Satélite CBERS-4A será lançado no dia 20

98

O presidente brasileiro Jair Bolsonaro disse na segunda-feira que o lançamento do satélite sino-brasileiro CBERS-4A, ocorrerá no dia 20 de dezembro a partir da base da cidade chinesa de Taiyuan.

“No dia seguinte, 20, será lançado, da China, o satélite CBERS-4A para diversos fins de vigilância, além do nano-satélite Floripasat. Estabelecido no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), com parte da tecnologia nacional, o CBERS- O 4A faz parte de um acordo de cooperação com a China desde 1988 “, escreveu Bolsonaro no Twitter.

“Floripasat é um cubesat (um projeto padrão de nanossatélites) desenvolvido pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) como parte de suas atividades acadêmicas. O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) ainda está se preparando para lançar satélites do Brasil, entre eles pequenos satélites brasileiros, a partir de 2021 “, acrescentou o presidente.

http://www.cbers.inpe.br/

O CLA, no estado brasileiro do Maranhão (nordeste), é considerado um dos melhores locais para o lançamento de satélites devido à sua proximidade com o equador.

O satélite CBERS-4A, construído em parceria entre o Brasil e a China, chegou em 5 de novembro à base de lançamento de Taiyuan.

A equipe, desenvolvida em conjunto pelo INPE do Brasil e pela Academia Chinesa de Tecnologia Espacial, é o sexto satélite criado pelo Programa CBERS, assinado em 1988 pelos governos dos dois países.

A nova versão do satélite estava programada para realizar 14 voltas por dia em torno do planeta e terá como foco capturar imagens de desmatamento na Amazônia, mapear incêndios e fornecer dados para a agricultura.

“O CBERS-4A estará em uma altitude de órbita mais baixa em relação ao CBERS-4, atualmente em operação, portanto suas imagens serão geradas com uma melhor resolução espacial”, informou o INPE.

O Programa CBERS iniciou, a partir de 2004, uma política de dados abertos, na qual instituições de pesquisa, universidades e empresas privadas se beneficiaram do uso gratuito de imagens de satélite.

“O Programa CBERS, baseado no desenvolvimento de tecnologias espaciais para sensoriamento remoto, vem gerando emprego, novas oportunidades de negócios, inovação e maior lucratividade para empresas que desenvolvem sistemas e subsistemas de satélites ou usam suas imagens para oferecer serviços e produtos ao mercado “, afirmou o INPE.

FONTE: Xinhua

Subscribe
Notify of
guest

98 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Denis

Podem criticar, mas reitero a minha opinião: a China é a única potência mundial que sempre teve interesse em desenvolver (vejam bem: desenvolver!) tecnologia em parceria com o Brasil, principalmente no setor aeroespacial. Não entendo como Bolsonaro afastou-se tanto politicamente da China. Não precisa ser comunista, não, pois não tem futuro (childish mode momentarily turned on); basta saber aproveitar as oportunidades que os chineses têm a nos oferecer, oportunidades estas que os Estados Unidos sempre nos negaram, e até cercearam, tal como o desenvolvimento do VLS. Não é bom de engolir, mas é a realidade dos fatos.

Gabriel BR

Concordo plenamente com o seu comentário

Denis

Obrigado, amigo.

PRAEFECTUS

Denis, o amigo está totalmente enganado. O atual governo ao contrário do que você diz, está sendo extremamente pragmático em se tratando da China. Não abortou nenhuma parceria na área de desenvolvimento conjunto de tecnologia com os chineses. E ao contrário, através de novos projetos conjuntos na área de investimentos em infraestrutura vem incrementando os laços econômicos com nosso maior parceiro comercial hoje. Este governo adota postura pragmática com os chineses,. Desde é claro, que os china não se intrometam em nossos assuntos internos, está tudo bem. Essa é a realidade atual, só não consegue ver isso quem não quer!… Read more »

Wilson

Claro que chutar os bagos dos chineses em cada discurso depois da posse não ajudou muito.

Saldanha da Gama

Concordo, não podemos impor ideologia acima do bem maior, o Brasil. Urge que estejamos abertos a qualquer um que nos beneficie e que não nos imponha entrega de soberania ou riqueza, seja eua, rússia, israel, china, europa…

Matheus

O problema do Bolsonaro é a mesma da esquerda no Brasil hoje.
Ideologia acima de tudo, agora ele tá sentindo na pele de que abanar rabinho pra superpotencia não leva em nada.

francisco Farias

Verdade. O FHC era o maior puxa-saco do Bill Clinton (era apelidado pela esquerda de poodle do Bill) e nunca conseguiu nada de expressivo para o Brasil.

