YAT-29

A-29 Super Tucano

Segundo o site Infodefensa.com, durante a visita ao Brasil de uma delegação da Força Aérea Ucraniana, liderada por seu comandante, coronel general Sergey Drozdov, o lado ucraniano manteve conversas com os líderes da divisão militar da Embraer em São Paulo sobre a aeronave de combate Embraer EMB-314 Super Tucano.

Inclusive durante a visita, o Coronel General Drozdov voou em um avião A-29 (designação militar do Super Tucano) do 3º esquadrão do 3º Grupo de Aviação da Força Aérea Brasileira na base aérea de Campo Grande.

Também foi relatado que durante as conversas com os líderes e especialistas da Força Aérea Brasileira, os militares ucranianos receberam informações sobre o sistema de treinamento para o pessoal de voo e manutenção de aeronaves Super Tucano.

A fonte sugere que a Ucrânia está considerando a possibilidade de adquirir aeronaves Super Tucano através dos Estados Unidos (sob financiamento americano) – semelhante às entregas já feitas pelos EUA ao Afeganistão, Líbano e Nigéria.

Clique na imagem para ampliar
Cockpit do A-29
Cockpit do A-29
Subscribe
Notify of
guest

139 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO

Contanto que os EUA financie, pois quem gosta de dar calote tá ai, e mais aquele país em crise… kkkkk Mas se for, são 12 unidades na certa ou se na melhor das hipóteses, 24 unidades!

Vinicius Momesso

Os russos ofereceram uma parceria no campo espacial mas preferiram a Nazucrânia caloteira. Taí o prejuízo!!!

Brunow Basillio

Russos gostam de grana também e são espertos, mas se fosse para escolher no campo espacial entre Rússia e Ucrânia, claro que a Rússia seria melhor, basta ter dinheiro para conseguir alguma coisa deles, exemplo disso é o programa espacial Indiano e Chinês que no passado tiveram e ainda tem apoio Russo..

Chris

Tipo o Brasil… No caso da estação espacial ? heheh

Chevalier

Mais um baba ovo do ditador da KGB.

Thiago Aiani

Por mim poderia ser até ditador da Gestapo com tanto que a parceria traga resultados práticos.

Jadson Cabral

Boa parte do pessoal que comenta essas asneiras aqui não sabe o que é ser estadista. Quando a questão é interessa nacional, não existe essa briguinha entre democracia e ditadura, ou capitalismo ou comunismo. Seu país vem sempre primeiro, mesmo que para isso você precisa fazer parcerias com uma ditadura sanguinária. Vide EUA e Arábia Saudita. O Brasil possui importância estratégia e deveria usar isso para barganhar como todos os lados e conseguir vantagens. Se nossos políticos tivessem o mínimo de inteligência nós já teríamos um programa espacial há tempos, vindo ele da Rússia, da China, da India ou dos… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira

Você fala isto porque vive em uma democracia

Vinicius Momesso

Com a Ucrânia está “em pé de guerra” com a Rússia, não seria o fim do mundo se os EUA refinancia-se ou até mesmo perdoasse a dívida em caso de calote iminente. Agora eu te pergunto: Usar estes A-29 para atacar posições rebeldes tanto em Lugansk quanto em Donetsk, com a possibilidade de a Rússia oferecer Iglas ou outros meios de defesa de ponto, não seria suicídio?

Matheus

Super Tucanos tem contra medidas faz anos já.

Vinicius Momesso

Mas estas contra medidas foram testadas em ambiente virtual ou contra por exemplo: o RBS usado pelo EB? Que chances teriam um avião desses, sendo subsonico, contra mísseis modernos guiados por IR e auxiliados por estações de EW em solo?

Dodo

Olha, honestamente, subsonico ou hipersonico, não adianta mto nada disso na hora que o avião tem que descer perto do solo pra lançar seu ataque sobre uma região com cobertura de mísseis anti aéreos de alto nível como os que protegem os territórios rebeldes da referida região, exemplo disso são os mig29 e su25 ucranianos sendo abatidos que nem mosca pelas baterias AAA dos rebeldes todos os anos, ai é nais questão de qualidade do treinamento dos pilotos ucranianos( que é ridiculamente baixo)

ELTON R

tudo o que os ucranianos tem são caças com sistemas de mira arcaicos que são sobras que os russos deixaram quando sairam em 1991,as aeronaves mais avançadas foram levadas para a Russia e ficaram so variantes tipo exportação e alem disso desde então não passaram por processo de MLU para poderem usar armas avançadas

