Primeiro Gripen E brasileiro

O primeiro Gripen brasileiro (clique na imagem para ampliar)

A Saab completou hoje um bem-sucedido primeiro voo com o primeiro caça Gripen E Brasileiro. Às 14h41 (horário de Linköping; 9h41, horário de Brasília), em 26 de agosto, o Gripen E, designado 39-6001, decolou em seu voo inaugural, conduzido pelo piloto de testes da Saab, Richard Ljungberg. A aeronave operou a partir do aeródromo da Saab em Linköping, na Suécia.

A duração do voo foi de 65 minutos e incluiu testes de manobrabilidade e qualidade de voo em diferentes altitudes e velocidades. O principal objetivo foi verificar que o comportamento da aeronave estava de acordo com as expectativas.

“Este marco é um legado para a grande parceria entre a Suécia e o Brasil. Menos de cinco anos após a assinatura do contrato, o primeiro Gripen Brasileiro alçou seu primeiro voo”, disse Håkan Buskhe, Presidente e CEO da Saab.

Este é o primeiro Gripen brasileiro produzido e será utilizado como aeronave de testes no programa de ensaios em voo. A principal diferença em comparação com as aeronaves de teste anteriores é que o 39-6001 dispõe de um cockpit com layout totalmente novo, com a tela panorâmica, chamada Wide Area Display (WAD), dois pequenos Head Down Displays (sHDD) e um novo Head Up Display (HUD). Outra relevante diferença é um moderno sistema de controle de voo (do inglês flight control system – FCS) com atualizadas leis de controle para o Gripen E. Ele também inclui pequenas modificações no hardware e no software.

“Como piloto, foi uma grande honra voar o primeiro Gripen E Brasileiro, pois eu sei o quanto isso representa para a Força Aérea Brasileira e todos da Saab e de nossos parceiros brasileiros. O voo foi tranquilo e a aeronave se comportou exatamente como vimos nas bancadas de testes e nos simuladores. Esta também foi a primeira vez que voamos com o Wide Area Display no cockpit e estou feliz em dizer que minhas expectativas foram atendidas”, disse o piloto de testes da Saab, Richard Ljungberg.

A aeronave 39-6001 irá se juntar ao programa de testes comum para futura expansão de envelope, assim como ensaio dos sistemas táticos e sensores.

Na Força Aérea Brasileira, a aeronave será designada como F-39 e terá a matrícula 4100.

DIVULGAÇÃO: Saab

Subscribe
Notify of
guest

273 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alessandro M

Antes que venham as críticas e gente apontando defeitos, só tenho a dizer: QUE COISA LINDA ESSA BANDEIRA.

tony

E jamais sera vermelhaaaaa brother!!!!!!

Paulo V S Maffi

Afff… Vai começar a ladainha novamente… Por acaso, alguém sabe o significado da palavra Brasil? Quando descobrirem vão querer trocar o nome do país também?

Camargoer

Excelente observação. Apenas por curiosidade, o a amarelo representa a Casa dos Habsburgos, origem da primeira Imperatriz.

Camargoer

Ahhh.. o verde representa a casa de Bragança, origem da família de D.Pedro I. O Escudo do Império tinha em seu centro a Cruz da Ordem de Cristo (o mesmo símbolo usado nas caravelas e nos aviões da força aérea de Portugal), que é vermelha, e representava o cristianismo, já que o catolicismo era a religião oficial do império. Espero ter decepcionado alguns.

Carlos Campos

Muito bem Camargoer, geralmente só monarquista sabe disso. mas vc não é, e sabe, legal……

Camargoer

Ola Carlos. Sou republicado por razões iluministas, mas o fato da primeira imperatriz brasileira ter sido uma Habsburgo é fundamental para a compreensão do que foi o Brasil, do que é o Brasil, e do que poderia ter sido o Brasil.

Fernando

Acho que o vermelho que o comentário acima se refere é o vermelho do comunismo/socialismo. Espero ter “desdecepcionado” alguns.

Camargoer

Caro Fernando. Há coisas que nem me decepcionam nem me surpreendem. Apenas flutuam.

Rodrigo Martins Ferreira

Não tendo nada que lembre a origem do Lulla está ótimo

Francisco AMX

kkkkk, verdade…. cara, ao ler teu comentário, e concordar plenamente com ele, quero aproveitar o ensejo e lhe pedir, de coração, desculpas por muitas bobagens e insultos que acometi vossa pessoa: Minhas sinceras desculpas! espero que vc esteja bem, e não deixe de combater, nunca, esta merda vermelha, coisa que eu passava pano…agora não mais!

Mario Junior

Se dependesse dele, teria sido o Rafale, mais caro no preço das aeronaves e no suporte de operação. Até a Índia paralisou o processo de compra, por achar muito caro…

Kemen

Algumas já devem ter tido respingos de sangue nas lutas em defesa pela patria séculos atras.