J R

Já normalizou nossa relação com a China, é só ver a visita do Bolsonaro lá, felizmente o presidente abriu os olhos, ou abriram pra ele, da importância da China para o Brasil.

Camargoer

Caro Denis. Desde 2015, o país vem sofrendo uma crise institucional beirando à histeria. A pauta ideológica pode ter duas origens. 1. marcar uma posição na luta ideológica. 2. fé ideológica. No primeiro caso, são tomadas decisões contraditórias, mesmo sabendo que as consequências serão piores que as causas pois nesse modelo a busca é pela narrativa ideológica. No segundo caso, é uma questão de fé que vê na argumentação racional um obstáculo á recompensa mística. Sem qualquer esforço seria possível mencionar várias decisões e declarações que tiveram o objeto apenas de reafirmar uma imagem ideológica. Nesses casos há uma dose… Read more »

Roscia

Como ele se afastou?? Vc esta desatualizado! Caia na realidade! O Presidente Bolsonaro visitou a China, Convido-os para investimentos no Brasil, cujas tratativas já estão sendo realizadas, com investimentos anunciados pelo chineses de mais de 100 bilhões de dólares. Ele nunca foi contra as parcerias com a China, ele sempre foi contra a venda de terras para eles, ou qualquer outros estrangeiros.

Marcelo Machado

Não temos como bancar, por aqui, uma parceria aeroespacial com a China. No quintal dos EUA. O custo político seria insuportável. É uma ilusão achar que isso seria viável. Na melhor das hipóteses poderíamos ensaiar algo do tipo, para conseguir melhor barganha dos yankees.

Antonio Palhares

Denis.
Concordo em gênero, numero e grau. Atualmente é o único país que proporciona lucros ao Brasil. Levar para o viés ideológico é prejudicial aos nossos interesses.

ANTONIO RIBEIRO ARAUJO FILHO

Esqueceu de mencionar a Ucrânia

SmokingSnake ?

E o que fizeram para impedir o desenvolvimento do VLS? Isso não é fato nenhum, é pura teoria da conspiração. Um país que o programa espacial recebe menos verba que o da África do sul, depois não sabem porque dá errado, falam que foi sabotagem. E a parceria nisso é relação ao satélite, mas a China vai lançar em foguete chinês, e você se “esqueceu” que o Brasil fez uma parceria muito mais importante do que essa com a França na construção do satélite SGDC. É bem fácil sim fazer parceria desse tipo em relação a SATÉLITES. Ficam cobrando dos… Read more »

André Macedo

Tem uma reportagem nesse mesmo portal que fala disso, não querem que o dinheiro que o Brasil ganhará com Alcântara seja investido no VLS…

Carlos Campos

Bolsonaro se afastou tanto da China? ele e o Xi já se encontraram 2 vezes, Pau no Guedes já disse que quer um acordo comercial com a China, abriram para Huawei testar 5G e implementar, abriu para empresas chinesas atuarem em infra-estrutura e saneamento, até compra de portos, ou até mesmo fazer… parece que a sua crítica quando analisada com a realidade fica sem sentido, é como reclamar dos latidos de uma vaca.

Defensor da liberdade

Os que detratavam a China por ser comunista antes devem estar cortando os pulsos agora. Ou mudaram a narrativa por que o “mito”, “mico”, disse que era bom kkkkkkkk pobres de intelecto e autonomia.

MMerlin

Modere a empolgação.
O regime “comunista” chines tem como base a economia de mercado, que é o que propicia todo este crescimento que vemos e a propriedade privada é protegida por lei.
Bem diferente do comunismo pregado por Marx.

Sequim

Exato. A “acusação” não era a de que os comunistas queriam acabar com o Brasil, blá,blá,blá,blá? E agora, até o (des)governo Bolsonaro se rende à ajuda da China (Comunista). Haja calmante pra essa turma de acusadores.

MMerlin

Então nos dê dois exemplos de países com condições de comércio, indústria e vivência, satisfatório de países comunistas.
Russia e China não são válidos porque, do comunismos, não sobrou quase nada.

sub urbano

“O Programa CBERS, baseado no desenvolvimento de tecnologias espaciais para sensoriamento remoto, vem gerando emprego, novas oportunidades de negócios” – Tudo no Brasil tem que ser justificado com esse argumento “emprego, dinheiro, etc”… No Brasil o pesquisador, o cientista, o estudioso não é respeitado. Chegamos a tal ponto que temos hoje um presidente que acredita que nosso Planeta é Plano como uma pizza.