Peter nine nine

Dodo, mas muito do arsenal ucraniano não está desactualizado? Por exemplo, não é raro, em conflitos, americanos abaterem aeronaves que sequer demonstram que se tenham apercebido que estão a ser engajadas por misseis adversários, ora isto não põe tanto em causa o treino ou o avião como plataforma, mas sim o seu apetrechamento. Pressupondo que um A29 está bem apetrechado, comparado com um mig29 actualizado, acredito que num ambiente assimétrico, de uma guerra moderna, o mig29 teria sempre maior capacidade de sobrevivência. Mesmo que em ataques do tipo Cas, as aeronaves limitem a sua velocidade de forma a fazer aproximação… Read more »

J R

O ST pode fazer ataques com bombas guiadas, não precisa descer perto do solo para descarregar o pacote, seria um grande salto qualitativo para a Ucrânia, mas ainda assim, é um ambiente altamente arriscado.

Peter nine nine

Jr, essa não é a questão na minha abordagem ao tema. O tucano é capaz de largar uma bomba guiada, tal e qual como qualquer outro avião devidamente actualizado para o efeito, abordei a plataforma em si, pressupondo apetrechamento comparável. As vantagens do Tucano no suporte a forças no terreno é a sua autonomia, em hora, voando em círculos sobre uma área designada, no entanto o mesmo, quando providenciando o denominado CAS, não carrega muita carga bélica, a opção seria talvez descer e usar as. 50, da mesma forma que outras aeronaves, mais potentes, o fazem com os seus canhões.… Read more »

horatio nelson

um adendo: os a-29 até hoje nunca enfretaram um cenario com iglas ou sam´s…

Matheus

Afeganistão mandou abraços.

horatio nelson

as milicias do talibã hj não possuem mais manpads se vc axar algum ou ver me fala…limitaram-se a guerrilha e atentados…existe um grande numero da iglas na siria…

Peter nine nine

Mas matheus, não existe nenhum caso reportado em que um A29 tenha, de facto, sido alvo de um míssil anti aéreo de qualquer tipo. Acredito que já tenha sido trancado de alguma forma, até o A400 já foi, já não me lembro em que teatro, mas pilotos (do cargueiro A400) reportaram que, em operação, os sistemas da aeronaves agiram de forma autónoma activando contra medidas contra potencias ameaças e alertas de aproximação de mísseis, que os pilotos nunca e nem sequer tiveram a oportunidade de visualizar de facto, mas que o avião tratou de autonomamente responder. Não sei se o… Read more »

horatio nelson

ATÉ HJ 07/08/2019 não se localizou iglas e nem se sabe da existência de iglas ou qualquer AA com as farc…o q se sabe é q ano passado a venezuela treinou o ELN a utilizar iglas em territorio venezuelano! se vc viu ou sabe da existência prove com fatos e argumentos e não com brincadeirinhas infantis…será uma grande de fonte de inteligência.

Rodrigo Martins Ferreira

Tem vídeo do ST contra Manpads na Colômbia

SmokingSnake ?

A-29 pode voar a 10km de altura e o IGLA tem alcance de 5.2km e teto de voo de 3.5km…

Mauricio R.

Já se esqueceu do “Buk” usado para abater o voo MH17????

ELTON R

lançando bombas JDAM fora do alcance de MANPADS e AAA

Dodo

Sim, mas novamente toda a questão cai na qualidade do treinamento dos pilotos e na disposição dos americanos em fornecer para a Ucrânia tal tipo de bomba

JS666

O Super Tucano consegue disparar munições com alcance maior que Igla ou qualquer MANPADS, o problema seria se os rebeldes conseguirem artilharias AA de médio alcance. Não duvido nada que a Rússia irá responder mandando algumas.

Dodo

Eles já tem, pois operam o BUK m2 (o que supostamente derrubou um avião de passageiros em 2015) e tbm os peshora

Ricardo Bigliazzi

Não, os aviões de hoje não operam como na II Guerra Mundial. A exposição de uma aeronave no teatro de operações foi muito minimizada. O A-29 é capaz de lançamento de bombas guiadas e de “bombas burras” em lançamento oblíquo determinados por computadores da aeronave (Lançamento oblíquo: é um movimento composto de um movimento uniforme, na direção horizontal, e de um movimento acelerado, na vertical. Esses movimentos ocorrem simultaneamente).

Rinaldo Nery

Vixe Maria… Complicou. Não seria lançamento no modo CCRP?

