No domingo passado o programa Fantástico da Rede Globo de Televisão exibiu uma reportagem com imagens do primeiro caça Saab Gripen E da Força Aérea Brasileira, que está quase pronto e prestes a voar na Suécia.

A equipe de TV não teve autorização para filmar a parte traseira do caça, talvez para não revelar parte da pintura que está sendo aplicada na aeronave.

Analisando as imagens com mais calma, a equipe do Poder Aéreo percebeu que a pintura do nariz da aeronave segue o padrão sueco, mas a parte posterior do caça deverá trazer um esquema de cor diferente, provavelmente pixelizado.

A pista foi dada por essa imagem acima, que mostra os elevons (flaps) do Gripen E com uma pintura pixelizada em três tons de cinza.

O bordo de ataque do canard também parece mostrar o mesmo padrão na parte superior.

Uma possibilidade é que a pintura na parte traseira, parte superior das asas e canards seja semelhante à do mock-up do Gripen NG da FAB, com uma trasição suave em direção à pintura cinza do padrão sueco no nariz do avião.

Mock-up do Gripen NG em exposição

Na imagem abaixo, é possível ver também a bandeira do Brasil na cauda da aeronave.

As pistas levam a crer que pintura do primeiro Gripen E da FAB terá um padrão comemorativo especial, diferente do esquema dos Gripen E destinados à Força Aérea Sueca.

A apresentação do primeiro Gripen brasileiro nos próximos dias confirmará ou não nossa tese.

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Matheus

Talcez esse nao seja a pintura final, apenas para teste. Dado o padrão digital na asa.

Sidy

Concordo com você. Entendo que é uma pintura apenas para este avião, até para fazer propaganda do Brasil como usuário do Gripen – daí a bandeira na cauda dele.
No final das contas, embora monótono, acredito que a pintura será naquele cinza padrão de superioridade aérea.

JT8D

Tá valendo. Qualquer coisa é melhor do que o antigo verde cururu

Jonas Silberstein

Leu meus pensamentos. Concordo 100%

Daniel

O que seria verde cururu?
Camuflagem dos atuais F-5 BR?

JT8D

Sim, é camuflagem do tipo usado em uniforme de batalhão de infantaria de selva. Pode até ser eficiente para um Super Tucano voando rente à copa das árvores. Para um caça que tenha a superioridade aérea entre as suas funções é um verdadeiro crime

Mairton

Aaaaaah… eu gosto do verde dos nossos aviões. Mas de fato, com o tempo os aviões ficam da cor verde-lodo-fundo-caixa-dagua rsrs.

Fabio

Acho muito provável que o primeiro voo seja as vésperas do 7 de Setembro.
Essa pintura pixelizada é muito bonita. Se for uma mistura dos dois como na reportagem será interessante, mas apenas comemorativa. A aguardar como será a pintura dos avioes de serie.

Valter Sales

Foi dito que seria antes de setembro. Até 31 de agosto.

Pockman

Os caças Russos SU-57 de quinta geração todos tem essa pintura pixelizada,acho que é uma característica furtiva e estratégicas desses caças.

Douglas Targino

Prefiro o cinza que os EUA usam, acho que se torna mais imponente.

Chris

Eu ja diria… Que os russos é que entendem de pintura… heheh

JT8D

Os russos abusam do “azul calcinha”

Matheus

Talvez ele não venha pintado.
Acho possível que deixem para pintar quando eat8ver aqui!

Italo Souza

Aeronaves com certas sensibilidades o fabricante insiste em pintar antes de enviar ao cliente, como o Brasil vai ter produção em solo nacional, aí provavelmente vai ter equipes da Saab aqui para orientar, mas bem provável que a pintura que o fabricante fizer na primeira aeronave será o padrão, devido as aeronaves atuais serem um pouco sensível.

JT8D

Matheus, como você pode ver nas fotos, ele já está pintado

André Luis Santos de Oliveira

Vai ser o padrão tático utilizado pela FAB, já alguns anos, imagino o pessoal da Pintura dos PAMA,S pintando essas aeronaves com padrão pixerizada, vão falar que beleza foram me arrumar! será que vai ser está camuflagem? está aeronave é multi missão não é só de superioridade aérea, e não acredito que existirão duas camuflagens distintas na FAB para o mesmo caça, pois já foi falado muitas vezes de padronização de pintura tática na própria FAB.