Lala Croft

Sem falar, que é totalmente contrário as Universidade Federais ( Veja que uma das parceiras é a UFSC) e já descordou do Inpe e da Nasa.

Roscia

Mais uma besteira! Ele é contra a ideologia esquerdopata que domina as universidades e doutrina, provavelmente, pessoas como vc. Colocando o pais como um dos mais atrasados do mundo na área da educação. Enquanto não mudarmos esses pensamentos retrógrados como o teu, que se recusa a admitir a verdade em detrimento de uma manifesta doutrinação, realmente vamos ficar lendo esses tipos de comentários.

José Machado

Verdade. A cegueira ideológica contaminou ele. ?

Camargoer

Caro Machado… tenho uma frase que repito periodicamente aqui. “a cegueira ideológica não é exclusividade da esquerda”.

EduardoSP

“recusa em admitir a verdade…”
Galileu também se recusava a admitir a verdade.

Camargoer

Olá Roscio. O Brasil não é atrasado na educação. Ele é atrasado na desigualdade social. Essa desigualdade afeta todos os índices médios de bem estar, como educação, saúde, expectativa de vida, mortalidade infantil, etc. Recentemente, foram publicados os resultados do PISA da OCDE e de IDH pela ONU. Há uma relação de causa-efeito bem estabelecida entre essas duas pesquisas. Eu concordo com você que o apego a um discurso ideológico que simplifica os problemas está interditando o diálogo. Por exemplo, existem muitos estudos sobre essa correlação que são ignorados por contestarem o discurso ideológico. Geralmente, o engajado ideologicamente reage com… Read more »

Thiago Aiani

Prezado Camargoer, eu fiquei abismado com o relatório divulgado pela ONU. O Brasil é campeão pelomenos nisso . Melhor, vice-campeão, em desigualdade e concentração de renda. Só perde para um monarquia absolutista e hereditária árabe! Mas por lá o dinheiro gerado pelas reservas de petróleo e gas é tanto e a população tão minúscula que a monarquia pode se dar o luxo de bancar todas as necessidades dos seus súditos, os quais não devem nem se preocupar com imposto de renda( inexistentes). Aqui, o 1% da população detém o 28% da renda nacional! Como diria o Faustão ” Oh Louco!… Read more »

Thiago Aiani

comment image

Thiago Aiani

Irã, Turquia e Egito, não são tecnicamente árabes por etnia , mas os incluo nesse universo cultural por comodidade e ignorância mesmo. Seria talvez mais correto apontar a área geográfica do Oriente médio e seus arredores.

Roscia

Discordo, em parte meu amigo, e essa é uma longa é complexa discussão, por isso vou resumir meu comentário. Não é o atraso social que prejudica a educação, é a educação que agrava as desigualdades sociais, tanto é verdade que a educação que puxou o nosso IDH para baixo, então existe sim um atraso na educação do País, onde a manifestações de ideologias se sobrepõem ao ensino científico, responsável pela elevação do IDH nos países mais desenvolvidos. Outra prova científica se vc quiser se aprofundar, estão nas conclusões de Flávio Comim, coordenador do Relatório de Desenvolvimento Humano Brasileiro, “nações como… Read more »

Camargoer

Caro Roscia. Obrigado pela sugestão de leitura. Vou procurar o relatório. Acho que o maior consenso em educação é ser um tema complexo. A gente vai encontrar bons argumentos para várias hipóteses (o que mostra que as variáveis estão todas correlacionadas). Uma boa educação é o caminho para ascensão social. Claro que é necessário que exista a boa educação disponível. Além disso, é necessário dar acesso à boa educação para quem está excluído. Segundo o IBGE, o filho de pais com nível fundamental incompleto tem apenas 4% de completar o ensino superior, mas o filho de pais com nível superior… Read more »

Ricardo Rosa Firmino

Pior ele acredita que é Presidente..