João

Só se o Brasil voltar a ser uma monarquia, com a bandeira imperial. Ela continha o vermelho, resquício do brasão de armas português.

Camargoer

Olá João. A cruz da ordem de Cristo na bandeira do Império representava o cristianismo.

RENAN

Tony sou meio desligado
De onde se tirou a ideia que a bandeira é vermelha?
Eu aprendi na escola que tem branco, verde, amarelo, azul.
Não tem vermelho, preto, roxa, roxo, cinza, laranja, etc.
Tem ou teve algum projeto de lei para mudar as cores da bandeira?
Por favor me explica

Tomcat4.0

Linda e jamais será vermelha !!!

Saldanha da Gama

Até que poderia ter o encarnado no “Ordem e Progresso” Representando o sangue derramado de todos os heróis que nos honraram, defendendo a pátria mãe Brasil.

Alexandre Esteves

Concordo. Que volte a monarquia, a bandeira imperial, mas se mantenha o lema (divisa) “Ordem e Progresso”.

Leandro Costa

Vai deixar o lema de quem deu golpe na monarquia e a retirou do país? LOL!

Tem coisas que leio que é duro de acreditar heheheh

Saldanha da Gama

Deram um golpe covarde no país e se locupletaram com os bens da realeza

Camargoer

Caro Leandro. Esse é um dos problemas que trazemos com nossa história. O império era tido pela população como referência institucional. A República foi o resultado de um golpe de estado, não de uma revolução burguesa, como ocorreu na França e até mesmo na independência dos EUA. A queda da monarquia ocorre para preservar os privilégios da aristocracia agrária. Mutatis mutanti, o Brasil é o que o sul confederado teria sido caso tivesse conquistados independência

Leandro Costa

Eu nunca tinha me atentado para as similaridades com uma hipotética vitória Confederada, mas é, imagino que seja basicamente isso aí mesmo. Também aproveito para dizer que não sou Monarquista em qualquer sentido, sempre achei que o Poder Moderador era algo importante demais para ser deixado nas mãos de uma pessoa só e sabendo perfeitamente que poderíamos implantar eventualmente o mesmo sistema parlamentarista de outras monarquias Mundo afora, mas veja bem como o sistema dos Três Poderes aqui no Brasil funciona que é uma maravilha também, né? Ou não…

Camargoer

Olá Leandro. Eu também sou republicano por razões ligadas ao iluminismo, ao humanismo e à democracia. Defendo que todos nascem iguais em direitos e que é dever da sociedade garantir isso. O Brasil foi da escravatura para a indústria sem passar pela revolução burguesa. Talvez essa seja dificuldade brasileira de conviver em um regime democrático.

Leandro Costa

Sim, parece que estamos sempre tentando pular etapas de desenvolvimento. Seja social, econômico ou tecnológico e acabamos com ‘uma versão de…’ o que quer que seja.

Falando nisso vou tentar procurar o contrato social que supostamente assinei quando nascer. Deve haver algo de errado nele hehehehe

Camargoer

Olá Leandro. Se achar, mande uma cópia para mim. Acho possível que trocaram as páginas do meu na maternidade.

Helio Eduardo

Perfeito!

Camargoer

Impossível. O lema remete ao positivismo, que é exatamente o contrário do que seria uma monarquia.

Plinio Carvalho

Amigos uma republica é onde o povo é soberano governando o estado por meios de representante, com base nessa afirmação, onde podemos dizer que o brasil realmente foi republicano? na republica onde nos últimos 95 anos apenas 5 presidentes eleitos por votos direto terminaram seus mandatos, ou na monarquia do Imperador Dom Pedro II, onde os 3 poderes funcionavam com a moderação do Imperador, onde o líder supremo seguia a constituição a risca, onde as instituições do estado realmente funcionavam, onde as eleições eram regulares, onde realmente havia estado de direito? eu acredito que o período do segundo reinado foi… Read more »

Camargoer

Ola Plínio. Uma república pode ser uma ditadura ou um estado de exceção. República não é sinônimo de democracia. Uma democracia é caracterizada pela soberania popular, Estado de direito, livre organização política e garantia dos direitos humanos. Eu tenho certeza que o Brasil é uma república. minha dúvida é sobre ser uma democracia.

Leonel Testa

Assino embaixo PLINIO

diegotcardoso

A primeira joia da coroa que será a entrega de todas as aeronaves ao final do programa.

RENAN

Tomcat sabe qual o projeto de lei que tentou mudar a cor da bandeira?
Tem notícias na trilogia falando o motivo de mudar para vermelho?
Não sei de onde sai estas besteira
Deve ser para vender mais
Pois imagino que deve ter 100 milhões de bandeiras do Brasil no mundo.
Se pintar de outra cor vai ter muita gente para comprar bandeira.
Deve ser igual a lei do kit médico no carro
Ou a lei do extintor só para gastar dinheiro

horatio nelson

brasil acima de tudo!