Alexandre Fontoura

O Gripen é multifuncional. É bem mais provável uma pintura em tons de cinza do que usar pinturas distintas. Aliás, a FAB devia rever a nomenclatura das unidades de caça. Não faz mais sentido, por exemplo, um 1º GDA. Deveria ser 1º Grupo de Aviação de Caça, 2º Grupo de Aviação de Caça e assim por diante.

Fernando "Nunão" De Martini

Concordo plenamente. Mantem as tradições, nomes (Jambock, Jaguar, Centauro etc) e mudam as numerações.
E pra não melindrar ninguém, o critério de numeração pode ser histórico. Número 1 pra o que surgiu primeiro, 2 para o segundo etc. O padrão atual não faz mais sentido há tempos e, com as recentes reestruturação em Alas e possíveis mudanças futuras, menos ainda.

cwb

e o símbolo deveria ser o mesmo para as três forças,como na inglaterra e frança…
na minha opinião igual ao da aviação naval,sem melindrar ninguém…
abraço a todos!

Torama

Concordo com um cocar único para todas as aeronaves!
Na minha opinião, deveriam trazer de volta o design do cruzeiro do sul usado como padrão pela FEB na 2ª Guerra – simples e totalmente associável aos nossos céus!

Torama

Só para deixar claro, estou me referindo ao cocar usado pelas unidades terrestres da FEB:comment image

Wellington Rossi Kramer

Se é para manter as tradições, deveria ser a estrela dos P-47 da FAB.

Camargoer

Olá CWB… ainda fico incomodado com o uso de códigos diferentes pelos diferentes comandos para as mesmas aeronaves…. o A4 da MB é A1 igual ao A1 da FAB que é o AMX…

Fernando "Nunão" De Martini

Camargoer,

O correto, no caso do jato da MB, é AF-1.
AMX é nome da época em que era projeto (daí o X).

Operacionalmente, é A-1. Acaba sendo chamado popularmente de AMX ainda hoje porque os nomes “fantasia” Falcão e Ghibli não pegaram muito, seja aqui ou na Itália (lá ainda pegou por um tempo o apelido, mas a própria Força Área Italiana chama o avião de AMX).

Camargoer

Olá Nunão. Obrigado pela correção… mas a frase “A4 da MB é A1 igual ao A1 da FAB que é o AMX” ficou legal né? Outro exemplo são os H225M que receberam códigos diferentes nas três forças.

Fernando "Nunão" De Martini

“ mas a frase “A4 da MB é A1 igual ao A1 da FAB que é o AMX” ficou legal né?”

Sim!

Me faz lembrar um clássico das confusões mentais:

https://m.youtube.com/watch?v=b7lWojSu-Pk

André Luis Santos de Oliveira

acredito que pela tradição não vai mudar nada, mas para mim o seria legal ver 1°/1°GAC Jambock, 2°/1°GAC Rompe Mato, 3°/1°GAC Pampa, 4°/1°GAC Centauro, 5°/1°GAC Pacau e 6°/1°GAC Jaguar , e 1°/2°GAC Joker, e 1°/3°GAC Escorpião, 2°/3°GAC Grifo e 3°/3°GAC Flecha o que vocês acham? e mais terceiro no sul e outro no extremo oeste do Amazonas, 4°/3°GAC em Santa Maria RS, e um 5°/3°GAC em São Gabriel da Cachoeira AM.

Flanker

Seria bem mais simples e de fácil entendimento. Você só esqueceu de citar como ficaria o hoje denominado 1⁰/10⁰ GAV Poker, nessa nova nomenclatura. E não esquece que o antigo 1⁰/16⁰ GAV Adelphi, vai ser reativado na Ala 2 e reequipado com o F-39.

paulop

Pra manter a discussão sobre estruturas: qual é a dotação de pessoal e aeronaves dos esquadrões da Fab. E sua estrutura orgânica? São subunidades, destacamentos, esquadrilha?
Se alguém souber agradeço.
Abraço

Mosczynski

Bela aeronave, precisamos de coisas boas para elevar a moral de nossas Forças.

