzida por campo, ele novamente bate de frente com os interesses comerciais estabelecidos.

Antonio Palhares

Camargo.
É por ai.

Pedro Rocha

Mestre Teropode saudações! Você deve está brincando ou nunca brincou de “soltar” pipa! Se for por essa ótica o “Fly” sim que é uma pipa motorizada que diferente da pipa do Santos-Dumont precisa de uma ajudinha dos amigos para esticar a linha e jogar para cima!

Wilson

Tire o controlável.
O Flyer, principalmente os 3 primeiros, eram muito instáveis tendo uma forte tendencia de abaixar o nariz devido a configuração aerodinâmica, isso não ocorre com o 14 Bis pela capacidade de sustentação das asas e por ter a hélice levemente inclinada para cima, o Flyer só se torna mais seguro para voo depois de 1906.

A primeira pessoa a patentear uma máquina voadora mais pesada do que o ar, propulsada e tudo mais foi William Samuel Heson em 1843.

MÁRIO FILHO

Os aviões da boeing continuam com esse mesmo defeito ” abaixar o nariz ” .

Wilson

Só não fazem isso sem o comando do piloto, como o Flyer faz.

Wilson

O Flyer também era uma pipa e ele não tinha um conceito, ele não era controlável sendo um dos aviões mais instáveis da história.

Jadson Cabral

Como não era controlável??? Em um dos voos os caras ficaram mais de 30 minutos fazendo manobras no ar… O 14-bis decolava, fazia pequenas curvas não muito longe do chão e pousava

igortepe

Mostre as fotos e as filmagens desse feito.
https://www.youtube.com/watch?v=jcHHcbYb4SU

Camaergoer

Caro Jadson. O fato incontestável é que o voo do 14bis ocorreu em um local público, com ampla divulgação, foi registrado em filme e em jornais da época, tanto que ele recebeu o prêmio do aeroclube de Paris. Os Write não. Por outro lado, o Demoiselle foi o precursor de todos os aviões, sendo copiado no mundo todo a partir dos desenhos publicados por S.Dummont.

Wilson

Para conseguirem um avião manobrável eles sacrificaram muito a estabilidade do aparelho, os 3 primeiros tinham uma tendencia perigosa de inclinar o nariz para baixo devido a falta de estabilidade, somente uma pessoa muito experiente conseguiria manter o aparelho no ar.

Olha essa réplica voando:
https://www.youtube.com/watch?v=Jk4ShDw_TAs

Em todos os voos até 1905 somente os irmãos Wright é que pilotavam, foi somente em 1908 que o aparelho apresentou uma maior segurança e nessa época Santos Dumont já tinha criado o primeiro Demoiselle, que foi o melhor aparelho antes da WWI.

Wilson

Tenho um comentário retido em que explico melhor, mas simplificando o Flyer era muito instável, o que o tornava muito perigoso, ele tinha a tendência de inclinar o nariz para baixo constantemente.

Wilson

Para manobras não.
O 14 bis fazia um voo em linha reta de forma sustentada, mas era muito limitado na realização de curvas, diferente do Flyer, só que esse não sustentava um voo em linha reta.

Ambos seguem um caminho diferente, os irmãos Wright primeiro se concentraram em ter um aparelho manobrável e depois buscaram dar estabilidade para ele e Santos Dumont fez um aparelho muito estável, mas pouco manobrável, foi só com o Demoiselle em 1907 que passa-se a ter um aparelho estável e manobrável, permitindo que qualquer pessoa pudesse pilotar diferente dos aparelhos anteriores.

Flanker

Hoje você entra num Boeing no aeroporto, o mesmo é arrastado para uma catapulta e lançado ao ar, pq seus motores não tem força suficiente…..na hora do pouso, ao invés de rodas, o trem de pouso é composto por esquis….aí você pousa e tem que ser arrastado para o terminal……um avião que precisa obrigatoriamente de uma catapulta para decolar e não possui rodas, não pode ser chamado de um avião na forma como conhecemos um avião desde há muito…..e isso não tem nada de ufanismo……o Demoiselle, tb de Dumont, era muuuuito melhor que o 14-bis……mas, foi esse que, por primeiro,… Read more »

Wilson

Não estou forçando nada, os 3 primeiros modelos do Flyer eram muito instáveis, isso se devia a escolha dos Wright te fazer o aparelho mais manobrável em detrimento da estabilidade, o 1 eram tão instável que praticamente não tinha como controlar, os 2 seguintes buscaram resolver esse problema, mas só depois de 1906 é que eles conseguem um aparelho mais estável.