Elias Gomes da silva

Brasil acima de tudo.

Alfredo RCS

Deus acima de todos.

Camargoer

“Deutschland über alles”

Sequim

“Heil Hitler “.

marcelo baptista

“California Über Alles”

Adriano RA

O brasão da FAB em verde-amarelo ficou demais!

Kemen

Sim muito linda! O VERDE representa nossas matas e esta arriscado a ficar sem representação com o passar dos anos. O AMARELO representa o nosso ouro que a tempos grande parte vem sendo extraida ilegalmente e vendido para fora do pais também de forma ilegal, o AZUL representa o nosso céu, onde se viam as estrelas nas grandes cidades e agora só longe delas e, se não houverem queimadas por perto, o Cruzeiro do Sul aliás era bem visivel, agora ocasionalmente. Assim nossos pais foram ensinados na escola primária. Antes das aulas, as turmas ficavam enfileiradas e cantavam o hino… Read more »

Plinio Carvalho

Negativo amigo, o verdadeiro significado do verde é que ele representava a casa dos Bragança, com Dom Pedro I e o amarelo a casa dos Habsburgos, com a Leopoldina, essa historia da mata e do ouro veio depois com a republica tentando legitimar seu regime através de um pesado revisionismo histórico.
olha o link.
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46255976

Kemen

O colega se refere a outra bandeira que não se aplica a bandeira atual, a mudança na simbologia das cores simplesmente não ocorreu, pois era a nova bandeira da pátria com outro significado. O amigo se refere a bandeira imperial (1822 – 1889). Eu me refiro a bandeira atual e o que ela representa.
https://www.hipercultura.com/evolucao-bandeira-do-brasil/

Kemen

Decio Vilares quando desenhou a nova bandeira (atual) inspirou-se na antiga bandeira imperial, mas foi bem claro o que o novo desenho e as cores do seu desenho representavam. Qualquer tentativa de manter a relação com a representação das cores da antiga bandeira é pura distorção.comment image

Wellington Rossi Kramer

Isso é para desvincular o República do Império. As cores são de fato representativas da casa imperial.
A parte ruim da bandeira é o seu mote positivista.

Kemen

As casas de Bragança e a casa de Habsburgo nunca tiveram a representação em côres e sim nos seus escudos que aliás eram de mais de uma côr.

Camargoer

Caro W. A primeira bandeira da república era uma cópia da bandeira dos EUA usando verde e amarelo (feia….). Os republicanos voltaram atrás e trocaram o escudo do império pela representação da posição das estrelas ao redor do cruzeiro do sul em 15 de novembro de 1889 e precisaram introduzir um simbologismo para as cores. O positivismo não é em si algo ruim, já que a ideia era colocar a ciência empírica no lugar da religião e do misticismo com ordem social (fico surpreso ao ouvir autoridades negarem o positivismo ao mesmo tempo que louvam a bandeira. Que coisa esquizofrênica)

Ironcop

Por favor né amigo, todos sabem que nossa bandeira é uma cópia da vigente no Império, o que fizeram foram trocar o brasão do império pela ‘esfera’ da república. https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flag_Regent_Prince_of_Brazil.svg#/media/File:Flag_Regent_Prince_of_Brazil.svg

Kemen

As cores representativas da bandeira Imperial foi inventada por historiadores, pois as côres que representam a casa de Bragança e a casa dos Habsburgos, não tem o menor vínculo.
Muitas cores tem a casa de Bragança, como afirmar que era o verde?
comment image

O mesmo se aplica a casa dos Habsburgos…
comment image

Camargoer

Caro Kemen. Sugiro o artigo “O Brasil: um Estado-nação a ser contruído. O papel dos símbolos nacionais, do Império à República” publicado em 2012 e disponível na internet, onde é mencionado a relação das cores com as famílias Habsburgo e Bragana. Caso você tenha uma referência melhor para sustentar seu ponto de vista, seria uma excelente contribuição para o debate.

General

EXATAMENTE errado como está escrito por você, esse é o correto: “Salve, símbolo AUGUSTO da paz!

Marcio de Oliveira Ferreira

e zero notica do supercuise, vai ser igual o do Rafale, so no manual kkk

Gustavo

o supercruise é para missões ar-ar e alguma configuração leve para ar-terra.

Sagaz

Uma pessoa elogia o símbolo da nação, a bandeira. Depois o que vemos é o de sempre, a lá Mácron começam os chiliques…

Mairton Melo

A arte no leme ficou muuuuuito show. Há outros Gripens que reproduziram algo no mesmo estilo, como esse da República Tcheca no Tiger Meet de 2009:
https://youtu.be/VulfJHDpTdI

André Sávio Craveiro Bueno

Fantástico!!!

