Home Aviação de Caça VÍDEO: Exibição aérea do Saab JAS 39C Gripen no RAF Cosford Airshow...

VÍDEO: Exibição aérea do Saab JAS 39C Gripen no RAF Cosford Airshow 2019

3686
27

Assista à exibição do caça Saab JAS-39C Gripen pela Força Aérea Tcheca no RAF Cosford Airshow 2019 e curta a graciosidade e manobrabilidade deste jato em alta e baixa velocidade.

O avião estava com uma pitura especial de Tigre para marcar os 100 anos da Força Aérea Tcheca e é operada pelo 211. Taktická Letka (Esquadrão de Tigres).

A Força Aérea Tcheca – formalmente a Vzdušné síly Armády České republiky (Componente Aéreo do Exército da República Tcheca) – opera 12 JAS 39C Gripen monopostos e um par de JAS 39D bipostos, com entregas iniciadas em abril de 2005.

Em março de 2014, o governo tcheco concedeu a aprovação de uma prorrogação de 12 anos do contrato de arrendamento com a Saab, segundo o qual todos os JAS 39C/D Gripens são operados, com a opção de prolongar por mais dois anos.

Essa extensão, supostamente avaliada em 16,5 bilhões de coroas (US$ 841,4 milhões), levará o arrendamento até 2027, ou 2029, se a opção adicional for exercida.

Subscribe
Notify of
guest
27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
11 meses atrás

Olha essa 1° foto…..olha que que caça lindo….
Essa 1° foto vai virar meu protetor de tela no trabalho e no celular com certeza.

Mudante de assunto: como funciona exatamente esse negócio de “arrendamento” de material militar entre países?

ALEXANDRE
ALEXANDRE
11 meses atrás

Caramba cara…que top.

Observador.
Observador.
11 meses atrás

Show! Bem ágil e manobrável.
A pintura de tigre que eu mais gostei no Gripen foi essa.comment imagecomment image

Denis
Denis
Reply to  Observador.
10 meses atrás

Fantástica! Essa eu não tinha visto ainda. Valeu, Observador.

Daniel
Daniel
11 meses atrás

E eu aqui louco pra ver pelo menos a foto do primeiro protótipo da FAB montado ou prestes de finalizar a montagem.

Rprosa
Rprosa
Reply to  Daniel
10 meses atrás

Estranho, quando são demonstradas as capacidades acrobáticas dos caças russos, alguns foristas depreciam afirmando que acrobacia e coisa de circo, que as manobras são apenas para show aéreo e não funcionariam em um ambiente de combate, qued e nada adinta uma caça manobrar aa 9g se um missil manobra acima de 50g, etc, porém quando caças ocidentais fazem demonstração aéreas há um verdadeiro júbilo, estranho esta existência de dois pesos e duas medidas para o mesmo fato.

Clésio Luiz
Clésio Luiz
Reply to  Rprosa
10 meses atrás

Procure ler sobre força G e raio de curva. Uma curva de 9G a mach 0.8 é muito mais fechada que uma a mach 2,5/3 puxando os mesmos 9G. Não quero dizer que um míssil IR moderno não curva mais que um caça, mas desempenho de mísseis varia muito, de acordo com a altitude e velocidade do mesmo. Fora que a maioria dos mísseis voa a maior parte do tempo por inércia, pois os motores tem muito empuxo mas por curta duração. Derrotar um míssil na base da energia é algo que todo piloto de caça aprende logo cedo (quando… Read more »

Chris
Chris
10 meses atrás

Belas manobras… Uma caça leve tem suas vantagens…. heheh

Denis
Denis
Reply to  Chris
10 meses atrás

Pois é. Leveza tem suas vantagens, inclusive na água: foi com navios muito leves e manobráveis, e supostamente inferiores, que a Inglaterra acabou com a Invencível Armada espanhola, pondo fim à hegemonia da Espanha sobre os mares. Acredito que, dependendo obviamente do cenário, o mesmo poderia se repetir nos céus.

Miqueias Barbosa
Miqueias Barbosa
10 meses atrás

Com certeza uma das mais belas e eficientes aeronaves da atualidade. A FAB acertou em cheio na compra do Gripen NG.

Sergio Prado
Sergio Prado
10 meses atrás

Belo “brinquedo” !!!!!

paulop
paulop
10 meses atrás

Gracioso e manobrável… pensa toda essa desenvoltura em combate real….
É vendo estes tipos de vídeos que a gente descobre porque tem gente alucinada por aviação…
Parabéns aos que tem/terão esta bela aeronave.
Agora… o estomago deve dar algumas boas voltas nessa “brincadeira” heim KKKKKKKK
Abraço

Sidney
Sidney
10 meses atrás

Estava vendo esse vídeo do Gripen C e pensando que ele é o melhor avião que existe para dogfight com Guns ou IR Missels apenas. Todo avião de caça em vôos de demostração voa com pouco peso de fuel e quase nunca carregam armas ou tanques externos, só para ficar claro isso. O Gripen C deve ser o número um no combate aéreo aproximadao, o F-16C o dois, falando dos caças de quarta geração. Se acompanhar o video com a mente bem leve ou ouvindo uma música, ou vendo além da máquina parece que o Gripen brinca de voar, que… Read more »

Denis
Denis
10 meses atrás

Que pintura soda!! Muito legal!