Voar no Flyer seria equivalente a voar no Gripen sem o Fly-By Wire. Não sei qual dos 2, mas somente um deles é que realmente conseguia pilotar o aparelho, ninguém mais conseguia pilotar o Flyer.

Pablo

Esse vídeo me lembrou a abertura dos jogos olímpicos no Brasil, quando na cerimonia botaram o 14 Bis decolando no meio dos atletas. Os americanos ficaram bravinhas rsrsrsrsr

marcius

Vai tentar colocar isso na cabeça dos americanos… rsrsrsr

Santos Dumont foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina, o 14 Bis voou sozinho por conta própria sem nenhuma ajuda. Uma demostração pública de um veículo levantando voo por seus próprios meios, sem a necessidade de uma rampa de lançamento.

O vídeo comprova isso.

Marcelo M

Primeiro voo em 1903 em Kitty hawk mediante o apoio de uma catapulta. Mas em 1906, quando o 14 bis voou, os Flyer já era uma máquina muito mais sofisticada. Capaz de fazer curvas e permanecer muito tempo no ar. Agora, se vocês acreditam no valor da certificação, do tipo que se exige hoje para entrar no livro dos recordes. Então, realmente, o título teria de ir para Santos, exatamente porque os americanos fizeram tudo em segredo, e só levaram sua máquina para o público europeu em 1908, quando inclusive deixaram muito claro que estavam anos luz a frente do… Read more »

Vini

Se estavam anos luz a frente porque não mostraram antes. O pessoal aí esquece que na época havia uma competição de quem ia ser o primeiro sob certos critérios. É a mesma coisa dizer que o primeiro telefone celular nem se parece com um por que nos baseamos agora nos atuais.

Saldanha da Gama

Poderiam apresentar em 1908 até a enterprise de star trek, se esconderam a invenção e a mesma não foi apresentada oficialmente, temos que assimilar que seja verdade? O que foi registrado, documentado e voou seguindo as regras foi o 14-bis…

Marcio

CARROÇA NÃO É CARRO, SENDO ASSIM, O FLYER ERA CARROÇA E O CARRO O 14BIS E ESTEJA DITO.

Thiago

Os vendedores de bicicleta só mostraram seus feitos ao público em 1908, quando o Demoiselle de Santos Dummont já tinha produção em massa.

Andre

No mundo todo, inclusive na China, na Russia e na França os irmão Wright são reconhecidos como pais da aviação.

Talvez o verdadeiro pai da aviação seja o Gustave Whitehead, mas o mundo inteiro está errado e foi o Santos Dumont

Wilson

Irmãos Wright, Alberto Santos Dumont, Clément Ader e outros são chamados de Pai da Aviação.

na França quem é reconhecido como o primeiro a voar atualmente é Clement Ader, que teria voado em 1890.

Wilson Marcos Santos

Salvo engano, na França, onde o voo do 14 Bis ocorreu sob critérios científicos, e acompanhado pelos integrantes das Associações cientificas e aeronáuticas lá existentes, sendo que toda a ciência da época estava centrada em Paris, considera, até por ter registrado, o voo de Santos Dumont como o primeiro de um aparelho mais pesado do que o ar.

Salomon

Devemos todos nos render e homenagear os Wright Brothers, pela invenção do estilingue.

Reginaldo Santana

Com catapulta até pedras voam! Aliás, se me permitem, catapultas foram criadas para fazerem pedras voarem.

Saldanha da Gama

2! e até com catapulta, há uma filmagem que o flyer enfia o bico na poça de água ou lama…

Luiz Trindade

Não foi evidenciado por observadores internacionais por arrogância deles mesmos. O primeiro vôo evidenciado foi o 14 Bis. Agora isso ser a sua opinião cabe aqui o seu direito, mesmo não sendo verdade!

Jadson Cabral

Eu acho que ao invés dos editores apenas plantarem a semente da discórdia deveriam fazer uma matéria com fatos embasados pra tentar acabar de vez com essa história. A opinião das pessoas sobre quem inventou o avião é irrelevante.

Flanker

Se a opinião dos outros é irrelevante, o que vc faz em um blog de debates, em que todos podem expor suas opiniões ?

Camaergoer

Ola´Flanker. Acho que sua opinião sobre esse tema foi relevante.

Andre

Os fatos indicam que a criação do avião, como o definimos hoje, foi um processo, com contribuições de diversas pessoas.

Depende dos parâmetros que cada um escolher para definir o que teria sido o primeiro voo.

