O P-47 B4 vai girar o motor para o público

Museu Aeroespacial comemora os 146 anos do nascimento do Pai da Aviação

Alberto Santos-Dumont, brasileiro, nascido na Fazenda Cabangu, Palmira, atual Santos Dumont (MG), em 20 de julho de 1873, dedicou sua vida à aviação. De 1889 a 1909, planejou, construiu e experimentou mais de duas dezenas de invenções entre balões livres, dirigíveis e aviões.

Em 4 nov 1984, Santos-Dumont foi consagrado como patrono da Aeronáutica Brasileira, por suas valiosas e pioneiras contribuições à locomoção aérea mundial onde se destaca seu grande feito de haver sido o primeiro aviador mundial a voar com uma máquina mais pesada que o ar, que inventara e construíra, o avião 14-Bis. Na tarde de 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris, frente a um público numeroso, arrebatou, com um voo de 70 metros, a Taça Archedeacon, destinada a quem voasse mais de 25 metros. Foi o responsável por iniciar a Era da Aviação Mundial com o seu avião Demoiselle nº 20, cujo modelo difundiu-se mundialmente e no qual todo o mundo iniciou a voar.

Como forma de preservar a História e homenagear esse célebre brasileiro, o MUSAL promoverá, nos dias 20 e 21 de julho, um evento para receber e entreter seus visitantes com uma programação especial, que contará com atrações como: exposição do Acervo Histórico do MUSAL, visitação às aeronaves, demonstrações aéreas, balonismo, exposição de ultraleves, aeromodelismo, oficinas infantis, demonstrações operacionais e paraquedismo, além de praças de alimentação e shows musicais.

A entrada para os eventos será gratuita, contudo o MUSAL convida o público a levar 1kg de alimento não-perecível para ser doado ao Instituto Casa Viva, uma Organização que atua em atendimento às necessidades da população mais carente.

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
luiz antonio

Infelizmente estou no interior de SP e não poderei me deslocar até o MUSAL. Quem for do RJ e amante da aviação deve se esforçar para participar dessa celebração. É a história da aviação brasileira e nada mais justo que seja celebrada essa data.
Na programação não consta apresentação do EDA. Sem a Fumaça as comemorações ficam incompletas. Cade a “Fumaça”? de “Pìra” para o RJ é um “pulo”.

Leandro Costa

A última comemoração do aniversário do SDU que fui, foi em 2003, se não me engano. Festança dos 100 anos do 14bis. A Fumaça ‘imprimiu’ no céu ’14bis 100 anos.’ Foi muito bonito.

Dessa vez o aviso ficou meio em cima, mas se bobear dou um pulo lá só para ouvir o ronco do Jugão. Faz tempo que não escuto.

Flanker

Primeiro voo do 14-bis ocorreu em 23 de ourubro de 1906

Leandro Costa

Sim, me enganei. Foi em 2006 mesmo 😉

Ednaldo frança

Foi o que pensei: sem a esquadrilha da fumaça esta incompleto

Sergio Cintra

Fumaça (EDA) no Estado do Rio, em 3 de agosto ‘as 15:30hrs no portões abertos na Macega e no dia seguinte no mesmo horário em Macaé.
Nos eventos da Marinha aproveita-se mais.! Ironicamente mencionando, sendo um “Azulão”!

Marcelo Andrade

Poxa, esses eventos são muito legais mas, parei de ir pois ficaram o “mais do mesmo”, nem em outubro estou indo. Muito repetitivo, mas, para a população e seus filhos é muito bom. Sugiro visitar o MUSAL em um fim de semana comum, sem evento, pois poderão ver com mais calma o acervo. Aproveite pois vão ficar, no mínimo, umas duas horas por lá! Acho uma pena o Brasil não fazer , pelo menos uma vez por ano, um grande evento aeronáutico, com aviões das FFAA, trazendo esquadrilhas de demonstração de fora, junto com o EDA, etc. Tipo o que… Read more »

Alex Faulhaber

A Fumaça geralmente vem na comemoração do dia do aviador em outubro.

Cássio Silva

Um dos maiores inventores que já existiram!

LucianoSR71

Se o brasileiro não tem memória, a imprensa tem grande parte nisso, acabei de acessar o UOL e o Estadão – falam da Apollo 11 ( o que é correto pelos 50 anos ), mas não vi nenhuma linha sobre o Santos Dumont.

luiz antonio

É amigo, a imprensa de maneira geral perde tempo procurando e noticiando futilidades, deixando de lado as conquistas de nosso povo. Se fosse um comentário qualquer do Bolsonaro ficariam falando 15 dias corridos, mas sobre Santos Dumont, nem uma simples menção. Nos EUA, os Irmãos Wright (pioneiros no voo catapultado) são considerados como heróis (muito justo para o feito de serem os primeiros em lançamentos de aeronaves). A aeronave de Santos Dumont decolou, voou, navegou e pousou pelos seus próprios meios, diga-se de passagem, muito, mas muiiiito diferente dos “manos ianques”.

LucianoSR71

E o pior que ao ver o que os professores fazem atualmente nas faculdades, tenho triste certeza que isso só vai piorar.

Leandro Costa

Melhor não entrarmos nessa de novo…

Cristiano GR

O Inventor do Avião.

Cristiano GR

Um orgulho imenso para um país tão novo como o Brasil.
Existem países muito mais antigos que não inventaram nada tão relevante.

Mosczynski

Bom, se você ver a história do Dumont ele foi morar na Europa com 18 anos e voltou mesmo ao Brasil em 1931 e se matou em 32. Não sei até onde você pode colocar que o “Brasil” inventou o avião, se for assim os franceses podem também reinvindicar o invento(que na verdade não foi, irmãos Wright já trabalhavam em 1903 num avião, mas aqui é nadar contra a correnteza).

