Home Aviação Militar Mais um SC-105 da FAB em voo de teste

Mais um SC-105 da FAB em voo de teste

6825
42

Em 8 de novembro de 2019, o SC-105 matrícula 6551 (c/n 181) da a Força Aérea Brasileira (FAB) fez um voo de teste a partir das instalações da Airbus em Sevilha-San Pablo (Espanha).

A aeronave foi notada em seu esquema de cores regularmente desde o final de setembro.

É a segunda aeronave de um pedido subseqüente feita em 2016, com o avião 6550 já tendo sido entregue no verão de 2017 ao 2°/10° GAv (Esquadrão Pelicano) com sede em Campo Grande.

A Força Aérea Brasileira opera dois modelos do C295: o C-105A padrão com 1°/9° GAv em Manaus-Ponta Pelada e 1°/15° GAv em Campo Grande, mais o SC-105 com o mencionado 2°/10° GAv.

No total, foram encomendados 12 C-105As, dos quais uma aeronave foi severamente danificada em fevereiro de 2016.

Quanto à variante SC-105, a FAB operará três aeronaves.

FONTE: Scramble Magazine / FOTO: Jose Rodriguez JJ (JJ Aviation)

42
Deixe um comentário

avatar
9 Comment threads
33 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
28 Comment authors
CamargoerItaentusiasta militarFelipe MoraisAndré Luis Santos de Oliveira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
arcanjo
Visitante

Parece que virá com sonda REVO. Estou certo?

Thiago Mibach
Visitante
Thiago Mibach

Parece que sim… pelo que consta na foto…
Será que os demais SC-105 serão modificados?

Carlos
Visitante
Carlos

Boa tarde
Virá com a Sonda Revo e a Aviônica Colilns igual ao Kc – 390 .
ABRAÇOS

Marcelo Andrade
Visitante
Marcelo Andrade

Sim, e o primeiro entregue voltará à Airbus para a instalação da sonda e padronização com os dois que já sairão da fábrica com elas. Já pensaram o KC-390 abastecendo essas belezuras?

entusiasta militar
Visitante
entusiasta militar

Na época tinha-se falado em 12 encomendas firmes e mais 04 possiveis depois, mas acho que nao vem nada nao, so as atuais …

Fabio Mayer
Visitante
Fabio Mayer

Houve a diminuição de uma encomenda, foram 12 entregues, já é o segundo do segundo lote que ainda terá mais um. E, claro, um foi perdido em acidente.

entusiasta militar
Visitante
entusiasta militar

tomara … estou pessimista com tantos cortes na defesa

Mario Antoneli Penteado
Visitante
Mario Antoneli Penteado

Alguém sabe dizer o que aconteceu com a aeronave seriamente danificada? Ela voltará a voar?

Jorge Knoll
Visitante

Gostaria de também saber, ter uma resposta a respeito?

Grozelha Vitaminada Milani
Visitante
Grozelha Vitaminada Milani

1 C-105As foi perdido … ok já sabemos onde, como e quando.

Sabemos da canibalização das peças úteis dessa aeronave acidentada …

Foi reposto? Se não, vão repor? Existe ou existia algum tipo de seguro?

Rafael Oliveira
Visitante
Rafael Oliveira

Não tinha seguro (aliás, em regra, aeronaves militares não tem em lugar nenhum), não foi reposto e nem será. O foco é o KC-390.

wwolf22
Membro
Noble Member
wwolf22

Quais sensores eletrônicos vem com com a versão SAR??

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

FLIR, Radar ELTA, Sistema localizador de PLB (Personal Locator Beacon), sistemas de auto defesa (MAWS, Chaff/flare dispenser). Era pra ser um radar SAR, mas modificaram o requisito (do qual participei em 2009 na COPAC).

wwolf22
Membro
Noble Member
wwolf22

Rinaldo,
poderia nos informar a diferença entre os radares?
Referente ao FLIR, ele é o mesmo que a PM de SP utiliza nos Aguias ou há variações?

Clodorencio
Visitante
Clodorencio

Prezado Rinaldo,
Se não me falha a memória, esse radar é de busca maritima (ou estou errado).
Saberia dizer a razão do mesmo ter sido escolhido para equipar uma aeronave que não irá operar apenas sobre o mar?

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Segundo me informou o Presidente da COPAC à época, a ORBISAT não conseguiu cumprir alguns requisitos. Respondendo ao WWOLF22, o FLIR será, salve melhor juízo, o STAR SAFIRE III. Não sei se é o modelo utilizado pela PM SP. Quanto aos radares, o radar ELTA é do mesmo modelo empregado pelos nossos P-3, um radar marítimo, com limitada capacidade InSAR. O radar SAR é um radar de visada lateral, com outras capacidades, inclusive mapeamento com alta resolução. Na banda P, é possível a penetração em folhagens, identificando partes metálicas sob a cobertura vegetal (florestas). O radar ELTA não tem NENHUMA… Read more »

Denis
Visitante
Denis

Pergunta de leigo que quer aprender: quais as diferenças entre ele e o KC-390?

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Um é turbohélice, outro é jato. Um pesa 24 ton, outro 74 ton. Um é aeronave de transporte, outro de Busca e Salvamento.

Marcelo Andrade
Visitante
Marcelo Andrade

Caramba Cmte, escrevi lá em cima que você estava sumido e esta reportagem seria ótima comentada por ti, já que participou no COPAC!!! Apareça mais vezes!!!

Luciano
Visitante
Luciano

Boa tarde. Qual unidade faz SAR no NE e com quais meios?

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

Luciano,

O Esquadrão Falcão, que era baseado em Belém e foi transferido para Natal (Ala 10), tem Busca e Salvamento (SAR) entre as missões que pode realizar com o H-36 Caracal.

http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/31589/REESTRUTURA%C3%87%C3%83O%20-%20Esquadr%C3%A3o%20Falc%C3%A3o%20e%202%C2%BA%20ETA%20passam%20a%20operar%20a%20partir%20de%20Natal%20(RN)

E há o esquadrão Pelicano, baseado em Campo Grande (Ala 5), cuja principal missão é Busca e Salvamento e desloca suas aeronaves para cumpri-la em todo o território nacional, o que inclui o Nordeste.

Luciano
Visitante
Luciano

Obrigado pelo pronto esclarecimento, quase um SAR!rsrs

Jundiaí
Visitante
Jundiaí

Muito Bom a FAB precisa desses meios, sem falar que a sociedade ganha também pode ser usado em enventos de crises.

Ita
Visitante
Ita

Quem não gosta de opinião contrária,faz o seguinte: faz um canal no YouTube e desativa os comentário.pronto vc só vai ter a sua opinião 😂😂😂😄