Patriota

Só quero ver se a russia rosnar se o “itamarati” botar o rabo entre as pernas.

Fabio Mayer

A-29 não causa preocupação na Rússia, aliás, não causa nem incômodo…

JT8D

Ora, se o Brasil não está “rosnando” pela ajuda militar russa à Venezuela, que direito tem os russos de falar qualquer coisa?

Thiago Aiani

JT8D, a Venezuela não está em conflito aberto com o Brasil. JÁ a Ucrânia e a Rússia sim, aí a situação muda, você estaria vendendo para um dos 2 lados em conflito . Bem diferente.

J R

Quem vai vender são os EUA, eles não estão nem aí para a Russia.

Jorge Marques

Esse avião não é mais brasileiro. Essa venda financiada pelos EUA com ctz será fabricado lá. Se aqui for vai sem garantia de recebimento. EUA não é besta. Se fosse nem deixaria os engenheiros da Embraer desenvolver e depois levar para ser construído por lá. Qual foi o último exemplar a ser construído totalmente no Brasil? Quando? Alguém lembra?

everton sbrisse

Se eu não me engano, a fuselagem e asas são feitas no Brasil, e acredito que algumas outras partes também sejam. Vale ressaltar, que nenhum país fabrica avião, apenas monta com peças e partes que vem de todo canto do mundo.

Fernando EMB

Eu lembro… Continuam sendo produzidos aqui. Ou seja… Existem duas linhas de produção. E o fato de serem produzidos lá nos EUA também… É excelente porque viabilizou novas vendas.

Jorge Marques

Produção para exportação? Até porque todas as encomendas são concretizadas pelos EUA sendo assim fabricadas por lá. Algumas peças podem de fato saírem do Brasil…mas deixou de ser um produto Made in Brazil.

Fernando EMB

Sim. Produzimos, montamos e testamos e saem voando daqui, para clientes na América do sul, África e Ásia…. Nem todo cliente do ST o negocia via EUA.

Johnny

O último lote adquirido pelo Chile, salvo engano, foi produzido aqui.

Arariboia

Coitado do Brasil ou da Ucrânia? Um por ter tido uma industria e depois virou isso que é hoje e comprar ST! E o Brasil se metendo no leste… A Russia é uma grande compradora de produtos agrícolas e de carne e ainda compra alguns aviões da Embraer.
Podemos sair pior que estamos.

ScudB

Amigo Arariboia!
A carne pode tirar da listagem.Em 2018 não representava mais que 0.1% de todas importações da Rússia e caindo.O principal volume das importações da Rússia do Brasil é gerado pelos produtos agrícolas mesmo (perto de 50%)..
Um grande abraço!

João Moro

Gente, nós temos que ter em mente que a embraer deve entrar neste mercados e colocar a prova suas soluções. É com as provas que nós conseguimos melhorar ainda mais nossos equipamentos militares. Ademais, temos que ter em mente que a Ucrânia está quase em pé de guerra com a Rússia. Você não compra equipamentos militares do seu inimigo. Por fim, a Ucrânia não tem muito dinheiro para investir e manter suas forças. O A-29 é ideal pois ele já teve várias provas no Afeganistão, o custo de aquisição é o menor da classe dele e um custo de manutenção… Read more »

Chevalier

Ué, mas então a Rússia está nos devendo faz tempo, afinal, vende caças, fuzis, anti-aérea e ainda protege o narco ditador socialista no norte.

Thiago Aiani

Mas o diatador socialista no norte atacou alguma região brasileira ou está em conflito aberto conosco? Não. Se a Rússia vender e suportar algum país que nos está atacando aí a situação muda.

João Moro

Compreendo sua posição e concordo em partes com a sua afirmação mas devemos ter em mente que não é só na área militar que um país “incomoda” outro. No caso da Venezuela, nós e os demais países latinos estamos suportando uma imigração em massa de venezuelanos fugindo das precárias e absurdas condições de vida. Esse pessoal demanda cuidados e custos com saúde, educação, segurança, etc. Todo esse investimento para atender esses refugiados custa muito dinheiro, dinheiro este que poderia ser investido nos próprios brasileiros ou até nas próprias forças armadas.