Marquês de São Vicente

A pintura ficou braba!

Minuteman

Linda!

Leo

Linda mesmo, poderia ser aplicada definitivamente em todos

Antonio Renato Arantes Cançado

Reta final…Falta pouco, agora…

Douglas Rodrigues

Que mistura na pintura!
Eu temia isso… Mas, talvez seja algo temporário.

Douglas Rodrigues

Pintura promocional, servindo para “introduzir” a pintura pixelizada.
A despeito disso, sensacional o fato de ter voado tanto já e parecer estar bem funcional! Só vem!

Fernando Garcia

Também penso que seria só pra a gente ver como vai ficar. Caso não seja inteiramente pixelizado, vai ficar bizarro.

Fernando Garcia

Do mais, essas imagens de decolagens feitas com celular chegam a ser desrespeitosas dado a importância do momento. Desfocadas, com as distorcidas, o áudio péssimo, um horror. Capricho que fala né.

Ironcop

Essa linda pintura ‘patriota rebelde’ me leva a crer que o verde oliva será deixado de lado…

Mairton Melo

Tecnicamente… a gente usa uns verdes meio diferente do Oliva e que “vareia” de tom de acordo com o local, quando foi pintado, o tempo que o avião fica no sol, entre outros fatores.

Já teve caça da FAB que o verde ficou tipo um verde-lodo-fundo-caixa-dagua, e outros que desbotou tanto que quase virou um cinza rsrs.

De todo modo, esses aviões camuflados da FAB são phod@ de ver em voo (visto de cima pra baixo), ou seja, a camuflagem atual funciona. É feia, mas funciona.

ghutoz

parabéns aos envolvidos!!!

André Sávio Craveiro Bueno

Quanto a pintura, ela deve ter sido pensada para uso antes da entrega à FAB. De qualquer forma não me preocupa quais as cores e o padrão a ser adotada. deixo isso para os profissionais da FAB.

André Sávio Craveiro Bueno

Tomara que a pintura seja toda amarela ou dourada!

André Sávio Craveiro Bueno

Rssssssssssss…

Minuteman

Provavelmente a pintura será toda digital nos outros aviões, talvez só mudem as cores pra cinzas maia claros.

André Bueno

Sim, e ficará muito bom!
O amarelo e dourado foram apenas zoeira com a torcida! rssssssss…

Alexandre Esteves

E tomate que ela seja durável, pois há alguns anos o PAMASP resolveu inovar e a pintura saiu em voo.
A aeronave pousou verde.

nonato

kkkkk…

Camargoer

Olá Alexandre… “tomate” é vermelho (mas entendi que era para ser “Tomara”. Um abração com as mãos sujas de pomarola)

Leandro Costa

Novo papel de parede detected! Com ou sem pintura feia hehehehe

Parabéns à FAB e à SAAB pelo sucesso!

Taso

Já saí salvando a imagem antes mesmo de ler a matéria rs

Dudu

Taso:
Eu também hehe…
Só que fou em outro site ,em que a matéria saiu mais cedo.

Gabriel BR

Estou ansioso para vê-lo na base de Anápolis , agora a tendência é as coisas caminharem mais rápido…os suecos são conhecidos por serem mais do que pontuais.

Firefox

Está ótimo este programa com os suecos! No prazo e com transferência de tecnologia. Tudo nos conformes. Parabéns a FAB (mas a pintura não vai ser esta aquele verde mesmo, vão ver!)

Rafael Damasceno

No dia do meu aniversário, não podia ter ganhado presente melhor!?????

Saldanha da Gama

Parabéns Rafael, aliás, todos nos estamos de parabéns!!!

Daglian

Curioso que mesmo neste primeiro voo o trem de pouso tenha sido recolhido. Talvez a prática de não recolher o trem de pouso no primeiro voo de uma aeronave não seja mais de praxe?

André Sávio Craveiro Bueno

Talvez seja apenas no primeiro voo do tipo e não no primeiro voo de todo exemplar.

João Moro

Eles já testaram o gripen E versão sueca. Pode ser isso.

Valter Sales

Essa aeronave brasileira já é o quarto protótipo do NG

Flanker

Só um detalhe. Esse não é um protótipo. É o primeiro dos 36.

nonato

Se não é protótipo, por que vão ficar dois anos testando?

Leandro Costa

É um protótipo, por enquanto. Depois será convertido no padrão final das aeronaves e juntará às operacionais. Porém, teremos pelo menos mais um protótipo dentro dessas 36 aeronaves.

Black Typhoon

Não é um protótipo e, acredito eu, nem um exemplar de padrão final. Muito provavelmente, este exemplar continuará como avião de teste na Divisão de Ensaios em Voo da FAB de São José dos Campos para experimentar futuros novos sistemas de armas e de bordo

Junior

Acompanho o assunto desde os tempos de Orkut la no início dos anos 2000 e so tenho uma coisa a dizer. FINALMENTE….

