APG-83 SABR

APG-83 SABR

A Força Aérea dos EUA (USAF) está progredindo na integração do radar Northrop Grumman AN/APG-83 (SABR – Scalable Agile Beam Radar) a bordo do Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon, com um contrato de aquisição de radar de US$ 262 milhões anunciado em 28 de fevereiro.

O contrato abrange 15 radares de engenharia, fabricação e desenvolvimento (EMD) e 90 radares de AESA (Radar de Varredura Eletrônica Ativa) de produção, além de equipamentos de suporte e peças de reposição associadas.

O trabalho será realizado em Linthicum Heights, Maryland, e deve ser concluído em dezembro de 2022.

A USAF procura substituir os radares AN/APG-66 e AN/APG-68 de varredura mecânica nos F-16 pela mais recente tecnologia AESA. Desenvolvido como uma solução ‘fit-fit’ para o F-16, o SABR pode ser instalado sem grandes modificações na estrutura da aeronave ou em seus sistemas de energia e refrigeração. Conforme observado pela USAF, o aumento da largura de banda do radar SABR permitiá ao F-16 detectar, rastrear e identificar um número maior de alvos mais rapidamente e a maiores distâncias.

Atualmente, a USAF opera mais de 1.000 aeronaves F-16C/D de configurações dos Blocos 40/42/50/52. O retrofit AESA faz parte de um programa mais amplo de extensão da vida útil (SLEP), envolvendo 350 dos F-16 do serviço para operá-los até 2048 e além (incluídos neste estão 136 aeronaves Blocos 40 a 50 que terão suas asas revisadas). A USAF recebeu seus F-16C/D bloco 40/42 em 1989, com entregas das primeiras aeronaves do bloco 50/52 a partir de 1994.

Instalação do radar SABR no F-16

FONTE: Jane’s

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JuggerBR

Me parece efeito dos atrasos do F-35 a USAF ter que investir em atualização dos F-Teen americanos…

Wellington Rossi Kramer

A USAF não pode trocar todos os aviões ao mesmo tempo. Atualizações sempre ocorrerão.

Ricardo Bigliazzi

Entregue o numero 500 do F-35… acho que a atualização se deve mais com o planejamento estratégico dos americanos em sua defesa. Esses “vetustos” F-16 ainda incomodam muita gente, imagine se sofrerem um up-grade.

Lúcio Sátiro

Simplesmente mais de 1.000 caças F-16 no inventário, isso sem falar de todos os outros modelos disponíveis na Usaf. Só de F-16 dá para superar varias forças aéreas.

nonato

Nos 10 porta aviões deve haver uns 800 F 18.
O F 15 está em lugares como Coreia do Sul, Japão.
Onde estariam os F 16?
A maioria nos Estados Unidos?
Que aviões operam no Alasca? F 22 e o que mais?
Alguém tem uma base do número e distribuição desses aviões?
Só estou achando velhinhos.
E todos os F 16 sem radar AESA ainda.

Leonel Testa

Estao de apé de F16 so 1000 ? rsrsrs

Observador

Não se preocupe, logo também teremos isso de Gripen.
♫♫”Sonho meu, sonho meu”♫♫

Clésio Luiz

Um doce, mais um distintivo irrevogável de “Entusiasta de Aviação Militar: Classe A+”®, para quem disser qual é a aeronave da primeira foto.

Bosco

North American Sabreliner

Clésio Luiz

Teu Google-Fu está em plena forma Bosco.

Na verdade estava esperando algum preguiçoso mal olhar a imagem e dizer que era um F-16.

Bosco

rrsss
Treino muito.

Bosco

Gosto de doce de leite com coco.

Clésio Luiz

Toma aí, bem caprichado:

comment image

Bosco

Vale salientar que a USAF está também adquirindo pods de IRST para o F-16 e F-15.

Roberto

Esses bloco 52 foram capa da revista força aérea , faziam parte do FX 1 se não tô enganado.

Lyw

… E foram parar na Força Aérea do Chile…