Ricardo Bigliazzi

A Venezuela com o apoio Russo nos causa grandíssimos problemas de ordem social e econômica. Peço encarecidamente que Você me passe o seu endereço completo pois vou encaminhar o mesmo para 20 refugiados Venezuelanos que buscaram guarida em terras Brasileiras e que estão recebendo suporte do Governo Brasileiro, acredito que Você ficará a cavalheiro de cuidar da vida desses cidadãos Venezuelanos. Acho que Você não sabe, mas o apoio incondicional Russo mantem o Idiota do Maduro no poder e nos causam prejuízos econômicos e sociais bastante grandes ao desprender os mínimos cuidados aos fugitivos Venezuelanos. Diante de sua lógica obtusa… Read more »

Thiago Aiani

Ricardo peço encarecidamente você de falar menos bobagens e acender o cerebro antes de argumentar. A crise econômica/social da Venezuela e modelo bolivariano nada tem a ver com Russia. Se for para responder pelo menos o façam com argumentos válidos. O fato da Rússia ser fornecedor de material bélico em nada se relaciona com a crise no Venezuela. A culpa é de um modelo falido e se for para encontrar um culpado externo , tem um, bem no norte aqui do continente americano, que não perde ocasião para agravar a crise. A Rússia apoia um governo que eleito (péssimo) mas… Read more »

Ricardo Bigliazzi

??? Não sei o porque de tanta inquietação. Os caras precisam de um equipamento nas especificações do A-29. Devem estar sondando o mercado e analisando todas as opções (apenas no mundo inteiro), porque não comprar o melhor equipamento (que por sinal é o nosso A-29)??? Quando um A-29 Colombiano executa um ataque mortal as FARC o Brasil está se metendo com os outros Países das Américas? O que está acontecendo agora são apenas negócios. Tenho certeza que se houvesse algumas opções melhores ao nosso esplendido produto nem estaríamos sendo visitados. Quem manda ter a melhor opção do mercado mundial em… Read more »

Thiago Aiani

Ah, não é nenhuma ” inquietude “, foi apenas uma observação mais que óbvia que não é não trata-se da mesma situação. Até um burro bolivariano conseguiria entender as diferenças…pelo visto o nível de compreensão e doutrinação por aqui é o mesmo.

Thiago Aiani

Só muda a facçao mas a miopia é a mesma.

JT8D

Apelou, perdeu

Rui chapéu

A-29 com o Putin roçando no cangote??

Acho melhor não heim!

Minuteman

É óbvio que os Estados Unidos vão financiar isso. Não vão perder a chance de rearmar um vizinho dos russos. E estão corretos.

Nilton L Junior

E é exatamente isso que os Russos consideram como ameaça.

Minuteman

Mas talvez pelo fato de o avião ser brasileiro, não americano, eles fiquem menos apreensivos. Não pelo avião ser ruim (é o melhor em sua classe), mas pelo relativo bom relacionamento entre os dois países.

Dodo

Na real os russos não devem se preocupar mto pq a força aeria ucraniana é quase uma piada em termos de treinamento de seus recursos humanos e capacidades operativas, em apenas 5 anos de guerra, aprox 40% de sua aviação de combate foi perdida, e com embargos russos sob a compra de sobressalentes para seus veículos e a pouca vontade dos EUA em vender equipamentos militares para a Ucrânia, o país realmente fica com as mãos amarradas

Evgeniy (RF).

Dodo Na real os russos não devem se preocupar mto pq a força aeria ucraniana é quase uma piada em termos de treinamento de seus recursos humanos e capacidades operativas, em apenas 5 anos de guerra, aprox 40% de sua aviação de combate foi perdida, e com embargos russos sob a compra de sobressalentes para seus veículos e a pouca vontade dos EUA em vender equipamentos militares para a Ucrânia, o país realmente fica com as mãos amarradas —– Aviação ucraniana sofreu todas as suas perdas de combate em 2014. Desde 2014, a Força Aérea Ucraniana não foi usada em… Read more »

Rustam

По поводу столь взбудоражившей и отчасти развесилившей общественность новости о том, что Украина будто бы присматривается к приобретению самолетов Super Tucano (A-29) – нужно заметить следующее: 1. Разумеется, у Украины нет средств на самостоятельную закупку больше чем нескольких самолетов Super Tucano. Поэтому, по всей видимости, их получение рассматривается через США по FMS в счет американской военной помощи и американского финансирования по той же схеме, по которой американцы поставляли Super Tucano (якобы сборки Sirerra Nevada Corporation) в Афганистан, Ливан, а теперь планируют в Нигерию. 2. Выбор А-29 предопределен хотя бы уже тем, что это самая мощная авиационная боевая платформа, которую американцы… Read more »

Evgeniy (RF).