Luis Fernando Curvo

Pior mesmo, é termos tido eleitores que acreditaram que um pinguço , semi analfabeto, egocêntrico, poderia ser uma boa para o Brasil, a situação econômica que ora atravessamos não é de responsabilidade do atual governo, é ainda levaremos, pelo menos, mais uma dez anos para voltarmos aos indicadores pré crise, pré governos PT, é para os que não se lembram, no 1o ano do Sr. Lulla ele jogou o Brasil num arrocho fenomenal desnecessariamente , eu me lembro bem.

Camargoer

Caro Luiz. Talvez seja momento de prestar atenção no que Krugman, nobel em Economia, vem escrevendo sobre a crise brasileira. Uma recessão típica de um ciclo econômico dura 2 a 3 anos. O país já passou por várias. Por outro lado, a depressão dos últimos anos parece ser a tempestade perfeita, de um crise econômica que leva á uma crise política que amplia a crise econômica. Um pouco de serenidade tende ao menos a mostrar que o momento atual é mais complexo que uma crise fiscal. A soma de pequenos absurdos refletem uma distorção muito maior que ainda confunde quem… Read more »

Luis Fernando Curvo

Concordo contigo, em parte, pois o Brasil durante o (DES) governo petista do Sr. Lulla desdenhou de laços históricos com algumas potências mundiais, tais como EUA, Alemanha, Reino Unido, Japão, e se concentrou em diversificar relações, como com China, França, países da África, além de Cuba, Venezuela, etc… , com exceção de França e China, os outros países estão dando prejuízo (Não pagando as suas dívidas para conosco), perdemos uma chance de ouro de incrementar a nossa economia quando as commodoties estavam em alta, poderíamos estar muito melhores, e incrementado o nosso portfólio de exportações, sem contar as desastradas e… Read more »

Luis Fernando Curvo

Eu respondi a ti, estou aguardando liberação pela trilogia, respondi de forma educada e serena, não sou atuante na área econômica, apenas interessado.

Luis Fernando Curvo

Ainda tenho post preso para liberação, não tem fotos, nem palavreado chupo, será que os administradores poderiam libera-lo ? Caso contrário especificar quais erros cometi . Grato !!!

Luis Fernando Curvo

Chupo = chulo, desculpem o digitador …..

Camargoer

Caro Luis. Acho que a maioria (eu incluído) somos entusiastas e ávidos por aprender. Temos aqui colegas especialistas em diversas áreas (militar, história, ciências, direito, inclusive economia). A construção é coletiva. Expondo ideias, aprendendo com alguns comentários, refletindo sobre outros. Lembro da frase do alienígena “para o alto e avante”.

José Machado

Enriqueça o debate … enumera o PIB ano a ano dos últimos 20 anos. É uma boa pra analisarmos

Luis Fernando Curvo

Isto já foi feito por outros em postagens anteriores, de forma melhor do que poderia fazer, mas quer saber o valor de uma planta ? Olhe seus frutos, no fim , oque vale são os frutos, e neste caso , os frutos do (des) governo de 2002 à 2015/2016 foram muito ruins, salvo raras exceções (caças, prosub, minha casa minha vida, etc…)
Até….

Camargoer

Caro Luis. Já escrevi isso em outra mensagem, mas acho relevante repetir. É legítimo criticar o atual presidente, o atual governador, o atual prefeito. Eles estão exercendo o poder executivo, portanto são eles que respondem pelo governo. A ideia da “herança maldita” é inaceitável porque ela pressupõe que aquele que exerce o poder executivo é isento de responsabilidade pelo presente. A opção para aquele que se assume ser incapaz de governar é a renúncia. O atual governo sempre é responsável pela situação presente pois ele tem as ferramentas e informações para todas decisões. De modo algum isso significa uma varinha… Read more »

Luis Fernando Curvo

Caro Camargoer, concordo discordando, kkkkk, explico, você vai culpar um médico oncologista por não conseguir curar uma pessoa de câncer no pulmão (por exemplo), se o paciente fuma 3 maços de cigarro por dia ??? Há regras e exceções, concordo discordando kkkkkkkk….

Camargoer

Caro Luis. Quem justifica os problemas do presente à uma “herança maldita” também está creditando os sucessos do presente à uma “herança bendita”. É impossível ser seletivo nessa escolha. A responsabilidade do presente é de quem exerce o mandato. Abrir mão do ônus implica abrir mão do bônus, o que significa admitir a própria incompetência para exercer o poder outorgado.

Roscia

Pois é!, pior é vc que acredita que o teu ex presidente é inocente!

