Saab JAS 39E Gripen 6002

Saab JAS 39E Gripen 6002, primeiro exemplar de série da Força Aérea Sueca (clique na imagem para ampliar)

O primeiro Gripen E sueco produzido em série está entrando no programa conjunto de verificação e validação, um passo importante para a entrega à Força Aérea Sueca.

Em 20 de dezembro de 2019, a Suécia recebeu o primeiro caça Saab JAS 39E Gripen do país. Esta é a segunda entrega do novo caça Gripen E da Saab de série, o primeiro, 6001, foi entregue à Força Aérea Brasileira.

O Gripen E (39-6002), da Suécia, fez seu primeiro voo em 30 de novembro de 2019. A aeronave de combate agora entregue participará agora do programa de voo conjunto do FMV, Departamento de Materiais das Forças Armadas da Suécia. No total, o programa de voo de teste conta com cinco Gripen E e o caça Gripen NG Demo 39-7.

O 39-6002 foi recebido pelo FMV, pelo ministro da Defesa da Suécia Peter Hultqvist e pelo comandante da Força Aérea sueca, tenente-general Lars-Erik Englund. Do lado da Saab, o CEO Micael Johansson, Marcus Wallenberg, Presidente do Conselho, e Jonas Hjelm, CEO da Saab Aeronautics.

Como esperado, a Saab entregou o primeiro caça Gripen E de série ao Brasil em setembro de 2019. A Saab deve entregar mais caças Gripen E em 2020.

A Suécia encomendou um total de 60 caças Gripen E. A Força Aérea Sueca espera alcançar  IOC do Gripen E ou “Capacidade Operacional Inicial” em 2021.

Os Gripens da Força Aérea Brasileira são designados F-39. O primeiro avião de combate ainda está na Suécia e está participando de um programa de voo de testes. O caça será transportado de avião para o Brasil em 2020. O pedido brasileiro inclui 28 Gripen E monopostos e oito Gripen F bipostos.

Os caças Saab Gripen E/F estão participando do projeto de caça HX da Força Aérea Finlandesa, para substituir os caças multifuncionais F/ A-18 Hornet existentes. O Gripen E visitará a Finlândia no final de janeiro, quando a Força Aérea Finlandesa começará a realizar o HX Challenge, em Pirkkala. Esta será a primeira visita do Gripen E fora da Suécia.

Ministro da Defesa sueco Peter Hultqvist recebe oficialmente o Saab Gripen E 6002
Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Samuca cobre

Parabéns a Saab e parabéns a força aérea da Suécia!!! Logo logo é o nosso…que vai chegar aqui!!!

Paulo Henrique

Que pintura linda!!
Espero que os da FAB sejam igualmente belos!!

Tomcat4.0

Concordo plenamente muchacho!!!

Pablo

Acho que a pintura é o que menos importa no momento. Primeiramente acho que temos que nos preocupar com os testes e que nenhuma falha aconteça, depois a entrada em serviço e por fim, pensem em uma pintura!

Corcel

Não é prioridade mas importa sim.

ghutoz

como está a agenda do gripen? qual o próximo a ficar pronto e para onde vai?

Jadson Cabral

Que camuflagem linda, meus amigos!

Kemen

Show de avião, belo, eficaz e mortal. Gostei também dessa pintura, não esta mal.

Gabriel

O erro da camuflagem brasileira esta no forma, se fosse em reta acho que seria bem mais bonita.

GripenBR

Nossa! Que Avião bonito.

Saldanha da Gama

belo nome o seu também…..

Antunes 1980

Este pintura me parece com a do SU-35. Ficou top ?

comment image

Space Jockey

Lembrando que só os prototipos do SU-35/37 receberam essas camuflagens exóticas, tinha uma mais antiga que era tons de deserto tbm, esse teve no Brasil em 2002. Nas Forças aéreas russas eles usam camuflagem bem conservadora cinza.