Fernando Augusto

Tuda pintura de superioridade é bem vinda menos essa pintura de verde e cinza que a FAB usa a anos em suas aeronaves,com toda a admiração que tenho pela FAB mas agora estamos no século 20 tá na hora de mudar.

Fernando "Nunão" De Martini

Fernando Augusto, na verdade estamos no século XXI, o mesmo século em que foi estabelecida a atual camuflagem padrão verde e cinza dos caças da FAB.

No século XX as camuflagens dos caças eram outras, todas especializadas (superioridade aérea em mais de um padrão, ataque em padrão Sudeste Asiático em três tons, e algumas variações)

Top Gun Sea

Sei que o Neri é defensor dessa camuflagem contemporânea da FAB mas acho que vale a pena a FAB desmistificar e mudar o seu padrão de pintura camuflada e pesada e apostar em uma pintura mais leve, neutra, mais futuristica como o próprio Gripen lembrando que os caças modernos de hoje recebem também uma cobertura furtiva.

marcelo baptista

Eu entendo que independente da beleza ou estética da pintura, ela é neste caso, irrelevante. Não sei, pois não tenho conhecimento suficiente para isto, mas entendo que a pintura foi pensada para, visto tanto de cima para baixo, quanto de baixo para cima, torna-lo o máximo possível indistinguível da “paisagem” de fundo.

Ph4nt0m

Putzzz meu sonho ver a fab no padrão pixelizado!!

Entusiasta Militar

Muito Mais Importante que a cor da pintura e as entregas dos caças começarem logo é num ritmo constante sem interrupções e/ou atrasos.

Daniel

Falou tudo, até porque camuflagens não existem pra agradar gregos e troianos. Suas tonalidades têm caráter e propósitos.

Marcelo Bastos Juliano

Segundo alguns vídeos no YouTube, o Brasil tem tecnologia stealth em formato de tinta. Se for verídico, poderá ser usada?

Rommelqe

Claro! E cada tonalidade tem um composto diferente, dificultando mais ainda a detecção do radar.

FighterBR

Essa tinta ainda é um protótipo. Ainda é pesada para usar em aeronaves

Jailson Candido

*Quanto mais colorido melhor sua visualização pelo o inimigo*. Por isso os EUA usam o cinza!

Antunes 1980
André Sávio Craveiro Bueno

Vai matar muitos do coração!!! kkkkkkkkkkkkkk

Chris

Eu não duvidaria se o molusco fosse o presidente…. heheh

LUIZ CARLOS - PARÁ DE MINAS - MG

Desculpe o Comentário, sem importância… a denominação :FORÇA AÉREA BRASILEIRA , deveria ser no alinhamento da abertura do canopy , que nein nos F-5, como está me parece desalinhado e estranho/desproporcional . Parece ter sido colocado , provisoriamente , só para as imagens do programa de tv.

Jonas Silberstein

Concordo. Também me pareceu um pouco improvisado. Espero que seja revisto na versão final.

Saldanha da Gama

Ficou lindo!!! Sei que beleza não traduz eficiência mas…. O que os olhos aprovam, o estômago consome. Lembra a pintura do caça russo e atualmente o Gripen está entre os mais belos SU35, Rafale e F15( não estão em ordem de beleza)

Raiden

O 1° voo do caça será no dia da comemoração da independência do Brasil 07/09/2019

Aguardemos este dia!

Isidorio Araújo da Silva

Não acho tão importante as cores de um avião.

Rodrigo Maçolla

Sim Provavelmente parte inferior do caça em tom de cinza claro e a parte superior em 3 tons de cinza pixelizado com a deriva pintada com a bandeira do Brasil , Acho que vai ficar bonitão o esquema, moderno e de bom gosto.

Camargoer

Ola Colegas. Qual a vantagem de uma camuflagem.pixelixafa? Mais ainda, qual vantagem ela trás a FAB?

