Home Aviação de Ataque Primeiro caça Gripen E de série da Força Aérea Sueca entra no...

Primeiro caça Gripen E de série da Força Aérea Sueca entra no programa de testes

6835
33
Saab JAS 39E Gripen 6002, primeiro exemplar de série da Força Aérea Sueca (clique na imagem para ampliar)

O primeiro Gripen E sueco produzido em série está entrando no programa conjunto de verificação e validação, um passo importante para a entrega à Força Aérea Sueca.

Em 20 de dezembro de 2019, a Suécia recebeu o primeiro caça Saab JAS 39E Gripen do país. Esta é a segunda entrega do novo caça Gripen E da Saab de série, o primeiro, 6001, foi entregue à Força Aérea Brasileira.

O Gripen E (39-6002), da Suécia, fez seu primeiro voo em 30 de novembro de 2019. A aeronave de combate agora entregue participará agora do programa de voo conjunto do FMV, Departamento de Materiais das Forças Armadas da Suécia. No total, o programa de voo de teste conta com cinco Gripen E e o caça Gripen NG Demo 39-7.

O 39-6002 foi recebido pelo FMV, pelo ministro da Defesa da Suécia Peter Hultqvist e pelo comandante da Força Aérea sueca, tenente-general Lars-Erik Englund. Do lado da Saab, o CEO Micael Johansson, Marcus Wallenberg, Presidente do Conselho, e Jonas Hjelm, CEO da Saab Aeronautics.

Como esperado, a Saab entregou o primeiro caça Gripen E de série ao Brasil em setembro de 2019. A Saab deve entregar mais caças Gripen E em 2020.

A Suécia encomendou um total de 60 caças Gripen E. A Força Aérea Sueca espera alcançar  IOC do Gripen E ou “Capacidade Operacional Inicial” em 2021.

Os Gripens da Força Aérea Brasileira são designados F-39. O primeiro avião de combate ainda está na Suécia e está participando de um programa de voo de testes. O caça será transportado de avião para o Brasil em 2020. O pedido brasileiro inclui 28 Gripen E monopostos e oito Gripen F bipostos.

Os caças Saab Gripen E/F estão participando do projeto de caça HX da Força Aérea Finlandesa, para substituir os caças multifuncionais F/ A-18 Hornet existentes. O Gripen E visitará a Finlândia no final de janeiro, quando a Força Aérea Finlandesa começará a realizar o HX Challenge, em Pirkkala. Esta será a primeira visita do Gripen E fora da Suécia.

Ministro da Defesa sueco Peter Hultqvist recebe oficialmente o Saab Gripen E 6002
Subscribe
Notify of
guest
33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Samuca cobre
Samuca cobre
10 meses atrás

Parabéns a Saab e parabéns a força aérea da Suécia!!! Logo logo é o nosso…que vai chegar aqui!!!

Paulo Henrique
Paulo Henrique
10 meses atrás

Que pintura linda!!
Espero que os da FAB sejam igualmente belos!!

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Paulo Henrique
10 meses atrás

Concordo plenamente muchacho!!!

Pablo
Pablo
Reply to  Paulo Henrique
10 meses atrás

Acho que a pintura é o que menos importa no momento. Primeiramente acho que temos que nos preocupar com os testes e que nenhuma falha aconteça, depois a entrada em serviço e por fim, pensem em uma pintura!

Corcel
Reply to  Pablo
10 meses atrás

Não é prioridade mas importa sim.

ghutoz
ghutoz
10 meses atrás

como está a agenda do gripen? qual o próximo a ficar pronto e para onde vai?

Jadson Cabral
Jadson Cabral
10 meses atrás

Que camuflagem linda, meus amigos!

Kemen
Kemen
10 meses atrás

Show de avião, belo, eficaz e mortal. Gostei também dessa pintura, não esta mal.

Gabriel
Gabriel
10 meses atrás

O erro da camuflagem brasileira esta no forma, se fosse em reta acho que seria bem mais bonita.

GripenBR
GripenBR
10 meses atrás

Nossa! Que Avião bonito.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  GripenBR
10 meses atrás

belo nome o seu também…..

Antunes 1980
Antunes 1980
10 meses atrás

Este pintura me parece com a do SU-35. Ficou top 🔝

comment image

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Antunes 1980
10 meses atrás

Lembrando que só os prototipos do SU-35/37 receberam essas camuflagens exóticas, tinha uma mais antiga que era tons de deserto tbm, esse teve no Brasil em 2002. Nas Forças aéreas russas eles usam camuflagem bem conservadora cinza.