Wind

Exatamente! Beira a falta de responsabilidade levar tantos anos para substituir os Mirage! Deveriam ter comprado um tampão, mesmo que usado e em pequena quantidade!

Leandro Costa

E compraram tampão. Os Mirage 2000 heheheheh

Camargoer

Caro Leandro. Perfeito. Eu teria preferido a escolha e aquisição de um esquadrão de F39C/D no segundo mandato de FHC. Os F5E/F teriam sido substituídos pelos Gripen sem a necessidade da modernização (o ambiente BVR teria sido introduzido na FAB pelo F39C), talvez a FAB já estaria hoje com uma centena de caças (nem os jordanianos teriam sido comprados). O Brasil seria o segundo maior operador do Gripen e era muito provável que o F39E estaria sendo desenvolvido em conjunto pelos dois países, como veio ocorrer.

Leandro Costa

Teria sido bom sim. Mas na época, principalmente depois do recebimento do São Paulo, eu realmente estava mais focado no Rafale. Era totalmente Francês, sem componentes externos que pudessem gerar algum embróglio com exportação, já existia uma versão naval, que inclusive foi a primeira à entrar em operação, e já havia feito testes de adequação no então Foch, mesmo que para operação plena necessitassem de ‘alguns’ ajustes que, imaginava eu, poderiam ser feitos ao longo do tempo. Achei que a proposta da SAAB era interessante, porém também acreditava que seria a que poderia dar mais errado. Não apenas em relação… Read more »

Wind

E depois dos Mirage 2000, ficamos com
F5 e AMX! E ainda ficaremos mais 2 anos.

Ironcop

Viúvas de sukhoi dando deslike nos comentários rs

Wess

Verdade! ?

Claudio

Está mais pra viúvas de Rafael e f-18

Bruno M

Verdade Claudio, pois eu não lembro da sukhoi na concorrência e sim o Rafale e F-18 entao são as viúvas da Boeing e dos Rafales !

Kemen

O F-16 também esteve e foi descartado logo no inicio, acho que block 50 ou 52, com pouca transferência dos segredinhos.

Fernando "Nunão" De Martini

O Rafale (da short list de três finalistas) e o Su-35 (da fase inicial, de seis concorrentes) são, por larga margem, os dois maiores “fazedores de viúvas” do F-X2.

Maurício.

Nunão, Rafale e Su-35 e até mesmo o SH são fazedores de viúvas talvez por serem aeronaves superiores ao Gripen, acho isso normal, o Japão é até hoje viúva do F-22 mesmo tendo o F-35.

Fernando "Nunão" De Martini

Maurício, pode até ser para a percepção de parte das “viúvas”, algumas com argumentos técnicos muito válidos, com histórico de discussões bem embasadas, mas muitas outras por torcida mesmo ou por motivos de gosto, beleza, os mais variados. Só que uma grande parte, no caso do Rafale e Su-35, torcia para ambos por pura ideologia, dentro da briga política de fla-flu que só piorou de lá pra cá. Lembro que, no 7 de setembro de 2009 e dias seguintes, quando o então presidente Lula fez o famoso anúncio de que o caça seria o Rafale (sem esperar o final do… Read more »

Maurício.

Nunão, eu sei que existia e ainda existe torcidas apenas por questões ideológicas, lembro bem dos debates da época do F-X2, por isso que no meu comentário eu coloquei um “talvez”, só não acho muito legal esse termo “fazedores de viúvas”, só serve para colocar lenha na fogueira, infelizmente a maioria não gosta de determinado avião apenas porque é de um país x ou y, as questões técnicas quase sempre são deixadas de lado.

Leandro Costa

Concordo e eu sou um dos viúvos do Rafale. Mas eu sabia que qualquer uma das três aeronaves finalistas seria ótimo. Todas são excelentes aeronaves. Confesso que fiquei MUITO surpreso com o nível de parceria com a SAAB e o nível de transferência de tecnologia. Então acho que sou um fã convertido do Gripen.

Camargoer

Olá Leandro. Sempre deixei claro que eu torcia pelo Rafale na FAB por razões emocionais, mas reconheço que o F38E/F é a decisão mais racional (engraçado que eu torcia pelo F39C/D no FX também por ser a escolha mais racional para a FAB).

Valter Sales

Eu sou viúva de F 18SH, mas… estou tremendamente orgulhoso e ansioso para que esses próximos 24 meses passem o mais rápido possível. Que venha o Gripen!!!

Mauro Gardusi

Mas não está errado. Não dizem que é matador de Sukkoi?

Dudu

Ironcop:
Agora temos é o Sukhoi killer eheh

Reginaldo Abelar Borges

Pra mim o Gripen com melhor pintura,espero que ela seja mantida,o Gripen mais bonito do mundo.

