Home Asas Rotativas Segundo protótipo do helicóptero Gökbey da Turquia faz voo de teste

Segundo protótipo do helicóptero Gökbey da Turquia faz voo de teste

2008
21
Segundo protótipo do helicóptero turco TAI Gökbey

ISTAMBUL – O segundo protótipo do helicóptero Gökbey, produzidos internamente e iniciado no âmbito de um projeto da Presidência das Indústrias de Defesa (SSB) da Turquia, completou com sucesso seu primeiro voo de certificação, informou a SSB em comunicado no sábado.

Os testes de voo de certificação do segundo protótipo do helicóptero Gökbey produzido pela principal empresa de defesa da Turquia, a Turkish Aerospace Industries (TAI), estão previstos para serem concluídos em 2021.

O presidente da SSB, Ismail Demir, compartilhou um comunicado em sua conta na mídia social, dizendo que o helicóptero Gökbey fez seu primeiro voo de teste de certificação.

“Outro passo importante no projeto foi completado com o teste de voo de 45 minutos”, disse Demir, parabenizando todos que contribuíram para o projeto.

O primeiro protótipo fez seu voo inaugural em setembro de 2018 e a produção em massa dos helicópteros está prevista para ocorrer após a conclusão do processo de certificação do segundo.

O helicóptero de propósito geral Gökbey foi projetado para operar efetivamente nos mais desafiadores climas e geografias, em altas altitudes e altas temperaturas e além de sistemas estruturais e aviônicos, o projeto e a produção de sistemas críticos como transmissão, rotor e trem de pouso também foram desenvolvidos utilizando recursos nacionais.

Os helicópteros Gökbey também serão usados ​​em áreas como transporte VIP e de carga, ambulância aérea, serviços de ambulância de busca e salvamento, juntamente com missões de transporte offshore.

FONTE: Daily Sabah

Subscribe
Notify of
guest
21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
1 ano atrás

Se presta ou não, só o tempo dirá, mas ultimamente os turcos vem fazendo uns equipamentos bem interessantes, e diversificando e consolidando bem sua indústria de defesa…

Denis
Denis
Reply to  Willber Rodrigues
1 ano atrás

“Prestar” é só uma questão de tempo: a prática leva ao aperfeiçoamento.

Antoniokings
Antoniokings
1 ano atrás

Parabéns aos turcos.
Estão se tornando um importante player no mercado internacional.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
1 ano atrás

Parece um helicóptero da AgustaWestland…

Jacinto
Jacinto
Reply to  Adriano Madureira
1 ano atrás

Na reportagem não tem nenhum dado técnico, mas com base no “olhometro” parece o AgustaWestland AW139

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  Jacinto
1 ano atrás

Achei o mesmo, já tiveram influência italiana no seu heli de ataque, neste inspiraram se também nos italianos (aw, actual Leonardo)

Gabriel BR
Gabriel BR
1 ano atrás

A Turquia nessas últimas décadas tem desenvolvido uma engenharia de primeira qualidade , eles são sem dúvidas a potência industrial do Oriente Médio…o Irã também possui parque industrial , mas é menos desenvolvido.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

Sem dúvidas. O Irã vai lutando do que jeito que pode e está de parabéns pelo progresso alcançado.
A Turquia possui maior interação industrial com outros países mais avançados, fato que traz benefícios para ela.

Carlos Campos
Carlos Campos
1 ano atrás

A Turquia tá de parabéns, Helicóptero de ataque e e Tranposte, Veículo Blindado de Desembarque de tropas, MBT, Mísseis, bombas, se o Brasil no passado mantivesse seus projetos hj estaríamos a frente da Turquia, pra mim o que Falta a Turquia é se livrar do Erdogan, já deu o que tinha que dá.

PauloR
PauloR
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Se tirar o Erdogan, a Turquia volta a ser um país fraco e dependente como sempre foi antes dele chegar no poder. Se você acha legal a Turquia chegar ao nível que chegou hoje, então agradeça a ele por fortalecer o país e não baixar a cabeça para as potências dominantes. É isso que um líder faz!

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  PauloR
1 ano atrás

Se eu não soubesse ler, e não entendesse minimamente de economia eu ia acreditar em vc, o Erdogan tá sendo um atraso para a Turquia, já chegou a hora de sair, tudo que o país pode ser será abortado se ele continuar no poder nos próximos anos. ele teve seus acertos, mas os erros são maiores.

Denis
Denis
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

É justamente ele que tá coordenando a zorra toda. É o mais novo caudilho da praça. Infelizmente.

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

O pior que poderia acontecer à indústria turca de defesa seria a queda de erdogan

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
1 ano atrás

Vejam esta utilização de um helicoptero para derrubar pedras soltas na encosta, eu não conhecia esta forma de demolir com uma bola de ferro amarrada no helicoptero. Já vi em guindaste.
. https://youtu.be/afI58PRmTJ0

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Walfrido Strobel
1 ano atrás

Seria mais legal uns tiros de 30mm

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Carlos Campos
1 ano atrás

Com certeza.

Guizmo
Guizmo
Reply to  Walfrido Strobel
1 ano atrás

Caraca, que video legal. E que paisagem pqp

cesar silva
1 ano atrás

parabéns aos turcos, e quanto isso o brasil que tem uma das maiores frotas de helicópteros civis do mundo não tem projeto próprio nem uma industria independente.

Diogo de Araujo
1 ano atrás

Eu duvido que a turquia conseguirá projetar e construir um caça de 5 geração mesmo com o know how adquirido com o f-35… Mas tenho que reconheçer, que país avançado! uma população bem menor que a nossa e humilham no quesito tecnologia militar, dispõe de mísseis de cruzeiro de longo alcance concorrendo com os mais avançados da categoria, tem um lá que é concorrente daquele taurus da alemanha, enfim é impressionante

Humberto
Humberto
Reply to  Diogo de Araujo
1 ano atrás

Diogo, Na realidade a Turquia PRECISA estar armada. Tem como vizinhos Síria, Iraque e Irã que pode ser qualquer coisa, menos tranquilo. Tem problema com os Curdos, que querem a independência. Já entrou em vias de fatos com a Grécia, mesmo sendo ambos da Otan. Teve grandes conflitos na região da Armênia no século passado e a coisa até hoje é tensa. Isto sem contar a responsabilidade de ser um país da Otan. Sem contar a tradição de um pais gigante que foi, que dominou um bom naco da Ásia e da Europa. A Turquia está tentando lentamente ser algo… Read more »

Denis
Denis
1 ano atrás

Parece que está entrando em cena outro competidor no mercado de material bélico. Se obtiver grande êxito, aposto 10 contra 1 como veremos um novo pretendente a cacique na região do Mediterrâneo.