Em 8 de novembro de 2019, o SC-105 matrícula 6551 (c/n 181) da a Força Aérea Brasileira (FAB) fez um voo de teste a partir das instalações da Airbus em Sevilha-San Pablo (Espanha).

A aeronave foi notada em seu esquema de cores regularmente desde o final de setembro.

É a segunda aeronave de um pedido subseqüente feita em 2016, com o avião 6550 já tendo sido entregue no verão de 2017 ao 2°/10° GAv (Esquadrão Pelicano) com sede em Campo Grande.

A Força Aérea Brasileira opera dois modelos do C295: o C-105A padrão com 1°/9° GAv em Manaus-Ponta Pelada e 1°/15° GAv em Campo Grande, mais o SC-105 com o mencionado 2°/10° GAv.

No total, foram encomendados 12 C-105As, dos quais uma aeronave foi severamente danificada em fevereiro de 2016.

Quanto à variante SC-105, a FAB operará três aeronaves.

FONTE: Scramble Magazine / FOTO: Jose Rodriguez JJ (JJ Aviation)

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thiago Mibach

Parece que sim… pelo que consta na foto…
Será que os demais SC-105 serão modificados?

Carlos

Boa tarde
Virá com a Sonda Revo e a Aviônica Colilns igual ao Kc – 390 .
ABRAÇOS

entusiasta militar

Na época tinha-se falado em 12 encomendas firmes e mais 04 possiveis depois, mas acho que nao vem nada nao, so as atuais …

Fabio Mayer

Houve a diminuição de uma encomenda, foram 12 entregues, já é o segundo do segundo lote que ainda terá mais um. E, claro, um foi perdido em acidente.

entusiasta militar

tomara … estou pessimista com tantos cortes na defesa

Mario Antoneli Penteado

Alguém sabe dizer o que aconteceu com a aeronave seriamente danificada? Ela voltará a voar?

Jorge Knoll

Gostaria de também saber, ter uma resposta a respeito?

Wagner

Galante, boa noite. Vendo que pessoas negativam um comentario dessa natureza, será que não é hora de se repensar o layout da PA? Abolir essa forma de indicativo like/dislike ? Chego até mesmo propor algum tipo de cadastro para poder servir de filtro ante a tanta bobagem. Acompanho a trilogia há anos e tristemente noto como os comentários passaram de técnicos e enriquecedores para uma grande massa de puro besteirol… Abraço

Felipe Morais

E você acha mesmo Wagner, que uma simples mudança no layout do site vai acabar com a besteirada? Acho a ferramenta de avaliação válida, pois novos frequentadores do site conseguem ter uma ideia de que o que fulano está escrevendo é uma grande besteira. Sempre comentei isso aqui. Antigamente, alguns se passavam por técnicos e, até mesmo, membros das FA’s para tentarem legitimar seus comentários equivocados e/ou mentirosos e/ou mal intencionados. Essa ferramenta teria ajudado que os desavisados identificassem que o escrito não passava de uma besteira. Infelizmente, hoje, pouco temos discussões técnicas aqui. Virou um grande Flaxflu entre a… Read more »

Francisco Herês

Os que mais choram por discussões técnicas são os que mais não tem nada a acrescentar, são os “ispertus” querendo sugar alguma coisa, querem textos técnicos? Pesquisem, ora bolas !!!!! Não gostam de democracia, querem sempre filtrar as opiniões alheias, não conseguem deixar os outros se expressarem livremente, querem censurar, querem dizer o que pode e não pode, são os “çábios”.

QuimicoBR

Obrigado por não ter dito nada. Aqui é um site de divulgação de material militar e não de fotonovelas. Sou civil e aprendi MUITO nesses anos que acompanho a Trilogia vendo comentários como os dos foristas Bosco, Galante, Ozawa, HMS Tireless (que tá meio sumido), Praefectus, etc. Abraço.

frapal

Perfeito o seu comentário Francisco Herês.

C. César

Quem não gosta dos like/dislike são os canhotos porque sempre que eles comentam aqui levam trocentos dislikes nas costas. O pessoal não perdoa besteiras hoje não.

Sequim

Realmente, pra quem dá atenção a likes e deslikes é uma tragédia…

C. César

Falou um dos campeões de deslikes do site. Que bom que vc ¨não dá atenção¨ que a maioria aqui acha que o que vc escreve é pura bobagem ideológica.

Sequim

Campeão de verdade será o meu Mengão, meu caro. De resto, problema de quem pensa ou deixa de pensar.

Camargoer

Olá Carlos. Discordar ou concordar com comentários dos colegas é o menor importante. Talvez o problema seja “negativarem” as perguntas de colegas, principalmente do mais novos e por isso com menos experiência. Há sempre o risco desse colega novato perder seu entusiasmo de participar da Trilogia por imprudência ou impaciência dos mais experientes.

entusiasta militar

concordo contigo Camargoer, infelizmente as pessoas aqui te taxam de esquerdista ou direitista e acabam dando deslike em qualquer comentário/pergunta feita … seja essa correta ou não.

Camargoer

Olá E.M. Acho que cada que comenta aqui na trilogia tem seus amigos e implicâncias; um pouco de paciência, bom-senso e algum senso de humor seria o suficiente para relegar muita coisa.

frapal

Filtro? Cadastro? Isto seria a criação de um Clube do Bolinha, um tipo de censura velada.Não concordo de maneira alguma. total repúdio.