Rafael Pinheiro

E, atualmente, o mais avançado.

Rafael Oliveira

Gostei bastante da pintura (claro que a do estabilizador é comemorativa)!
Mas por mim, do ponto de vista puramente estético, poderiam fazer uma versão integralmente nos tons de verde do estabilizador.
Que venham as maquetes com essa pintura para eu comprar!

Bardini

Na boa… asas de uma cor e o resto da aeronave de outra não funciona. Parece que montaram errado, rsrsrsr.

Fernando Garcia

Penso que será inteiro pixelizado e essa foi só pra a gente ver como vai ficar. Do contrário, bizarro.

Bardini

Tomara. Ou todo cinza ou todo pixelizado.

Rafael Cordeiro

Cara eu pensei nessa mesma linha: Será que pegaram emprestado as asas de algum “E” Sueco? Acredito que ficaria bem mais bonito o pixelado na fuselagem central também. Mas esse é só o primeiro modelo, veremos como os próximos sairão da linha de montagem.

De toda forma, belíssima aeronave e como aguardei por esse momento!

Bardini

“De toda forma, belíssima aeronave e como aguardei por esse momento!”
.
SIM!

Leandro Costa

Tenho quase quarenta anos de idade. Desde antes dos meus dez anos eu sonhava em ver a FAB com uma aeronave de combate moderna. Acho que agora vai hehehehe

Wellington Góes

Enfim…… Agora é esperar para que tudo caminhe dentro do esperado e que não ocorram atrasos.

Jurandir

alguem saberia dizer sobre os simuladores. Se ja foram entregues ou virao depois.

Black Typhoon

Único atraso pode ser o recebimento dos demais JAS-39E/D por falta de pagamento, como já ocorreu com os últimos 3 helicópteros militares Mil Mi-35M recebidos pela FAB e que ficaram estocados 3 anos na Rússia por falta de pagamento

Fabio Araujo

Fiquei com gosto de quero mais foi tão pouco tempo de vídeo! Mas ficou bonito!

Observador.

16 segundo é pegadinha né? Fiquei procurando a câmera aqui perto de mim. KKKKKKK.

Tomcat

Editores do Céu!!! O coração aqui quase parou!!!!!

Novo papel de parede detected!²

Que coisa linda!!!!!!

Saldanha da Gama

2!!!

Space jockey

Está confuso, afinal essa aeronave será integrada as da FAB ? Geralmente qdo é de testes isso não acontece então porque está com numeração e pintura da FAB ?

Daglian

Essa aeronave não é de testes. Ela é um Gripen E que a FAB de fato utilizará. No entanto, alguns testes foram realizados com esta aeronave, como é normal antes da entrega de qualquer aeronave, especialmente no início da produção dos Gripen E.

Observador.

Além disso, como a matéria deixa claro, esta e as próximas aeronaves que sairão do forno, virão com algumas modificações que precisarão ser testadas. “A principal diferença em comparação com as aeronaves de teste anteriores é que o 39-6001 dispõe de um cockpit com layout totalmente novo, com a tela panorâmica, chamada Wide Area Display (WAD), dois pequenos Head Down Displays (sHDD) e um novo Head Up Display (HUD). Outra relevante diferença é um moderno sistema de controle de voo (do inglês flight control system – FCS) com atualizadas leis de controle para o Gripen E. Ele também inclui pequenas… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Está no texto, Space Jockey:

“Este é o primeiro Gripen brasileiro produzido e será utilizado como aeronave de testes no programa de ensaios em voo.”

Tem muita coisa para validar em testes de voo e essa aeronave fará isso. Depois deverá se juntar aos demais que serão entregues para operação nos esquadrões da FAB.

Fernando Garcia

Cara, acho que site deveria mostrar os autores dos “likes” e “deslikes”. Não que alguém aqui seja incontestável é que há comentários coesos, informativos recebendo avaliação negativa injustificadamente.

Leandro Costa

Eu acho engraçado quando vejo dislike em posts que contém informação, ao invés de opinião. Não há muito o que não gostar. É apenas assim, e quem informa não tem culpa de a notícia não agradar hehehehe

JT8D

Leandro, deve ser o pessoal do “quanto pior, melhor” e do mimimi

Camargoer

Olá JT&D. “Negativar” um post informativo é algo parecido ao que diria o “Ranzinza” dos Smurfs “Eu odeio informação”. Agora “negativar” uma pergunta só pode ser a maldade do “Gargamel”.

Fernando Garcia

Exatamente.

LucianoSR71

Já fui vítima dessa situação várias vezes. Isso aí antigamente se chamava de espírito de porco, mas parece que não se pode mais usar essa expressão porque os politicamente corretos vão reclamar de preconceito contra os porcos.