Se você for um nacionalista ferrenho ou odiar os americanos, então irá dizer que um avião com auxílio externo na decolagem, não é um avião. Se você tiver nascido em qualquer país que não o Brasil, isso não terá importância.

Joli Le Chat

Uma outra dimensão que podemos analisar é a análise dos frutos de cada inventor no seu país. Os Wright e sua invenção resultaram na aviação mais desenvolvida do mundo. Santos Dumont e sua invenção não tiveram praticamente influência alguma no desenvolvimento da aviação brasileira. Praticamente tudo aqui veio de fora. Nada contra, é só um fato mesmo. Polêmico, né? Patriotadas à parte, o que devemos reconhecer é que essa história de pai da aviação não se segura em pé. A aviação aconteceu por colaboração de vários pioneiros, e não temos nada a ganhar quando tentamos aumentar o valor de um… Read more »

Luiz Trindade

O fato é relevante de se querer reescreve a história. Os EUA foram pioneiros em muitas outras coisas úteis ao mundo e cabe à eles dignamente e de fato o mérito. Ahhhh o 14 Bis não contribuiu em nada a aviação brasileira?!? É outro fato histórico que devemos aprender com ele. Que a aviação deu passos largos nos EUA é fato incontestável mas dae vir se apoderar de um fato histórico por repetição de mentira?!? Assumiu a máxima do ministro de propaganda nazista Joseph Goebels?!? De tanto repetir a mentira ela acaba se tornando verdade?!?

Marcio

Os americanos querem ser donos de tudo, os sabichões, a NASA esta cheia de estrangeiros. A grana fala mais alto.

Wilson

Um detalhe, a industria aeronáutica americana não deve a sua situação atual aos irmãos Wright, eles usaram suas patentes para impedir qualquer outra pessoa de fazer um avião, foi a entrada dos EUA na WWI que derrubou a lei de patentes e com isso outras pessoas como John Curtiss se aproveitaram e venderam para o exército aparelhos superiores aos dos Wright, tanto que a empresa dos irmãos Wright faliu em 1917.

No Brasil a industria aeronáutica não se desenvolveu por falta de condições para tal.

Luiz Trindade

No Brasil a industria aeronáutica não se desenvolveu por falta de condições para tal…
E essa falta de competência continua até hoje!

Thiago

A maior fabricante de aviões do mundo é francesa. Santos Dummont mirou o país de seu pai com suas várias invenções.

Jadson Cabral

O número de dislikes aqui mostra perfeitamente como o brasileiro médio é movido pela emoção, não pela razão. Querem apulso o mérito por algo que não temos. Assim vocês só mancham a Imagem do grande Dumont, que inventou muita coisa, mas não o avião. Ele não precisaria que vocês ficassem mendigando mérito.

Camaergoer

Caro Jadson. Os Write também não inventaram o avião. No outro post, um colega publicou um link da patente deles. O texto da patente descreve alguns aperfeiçoamentos incluídos em uma máquina voadora. Em nenhum momento eles registraram a invenção de uma máquina voadora.

Joao Moita Jr

Não foi Leonardo Davinci que tecnicamente “inventou” o avião?

Camaergoer

Olá João. Creio que foi Ìcaro quem inventou a primeira máquina de voar.

Argos

O desenho dele foi de um
helicóptero

Marcio

QUEM INVENTOU O PRIMEIRO AVIÃO COM MOTOR A COMBUSTÃO FOI SANTO DUMONT E ACABOU, NÃO FOI OS IRMÃO WHIGHT E PONTO FINAL.

Rafael M. F.

Essa polêmica dá sono… Os franceses acham que foi Clement Ader e seu “Avion”. Os americanos acham que foi os Wright Bros. com o seu “Flyer 1”. E os brasileiros acham que foi Santos Dumont com o seu “14bis” Querer atribuir a uma única pessoa a primazia no vôo é idiotice. Qualquer um que acompanhou a história do vôo vai constatar que foi um processo contínuo, com diversas pessoas trabalhando em um mesmo objetivo simultaneamente: Bartolomeu Lourenço de Gusmão, Irmãos Mongolfier, Pilatre de Rozier, Henri Giffard, Ferdinand von Zeppelin, Augusto Severo, Otto Lilienthal, Lawrence Hargrave, Clement Ader, Irmãos Wright, Santos… Read more »