Douglas Rodrigues

Li aqui que a pintura pixelizada junto com o formato aerodinâmico num Su-57 faria com que o caça ficasse visto de forma confusa a uma certa distância, acredito que isso se aplique também a outros caças. Claro que depende de outras variantes e não apenas do padrão de camuflagem. Mas deixa ele mais lindo e moderno.

Rodrigo M

Segundo já li, a camuflagem pixelizada confunde a percepção de profundidade/distância em que está o objeto.
Mas o material que eu li a respeito, se tratava de uniformes militares, não de aeronaves.
Sendo assim, qual seria a vantagem para um avião da FAB (ou qualquer outro) só os especialistas na área poderiam dizer..

Camargoer

Olá Rodrigo. Isso seria uma vantagem em vôo ou quando a aeronave está estacionada? Imagino que esse tipo de pintura não interfira na detecção a longa distância por radar ou infravermelho. Acho que ninguém faz acompanhamento visual da aeronave em vôo.

Observador

Câmeras digitais formam as imagens através de pixels. Essa pintura pode gerar uma certa confusão, no espectro visível a media distancia, nas imagens geradas por pods de vigilância e designação de alvos por exemplo.
Diferentes tonalidades de cor também, tem a propriedade de reter menos ou mais calor, pode ser usada essa técnica para confundir o espectro infra-vermelho. (Talvez???)
Mas na detecção do radar através de ondas eletromagnéticas, eu não creio que faça diferença. A não ser, que alguma das tonalidades seja algum tipo de material absorvente de radiação.
Obs: Isso é o que eu já li a respeito.

Galeão Cumbica

E se for somente um adesivo na parte traseira? Apos algumas apresentações retiram.

Sds
Galeão Cumbica

Delfim

Seria uma solução salomônica unidades como a Ala 2, mais voltada para defesa aérea, adotarem o cinza de superioridade aérea, e outras unidades mais táticas usarem camuflagem verde para ataque.
Mas como o F-39 é multimissão, pode ocorrer de se adotar uma pintura só, o que seria uma pena, dada a diversidade de ambientes no BR.

TeoB

A Pintura mais bonita na minha opinião seria a mesma dos Mirage 2000 da FAB…
estou ansioso para ver como ficou o bicho com a nossa Bandeira. 😀

TeoB

comment image
Mirage 2000 FAB

Rodrigo M

Essa é top mesmo.

Rodrigo Maçolla

Concordo também mais é fácil de explicar, tinha essa pintura bonita porque veio assim da França

LUIZ CARLOS - PARÁ DE MINAS - MG

Tem toda razão. realmente ,essa pintura do Mirage 2000 cumpre seu papel, exprime superioridade aérea. Cairia muito bem aos novos jaguares .

Camargoer

Olá Teo. Eu considero o M2000 um dos caças mais lindos produzidos. Essa pintura também é linda.

Fernando "Nunão" De Martini

Concordo, embora eu ache o Mirage IIIE, mais esguio, ainda mais belo.

Mas agora aproveito a deixa pra fazer uma pergunta, não necessariamente dirigindo a provocação aos que elogiaram agora o Mirage, mas aos que não gostam da pintura verde e cinza da FAB: o que acham desse Mirage 2000 abaixo?

comment image

JT8D

O avião é lindo, a camuflagem nem tanto

Camargoer

Acho Lindão. O que achei interessante é que o padrão da camuflagem é parecido com o M2000C usando pela FAB colocado pelo TeoB ali em cima. O verde era o azul um pouco mais claro e o verde o azul mais escuro. Por outro lado, aquela pintura classica do MirageIII, de metal polido e detalhes em vermelho e a assinatura próximo ao cockpit seja uma das pinturas mais lindas usadas.

Vinicius Momesso

Será igual a da USAF.