Carlos

Bem Vindo ao Planeta Terra , o Mundo do Contraditório meu Amigo

Marcelo Andrade

Sim Wagner, acompanho desde 2009 e muita gente boa sumiu pois não dá para discutir com pessoas que acho nem são entusiastas, são hatters mesmo! Uma pessoa sumida que eu gostava muito dos comentários era o Cmte Rinaldo Nery. Achei até que ele iria comentar sobre o SC-105 , já que fez parte da Comissão de estudos desta aeronave.

André Luis Santos de Oliveira

Você pode procurar um grupo no facebook, ou criar um grupo pelo Whatsapp, é ai só falaram especialistas no tema, aqui meu caro, o site é publico e informativo para todas idades , acredito que você não compreendeu a ideia do site, no meu tempo, o respeito mútuo se aprende e ou leva para a vida civil e militar, sem aspas, discordar sim mas censurar não, não responder é uma boa opção, mas, o respeito não é uma opção e sim uma obrigação de todos nós cidadãos brasileiros.

Felipe Morais

Ao Francisco, André e outros. Site para vocês ficarem comentando besteira política e ideológico, tem de quilo na internet. Infelizmente, hj, a trilogia virou isso tbm. Ninguém aqui é contra liberdade de expressão. Mas quem acompanha há tempos, percebe que virou a área de comentários do globo.com. Saudades doa tempo onde se tinha bastante aprendizado aqui. Hoje poucos se motivam a continuar comentando. Vejo, de vez em quando, Bosco, Agnelo, Colombelli ainda comentando algo. Saudades das boas discussões, boa parte das vezes exaltadas, mas sempre com argumentos, de caras que sumiram daqui. Oganza, Ivany, Ivan o mapento, Rinaldo Nery, Vader,… Read more »

Marcelo Andrade

Sim, e o primeiro entregue voltará à Airbus para a instalação da sonda e padronização com os dois que já sairão da fábrica com elas. Já pensaram o KC-390 abastecendo essas belezuras?

Grozelha Vitaminada Milani

1 C-105As foi perdido … ok já sabemos onde, como e quando.

Sabemos da canibalização das peças úteis dessa aeronave acidentada …

Foi reposto? Se não, vão repor? Existe ou existia algum tipo de seguro?

Rafael Oliveira

Não tinha seguro (aliás, em regra, aeronaves militares não tem em lugar nenhum), não foi reposto e nem será. O foco é o KC-390.

wwolf22

Quais sensores eletrônicos vem com com a versão SAR??

Rinaldo Nery

FLIR, Radar ELTA, Sistema localizador de PLB (Personal Locator Beacon), sistemas de auto defesa (MAWS, Chaff/flare dispenser). Era pra ser um radar SAR, mas modificaram o requisito (do qual participei em 2009 na COPAC).

wwolf22

Rinaldo,
poderia nos informar a diferença entre os radares?
Referente ao FLIR, ele é o mesmo que a PM de SP utiliza nos Aguias ou há variações?

Clodorencio

Prezado Rinaldo,
Se não me falha a memória, esse radar é de busca maritima (ou estou errado).
Saberia dizer a razão do mesmo ter sido escolhido para equipar uma aeronave que não irá operar apenas sobre o mar?

Rinaldo Nery

Segundo me informou o Presidente da COPAC à época, a ORBISAT não conseguiu cumprir alguns requisitos. Respondendo ao WWOLF22, o FLIR será, salve melhor juízo, o STAR SAFIRE III. Não sei se é o modelo utilizado pela PM SP. Quanto aos radares, o radar ELTA é do mesmo modelo empregado pelos nossos P-3, um radar marítimo, com limitada capacidade InSAR. O radar SAR é um radar de visada lateral, com outras capacidades, inclusive mapeamento com alta resolução. Na banda P, é possível a penetração em folhagens, identificando partes metálicas sob a cobertura vegetal (florestas). O radar ELTA não tem NENHUMA… Read more »

Denis

Pergunta de leigo que quer aprender: quais as diferenças entre ele e o KC-390?

Rinaldo Nery

Um é turbohélice, outro é jato. Um pesa 24 ton, outro 74 ton. Um é aeronave de transporte, outro de Busca e Salvamento.

Marcelo Andrade

Caramba Cmte, escrevi lá em cima que você estava sumido e esta reportagem seria ótima comentada por ti, já que participou no COPAC!!! Apareça mais vezes!!!

Luciano

Boa tarde. Qual unidade faz SAR no NE e com quais meios?

Fernando "Nunão" De Martini

Luciano,

O Esquadrão Falcão, que era baseado em Belém e foi transferido para Natal (Ala 10), tem Busca e Salvamento (SAR) entre as missões que pode realizar com o H-36 Caracal.

http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/31589/REESTRUTURA%C3%87%C3%83O%20-%20Esquadr%C3%A3o%20Falc%C3%A3o%20e%202%C2%BA%20ETA%20passam%20a%20operar%20a%20partir%20de%20Natal%20(RN)

E há o esquadrão Pelicano, baseado em Campo Grande (Ala 5), cuja principal missão é Busca e Salvamento e desloca suas aeronaves para cumpri-la em todo o território nacional, o que inclui o Nordeste.

Luciano

Obrigado pelo pronto esclarecimento, quase um SAR!rsrs

Jundiaí

Muito Bom a FAB precisa desses meios, sem falar que a sociedade ganha também pode ser usado em enventos de crises.

Ita

Quem não gosta de opinião contrária,faz o seguinte: faz um canal no YouTube e desativa os comentário.pronto vc só vai ter a sua opinião ????