Это “барон” написал. И в нескольких местах загнул явно.

—-

Este é um blogueiro ucraniano escreveu. Sim, muito é justo, mas não em tudo.

Rustam

У Барона мозгов не хватит такое написать )

Этот коммент грамотный кстати от М.Барабанова

Rustam

Ты даже можешь не распинаться , сути поста и текста они не уловят

Nilton L Junior

o A-29 não é o problema é a aproximação da Ucrânia com a NATO.

Jorge Marques

Ledo engano. Avião americano sim. (atualmente). Antes era em parte brasileiro.

Coutinho

Minha nossa, você insiste nessa ladainha hein? A FAB recebe royalties por cada A-29 vendido seja pelo Brasil ou pelos EUA e a FAB tem a propriedade intelectual da aeronave.

Jorge Marques

tranquilo.

Jorge Marques

Pode até ser insistência minha por não concordar na conduta dos políticos brasileiros em entregar tudo a preço de água adicionada de sais. Empresa estratégica para um país tem que ser preservada. E há de se convir que a Embraer tem seu valor para o país. Ai vem aquele papo. “é uma empresa privada!”até hoje sustentada pelo governo.

100nick-Elã

É mesmo? a Rússia não pode rearmar também alguns desafetos dos Estados Unidos, tais como: Coreia do Norte, Irã, Venezuela, Iêmen? como diria o Bosco, o pau que dá em Chico, dá em Francisco.

paddy mayne

com que dinheiro?

Flanker

Ué, mas a Rússia já faz isso! E com exatamente esses países! Então, que fique quietinha, bem pianinha no canto dela. …a Rússia não pode falar nada de ninguém, nesse quesito!

100nick-Elã

Faz, mas pode fazer muito mais. Por isso, é bom o Ocidente deixar a Rússia quietinha e não mexer com o urso. Se você acha que as forças armadas da OTAN, inchadas, corruptas e motivadas somente por ganhos fáceis é páreo para Rússia, problema seu. A realidade não muda. Vai lá com o discursinho de “a Rússia está falida e é fraca”. Acredita nesse mote. Hitler e Napoleão – o melhor que o Ocidente tinha em termos de guerra – cometeram esse erro. E eles eram muito mais inteligentes que você.

100nick-Elã

Ocidente não aguenta nem com Coreia do Norte e Irã, quer mexer com Rússia? não conseguiu impor sua vontade nem para Vietnã, quer mexer com Rússia? não consegue derrubar o Maduro, na depauperada Venezuela, e quer mexer com Rússia? não pode nem com a China, nem com a China e quer mexer com as duas ao mesmo tempo?

Mauricio R.

Sinceramente a Ucrânia deveria investir em drones similares ao “Hunter-B” russo.
O leste ucraniano ocupado pelo separatistas pró-Moscou não é, nem de longe, benigno com os céus do Afeganistão ou da Colômbia.

Rafael Oliveira

Claro, é bem fácil, barato e rápido desenvolver um drone similar ao Hunter-B.

Dodo

Com que $? A Ucrânia está mais quebrada do que países africanos problemáticos

Peter nine nine

A Ucrânia está mal. Mas não está quebrada, está quebrada comparadamente com os padrões europeus, mas não com os de África.

Cesar

Sou leigo mas a lógica indica que os EEUU vao financiar a compra com trazer, pois seria a grande oportunidade de colocar esta ferramenta realmente à prova sob condição exposição plena. Também se obtiver sucesso, vai vender feito droga nos morros cariocas…

Mayuan

Comparação infeliz pra dizer o mínimo. Como se em outros locais como SP ou as capitais do Nordeste não se consumisse droga a rodo e não tivesse crime.

Fabio Mayer

Eu li em algum lugar que a Ucrânia pretende substituir seus SU-25 .

Ricardo Bigliazzi

O A-29 não é um Su-25, porém faz algumas missões importantes com a principal virtude de ter um custo em horas de voo infinitamente menor que o avião Russo. Lançar bombas com precisão e possibilitar treinamento avançado a pilotos por si só justificam a sua compra. A suite eletrônica e os armamentos homologados permitem que o A-29 atue com precisão quase que cirúrgica nos alvos que precisam ser atacados naquele cenário. Perguntem aos lideres das FARCS se eles chegaram a ouvir o barulho da turbina dos A-29 nos últimos ataques que eles sofreram?… ops… não dá para fazer a pergunta…… Read more »

Fabio Mayer

Ricardo,

Eu sei, são aeronaves com funções diferentes, mas onde eu li (e não lembro onde) explicaram que seria um paliativo, uma aeronave mais barata para certas funções do SU-25

Ricardo Bigliazzi

Também acho que é por aí, os custos são exorbitantes para alguns tipos de aeronaves. Mas do que ter dinheiro para adquirir o equipamento é necessário ter dinheiro para empregá-lo com eficiência e com grande disponibilidade. O A-29 é certamente uma ótima opção.