Camargoer

Caro Roscia. Acho legítimo criticar o atual presidentes, o atual governador, o atual prefeito. Eles estão exercendo o poder executivo portanto são os responsáveis pelo Estado (o argumento da “herança maldita” é inaceitável). Além disso, o voto é livre e secreto. Qualquer crítica a um colega que tenha como premissa uma escolha eleitoral é irrelevante porque nunca será possível saber qual foi o voto depositado, já que mesmo o voto autodeclarado pode ser uma mentira.

Roscia

Prezado amigo Camargoer, o meu comentário:- Pois é!, pior é vc que acredita que o teu ex presidente é inocente!, foi feito em resposta ao comentário do nosso amigo Ricardo Rosa Firmino que disse:- “Pior ele acredita que é Presidente..” Concordo contigo que a crítica pode ser feita a qualquer político e em qualquer cargo, pois ocupam um cargo em nome do povo e a este devem o cargo ocupado. Mas o comentário do Ricardo não é uma critica é uma manifestação ideológica retrógada, pelo absurdo dessa cínica afirmação. O Presidente não acredita que é Presidente, ele, Bolsonaro, tem certeza,… Read more »

Camargoer

Olá Roscia. Entendo seu ponto de vista e acho que ele pode (e deve) ser aplicado amplamente. Todos os presidentes eleitos devem ser respeitados, qualquer que seja a sua ideologia, visto representaram a decisão democrática daquele momento histórico. Há o indivíduo com seu vícios, defeitos e qualidades; há o político que representa uma visão ideológica de um grupo; e há a figura presidencial que é a representação do país. A figura presidencial deve ser respeitada qualquer que seja a sua visão ideológica (mas é necessário que o político também respeite a figura presidencial que ele desempenha). O indivíduo deve ser… Read more »

Hermes

Lula culpava o FHC por todas as mazelas do país, tanto que virou até bordão na época e teve aquela crítica onde ele em 2015 afirmou que toda a culpa pelas mazelas da nossa educação era da colonização portuguesa. Herança maldita já é desculpa de longo tempo e não foi inventada pelo atual governo, mas a memória sempre é fraca.

J R

Por favor, mostre onde você viu que o presidente é terraplanista.

Camargoer

Caro JR. Metaforicamente.

João Moro

Isso não é uma metáfora, Camargoer. O sub urbano afirmou que ele é e não colocou uma prova da sua afirmação, permitindo que interpretemos o comentário dele como sendo uma afirmação para denegrir a imagem dele sem fundamento.

Camargoer

Caro João. O terraplanismo adquiriu um sentido figurado, metafórico, anticientífico, daquele que ignora o fato preferindo a versão. Acho que nunca encontrei um terraplanista fundamentalista, mas já vi e ouvi muita barbaridade. Tenho parentes criacionistas literais e alunos que rejeitam a Segunda Lei da Termodinâmica. Acho que posso chama-los metaforicamente de terraplanistas. Acho que mais grave foi o ministro do Itamaraty afirmar que nazismo é de esquerda.

João Moro

Sobre o nazismo ser de esquerda ou direita, não há consenso dos historiadores. Então afirmar que ele ignora o fato que o nazismo é de direita não é correto.
Sobre um sentido figurado para “terraplanismo “, creio que não caiba essa afirmação pois a maioria das pessoas não utiliza essa palavra neste sentido. Não vi uma pessoa sequer utilizar esta palavra com este sentido. Ademais, hoje a palavra é intencionalmente usada para denegrir alguém ou diminuir a credibilidade de alguma afirmação. É como se fosse uma ofensa ou dizer que é burro.
Abraço!

Camargoer

Olá João. Já fizemos essa discussão aqui. Talvez se vocÊ ainda tem alguma dúvida sobre o nazismo, acho que você ficará bastante interessado pelos comentários. Inclusive há muitas sugestões de bons livros (eu mesmo comprei vários e já li alguns). Sobre o uso das palavras, se algumas pessoas usam “terraplanismo” com um sentido diferente do literal, então estão fazendo um uso figurado, seja como adjetivo (e ofensivo como “burro”) ou substantivo (como anticientífico, ou aquele que ignora o fato preferindo a versão). Eu gostei muito de um documentário no Netflix sobre terraplanisas. Aborda um ponto de vista bastante humanista.

Edmilson Sanches

O gurú dele,Olavo de Carvalho é terraplanista.