LucianoSR71

Alguns pitacos: – A relação peso/potencia do Flyer I não possibilita o voo após o impulso da catapulta – e ainda não vimos nenhuma réplica conseguir sequer esse ‘voo’ inicial. – O fato aqui não é se os americanos conseguiram apresentar depois de anos desse suposto voo uma aeronave bem projetada, p/ a época, a discussão é sobre se eles realmente fizeram o que alegaram ter feito em 1903. – Invertamos a situação: um brasileiro fez o 1º voo do mundo no litoral nordestino utilizando os ventos e c/ catapulta, não tem nenhum registro fotográfico ou de autoridades reconhecidas, mas… Read more »

Zeca

Durante parte da minha graduação, eu morei em uma pensão onde havia um intercambista francês. Quando eu falei em Santos Dumont, o cara jurou que um francês voou antes do brasileiro. Eu dei tanta atenção, que nem lembro o nome do dito cujo.

Rafael M. F.

O nome do dito-cujo era Clement Ader. Os franceses juram de pés e mãos juntas que foi ele que inventou o avião – a palavra “Avião” deriva do seu aparelho Avion.

bit_lascado

Acho o vídeo um pouco sensacionalista. O Flyer americano voou com motor de Harley, o 14-bis foi documentado e registrado o voo na época, porém esse tem um motor e hélice modernos, apesar do proprietário da réplica ter o motor do modelo original.
https://www.youtube.com/watch?v=HuCImEQK8ok

João Adaime

O primeiro avião comercial do mundo foi o Demoiselle, sendo construído mais de 200 unidades, quer por empresas, quer por particulares. Graças ao fato de Santos Dumont ter publicado o projeto do avião numa revista técnica. Blériot, após ser cumprimentado por Santos Dumont por ter feito o primeiro vôo sobre o canal da Mancha em 1909, assim agradeceu: “Não faço mais que vos seguir e vos imitar. Vosso nome para os aviadores é uma bandeira. Sois o nosso líder”. Isto que Auguste Louis Blériot já havia projetado um avião em 1900. Um elogio deste, partindo de quem é do ramo,… Read more »

Flanker

Respeito sua opinião, mas discordo. Decolar, saindo da inércia por conta própria (sem uma catapulta), voar de forma controlada e pousar tb de forma controlada (com rodas ao invés de esquis). O que mais lembra um avião, da forma como o conhecemos? E Santos Dumont fez isso na frente de centenas de pessoas, com fotos e filmes……mas, essa é uma discussão que nunca terminará.

Flanker

Os comentários tem ficado retidos muito tempo, mesmo. Quanto à discussão, respeito muito suas opiniões e conhecimento. Mas, nesse assunto vamos ficar andando em círculos, hehehe….um abraço.

Argos

Qual a nacionalidade dos autores citados?

Dumont

O tema desperta paixões mas é rico em história, física e conceitos fundamentais para a compreensão da arte de voar. Sugiro aos que se interessam pelo tema a leitura dos artigos do excelente físico Herique Lins de Barros. Em especial esse aqui… http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol7/Num2/v13a04.pdf , coassinado por Mauro Lins de Barros. Muitas pistas sobre o que se passou e que estão nos comentários, são detalhadas no paper. Homenageio o pai da aviação desde o início do PA. Um viva aos precursores do voo sustentado por aparelho mais pesado do que o ar (e que decola por seus próprio meios) e em… Read more »

Franz A. Neeracher

Creio que o verdadeiro pioneiro, foi Agustus Weisskopf, alemão residente nos EUA, onde era chamado de August Whitehead….
Ele teria voado em 1901,bem antes de Santos Dumont ou dos irmãos Wright.
Dèm uma pesquisada na internet, muito interessante a história dele e acima de tudo o porquê dos EUA procurarem esconder esse fato…

Heitor

Sim, e em 1902 ele já usava estruturas de alumínio e motor de 40hp

IBIZ

Pelo que eu sei o projeto dos americanos, além de ter realizado o primeiro voo depois do projeto de Santos-Dumont, precisou de uma catapulta pra ser lançado enquanto o 14-Bis de nosso compatriota decolou, voou e pouso sem auxilio de mecanismos auxiliares externos. A única superioridade do projeto americano foi a propaganda que fizeram o mundo (inclusive muitos brasileiros bajuladores de yankess!) acreditar que foi o primeiro avião.