Fabio Mayer

Aliás, mais ou menos o que os americanos andam fazendo com o A29 substituindo certas funções do A-10 Bronco.

Rinaldo Nery

Bronco não seria o OV-10?

Alexandre

Penso que a altura máxima de alcance de um Igla gira em torno de 5 km, então fica difícil atingir um super tucano que voa muito acima disso. Armados com bombas guiadas , um super tucano pode fazer um grande estrago . O pessoal terá que usar sistemas de defesa aérea mais qualificados, tipo pantsir.

Brunow Basillio

Segundo a Wiki , eles possuem estes equipamentos..Mas se as coisas esquentarem e possível aparecer outros..
https://en.m.wikipedia.org/wiki/List_of_equipment_used_by_separatist_forces_of_the_war_in_Donbass

100nick-Elã

Eu queria saber onde os ucranianos vão encontrar dinheiro para pagar o Brasil. Vão pagar com ucranianas, oferecendo serviços sexuais? seria um escambo justo?

Guizmo

Vindo de uma mulher, esse comentário é mais asqueroso ainda

Madmax

O matador de sukhois kkkkk

BILL27

pode ser …desde que os sukhoi estejam no solo kkkkk

Arariboia

Nem se um Sukhoi ingerir um ST pela entra do motor. hahaha

Madmax

Madmax é australiano, cavalo.

100nick-Elã

Pessoal, uma dúvida, podem me esclarecer? a Ucrânia está boa ou ruim? se está boa, ok, parabéns aos simpatizantes dos EUA. Mas se está ruim, eu não consigo entender. O alinhamento aos EUA não garante automaticamente o desenvolvimento social, econômico e democrático? porque a Ucrânia estaria ruim, se escolheu o lado certo? agradeço a quem puder responder.

JT8D

Melhor você perguntar para um ucraniano. E parece que eles tem eleições livres por lá

Thiago Aiani

Não é uma situação simples, é uma tragédia o que aconteceu na Ucrânia. A melhor amiga da minha esposa(italiana) é ucraniana (crescida na Italia) e os relatos que ela conta é uma coisa entristeçedora . É um conflito que gerou discórdias até dentro das famílias . Enquanto o pai é um ferrenho defensor da Rússia, seus primos que estão na Ucrânia são obrigados a ir combater pelo lado ucraniano.

Jagderband#44

Vai dormir

Pedro

Vende e f….se quem gosta ou deixa de gostar. Se os Ucra irão usar para treinamento ou combate, a decisão é deles. Agora, diferentemente dos desafios que a aeronave encontrou no Afeganistão ou na Colombia, onde não havia qualquer armamento para contestar ou o adversário não tinha tática alguma de despiste, nesse o cenário é bem diferente. Alem de Iglas, já foi reportado que no Donbass há sistemas Sa-13 e Sa-8, sem falar da possibilidade de um interceptador russo aparecer (como já ocorreu).

nonato

Certamente para as condições na região onde separatistas têm acesso a boas armas se quiserem o super tucano é um quebra galho mas é melhor do que nada.
dá para realizar certos patrulhamentos e ataques a um preço bem baixo.

nonato

Mesmo que fossem f-16 o risco para artilharia antiaérea seria o mesmo.

Jundiaí

Uma duvida para meus amigos com maior conhecimento.
As melhorias feitas no super tucano por exemplo integração de armas e sistemas esse conhecimento deve ser passado para a Embraer por força de contrato, outra coisa que vemos nas fotos aquelas placas na lateral do avião por exemplo.

JT8D

Não entendi sua dúvida. Esse conhecimento já é da Embraer, pois foi ela que projetou o avião, incluindo a integração da blindagem. Essa blindagem é opcional, basta o cliente pedir

Hermes

Jundiaí. Quem fez essas melhorias foi a Embraer e não outros, então não tem que repassar a ela. O cliente pede, paga e ela faz os melhoramentos

Camargoer

Olá Colegas. É difícil ficar feliz com a Boeing-Brasil ficando com a avião comercial, a Boeing (EUA) vendendo o KC390 e agora a Sierra Nevada fornecendo o A29. Quem viveu acabou vendo..