Hélio

a fab mandou pra suécia a nossa tinta stealth quero só vê o rcs

Jef2019

se existisse a opção de entregar amanha sem pintura ou depois com pintura foleada a ouro, preferiria receber sem pintura…o importante são os armamentos que essa beleza usará, que os testes ocorram sem qualquer problema e a preparação operacional dos pilotos e equipe de apoio para que se possa extrair o maximo dessa bela máquina…certamente o brasil será visto de outro modo quando estas máquinas estiverem em nosso solo…ansioso para a chegada!!! O brasil estará muito bem no aspecto aéreo…e tambem nao gostaria que nossos amxs dessem baixa…o conjunto gripen e amx fariam um belo estrago, mesmo sabendo que os… Read more »

Gilbert

Depois da entrega oficial mesmo a FAB aqui no Brasil deveriam adicionar ao contrato a intenção de compra de mais 2 lotes de 36 aeronaves, para dar continuidade no futuro e aumentar capacidade da FAB. Só lembrando intenção de compra não quer dizer que vá comprar mas é um grande passo pavimentando a ideia de compra no futuro, inclusive facilita muito a aprovação perante o governo e políticos.

luiz antonio

Também acho, porém, sendo realista, ficará nos 36 mesmo e mais alguns para reposição por atrito ao longo de 20 anos. Infelizmente. Os políticos consomem todo nosso dinheiro e sobra no máximo para o almoço. Não podemos reclamar, pois aceitamos isso.

Zorann

Olha o tamanho do orçamento da FAB. São os políticos que sustentam 70.000 militares ou a FAB?

Adriano RA

Trinta e seis é um número pequeno, sem dúvida, mas fico aqui pensando se vale a pena comprar um lote tão grande, se daqui a apenas 10 anos americanos, europeus e, provavelmente, chineses já estarão encomendando caças de sexta geração. Não subestimo o Gripen E, mas a tecnologia está caminhando tão rapidamente que concordo totalmente com os americanos no sentido de mudar a forma como desenvolvem e compram caças. Lotes menores de novos aviões saindo do forno com mais frequência.

Renato

Adriano,
Nenhum caça de 5ª geração está totalmente 100%.
Só a partir da 2ª ou 3ª geração é que iremos saber realmente o quanto eles podem ser confiäveis.
No momento, acho sim que o melhor para o Brasil é pensar em adquirir um 2º lote de GRIPEN, até porque no próximo lote, os custos de construção dos caças vai diminuir drasticamente por não haver mais o encargo de transferência tecnológica que encarece e muito o produto final.

Heinz Guderian

Espetacular essa primeira foto, meu papel de parede do celular está atualizado hehe, lindo!

Top Gun Sea

De lado com essa pintura camuflada o novo gripen da Suécia ficou parecendo o Felon o criminoso Su57.

Sérgio Luís

Esse radome branco estragou tudo!

Luiz Floriano Alves

Mais uma bateria de testes. Vamos ficar a ver isso até chegar o primeiro no Brasil para começar nova bateria de testes. Isso que é um programa mal avaliado. Se podemos esperar tantos anos é pq não precisamos deste vetor. Poderíamos ter comprado F16 do deserto do Arizona com o mesmo efeito.

Adriano Madureira

Tirar aeronaves do deserto, que terão que ser postas em ordem, tualizadas e que depois de alguns anos de uso, terão que ser modernizadas ou descartadas…

Os Gripen chegarão e tomarão seu lugar na FAB, não precisamos de tampões para enquanto os suecos não chegam , precisamos de substitutos para os Mike, e eles estão sendo feitos e chegarão novos..

Daniel

Na minha opinião, com o radome branco ficou bem legal.

luiz antonio

Se cortarem metade das “mamatas” apenas do Congresso Nacional, poderiamos entrar com pedido firme de mais 100 caças F39 pelos próximos 5 anos para a FAB.

Daniel

Sei que camuflagem não existe para embelezar caça, mas esta camuflagem ficou show, mais bonita que a do primeiro Gripen da FAB.

Rodrigo M

O nível dos comentários está excelente… Se resumem a briguinhas sobre pintura de avião. kkk.. Saudades de quando o blog era só para assinantes.

frapal

Negativo. O blog precisa apenas apagar comentários que estão fora do regulamento.

johnny

esssa pintura funciona mais em ambientes urbanos ja os esquadroes do norte merecem de ter a pintura tradicional verde dos f5s pois irao sobrevoar as matas da amazonia e do interior do pais ja os gripens navais precisam d um tom de azul com cinza cada esquadrao com sua pintura para o habitat natural deles camouflage hehe

frapal

Camuflagem/pintura muito elogiada também pelos europeus segundo pude verificar no site da SAAB.

Morais

Na verdade essa camuflagem replica a padronagem do uniforme de combate, só que com outras cores.Vale lembrar que os militares do exercito e da força aérea sueca usam o mesmo uniforme.