Denis
Denis
10 meses atrás

Pessoal, tenho uma pergunta para os pilotos e/ou especialistas de plantão: quais as manobras que o F-22, F-35, Su-35, e também F-15, F-16, Rafale, Typhoon e Super Hornet fazem, que o Gripen não faz (ou não faz tão bem)? Ou seja: quais são as limitações de manobrabilidade do Gripen, em relação aos seus principais concorrentes?

Observador
Observador
Reply to  Denis
10 meses atrás

Alguns caças como o F-22, F-35, SU-35, SU-30, entre outras exceções, possuem “empuxo vetorado”. Empuxo = Força que movimenta o caça, gerada pelo motor Vetoração = Direcionamento. Nestes casos acima, o bocal de escape do motor é capaz de se movimentar, impelindo os gazes da combustão para diferentes direções (cima e baixo, ou todos os lados). Isso faz com que o caça possa fazer curvas mais fechadas (em alguns casos, quase girando em torno do próprio eixo), além de gerar maior estabilidade em baixissimas velocidades (em alguns casos, quase parando no ar). Isso pode ajuda-los em dog fights (batalhas entre… Read more »

Denis
Denis
Reply to  Observador
10 meses atrás

Sim, a questão do empuxo vetorado eu já conhecia. Então, quer dizer que, mesmo perdendo para os dois americanos e dois russos que você citou, O Gripen ganha do restante em manobrabilidade. Certo?

Observador
Observador
Reply to  Denis
10 meses atrás

Não sou especialista, tenho um pouco de conhecimento como entusiasta. Não sei se dá para fechar questão a este respeito sem comparação em vôo. Principalmente em um combate, entram muitos fatores que influenciam em manobrabilidade. Configuração, envergadura e area de asas, tamanho do avião (quanto maior a area, mais atrito e resistencia), peso, potência, capacidade supercruise, razao de subida, teto de serviço, resistencia dos materiais compósitos na construção, piloto, controles de voo fly-by-wire, tipos de manobras realizadas. Enfim, o que eu posso te dizer e que, se você comparar o Gripen com os outros, nestes critérios vai ver que, ele… Read more »

JT8D
JT8D
Reply to  Observador
10 meses atrás

Concordo que muitos fatores influenciam a manobrabilidade, mas considerando que o avião tenha sido projetado dentro do estado da arte, o fator preponderante é a relação entre a área alar e o momento de inércia de massa (basicamente uma combinação do peso e do tamanho do avião). Era isso que fazia o Zero imbatível em dogfight e o A4 um caça super ágil, por exemplo. O Gripen, com sua configuração delta-canard tem uma área alar e superfícies de controle avantajadas, o que combinado com seu peso reduzido faz com que ele tenha uma taxa instantânea de curva incomparável. Sua velocidade… Read more »

Observador.
Observador.
Reply to  JT8D
10 meses atrás

É olha que este do vídeo é um Gripen C hem… A relação, peso potencia, ainda melhorou no modelo E.

Observador
Observador
Reply to  Denis
10 meses atrás

“Então, quer dizer que, mesmo perdendo para os dois americanos”
Do F-35 eu não acho que o Gripen perderia num dog-fight por exemplo. Manobrabilidade não é só razão de giro. A aerodinâmica, velocidade, aceleração e razão de subida, também devem ser levadas em conta. Agora, dependeria da altitude e manobras desse confronto, porque o F-35 tem mais teto de serviço (apesar dos relatos de pilotos com hipoxia).

JT8D
JT8D
Reply to  Observador
10 meses atrás

Você vai me desculpar, mas a única chance que um um F-35 teria contra um Gripen seria a furtividade (o que não é pouca coisa), porque se entrar em dogfight já era …
Deixando claro que estou falando apenas de manobrabilidade e não estou dizendo que o Gripen é “melhor” que o F-35. O Zero era muito mais manobrável que qualquer caça americano da Segunda Guerra, mas mesmo assim foi varrido dos céus

Observador.
Observador.
Reply to  JT8D
10 meses atrás

Fico imaginando o seguinte… O Gripen já possui baixo RCS, e se eles e alguns misseis e bombas fosse cobertos com material RAM brasileiro?
https://www.aereo.jor.br/2016/03/03/aeronautica-desenvolve-processo-de-pintura-stealth-para-avioes/
Em um cenário de defesa do nosso território, com suporte de radares passivos como por exemplo o TwInvis, como seria um confronto com os stealths?
https://www.aereo.jor.br/2019/07/29/radar-passivo-twinvis-da-hensoldt-demonstra-capacidade-de-controle-de-trafego-aereo/
Acho que não teriam vida fácil.

Peter nine nine
Peter nine nine
10 meses atrás

Coisa bela de ver voar e eu nem sou necessariamente um adepto do bicho.

Peter nine nine
Peter nine nine
10 meses atrás

https://youtu.be/OySOOidAGDs
Convenhamos, o rei desta classe em particular, não é o gripen 😏🍷
Long live the falcon

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  Peter nine nine
10 meses atrás

Heheh, negative a vontade, contra factos não ah argumentos

JT8D
JT8D
10 meses atrás

A cada dia fico mais apaixonado por esse caça. O bicho é muito liso