Su-57

Sukhoi Su-57

Su-57
Sukhoi Su-57

Um avião de caça Su-57 caiu durante um voo de teste em Komsomolsk-on-Amur, a 111 km do aeroporto de origem

MOSCOU, 24 de dezembro/TASS. O caça Su-57 de quinta geração da Rússia caiu na região de Khabarovsk, no Extremo Oriente, devido a uma falha técnica no sistema de controle da aeronave, disseram à TASS duas fontes na indústria de defesa.

“De acordo com as informações preliminares, o acidente ocorreu devido a uma falha no sistema de controle do Su-57”, disse uma das fontes.

Como a outra fonte observou, provavelmente “o controle da cauda falhou”.

A United Aircraft Corporation (UAC) da Rússia informou no dia 24 de dezembro que um avião de caça Su-57 havia caído durante um voo de teste em Komsomolsk-on-Amur, a 111 km do aeroporto de origem. O sistema de emergência da aeronave respondeu no modo normal e o piloto foi ejetado em segurança. Uma comissão especial estabelecerá as causas do acidente, informou a corporação.

Uma fonte nos círculos médicos militares disse à TASS que os médicos examinaram o piloto e não encontraram ferimentos.

Este é o primeiro acidente do caça Su-57 de quinta geração da Rússia.

O Su-57 é um caça multifunção de quinta geração projetado para destruir todos os tipos de alvos aéreos a longas e curtas distâncias e atingir alvos terrestres e navais inimigos, superando suas capacidades de defesa aérea.

O Su-57 voou pela primeira vez em 29 de janeiro de 2010. Comparado aos seus antecessores, o Su-57 combina as funções de um avião de ataque e um avião de caça, enquanto o uso de materiais compostos e tecnologias de inovação. A configuração aerodinâmica garante o baixo nível de assinatura de radar e infravermelho.

O armamento do avião incluirá, em particular, mísseis hipersônicos. O caça de quinta geração foi testado com sucesso em condições de combate na Síria.

FONTE: TASS

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Eduardo Broglio Gasperin

Imagina se tivesse caído na Síria. Será que provocaria corrida pelos destroços???

Pedro

Cuidado, aquele mesmo senhor que lançou o fusca tem uma empresa em seu nome que foi e eh a maior adversaria da Ferrari e ja derrotou ela dezena ou centena de vezes. No fundo o que vc falou eh uma verdade mas por motivos puramente infantis seus.

Jorge F

Não gosto de tecnologia russa… Mas a analogia do Fusca foi 10…

Ricardo Bigliazzi

Não, ele não é um F-22. Pode até ser vendido para a Argélia.

R_cordeiro

Normal em se tratando de um equipamento muito novo com tecnologias ainda em desenvolvimento. Pau que bate em f-35 bate em su-57. Grandes máquinas, enormes desafios.

Denis

A melhor da década, mano!! Ten thumbs up!!!

Flamenguista

Gostei da franqueza do comunicado…..em se tratando de Rússia.,

Ricardo Bigliazzi

Cheirinho de coisa errada… não resisti a piada.

Willber Rodrigues

É um equipamento novo, praticamente um protótipo.
Normal que aconteçam falhas, e que bom que o piloto se salvou sem ferimentos

RENAN

Graças ao piloto vivo será mais fácil entender o ocorrido.
E assim evitar novos problemas

Antunes 1980

De cada 10 notícias divulgadas pela mídia russa, 9 são falsas e 1 com meias verdades.
Provavelmente o problema deve ser bem maior que o noticiado.

Vinicius Momesso

1/9 para à Rússia e 2/8 para os EUA. Empate técnico!!!

Hélio

Você por acaso fala russo para acompanhar a imprensa deles?

Lucianno

Concordo. A Rússia é obscura, ninguém sabe se realmente é o primeiro Su-57 que caiu, provavelmente já caíram outros que não foram noticiados.

Mirade

Não há provas disso é pura especulação sem sentido

Ricardo Bigliazzi

Fico impressionado pelo nível de torcida. O Avião (e os construídos) ainda são meros aviões de pré-produção, é meio duro, mas foram feitos para isso mesmo, testar tudo para que as fraquezas apareçam. O nosso KC390 não andou comprando uns “terrenos” ao final de pistas de pouso.

Menos stress e um Feliz 2020! Pintado de vermelho, pelo jeito.

Jodreski

Nem liga o hobby de quase todo brasileiro é reclamar de tudo e falar mal de alguém ou alguma coisa.

Lucianno

Mas é logico que é mera especulação, o comentário é sobre a total falta de credibilidade do que é noticiado pelos órgãos oficiais russos. N

nonato

Essa notícia da TASS.
O título não corresponde ao teor do texto.
Duas fontes extraoficialmente informaram que o problema seria, provavelmente, o sistema de controle, ou problema na cauda.
Mas uma comissão ainda vai investigar o caso pra identificar a real causa da queda…
Eu chutaria que o avião caiu porque perdeu sustentação…
A força da gravidade foi maior do que a força de sustentação.

Victor Filipe

Mas todo avião cai por perca de sustentação… a questão é descobrir as variáveis que causam isso

Mirade

Bem se ele tivesse sustentação não teria caído isso é óbvio.. Mas qual equipamento ou sensor apresentou defeito isso é o que vai ser verificado durante a investigação.

nonato

O que vírus a ser sistema de controle?
É um nome muito genérico.
Seria um computador central que controla tudo no avião, especialmente a instabilidade produzida pelos canards, quando existem?
Ou seria apenas o sistema que envia os comandos de controle das superfícies móveis (o controle se referiria mais ao movimento de flaps, ailerons, etc e não ao controle central de todas as funções do avião).

Ricardo Bigliazzi

Desde o F-16 (acho até que o F-15 já tinha isso a cinquenta anos atrás) que a grande maioria dos caças opera com com o conceito “fly by wire” onde todos os movimentos do manche são transmitidos às superfícies de controle por fios, e nesse processo existe um computador que auxilia o piloto para que a pilotagem possa acontecer (conceito de instabilidade controlada). Certamente o avião Russo possui essa tecnologia e provavelmente alguma pecinha desse sistema soltou.

Coisas da vida, que acontecem com qualquer protótipo feito nesse planetinha.

Jhon

Porque a crítica? O Gripem em seus testes de vôo caio por falha no sistema Fly by wire , testes e ensaio leva uma aeronave no limite para conhecer suas características, para adequar aos requisitos do projeto! Em toda história acidente acontece, assistam o canal do Lito.

Coutinho

Nesse caso do Gripen eu lí que segundo foi investigado, se o piloto simplesmente tivesse soltado o manche, o sistema teria estabilizado a aeronave. Essa queda ainda não desabona o SU-57. O F-35 já teve uma queda fatal e a produção continua.