Mateus Lobo

Acho que sou o único no site que gosta do padrão atual da FAB kkk

Rommelqe

Além de gostar considero, como ja falei várias vezes, o padrão mais funcional. por que a pintura tem que camuflar em relação ao fundo…florestas entremeadas com pedras. Além disso, mudaria para um padrão pixelizado com os mesmos cinza/verdes “cururu” de hoje. Note que o padrão pixelizado quando visto em voo, tras um efeito “tremulante” como se não fosse um corpo único de mesma geometria transladando em velocidade constante. E nada impede que as tintas (revestimentos) sejam RAM; por exemplo, assim como os metais que compoe o RAM do F35 tem uma coloração cinza chumbo (devido aos elementos que compoe a… Read more »

Observador.

Ao meu ver, se for para revestir algumas unidades com RAM, o ideal seria mesmo cobrir estas aeronaves com tons de cinza escuro mesmo. Não é atoa que as forças de outros países adotem estas cores. Um ataque furtivo é mais efetivo durante a noite, quando geralmente ele é efetuado, pois visa diminuir ao máximo a observabilidade no espectro visível também, além da assinatura térmica na fuselagem, que é outra característica da capacidade furtiva. A maior vantagem da furtividade é no ataque, e penetração no espeço aéreo inimigo. Do que adiantaria uma aeronave ser furtiva nos radares, se adentrasse o… Read more »

Observador.

Já os Gripens usados para interceptação e defesa, (a maioria) ao meu ver, poderiam nem receber o RAM para economizar. Poderiam ser nas cores que a FAB acha mais eficientes mesmo, o famoso verde “cururu”.

JT8D

Mas o fundo para um caça de superioridade aérea não é uma floresta, e sim o azul e o cinza do céu e das nuvens

Observador

Mais isso a FAB já faz até com os F-5.

Flanker

Não é, não ….. eu tb gosto. Mas, o pessoal dá muita importância à pintura com a intenção de que deixe a aeronave bonita. Isso é pura bobagem….camuflagem é pra ser eficiente….beleza, nesse caso, não é fundamental .

Ricardo Bigliazzi

Gosto também. Nada contra

Luís Henrique

O Brasil possui fronteira com 10 países. Com 7 países, estamos na região Amazônica. Com o Paraguai metade da divisa é Pantanal e a outra metade é Mata Atlântica. Com apenas um pedacinho de cerrado. Já com a Argentina e o Uruguai, tem um pedaço no Rio Grande do Sul que é o Pampa, mais da metade do estado e os outros 2 estados do Sul são forrados pela Mata Atlântica. Portanto, eu concordo que o atual padrão de camuflagem da FAB, não é dos mais bonitos. Mas existe uma LÓGICA para seu uso. Somos o país mais arborizado do… Read more »

JT8D

Só que um caça de superioridade aérea não se arrasta pela floresta, mas se esconde entre as nuvens. Ou será que americanos, europeus e russos são bobinhos por usar o cinza em seus caças?

Marcelo Andrade

JT8D, o F-39 não será somente de superioridade e sim Multirole, ou seja, Defesa Aérea,Ataque, Reconhecimento, etc na mesma plataforma, então, poderá ser o atual padrão sim, mas, concordo que o padrão sueco é muito bonito.

Meireles

Eu vi um vídeo falando que o Gripen E brasileiro teria uma possível pintura furtiva stealth!
Alguém pode comentar se essa informação é verdadeira?

Chris

Vi uma reportagem dizendo que até nossos velhos A-4 em modernização, receberam essa pintura !

Observador.

Novamente vocês parecem estar confundindo o material absorvente de radiação desenvolvido pelo Brasil, com pintura de baixa observabilidade.
O primeiro é um material absorvente de radar (diminui a observabilidade por ondas eletromagnéticas do radar), o segundo é só uma camuflagem (diminui a visualização no espectro visível). A resposta para a pergunta é, não sei, não fiquei sabendo de nada a respeito. Estamos aqui especulando sobre a cor, imagina o tipo de cobertura…

Mairton

O mais importante é que a cor e camuflagem do avião seja adequada ao cenário onde será empregado. E, num país continental como o nosso isso se altera muito. Esquadrões precisam de camuflagem de acordo com o tipo de missão que são especializados e com o local onde operam. Desta forma, julgo que uma camuflagem ideal para esquadrões de ataque baseados no Amazonas não é adequado para os baseados no centro do país e que atuam com interceptação em um visual predominante de cerrado mas com céu completamente diferente. Esquadrões no Rio de Janeiro e que tem a tarefa de… Read more »

GEN Escobar

Olhando o cenario atual, melhor vir direto para o Brasil e encomendar mais uns 50 caças, antes que seja tarde. Não sei não…falávamos de conflito nas fronteiras, talvez devêssemos falar de um conflito dentro do país.