Hélio
Hélio
10 meses atrás

a fab mandou pra suécia a nossa tinta stealth quero só vê o rcs

Jef2019
Jef2019
10 meses atrás

se existisse a opção de entregar amanha sem pintura ou depois com pintura foleada a ouro, preferiria receber sem pintura…o importante são os armamentos que essa beleza usará, que os testes ocorram sem qualquer problema e a preparação operacional dos pilotos e equipe de apoio para que se possa extrair o maximo dessa bela máquina…certamente o brasil será visto de outro modo quando estas máquinas estiverem em nosso solo…ansioso para a chegada!!! O brasil estará muito bem no aspecto aéreo…e tambem nao gostaria que nossos amxs dessem baixa…o conjunto gripen e amx fariam um belo estrago, mesmo sabendo que os… Read more »

Gilbert
Gilbert
10 meses atrás

Depois da entrega oficial mesmo a FAB aqui no Brasil deveriam adicionar ao contrato a intenção de compra de mais 2 lotes de 36 aeronaves, para dar continuidade no futuro e aumentar capacidade da FAB. Só lembrando intenção de compra não quer dizer que vá comprar mas é um grande passo pavimentando a ideia de compra no futuro, inclusive facilita muito a aprovação perante o governo e políticos.

luiz antonio
luiz antonio
Reply to  Gilbert
10 meses atrás

Também acho, porém, sendo realista, ficará nos 36 mesmo e mais alguns para reposição por atrito ao longo de 20 anos. Infelizmente. Os políticos consomem todo nosso dinheiro e sobra no máximo para o almoço. Não podemos reclamar, pois aceitamos isso.

Zorann
Zorann
Reply to  luiz antonio
10 meses atrás

Olha o tamanho do orçamento da FAB. São os políticos que sustentam 70.000 militares ou a FAB?

Adriano RA
Adriano RA
Reply to  Gilbert
10 meses atrás

Trinta e seis é um número pequeno, sem dúvida, mas fico aqui pensando se vale a pena comprar um lote tão grande, se daqui a apenas 10 anos americanos, europeus e, provavelmente, chineses já estarão encomendando caças de sexta geração. Não subestimo o Gripen E, mas a tecnologia está caminhando tão rapidamente que concordo totalmente com os americanos no sentido de mudar a forma como desenvolvem e compram caças. Lotes menores de novos aviões saindo do forno com mais frequência.

Renato
Renato
Reply to  Adriano RA
10 meses atrás

Adriano,
Nenhum caça de 5ª geração está totalmente 100%.
Só a partir da 2ª ou 3ª geração é que iremos saber realmente o quanto eles podem ser confiäveis.
No momento, acho sim que o melhor para o Brasil é pensar em adquirir um 2º lote de GRIPEN, até porque no próximo lote, os custos de construção dos caças vai diminuir drasticamente por não haver mais o encargo de transferência tecnológica que encarece e muito o produto final.

Heinz Guderian
Heinz Guderian
10 meses atrás

Espetacular essa primeira foto, meu papel de parede do celular está atualizado hehe, lindo!

Top Gun Sea
Top Gun Sea
10 meses atrás

De lado com essa pintura camuflada o novo gripen da Suécia ficou parecendo o Felon o criminoso Su57.

Sérgio Luís
Sérgio Luís
10 meses atrás

Esse radome branco estragou tudo!

Luiz Floriano Alves
Luiz Floriano Alves
Reply to  Sérgio Luís
10 meses atrás

Mais uma bateria de testes. Vamos ficar a ver isso até chegar o primeiro no Brasil para começar nova bateria de testes. Isso que é um programa mal avaliado. Se podemos esperar tantos anos é pq não precisamos deste vetor. Poderíamos ter comprado F16 do deserto do Arizona com o mesmo efeito.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Luiz Floriano Alves
10 meses atrás

Tirar aeronaves do deserto, que terão que ser postas em ordem, tualizadas e que depois de alguns anos de uso, terão que ser modernizadas ou descartadas…

Os Gripen chegarão e tomarão seu lugar na FAB, não precisamos de tampões para enquanto os suecos não chegam , precisamos de substitutos para os Mike, e eles estão sendo feitos e chegarão novos..

Daniel
Daniel
Reply to  Sérgio Luís
10 meses atrás

Na minha opinião, com o radome branco ficou bem legal.

luiz antonio
luiz antonio
10 meses atrás

Se cortarem metade das “mamatas” apenas do Congresso Nacional, poderiamos entrar com pedido firme de mais 100 caças F39 pelos próximos 5 anos para a FAB.

Daniel
Daniel
10 meses atrás

Sei que camuflagem não existe para embelezar caça, mas esta camuflagem ficou show, mais bonita que a do primeiro Gripen da FAB.

Rodrigo M
Rodrigo M
10 meses atrás

O nível dos comentários está excelente… Se resumem a briguinhas sobre pintura de avião. kkk.. Saudades de quando o blog era só para assinantes.

frapal
frapal
Reply to  Rodrigo M
10 meses atrás

Negativo. O blog precisa apenas apagar comentários que estão fora do regulamento.

johnny
johnny
10 meses atrás

esssa pintura funciona mais em ambientes urbanos ja os esquadroes do norte merecem de ter a pintura tradicional verde dos f5s pois irao sobrevoar as matas da amazonia e do interior do pais ja os gripens navais precisam d um tom de azul com cinza cada esquadrao com sua pintura para o habitat natural deles camouflage hehe

frapal
frapal
10 meses atrás

Camuflagem/pintura muito elogiada também pelos europeus segundo pude verificar no site da SAAB.

Morais
Morais
10 meses atrás

Na verdade essa camuflagem replica a padronagem do uniforme de combate, só que com outras cores.Vale lembrar que os militares do exercito e da força aérea sueca usam o mesmo uniforme.