Minuteman

Caro Camargoer, isso não é ruim. Pois através deles os aviões brasileiros tem tudo para equipar forças aéreas do mundo todo, inclusive a USAF.

Não sei se sozinha a Embraer conseguiria isso.

Camargoer

Caro Minutemen. Acho que nunca saberemos. Acho interessante que a BoeingBrasil irá mudar os nomes das aeronaves comerciais porque a marca “Boeing” seria mais forte. Então, aproveitando o comentário do JT&D, um aviso da Boeing fabricado no Brasil continua sendo um avião da Boeing.

João Moro

Pode ser uma notícia ruim, Camargoer, mas podemos fazer deste limão uma limonada. O renome da Embraer pode aumentar e em outros novos equipamentos podemos precisar menos dos EUA e retirar maiores vantagens.

JT8D

Se eles pagarem por isso, qual o problema? Antes tivemos Tucanos fabricados na Inglaterra e no Egito. Que diferença faz se agora é os EUA? Isso é algum preconceito? Dinheiro não tem ideologia

EduardoSP

Inglaterra e Egito montaram o Tucano para uso próprio. Não para disputar o mercado internacional. São coisas diferentes.

Fernando EMB

O tucano montado na Irlanda foi vendido para o Quênia e para o Kuwait. Já os montados no Egito forem destinados também ao Iraque…

Flanker

Olha, cara. …fico admirado com um professor universitário usando de um raciocínio tão pequeno! A Ucrânia quer comprar via FMS…então, por brios mofados e arcaicos, a EDS deveria se negar a vender? Você já deve ter lido, relido e lido novamente, que a Sierra Nevada não fabrica NADA do Super Tucano!! Apenas monta! Toda estrutura e vários sistemas vão da Embraer, e seus fornecedores, para lá. E os sistemas made in USA são entregues lá mesmo! Pela enésima vez: a diferença entre um A-29 entregue pela Embraer e pela Sierra Nevada, é que um é MONTADO aqui e o outro… Read more »

Guizmo

Amigo, a FAB recebe $$$ por cada A-29 vendido por Sierra Nevada

Fernando EMB

Caso se concretize, excelente notícia. De qualquer forma só o fato do ST estar gerando este interesse já é motivo para um grande parabéns a equipe da Embraer.

Gabriel BR

Maravilha! o super tucano é um sucesso comercial inquestionável.
Fico feliz em ver o Brasil se distanciando da Rússia e se aproximando da democracia Ucraniana…larga vida a amizade entre nossos povos.

Vovozao

06/08/19 – terça-feira, bnoite, só uma pergunta: mesmo Ucrânia fazendo testes com super-tucanos no Brasil, e, eles sendo financiados pelos USA, eles poderão ser produzidos pela Embraer (Brasil) ou seriam ”fabricados” pela Sierra Nevada, como os do Afeganistão?????

2Hard4U

Se forem financiados via FMS dos EUA os aviões terão de ser fabricados em solo norte-americano pela Sierra Nevada.

Celso

Correção….montados….capiche. ?

Salim

Trem de pouso e parte estrutural acredito ser feito na Embraer pois náo li nada ate agora sobre a Sierra Nevada ter iniciado a fabricação destes itens, motor, avionicos, montagem e testes entrega sera nos USA se for via FMS. FAB e Embraer recebem royalties e licenças de fabricação. Se aumentar volume acredito que sera tudo feito USA e só receberemos royalties e licenciamento fabricação. Na minha opinião um ótimo negocio para FAB e Embraer.

Fabio Aguiar

Que façam igual a Indonésia, comprem os ST´s e também o Astros II .

JT8D

Prefiro vender avião para a Ucrânia do que soja para a Russia

JT8D

O que não faz a mínima diferença. Um carro da Ford montado na Tanzânia continua sendo um carro da Ford

Arariboia

Em breve estaremos vendo ST abatidos no leste europeu. Ótima propaganda hahaha!
Igla, Strela-10 e 23mm vão fazer a festa… Ainda mais com o nível de treinamento ucranianos.

JT8D

Hahahaha … vc está rindo do que mesmo?

Tutu

Da desgraça dos outros.