Bruno Thomaz Mariano

Tanto os Wright como Santos Dumond foram precursores importante na história da aviação e são praticamente da mesma época. O fato de quem foi o primeiro a fazer um voo controlado nesse formato que hoje chamamos de avião é totalmente irrelevante e gera discussões inúteis que nada agregam para a aviação. A diferença clara entre ambos é que no caso dos Wright, seu projeto era de carácter secreto desenvolvido visando o emprego para as forças armadas de seu país. No caso de Santos Dumond, foi um projeto aberto desenvolvido com auxilio de sua universidade e apresentado em Páris no concurso… Read more »

Saldanha da Gama

Qual avião foi realmente documentado, registrado e que seguiu as regras? Uma coisa é construir na época e alçar voo, ou não, outra coisa é construir atualmente para provar que voa, são épocas diferentes, conhecimentos diferentes…

Heitor

Isso está parecendo conversa Pelé x Maradona, Nescau x Toddy… É notável a contribuição de Santos Dumont para a ciência, a aviação e seus princípios. Ele não inventou o relógio de pulso, ele o popularizou, foi um presente de Vergara. Ele teoreticamente inventou a “entrega à domicílio” de alimentos. Dumont foi auto-didata, gênio, mas colocar somente a ele o título de Pai da Aviação é complicado, pois ao vermosnão somente o Wright Flyer I mas o II e o III, vemos um grande avanço, além de terem criado uma empresa em 1909, o que abriu as portas para o desenvolvimento… Read more »

Camaergoer

Caro Heitor. Nescau é melhor que Toddy. Nescau é solúvel tanto em leite frio quanto em leite quete, já o Toddy somente em leite quente. Ovomaltine deve ser colocado por ultimo para manter o crocante.

charles

Srs os irmãos Wright no geral com os seu controles de vôo aerodinâmica de asas e eficiência da hélice foi o mais próximo de um avião moderno o problema todo que eles queriam ganhar dinheiro e escondiam muita coisa.

WillBill

Prezados colegas… creditar esse feito a dois irmãos picaretas que NUNCA apresentaram nada é uma piada de mal gosto… veja essa matéria interessante do Jornal HOra do Povo. https://horadopovo.com.br/irmaos-wright-uma-parelha-de-vigaristas-e-acambarcadores/ Somente no dia 22 de maio de 1908, Wilbur e Orville Wright tentaram patentear o avião como invenção de sua lavra. Esta é a data do pedido que fizeram ao escritório de patentes do governo americano. No entanto, após o vôo pioneiro de Santos-Dumont, em 1906, diziam que seu primeiro vôo de aeroplano tinha sido realizado em dezembro de 1903. os Wright eram verdadeiros fundamentalistas das patentes: em 1904, por exemplo, eles… Read more »

Carvalho2008

Excelente!!!!!!

Edison Castro Durval

O Pai eu não sei, a única coisa que sei é que a nossa réplica funciona, a deles não.???

Cristiano GR

Isso sim é humilhar.

Carvalho2008

Alguem ja percebeu que as torcidas de e de outro, sao díspares intencional e desigual?

Um registrou voos de teste prototipo nas colinas americanas e o outro registrou numa exibição internacional.

Alguem sabe quando os prototipos do 14 bis voaram ou acham que ele foi la sem testar antes?

Wilson

Os testes começaram um julho de 1906.
http://www.cabangu.com.br/pai_da_aviacao/4-14bis/1-simula.htm
https://www.aeroin.net/ha-106-anos-voava-o-14-bis/

Apesar de não tão conhecidas, está bem documentado com fotos os testes antes do voo.

Foto Original de um dos testes:comment image?ssl=1

Restauração da foto anterior:
http://www.cabangu.com.br/pai_da_aviacao/4-14bis/14bismula.jpg

Foto de um dos primeiros testes, com o aparelho ainda com o balão número 14:
http://www.cabangu.com.br/pai_da_aviacao/4-14bis/14-bis_essai02.jpg

Carvalho2008

Excelente!

Thiago Telles

Escreve a história quem tem mais grana. Ou ganha a guerra.

Maicon Martins

Aliás, considerando que a asa-delta é uma aeronave, ainda que desprovida de motor, o “pai da aviação” não é dos EUA, nem do Brasil, e sim muito antes disso, na Espanha, em 852 d.C. por Abbas Ibn Firnas, um árabe.

Denis

Encontrei uma revista em quadrinhos norte-americana antiga, que está em domínio público, a qual traz a história “Pioneer of the Skies”, com o protagonismo de Santos-Dumont como inventor do avião. Apesar de algumas inconsistências históricas, é muito interessante. Quase surtei quando vi, pela primeira vez, os americanos reconhecendo isto. Link para a revista:

https://comicbookplus.com/?dlid=65386