USAF compra radares AESA para caças F-16
A Força Aérea dos EUA (USAF) está progredindo na integração do radar Northrop Grumman AN/APG-83 (SABR – Scalable Agile Beam Radar) a bordo do Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon, com um contrato de aquisição de radar de US$ 262 milhões anunciado em 28 de fevereiro.
O contrato abrange 15 radares de engenharia, fabricação e desenvolvimento (EMD) e 90 radares de AESA (Radar de Varredura Eletrônica Ativa) de produção, além de equipamentos de suporte e peças de reposição associadas.
O trabalho será realizado em Linthicum Heights, Maryland, e deve ser concluído em dezembro de 2022.
A USAF procura substituir os radares AN/APG-66 e AN/APG-68 de varredura mecânica nos F-16 pela mais recente tecnologia AESA. Desenvolvido como uma solução ‘fit-fit’ para o F-16, o SABR pode ser instalado sem grandes modificações na estrutura da aeronave ou em seus sistemas de energia e refrigeração. Conforme observado pela USAF, o aumento da largura de banda do radar SABR permitiá ao F-16 detectar, rastrear e identificar um número maior de alvos mais rapidamente e a maiores distâncias.
Atualmente, a USAF opera mais de 1.000 aeronaves F-16C/D de configurações dos Blocos 40/42/50/52. O retrofit AESA faz parte de um programa mais amplo de extensão da vida útil (SLEP), envolvendo 350 dos F-16 do serviço para operá-los até 2048 e além (incluídos neste estão 136 aeronaves Blocos 40 a 50 que terão suas asas revisadas). A USAF recebeu seus F-16C/D bloco 40/42 em 1989, com entregas das primeiras aeronaves do bloco 50/52 a partir de 1994.
FONTE: Jane’s
Me parece efeito dos atrasos do F-35 a USAF ter que investir em atualização dos F-Teen americanos…
A USAF não pode trocar todos os aviões ao mesmo tempo. Atualizações sempre ocorrerão.
Entregue o numero 500 do F-35… acho que a atualização se deve mais com o planejamento estratégico dos americanos em sua defesa. Esses “vetustos” F-16 ainda incomodam muita gente, imagine se sofrerem um up-grade.
Simplesmente mais de 1.000 caças F-16 no inventário, isso sem falar de todos os outros modelos disponíveis na Usaf. Só de F-16 dá para superar varias forças aéreas.
Nos 10 porta aviões deve haver uns 800 F 18.
O F 15 está em lugares como Coreia do Sul, Japão.
Onde estariam os F 16?
A maioria nos Estados Unidos?
Que aviões operam no Alasca? F 22 e o que mais?
Alguém tem uma base do número e distribuição desses aviões?
Só estou achando velhinhos.
E todos os F 16 sem radar AESA ainda.
Estao de apé de F16 so 1000 ? rsrsrs
Não se preocupe, logo também teremos isso de Gripen.
♫♫”Sonho meu, sonho meu”♫♫
Um doce, mais um distintivo irrevogável de “Entusiasta de Aviação Militar: Classe A+”®, para quem disser qual é a aeronave da primeira foto.
North American Sabreliner
Teu Google-Fu está em plena forma Bosco.
Na verdade estava esperando algum preguiçoso mal olhar a imagem e dizer que era um F-16.
rrsss
Treino muito.
Gosto de doce de leite com coco.
Toma aí, bem caprichado:
Vale salientar que a USAF está também adquirindo pods de IRST para o F-16 e F-15.
Esses bloco 52 foram capa da revista força aérea , faziam parte do FX 1 se não tô enganado.
… E foram parar na Força Aérea do Chile…