Roscia

Um absurdo desse só pode vir de uma mente doutrinada na escola da esquerda! Ate agora, a pesquisa nunca teve valor nesse país e agora que temos um presidente realmente honesto e responsável com os destinos do pais, que valoriza a ciência e o desenvolvimento entre outras, vem vc e posta uma besteira dessa. Pela primeira vez temos uma pesquisador, uma pessoa experiente no comando do Ministério, um presidente que pela primeira vez na nossa historia, preserva os recursos na área da ciência e tecnologia, e vc acha que ele colocaria um cientista e Astronauta, uma pessoa que viu a… Read more »

EduardoSP

Calma rapaz. Desse jeito tu vais ter um ataque apoplético.

José Machado

Onde que existe politico honesto? Bolsonaro não é o cara dos funcionários fantasmas? Dos parentes no gabinete que não apareciam para trabalhar, que o contador da familia Queiroz recebia o dinheiro PÚBLICO por eles e depositava na conta da primeira dama e sabe onde mais? Do assumido apoiador de milícia que assassina a soldo? Bolsonaro não é o cara que demitiu o diretor do Inpe pra proteger ruralista do desmatamento ilegal? Esquerdaopata? Comunista? Que mundo vc vive véio? Não sei o que poem na tua comida, mas ninguem em sã consciência defende político algum. A proposito, se o satélite vai… Read more »

Zorann

“Tudo no Brasil tem que ser justificado com esse argumento emprego, dinheiro, etc”…

Qual parte de que isto é assim no mundo inteiro, que vc não entendeu? Quem investe em pesquisa espera sempre o retorno de seu investimento, seja em conhecimento, seja em tecnologias que podem gerar/economizar milhões, seja em inovações e novos produtos…

No fim, tudo sempre se resume em dinheiro.

Camargoer

Olá Zorann. Acho que podermos expandir um pouco a ideia. A pesquisa tecnológica e científica são faces de mesma moeda. A diferença é que a pesquisa tecnológica usa ferramentas conhecidas para construir um projeto material e objetivo. A pesquisa científica busca compreender e descrever fenômenos naturais por meio da transformação de uma observação em conhecimento instrumental. Pesquisa tecnológica gera riqueza, pesquisa científica não. Conhecimento científico só gera riqueza quando se torna possível emprega-lo em pesquisa tecnológica.

André Luiz Domingues

Para as pessoas que conseguem articular pensamentos. Análise correta.

Camargoer

Obrigado Andre. O questão sobre pesquisa científica x tecnológica aparece quando durante o debate sobre o financiamento para a pesquisa e sobre a necessidade de avaliar a qualidade dos resultados. Existe um segundo debate ideológico que fica meio escondido e costuma ser substituído pela questão exatas x humanas. Mesmo quando são consideradas as características e as necessidades de cada área, geralmente a discussão perde o sentido com muita facilidade. Esse é um daqueles temas que vale mais a pena ouvir do que falar.

Camargoer

Caro SubUrbano. O problema de uma planeta plano é a impossibilidade de colocar um satélite em órbita. Portanto, satélites são uma impossibilidade retórica. Portanto, gastos com satélites seriam injustificados.

João Moro

Sub urbano , coloco aqui algumas considerações sobre seu comentário: 1º – O Presidente atual nunca disse que acredita na terra plana. Isso é uma FAKE NEWS sua. 2º – Sim, nós devemos gerar divisas, emprego, domínio de novas tecnologias, etc… senão viveremos dependendo e comprando equipamentos militares e satélites de outros países. 3º – O Pesquisador é até respeitado em varias situações porém o maior problema é a falta de investimento em projetos de pesquisa que realmente trarão retorno financeiro para manter e aumentar o financiamento de projetos. Financiamos estudo sobre gênero e atrasamos o projeto de reator nuclear… Read more »

Camargoer

Caro João. Já comentei várias vezes que essa visão sobre a obrigatoriedade de uma pesquisa gerar tecnologia e retorno financeiro pode ser um grande equívoco. Apesar de correlacionadas, a pesquisa tecnológica é diferente da pesquisa científica. A pesquisa tecnológica usa conhecimento consolidado com um objetivo definido (um fuzil, uma medicamento, um compósito, um app, etc). Quase sempre o resultado final tem retorno financeiro. Pesquisa científica tem como objetivo compreender um evento natural observado. Essa compreensão poderá ser usada em uma segunda etapa para um projeto tecnológico, mas esse nunca será o objetivo de uma pesquisa científica. Temas antropológicos, sociológicos, etc,… Read more »

João Moro

Camargoer, levando em conta os conceitos apresentados por você, o Brasil está cheio de pesquisa científicas mas quase vazio de pesquisas tecnológicas. Ou seja, precisamos aumentar as pesquisas tecnológicas. Se form realmente necessário, diminua as científicas e pegue este dinheiro economizado e aplique em tecnológicas.