Marcelo Andrade

Na verdade Cristiano, Santos-Dumont inventou a dirigibilidade (aviação) propriamente dita, quando, colocou o controle nos balões que antes iam com o vento. O avião não tem um “Pai”, tem várias pessoas que testaram vários projetos, inclusive o nosso brasileiro. Sugiro ler o livro “Asas da Loucura” , de um jornalista americano , Paul Hoffman, apaixonado por Santos-Dumont!!

Mosczynski

Acho que você precisa pesquisar um pouquinho antes de escrever isso, infelizmente irmãos Wright foram os inventores e só vejo brasileiro insistindo nessa história…

LucianoSR71

Mosczynski, não eles não inventaram, na verdade não há um inventor do avião, pois vários foram os experimentos realizados em várias partes do mundo que tinham os mesmos ingredientes básicos, era apenas uma questão de tempo p/ que alguém conseguisse. Inventor é aquele que teve uma inspiração de fazer algo diferente, que nenhum outro fizera antes. Outra coisa, vamos inverter as posições: se Santos Dumont fosse americano e os irmãos fossem brasileiros teríamos os EUA destacando que os brasileiros não tiveram suas experiências devidamente documentadas e não dá p/ ficar dando crédito a relatos de caipiras e a máquina não… Read more »

Mosczynski

Vou ser mais detalhista, são eles os inventores que são creditados a invenção, contrução e voo do primeiro avião.
Não vou perder meu tempo com discussão sobre Santos Dumont ou irmãos Wright, há farto material na Internet e só brasileiro para insistir nisso. Recomendo o Guia Politicamente Incorreto do Brasil de Leandro Narloch para começar. Já ele ser patrono da aviação brasileira é ok, cada país escolhe o seu…
E antes que falem, Santos Dumont não inventou o relógio de pulso, a invenção é reconhecida internacionalmente como sendo de Patek Philippe.

LucianoSR71

Me desculpe, mas se vc acha que Guia Politicamente Incorreto do Brasil de Leandro Narloch é fonte séria de consulta, eu é que não vou perder meu tempo.

Mosczynski

Ao contrário de você quando escreveu sua postagem, o autor fez uma pesquisa(brasileiro não gosta de estudar…), não tirou nada da cartola e o próprio título é uma provocação, o intuito era esse mesmo, acabar com esses tabus que brasileiro se apegou com unhas e dentes e não solta porque é a sua tábua de salvação, temos que ter orgulho de algo.

luiz antonio

Esse video é para aqueles que acham que brasileiro é irrelevante. Aproveite a dica UOL, ainda dá tempo.
https://www.youtube.com/watch?v=vhE7UPOlmeQ

Mosczynski

Moro hoje na Polônia e Brasil só é lembrado como um lugar quente, com gente feliz e violento. Ninguém sabe nada daí e muitas vezes tenho que explicar como funciona. Brasil, infelizmente, é um lugar irrelevante na geopolítica hoje em dia.

Sergio Cintra

Pessoal Ontem 20-07-19 fui ao Musal p/ objetivamente ver o acionamento do motor do P-47 e acompanhar como andam as coisas na instituição. Algumas coisas surpreenderam como a apresentação dos diversos motores – Snecma Atar, o Merlin dos Spitfire’s – e as diversas salas com temas e homenagens próprias, bem interessante e educativas. O fato que nos deixa um pouco entristecidos é as diversas aeronaves que foram ícones na nossa recente história ficarem ao relento. Talvez gastos para preservar a memória não devem prevalecer nas faltas de investimentos necessários a melhora da população, mas que uns hangaretes quebrariam galho seria… Read more »

Leandro Costa

Sérgio, fui lá ontem, dia 21, basicamente para fazer exatamente a mesma coisa. Tem muita coisa ao relento, mas muita coisa foi colocada do lado de fora para o evento. O que mais me surpreendeu foi a reforma que está em andamento ainda. Conversei com o pessoal da AMAERO e eles me disseram que o museu vai incorporar mais hangares e assim vai conseguir crescer e ter mais espaço, o que é uma notícia excelente, visto que era o maior problema enfrentado pelo MUSAL. A única coisa que fiquei meio encucado foi que vão abrir o hangar de manutenção. Mas… Read more »

Eron

Foi muito bom. O foco deste evento não foi apresentações aereas e sim a renovação da história em torno da figura de Santos Dumont. Ainda assim, teve apresentações da esquadrilha Céu, salto de paraquedistas, acrobacias com aeronaves civis e agora por fim, a passagem de um A4 da Marinha. Muito bom o evento. Temperatura ideal, clima bom, tudo bom. Abraços.

Sergio Cintra

Eron o que chamou a atenção foi a quantidade de informações existentes na sala destinada ao homenageado. Inclusive com dados, ou melhor, “fofocas” da vida social. Mas dados das construções, inclusive do primeiro hangar construído no mundo, segundo a nota, lá na França.
Destaco também a sala destinada as relíquias da segunda guerra, onde dentro do kit de sobrevivência dos nossos aviadores existia o lenço, que era impresso um mapa da região, a bússola do tamanho de um botão de camisa, um pente, que na realidade era uma faca. Culturalmente aprende-se bem o que passaram pelas dificuldades.

FERNANDO A F SOARES

No ano passado presenciei a filmagem de cenas de uma série que a HBO fez sobre o Santos Dumont. A equipe passou os meses de agosto e setembro filmando no campus da Universidade Rural em Seropédica-RJ. Cenas de voos com os diversos balões, inclusive o dirigível, com o 14-Bis e o com Demoiselle. Figurantes trajando roupas da época, etc. Acho que ficará bem legal. Estou aguardando lançarem para assistir.
Também filmaram na casa dele em Petrópoles.