Leandro Costa

E bem deveriam ficar ofendidos sim! Bacon é vida! 😛

Fernando "Nunão" De Martini

Isso mesmo, nada de falar mal dos porcos. Eles são muito mais avançados que os humanos.

https://www.youtube.com/watch?v=YU0rj6drXdI

Leandro Costa

OMG Pigs in Space!

Sem contar que alguns tem poderes místicos…

https://www.youtube.com/watch?v=BARjPuUN36Y

Camargoer

Caro Leandro. Miss Pig em “Porcos no Espaço”. Quem lembra respeita.

Fernando "Nunão" De Martini

Hahahaha Spiderpig!

LucianoSR71

P/ responder eu recorro a aquele ser inteligente e altruísta: o Patolino – Vocês são desprezíveis!!!

Camargoer

Ola Luciano, o pessoal também vai dizer que você está usando a bíblia de modo profano. Cuidado com as carolas.

Wellington

Tem cara que dá dislike em pergunta! Inacreditável.

Mauro Oliveira

Então a imagem da camuflagem pixelizada era adesivo, assim como a bandeira na empenagem vertical.

Fernando Garcia

Sim e se Deus quiser será totalmente pixelizado, na realidade. As cores do Pixelizado do Ng/BR, lembram do 57 russo.

Andrigo

Mas vai se manter este padrão, ou é só para esta primeira aeronave?
O estabilizador vertical me parece óbvio que é só agora.

Welt

Alexandre,
Será que é adesivado ? Eu apostaria nisso.
Repare como está mais brilhante que o resto, como a linha que separa a deriva verde parece não acompanhar 100% e principalmente os tres retângulos recortados na forma dos paineis na raiz das asas.

Saldanha da Gama

Eu morro de rir, até nisto dão deslike!!!! Só pode ser leitor do sputinik

Fernando Garcia

Comentei isso acima. Dão deslike em cada comentário que eu realmente queria entender o motivo.

Camargoer

Ola Saldanha. Vou dizer para você o que o Cel.Nery sugeriu para mim…. “Tem gente que não gosta de você sem saber que nos conhecemos há muito tempo. Ignore”.

marcos.poorman

“Um pequeno voo para o Gripen, um grande salto para a FAB.”

Gabriel BR

Com toda certeza

Observador.

Acredito que esses dois padrões de pintura, sejam para verificar como ficariam camuflagens para as duas forças. O verde do estabilizador central para os modelos E e F da FAB, e o cinza azulado das asas e canards para um possível modelo M da MB.
Se for, o modelo naval ficaria mais bonito na minha opinião. Show de bola.

Lucas

Queria que o avião todo fosse pintado nas cores do estabilizador vertical, esse padrão pixelado e essas tonalidades de verdes ficaram incríveis!

Observador.

Só a tonalidade mais clara do padrão verde, que me pareceu um pouco chamativa de mais, brilhante, muito clara, sei lá, mas talvez seja só impressão pela alteração que a foto sofreu.

Leonardo Telles

Lindo assim mesmo! Ansioso pela pintura operacional definitiva! E q venham logo! Q traga todo o progresso e soberania q precisamos!

João Moro

Parabéns a FAB e a SAAB ! Que tudo ocorra bem nos testes e chegue logo aqui no Brasil.

Augusto

Grande dia ?

JuggerBR

Não é mais ‘avião de papel’. Um argumento a menos pros detratores do Gripen…

Tomcat4.0

Caça, ok ( the best), pintura, ok(linda), bandeira do Brasil, esta não tem igual !!!

Thiago Telles

Que pintura “maluca” heim? Gostei. Apenas comemorativa?

Minuteman

Provavelmente o resto da aeronave será pintado no padrão digital das asas. A bandeira do Brasil deve ser só nesse, antes de entregar.

Gustavo

realmente a pintura ficou linda, pena ser comemorativa.
Poderiam fazer uma pintura em estilo negativo da bandeira e manter essa pintura.

Brasileiro da gema

É apenas um palpite….
Eu acho que vamos ter surpresa no 7 de setembro
KC-390 x GRIPEN F-39 NG
Muitos críticos iam morrer de inveja !

Gabriel BR

Não tem como…infelizmente , mas ele participará de muitos desfiles ao longo de pelo menos 30 anos.

Jadson Cabral

So se for algum C/D emprestado da Suécia.

juscelino

Gostei da estrela, como a existente nos tempos dourados da FAB, a pintura não é a mais recomendada pois passa a impressão de fragilidade, embora seja um caça moderno e eficiente. Vale ressaltar que em tempos de guerra a camuflagem de uma aeronave é importante para a segurança dela e dos pilotos, mas em tempos de paz, como é o caso do Brasil que no momento não existe nenhuma ameaça de conflitos, é importante uma pintura que imponha respeito. É só compara dois tanques de guerra, um na cor branca e outro de cor verde escuro. Qual dos dois aparenta… Read more »

Sérgio Luís

Que camuflagem é essa?!?!
Mas tá valendo!