Camargoer

Caro João. A pesquisa tecnológica precisa ser feita em parceria com o setor privado que tem conhecimento das condicionantes do projeto. O financiamento da pesquisa científica é necessariamente a fundo perdido (já que é incapaz de gerar retorno financeiro). A pesquisa tecnológica, por outro lado, depende do setor privado para colocar o resultado tecnológico no mercado. Quando maior for o estoque de conhecimento científico maior é a probabilidade do setor produtivo identificar oportunidades de pesquisa tecnológica. A redução dos recursos para pesquisa científica prejudicará a pesquisa tecnológica, mesmo existindo recursos disponíveis. A inovação é dependente e subsequente ao avanço científico.… Read more »

Allan Lemos

Deveriam tomar vergonha na cara e desenvolver um lançador próprio para o Brasil.

Vinicius Momesso

Que possa ser convertido facilmente em um ICBM? Não! Não é interesse das grandes potências que consigamos algo do tipo. Afinal, o papel que foi nos dado e ser a “grande fazenda mãe” do mundo, fornecendo alimento a baixo custo para os “grandões” e recebendo “mimos tecnológicos” a preços exorbitantes e achando que somos os “reis da cocada preta.”

Marcelo Danton

E ainda NÃO podemos TER/Almejar a renda necessária para consumir os alimentos que produzimos… NÃO podemos de jeito nenhum tirar a comidinha e segurança alimentar dos europeus, dos russos (briguentos) e dos asiáticos (escravos industriais). Onde já se viu. Competir em poder de comprar com os ricos?! Vamos manter esse povo só com o necessário. Os EUA praticaram uma guerra civil para se livrarem desse estigma de supridores dos Europeus…ou vocês acham que foi para libertar os negros?! Há tempos os EUA lutaram contra os europeus e só ganharam quando da segunda grande guerra, pois a Europa ficou de joelhos… Read more »

João Moro

Parabéns a estes pesquisadores da UFSC. São estes tipos de pesquisas que gerarão novas tecnologias, abrirão novos mercados, gerarão empregos de alta renda e melhorarão a economia do nosso país. Além de aumentar nossa independência de tecnologias aeroespaciais.

João Moro

Ademais, espero que a China não tenha inserido chips ou “portas” no nosso satélite para nos espionar.

Sequim

Verdade. E isso vem ocorrendo desde 1988. Ora, esses vermelhos dos olhinhos puxados…

Camargoer

Ola Sequim. Eles são amarelos mas ficam vermelhos quando estão embriagados.

Vinicius Momesso

Quem deveria desenvolver pesquisas e produzir tecnologia na área é o ITA, no qual foi concebido para isso, não exportar ‘cerebros’ para os outros centros do mundo. Tudo é ao contrário no Brasil!!

Vinicius Momesso

Não existe ninguém na iniciativa privado que possa ou pelo menos mostre enteresse em contribuir com o desenvolvimento de um VLS para o nosso país? Industrias de telecomunicações por exemplo se benefiariam e muito com Isso, pois reduziria bastante o custo com veículos extrangeiros.

Camargoer

Caro Vinícius. No mundo todo a pesquisa espacial tem financiamento público. Geralmente, a participação de empresas privadas prestam serviços para as agências públicas. Considerando o potencial uso militar desse tipo de tecnologia, o uso e fornecimento desse conhecimento é bem restrito.

SmokingSnake ?

Quem vai vigiar mesmo é a China, vê se os chineses aceitam outro país construir um satélite de vigilância para ficar sobre a China.

Alessandro

Quem garante que não foi chipado ou estamos sendo espionados com esse satélite sino-brasileiro??

Carlos Campos

Alessandro, com satélite sem satélite a china espiona a gente, os eua, a frança, o reino unido, a rússia e sabe-se lá quem mais

Camargoer

Caro. Essa semana assisti “Invasores de Corpos” (1978). O problema de estar chipado é que você passa a achar que isso é bom.