Arariboia

Da m… que a Ucrânia virou*! Estão em estado tão ruim, que estão olhando o ST em vez de modernizar os poucos SU-25 que eles ainda possuem. Estão num pindaíba incrível… com corrupção e escândalos de A até Z. Não possuem emprego… tecnologia esta se perdendo o pouco que ainda tinha… e dinheiro. A Europa os tratam como um povo de terceira…
Agora vão gerar emprego e renda nos Estados Unidos em detrimento de colocar na Antonov e tantas outras, mesmo com péssima qualidade.
E por sinal o ST vai sair queimado.

* Longa data.

Flanker

E daí? !?!? Se forem encomendados, pagos e entregues, pouco me interessa o que vão fazer com o avião e muito menos o que vai acontecer com ele….se vai operar por décadas ou se vai ser abatido em pouco tempo, o problema é dos ucranianos!!!
E só para vc colocar os neurônios a funcionar: Manpads tem alcance bem limitado em altitude. Com bombas guiadas, o A-29 pode operar fora do alcance dessas armas. E quanto a ser um turboélice, pouco importa. Mesmo um supersônico não possui velocidade para evadir-se de um SAM.

Lyw

Muitos criticando a possível compra de Super Tucanos por parte da Ucrânia pois estes não seriam ameaça à Rússia…

Minha gente, é certo que a Ucrânia não está interessada em uma aeronave COIN para lutar contra a Força Aérea Russa… A função será a mesma que tem interessado à maioria dos clientes, fornecer apoio aéreo aproximado, de precisão, com o melhor custo benefício, contra forças terrestres não regulares. Para isso, ela está vindo no país de origem da principal aeronave do tipo existente no mercado para conhecer de perto a aeronave e a operacionalidade da mesma.

Luiz Floriano Alves

Acho mais que a Ucrânia quer produzir um ST próprio. Vieram conferir. Eles tem fábricas de aviões de grande capacidade técnica e industrial. Fabricam motores a jato que nós nem sonhamos produzir.A Ucrânia está se livrando do jugo Russo e recebe apoio das democracias.como disseram, lá tem eleições. Quem ganha leva e não ficam de campanha milionária contra quem se elegeu.

JT8D

Nooossa, um ST ucraniano vai vender horrores!

Mauricio R.

“…não está interessada em uma aeronave COIN para lutar contra a Força Aérea Russa…”

Creio que aqui a aeronave correta seria outra, assim tipo F-15, Typhoon, …

“…fornecer apoio aéreo aproximado, de precisão,…”

O Su-25 que é uma aeronave deles, já faz isso. E a indústria local tem tudo para melhor isto. O complexo militar industrial deles é bastante capaz.

“…com o melhor custo benefício,…”

Qual???? Se a motorização, a aviônica e o sistema de armas são totalmente estranhos, diria alienígena até, ao país e suas ffaa. E os custos são em USD.

Tutu

Maurício, é só se perguntar, onde são feitas as peças de reposição dos Su-25?

Bira Lopes

EUA e Rússia babando para ver um teste real do ST com tudo que tiverem direito…

Fabio Araujo

Existe algum estudo para atualizar a versão dos nossos A-29 para ficar no mesmo patamar tecnológico dos A-29 que são vendidos pelos EUA?

Luiz Floriano Alves

Um pod de contramedidas eletrônicas e outro de flare já fica de bom tamanho. Nosso TO não é tão agressivo tecnologicamente falando. Temos que equacionar o problema de desequilibrio ao liberar cargas assimétricas. Causou acidente nos EU.

Fernando EMB

O acidente nos EUA foi orelhada do piloto que não seguiu o procedimento correto na liberação da carga.

Mothergooseone

Pode vender mesmo ! O putin nem vai ficar Putin.

Rodrigo Martins Ferreira

Usar o ST contra uma IADS é suicídio..

Mas que usem e percam muitos e comprem mais para suprir as perdas.

Carvalho2008

Se comprarem será um excelente teste de campo, com missões que podem explorar a célula ao limite. Para céticos, devem ponderar que onde entra um heli de ataque, um ST também pode entrar tranquilamente O arsenal do ST possui um arsenal igual e até superior a um heli de ataque inclusive, algumas armas de alcance superior Manpads de geração mais antiga tem dificuldade para turbo hélices . Mesmo os mais recentes, sempre terão um loco mais depreciado contra um turbo-hélice Jatos emitem muito mais assinatura Mesmo um heli de ataque emite mais que o ST, pois a potência deste pequeno… Read more »

Ricardo Bigliazzi

Vou mandar um whatsapp para o Ministério da Defesa dos caras orientando-os a comprar um produto inferior a um preço superior… por que não dizer fazer um “negocio da China” para os outros.