Rodrigo Maçolla

SHOW !!! meu Parabéns a todos envolvidos, parabéns a FAB , parabéns para Brasil, e
destaco esta parte da matéria:

“Este marco é um legado para a grande parceria entre a Suécia e o Brasil. Menos de cinco anos após a assinatura do contrato, o primeiro Gripen Brasileiro alçou seu primeiro voo”, disse Håkan Buskhe, Presidente e CEO da Saab”.

E que venham os outros , é um marco, e o começo de uma nova era na FAB.

Luís Henrique

Parabéns à todos os envolvidos, a SAAB, as empresas brasileiras que participam, à FAB e à todos nós brasileiros.
É para comemorar. Um caça de 4a geração Plus fantástico e com uma pintura comemorativa Linda.
Sensacional.

Meireles

Manda pro Brasil logo porque estamos precisando urgentemente.

Jmgboston

Do jeito que as coisas caminham precisamos mais de avião tanque nesse instante.

Leandro Costa

Na verdade eu diria que precisamos de calma e bom senso antes de qualquer equipamento militar.

Paulo Lahr

As nossas Forças Armadas são instituições que zelam pelo bom senso…e pela sua capacidade dissuasória, vivem num repleto “estado” de calma. Que venham logo.

Leandro Costa

Espero que vivam mesmo num repleto estado de calma. Eu lembro bem de um Almirante da USN chamado Ghormley. Ele era o comandante americano do teatro do Pacífico Sul e era o cara que estava em comando do teatro de operações durante a invasão de Guadalcanal. Ele enviou uma série de relatório de situação para Nimitz, no qual exigia um nível de recursos surreal para fazer frente aos japoneses. Fora diversas outras falhas de liderança, Nimitz e Ernie King consideraram que Ghormley estava à beira do pânico e isso influenciaria não apenas o sucesso das operações em si, como também… Read more »

Meireles

Vídeo de só 16 segundos é sacanagem!

Daniel

Vídeo de só 16 segundos é sacanagem! [2]

R_cordeiro

Essa pintura ficou “a razão da minha libido”. Achei linda demais.

Saldanha da Gama

2

Valter Sales

Será que desfocaram a imagem para não aparecer o IRST? Não consequi ve-lo instalado. Acho que só em uma fase posterior vão instala-lo.
Quero ver um deles no 7 de setembro de 2021 com o IRST os Meteor o o Storm shadow.

Wilson Lobe Junior

Esquece o Storm Shadow, esquece também o Taurus, são armas vetadas para nós.

Luís Henrique

Wilson, tem certeza disso que o KEPD 350 é vetado para o Brasil?
Isso não é verdade.

Wilson Lobe Junior

O KEPD tem alcance de mais de 500 Km e, por isso, sua venda é vetada ao Brasil de acordo com o regime de controle de misseis (que o Brasil assinou em 1995), então o KEPD para o Brasil somente vem se tiver suas capacidades degradadas (se vier capado). Mais informações https://pbrasil.wordpress.com/2010/06/21/sobre-o-tratado-de-controle-de-misseis/

Valter Sales

A FAB vai ficar muito chique….(e poderosa)
F 39E+Meteor, + A-Darter+Storm Shadow/KEPD 350, + E 99M+KC 390+ rede de satélites de baixa altitude+ Capacidade de Revo para Helicópteros…
Só faltou mesmo(na minha opnião) uns 8/10 CH 47D(com sonda REVO)

Leonardo Costa da Fonte

Meu Deus! Quanto tempo para chegar até aqui! Acho que foram quase 2 décadas. É quase inacreditável… É uma mistura de alegria e frustração. Enfim teremos um caça. Mas não poderia demorar todo este tempo. É inaceitável.

FERNANDO

Realmente, realmente, demais!!!
Belo desenho na fuselagem!
Realmente impressiona!

α Tau

Muito bonita a pintura….como sucessor dos nossos F-5s, é a escolha perfeita mesmo…

LUIZ CARLOS - PARÁ DE MINAS - MG

bom…já que teria uma bandeira na cauda, mesmo que promocional, deveriam ter colocado a mesma dos super tucanos da esquadrilha. Ficaria melhor, a bandeira tremulante. desculpe a opinião.

T0m

Se for essa a pintura.
L.I.N.D.A essa Bandeira…

Plínio Jr

Creio que seja uma pintura comemorativa, bonita por sinal, vamos aguardar um pouco mais, um dia especial para a FAB…

Saldanha da Gama

L I N D O!!!!!!! E com a bandeira naquele tom de verde simplesmente lindo!!! Peito explodindo de orgulho. Pátria amada. muitos arrancando os cabelos de inveja e ódio e vice-versa. B R A S I L!!!