MMerlin

Ele se referiu ao satélite.
Alessandro. Entendo a dúvida e é pertinente. Mas aí se faz necessário o acompanhamento e monitoramento por parte dos técnicos brasileiros.
Devido ao objetivo principal não ser para fins militares, no contrato devem existir clausulas de transparência entre as partes, diminuindo assim, riscos de espionagem com os recursos do satélite.
Para fins militares, este tipo de parceria não deveria se aplicar.
Mas se a tecnologia não é dominada, não resta outra alternativa.

Camargoer

Caro MM. De fato, o Alessandro se referia ao satélite e eu falava de um dos meus filmes prediletos. Só depois lembrei do Pepeu Gomes e da Baby Consuelo, que foram chipados por alieníginas embaixo de uma ponte em Recife. Acho que a China já tem acesso á todos o satélite, visto que que ele foi construído junto. Então fico pensando o que eles iriam “chipar” escondido já que eles têm “acesso irrestrito e autorizado”. Então, a dúvida é pertinente mas o contexto evidente.

Abduzidos do iê iê iê

Todo lelé da cuca tem um chip de ET na nuca.

Camargoer

Olá Ab. Terra chamando… o time dos chipados tem Elba Ramalho, Pepeu Gomes, Baby Consuelo e Zé Ramalho (foram os que eu vi admitirem isso em entrevistas gravadas).
Ô, ô seu moço do disco voador
Me leve com você, pra onde você for
Ô, ô seu moço, mas não me deixe aqui
Enquanto eu sei que tem tanta estrela por aí.

Abduzidos do iê iê iê

Todos os satélites são chipados pelos ETs. Tudo que passa neles é transmitido prum centro de controle subterrâneo no sul de MG. Tem uma entrada secreta em São Tomé das Letras e outra em Varginha. Um metrô levitador de alta velocidade liga esse centro de controle a outros dois em Machu Picchu e Roswell.

Alessandro

Pessoal agradeço pelas respostas e até ironias sobre minha indagação, só pra deixar claro, a minha pergunta foi apenas uma PROVOCAÇÃO com os yang boys da China que sempre que podem, acusam que tudo que vem dos EUA é “chipado e espionado”. Apenas quis fazer esse pessoal refletir quando esse tipo de acusação é feita contra os chineses, se esses satélites são realmente chipados independente do país que seja, não tenho como responder, portanto deixo isso para os especialistas.

Camargoer

Olá Alessandro. “A verdade está lá fora”. Um abração.

MMerlin

A algum tempo atrás, bem antes dos vazamentos do wikileaks, os EUA foram envolvidos em um esquema de espionagem relacionada a Motorola, na época líder mundial no setor de telecomunicações e transferência de dados.
A metodologia envolvia a tecnologia GSM, tendo sido colocados, teoricamente a pedido do governo dos EUA, brechas para clonagem de números celulares de modo bem discreto.
A falha realmente existia, mas nunca foi provado o envolvimento do governo americano. Ocorre que a Motorola nunca mais se recuperou de tal falha.

Camargoer

Olá Melin. Eu lembro do Obama comentando que o Serviço Secreto o proibia de ter um iPhone ou iPod. Ele só podia usar um aparelho fornecido pela segurança.

Claudio Moreno
Foxtrot

Está ai uma das poucas (ou quase nenhuma) parceria brasileira na área espacial que deu certo e gerou grande conhecimento tecnológico ao Brasil. Nem mesmo os projetos com a Alemanha tiveram tanto exito. Se o Brasil que tecnologias, esse é o caminho e não comprando produtos acabados como o SGDC e montando localmente por ex empresas nacionais como é feito hoje. Se realmente querem viabilizar Alcântara como centro espacial internacional, porquê não buscam “acordos de salvaguarda tecnológica” com China, Rússia, Índia, Japão? Os grandes lançadores de artefatos espaciais da atualidade. Mas preferiram vender nossa base aos americanos! Agora nosso PEB… Read more »

SmokingSnake ?

Esse cubesat é uma coisa minúscula bem ridícula, a Índia lança dezenas deles de uma vez.

Dr. Telêmaco

Essa notícia é o combo completo para dar um nó na cabeça do novo “cidadão de bem”:
Parceria com os comunistas esquerdopatas;
Projeto de uma universidade pública, ou seja, cultivadores de lavouras de cannabis;
Colocarão objetos em “órbita”…mas não é possível, a terra era o até ontem?!
A que ponto chegamos.

Camargoer

Caro Dr.T. Acho que a realidade nunca foi a preocupação. Basta dizer que parou de ler quando viu a fonte.