Meireles

Eu nunca vi país com as dimensões, e riquezas que o Brasil tem ser são desprotegido de defesa área, e antiaérea, isso não existe em nenhum lugar do mundo, o Brasil deveria ter no mínimo uns 400 caças de 4ª geração, e já deveríamos possuir muitos mísseis de cruzeiro.

Sérgio Luís

Aquela bandeira do Brasil que esta na deriva do Gripen 4100 é claro que ñ vai estar lá quando estiver em Anápolis!
Propaganda da Saab nos rollout do Gripen brasileiro isso sim!

Flanker

Isso é óbvio!! Se alguém pensou diferente disso, eu ficaria muito surpreso.

Foxtrot

Se for essa será linda.
Cinza de superioridade aérea.
Melhor que aquele camuflado de selva desnecessário e sem sentido dos antigos F-5 e novo KC-390.
Pintura ridícula aquela, só justificada se fossem camuflar a aeronave na floresta.
Outra coisa ridícula, não deixar filmar a parte traseira do avião para esconder pintura.
Se fosse para não revelar antenas de sensores secretos, motor mais potente etc tudo bem.
Mas pintura é ridículo, mesma coisa que os militares nacionais fazem.
Fazem segredos de coisas simples mas mostram o que deveria ser sigiloso.

Peter nine nine

Finalmente, cansado de ver a FAB a estragar aviões com padrões e cores que nenhum sentido fazem (ao menos que ficassem bonitos, já nem me refiro a eficiência).

Flanker

Peço que você, Peter, e o Foxtrot, dêem uma olhada em imagens que tem na web …fotos de aeronaves da FAB (F-5 e A-1) pintadas com o verde/cinza, voando sobre floresta. No mesmo voo tem outras aeronaves, pintadas de cinza. Vejam lá quais ficaram bem mais camufladas que as outras.
Já falei dezenas de vezes , que camuflagem é pra ser eficiente e não, bonita.

Filipe Prestes

Flanker, sabemos que a eficiência é sempre melhor que a beleza, ainda mais neste caso em que tratamos de aeronaves militares. Mas a paixão irá se sobrepor a razão e devo concordar com o caro Peter, essa camuflagem é feia demais e “estraga” o avião. Embora eu reconheça a utilidade dela, pelas razões que você já enumerou, digo que agora Inês é morta. Ninguém, talvez só os fabianos, querem ver o atual verde cururu nos Gripen.

Flanker

A paixão se sobrepor à razão pode ficar bem, e ser aceita, em qualquer lugar, menos no meio militar…onde a eficácia, eficiência e funcionalidade devem vir e em primeiro lugar. Para mim, não importa de que cor uma aeronave é pintada, desde que essa pintura colabore para o melhor cumprimento da missão à que essa aeronave se destina e ajude a mesma a se mesclar e fundir, visualmente, com o meio onde ela opera. Volto a dizer que, torcer e vibrar pela cor A ou B em uma aeronave pelo quesito único da beleza é uma infantilidade e amadorismo sem… Read more »

Adriano Madureira

Uma pergunta:

O PAMA-SP (Parque de Material Aeronáutico de São Paulo) que cuidou durante anos da manutenção do F-5M para a FAB, já está se adequando e se preparando para a chegada do Saab Gripen-E?

Já há algum envio de técnicos a Suécia ou por enquanto ainda é prematuro para isso?

Acredito que para esse novo passo e responsabilidade, com certeza todo o ferramental já deve ou deverá já está sendo mudado para o novo cliente quando for necessário manutenção.

Alguém poderia me esclarecer?❓

Gyn Speed

Essa pintura da foto cinza desenhada uma águia atrás na calda é a mais bonita, nem se compara com a pintura do verde camuflado do F-5M